Aula 15 – Contratar Alguém ou Realizar o Processo Sozinho?

MATERIAIS DIDÁTICOS

Para acompanhar o seu Curso de Cidadania Italiana 2017, baixe o mapa mental e também o Sagabook 2017 – o primeiro pode ser baixa-lo clicando no próprio link e para baixar o Sagabook basta inserir o seu email abaixo, que ele será enviado para o seu email – depois da sua confirmação de interesse!

Mapa Mental do Curso*

* A utilização de mapas mentais ajuda a organizar as ideias e também o aprendizado.

Para utilizar o seu mapa mental, você deve criar uma conta gratuita no site Mindmeister clicando aqui.

Sagabook 2017

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente o seu exemplar do manual Sagabook 2017!

AULAS ANTERIORES

DÚVIDAS SOBRE ESTA AULA?

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo deste aula, deixe abaixo no campo de comentários

26 Comentários


  1. Fábio, bom dia! Como tem sido útil os teus ensinamentos, tenho tido uma overdose de conhecimento ultimamente. Porém uma dúvida me assombra!
    Por ver que meus familiares tiveram problemas com a assessoria que os levou até a Itália, resolvi me dedicar ao máximo em teus materiais e vou fazer o meu reconhecimento da cidadania com vocês, porém uma dúvida? Como uma parte da documentação já está no Comune, ou seja até as certidões de minha mãe, ao eu solicitar a inclusão dos meus documentos, posso ter algum problema pois não quis fazer o processo via assessoria (que tem a parceria no Comune)?

    Grato

    Responder

  2. Boa noite Fábio!
    Estou com algumas dúvidas e receios sobre essa busca de informações. Como posso entrar em contato?

    Responder

  3. Fábio, boa tarde! Hoje, 24 de outubro, o mapa mental do curso não está mais disponível? Estou assistindo o curso e queria muito =)

    Responder

  4. Fabio, uma pergunta: Eu, depois que tive a cidadania reconhecida e me tornei cidadão italiano, passo essa cidadania automaticamente pros meus filhos que um dia possa vir a ter? Ou seja eu, como cidadão italiano reconhecido, gero filhos italianos ou eles também devem buscar o reconhecimento? Muito obrigado. Forte abraço.

    Responder

    1. @disqus_3ElvSAn6Yx:disqus – isso mesmo: todos os filhos menores que você porventura já tenha, ou venha a ter, automaticamente serão italianos. Se hoje tiver filhos maiores, eles terão de buscar o reconhecimento sozinhos, com tooooda aquela documentação que já conheces bem.

      Responder

  5. Olá Fábio,
    Posso fazer parte do processo e contratar um consultor para o restante?
    Pretendo estar na Irlanda fazendo intercâmbio, e contratar um consultor de lá. Porém já quero estar com todos os documentos.

    Responder

  6. OI, uma vez que vc não possa fazer a consultaria poderia indicar alguém ? Abraço e obrigada

    Responder

  7. Oi Fábio, pergunta “cabeluda” – tem alguma lista negra de quem não contratar ? Sei que não é ético mas não gostaria de ” se contratar alguém” entrar nua fria !!! Abração…. de qlq forma vou pesquisar nas redes alguma coisa sobre o assunto!!!

    Responder

    1. @simonacandeloro:disqus, aqui no blog o @fabiobarbiero:disqus tem um artigo especificamente sobre Comunes onde ele cita alguns contra-indicados. Dá uma pesquisada por aqui.

      Responder

  8. Olá boa tarde, Fabio preciso que me esclareça uma duvida muito importante,estou pretendendo dar entrada na minha cidadania na Italia e vc tem me ajudado muito em toda a trajetória, muito obrigado ,mas me esclareça por favor uma duvida:-apos eu concluir minha cidadania pretendo ficar morando na Italia eu posso ser procuradora de meus filhos para eles virem dar entrada na mesma comune que eu conclui a minha cidadania? quanto tempo eles precisarão permanecer aqui em minha residencia? ou se eu mesma posso intermediar o processo , me exclareza
    por favor.Grata.

    Responder

    1. Olá Penha cada processo é individual, e não dá pra saber o tempo que o processo dos seus filhos vai levar, pois eles terão que passar exatamente pelos mesmos passos que você: fixação da residência, espera do vigile, espera da non rinuncia, transcrição e retirada dos documentos

      Responder

      1. Obrigada!
        Estarei com vc em dezembro lá em São Paulo vou ter muitas dúvidas pra vc me ajudar no que for possível.

        Responder

  9. Olá Fábio…
    Eu tenho dois filhos pequenos e gostaria de ter um processo mais rapido, porque não seria bom levalos e ficar ilegais, como eu assisti um video seu anterior onde você diz que somente oque está em processo tem direito de ficar legal. Eu gostaria de saber c você tem algumas sugestões de empresas de assessoria?
    Obrigada

    Responder

    1. Olá Jéssica aqui no blog tem um artigo onde eu explico sobre consultores e lá eu indico dois deles, dá uma olhadinha, ok? Abraços

      Responder

  10. Boa tarde Fabio, antes de mais nada quero lhe agradecer por essas aulas. A minha maior duvida é : como vou alugar um espaço para eu ficar os meses que ficaria aí esperando a minha cidadania?? Sim porque saio daqui , vou p Itália e dai escolher onde ficar , sem conhecer e nada e ninguém, por esse motivo uma assessoria seria bom, por outro lado e não saber se essa ou aquela é boa :-(.

    Responder

    1. Olá Ana, na última aula eu ensinei como escolher um comune para a prática, dá uma olhadinha nela, ok? Na Escola Online da Cidadania Italiana tem um curso específico chamado Agenzia Imobiliária Italiana – Manual de Uso – lá eu dou algumas dicas mais aprofundadas sobre este tema, caso tenha interesse dá uma olhada em http://www.escoladacidadaniaitaliana.com Abraços

      Responder

  11. Fábio, todas as perguntas me dão mais certeza ainda que prefiro fazer o processo sozinho. Gosto muito de ser independente e sentir o gosto das conquistas. Meu único “medo” é não conseguir aprender a língua italiana nos próximos 9 meses e ter dificuldade em me comunicar. Você tem alguma dica em relação a isso? Algum curso de italiano que seja mais direcionado e possa ajudar?
    Abraço!

    Responder

  12. Olá, Fábio. Você também oferece o serviço de assessoria na Itália? Como obter mais informações sobre custos e prazos? Se não, você indica alguma empresa? Obrigado desde já e parabéns pelo trabalho!

    Responder

  13. Prezado Fábio! Primeiramente agradecer pelo curso. Essencial! Depois, tenho dúvidas em relação a mercado de trabalho e cidade de moradia na Itália. Tenho formação jurídica no Brasil, e tenho intenção de cursar outra faculdade na Itália. Alguma indicação de comune nessas especificações?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.