Como Evitar Problemas com o Processo na Itália

Fábio pelo amor de Deus me ajude: meu processo de reconhecimento está suspenso, sob investigação da polícia.

Este é o título de um e-mail que recebi recentemente de um aluno da Escola Online da Cidadania, pedindo desesperadamente uma luz no fim do túnel.

Meu assessor foi preso junto ao oficial do comune, você pode me ajudar?

Já este parágrafo foi retirado de um e-mail que recebi há três dias, sempre sobre o mesmo assunto.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA ITÁLIA?

Como Evitar Problemas com o Processo na Itália

A cada ano que passa, aumentam os casos de problemas com os processos na Itália.

Desde que cheguei aqui, em 2007, vejo e ouço histórias cabeludas, que muita gente não tem ideia.

Porém, as coisas chegaram a um patamar absurdo!

É fulano sendo preso aqui, funcionário público sendo demitido acolá, residências sendo canceladas, processos de reconhecimento sendo suspensos, um verdadeiro Deus-nos-acuda…

Porém, devo dizer com muita alegria que as autoridades italianas finalmente começaram a tomar providências, por exemplo:

  • Estão verificando a idoneidade dos profissionais que acompanham seus clientes;
  • Estão investigando e punindo reconhecidos crimes fiscais;
  • Estão abrindo investigações contra falsificação de documentos;
  • Estão abrindo inquéritos e punindo funcionários públicos corruptos;

E qual a consequência de tudo isso?

Muitos processos estão sendo suspensos e alguns até mesmo cancelados!

DICAS ÚTEIS PARA EVITAR TER SEU PROCESSO “ESTRAGADO” POR UM PSEUDO-PROFISSIONAL

Para te ajudar a evitar problemas com o seu processo, gravei um vídeo no nosso canal do Youtube.

Lá explico de forma clara, honesta e transparente sobre a única forma que você tem para evitar cair em armadilhas!

Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo:

Lembre-se: você é a única pessoa que será prejudicada caso caia nas mãos de um picareta!

Será o seu nome que estará no pedido de residência, no pedido de cidadania e nos demais documentos.

Pense bem, antes de entregar os seus sonhos nas mãos de qualquer um 😉

  • Paulo Silva

    Fabio, tudo bem?

    Excelente trabalho o seu…adoro sua abordagem e seriedade com o assunto cidadania…afinal, é a vida e o sonho de muita gente que está em jogo! Nota 10 pra vc :)!!!

    Estou procurando a certidão do antenato da minha esposa, consegui um doc de inscrição anagrafe de Rovato que diz que o antenato nasceu em Vigolo (info confirmada pela oficial), mas ao contatar a comune de Vigolo, disseram não ter encontrado…de fato tbm não achei o registro nos documentos disponíveis online (no archivio di stato)…

    O que posso fazer pra descobrir onde está essa certidão?

    Muitíssimo obrigado!

    • Olá Paulo, verifique o ano de nascimento, pois se foi antes da implantação do registro civil na Itália, o registro estará na igreja e não no comune, ok? Abs

      • Paulo Silva

        Oi Fabio…ele é de 1866, a Comune tem vários registros desse ano, mas não o dele…é possível que os registros possam estar divididos, parte na comune e parte na igreja?

        Obrigado.

  • Renata Conti de Medeiros

    Oi Saga!!!, vc sabe se eu, como cidadã italiana trabalhando e morando no brasil, posso pagar a previdência italiana para conseguir a aposentadoria por idade?

  • Francielli

    Ola! Gostaria de saber como fazer o CANCELAMENTO do permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza? O processo está sendo feito na questura de Pavia. Mas agora estou grávida e quero obter o permesso per cure mediche em Milano. Grata

  • renato jorge

    Olá fabio tenho um amigo empacado pois o antenato veio para o brasil casou e nao registrou seu filho no cartorio e sim na igreja. Sabe dizer se tem alguma saida? Ou seja ele tem tudo mas o filho do antenato nao e di nascita e sim Battesimo, e isso quando ele nasceu foi depois da proclamacao da replubica. ou seja ja tinha cartorio mas ele nn registrou.

  • Marc Anthony

    Ciao Fabio niente buona notizia il documento extrato di batesimo dell mio tristonno suo nome sta Pezzotto e certificato di matrimonio sta Tezzotto quelo padre mi prendi in giro può aiutarmi per carità che cosa devo fare sto cercando di impapare in italiano niente male huh tu sei uno che inspira grazie a te arrivederci

    • Se il matrimonio è brasiliano, basta effettuare la rettifica utilizzando come prova l’estratto di nascita

  • Cíntia Araújo

    Fábio, boa tarde!
    Breve história… o primo da minha sogra foi o primeiro da família a conseguir a cidadania via assessoria, isto no ano de 2011, o que facilitou o processo para obter toda a documentação. Recebemos (meu marido e prima) uma outra indicação de assessoria, a qual analisou os documentos, estando ok e disse inclusive que a prima pode utilizar os documentos do bisavô e avô no processo de cidadania. Com isto, segundo o nosso cronograma agora em agosto encaminharei para a tradução e posteriormente para apostilamento. Nossa ideia era de ir a Itália (meu marido, filha e prima) no período de dez/17 a fer/18. Ambos já fazem aula de Italiano. Desistimos da assessoria pois a mesma disse que não trabalha com contratos e não fornece a carta de hospitalidade, para apresentar na imigração, pois faz o processo a mais de 15 anos e blá.. blá bá… Enfim após ler o seu livro Minha Saga e acompanhar os seus vídeos gostaria de saber: 1º meu marido e prima podem usar a mesma documentação do bisavô e avô? / 2º Você aconselha a fazer o processo no Comune do primeiro parente a ser reconhecido? / 3º Fazendo a inscrição na Escola de Cidadania teremos a orientação para residência, além da análise dos documentos? Desde já agradeço pela sua atenção!

  • Flávia Villatore

    Olá, Fabio! Desculpa desde já de te perguntar isso em um texto totalmente alheio, mas a situação é um pouco complicada. Roubaram a minha carta di soggiorno uns dias atrás, mas tenho um voo marcado pra paris agora pro dia 04. Como ninguém da questura, da easyjet e da polizia di frontiera me deu uma resposta precisa (a carta di soggiorno demora uns meses pra ficar pronta), eu gostaria de saber se existe algum problema em viajar só com o passaporte, com o b.o e a cópia da minha carta di soggiorno.
    Obrigada!

    • Olá Flavia sim, você correrá riscos se viajar sem os documentos de permanência, a recomendação é aguardar o documento ficar pronto e só então viajar

      • Cíntia Araújo

        UAI… sou a Cíntia Araújo…verei as respostas de outras pessoas?
        É isso mesmo ou veio por engano?
        Não conheço esta ferramenta.

        Em 31 de julho de 2017 16:22, Disqus escreveu:

  • Matheus

    Olá Fábio, estou com algumas dúvidas sobre o reconhecimento da minha cidadania. Minha arvore genealógica é a seguinte : eu–>minha mãe (nascida em 1978)–>meu avô–>meu bisavô (italiano). Porém o meu avô não chegou a se casar com a minha avó, eles “apenas” moram juntos. Nesse caso como proceder ? vi uma pessoa comentando ali embaixo que no processo por via materna não é possível fazer o reconhecimento sozinho. No meu caso como eu deveria proceder para reconhecer a minha cidadania ?

  • Marcelo Silva

    Ola Fabio boa noite, depois de muitos anos de pesquisa acabei escolhendo um assessor picareta com o nome de “CleberZ”, meu processo foi feito corretamente acredito, solicitei a inscrição no anagrafe o vigile passou depois de duas semanas e passou outro vigile pra cancelar residencia de quem não estava mais morando ali, a nr foi solicitada novamente depois de 30 dias, processo demorou 110 dias, depois da prisão do meliante solicitei novamente minhas certidões no comune e recebi a fotocopia da transcrição.
    Porem estou querendo esquecer tudo e refazer novamente do zero e sozinho em outro comune, é crime eu refazer o processo em outro comune?
    Como devo proceder

    • Olá Marcelo não entendi bem: o seu processo foi concluído ou não? Se foi concluído, você não pode “refazer” o processo, pois a sua certidão de nascimento já foi transcrita por um comune italiano

      • Marcelo Silva

        Sim, foi concluido em 110 dias a partir do pedido da inscrição anagrafica, o triste é ser agora um cidadão “italiano” entre aspas, depois da prisão dele solicitei a fotocópia da transcrição do meu nascimento e me enviaram normalmente.

  • Fabiano Leoneti

    Ola Fabio udo bem? Se puder me ajudar ficarei muito grato, tenho só duas duvidas para a retificação dos doc´s. Meu antenato nasceu em curtarolo e esta na certidão de nascimento dele, mas na de óbito esta como padova, isso tem algum problema, ja que curtarolo faz parte de padova? O outro é saber se tenho que retificar o nome de minha avó que tem uma letra diferente, mesmo ela não sendo parte da minha linha sucessoria, a linha linha é só bisavô, avô pai e eu.
    Muito, muito obrigado.

    • Olá Fabiano tudo bem?

      Tudo vai depender do comune onde você pretende dar entrada no seu processo; existem aqueles que aceitam pequenas variações, assim como existem outros que exigem que todos os erros sejam corrigidos.

      A minha sugestão é simples: ao vir com os documentos todos corretos você poderá realizar o seu processo em todos os comunes italianos (cerca de 8000). Por outro lado, se vier com erros e/ou variações, terá que perder tempo garimpando qual comune aceita, o que o levará a perder tempo e dinheiro, entendeu?

      Caso queira, eu posso efetuar a análise dos seus documentos e te dizer o que deve ou não ser corrigido, basta entrar na nossa Escola Online da Cidadania Italiana clicando no link a seguir: http://www.escoladacidadaniaitaliana.com

  • Natascha Eggers

    Fábio, mas em relação ao processo judicial (via materna)? Neste caso não tem como fazer por conta, certo? Como escolher um bom advogado?

    • Olá Natascha neste caso sim, neste artigo e no vídeo estou falando apenas do reconhecimento por vias normais