Entrei no trem e não validei o bilhete

Entrei no trem e não validei o bilhete!

Conversando com um amiga há algum tempo, ela me disse que passou maus bocados ao pegar um trem e lascou a frase acima!

Por isso resolvi vir aqui para esclarecer o que deve ser feito nestes casos e com isso evitar a saladíssima multa de 50 euros.

Isso mesmo, cinquenta euros!

TRANSPORTE NA ITALIA – QUE TREM É ESSE

Entrei no trem e não validei o bilhete

Se você não está entendendo patavinas do que estou falando, clique aqui e leia primeiro o artigo sobre o funcionamento dos trens aqui na Italia.

Neste artigo você vai aprender absolutamente tudo sobre o tema, incluindo a compra das passagens e o sistema de trens aqui na Itália.

Naquele artigo eu explico sobre a CONVALIDAÇÃO do bilhete, que em italiano se diz “timbratura” ou ainda “convalidazione“.

O BILHETE DO TREM

Ao comprar um bilhete simples de trem aqui na Itália ele não vem com a data e hora específica e portanto pode ser utilizado dentro de um certo período de tempo.

Por exemplo alguns bilhetes podem ser utilizados dentro de 90 dias a partir da data da compra, outros tem um período maior de uso.

Veja que na imagem acima, o bilhete é válido de 31/07/2016 a 30/09/2016.

Por isso, muitos trabalhadores e estudantes compram vários bilhetes de uma só vez e vão utilizando aos poucos, conforme a necessidade.

Neste caso, para evitar que um bilhete seja utilizado mais de uma vez, a companhia de trem exige que ao utilizar cada um destes bilhetes seja efetuada esta convalidação – onde a máquina imprimirá a data e hora.

Máquina de Validação

A partir disso, aquele bilhete passa a ter a validade reduzida para apenas algumas horas, o que trocando em miúdos significa que a pessoa deve utilizá-lo no próximo trem que estiver disponível.

NA CORRERIA, COM MEDO DE PERDER O TREM SEQUER LEMBREI DISSO…

Não se desespere se você entrou no trem e se deu conta que não timbrou o bilhete!

Pegue uma caneta e anote manualmente na parte de cima do bilhete o seguinte:

  • DATA: xx/xx/xxxx
  • ORA: xx:xx
  • STAZIONE PARTENZA: nome da estação que você embarcou, por exemplo Pisa Centrale

Pronto: quando o funcionário passar para controlar os bilhetes, verá que você não subiu no trem pensando em não pagá-lo, já que você mesmo invalidou seu bilhete e com isso ele não poderá ser utilizado em outros percursos.

2 Comentários


  1. Super bom dia, Fabio.

    Tenho duvidas : como faço para conseguir assessoria contigo , pois , sou separada e não divorciada e minha filha é maior de idade como seguir?

    Responder

  2. Ei Fábio, tudo bem? Primeiramente muito obrigada pelo conteúdo que você disponibiliza aqui. Tem me ajudado muito. Eu queria tirar uma dúvida com você sobre uma questão simples (que foge do tema do post, desculpa), mas que ainda não consegui esclarecer: É possível entrar com o processo pelo consulado no Brasil e se a coisa estiver demorando muito, ir pra Itália fazer por lá (Claro que tirando todos os documentos novamente para levar) ou uma opção exclui a outra?
    Pergunto porque o meu consulado é do RJ, e um primo do meu pai já teve a cidadania reconhecida e deixou a pasta aberta. Eu só teria que acrescentar os documentos do meu pai e meu avô, então imagino que seria rápido. Mas quero poder ter a opção de fazer na Itália se aqui acabar demorando muito. Obrigada!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.