Fronteiras da Itália não estão fechadas!

Neste mês de maio de 2017, foi noticiado que o tratado de Schengen foi suspenso, devido à reunião dos chefes de Estado membros do G7.

Fronteiras da Itália

Depois desta notícia, recebi muitas mensagens de pessoas preocupadas, dizendo que as fronteiras da Itália estão fechadas!

Para esclarecer, acabei de publicar um vídeo no nosso canal no Youtube, explicando melhor o que significa “suspensão do Schengen”.

Lá você entenderá que não existe nenhum tipo de fechamento ou restrição na entrada ou saída de pessoas, apenas um controle maior deste fluxo.

É importante também deixar claro que trata-se de uma medida temporária, a suspensão terminará no dia 30 de maio e após esta data, tudo voltará ao normal.

No vídeo também te convido a me seguir no Instagram, clique aqui para acessar o meu perfil por lá

Segue abaixo o vídeo:

  • Gabriela Godoy

    Ei Fábio, tudo bem? Faz um vídeo sobre como será o processo agora que a cada dia prendem um assessor corrupto diferente. Li em um grupo de Facebook que vão estender o processo como um todo para 6 meses.
    Porque aí fica complicado, teríamos que dobrar nossa poupança, dobrar a atenção e ficar 6 meses sem podermos trabalhar 🙁

  • Priscila Sanches

    Fábio, procurei em vários lugares e não achei uma explicação.
    Na certidão do meu avô consta que o pai (italiano/meu bisavô) era brasileiro naturalizado, mas a certidão de naturalização dá negativa. Já ouviu isso?
    É ou não naturalizado?

    • Giovanni Judice

      Oi, aconteceu isso comigo: na certidão de óbito do meu bisavô consta que ele era naturalizado, porém eu fiz a certidão negativa de naturalização dele com todas as variantes dos seus nomes e nenhuma delas constou a naturalização. Além disso me foi explicado que era costume os cartórios colocarem, de ofício (automaticamente), a informação de que o estrangeiro já era naturalizado, independente de se procurar saber se realmente ele era ou não naturalizado. Aqui em Napoli, onde eu estou fazendo o processo de cidadania, a funcionária da prefeitura disse que não era para se preocupar com isso. O importante era fazer a certidão negativa de naturalização com todas as variantes do nome do antepassado, pois conta variantes se nome e sobrenome nas inúmeras certidões.

      • Priscila Sanches

        Muito obrigada por responder, assim posso continuar com o processo. Você esta fazendo por conta ou assessoria?

        • Giovanni Judice

          Os dois…rs. estou na casa de um amigo italiano que é policial aqui em Napoli. Então fica fácil. Qq coisa, querendo mais detalhes, faça contato comigo pelo facebook.

  • Marcelo Carlesso

    Fábio, agora surgiu uma dúvida quanto aos efeitos desta suspensão para o encaminhamento da cidadania italiana. Olha só. Vou no dia 29 de maio para a Itália, via Portugal. Chego em Roma na tarde do dia 30 de maio. No dia seguinte irei à Questura para encaminhar a declaração de presença. A minha dúvida é: Preciso, mesmo assim, encaminhar a declaração de presença? Aguardo sua resposta.

  • Frederico Bortolini

    Esse controle pode se dizer é tipo um pedágio… Ao invés de vc pagar, é simplesmente controlado a sua identificação… E caso vc seja um suspeito de terrorismo vc é barrado… Eu particularmente sou a favor de um controle assim em determinados períodos do ano e de forma aleatória, é uma forma de um controle e de melhora na segurança, pois é muito fácil vc cruzar toda a Europa de carro/ônibus/trem sem nenhum controle e/ou problema facilitando o movimento tanto de pessoas de bem quanto aquelas que fazem algum mal.

    Vale aquele ditado: – Quem não deve não deve temer, pois ainda se pode viajar sem ser barrado como vc disse no vídeo….