Aula 20 – A Visita do Vigile Urbano

MATERIAIS DIDÁTICOS

Para acompanhar o seu Curso de Cidadania Italiana 2017, baixe o mapa mental e também o Sagabook 2017 – o primeiro pode ser baixa-lo clicando no próprio link e para baixar o Sagabook basta inserir o seu email abaixo, que ele será enviado para o seu email – depois da sua confirmação de interesse!

Mapa Mental do Curso*

* A utilização de mapas mentais ajuda a organizar as ideias e também o aprendizado.

Para utilizar o seu mapa mental, você deve criar uma conta gratuita no site Mindmeister clicando aqui.

Links Úteis

Sagabook 2017

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente o seu exemplar do manual Sagabook 2017!

ESCOLA ONLINE DA CIDADANIA ITALIANA

Caso você queira informações mais aprofundadas sobre a residência na Itália, na nossa escola temos um curso chamado A Residência na Itália – Na Prática – composta por 8 vídeo aulas específicas sobre este tema.

Você pode efetuar a sua matrícula na nossa escola clicando aqui.

AULAS ANTERIORES

DÚVIDAS SOBRE ESTA AULA?

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo deste aula, deixe abaixo no campo de comentários

38 Comentários


  1. Olá Fábio td bem?
    vc poderia por favor me informar como funciona o processo de mudança de residência , p outra cidade na Itália msm, pq já fiz td o processo já tem 40 dias e o vigili não passou?

    Responder

  2. Estou a espera do meu vigile.
    Descobrimos que o vigile repsonsavel por nossa pasta tirou uma licença médica. Podemos pedir para transferir esse procedimento para outro vigile? Alguns aqui já passou por isso?

    Responder

  3. bom dia Fabio estou na italia esperando o vigile e tenho duas perguntinhas???
    1 – o vigile pode passar duas vezes mesmo me encontrando na casa pela primeira vez?
    2 – depois que o vigile passar posso ir embora para o Brasil?

    Responder

  4. Olá, Fabio. Tudo bem? Minha esposa é brasileira e já tem a cidadania. Mesmo assim, a presença dela na mesma casa que a minha pode causar prejuízo ao processo? Em caso positivo, pedir o registro dela também como residente da cidade resolveria algo?

    Responder

  5. boa tarde Fabio,

    após a visita do vigile quanto tempo leva para a comune andar com os seguintes passos do processo ? qual seria um prazo bom pra ir na comune e perguntar sobre o processo ?

    Responder

  6. Boa noite Fabio,
    Se o vigile não passar em 45 dias o que acontece? Como devo proceder?

    Responder

  7. Boa tarde, Fabio! Tudo bem?
    Caso eu vá a Itália dar inicio ao processo de cidadania e leve a minha filha menor de idade junto comigo, como devo proceder em relação a ela? As documentações de residência, por ela ser menor de idade, é necessário que tenha algo no nome dela para que seja entregue ao vigile? Ou não? Pois pretendo já solicitar a cidadania dela também. Desde já, obrigada!

    Responder

  8. Oi Fábio, tudo bom? Obrigada pelas dicas, por dividir tanto conhecimento com as pessoas e por tornar possível esse sonho!
    O vigile veio, preencheu um papel, tirou foto dos meus documentos (passaporte, codigo fiscale, ospitlita..) mas nao assinei nada e nem consegui descobrir o que ele conversou com o dono do imóvel, que estava na casa comigo no dia (ele fala Italiano e não conseguiu me confirmar nada).
    – eu precisava ter assinado algo? como eu sei que está tudo certo ? Tem como eu buscar essa informação? Os 45 dias são a partir do dia que ele passou aqui?
    Obrigada e desculpa tantas dúvidas. A gente fica muito insegura, vim sem assessoria, então estou bem aflita!
    Buona Giornata!

    Responder

  9. Opa, @fabiobarbiero:disqus ! Muito boas as suas dicas 🙂

    Uma dúvida: o policial passa apenas 1 vez ou pode passar mais de uma vez para confirmar a residência?

    Pergunto isso pq ontem a polícia veio aqui no apartamento e falou que estava tudo OK, e que eu era residente da cidade. Mas hoje fui ao Comune e a mulher me falou que eu tenho que ficar 45 dias porque a polícia pode passar mais de uma vez.

    Você sabe se isso é verdade? Ou se tem algum documento/circolare que fala quantas vezes a polícia precisa passar para verificar a residência?

    Valeu! 😀

    Responder

  10. Fabio. Ja li todo seu sagabook e ví vários videos seu e tenho uma dúvida de uma situação atípica. Estou na Italia atualmente fazendo o processo de cidadania. O Vigile negou o pedido e alegando 3 anormalidades. Que não temos contrato da casa (pois o contrato é entre acessor e o dono do imovel, o contrato que temos é pelo serviço de acessoria apenas e a carta de ospitalita que o vigile viu), alegou também que o dono do imovel esta como residente na casa, e não nos encontrou na casa na segunda visita, pois estávamos fora. Bom, neste caso de quem é a culpa? Pois agora tivemos que recorrer e provavelmente deveremos ficar mais 45 a disposição destes vigiles, que legal ne, e ao final pagar a mais por esta permanencia. Muito obrigado pelo esclarecimento.

    Responder

    1. Olá Murilo, a culpa é do profissional que você contratou, pois é obrigação dele receber os clientes em um imóvel idôneo e pronto para a realização do processo

      Responder

  11. Olá Fábio! Minha dúvida é sobre contrato de residência para mais de uma pessoa morando na mesma casa para dar entrada nos processos, no caso eu e meu marido que gostaríamos de dar entrada nos 2 processos juntos (eu do meu processo e ele no dele) e morarmos juntos pra economizar com aluguel e claro ficarmos juntos. Você acha que teríamos algum problema com isso?

    Responder

    1. Olá Tássia tudo bem?

      Nenhum problema: neste caso sendo casados basta efetuar um único pedido de residência, onde os dois vão assinar o pedido, ok? A única coisa que vocês precisam ver certinho é se o imóvel onde o processo será realizado pode receber mais dois novos residentes. Abs

      Responder

      1. Olá Fabio! Certo! Muito obrigada! Estamos de viagem marcada já pra Janeiro e seus vídeos e o sagabook estão sendo nossos salva vidas! Obrigada por sua dedicação em espalhar o seu conhecimento! Que Deus te ilumine sempre! ABS!

        Responder

      2. Oi Fabio, tudo bem?
        E no caso de ser mãe e filha na mesma casa? Serão 2 pedidos de residencia ou apenas 1?

        Obrigada

        Responder

  12. Olá Fábio, bom dia! Estou na Itália para o meu processo e o vigile passou uma vez cerca de 20 dias após a minha chegada, a visita correu bem, porém, ele me alertou que ainda passaria mais uma vez até o final dos 45 dias. Os dias se passaram e nada. No dia seguinte após o vencimento do meu prazo fui até o Comune e lá fui informada que o vigile ainda não havia encaminhado o documento e pediram que eu voltasse no dia seguinte. No dia seguinte a mesma situação se repetiu e o comune solicitou que eu voltasse no dia seguinte. Pela terceiro dia consecutivo fui até o comune e lá fui informada que o Vigile tentou fazer mais uma visita e eu não estava lá, pediu então que após uma semana eu vá ao Vigile para solicitar uma nova visita extra. Estou um pouco assustada, pois eu estava em casa na data que ele alega não ter me encontrado aqui. Como funciona essa visita extra? Estou assustada. Obrigada.

    Responder

    1. Olá Luana tudo bem?

      Qual é o nome do comune que você está?

      Responder

  13. Obrigado Fábio! Muito objetivo e explicativo! Amo suas vídeo-aulas! Mas fico preocupada por não poder ir com o esposo. Queria muito que o mesmo fosse comigo. Mas você deixou bem claro que não pode levar parentes ou cônjuge (pessoas estranhas ao processo). Ele pode ir como turista a tiracolo? É a mesma dúvida do Edy Chiabai. Abraços.

    Responder

    1. Olá Raquel tudo bem?

      Então, lugar de turista é no hotel, não na residência para fins de cidadania – continuo não recomendando de forma alguma a ida de pessoas estranhas ao processo, ok? Abs

      Responder

  14. Oi Fábio, obrigada pelo vídeo, muito esclarecedor! Tenho uma dúvida que talvez você consiga me responder: já estou na Itália esperando o vigile, mas estou em uma casa com duas outras pessoas que estão fazendo um processo separado. Esse casal ainda está esperando a confirmação dos seus direitos e portanto ainda não deu entrada na residência (não estando registrado na comune). Vou encontrar problemas quando o vigile passar?

    Responder

  15. Boa tarde Fábio
    Gostaria de saber o que acontece caso o vigile passe e eu não esteja em casa, tipo, fui na padaria comprar pão e não vi. Ele volta ou tenho que ir no comune novamente solicitar a residência? E como saber se ele passou e eu não estava?

    Responder

  16. Olá Fabio boa noite!
    Eu e minha prima vamos para Itália, para ambas reconhecer a cidadania. Como Proceder nesse caso? Pois o contrato de locação ficará no nome de apenas uma.

    Estou adorando o curso e logo vou divulga-los para o maior numero de pessoas possíveis!

    Responder

  17. Ola Fabio, tudo bem? Gostaria de fazer uma pergunta. No meu caso o meu marido veio junto mas está fazendo a cidadania dele também, porém em outra comune, ou seja, eu estou fazendo a minha em uma Comune e ele em outra. O que acha que devo falar ao vigile? Agradeço desde já! Um grande abraço!

    Responder

  18. Fabio Boa noite, Eu já tenho todos os documentos e estou querendo ir para Itália fazer o processo da minha cidadania, eu sou casado e iria com minha esposa, mas vi que no vídeo você comenta rapidamente para não ir com o conjugue, então só queria confirmar se mesmo estando tudo certo casado “direitinho” ainda é melhor ir sozinho para tirar a cidadania? Obrigado.

    Responder

  19. Boa noite, já dei entrada no pedido de residência aqui na Itália e estou aguardando a visita do vigile.. Fui informado que ele pode visitar a casa até 3 vezes antes de concluir a residência. Isso pode acontecer mesmo? Obrigado

    Responder

  20. Boa noite, já dei entrada no pedido de residência aqui na Itália e estou aguardando a visita do vigile.. Fui informado que ele pode visitar a casa até 3 vezes antes de concluir a residência. Isso pode acontecer mesmo? Obrigado

    Responder

  21. Per favore, aiutami.
    Uma amigo meu que mora em cassino disse que o pessoal da comuni desconhece o processo de cidadania e que eu deveria fazer na adm da província. isso procede. ????

    Responder

  22. Olá Fábio, bom dia.
    Tenho basicamente duas dúvidas sobre a visita do Vigile Urbano.
    A primeira já esclarecida, sobre os horários da visita.
    A segunda é: posso receber visitas? Há problema caso tenha a visita de uma amigo ou parente de um dia para o outro, ou simplesmente uma visita pro almoço ou um cafezinho da tarde, no momento que o vigile chega?????

    Responder

  23. Olá, Fábio! Por gentileza, me esclareça uma questão: informar ao vigile estar estudando regularmente na Itália, simultaneamente ao processo da cidadania, implica algum prejuízo? grata desde já.

    Responder

  24. Mi scusi. Se eu vou ficar na casa de uno amico e ha espaço suficiente para mais moradores do que ha. per che non posso levar minha donna, ela ficando come turista. Non capisco.

    Responder

  25. Fabio, nao sei se ja perguntaram.
    Tem problema eu ir para casa de parentes que ja possuem cidadania e moram na Itália há 9 anos!
    Preciso fazer um contrato com eles ou só comunicar a estadia na casa deles?

    Responder

  26. @fabiobarbiero:disqus, fiquei com a mesma dúvida do @luizdurante:disqus. Sei que temos que “acampar” em casa e não sair por nada, ok. Mas e se acontecer um infortúnio e der um azar danado dele(a) passar bem nessa hora? O que acontece?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.