Aula 2 – O Documento do Antenato Italiano

MATERIAIS DIDÁTICOS

Para acompanhar o seu Curso de Cidadania Italiana 2017, baixe o mapa mental e também o Sagabook 2017 – o primeiro pode ser baixa-lo clicando no próprio link e para baixar o Sagabook basta inserir o seu email abaixo, que ele será enviado para o seu email – depois da sua confirmação de interesse!

Mapa Mental do Curso*

* A utilização de mapas mentais ajuda a organizar as ideias e também o aprendizado.

Para utilizar o seu mapa mental, você deve criar uma conta gratuita no site Mindmeister clicando aqui.

Sagabook 2017

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente o seu exemplar do manual Sagabook 2017!

DÚVIDAS SOBRE ESTA AULA?

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo deste aula, deixe abaixo no campo de comentários

302 Comentários


  1. Ola Fabio, to achando o maximo seu curso!!! Mas ja tenho duvidas 🙁
    Eu tenho um documento de mudanca para o brasil expedido na italia e uma folha da chegada no brasil scaneada, no entanto, eu pesquisei o sobrenome da minha familia no site do museu da imigracao, e o nome do meu tataravo esta correto, mas o nome do meu bisavo (que veio junto com ele ainda crianca) esta diferente do que tem na certidao de casamento dos meus avos. Entendo que possa ter alguma pouca diferenca, mas no documento do museu esta Ernesto, no meu documento scaneado nao consegui identificar e no da certidao de casamento dos meus avos esta Andre (acredito que tenham trocado Andrea por Andre aqui no Brasil). O que fazer nesse caso?

    Responder

  2. Olá Fábio , estou gostando muito do seu curso , tentei hoje procurar a certidao de nascimento pelos sites que voce passou mas nao consegui achar, enviei um email para a igreja que eu acredito ser a do meu bisavó ( Treviso) , vamos ver se eu consigo algo, outra pergunta que queria te fazer , eu já tenho uma prima que tem a cidadania italiana , voce poderia me dizer como eu poderia proceder apartir dos documentos dela ? eu vou pedir a cidadania aqui pelo Brasil mesmo.

    Responder

  3. Olá,
    Primeiro, parabéns e obrigado pelo material e todas informações e dicas.
    Em relação a pesquisa, eu tenho o numero do passaporte do meu antenato de 1896(data que chegou ao Brasil, ele veio de Sarego/Vicenza.
    Facilita buscar pelo numero do passaporte? Caso sim por onde localizar.

    Obrigado.

    Responder

  4. Olá, Fabio,
    antes de tudo, gostaria de te agradecer e parabenizar pelo seu trabalho. Você é muito didático e muito claro em relação a esse processo todo.
    Estou morando na cidade de Mantova, por motivos de estudos e vou tentar tirar a minha cidadania no período que morar aqui (1 ano e meio a partir de hoje).
    Como um primo tentou o processo, mas precisou interromper porque não conseguiu vir à Itália para dar continuidade, minha família já tem todos os documentos necessários. Porém, preciso pegá-los aqui na Itália para fazer o meu processo já que o dele foi retirado há alguns anos (estou me baseando nos documentos que ele retirou)
    Minha dúvida é a seguinte: no final da aula você ensina sobre ”estratto per riassunto dell’atto di nascita”. Verifiquei cada item que você pede pra que nos atentemos e estão todos corretos nos documentos italianos que preciso. Mas não entendi se é necessário fazer mais algum pedido ou isso é só para verificação da veracidade dos documentos?
    Obrigada desde já
    Laura

    Responder

  5. Boa tarde Fábio!

    Primeiramente,quero parabenizá-lo por esse ato tão bonito, que é de transmitir essas informações tão valiosas gratuitamente.
    Aqui em casa é meu esposo que é descendente de italianos…. Em conversa com familiares, nessa fase de busca por dados e informações, uma das tias do meu marido disse que o antenado dele no caso o bisavô dele que é o italiano, veio ao Brasil foragido da guerra, e que ao chegar aqui ele trocou de nome. O nome que conhecemos e que consta na certidão de casamento do filho dele, Nonô do meu esposo é Miguel Vittoria (bisavô), e na certidão consta que ele veio da Itália. Estou buscando a certidão de nascimento de inteiro teor do nono (Italo Vittoria) do meu esposo, para encontrar mais informações sobre seus pais. Mas se for verdade que ele chegou ao Brasil e trocou de nome. Você sabe como devemos proceder ?
    Desde já agradeço sua atenção!

    Responder

  6. Olá Fábio, somente a certidão de Batismo é aceita no Consulado Italiano no Brasil para reconhecimento da cidadania?

    Responder

  7. ola Fabio, eu não consigo fazer login na lista de leva, ele não aceita diz que os dados estão errados. O que eu faço?

    Responder

  8. Oi Fábio, parabéns pelo trabalho, estou começando a juntar os documentos e tenho a certidão de nascimento do meu Antenato, que é do Comune Di Longarone, mas só consta o nome do meu Trinono, a data de nascimento e o nome da mãe dele, do pai não consta na certidão e essa certidão consegui com a prima de minha mãe, é de 25/07/1994, como faço para conseguir uma nova, ou posso usar essa mesma? Aguardo resposta e obrigada desde já.

    Responder

  9. Só temos a te agradecer pelo seu bondoso coração em ajudar as pessoas que correm atrás de seus sonhos em se tornar um cidadão italiano, infelizmente não estou conseguindo logalizar o doc de meu antenado, em sua certidao de casamento no brasil consta que ele é de Verona, mas infelizmente nao encontro nada, nrm na lista di leva, você teria algum conselho?

    Responder

  10. Olá Fabio. Primeiramente meus parabéns pelo trabalho que você fez e está fazendo, realmente algo incrível. Bom, o meu caso é o seguinte, estou iniciando a Aula 3 da sua saga do curso de cidadania, me escrevi recentemente no consulado onde pretendo fazer pelo Brasil e tenho a cópia de todas as certidões incluindo a do meu antepassado italiano. Porém, vem a questão, no meu caso o meu antepassado é meu tataravô e consta que ele foi casado 1 vez na Itália e outra aqui no Brasil, no qual minha tataravó trata-se do segundo casamento. Sendo assim, fui informado que preciso dos documentos da primeira esposa dele, porém só disponho do nome e sobre nome dela. Já fiz algumas buscas e não consegui encontrar. Sabe me dize como consigo isso e se realmente é necessário? Obrigado

    Responder

  11. Fábio, como faço para conseguir autenticar a assinatura do pároco, na certidão de batismo, estando no Brasil?

    Responder

  12. Olá,
    Não consigo achar em Mantua, Lombardia, aquela parte que você ensina na página 22, que consigo pesquisar sobre o meu antepassado, no caso “Celso Romani”, nascido em 17/06/1852, registrado na Parochia de Quingentole. Da uma ajuda, por favor….

    Responder

  13. GENTE NAO CONSIGO DE GEITO NENHUM RECEBER ESSE E-BOOK QUE DOIDERA JA COLOQUEI E-MAIL E NOME MAIS ELE NAO VEM FABIO EU QUERO O SAGA BOOK PRECISO DLE

    Responder

    1. Jefferson, você tem certeza de que não foi classificado como spam? Seu e-mail é corporativo? Se sim, ele pode estar sendo barrado por filtros de segurança. Se concordar, posso ajudá-lo a eliminar as possibilidades, uma a uma. Antes de tudo, altere o endereço de e-mail que está fornecendo.
      Fico à disposição. Você está certo, esse material é imprescindível para quem busca o reconhecimento de sua cidadania italiana.

      Responder

    2. Olá Jefferson! Meu nome é Nataly, estou trabalhando com o Fabio por hoje e vou ajudá-la na sua duvida, ok?
      Você entrando no blog do Fabio, e colocando o seu email correto, automaticamente, você receberá o PDF do Saga Book.
      Mas como talvez, você esteja com alguma dificuldade, eu tomei a liberdade de lhe enviar por email nesse momento.
      Verifique por gentileza, se você recebeu. E não deixe de cadastrar o seu email no blog Minha Saga, assim o Fabio terá o seu email e poderá te manter informado sobre as novidades, mudanças e noticias da Cidadania Italiana, gratuitamente.

      Acesse o link do blog: http://www.minhasaga.org/

      Abraços!

      Responder

  14. não consegui baixar o check list da cidadania italiana. 🙁

    Responder

    1. Olá Alessandra! Meu nome é Nataly, estou trabalhando com o Fabio por hoje e vou ajudá-la na sua questão.
      Você está se referindo ao “check list” do Mindmeister?
      Se sim, você chegou a assistir esse video em que ele explica como ter acesso ao check list do curso de cidadania italiana? http://www.minhasaga.org/curso-da-cidadania-italiana-2017/aula-2-o-documento-do-antenato-italiano/#comment-3699206507

      Aqui está o link para baixar o material: https://www.dropbox.com/s/3k68ys1d4t6f5kg/Curso_da_Cidadania_Italiana_2017.mind?dl=1

      Depois de baixado, acesse o site e crie uma conta: https://www.mindmeister.com/pt?r=348240

      Aí é só seguir os passos do Fabio no video acima.

      Arrivederci!

      Responder

  15. Olá Fábio, boa noite. Primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns por esse projeto que você está colocando em prática e agradecer pela ajuda que está dando a todos nós para a obtenção da cidadania italiana. Tenho uma dúvida, la vai: Meu tio avô (que nasceu no Brasil) já possui a cidadania…isso me facilitaria em alguma coisa, posso solicitar a cidadania através dele e da minha avó (irmã dele)? Desde já agradeço a ajuda. Obrigado!

    Responder

  16. Boa tarde,
    Eu tenho os documentos do italiano com a data de 2013. Posso utilizar estes documentos ou preciso solicitar uma via com a data deste ano?
    Obrigado

    Responder

    1. Olá Thiago! Meu nome é Nataly, estou trabalhando com o Fabio por hoje e vou ajudá-la na sua duvida, ok?

      Certidões antigas podem ter tido atualizações que o Oficial não terá como saber, sendo assim, elas podem ser negadas. O aconselhamento é apresentar as certidões que foram emitidas dentro dos últimos 6 meses.
      Para o processo de Cidadania, as certidões de inteiro teor, na verdade, não tem validade, o que tem validade são os documentos que ja foram apostilados. A partir do momento que você apostilar essas certidões, elas se tornam “documentos italianos”, e documentos italianos, tem validade de 6 meses. Portanto, assim que você apostilar as certidões de inteiro teor e qualquer outro documento, eles passam a ter validade de 6 meses.
      Assista esse video e por volta do minuto 10’20, ele falará exatamente sobre validade de documentos.
      https://www.youtube.com/watch?v=pa7Bv–XH5c

      Pode ter comune que não “encrenque” com isso, mas pode ter comune que exija isso. Melhor, na duvida, você apostilar mais próximo da sua viagem.

      Abraços,

      Responder

  17. Os documentos de nascimento/batismo, ou certidões de casamento, têm que ser os originais ou podem ser documentos digitalizados? No meu caso, alguem da família que captou eles e eu tenho apenas arquivos digitais.

    Responder

  18. Karine, como vc descobriu o comune do seu antenato? Eu só sei que o meu é da província de Salerno. Ele não se alistou lá então não está na liste di leva como o Fabio sugere pesquisar.

    Responder

    1. Obs: Graças a sua dica depois de muita pesquisa descobri o registro de casamento dos meus bisavós. Foi feito na freguesia de Santa Rita (hoje Gamboa e Saúde) e foi parar na 1ª circunscrição. Agora só falta a de nascimento da minha avó e a do antenato.

      Responder

      1. Diogo, blz? Cara que presentão vc acabou de receber de Natal! Muito legal saber.

        Responder

    2. Diogo, eu havia respondido aqui para vc, mas não apareceu a minha resposta. Bom, mas vc já achou o registro de casamento dos seus bisavós. Uau, força na pesquisa!

      Responder

  19. Fábio, gostaria de saber o valor que você cobra pra ser meu assessor.
    Obrigada.

    Responder

  20. Ola Fabio o comune italiano ja me mandou o documento exatamente como esta no sagabook porem meu antenato nao tinha pais e veio sem o nome dos pais ele foi abandonado em uma igreja e foi adotado, porem nao tem nome dos pais dele no documento como funciona dai??

    Responder

  21. Ola Fabio, nao consigo baixar o seu arquivo do Mapa …talvez esteja ocorrendo algum erro…existe alguma outra maneira de “importar” este mapa para minha conta do Mapa Mind? 🙂
    Super obrigada …
    Moro na Hungria estou à trabalho e com permissão de trabalho … vou dedicar o meu inverno para assistir todo seu conteúdo …meu projeto 2018 sera com você meu caro 🙂
    Super obrigada por fazer isso para os Brazucas com raízes na Itália

    Responder

  22. Nao consigo baixar o mapa mental, dá erro no link… alguém consegue me ajudar? Obrigada!

    Responder

  23. Ola Fábio tudo bem, vendo seus vídeos me surgiu a seguinte dúvida, em qual mopmento do processo eu vou realmente necessitar da Certidão de nascimento do antenato, pois tenho a que me foi enviada por email PEC, que me serve como informação, porém eu posso deixar para pegar a certidão impressa quando eu estiver na Itália para dar inicio ao processo???

    Responder

  24. Fabio, no caso meu pai é italiano, porém ele não é casado com minha mãe, para meu processo, apenas a certidão de nascimento dele serve, ou teria que pegar a certidão de casamento dele também?

    Responder

  25. Fabio, boa noite!
    Minha avó filha de italiano,se auto registrou com 21 anos para se casar, por via judicial!
    Por esse motivo é zerada a chance de conseguir a cidadania? Obrigada desde ja!

    Responder

  26. Fábio, bom dia.

    Gostaria de saber se quando eu for dar entrada na cidadania italiana, eu vou precisar apresentar o ATTO DI NASCITA e o CERTIFICATO DI BATTESIMO ou só um deles?

    Grazie.

    Responder

    1. Olá Caio somente um deles, se o seu antenato nasceu quando já existia o registro civil, então é o atto di nascita que deverá ser apresentado

      Responder

      1. Obrigado pela ajuda Fábio. Ele nasceu em 1858 na Província de Taranto, se não me engano é região sul, através do Sagabook pude saber que o registro civil começou a partir de 1815. Correto.

        Responder

      2. Fábio, meu trisavo italiano nasceu antes de existir o registro civil, e seguindo suas dicas fui procurar o batismo dele. Consegui a lista di leva e cheguei até a igreja. Contudo a igreja retornou um documento dizendo que devido a guerra, não tem como atestar o batismo, mas que garante que ele é nascido naquela comune e disse o nome dos pais.
        Tem alguma forma de seguir o processo?

        Responder

  27. Fabio, espero não ser tarde para te procurar aqui, pois somente tive
    acesso ao seu curso essa semana (não conhecia esse presente fantástico).
    Parabéns!
    Vamos a duvida:
    Tenho a certidão de casamento e óbito
    do antenato, no caso meu bisavó. Infelizmente, não encontro em nenhum
    dos meios apresentados no curso e ate mesmo no search- family, qualquer
    informação referente ao nascimento e ao desembarque dele no Brasil,
    tenho apenas o nome e estimado o ano de nascimento.
    Existe alguma forma de prosseguir com essa pesquisa?
    Antenatos: Carlo Geraldini / Marianna Petrarchi Geraldini (bisavos)
    Ano de nascimento: 1880 / 1880
    Local: Desconhecido

    Responder

  28. Parabéns pelas aulas! Realmente são poucas as pessoas que passam informações relevantes e sem firulismo na internet.
    Assisti todos os vídeos, porém, nessa parte, eu travei total pois não acho o nascimento e local do meu antenato, tenho até a certidão de óbito dele e de entrada na imigração, ambos não falam onde ele nasceu e cada documento mostra um nascimento diferente… Fiquei bem abalado por isso… Alguém já passou por alguma situação desse jeito Fábio?
    Já agradeço mais uma vez e consumi todos seus vídeos em 2 dias!

    Responder

  29. Fabio, se houver mais de uma paroquia? Mandar um e-mail para todas?

    Responder

  30. Boa tarde Fabio!
    Já localizei os doc. de nasc, e casamento de meu querido antenato no comune de Antegnate.
    Minha dúvida é: Como vou reconhecer na Itália, posso ir com os doc do Brasil e chegando aí, agregar os doc italianos, na pasta ???
    Muito agradecido e parabéns por disponibilizar tanto material, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas.

    Responder

  31. Não está baixando o “Mapa mental do curso” fala que página não existe

    Responder

  32. Olá Fábio, tudo bom?
    Comecei recentemente minha saga e consegui os documentos no Brasil, certidão de casamento e óbito. A unica que tem informações sobre local de nascimento é a de casamento, porém as informações não me ajudaram a encontrar os dados na Itália. Segundo a certidão de casamento aqui do Brasil, meu bisavô nasceu na “Comuna de Coreza, província de Verona do Reino da Itália”; mas não encontro essa comuna em nenhum local (acho que não existe) e no site da província não existe nenhum dado com o nome da nossa família. Como consigo achar o local de onde nossos parentes vieram?

    Responder

  33. Olá Fábio, tem algum modo de buscar o documento do Italiano conforme as variações dos Nomes? Meu antenato possui muitas variações (PELACCI, PELASSA, PELAZZA) e na Italia eles não fazem as buscas pois não há funcionários.. essas variações dos nomes dificultam muito a busca da certidão de nascimento. As comunes elas possuem uma certa facilidade para esses tipos de buscas onde não temos tanta certeza das informações? visto que, o sobrenome é muito importante para que esteja correto. Não sei mais como buscar, pois, só estou tendo resposta negativa. ;(

    Responder

  34. Oi Fabio, já tenho uma cópia sem valor legal do certificato de battesimo do meu trisnono aqui comigo. Posso apostilar todos outros documentos em inteiro teor aqui no Brasil e pegar esse certificato de battesimo quando chegar lá na Itália e anexar ao processo, ou isso acarretará problemas? Desde já agradeço

    Responder

    1. Olá Thiago nunca recomendo deixar para pegar o documento na Itália, pois imagine que o padre enrola 30 dias para emitir o documento, você vai gastar 30 dias de hospedagem e comida em euros!

      Responder

  35. Olá Fábio, como vai? Primeiro gostaria de lhe agradecer imensamente por ter criado todo Sagabook e todos os vídeos! Estou com uma dúvida em relação à certidão do meu antenato. Recebi a certidão da Cúria e o título veio como “Fede Battesimale”. Consta a assinatura do Diocesano + carimbo, bem como do Cancellere e carimbo da Cúria. Minha dúvida é se este título (Fede Battesimale) é válido ou terei problemas. Obrigada!

    Responder

  36. ola, tudo bem? é o seguinte, as coisas no brasil nao estao faceis, e eu sei que tem que ir para a italia concluir o pedido da cidadania. Ja encontrei o comune de meu antenato, mas se eu pedir esse documento hoje, e demorar meses, ou pouco mais de um ano para ter condiçoes financeiras para ir à italia, o documento perderá a validade? Isso vale para todos os outros outros documentos?

    Responder

  37. Olá Fábio! Como vai? Tenho uma dúvida, encontrei no museu de imigrante o registro do meu trisavô Domenico Braidot e de sua família, todos da Áustria, mas o meu bisavô, Giuseppe Braidot nasceu na Itália, mas ainda não consegui chegar nos documentos para descobrir em que cidade na Itália ele nasceu. Isso seria um problema? Ou meu antenato continua sendo Giuseppe Braidot, o italiano?

    Responder

  38. Fabio. Sera que pode me ajudar, por favor? Ate encontrei no site dois possíveis registros. Mas como achar o nome dos pais do meu antedato para escrever o email para diocese? Ainda não entendi isso …. provavelmente nas seu em 1852 ou 1860 …. Genova, é a cidade proveniente que consta no registro da imigração. Região norte não tinha registro da prefeitura, só igreja. Mas segundo o modelo que passou para escrever o email necessito do nome do pai dele….como saber isso?

    Responder

  39. Encontro mais de um registro no Museu da Imigração. Supondo um deles…..parece que chegou sozinho….calculo a idade, o ano. Diz que veio de Genova.

    Responder

  40. É estou com dificuldade em encontrar o doc do antenato. Na certidão de casamento dos meus avós apenas cita os nomes dos pais….pouca informação. Apenas que residiam em Polla….Nesse caso tem como alguém pesquisar na Italia para mim?

    Responder

  41. Oi Fabio. Muito contente com suas explicações e estou empenhada em fazer sozinha…..devido a decepções e ja perdi muito dinheiro. V
    Confesso estou com medo… Meu antedato não consta entrada no museu da imigração, mas me passaram links e emails para falar nas comuns que preciso.

    Responder

  42. Fabio boa tarde. Eu encontrei os documentos (localização) através da aula 2, posteriormente confirmados com uma prima que já adquiriu sua cidadanina, mas de maneira duvidosa, em 1 mês. Bom, sei qual a comune aonde encontra-se o registro de nascimento (estratto nascita) e também a comune aonde encontra-se a certidão de casamento dos pais do meu antenato, uma vez que tem divergência no nome da mãe dele, assim com o estratto matrimonio é comprovado. Independente de eu fazer meu processo na italia no no brasil, eu já posso pedir ao comune os dos estratto? Boa tarde e obrigado.

    Responder

  43. Boa tarde Fabio!

    O meu antepassado nasceu antes de 1870 e com isso foi registrado na igreja! ja consegui o documento em um grupo do facebook da familia, porem duvido que seja valido para dar entrada no meu processo, nele tem todos carimbos da curia e etc porem datadas de 2007 quando meu primo retirou a cidadania dele. Vou solicitar outra certidao batismo, geralmente a gente trata os valores no email com a igreja? como faz para efetuar o pagamento pelo envio?

    Obrigado!!

    Responder

  44. Olá Fábio, assisti a segunda aula de como encontrar a lista do meu antenato no arquivo do stato de verona, pois meu antenato nasceu em San Bonifácio, mas não consegui pesquisar no site como vc fez no vídeo, consegui chegar até a página do arquivo do stato de verona, mas não sei onde inserir o nome dele, pois na lista de leva ele não deve ter, pois nasceu em 1861 e veio para o Brasil em 1877. Se puder me ajudar lhe agradeço. Obrigado

    Responder

  45. Oi Fabio, parabéns pelo videos e pelas aulas, estou tendo dificuldade em encontar o nome do pai do meu antenato, Barbugia é um sobrenome que não consigo encontrar a região, encontrei o registro do navio e da pousada dos imigrantes, ate mesmo no registro do navio consta que ele veio da região de treviso, porem com 41 anos, o que torna dificil de saber se ele nasceu nesta mesma região.
    Tem alguma dica, pois os meus avós são todos falecidos.
    Muito Obrigado e um abraço

    Responder

  46. tentei entrar nesta familysearch e não consegui vou tentar de novo!!!

    Responder

    1. Oi Maris, espero que vc consiga. As vezes pode ser o navegador que não disponibiliza, experimente um outro navegador. Boa pesquisa!

      Responder

      1. SIM! CONSEGUI ENTRAR !! Mas acho que já achei meu antenato , os pais dele São geovanni Ferri e Martina Burella ( aqui no Brasil Borseli) , são da Comune de Caravaggio Província de Bérgamo agora tenho que mandar uma carta ao Comune né? !

        Responder

        1. Que bom, conseguiu entrar! Daqui pra frente é só alegria! Nos vemos na Itália, 🙂

          Responder

    2. Oi Maris, espero que vc consiga. As vezes, o problema pode ser do navegador que não disponibiliza o que vc está procurando, então tente com outro navegador. Boa pesquisa!

      Responder

  47. Ciao Fabio,
    parabéns pelo trabalho maravilhoso que você faz, sem palavras para agradecer toda ajuda que você ofereceu com esse show de curso, com o seu SAGABOOK, com seus vídeos e também adorei o seu livro e ri muito com as suas trapalhadas.
    Infelizmente surgiu uma dúvida na prática, já li o sagabook de atrás pra frente e de frente pra trás. Segui as etapas e cheguei até a certidão de casamento que constava a comune do meu antenato e na certidão de uma prima distante (que não conheço) a comune do antenato dela, ai foi BINGO!!! pois eram no mesmo estado!!!!, assim tive a CERTEZA ABSOLUTA de encontrar as certidões. Como através do arquivo de estado eu não encontrei o sobrenome da minha família e na mesma semana recebi um email seu sobre buscadores de documentos na itália resolvi investir na busca e para minha total DECEPÇÃO as certidões não estavam na comune. Estou sem chão porque a pessoa QUE VOCÊ INDICOU diz ter ido ao arquivo de estado das duas comune e não encontrou nada.
    Peço que me ajude, me dê uma luz, pois estou sem chão.

    Responder

  48. Olá Fábio!
    Excelente trabalho! Parabéns pelo desprendimento em compartilhar informações. Isso é generoso e raro!
    Tenho algumas dúvidas, pq estou paralisada em minha pesquisa.
    Eu localizei a família do meu antenato italiano no site do AN, que é o meu avô paterno. Ele chegou aos 6 anos com os pais e irmãos, portanto não vou localizar registros militares e ele não se casou oficialmente com a minha avó no Brasil. No documento do meu pai, consta o nome dele e da minha avó sem o seu sobrenome. Sendo assim, tb não vou localizar a certidão de casamento deles no Brasil, e tenho dúvidas de como prosseguir p/encontrar o registro de nascimento do meu nono na Itália, já que ainda não consegui localizar a Região. De acordo com a lista de desembarque, ele nasceu em 1891, uma vez que tinha 6 anos ao chegar.
    Pensei em procurar pelos registros de serviço militar do meu biso, cujo nascimento foi em 1857, de acordo com o registro que eu localizei no AN, acreditando que talvez eu possa descobrir a sua região de nascimento, que pode ser a mesma do meu nono. Mas já que não sei a cidade, não sei por onde começar.
    Meu pai ainda é vivo, entretanto tem 92 anos e um processo de senilidade no início. Ele esforçou-se p/lembrar do máximo que pode, mas vc pode entender que foi bem difícil e pouco produtivo.
    Por último, estou encontrando dificuldades, já que o meu sobrenome está com a grafia incorreta, eu assino Salguetti e nos documentos de desembarque lê-se Salghetti e o nome domou nono tb foi aportuguesado (Giuseppe – José), como ele tinha 6 anos ao chegar, os seus documentos civis foram emitidos no Brasil, e em razão disso, o seu nome e o sobrenome da família estão errados desde então, o que eu acho que pode gerar uma inconsistência muito grande na comprovação da minha ascendência.
    Estou ficando desestimuladas com tantas dificuldades, p/favor, me ajude.
    Abraços,
    Gabriela Salguette

    Responder

  49. Fabio parabéns pelos vídeos. No meu caso meu bisavô chegou no Brasil em 1893/94 com 12 anos. Posso basear me pelas informações que tenho dele ou preciso puxar a do pai? obrigado

    Responder

  50. Olá Fabio….parabens pelas aulas…..a certidão de nascimento , casamento e óbto no Brasil tem que ser de inteiro teor ou certidão resumida, para ser traduzida para o italiano? grato antecipadamente Sergio

    Responder

  51. Fábio,

    Realmente seus materiais são sensacionais e já os compartilhei com amigos que possuem o mesmo interesse…

    Neste momento falta apenas a certidão de nascimento do meu antenato.

    Na certidão de óbito (Brasil) e Na certidão de casamento (Paola – Cosenza) meu antenato consta com pais ignorados (não possui nenhuma filiação) bem como o sobrenome é MOLTENI nestes documentos e MOLTENO nos documentos brasileiros.

    Estes documentos dizem que ele é natural de Cosenza (não diz se é comune ou província) e possuem data de nascimento…

    Por onde será melhor iniciar a busca ? Pelo Archivio di Stato para tentar identificar o comune exato ? ou pela comune de Cosenza e de Paola ?

    Preciso solicitar também a certidão de casamento dele em Paola ?

    Grazzie mille per tutto.

    Responder

  52. Olá Fabio. Primeiramente agradeço e parabenizo pelo excelente trabalho
    que está fazendo. Está me ajudando muito.
    Veja se pode me ajudar; Estou procurando a comune do meu bisavô italiano
    nascido em 15 de novembro de 1890 que chegou no Brasil em 09 de junho
    de 1906. Portanto chegou aos 15 anos. Esses dados vieram do “Registro de
    Estrangeiros” achado no Museu da Imigração, mas como ele não se
    hospedou lá, não tenho informações mais precisas. Tenho o nome dos pais e
    segundo esse documento, ele é natural de “Termo de La Ibrence”, lugar
    que não existe e não achei nenhuma referência a respeito. Desconfio que
    ele pode ter vindo de Téramo, Abruzzo. Pensei nisso pela semelhança na
    pronúncia.
    Como posso me aproximar dessa informação? Pensei em enviar um email,
    conforme explica no Sagabook, à diretora de Téramo sobre a Lista di
    Leva, mas ele veio antes dos 18 anos. Então teria que ser pelo pai dele,
    meu trisavô, mas dele não tenho nome dos pais. O que me recomenda?
    Estou em busca da certidão de casamento dele na esperança de ter mais
    infos.
    Grande abraço
    Nilson Fabio

    Responder

  53. Ola Fabio tudo bem?
    Estou apaixonada pelos seus canais de comunicacao!
    Li seu manual o dia todo hoje rs.
    Me veio uma duvida, quando solicitamos esses docs na Italia, ou em cartorios do Brasil, tem algum tipo de validade?
    Por exemplo, a partir da data de recebimento temos x tempo para darmos a “entrada” oficial no pedido de cidadania?

    Obrigada, e obrigada pelo OTIMO trabalho que fez.

    Responder

    1. Oi Fernanda.. pra mim esse assunto está bem fresco..consigo te ajudar. Com a nova regra de legalização desde o final de 2016, os cartórios no Brasil só conseguem fazer o apostilamento de Haia de certidões com data de emissão de até 6 meses. Quanto ao documento do antenato é melhor você apresentá-lo no Comune (Prefeitura na Itália) com data de emissão tbém de 6 meses. Pelo que já ouvi, alguns aceitam com até 1 ano mas vale perguntar antes. Nos Consulados no Brasil não sei como tratam a validade do documento do antenato. Você pode entrar no site e conferir.

      Responder

    2. Olá Fernanda tudo bem?

      Eu que agradeço pelas palavras e pelo carinho 🙂

      Oficialmente não existe uma data estabelecida de validade dos documentos, porém um comune complicado pode exigir que estes documentos não tenham mais que 6 meses, e isso é contado a partir da data do apostilamento – então se puder apresente os documentos com um prazo inferior a isso, ok? Abs

      Responder

  54. Olá Fabio. Tudo bem? Cara, não tenho nem palavras para agradecer sua generosidade. É impressionante a quantidade de informação que você tem sobre esse assunto e as compartilha sem pedir nada em troca. Parabéns!!! Meu antenato nasceu em Cropalati, na província de Cosenza, na região da Calábria. Já enviei o email de solicitação do estratto per riassunto dai registri degli atti di nascita para a comune, porém só consegui a resposta de forma digital. Eles responderam o email mandando um pdf anexo com uma especie de xerox do tal documento, mas não me mandaram o documento físico. Li em alguns de seus textos, que por questões financeiras, as comunes estão proibidas de enviar documentos para o exterior. Como devo proceder?

    Responder

  55. Olá Fabio, primeiramente parabéns pelo material, ele é muito completo e ajuda muito.
    Antes de mais nada, queria explicar um pouco minha situação. Eu estou buscando minha cidadania, porém tenho parentes que já fizeram as deles utilizando o mesmo antenato italiano, o que muda é que eles fizeram por um dos filhos dele e eu tenho que fazer por outro. Com isso, já tenho todos os documentos, inclusive o certificato di battesimo de meu antenado, porém é de 2002.
    O que gostaria de saber se é tem algum atalho para mim fazer minha cidadania já que outros fizeram do mesmo antenato italiano, se não tem atalhos, preciso solicitar novamente o certificato de battesimo devido ao tempo que tenho esta cópia?
    Obrigado

    Responder

  56. Estou mandando e-mail para várias comuni, mas a maioria deles está voltando com a mensagem: “Action: failed

    Status: 5.0.0 (casella che riceve solo Posta Certificata)”
    Por que será aparece essa mensagem? Estou fazendo algo errado?
    Suas aulas são muito boas. Amo.
    Obrigada.
    Andréa

    Responder

  57. Também gostaria de uma orientação. A partir da certidão de casamento do meu bisavô no Brasil, tenho que ele nasceu em
    08/03/1908 em Lucca. Já mandei o email para o comune , porém, como era de família pobre, não sei se foi registrado. Pensei em
    enviar o email para a parrocha trambém, mas exitem 326 parrocha na Diocese de Lucca!!! Gostaria de saber quais as possibilidades
    de pesquisa para encontra a parrocha mais provável de ter o batismo dele! Obrigada pela atenção! =)

    Responder

  58. Estou tentando encontrar uma segunda via do doc de nascimento do meu bisavô que veio pro Brasil (ES) como turista e decidiu ficar. Tenho uma cópia do certificado de reservista do exército italiano de quando ele serviu, será que pelo exército eu consigo algo? a alguns meses, quase um ano mandei uma carta para o comune e até agora nada.

    Responder

  59. Pessoal, O meu bisavô nasceu na Provincia de Bergamo. Eu não tinha ideia em que cidadezinha ele nasceu. entrei no ARCHIVI DI STATO on line, Primeiro tentei na provincia inteira pelo nome dele. Não achei. Depois coloquei somente o sobrenome, encontrei a irmã do meu bisavô e achei a cidade. Depois disso ficou mais facil localizar a certidão de nascimento e casamento do meu bisavô na comune correta. Agora é só pedir por email e torcer para eles me mandarem as certidões pelo correio.

    Responder

  60. Olá Fabio,
    Estou com um problema, tenho que fazer o pedido do registri di nascita.
    Uma prima de terceiro grau me deu uma copia do que ela pediu em 1993, porem nesse documento não tem os nomes dos pais do antenato.
    Só tem a data, a cidade, regiao, o nome do antenato.
    anno 1876, parte 1, serie -, n 12
    Como eu faço o pedido sem os nomes dos pais O_O?

    Muito obrigado. ^^

    Responder

  61. Muito bom o vídeo. Qual programa tenho que ter para abrir o mapa mental:?

    Responder

  62. Oi Fábio! Primeiramente, parabéns pelas aulas! Fiquei em dúvida se o Estratto per Riassunto dell’Atto di Nascita é o mesmo que o Certificato di Nascita. Consegui alguns documentos nas conversas com familiares, e tenho uma cópia da certidão de nascimento do meu bisavô em Verona. O fato de já ter toda a data, nome da comune, etc, já ajuda me diz onde precisaria pedir emissão de novo original. Mas fiquei na dúvida Tse o Certificato di Nascita é aceito, e também se precisa ter sido emitido recentemente.

    Responder

  63. Olá Fabio!
    Primeiramente gostaria de agradecer pelo seu trabalho, sem palavras…
    Consegui reunir os documentos exceto o casamento do antenato, a informação que tenho na certidão do meu bisavô é que ele o antenato casou em 1879 na Itália. O que posso fazer?
    Obrigado!

    Responder

  64. Olá, Fábio.
    Consegui a certidão do meu antenato (meu avô materno)!!!! Me enviaram uma cópia por e-mail e já solicitei o envio da mesma carimbada e tudo mais, graças a você e o seu Sagabook.
    Ao ler o ESTRATTO PER RIASSUNTO DI ATTO DI NASCITA, constatei que há uma ANNOTAZIONI MARGINALI que diz o seguinte:
    Matrimonio con BARIOLO Luísa il 20.1.1945 in Torino.
    Foi uma tremenda surpresa para todos da minha família saber se que ele já havia se casado anteriormente na Itália…
    Gostaria de saber se isso pode ser um problema para a minha cidadania, tento em vista que casou-se na Itália e provavelmente não fez o divórcio, já que o mesmo não consta na ANNOTAZIONI MARGINALI.

    Desde de já, muito obrigado pelo seu trabalho. Somos muito gratos a você.
    Um abraço

    Responder

  65. Fabio encontrei o nome do meu anenato que seria meu bisavô mas nao veio nenhuma informação adicional de qual região da italia ele veio so ta registrado o nome do navio e a data de chegada dele ao porto de santos mas nada o que fazer nesse caso ?

    Responder

  66. Boa noite, Fábio.
    Vejo que as alterações e variações em nomes e sobrenomes são comuns. Como você conseguiu identificar que aquele era de fato o seu antenato italiano? Meu sobrenome é Feltran, mas não o encontro no site do Museu SP, apenas Feltrin e Foltran. Quais minhas alternativas para identificar o verdadeiro sobrenome caso as certidões aqui no Brasil contenham o sobrenome Feltran? Outra dúvida é: terei de retificar os nomes e sobrenomes?
    Muito obrigada.

    Responder

  67. Olá Fabio!
    Tenho duvida ou um grande problema acredito eu, meu antenado encontrei apenas certidão de óbito e nascimento, ele se casou aqui no Brasil porem já procurei por tudo e não achei nada e na certidão do filho dele não foi meu antenado que declarou só diz que filho legitimo do meu antenato, desse jeito teria que acha de qualquer jeito certidão de casamento se não nem tem como fazer nada ?

    Responder

  68. Oi Fábio, parabéns pelo belo trabalho que esta fazendo e ajudando milhares de pessoas. Referente a este vídeo eu tenho uma dúvida, por quanto tempo é válida a certidão de batismo? 6 meses? ou mais?

    Responder

  69. Boa noite Fábio, parabéns pelo site e curso, bom.., meu Trisavô veio da província de Campobasso, tenho uma cópia da certidão de óbito dele, e poucas informações, pelo que pesquisei tenho direito da cidadania, é linha paterna todos homens até chegar a mim, porém ele veio de forma clandestina, isso pode me atrapalhar de alguma maneira ?, sei que no museu da imigração pelo site que você citou, não consigo achar informações dele de forma nenhuma, provavelmente devido ele vir de forma clandestina, e também no óbito dele está com o sobrenome Pistila, é o mesmo que o meu e boa parte da minha família, porem alguns está como Pistili, já pensei na hipótese de terem alterado o sobrenome dele, pois Pistila e Pistili não é comum, apenas minha família tem esse sobrenome, o comum na italia que sei é PISTILLI entre outros, mas passa na minha cabeça, se ele veio de forma clandestina como iriam alterar o nome ou sobrenome dele, é um caso meio chato para ser analisado rs, bom se poder ajudar me de alguma forma tirando dúvidas agradeço muito, Deus abençoe e forte abraço.

    Responder

  70. Olá Fabio.
    Muito louvável o seu trabalho. Minha mulher não gostou pois ela achou técnico demais, eu já adorei, pois sou engenheiro.
    Duvida. Li, reli, asiste duas vezes, mais fiquei na duvida.
    Meu Bisavô nasceu na Itália em 1895, meu avô nasceu no Brasil em 1918, MINHA MÃE nasceu em 1945 e eu, homem, nasci em 1967. Tenho direito da cidadania ou teria que entrar via Judiciário na Itália para me dar o direito?
    Obrigado.
    Wiliam

    Responder

  71. Meu querido, meu pai não casou com a minha mãe no papel mas ele que me passa a ascendência italiana e ele foi o declarante do meu nascimento na minha certidão de nascimento. Posso ter algum problema com isso? Você tem alguma dica sobre isso?

    Responder

  72. Querido Fábio, eu tenho a certidão antiga do meu antenato italiano. Será que preciso solicitar uma nova?

    Responder

  73. Olá Fabio tudo bem ?.
    Tenho uma dúvida muito grande , acontece que o italiano dá minha família é o meu bisavô , mas ele não foi casado no papel com a minha bisavó . Gostaria de saber se mesmo assim é possível eu correr atrás dá naturalização ?.
    E o meu vô que é o filho do italiano , ele é divorciado dá minha avó , gostaria de saber também se mesmo assim posso correr atrás dá naturalização e se possível, que documento devo adquirir ?.
    Tenha um ótimo dia .
    Obrigado !

    Responder

  74. Olá Fábio, muito bom o Sagabook. Para pedir a certidão de nascimento na Itália ficou mais que claro mas eu não achei como faz para pedir a certidão de casamento (que é meu caso porque meu bisavô veio casado), pede no Stato Civile tambem a certidao de casamento ?

    Responder

  75. Oi Fábio, tudo bom ?
    Qual assunto que coloco no email pra enviar para o Archivio di Stato ? Obrigado.

    Responder

  76. Ola Fabio, tudo bem?
    Eu já tenho a copia o documento do italiano ( Estratto per riassunto dal registro degli Atti di Nascita) por que uma tia minha conseguiu a cidadania Italiana em 2000. Neste caso eu preciso atualizar todos os documento ou posso utilizar a cópia?

    Responder

  77. Fábio, tenho um documento de identidade da minha Bisavó Italiana, com data de nascimento de 22/01/1901, sendo que ela era casada com meu antenato italiano João Palermo, só que não consigo encontrar nenhuma informação dele!!! Não encontrei nem no museu do imigrante de sao paulo, muito menos no rio… Eles moraram no Rio e em Niteroi!

    Responder

  78. OI Fabio, estou inda para Itália em setembro junto com munha filha de 17 anos e minha irmã que é de maior, minha dúvida é se todas tem que ter os documentos individuais, cada uma com o seu, também tenho duvida na questão de minha filha ser de menor, se é automático ou o que preciso de documento pra ela
    Pode me ajudar?
    Muito obrigada!

    Responder

  79. Bom dia Fabio!

    Me tira uma duvida, mandei o email para o comune onde meu antenato nasceu, pedindo para eles (como no modelo feito por ti no sagabook) o “Estratto di Nascita” e eles me retornaram agora, depois de 40 dias o seguinte: “Si spedisce all’indirizzo da lei indicato l’estratto di matrimonio richiesto.
    Cordiali saluti”
    Não entendi direito, eles estão me pedindo a certidão de casamento dele para enviarem a de nascimento?
    fico no aguardo, Valeu.

    Responder

  80. Karine, quero te agradecer novamente!!! Hoje achei mais um importante documento graças a esse link que você compartilhou!! 😉 😀

    Responder

  81. Obrigado pela dica, Karine! Sou do Rio de Janeiro e estou numa luta para achar os documentos da família. 😉

    Responder

  82. Fabio não consigo achar o nome do meu antenato nesses sites pode me ajudar?

    Responder

  83. Muito boa tarde a todos. Espero que estejam bem! Agradeço pelo seu excelentíssimo trabalho.
    Minha dúvida é:
    O Documento que possuo de meu Antenato Italiano foi assinado pelo L’Officiale di Anagrafe do Comune Di Fórmia, mas certifica que minha Nonna nasceu em Roma. -Devo solicitar a Certidão para o Comune de Roma ou para o Comune de Fórmia?

    Sei que ela nasceu em Roma.
    Agradeço novamente, você está de parabéns!

    Quem puder tirar minha dúvida, fico no aguardo!

    Abraços a todos!

    Responder

  84. Fábio,
    Não consigo baixar o mapa mental .
    Mas quero agradecer , pois as aulas estão me ajudando.

    Responder

    1. Oi Joice, eu consegui baixar ontem mesmo o mapa mental, para isso, é preciso clicar exatamente no texto “Mapa Mental do Curso*”, que está em destaque na cor vermelho.

      Abraço.

      Responder

      1. Olá Roberto,
        Eu fiz isso, mas não sei porque para mim não abre. No meu caso, deve ser sistema, ou algo assim. Eu consegui baixar o sagabook.. mas não abre o arquivo do mapa 🙁

        Responder

  85. Boa noite Fabio tudo bem?
    Gostaria de te dar os parabéns pelo seu blog é muito instrutivo e construtivo pois ajudou e continua ajudando. muitas pessoas.
    Bom tenho uma pergunta pra você, e ficaria muito grato se pudesse me ajudar?
    Meu Bisavô nasceu na província de (Rovigo) na cidade de Castelmassa ele nasceu em 30/09/1876, tenho a certidão de Óbito dele, e já mandei um e-mail para eles, já tive a resposta também, pediram que eu escrevesse uma carta com pedido junto com um cupom internacional já fiz isso também, mas já se passaram 60 dias e o documento ainda não chegou, a minha grande duvida é a certidão de casamento também do meu bisavô, sei o nome da minha da minha bisavó, mas não sei onde eles se casaram sei só que foi na Itália.
    Obrigado desde já.

    Responder

  86. Então, consegui a certidão de casamento do meu antenato, porém ela só consta que é Italiano dá Calábria. Pedi o desentranhamento da habilitação e só consta uma declaração de próprio punho dizendo a msm coisa. Os pais dele constam que morreram no Rio de Janeiro, na data do casamento dele há 18 e 30 antes. Ainda pra me ajudar aparece que a mãe dele tem o msm nome da esposa. Tô doidinha 😑

    Responder

  87. Olá Fábio! Pedi via e-mail para o Comune di Mareno di Piave a certidão de nascimento do meu antenato, inclusive anexei a que eu tenho, datada de 2007. Eles me responderam dizendo que precisam do documento de identidade do requerente, ou seja, o meu rs. Aí vem minha pergunta: Devo responder que preciso da certidão para reconhecimento da cidadania, que não possuo documento de identidade italiano. Estou pensando aqui.. tenho certidões traduzidas (nao em inteiro teor) que possam comprovar minha ascendência. O q devo fazer? Qual sua sugestão?? : )

    Responder

  88. Ola Fabio, já vi todos os seus videos e estou revendo um a um para seguir os passos, lembro que vc já falou sobre nomes que mudam quando vem para o brasil e sua não importância no processo, mas no meu caso meu antenato teve o sobrenome mudado de Angelo Guerzoni para Angelo Guersoni, já tenho todas as informações para pedir a documentação dele, ja que ele nasceu, casou e morreu na Itália, mas queria saber se terei que retificar meu sobrenome antes de fazer o reconhecimento da cidadania?

    Responder

  89. Ola Fabio. Gostaria de saber o seguinte: minha irma fez todo o processo ano passado, os documentos ficaram prontos em junho. Tenho que começar do meu antenato ou posso pegar um atalho com os documentos dela???,

    Responder

  90. Ciao Fabio,
    Estou indo para a italia em uma mini ferias, e resolvi passar pela regiao de Treviso para localizar os docs do meu bisnono, mas nao tenho certa a comune. Estou pensando em fazer um trabalho de formiguinha, indo nas comunes que tenho encontrado antecedentes de minha familia. Na sua opiniao e experiencia, seria mais facil eu ir direto nas comunes para buscar e solicitar esses documentos pessoalmente?
    Obrigado por toda sua ajuda com os videos e manuais.

    Responder

  91. Olá Fabio, à uns meses entrei em contato com o comune de Padova onde está a certidão de nascimento do meu avô, eles me informaram que não enviam nenhum documento para o exterior, que eu terei que buscar ou pedir para alguém buscar. Já tenho todos os outros documentos, e pretendo buscar a certidão de nascimento pessoalmente. Gostaria de saber se isso pode me acarretar algum problema no processo.
    Obrigada

    Responder

  92. Fabio, eu recebi uma carta de resposta da italia, porém os papeis veio diferente do que esta no sagabook. E veio escrito algumas coisas a caneta da qual eu nao consegui entender. gostaria de saber se esse documento que chegou serve e você poderia traduzir o que veio escrito? Qual o e-mail q eu posso te mandar a digitalização do documento?

    Responder

  93. Olá Fábio, solicitei o certificato de battesimo e matrimônio para parrocchia de Postioma TV, pediram uma oferta para enviar os documentos…Como faço esta transferência…?

    Responder

    1. Lucimar, tudo bem?

      Eu solicitei os documentos à Parrocchia de Primiero di Fiera (TRENTO) há cerca de seis dias, e já me responderam, dizendo que os documentos solicitados (battesimo da nonna e do bisnonno) já foram à Cúria para assinatura do cancelliere.

      A mim, não pediram oferta nenhuma, apesar de eu ter oferecido para pagar por quaisquer custas envolvidas no processo.

      Por que não envias um e-mail perguntando como poderia fazer essa oferta?

      “Come potrebbe fare un’offerta per te?

      C’è un conto bancario sul quale ho potuto trasferire un’offerta di ringraziamento?”

      Ou algo do tipo… Aí, se tiver, você tenta fazer via Western Union, Moneygram, ou algum serviço equivalente.

      Espero ter ajudado!

      Responder

  94. Olá Fábio, embora tenha me inscrito no seu canal do youtube e esteja seguindo parcialmente as dicas, só estou me certificando do que realmente é necessário, pois pretendo obter minha cidadania italiana somente no ano que vem (2018). Em relação à isso, de início, tenho duas dúvidas: Existe um prazo após a emissão dos documentos em relação à todo processo, por exemplo, um prazo estipulado desde a aquisição de todos os documentos, os processos realizados no Brasil até finalmente dar início na Itália?! Outra dúvida é qual o valor cobrado para a comune nos enviar os documentos que se encontram na itália e se tem um modelo de email para solicitar a certidão de casamento, visto que meus tataravós nasceram e casaram na Itália. Desde já agradeço!!!

    Responder

    1. Olá! Lendo o que o Fábio falou, e pelo que já ouvi e li dele e de outros canais:

      Sobre o valor: cada comune PODE, mas não necessariamente fará, cobrar uma taxa para emissão do documento. É baixa, coisa de 2 – 10 euros. Agora, o envio ao Brasil às vezes é mais complicado.

      Sobre o modelo de documento de casamento: é só trocar o “atto de nascità” por “atto de matrimonio” nos docs. Você deverá pedir ao Ufficio di Stato Civile o “estratto per riassunto dell’atto di matrimonio” ou, se for à Parrocchia, o “Certificato di Matrimonio”

      Sobre o prazo, fico te devendo…

      Responder

      1. Entendi, já sei onde estão os documentos do meu antenato, agora vou tentar enviar um email pro comune e aguardar, mesmo que cobrem, compensa!!! Quanto à certidão de nascimento vou fazer isso, acabei assistindo hoje um vídeo que fala sobre o assunto e quanto ao tempo me parece que o melhor seria conseguir realizar todos os processos em 6 meses, visto que há comunes que pedirão esse prazo, melhor fazer no menor prazo possível para garantir!!! rsrsrs Obrigada pelas informações!!!! ^^

        Responder

        1. É um prazer ajudar! Também já me vi muito perdido, perdi as esperanças, e vendo os vídeos do @fabiobarbiero:disqus retomei e vi que ainda havia esperança!

          Eu já requisitei o certificato di battesimo à Parrochia de Fiera di Primiero, lá em Trento, e estou aguardando – já me responderam, muito cortesmente que estava indo à Cúria para assinatura!

          Eu não sei quando chegará, e só poderei ir à Itália em Dezembro. De qualquer forma, se estiver próximo do prazo de validade, eu peço outra!!!

          Responder

          1. Verdade, também penso assim, o quanto pudermos ajudar um ao outro é importante, pois nem sempre tudo da certo de primeira, mas com um pouco de insistência no final tudo dá certo ^^ O maior problema pra mim está sendo o processo de retificação, mas sei que é possível resolver, então mãos a obra!! Obrigada e boa sorte com seus documentos e processo!!! 😀 Abs


        2. Imagine, sem problemas. Creio que o espírito é o mesmo do Fabio: compartilhar o máximo que pudermos, nos ajudarmos mesmo.

          Responder

  95. Oi Fabio. Agradeço sua colaboração e dedicação conosco que vamos iniciar nossa saga.
    Eu tenho parentes que já tiraram a cidadania italiana e um deles, inclusive, agora é advogado e está trabalhando – na italia – com acessoria de imigração ^^… Inocentemente eu fui pedir a turma de primos quem teria os documentos ou informações para me ajudar a dar a entrada e todos me indicaram falar com ele. Já estou com receio de vir uma salgada cobrança para esse investimento e arrepiei só de pensar.
    Eu não pretendo viver NA ITÁLIA, então, devo ainda assim aprender o italiano para tirar? Terei que ir a itália se quiser que o processo ocorra num prazo de até um ano?
    Estou lendo o Sagabook e acredito que terei muitas respostas ainda, mas agraceço se puder me adiantar essas informações. Nao quero ter um investimento muito alto nisso, pois ainda tenho várias etapas no meu projeto de “mudar de vida” fora do Brasil.
    Obrigada desde já

    Responder

  96. Fábio, me ocorreu uma dúvida ao ver esse vídeo. Sobre o código do documento Estratto di Nascita do meu antenado, que recebi há pouco tempo, verifiquei que há Numero e Anno, mas Parte e Serie estão em branco, mais precisamente com (—). Isso é um problema?

    Responder

  97. Olá, Fábio
    Solicitei o certificato de battesimo de meu antenato na parrocchia de Postioma, Paese, TV. Através do email pediram um depósito de 50 euros para paróquia, como faço isso?

    Responder

  98. Olá, Fábio! Vi na sua resposta da pergunta abaixo que o comune me dirá se necessito de um documento atualizado do meu bisavô, pois o meu é de 2011. Portanto, essa dúvida está sanada, mas ainda tenho uma: Será necessário legalizar ou reconhecer firma dessa certidão (certificado di battesimo) em algum órgão italiano? Ou posso apresentá-la assim como me foi entregue, junto do restante da minha documentação?

    Responder

  99. Muito massa todas as suas dicas Fabio. Infelizmente até agora eu não encontrei nenhum documento do meu antenato. Acredito que terei de enviar uma cartinha mesmo 🙁

    Responder

  100. Oi Fábio, agradeço muito pela ajuda que você está me dando com o SagaBook e com as aulas do youtube.
    Tenho uma dúvida.
    Meu antenato nasceu no navio vindo para o Brasil, chegou aqui com 24 dias e com o nome de Thibes Imperatore (encontrei isso no cartão de embarque do navio dele, e no caso esse era o nome do próprio návio), solicitei ao comune a certidão dele e a mesma veio com o nome de N Imperatore… em outra busca encontrei um certificado de nascimento dele daqui do brasil com o nome de Napoleão Imperatore, todas essas variações irão me dar problema quando eu for apresentar os documentos para a cidadania?
    Obrigada!

    Responder

  101. Oi Fabio, tudo bem? Por incrível que pareça, o arquivo di stato me respondeu em menos de 10 dias, informando que não localizaram a lista di leva e que o nome Rossi é muito comum la, porém enviei o modelo que você disponibilizou no sagabook com todas as informações e anexei os documentos dele que tenho aqui (sem tradução). Isso pode ter atrapalhado algo ou tenho alguma outra forma de descobrir a data de nascimento do meu bisnonno? Posso fazer a mesma solicitação ao arquivo di stato de Roma?Grazie mille.

    Responder

  102. Oi Fábio, tudo bem?

    Na certidão de casamento e óbito do meu bisa, consta que ele nasceu na itália (Rovigo), mas achei uma certidão de nascimento aqui que diz que ele nasceu no interior de SP. Tô totalmente perdida..Mandei email para o Archivio di Statu de Rovigo e não acharam nada lá..se ele nasceu mesmo no Brasil eu posso fazer a cidadania pelo meu trisavô certo? Mas em relação ao local de nascimento do bisa, não sei como saber se ele era brasileiro ou italiano. Por favor, se puder me ajudar, ficarei grata!

    Responder

    1. Olá Aline se ele não era italiano, você deve sim começar a sua linha pelo pai dele e retificar os documentos brasileiros para corrigir esta naturalidade incorreta

      Responder

  103. Oi Fabio, quanto tempo antes de viajar que começo a reunir os documentos, vou viajar em Agosto, tenho medo de perder a validade.
    Muito obrigada pela sua dedicação, você é D+!!

    Responder

    1. tbm tenho essa dúvida, eu pedi um docmento em um cartório mas vou demorar pra conseguir juntar todos e viajar, peguei o documento pra conseguir informações que me ajudariam, é a certidão de casamento do antenato italiano, mas se elas tem validade nem vale a pena pegar os documentos todos….

      Responder

  104. Ciao Fabio!
    qnd assisti seu video já havia enviado o email ao comune pedindo pelo estratto dell’atto di nascita e não pelo estratto per riassunto dell’atto di nascita, ainda estou aguardando, e agora se não vier riassunto devo reenviar?

    Responder

  105. Olá Fabio,
    Primeiramente quero agradecer todo o conteúdo deste canal tem me ajudado muito, sigo seu blog praticamente no inicio, já li seu livro e o Sagabook agora estou fazendo este curso de 30 dias. Estou no estagio inicial da minha busca de documentos, e estou com dificuldades para descobrir a real historia da imigração do meu Antenato, a historia que minha família tem contato a muito tempo e que meu antenato veio para o Brasil com 11-12 anos, não sabem se veio com os pais, e dizem que ele veio clandestinamente no compartimento de carga de algum navio. Pela sua experiencia esta e uma situação que realmente pode ter acontecido? Dado esta pequena introdução vem minha pergunta. E possível algum passageiro que desembarcou de um dos navios sem que tenha sido registrado nas listas? Este caso devo contar com a sorte de ter algum documento antigo na família ou em cartórios da região que ele morou? Muito obrigado.

    Responder

  106. Olá Fabio, Parábéns pelo curso, vc é o cara!

    Tenho uma dúvida, meu bisavô veio ao brasil em 1915 e casou com minha bisavó também italiana aqui no brasil!

    Meu avô é nascido em São Paulo, nunca solicitou a cidadania!

    Meu pai tambem nasceu em São Paulo e já tem a sua cidadania reconhecida!

    Devo fazer a solicitação desde meu bisavo ou posso fazer pelo meu pai?

    Li o sagabook, mas não compreendi bem se posso através do meu pai!

    Pretendo estar na italia em final de fevereiro início de março.

    Outra coisa não consigo baixar o mapa mental o drop box, acusa erro 5XX.

    Abs,

    Responder

  107. Olá Fabio, Parábéns pelo curso, vc é o cara!

    Tenho uma dúvida, apesar de le no saga book, não compreendi muito bem,

    Meu bisavô veio ao brasil em 1915 casou com minha bisavó também italiana aqui no brasil!

    Meu avô é nascido em São Paulo, nunca solicitou a cidadania!

    Meu pai tambem nasceu em São Paulo e tem a cidadania, devo fazer a solicitação desde meu bisavô ou posso fazer pelo meu pai?

    Pretendo estar na italia em final de fevereiro início de março.

    Outra coisa não consigo baixar o mapa mental o drop box, acusa erro 5XX.

    Abs,

    Responder

  108. Olá Fabio, meu bisavô veio ao brasil em 1915 casou com minha bisavó também italiana aqui no brasil! meu avô é nascido em são paulo, nunca solicitou a cidadania, meu pai tambem nasceu em são paulo e já tirou a sua cidadania, devo fazer a solicitação desde meu bisavo ou posso fazer pelo meu pai?

    Responder

  109. Fabio, estou com uma duvida sobre os nome dos pais do meu antenato. Com a
    certidão de óbito descobri que ele veio da provincia de Treviso mas nao
    informa em qual Comune. Na mesma certidão descobri que o nome pai dele é
    José Zanetti e Angela Zanetti. Enfim, ao mandar o email para o Archivio
    di Stato para pedir a informação do nascimento pela Lista di Leva, devo
    escrever o nome do pai dele (José) como consta na certidão de óbito?

    Responder

  110. Fabio, estou com uma duvida sobre os nome dos pais do meu antenato. Com a certidão de óbito descobri que ele veio da provincia de Treviso mas nao informa em qual Comune. Na mesma certidão descobri que o nome pai dele é José Zanetti e Angela Zanetti. Enfim, ao mandar o email para o Archivio di Stato para pedir a informação do nascimento pela Lista di Leva, devo escrever o nome como consta na certidão de óbito?

    Responder

  111. a certidão de nascimento do antenato italiano após ser emitida tem validade antes de ser feita a legalização?

    Responder

  112. Oi Fábio, tudo bem? Por favor me ajude… Um Comune achou o registro de 2 irmãos do meu antenato, mas não achou o registro do meu antenato:

    MASO Vittorio figlio di Gio -Battista e di BASSO Rosa nato a Mansuè il 17/11/1881
    MASO Romano figlio di Gio -Battista e di BASSO Rosa nato a Mansuè il 17/12/1884

    Meu antenato chamava-se ABELLE e segundo os documentos que tenho, nasceu em 1882. Oque devo fazer?

    Responder

    1. Olá Caio aqui pode acontecer duas situações:

      1 – Ele tinha 2 nomes, por exemplo Abelle Vittorio ou Abelle Romano e ele é um destes
      2 – Os pais mudaram de comune e ele nasceu em outro comune

      Você precisa ver o livro do comune para saber se não se enquadra no item 1, e depois de confirmar, deve continuar procurando em outros comunes, ok?

      Responder

      1. Não Fabio… Vittorio e Romano são os irmãos do meu antenato. O Vittorio nasceu em 1881, aí seria meu antenato Abelle nascido em 1882 ou 1883 e depois o Romano nascido em 1884. É estranho o Comune não ter achado meu antenato, não sei se essa hipótese de terem mudado de Comune pode ter ocorrido… O filho mais velho e o mais novo nascidos em um Comune e o filho do meio (meu antenato) nascido em outro? É estranho…

        Responder

  113. Olá Fabio ! Quando fala neste vídeo na parte que comenta do certificado de batismo, gostaria de esclarecer umas duvidas.
    1) Quando solicito para o padre o certificado, ele vem com a autenticação do padre pela cúria metropolitana ?
    2) Qual tempo de validade tem este documento para a COMUNE ?

    Parabéns pelo seu material, está fantástico !!!!

    Obrigado e grande abraço !!!!!

    Responder

    1. Olá Luiz não vem não, a cúria normalmente fica na capital da província, é um serviço à parte em relação a emissão do documento pelo padre.

      Responder

  114. Fabio,
    Quando clico para criar uma conta gratuita no site Mindmeiste ele nao faz o download do arquivo para eu importar o mapa mental 2017. como faço

    Responder

  115. Olá fabio,
    Meu problema é achar a cidade onde meu trisavô morreu já que é lá que provavelmente encontrarei a certidão de óbito. Minha família não sabe o ano o qual ele morreu nem a cidade a qual estava, porém, sabemos que no ano de 1923 meu trisavô estava vivo, já que assinou a certidão de casamento de seu filho.
    Suspeitamos que ele possa ter morrido na cidade de São Carlos (SP), Descalvado (SP) ou Santo Antônio da Platina.
    Você tem alguma ideia de como eu posso descobrir onde está a certidão de óbito de meu trisavo? Não sei se os cartórios tem algum sistema integrado por cidade de documentação ou algo parecido.
    Obrigada desde já!

    Responder

  116. Ola Fabio, primeiramente quero lhe dar parabéns pelo canal, pelo blog enfim por toda a ajuda que você dispõe a todos que buscam a tão sonhada cidadania italiana. Gostaria de tirar uma dúvida: o registro que encontrei de meu antenato (bisavô) no “archivo di stato” conforme saga book, não consta o nome da mãe, porém, eu tenho o nome dela nas certidões do meu avô. Portanto, terei algum problema quando solicitar o documento italiano? Grande abraço!!!

    Responder

  117. Ola Fabio, estou buscando o documento do meu bisavô em Refrontolo (Treviso), achei o site da comune, e uma seção que parece cuidar dos documentos (Ufficio Unico Servizi Demografici), pode me ajudar se é pra esse setor mesmo que devo enviar o email? Obrigado, e parabéns, tem feito um ótimo trabalho!

    Responder

  118. Olá Fábio!

    Minha linha é a seguinte: Eu – minha mãe (nascida no Mato Grosso em 1966) – Terezinha (nascida em São Paulo em 1947) – Dante (nascido em São Paulo em 1904 e casado com uma brasileira) – Amedeo (nascido em 1868 em Denore, Comune di Portomaggiore. casado com uma italiana em 1898). Amedeo veio para o Brasil em 1899.

    Dúvida: Eu tenho direito de pedir a cidadania italiana?

    Responder

    1. Olá, Sarah! Deixe-me ver se entendi:
      Amedeo (1868-Denore) TRISAVÔ
      Dante (1904-São Paulo) BISAVÔ
      Terezinha (1947-São Paulo) AVÓ
      sua Mãe (1966-Mato Grosso do Sul)
      você
      Bom, apenas com estas informações você parece ser cidadã italiana, sim, bastando apenas juntar toda a documentação e solicitar esse reconhecimento.
      Parabéns!

      Responder

  119. Olá Fabio primeiramente parabéns pelo canal pelo blog enfim, por toda essa ajuda que você dispõe a todos que tem o sonho da cidadania italiana. Gostaria de tirar uma dúvida: no archivio di stato que achei do meu antenato conforme saga book, não consta o nome da mãe porém, eu tenho o nome dela nas certidões do meu avô então, terei problema quando solicitar o documento italiano de meu antenato? Obrigado grande abraço…

    Responder

  120. Oi Fabio, boa tarde. Primeiramente já te agradeço pq graças ao Saga Book consegui localizar a certidão de nascido do meu antenado! Mas, ainda preciso de orientação… Como entrei em contato por e-mail, a comune me respondeu por e-mail e anexou o arquivo digitalizado. Não mencionou o envio no meu endereço e estou sem saber como proceder para obter a certidão física. Pode mais uma vez me ajudar? Muitíssimo obrigada!

    Responder

  121. Olá Fábio, antes de tudo parabenizo pelo conteúdo do curso que esta excelente! Minha duvida sobre essa aula é:
    Antes de conhecer Minha Saga, eu já corria atras de toda a documentação (Já consegui todas) e até fiz o pedido para a comune para receber o Estratto per riassunto dell’atto di nascita. Acontece que eles me enviaram em formato .PDF tal documento. Eles cobram alguma taxa para ser enviado pelo correio? Sabendo que o documento tem validade de 3 meses, o correto é solicita lo depois que todos os outros documentos do Brasil estiverem retificados? Obrigado! Abraços

    Responder

  122. Bom dia Fabio! Antes de mais nada gostaria de agradecer o material rico que você disponibilizou para facilitar a nossa conquista da cidadania italiana, esse tipo de conteúdo é único na internet.

    Minha dúvida é a seguinte:

    Meu tataravô era italiano veio para o Brasil já casado, porém parece que ele casou na suíça e depois voltou para a Itália para logo em seguida vir para o Brasil. Eu estou perto de conseguir a certidão de nascimento do meu bisavô porém todos da família se lembram do meu Tataravô como João. Vi que você teve um problema parecido com o seu familiar, como você fez pra descobrir o nome real dele?

    Responder

  123. boa tarde fabio tudo bem eu estou com uma dificuldade

    eu baixei e estalei Mindmeister mas ele não gerou o arquivo do mapa mental ja tentei em outros navegadores mais não deu certo vc tem o mapa mental em outro lugar pra eu baixar desde eu lhe agradeço…

    meu email [email protected]

    Responder

  124. Olá Fabio, fiquei com uma duvida em relação a ter uma mulher na linhagem, a minha linhagem é a seguinte:
    Trisavô: Rafaele nascido em 1865 na Italia, Bisavó: Mathildes nascida em 1912 No brasil, Avó: Aparecido1936, Mãe.
    Tenho duas mulheres na linhagem.

    Responder

  125. Oii Fabio,

    tenho mais uma duvida,
    na certidão de nascimento do meu antenato o nome dele é GIO:BATTA (o padre escreveu exatamente assim, com os dois pontos…)
    Meus parentes me disseram que é a abreviação de Giovanni Battista.
    Minha duvida é a seguinte:

    Preciso fazer alguma correção na certidão de casamento que está Giovanni Cesca. (sem o battista, porém o meu sobrenome é CESCA e não Battista)
    Na certidão de Obito está Giovanni Battista Cesca.

    outra coisa, quando eu for emitir a CNN eu coloco “GIO:BATTA” ou Giovanni Battista?

    Responder

    1. Olá Kamila, a informação dos parentes está correta, o nome dele era GIovanni Battista. Para evitar problemas, coloque na CNN Gio Batta e também Giovanni Battista, ok?

      Responder

  126. Olá Fabio, tudo bem?
    Meu antenato Nasceu na Itália e casou-se no Brasil. Localizei a certidão de casamento dele em uma igreja aqui do RS, por isso, lhe pergunto, como deve ser o documento que a igreja emitirá?

    Responder

    1. Olá Diego, documentos de casamento religiosos no Brasil são válidos apenas se emitidos antes de 1890 – se o casamento aconteceu após esta data, ele não é válido para o processo, pois após esta data, somente certidões civis de casamento podem ser utilizadas. Portanto se o casamento aconteceu antes de 1890 ele deve ter o carimbo da cúria metropolitana no Brasil

      Responder

  127. Ooi Fábio, parabéns pelo seu trabalho! Está ótimo!
    Quanto você cobra pra enviar a certidão do antenato? Eu já sei qual a paróquia que ele foi registrado…

    Obrigada

    Responder

  128. Mais uma vez obrigado, mandei email para a comune em um dia eles me enviaram via email e PDF a certidão de nascimendo do meu bisavô…….com esse documento em pdf consigo dar entrada?

    Responder

  129. Olá Fábio. Eu gostaria de saber sobre a certidão de casamento do antenato. Meu bisavô se casou na Itália e gostaria de saber se você poderia enviar um modelo de requisição para pedir a certidão de nascimento na Itália? No seu livro há o modelo para solicitarmos a certidão de batismo. A minha dificuldade está sendo, como pedir, pois não falo nada de italiano. Outra dúvida que tenho. Tem alguma exigência para essa certidão ser emitida de uma forma que ela realmente seja aceita? Grata.

    Responder

  130. Olá Fábio estou começando minha saga e estou muito feliz de ter encontrado seu canal e blog. Minha dúvida é a seguinte meu trisavô é da comune de baranello molisse campobasso, eu já mandei o e-mail pedindo a certidão de nascimento porém ele casou também na Itália eu sei o nome da esposa dele mas não sei o ano do casamento e nem como pedir, você poderia me ajudar me explicando qual direção seguir.
    Desde já agradeço pela atenção e espero ansiosamente pelo retorno.
    Obrigado

    Responder

  131. Ciao Fabio. Estou com um problema aqui. Eu mandei um e-mail para o arquivo di stato di Bergamo solicitando a Lista di Leva do meu bisnonno. Enviei com um endereço, porém irei mudar e agora não sei como faço. Devo enviar um novo e-mail informando a mudança? Grazie.

    Responder

      1. Oi Fabio, por incrível que pareça, o arquivo di stato me respondeu em menos de 10 dias, informando que não acharam o documento e informando que o nome Rossi é muito comum la, porém enviei o modelo que você disponibilizou no sagabook com todas as informações e em anexo os documentos dele que tenho aqui (sem tradução). Isso pode ter atrapalhado algo ou tenho alguma outra forma de descobrir a data de nascimento do meu bisnonno? Grazie mille.

        Responder

          1. Oi André, meu antenato foi Giovanni Tomaso Rossi. Aqui no brasil era João Rossi.


  132. Olá Fábio! Obrigada pelos vídeos, ajudaram muito. Consegui identificar onde está a certidão de batismo do meu antenato. o Padre manda uma conta bancária para cobrar alguma taxa? Ou seria um vale postal, algo assim?
    Obrigada

    Responder

  133. Fabio, eu estou com uma duvida, a biza vó do meu marido é nascida no Brasil é filha de Italianos. A Trisavó veio ao Brasil e casou com um italiano, aqui. Pra quem ele deve recorrer a cidadania?A Trisavó ou o Trizavô, temos mais dados da Trisavó
    Eu tb não encontrei ela nos sit que vc indicou, sei que ela chegou em são paulo, solteira. E casou em Cruzeiro com um Itáliano viveu la teve teve os filhos e tals

    Responder

    1. Olá Estefânia, neste caso a linha pode partir do trisavô, sendo ele italiano, entendeu?

      Responder

      1. Preciso saber se ele naturalizou-se ou não, né!? Ildebrando Barbiéri. Não sei com quantos anos ele veio, só sabemos que é da região da Toscana…
        Supõe-se que, casou, teve filhos, e morreu em Cruzeiro, Interior de São Paulo… Tenho que pedir a certidão de nascimento da avó do meu esposo, em inteiro teor e assim que esta chegar, pedir a da bisavó, para conseguir o nome do trisavô?
        Não o encontrei no site que você me passou… na realidade, nem sabemos se o nome dele se escreve assim mesmo ou se inicia com “H” kkkk
        ( Não repare no português não, que só Jesus na causa kkkkkk )

        Responder

  134. Olá Fábio…
    Estou um pouco atrasada nas aulas mas queria tirar uma duvida. Ao pedir o documento para o Padre qual seria o custo para obter o documento e como eu pediria para mandar com a autênticação da assinatura dele?
    Obrigada, estou aguardando.

    Responder

  135. Boa tarde Fabio,

    Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho.

    Fabio, estou com um problema, pois não consigo baixar o sagabook 2017.
    Já fiz de tudo; inclusive inscrevi mais de um e-mail no link de download, mas mesmo assim o arquivo não baixa.

    Depois de um longo período pesquisando, eu finalmente encontrei o registro de nascimento do meu antenato italiano no site Familysearch e agora gostaria de ter acesso ao modelos de e-mail do qual você fez referencia na vídeo aula nº 2, para que eu possa, enfim, requerer a certidão oficial italiana.

    Obrigado!!!

    Responder

    1. Olá José tudo bem? Normalmente quando isso acontece, o email com a confirmação e o link pra baixar está na sua caixa de spam ou então na aba “promoções” do Gmail, dá uma olhadinha lá, ok?

      Responder

      1. Obrigado Fabio, realmente os e-mails de acesso ao download estavam todos classificados como spam.

        Responder

  136. Boa tarde Fabio, não estou recebendo o sagabook 2017. Já cliquei milhões de vezes no link do download, mas mesmo assim não vem.

    Já encontrei o registro de nascimento do meu antenato italiano no site familysearch e gostaria de ter acesso aos modelos de e-mail que você mencionou na vídeo aula nº 2.

    Parabéns pelo excelente trabalho!

    Responder

  137. Ola Fabio
    Tudo bem_

    Eu recebi na semana passada a carta da Comune com a Certidão de Nascimento do meu Antenato Italiano depois de 2 (dois) anos apos ter enviado a carta de solicitação a Comune.

    Eu preciso obter a Atti di Matrimonio do meu Antenato também correto? Qual modelo de carta ou e-mail devo utilizar? eu encontro no Sagabook 2017? Devo enviar para a Parrochia?

    Responder

  138. Olá Fábio!!!

    Iniciei minha saga atras da cidadania italiana. Até o momento já consegui a certidão de casamento e óbito do meu antenato, que no caso é meu bisavô.
    A minha dúvida é a seguinte:

    Existem mais pessoas da minha família que tem interesse em fazer a cidadania italiana, desta forma, será necessário cada um de nós ter as certidões ou uma certidão (nascimento, casamento e óbito) pode ser usada por todos os interessados?

    Atenciosamente.

    Responder

    1. Olá Cleiton depende do comune: neste caso você deve entrar em contato com o oficial e perguntar a ele se todos podem utilizar a mesma documentação – no canal do Youtube tem um vídeo onde eu falo sobre aproveitar processos familiares, ok? Abraços

      Responder

  139. Olá Fábio, primeiro de tudo obrigado pelas super dicas!
    Eu tenho uma dúvida em relação ao documento do italiano. O meu trisavô que é o italiano, e ele nasceu em Ponte di Piave no Treviso em 1870, então eu preciso pedir o certificado de batismo.
    A minha dúvida é se o certificado de batismo também tem validade de seis meses igual as outras certidões.

    Responder

      1. Fábio, portanto todas as certidões que no caso estou requerendo junto aos cartórios, inclusive àquela requerida junto à Comune terão apenas 6 meses de validade?

        Responder

  140. Como faço para achar a lesta di leva das outras regiões de Vêneto que não seja Padova?

    Responder

  141. Fabio ola Tudo bom?
    Venho acompanhando todos os videos e primeiramente gostaria de parabeliza-lo pelo trabalho e sempre ajudando o pessoal nessa tão árdua tarefa!
    Estou com algumas dúvidas em relação a cert.nascimento e batismo do antenato pode me ajudar?
    Para o processo de cidadania, para nascimentos após 1871 é aceito a Certidão de Batismo ou apenas a De Nascimento?ou ambas?
    É possível após 1871 existir apenas a cert. batismo?, no caso meu antenato chegou no brasil em 1888, provavelmente com 8 anos.

    Um Parente meu, tentou achar esse nascimento, foi na comune na epoca, por volta de 2006, conseguiu dos dois Irmãos um de 1878 e outro de 1882 e ainda o casamento dos pais ! mas nao do meu antenato rs que azar! possuo esses documentos, o que voce acha que posso fazer?

    Responder

    1. Olá Rafael já vi casos como o seu, que acabou revelando que a pessoa nasceu no Brasil enquanto todos acreditavam que ele tinha nascido na Itália – tente verificar se não é o seu caso também, ok?

      Responder

      1. Fabio , tudo bom?
        Encontrei o Registro de desembarque no site do museu da imigração e na Cert.Casamento e Obito ambos dizem que ele era Italiano, entao acho que nao seria o caso, ou , seria muito azar.

        Para o processo de cidadania, para nascimentos após 1871 é aceito a Certidão de Batismo ou apenas a de Nascimento?ou ambas?
        É possível após 1871 existir apenas a cert. batismo?

        Responder

  142. Boa noite Fábio, como vai? Primeiramente gostaria de te agradecer, pois com o Sagabook 2016 consegui levantar boa parte da minha árvore genealógica. Sou trineto de italiano, no qual a família diz que se chama “Crestani di Antoni”, e encontrei alguns registros no familysearch. Hoje, assistindo tua aula, me vieram algumas questões:

    No vídeo, tu mostra como encontrar o registro através do archivo di stato. Fiz minha busca através do sobrenome (Crestani), cidade (Vicenza) e ano de nascimento do antenato (1980). Com isso encontrei UM ÚNICO registro de alistamento militar, que mostra um “Antonio Crestani” filho de “Angelo” e “Maria Maddalena” nascido EXATAMENTE NESTE ANO na cidade de “Altavilla Vicentina”.

    Considerando que atualmente Altavilla Vicentina tem 9.000 habitantes, e que o nome do antenato pode sofrer variações, a probabilidade deste registro ser realmente do meu antenato é grande, não?

    Estarei essa semana visitando o cartório das cidades onde meu Bisnonno nasceu e se casou (estes dados encontrei no familysearch e confirmei com parentes), para ver se consigo as certidões de casamento e óbito. Pergunto: Caso nas certidões constem o nome do antenato da forma que me disseram (Crestani di Antoni), o que mais posso fazer pra ter autenticidade sobre o registro que encontrei? Devo contratar alguém pra achar este documento? Ou devo pesquisar cartórios e paróquias desta pequena cidade? Pois mesmo que conste o nome do meu antenato, ainda não constará o nome dos pais dele..

    Responder

    1. Olá Guilherme veja na certidão de casamento e óbito do italiano e também no nascimento do filho: se o nome do pai e da mãe for o mesmo, então a probabilidade que seja o seu antenato é enorme sim 🙂

      Responder

  143. Olá Fabio, segui ao pé da letra seu sagabook 2017 (inclusive imprimi ele), encontrei todos os documentos de meu antenato, ele foi casado com minha bisavó brasileira, no entanto quando recebi a certidão dele de nascimento, constava la que ele era casado na Italia. Existe algum problema nisso ? Vou precisar apenas da certidão de casamento dele aqui do Brasil com minha bisavó ? Obrigado.

    Responder

  144. Ola Fabio, Tudo bem?
    Poderia por gentileza informar qual os dizeres no assunto do e-mail devo mencionar ao envia-lo ao O ARCHIVIO DI STATO?

    Responder

  145. Ola fabio tenho uma dúvida tenho tds os documentos necessários para o pedido de cidadania mas a certidao de nascimento do meu bisavô e bisavó so consegui um xerox no museu de sao Carlo feito a punho ja em italiano eles serve pra alguma coisa ou tenho q pegar um original ai na Itália?

    Responder

    1. Anderson tudo bom ? Estou buscando a Cert.nascimento do meu antenato e ele morou muito tempo em São Carlos, teve filhos e etc., Sabe me dizer que museu é este e o contato ? foi la pessoalmente ou e-mail/telefone?

      Responder

      1. Olá Rafael eu fui no museu pessoalmente um amigo me falou dele fica em uma antiga estação ferroviária n lembro o endereço nem sei se tem telefone pois faz tempo q fui la mas n e difícil encontrar

        Responder

  146. Putz só falta essa certidão de casamento!
    Se procurou nesse link “Brasil, São Paulo, Registros da Igreja Católica, 1640-2012” ?
    Achei até um lugar que faz as traduções em preço de custo !

    Att

    Responder

  147. Oi Fábio, por favor, já ia esquecendo de perguntar a você o seguinte quanto ao documento do antenato italiano do comune na Itália. Segui todas aquelas mensagens que você tem em italiano de email para solicitar a certidão de nascimento do meu bisavô para a minha residência aqui no Rio de Janeiro por correio. Deu tudo certo até certo ponto, porque a Oficial do comune está me enviando a certidão de nascimento dele (toda certinha com o carimbo redondo, assinatura, nome dos pais dele, data de nascimento), porém, em formato pdf por email/virtual. Daí, enviei aquela outra mensagem que você tem em italiano pedindo outra vez a certidão para minha residência por correio, e a resposta da Oficial foi outra vez a mesma coisa, ela me enviou em formato pdf por email/virtual e não por correio para a minha casa conforme solicitei na mensagem, não sei mais o que fazer. Muito obrigada.

    Responder

    1. Oi Karine, a ‘Ufficiale dello Stato Civile, também me enviou em pdf. acredito que teremos que pegar na italia.

      Responder

      1. Oi, Gustavo, tudo bem? Você diz contratar alguém para pegar a certidão na Itália e nos enviar por correio, é isso?

        Responder

        1. sim, contratar alguma assessoria, ou acredito que alguem que ja esteja lá, e seja cidadão italiano, também pode solicitar, ainda tenho esta duvida… estou buscando informações

          Responder

        2. Karine, vou usar como exemplo o meu caso. to com as certidões brasileiras, e me falta apenas a de nascimento do antenato. esta que ja recebi por e-mail. Mas aquela por e-mail nao vale segundo o sagabook. então, como eu vou fazer a cidadania na itália, eu posso solicitar essa certidão lá. porém, estou em contato com uma brasileira que fez o processo do meu primo e presta assessoria lá. logo, vou contratar os serviços dela. o problema não é o cartório fornecer a certidão. o problema é Enviar para outro país.

          Responder

      1. Oi, Fábio Saga, tudo bem? Segui conforme você me indicou para ir na página do Sagabook. E… estou muito feliz!!!!!!! Acabei de receber a certidão de nascimento original do meu antenato da Itália pelo correio aqui na minha casa! Grazie mille!

        Responder

  148. Olá Fabio, como vai? Comecei minha saga a 20 dias e falta encontrar a certidão de nascimento do meu antenato (bisavô). Pela família ouvi sobre Salerno e região de Basilicata. Pesquisei a lista di leva de Salerno e encontrei um Giacoia (sobrenome da família) que não é meu bisavô nem trisavô (os dois vieram para o Brasil), mas provável que seja parente próximo. Você pode me auxiliar a buscar a lista di leva de Basilicata (Potenza e Matera)? Pelo site dos Archivi di Stato destas províncias não consegui. Parabéns pelo trabalho Fabio! Conhecimento existe para ser compartilhado! Abraços

    Responder

    1. Olá Samuel neste caso procure no Google “Portale della Storia degli Italiani” é um site que reúne vários documentos de comunes do sul da Itália 😉

      Responder

  149. Fábio, desde 09/2016 tento contato ([email protected],
    [email protected]) com a cúria de Mantova pedindo a certidão
    de batismo do meu antenato, porém ningúem me responde. Você conhece
    algum outro contato para que eu possa entrar em contato? Obrigado!

    Responder

  150. Olá Fábio,

    Sei que meu bisavô casou no Brasil em Tietê-SP entre os anos de 1911 e 1912 (conforme informação da certidão de óbito), mais os cartórios da comarca de Tietê falam que não consta nada, o que eu posso fazer pra encontrar esse documento ! Estou perdido , me ajuda !!! Por favor !!!!

    Abraços

    Responder

    1. Lucas muitas vezes os arquivos estão em cidades próximas – pois as cidades sofreram mudanças ao longo do tempo, algumas faziam parte de outras, entendeu?

      Responder

  151. Ola Fabio, obrigado pelas informações passadas até aqui!!
    Me tire uma dúvida, já sei todas as informações de nascimento como data, local,nome do pai, nome da mãe e já mandei email para o comune seguindo todos os passos do sagabook, porém eles não respondem, você tem alguma dica que não seja ligar, pois não falo italiano para que eu consiga um retorno deles?

    Responder

      1. Sim, já mandei, fiz o email com o modelo do sagabook, aguardei dez dias enviei o email de confirmação, não responderam, fiz esse processo novamente e também não responderam, o comune correspondente é o de Vazzola, província de trevisso.
        Obrigado

        Responder

  152. Olá Fábio, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo vídeos, estão ótimos.
    Estou começando minha saga e meu Antenato é meu Bisavô,estava começando de baixo para cima a pesquisa e já iria solicitar a de inteiro teor e reconhecer firma do meus documentos dos meus pais e avô.Porém um Assessor que ainda nao fechei falou que achou a Certidão do meu Bisa na Italia e terei que retificar meus documentos todos entao nao teria necessidade de reconhecer firma agora pois iria gastar dinheiros 2x e falou para começar de cima para baixo, assim teria que paga-lo para me enviar a certidao no meu Bisâ, ja que nao tenho ideia de onde está a mesma.
    Consegue me ajudar?obg

    Responder

  153. Olá Fabio!
    Tenho um documento do antenato (o estratto per riassunto dai registri degli atti di nascita), com ano de nascimento (1930) e comune de origem (Castellabate, em Salerno).
    Minha dúvida é: como o documento foi emitido em Fevereiro do ano passado e vou dar entrada na cidadania pessoalmente na Itália em Agosto, seria necessário pedir a reemissão dele?
    Muito obrigado! 🙂

    Responder

    1. Olá Talles você já sabe em qual comune vai realizar a sua prática? Se sim, basta enviar os documentos ao oficial para análise, e caso ele queira um documento atualizado, vai te dizer, ok? Abraços

      Responder

    2. olá Talles, meu nome é Leandro, gostaria de saber qual foi o procedimento que você fez para conseguir a certidão de nascimento do seu Antenato no comune de Castellabate, pois o o comune do meu antenato é o mesmo que o do seu (Castellabate, Salerno), porém não estou tendo resposta da minha solicitação.

      Obrigado

      Responder

          1. Olá Leandro!
            Espero que já tenha conseguido sua via do atto di nascita! Como fiz foi mandar o pedido via carta internacional com Aviso de Recebimento (A.R.) para o Ufficio dello Stato Civile (CP 84048) do Comune di Castellabate (SA). Eles normalmente demoram mais de 3 meses para enviar, então, é interessante pedir com antecedência se já estiver juntando os outros documentos etc.
            Caso esteja ainda tendo problemas com o comune, existe também a dica do sistema Pratiche(ponto)it, que é um site que faz este serviço de busca e acredito que de envio dos atti, também. Nunca usei, mas já ouvi falar bem, então seria uma alternativa.
            Boa sorte!


  154. Fabio parabéns pela iniciativa da escola da cidadania .. Espero colher bons frutos de seu conhecimento … Estou acompanhando motivado
    Poderia me dizer se consigo de alguma forma identificar se algum parente meu ja entrou com pedido de reconhecimento de cidadania Italiana. Ja possuo certidão de Casamento e Óbito dos meus antenatos e possuem erros (grafia) e segundo o cartório nao ha registro de solicitação de correções etc … Existe algum meio de saber realmente se alguém ja entrou com pedido via administrativa ou materna para os mesmos antenatos… E referente a Lista di Leva em um dos Documentos que possuo consta como Napoles e para o email que encontrei pediram para que eu especifique melhor qual a cidade do meu antenato.

    Abraços

    Responder

  155. Ciao Fabio !
    1. Tenho uma cópia do “Certificato di Battesimo” de meu bisavô. Algum problema se, no e-mail ou carta para o padre, eu já colocar os dados que consigo visualizar (o livro não está muito legível, mas tenho o volume e a página), o que facilitaria a pesquisa dele, no entanto, alguns podem não gostar do excesso de informação.
    2. O documento já vem com a autenticação da assinatura do padre ou terei que providenciar isso depois ?
    3. Só para constar, não consegui encontrar meu bisavô nos registros do Museu da Imigração em São Paulo, no entanto, tenho uma cópia da Certidão de Desembarque, que consegui com familiares.
    Obrigada.

    Responder

  156. Ciao Fabio!
    Primeiramente gostaria de agradecer seu empenho, disponibilidade e atenção para com todas as pessoas que estão buscando seu sonho de reconhecimento de cidadania. Sua ajuda é de extrema importância!
    Em segundo lugar, gostaria que me tirasse uma dúvida se possível. Já li boa parte do sagabook 2017, segui suas instruções, já entrei em contato com o comune de qual preciso o documento em junho e julho de 2016, tanto por correio, quanto por e-mail; porém não obtive resposta em nenhum destes meios. Existe uma outra forma de contactá-los? Como ainda não falo italiano fluente, não tentei telefonar. (Já tenho comigo uma certidão de nascimento do antenato, com todos os seus dados, porém de mais de 20 anos atrás). Obrigada.

    Responder

    1. Olá Ana tudo bem?

      Quando o comune não responde emails, existem duas opções: ligar diretamente ou contratar alguém para ir buscar o documento pessoalmente, infelizmente não há outra alternativa

      Responder

  157. Fabio, tenho uma dúvida… Eu consegui encontrar o meu trisavô no site do Museu da Imigração mas o ano de nascimento dele não coincide com a data que eu já havia encontrado num livro contando a história da família. Tenho certeza de que é ele pelos nomes da esposa e dos filhos, mas como faço para pesquisar pelos documentos sem essa certeza da data?

    Responder

  158. Olá Fabio ! Gostaria de tirar uma dúvida com você !

    Estou na busca do documento italiano de meus trisavós (José David e Josephina maria Zanon) na itália. Achei em uma certidão de casamento deles de 1905 em Lindoia que José David nasceu em Bovolona, província de venezia e Josephina em São Victo de Asolo provincia de treniza. Pedi as buscas primeiramente do meu trisavô, pois ainda não chegou a certidão de casamento deles e ja tinha a data de nascimento certa dele na comuna de bovolone verona (Pois só ha duas cidades com nomes parecidos: Bovolone e bovolenta,Padua), e até hoje espero uma resposta do comune rs. Então pedi pra diocese de treviso achar o batismo dele feito em 1886 e até o meio da próxima semana ficaram de me enviar uma resposta, Essas cidades que está na certidão de casamento deles seriam respectivamente : Bovolone, Verona E San Vito, Altivole ? como eu posso achar o nome certo do local de nascimento ?

    Responder

    1. Ola Mauro, também estou fazendo as pesquisas com a ajuda do SagaBook. Se me permite uma dica, de uma olhada no que esta escrito na certidão de seus avós e bisavós. Veja a dica que eu publiquei nessa mesma pagina para Aline Serigato. Abraços e boa sorte.

      Responder

  159. FABIO boa tarde , primeiramente gostaria de agradecer por estar disponibilizando pra nós esse curso da cidadania , agora com esses novos videos estou ainda mais focado nesse processo.
    Hoje assim que eu terminei de assistir a aula 2 fui direto para o site do museu da imigraçao de sp para pesquisar se ha algum registro , e sim , foi encontrado 2 registro porem foram dois nomes que pra mim é desconhecido , pois o documento(certidão de óbito) que tenho em maos do meu antenato é outro. Por exemplo :
    Meu antenato é meu trisavo Carlos Lavorini que nasceu e se casou na regiao de toscana da italia . No registro do museu foi encontrado os seguintes nomes Michele Lavorini e Primo Lavorini.
    E tbm no site do Arquivo Publico Mineiro encontrei o seguinte nome Guiseppe Lavorini
    Nestes casos como proceder ??

    Responder

  160. Olá, Fabio! O curso é excelente! Só posso lhe agradecer mais uma vez por compartilhar seus conhecimentos conosco! Um grande abraço!

    Responder

  161. Prezado Fabio, como no Archivio de Treviso não consta o período de nascimento de meu bisavô para consulta, vou mandar o email, conforme vc indicou. Mas fiquei com uma dúvida, se meu bisavô chegou aqui com 14 anos, ele não vai ter o registro militar, certo? Então devo consultar pelo nome do meu trisavô que o trouxe? Ele chegou aqui com 45 anos e sem minha trisavó, apenas com seus filhos, de acordo com o livro de registro dos imigrantes.

    Responder

    1. Olá Chrystina neste caso não constarã mesmo não e você tem duas opções: buscar pelo pai dele ou então tentar descobrir se ele tinha irmãos, em caso positivo, basta pesquisar os registros de um irmão que era maior de idade.

      Responder

  162. Fábio, os seus vídeos tem me ajudado muito. Eu ja localizei a Comune do meu Antenatto, Solicitei ao Cartório ou a L’Ufficiale dello Stato Civile. Ela me enviou em PDF o documento. Comune de Claut. Podernone. Os documentos aqui no Brasil, eu ja localizei todos. Sou a quinta geração desde o antenatto. a CNN, consta no link do MP, que ele não se naturalizou. o tradutor juramentado com firma reconhecida, eu já encontrei também. O cartório que faz o apostillamento di haia também ja encontrei. tendo isso em mãos, eu quero ver nas próximas aulas o que fazer. Attendo con ansia la vostra risposta.

    Grazie in anticipo.

    Responder

  163. Olá Fabio, os vídeos são muito bons e o sagabook também, parabéns! Estou começando a minha saga ainda e estou procurando os documentos do meu antenato, no caso é meu trisavô por parte de mãe, sei o nome dele e tenho a certidão de óbito apenas, com isso achei o ano provável de nascimento e na certidão diz que ele era italiano e casado lá, mas não sei mais nada sobre ele, a única pessoa que poderia saber diz não se lembrar de nada, procurei no site do museu da imigração, tem uns sobrenomes parecidos, mas não batem as datas, o que eu posso fazer?

    Responder

    1. Bom dia Aline, eu também estou pesquisando bastante sobre minha família e, se aceitar algumas dicas, aconselho a criar uma árvore genealógica. Uma dica do Barbiero muito importante é buscar as informações de trás para frente pois nas certidões existem informações muito relevantes sobre a origem de cada um. Por exemplo: Na certidão de sua mãe, você encontrará o nome de seus avós e bisavós. Na certidão de sua avó você encontrará o nome de seus bisavós e trisavós. Faça isso e siga as dicas do Sagabook que você vai ter sucesso!!! Abraços.

      Responder

      1. Sim, estou fazendo isso também, já achei essas certidões, mas obrigada, sucesso pra nós!

        Responder

  164. Eu amei a vídeo aula e já fui fazer minhas pesquisas no archivio di stato salerno (só por questão de curiosidade), mas me ocorreu uma duvida e um problema; acabei por não achar o meu bisavô, o meu trisavô e o meu tetravô, achei dois senhores com o mesmo sobrenome mas não eram eles. Nas opções de datas de nascimento também não tinham as do meu bisavô e do meu tetravô (ia de 1836 à 1895, sendo que um nasceu em 1835 e o outro em 1896). Então me ocorreu que o meu bisavô pode ter vindo da comune de Cicerale (provincia de Salerno) mas não ter nascido lá, ter nascido em qualquer outro lugar da Itália, e ter se mudado para a comune depois. A questão é… o que se deve ou o que é recomendável fazer em uma situação dessas?

    Parabéns Fabio, aprendo muito com o seu canal, pois vou tentar reconhecer a minha cidadania por conta própria, pois quero aprender mais sobre a minha família, e seu canal tem me ajudado bastante, parabéns!

    Responder

    1. Olá Ana tudo bem? Que legal que você gostou 🙂 Quando não encontramos o próprio antenato italiano, uma solução pode ser pesquisar um irmão dele, às vezes os registros militares não existem se o italiano foi menor ao Brasil 🙂

      Responder

      1. Muito obrigada! No meu caso o meu bisavô veio com 1 ano para cá, mais os outros não. Muito obrigada mesmo!

        Responder

  165. Fábio, só para informação. Talvez possa ajudar a galera.
    Eu consegui as informações iniciais sobre meu antenato pelo Memorial do Imigrante. Onde, conforme você explicou, há o registro da chegada da família. Porém, eu consegui também, ao pesquisar sobre as certidões de meu bisavô, que no cartório onde está registrado seu casamento está também arquivado uma cópia do documento que chamavam na época como sendo o passaporte. É simplesmente um documento com informações de todos os membros da família (nome, idade, data de nascimento, grau de parentesco), de onde eles embarcaram, data, navio, e informações da cidade onde viviam. Então, como tive essa informação extra, talvez outras pessoas tenham essa sorte. A de obter esse mesmo documento arquivado em algum cartório (juntamente com alguma certidão do antenato). Abraços, e até a próxima aula.

    Responder

    1. Olá André que boa notícia, muito obrigado por compartilhar! Este documento que você citou referente ao casamento se chama “habilitação de casamento” que nada mais é do que o arquivo de documentos que os noivos apresentaram ao se casar. Muito bem lembrado 🙂

      Responder

  166. Fábio, estou com um problema e quero uma orientação.
    O meu bisavô veio da Itália com três anos de idade. Na certidão de desembarque, o nome dele é Giuseppe e foi como Giuseppe que viveu.
    Descobri a cidade da qual ele veio pois consegui localizar o pai e os irmãos na lista di leva.
    Já encaminhei e-mail à província e também não localizaram.
    Pergunta que não quer calar: Provavelmente ele tinha outro nome na Itália. Será que eles procurariam a certidão apenas com o nome dos pais e ano aproximado do nascimento?
    Se o nome for muito diferente de Giuseppe, há a possibilidade de retificação?

    Responder

    1. Olá Gislaine tudo bem?

      Pode ser sim que ele tinha um nome composto e ao chegar no Brasil utilizou apenas um deles – isso é bastante comum até. Você chegou a pesquisar nos registros do Family Search?

      Responder

      1. Obrigada pelo retorno. Sim, mas encontrei os registros de nascimento de alguns irmãos dele. Não consta digitalizado o livro do ano que ele nasceu…

        Responder

      2. Pesquisei e não encontrei. Só encontrei as certidões de alguns dos irmãos dele…

        Responder

  167. Olá Fabio Feliz 2017! Já localizei a certidão de nascimento do meu bisavô no Comune di Tricarico (MT), bem como todas as certidões aqui no Brasil. Os nomes e sobrenomes foram aportuguesados. Sei que devo retificar esses documentos, mas existe uma divergência no sobrenome do meu antenato na certidão de nascimento. Como devo proceder para retificar esta certidões ai na Itália?

    Responder

  168. Mto obrigado Fabio, mais uma vez vc me trouxe uma grande luz! Através da dica da “lista de leva”, consegui finalmente, após anos, descobrir a cidade certa onde meu bisavô nasceu! Stienta, Ro. Já mandei o e-mail ao comune conforme seu modelo do Sagabook! Agora é torcer pela próxima etapa! Obrigado!
    obs: (pelo incrível que pareça está mais difícil achar o local onde estão os registros das certidões de casamento e óbito do antenato aqui em SP, pois os outros documentos de parentes não dão pistas).

    Responder

    1. Êêêêêêêêêêêêêêêêêê este era o objetivo deste curso: ajudar verdadeiramente as pessoas e saber que contribuí – mesmo que de longe e só um pouquinho – já me faz ganhar o dia 🙂

      Responder

  169. Boa noite!Fabio,
    eu gostei muito da segunda aula mais você me deixou confusa. Quais documentos eu preciso certidão de nascimento,casamento,ou registro de batismo ? ou você simplesmente quis dizer,que caso eu não encontrasse nenhum documento do meu bisavó daí sim! eu teria que achar algum desses ? isso não ficou muito claro no vídeo .(ou só eu me confundi)
    Enfim eu achei o registro de casamento do meu bisavó,mais tenho receio de comprar, é depois descobrir que não tenho direito eu queria ter certeza se tenho direito a cidadania .

    desde já agradeço suas aulas são ótimas.

    Responder

    1. Olá Rebecca tudo bem? Desculpe se te confundi rs

      Me diga uma coisa: em que ano nasceu seu antenato e onde ele nasceu? Assim te respondo com 100% de certeza se você vai precisar da certidão de nascimento OU do batismo, ok?

      Responder

      1. Ele se chama Urbano Bortolotti, nasceu1895, em Trento. Ele chegou a se casar no Brasil; eu tenho duvida se tenho direito a cidadania, porque liguei no cemitério eles me disseram que a nacionalidade dele estava como brasileiro. Tentei entrar em contato com o Cartório mais eles enrolam cobram por uma informação, só em 2015 que consegui tirar bastante informação do cartório sobre ele, mais acabei perdendo o papel que tinha anotado tudo.
        Desde já,agradeço suas aulas são ótimas !

        Responder

  170. Boa noite Fabio.
    Meu avô veio da Itália aos 14 anos de idade, sei que ele é da província de Veneza, e chegou aqui em 1925, por motivo da idade eu não consigo achar registro dele na lista dia leva, como faço para conseguir o documento dele.
    E outra duvida aqui no Brasil ele adicionou Jose em seu nome isso atrapalha o reconhecimento?

    Responder

    1. Olá Leticia neste caso realmente não vai existir o registro militar – uma dica é procurar saber se ele tinha irmãos mais velhos e então pesquisar a origem deste irmão. Com sorte eles nasceram no mesmo comune e encontrando um, você acaba encontrando o outro, ok?

      Responder

  171. Olá Fabio. Eu já tenho a certidão de batismo do antenato recolhida por um parente pessoalmente lá mesmo na igreja em 2002 (já enviei e-mail em dezembro pedindo uma atualizada) MAS o Pároco assinou, carimbou com o carimbo da igreja mesmo mas não tem nem carimbo e nem assinatura da Curia. Na época meu parente não tinha o conhecimento de que precisaria do carimbo da Curia e não foi atrás. Se a nova via vier assim tambem? o que fazer? Na paróquia eles que fazem esse trabalho e me enviar completo OU isso é obrigação minha ir atrás?

    Responder

    1. Também estou com essa dúvida, se o documento da Paroquia não vier com este carimbo da Cúria, o que devo fazer??

      Responder

      1. Olá Suelen se vier sem o carimbo, você deve pedir um novo documento com o carimbo ou então enviar este documento à cúria metropolitana responsável pela igreja, para que eles possam então autenticar a firma do padre

        Responder

    2. Olá Araceli você já deve pedir o documento com o carimbo da cúria. Como eu sei que você é aluna lá da Escola Online, entre na página Recursos – Documentos, Formulários e Modelos Oficiais e baixe o arquivo “Modelo de email para pedir o documento de batismo” – você vai perceber que no documento já consta também o pedido de autenticação na cúria, ok?

      Responder

      1. Boa tarde Fábio! Muito obrigada! Não tinha visto esse modelo na Escola pois já havia usado o do Sagabook. Eu mandei o pedido com o modelo do Sagabook em 14.Novembro, mandei aquela confirmação no dia 12.Dezembro….Nunca me responderam. Agora se eu mandar esse novo modelo seja por e-mail ou carta, fico apreensiva de “torrar a paciência” do padre. Acha que devo pedir pra um amigo que fala italiano (que por acaso tb é padre aqui da paróquia do meu bairro) ligar lá direto e perguntar se receberam pedido, se enviaram, etc? Com jeitinho…

        Responder

  172. Boa noite Fabio. Adorei o segundo vídeo, foi muito explicativo. Ja estou fazenda várias buscas aqui, pois o único documento que me falta é a certidão de batismo do meu bisnonno. Se localizar eu aviso. Super obrigada pelo vídeo.

    Responder

  173. Ola Fabio, como faço para encontrar o nome do meu antenato na lista di Leva ou Lista dei renitenti do Stato di Cosenza e de Potenza? Meu bisavo neste caso, nasceu na cidade de San Giovanni A Piro.
    Visitei o website e não entendi

    Responder

      1. Fabio, não consegui encontrar o documentos do meu Antenato por parte de Pai, neste caso o meu Bisavo, tenho uma copia do documento da minha Bisavó por parte de Pai, posso prosseguir com este documento?

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.