Aula 12 – Custos do Reconhecimento da Cidadania Italiana

MATERIAIS DIDÁTICOS

Para acompanhar o seu Curso de Cidadania Italiana 2017, baixe o mapa mental e também o Sagabook 2017 – o primeiro pode ser baixa-lo clicando no próprio link e para baixar o Sagabook basta inserir o seu email abaixo, que ele será enviado para o seu email – depois da sua confirmação de interesse!

Mapa Mental do Curso*

* A utilização de mapas mentais ajuda a organizar as ideias e também o aprendizado.

Para utilizar o seu mapa mental, você deve criar uma conta gratuita no site Mindmeister clicando aqui.

Planilha de Custos

Clique aqui para baixar a sua planilha de custos

Sagabook 2017

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente o seu exemplar do manual Sagabook 2017!

AULAS ANTERIORES

DÚVIDAS SOBRE ESTA AULA?

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo deste aula, deixe abaixo no campo de comentários

57 Comentários


  1. Bom Dia Fábio! Gostaria de ter o link, porém este não está funcionando, você envia por e-mail? Obrigada

    Responder

  2. Boa tarde Fábio, poderia me encaminhar a planilha pois o link não está acessivel.

    Obrigado

    Responder

    1. Ola Fabio, também estou com problemas para abrir o link, poderia encaminhar por email?
      Estou adorando o curso. Parabéns!

      Responder

  3. Olá Fábio! Poderia enviar a planilha por e-mail, razão pela qual o link está inacessível! Curso maravilhoso! Parabéns!!

    Responder

  4. Olá, a página para download da planilha não está funcionando.

    Poderia verificar?

    Parabéns por todo seu empenho em nos ajudar!!!

    Responder

  5. Olá! Nao consegui baixar a planilha, seria possivel enviar- me por email? Obrigado!

    Responder

  6. Bom dia Fabio.
    O link para baixar a planilha esta quebrado.
    Pode verificar por favor ou enviar por e-mail.
    Grato.
    Att

    Responder

  7. Olá Fabio, Segui todos os conteúdos e videos das aulas no ano passado, na época não consegui baixar a planilha e priorizei socar a procura das certidões, agora que já estou avançado no processo gostaria de saber se é possível enviar-me o link para a planilha novamente, seria de grandíssima utilidade.

    PS: O modelo da carta solicitando o estratto dell`acte di nascita funcionou muito bem, recebi um mês e meio depois do pedido.

    Grazie.

    Responder

  8. Bom dia Fabio nao estou conseguindo baixar a planilha.
    Pode enviar pra mim.
    Desde ja agradeço

    Att

    Responder

  9. Oi Fábio, também fiz o procedimento para receber a planilha, tentei 2 vezes por e-mails diferentes e não recebi, não está no spam
    Pela quantidade de pessoas com a mesma situação creio que é bom verificar se está com algum problema nesse mecanismo automático de envio.

    Grata pelas excelentes informações

    Responder

  10. Oi, Fabio.
    Excelente curso. Indicarei para minha filha e amigos.
    Boa Sorte !
    MB.

    Responder

  11. Olá a todos. Também não consegui receber o e-mail para baixar a planilha de custos. Fabio ou alguém que conseguiu pode enviar para meu e-mail: [email protected]. Agradeço muito.

    Responder

  12. Olá, Fábio!! Estou fazendo o curso agora, 2018. Que pena, não consegui baixar a Planilha, fiz todos os passos mas não foi para meu e-mail. Obrigada.

    Responder

  13. Olá pessoal!

    O link para baixar a planilha, parece que, continua quebrado.
    Alguém têm a planilha e poderia me enviar para eu me organizar.

    Meu e-mail é [email protected].

    Desde já agradeço.

    Responder

  14. Olá meus amigos,

    Não estou conseguindo baixar a planilha de custos. Segui todas as orientações do vídeo e do blog e mesmo assim nada…
    Se por ventura alguém tiver um copia poderia me enviar por e-mail?

    [email protected]

    Abraços e sucesso a todos

    Responder

  15. Olá Fábio,

    Primeiramente meus parabéns pelos vídeos, pois os considero como ótimas fontes de informação.
    Estou acompanhando seu canal há alguns meses, baixei o sagabook e assisti todas as vídeos aulas, no entanto, decidi voltar ao vídeo 12 para baixar a planilha de custos e não estou recebendo link pelo meu e-mail. Essa planilha ainda se encontra disponível?

    Grande Abraço
    Rafael Manzoni

    Responder

  16. *** PERGUNTA : MINHA ESPOSA TEM CIDADANIA PORTUGUESA E ESTAMOS DE MUDANÇA PARA PORTUGAL. POSSO DAR ENTRADA NO MEU PROCESSO DE CIDADANIA ITALIANA E AGUARDAR MORANDO EM PORTUGAL OU É OBRIGATÓRIO ESTA NA ITÁLIA DURANTE O PROCESSO ?

    Responder

  17. Recebi todos os videos por email e deixo aqui meu agradecimento por todas as informações neles contidas. Excepcional trabalho. Farei minha cidadania através do consulado de Poa, daqui uns dez anos deverei ser chamado, até lá terei muito tempo para organizar toda documentação necessária. Até lá quem sabe já terei aprendido um pouco de italiano. Grande abraço e parabéns Fábio.

    Responder

  18. Fábio, não recebi seu e-mail sobre a planilha.Já procurei no spam. Não veio nada.

    Responder

  19. Fabio, minha duvida sobre não ê saber onde estão doc do antedato, de casamento e nascimento (até tive resposta) , mas não consta os nomes dos pais dele …. doc oficial que recebida comune. Como faço para ter a CNN? Precisa ter o nome da mãe para dar andamento. Pode me ajudar?

    Responder

  20. oi fabio. estou com a documentacao em maos so falta mandar traduzir e apostilar. Gostaria de saber se voce presta consultoria ai na Italia e como funciona. brigado, Mariana Lanza

    Responder

  21. Fábio. bom dia.

    Por inúmeras vezes tentei baixar a planilha de custos porém sem sucesso. Seu e-mail não chega em nenhuma das caixas de entrada do meu e-mail, (entrada, span, promoções, ou em nenhuma outra). Assim, por gentileza, me mande a planilha, como um anexo, diretamente para meu e-mail pois como notei nos comentários abaixo, outros participantes também tiveram o mesmo problema, e, não gostaria de ficar sem este material.

    Grato e grande abraço.

    Ulysses Bordini Júnior

    Responder

  22. bom dia fabio, nao recebi email com sua planilha sera que o link esta com erro? podes me ajudar? obrigado

    Responder

  23. Fábio, por favor, meu marido que é filho de pais italianos e estamos pensando em ir morar na Itália, ele pretende fazer a cidadania dele assim q chegar na Itália, para depois entrar com o pedido para esposa e filha, como verifiquei em seus videos, esse prazo é bem longo mais ou menos 2 a 3 anos, minha dúvida, posso ficar com minha filha durante esse tempo na Itália aguardando o processo? Obrigada

    Responder

    1. @disqus_MIwZTtzX85:disqus A sua dúvida é a minha dúvida! É a mesma situação, mas oposta: minha esposa é a “italianinha” e eu serei o carona. Sei que existe um visto de cônjuge, que é o que pretendo conseguir. Vamos esperar o @fabiobarbiero:disqus responder. Se não, eu estou pesquisando, e o que encontrar, partilharei!

      Responder

  24. Olá Fabio, vou me inscrever no curso completo, mas já deixo aqui uma dúvida, vou tirar a cidadania na Italia mesmo, mas minha dúvida é que será a minha, da minha filha, da minha irmã, do marido dela e dois filhos e ainda do meu pai, esposa e filho. Todos terão custos separados para documentação? Ou seja terei que tirar uma certidão para cada um de cada documento, uma tradução, apostilamento e tudo mais para cada, ou posso fazer um para todos e só anexar a certidão de nascimento de cada um?

    Responder

    1. @cindiamfotgrafa:disqus sim, cada um tem que ter sua própria pasta de documentos completa, com certidão do antenato e demais certidões de cada um da linha de transmissão.
      Se você já tiver alguém que conseguiu o reconhecimento, pode tentar falar no comune se eles permitem usar a pasta familiar. O @fabiobarbiero:disqus tem um vídeo que fala a respeito no canal dele no Youtube.

      Responder

      1. Oi renato, obrigada pela resposta! Eu entrei para escola de cidadania dias depois desse post, e pelo que entendi eu e minha filha poderemos usar os mesmo documentos, ela como requerente também apenas terá a própria certidão em iteiro teor a mais, estou errada?

        Responder

        1. Agora, é melhor você começar a analisar os materiais da Escola da Cidadania Italiana. Tem um zilhão de dicas a esse respeito lá!

          Grazie mille e auguri!

          Responder

  25. Fábio,
    Eu pretendo fazer da seguinte forma: Farei um intercâmbio no fim de 2018 ou em meados de 2019.
    Irei para Irlanda. Estarei a poucas horas da Itália, e sei que a passagem será mais em conta.
    Enfim! Quero aproveitar o gancho, já que estarei pela Europa.
    O que você tem a dizer sobre essa idéia?
    Eu vi 2 pessoas que estando na Irlanda, depois de reunir todos os documentos, foram para Itália e ficaram apenas 2 semanas para conseguir. Isso é mesmo possível?
    Estava pensando também em reuinir os documentos necessários antes de embarcar para a Irlanda, e lá, trabalhando, juntar o máximo de dinheiro possível, depois de 6 meses de curso, terei férias de 2 meses, onde já quero estar tranquila quanto ao dinheiro, para não precisar trabalhar esses 2 meses, e deixar para ir para a Itália… só que gostaria de saber se contratando alguém, ou até você, o custo não será tão alto e se será rápido, como no caso das 2 pessoas que mencionei. Onde em 2 semanas já conseguiram.
    Desde já muito obrigada Fábio

    Responder

    1. O @fabiobarbiero:disqus responderia: cada caso é um caso… depende de como estão suas certidões, se precisa retificar algo, em que comune você irá (em que comune estas pessoas foram?), se pegará um oficial cretino pela frente… são tantos “se” que a gente fica até tonto.
      Não quero te desesperar ou desestimular, ao contrário: é preciso se preparar para realizar o sonho com o mínimo de percalços possíveis (porque com certeza haverá algum percalço… sempre há!).
      O que ouvi falar é que é prudente estimar em 3 meses a estadia para reconhecimento da cidadania.

      No meu caso, minha esposa e eu estamos considerando custos para 6 meses! O planejamento inicial (e contingencial) é o seguinte: ela (esposa) que tem direito, eu ficaria 90 dias com ela na Itália, viajaria para a casa de um amigo na Áustria, ficaria lá por 90 dias, e voltaria para nos reencontrarmos! Isso no caso de demorar até 6 meses.

      Se Deus quiser, sairá ainda antes dos 3 meses, mas estamos pensando em “worst case scenario” ou “nella peggiora delle ipotese”…

      Responder

  26. Eu já tinha lido um artigo seu a respeito há um tempo, e visto sua planilha de estimativa anterior. O susto foi grande na época. Hoje eu já estava mais preparada, mas não tem jeito, o valor sempre assusta. Super “pé no chão” este artigo. hehehe

    Responder

  27. Fabio, é fácil alugar um imóvel na Italia por apenas 3 meses? Pesquisei em outras fontes no google e vi que a maioria dos proprietarios aluga imóvel apenas por 1 ano, e muito raramente por 6 meses. Neste caso, uma assessoria não facilitaria, visto que eles têm imóvel para me alugar apenas pelo tempo que for necessário para reconhecimento da minha cidadania, sem exigir caução ?

    Responder

    1. Olá Lucione você não pode alugar um imóvel apenas por 3 meses, até porque não é possível saber o tempo que o processo vai levar.

      Responder

      1. @lucionetopanotti:disqus veja as aulas 17, 18 e 19, que o @fabiobarbiero:disqus explica tintim por tintim esse lance de alugar imóvel…

        Responder

  28. Fábio seus videos são excelentes. Quanto a planilha de custo eu não recebi. Fiz conforme você explicou no video, como faço para recebe-la? Obrigado

    Responder

      1. Oi Fabio, fiz conforme você explicou no vídeo. Olhei a caixa de spam e de promoções, não recebi nada. Já até re-fiz o processo todo!!! 🙁 Abraços

        Responder

        1. @leonardosimon:disqus – eu demorei um pouco, mas consegui! Se precisar de ajuda, dê um toque! O e-mail tinha caído na caixa de Promoções, aí confirmei o e-mail, e em seguida recebi outro e-mail, onde finalmente pude baixar o arquivo! Muito útil, diga-se de passagem!

          Responder

  29. Fábio, mais uma dúvida. Levando em consideração que muitos de nós não podemos nos afastar de nossas atividades profissionais no Brasil por alguns meses, não há a possibilidade de irmos à Itália, darmos entrada no processo, retornarmos ao Brasil e viajarmos novamente para lá quando o processo estiver em fase de finalização? Grato. JD Morbidelli.

    Responder

    1. Olá JD não recomendo jamais abandonar o processo na Itália! Se não pode vir e aguardar o tempo do processo, você deve dar entrada no Brasil, através do consulado italiano

      Responder

  30. Obrigado pelo grande trabalho. Fábio, pretendo ir à Itália reconhecer por lá, seria possível através de uma procuração ou documento, reconhecer a cidadania do meu irmão (21 anos), levando seus documentos em inteiro teor e apostilados etc? Ele, portanto, não iria comigo, somos filhos do mesmo pai e mãe.

    Obrigado mais uma vez

    Responder

  31. Fábio, boa tarde!
    Eu precisaria de uma orientação urgente. Já fiz a pergunta aqui na página da aula sobre documentos, mas talvez você não tenha visto.
    É o seguinte, não tenho todas as certidões em mãos pelo único fato… A partir das certidões simples que tenho eu já vi que precisarei retificar por causa de um erro em uma letra (por exemplo, em uma está Victorio e na outra está Vittorio; em outra está Affonso, Afonso e o correto é Alfonso, nascido na Itália). A dúvida é a seguinte: pra saber se há mais erros e quais precisarei retificar, terei que pedir e pagar 2 vezes pelas certidões em inteiro teor (ou seja, uma vez pra tê-las em mão e ver o que precisa retificar, e mais uma vez para obtê-las após as retificações)? Acabarei pagando o dobro? Há outra maneira?
    Obrigado!

    Responder

  32. Fábio, seus vídeos são excelentes, parabéns!! Sou professora e fico encantada ao ver material de qualidade, didático e seu conhecimento sobre cidadania.
    Dúvida sobre a permanência na Itália: é possível ficar 45 dias e após o vigile passar voltar ao Brasil? É possível esperar a non renuncia em SP e voltar a Itália 6 meses depois para finalizar o processo? Os comuni aceitam essa “pausa” ou é preciso ter assessoria para alguém continuar até o obter o passaporto? Muito obrigada pela atenção e qualidade em tudo o que faz.

    Responder

    1. Olá Adriana não recomendo jamais abandonar o processo na Itália! Se não pode vir e aguardar o tempo do processo, você deve dar entrada no Brasil, através do consulado italiano. Nenhum comune aceitaria este tipo de situação, pois ele não existe, ok? Abraços

      Responder

    2. @adrianaberettalongo:disqus Minha esposa e eu estávamos com esta dúvida… e a resposta do @fabiobarbiero:disqus foi crucial para uma mudança de planejamento: pretendíamos ficar 3 meses, mas aumentamos para 6 meses o prazo para reconhecimento…

      Como eu serei o turista e ela que reconhecerá, ficarei 90 dias, e os outros 90 dias deverei ir para a casa de um amigo na Áustria, por segurança.

      Responder

  33. Fábio uma ultima duvida sobre retificação de documentos: os nomes dos meus descendentes de sangue que me transmitem a cidadania aparecem corretamente em todas as certidões, porém uma cônjuge apresenta um erro no sobrenome. sendo assim estes documentos precisam ser retificados, ou não? por favor quando ver, se for possível, responda… precisamos saber como prosseguir com nossos processos (esta duvida não é só minha, como pode ver em outros videos) … ja estou com todos os documentos na mão. Obrigado Amigo.

    Responder

    1. Olá Gustavo tudo vai depender do oficial do comune – às vezes é exigido também a correção dos dados de quem não faz parte direta da linha de transmissão

      Responder

    2. @gustavogiordani:disqus descobri que o nome da antenata está faltando! Ainda não recebemos a certidão de nascimento italiana, mas sei que no RNE está diferente das anotaçoes de desembarque! No RNE está Virginia, e no desembarque está Virginia Cecilia!
      Ainda bem que não comecei a corrigir nada ainda, e estou esperando, ansiosamente, a documentação da Parrochia…

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.