Aula 21 – Protocolando os Documentos

MATERIAIS DIDÁTICOS

Para acompanhar o seu Curso de Cidadania Italiana 2017, baixe o mapa mental e também o Sagabook 2017 – o primeiro pode ser baixa-lo clicando no próprio link e para baixar o Sagabook basta inserir o seu email abaixo, que ele será enviado para o seu email – depois da sua confirmação de interesse!

Mapa Mental do Curso*

* A utilização de mapas mentais ajuda a organizar as ideias e também o aprendizado.

Para utilizar o seu mapa mental, você deve criar uma conta gratuita no site Mindmeister clicando aqui.

Domanda (Pedido Oficial da Cidadania)

Links Úteis

AULAS ANTERIORES

DÚVIDAS SOBRE ESTA AULA?

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo deste aula, deixe abaixo no campo de comentários

19 Comentários


  1. Fábio,

    Por favor tenho uma dúvida, entreguei os documentos no Comune, e na domanda tinha um campo para colocar os endereços que vivi no exterior…não sei por gotas da água entendi que era o meu ultimo endereço.
    E assim coloquei, depois que me liguei que era todos. Minha vida toda está em SP, e esta cidade nasci também em SP foi a que não coloquei.

    O que faço?

    Responder

    1. Fábio, desconsiderar dúvida!

      Fiz certo sim…. tava lendo errado.

      Grato.

      Responder

  2. Fabio, o vigile passou neste sábado, como faço para saber o momento que posso levar os documentos para dar entrada? Obrigado

    Responder

  3. Olá Fábio,

    Muitos links de sites colocados abaixo dos vídeos não estão abrindo. É o caso da demanda acima e também na solicitação do passaporte (aula 26). Mas tem muito outros.
    Vc poderia ver o que está ocorrendo?

    Muito obrigada pela ajuda, estou aprendendo muito com vc.
    Mônica

    Responder

    1. Olá Mônica bom dia, tudo bem?

      Vou ver certinho e corrigir os links, estes desta aula já estão corrigidos 🙂

      Abs e obrigado pelo aviso!

      Responder

  4. Fabio,
    O seu material de orientação é fantástico, mas tenho uma dúvida.
    Após a visita do vigile existe um prazo legal máximo para protocolar os documentos?
    Ou posso protocolar os documentos, digamos, 15 dias depois da visita do vigile?

    Responder

  5. Fabio estou preocupada com a domanda, pois não sei como se faz para ter todas as residencias da família, só minha mãe morou em muuuitos lugares. Como procede?
    Minha mãe foi separada e teve depois uma união instável (cartório)

    Responder

  6. Fabio, você poderia me tirar duas dúvidas, por gentileza?

    Situação:
    Vou utilizar os documentos do meu irmão. Ele reconheceu a cidadania em Pavia. Vou solicitar o reconhecimento da minha cidadania em Castelcucco, pois uma familia de amigos aceitou me receber e ajudar.

    Perguntas:
    1. O oficial do Comune de Pavia me pediu para anexar um documento onde informo o número de protocolo do processo do meu irmão e solicito que enviem uma cópia conforme para o Comune de Castelcucco. Existe um formato oficial para este documento?

    2. Ao preencher a Domanda existe um “campo” aonde menciono que os documentos devem ser requeridos à Pavia? Embora eu tenha a informação do meu Antenato até mim, eu não irei anexar estes documentos ao processo. Como devo proceder neste caso? Eu não achei informação alguma à respeito e estou um pouco preocupado com este procedimento!

    Muito grato pela atenção. Um abraço. Luiz.

    Responder

  7. Olá Fábio, bom dia. Cara, estou encontrando pequenas dúvidas conforme repasso todos os vídeos e minhas anotações, um a um.
    Minha dúvida é com o preenchimento do pedido oficial de cidadania. Dúvida boba, mas acho que fará a diferença.
    Os nomes devem sempre ser escritos dessa forma, SOBRENOME e NOME???
    E onde devemos mencionar as cidades, dentro dos parênteses devo por que código para o caso das cidades brasileiras? Sempre EE???
    Mais uma vez meu muito obrigado por sua grande ajuda, Fábio.
    Forte abraço. (nossa, tenho umas 4/5 perguntas perdidas por aí, hehehe)

    Responder

  8. Farei sozinho, pois vamos em família, eu e minhas filhas, no meu caso a primeira etapa será eu e a filha mais nova. Minha duvida, como serão duas pessoas para o reconhecimento, como fica a domanda, coletiva ou individual, pois os documentos para a filha são os mesmos que os meus apenas acrescentando a certidão de nascimento dela.????

    Responder

  9. Caro Fábio, pelo que entendi, para aceitar a documentação (ou seja antes do protocolo), os funcionários do Comune fazem uma análise prévia do conteúdo e da forma dos documentos. Posso entender que uma vez protocolada a documentação completa no Comune a documentação estará definitivamente aceita, ou pode haver outras análises durante o desenrolar do procedimento de cidadania? Ou seja, um funcionário encarregado de uma etapa posterior (pedido de non rinuncia, por exemplo), identificando algum erro que o colega que recebeu os documentos não viu, pode fazer retroceder o processo, culminando na devolução dos documentos ao requerente para serem ajustados?

    Responder

  10. Ciao Fabio. Grazie per questa lezione!!! Tenho uma dúvida com relação ao preenchimento deste formulário modelo de Domanda. Logo após a data de nascimento no início do formulário tem um Da e um E Da. O que devo preencher nestes campos? Abbraccio!!!!

    Responder

  11. Olá Fábio! Realmente, o “Modelo de Domanda” me deixou algumas dúvidas. Gostaria de saber se a lista de documentos elencados na “Domanda” abarca todas as opções possíveis (della nonna, della madre…) ou pode ser que o Comune exija de todos esta relação completa? Você já respondeu em outro post que eu devo preocupar-me somente com a “linha paterna” (no meu caso). Mas fiquei com esta pequena dúvida, pela lista da “Domanda”. Desde já, muito obrigado e desculpa o incomodo…
    Att. Geremias

    Responder

  12. Olá, Fábio! Mais uma perguntinha: então, assim que o Vigile passar e disser que está tudo certo, nós já podemos ir ao Ufficio di Stato Civile para protocolar os documentos e não precisamos esperar nenhum tempo ou pegar algum papel que comprove que o Vigile passou e deu OK na residência?

    Responder

  13. Fabio,
    Boa noite!
    Quando vc fez a sua cidadania, demorou seis meses e onze dias. Você ficou ilegal após os três meses?
    Abraços
    Edna/Henrique

    Responder

    1. Oi Henrique de forma alguma! Antes de vencer os 90 dias eu fiz o permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza, que será tema de uma aula futura

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.