Aula 16 – Cuidados na Entrada da Itália

MATERIAIS DIDÁTICOS – ENTRADA DA ITÁLIA

Para acompanhar o seu Curso de Cidadania Italiana 2017, baixe o mapa mental e também o Sagabook 2017 – o primeiro pode ser baixa-lo clicando no próprio link e para baixar o Sagabook basta inserir o seu email abaixo, que ele será enviado para o seu email – depois da sua confirmação de interesse!

Mapa Mental do Curso*

* A utilização de mapas mentais ajuda a organizar as ideias e também o aprendizado.

Para utilizar o seu mapa mental, você deve criar uma conta gratuita no site Mindmeister clicando aqui.

Links Úteis

Clique aqui para ler o artigo sobre a declaração de presença

Sagabook 2017

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente o seu exemplar do manual Sagabook 2017!

AULAS ANTERIORES

DÚVIDAS SOBRE ESTA AULA?

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo deste aula, deixe abaixo no campo de comentários

29 Comentários


  1. Oi Fábio, tudo bem?
    Eu resido em Portugal legalmente e tenho o Cartão Europeu de Seguro Doença. Quando for a Itália, poderei apresentá-lo para solicitar a Dichiarazione di Presenza ou além dele preciso fazer um seguro saúde? Muito obrigado!

    Responder

  2. Olá Fábio, tudo bom?

    Eu perdi o prazo para fazer a minha declaração de presença aqui na Itália, porém eu fiz uma dichiarazione di ospitalità uns dias depois na casa de uns amigos. Hoje (fazem dois meses e meio que entramos), ja temos nosso ap, demos entrada na residencia e minha mulher fez a ospitalita para mim.

    O que eu devo fazer se eu não tenho o documento de presença?

    Responder

  3. Fábio, não consigo abrir o link. Houve alguma alteração no artigo sobre a declaração de presença? Desde já, obrigada.

    Responder

  4. Olá Fábio,
    Estou planejando ir à Itália para dar início ao processo de cidadania italiana, mas não tenho como ficar muito tempo por lá. Tem empresas que oferecem a finalização por procuração, meu primo até já fez o processo dele através de uma empresa que oferece isso. Posso ter algum problema na finalização por não estar lá ou no futuro, mesmo com o cidadania concedido, posso vir a ter problemas?

    Responder

  5. Olá, estou morando em Malta e entrei no pais em 21/06, pretendo ir a Itália para começar eu processo de cidadania no começo de Setembro, quando da minha entrada na Itália, não terei o carimbo, fazendo minha declaração de presença começa novamente o período de 90 dias? Como seria nesse caso, pois meu prazo inicial terminaria em 21/09?

    Responder

  6. ola . era essa questão que queria chegar , não precisa de uma permisao de moradia quero dar entrada como turista pois sei q tenho o prazo de 90 dias e sei q pode ser mas rápido em determida comuni.

    Responder

  7. Ola, Fabio.
    Uma dúvida, para conseguir tirar a cidadania eu tenho que chegar na Itália saindo do Brasil ? Eu já estou vendo passagens, e se eu fizer escala nos Estados Unidos acaba saindo mais barato. Eu posso fazer a escala lá ou tenho que ir para a Italia direto do Brasil mesmo?

    Atenciosamente

    Responder

  8. Fábio, olá!
    Agradeço por todos os esclarecimentos que tenha feito, mas tenho uma dúvida. Vale a pena tentar o visto para estudo ja que este permite até 365 dias de estadia enquanto de turista 90 dias, embora haja a circolare 32? Tenho essa possibilidade já que estarei indo para estudar também. No entanto me programarei para estar em casa até que o vigile passe para verificação. Grata desde já!

    Responder

  9. FÁBIO, NÃO ENCONTRO LINK PARA BAIXAR O MODELO DA DECLARAÇÃO DE PRESENÇA. NÃO ESTÁ NEM AQUI NA PÁGINA DA AULA, NEM NA PÁGINA SOBRE A PRÓPRIA DECLARAÇÃO, NEM NO SAGABOOK.
    TENTEI ENCONTRAR NO SITE DE ALGUMAS COMUNES, MAS NADA FEITO. PODE ME AJUDAR???

    Responder

    1. @André Luis Cavallaro, achei na pg.52 do Sagabook 2017. Mas não está muito legível mesmo.

      Responder

      1. Pois é, eu vi essa cópia na página do saga. Não sabes de algum comune que posso baixar do site? Estou chutando vários aqui hehehe. Quero deixar todos esses docs preenchidos antecipadamente.
        Valeu Fábio.

        Responder

    1. @ricardobolfer:disqus, com o passaporte e sua identidade italiana nas mãos? Pode ir para qualquer lugar, com ou seu escalas ou ainda nem voltar! E aproveitar a terra de nossos ancestrais!

      Responder

  10. Fabio, boa noite!
    Vamos para Itália em julho.
    Vamos em familia para tirar a minha cidadania . No caso de passar de 90 dias, meu esposo pode tirar o documento de extenção da estadia?
    Abraços

    Edne

    Responder

    1. Edne, para obter um novo visto de turista seu esposo vai precisar sair da Itália e esperar um tempo que acredito ser de 60 dias para poder voltar. Por isso o @Fábio Barbiero sempre comenta que não é adequado ir acompanhada quando for em busca de sua cidadania, especialmente se não for com consultoria.

      Responder

  11. Oi Fabio, minha irmã já conseguiu a cidadania, Posso utilizar a pasta da família para requerer a minha? Obrigada,

    Responder

    1. @Deila, como não é uma regra a ser seguida, ele não terá como responder esta pergunta com certeza. Já vi o @Fabio Barbiero recomendando que se consulte o Comune diretamente para saber se ele concorda com isso.

      Responder

  12. Oi Fabio, qual processo, que terei que fazer apos conseguir minha cidadania, para conseguir a cidadania do meu Vô e da minha mãe que me passaram a cidadania?

    Responder

  13. Olá Fàbio.
    Sobre fazer a declaração de presença, ela deve ser feita na delegacia do comune onde irei fazer o processo, ou na delegacia da cidade por onde entrarei na Itália (por ex. se eu chegar de avião em Roma)?
    Outra dúvida: O comprovante de endereço que devo apresentar, se eu ficar na casa de alguém, será que vale a Declaração de Hospedagem como comprovação? O mesmo algum comprovante de endereço escaneado?

    Responder

  14. Oi Fábio, os oficiais sempre carimbam o passaporte quando se entra na zona Schengen pela Itália?

    Atualmente moro na Hungria e recentemente quando visitei o Brasil não carimbaram meu passaporte, tanto na saída pela Alemanha, quanto na entrado pela Suíça. O passaporte é o modelo novo com chip.

    Responder

    1. Olá Guilherme é o inverso: quem vem da área Schengen não tem o passaporte carimbado e é exatamente por isso que é necessário fazer a declaração de presença

      Responder

      1. Acho que talvez ficou confusa a pergunta.
        Sempre que se viaja diretamente do Brasil para a Itália os oficiais carimbam o passaporte?
        O meu não foi carimbado na Suíça em viagem direta do Brasil para a Suíça

        Responder

  15. Ciao Fabio

    E se a conexão foi fora da área de Schengen?
    O importante é apenas o carimbo de entrada na Itália, ou é verificada a origem do vôo?

    Exemplo: Passando por Londres, ou pelo Marrocos, e depois seguindo direto para a Itália.

    Responder

    1. Sim, o importante é apenas o carimbo na Itália – ninguém checa os motivos pelos quais você escolheu aquela conexão não. Basta que você esteja vindo do Brasil, pois você não pode estar já na Europa e/ou ter utilizado os 90 dias que temos para poder permanecer legalmente na UE, ok?

      Responder

      1. Fabio no meu caso que moro em portugal a 6 anos ja ate troquei o meu passaporte aqui em Portugal mas estou legalizado posso ter essa declaracao de presença? pois voce disse no video que tenho que mostrar ao policial o carimbo da entrada que fiz em Portugal senao vou compra uma passagem com coneccao a londres e depois Italia,

        Responder

        1. Se você está regular no país, o oficial vai pedir o seu visto, ao apresentar um passaporte “em branco” ele vai questionar a data que você entrou na Europa e te pedirá algum tipo de comprovação. Tentar burlar entrando por Londres pode ser ainda pior: pois o oficial de lá também vai perceber que o seu passaporte está em branco, sem carimbo anterior e consequentemente vai levantar suspeitas da sua regularidade na UE

          Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.