Aula 23 – A Finalização do Processo

MATERIAIS DIDÁTICOS

Para acompanhar o seu Curso de Cidadania Italiana 2017, baixe o mapa mental e também o Sagabook 2017 – o primeiro pode ser baixa-lo clicando no próprio link e para baixar o Sagabook basta inserir o seu email abaixo, que ele será enviado para o seu email – depois da sua confirmação de interesse!

Mapa Mental do Curso*

* A utilização de mapas mentais ajuda a organizar as ideias e também o aprendizado.

Para utilizar o seu mapa mental, você deve criar uma conta gratuita no site Mindmeister clicando aqui.

Sagabook 2017

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente o seu exemplar do manual Sagabook 2017!

AULAS ANTERIORES

DÚVIDAS SOBRE ESTA AULA?

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo deste aula, deixe abaixo no campo de comentários

36 Comentários


  1. Olá Fabio,
    Dei entrada no processo de reconhecimento da cidadania no Brasil e depois de 12 anos recebi a carta informando sobre o aceite e envio da minha certidão de nascimento para transcrição no Comune Telve di Sopra, inclusive com um número de cittadino na carta. Agora pretendo ir para Itália e aguadar a conclusão do processo de transcrição. Minha duvida é se com essa carta eu já posso permanecer na Itália. Vou com minha esposa e filho.

    Responder

  2. Fabio, nesse meio tempo da finalização, antes do oficial transcrever a certidão, existe alguma dependência de resposta de algum órgão como, por exemplo, do Ministério do Interior de Roma para que o processo dê continuidade?

    Responder

  3. Oi Fabio… Existe um tempo limite pro prefeito assinar? O meu está esperando a mais de 30 dias já.

    Responder

  4. Oi Fabio, é preciso que a pessoa (o requerente) esteja presente no comune pra realizar a transcrição?

    Responder

  5. Olá Fábio, tudo bem?
    Fábio meu esposo iniciou o processo de reconhecimento da cidadania em dezembro de 2016. Segundo o oficial do Comune a NR chegou dia 27/03/2017, porém o prefeito e o vice-prefeito foram presos por corrupção e agora tem uma comissária que está responsável pelas atividades do Comune. No entanto foi nos informado que como a cidadania não é prioridade do Comune ela não está assinando nada que seja de reconhecimento de cidadania e que entre esta assinatura e transcrição dos documentos não tem previsão de encerramento, pode levar 180 dias ou mais.
    Minha dúvida é. Existe algum prazo (legal) para este processo ocorrer ou teremos que aguardar conforme o oficial nos passou (180 ou mais)?

    Responder

        1. Olá Daniela, por favor, poderia me informar se conseguiu sua transcrição? Estou na mesma situação esperando a transcrição

          Responder

    1. Oi daniela, como esta a situacao de bova marina? Deu certo?

      Responder

        1. Vou em Setembro, espero que até lá tenham resolvido. Estou com pequena variação no nome, LUIGI CONVERSANO para LUIZ CONVERSANI, sem problemas segundo assessor. Voce tinha alguma variacao?

          Responder

          1. Tinha sim, mas fizemos as retificações antes de ir, ainda no Brasil.


    2. Boa tarde Daniela, por favor, em qual comune deu este problema em que o prefeito e o vice foram presos?

      Responder

  6. COMUNE di BASIANO Provincia di Milano Servizi Demografici Prot. L’UFFICIALE D’ANAGRAFE Visto l’art. 6, commi 6 e 7, della Legge 27 ottobre 1988, n. 470; Vista la documentazione inviata dall’Ambasciata d’Italia in San Paolo(Brasile), competente per territorio con la quale si provvedeva ad attestare la cittadinanza italiana Visto l’art. 15, comma 2, del D.P.R. 30 maggio 1989, n. 223 DISPONE L’iscrizione nell’Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero della persona sopra indicata e la conseguente cancellazione della stessa dal registro della popolazione residente di questo Comune con decorrenza 1 NOVEMBRE 2016 Dispone altresì che il presente provvedimento venga notificato all’interessato, al suo indirizzo estero, informandone l’Autorità Consolare competente. Dalla data della notifica decorrono i termini per inoltrare, entro 30 giorni, ricorso al Prefetto(art. 5, legge 24.12.1954, n. 1228 L’UFFICIALE d’ AGRAFE delegato. RECEBI ESSA NOTIFICAÇÃO DO COMUNE SIGNIFICA QUE MINHA CIDADANIA FOI NEGADA?

    Responder

  7. Olá Fábio, após o Oficial receber a Non Rinuncia e transcrever os documentos somos avisados, de alguma forma, sobre a finalização do processo?

    Obrigada!

    Responder

  8. Ciao Fabio! Estou com uma tremenda duvida. Dei entrada no meu processo, sou residente na Itália, tenho o pedido protocolado, tenho codice fiscale e só estou estou aguardando Mancata Rinuncia chegar. Porém nesse período fiz uma averbação na minha certidão de nascimento no Brasil acertando o meu sobrenome que identifiquei que estava errado com a do antenato. A mudança foi simples: de Robson Marim (M) para Robson Marin (N). A pergunta é: se eu informar agora essa mudança no sobrenome na certidão ao ufficio di stato civile pode me dar algum problema? ou é melhor esperar transcrever a certidão errada e depois pedir para acertar com a retificada? Sobre o meu codice fiscale, eu consigo mudar para o sobrenome correto também? O que você sugere? Arrivederci!

    Responder

    1. Olá Robson, não seria correto com o profissional que está realizando o seu processo, deixa-lo ter o trabalho de transcrever um documento incorreto pra depois ele ter que fazer novamente o trabalho

      Responder

  9. Fábio parabéns por mais esta aula. A minha dúvida é que se a transcrição for de uma certidão de casamento significa que o cônjuge também se torna cidadão Italiano?

    Responder

  10. Fábio olá! Agradecemos sua imensa ajuda! Por favor nos esclareça sobre, prox aos 16 minutos do video, qdo fala sobre a comunicação que possivelmente o Comune faria para diversos consulados beasileiros pedindo a non rinuncia. Porque qual motivo o comune pode solicitar para mais de um comune? É em função de que as certidões originais que fazem parte do meu processo sejam de vários estados brasileiros? Obrigada!

    Responder

    1. Olá Ana, a non rinuncia é solicitada a todos os consulados onde o requerente e seus ascendentes moraram e/ou passaram – além claro, de quem apostilou em outro estado

      Responder

  11. Bom dia Fabio. O já dei entrada no processo mas o visto de turismo vence dia 6/2 devo já solicitar o permesso?

    Responder

    1. Olá Davi, em qual fase do processo você está? Se já está no final, espere pelo menos até o dia 3 ou 4, vai que o comune termina neste tempo. Se por outro lado, ainda não está no final, então vale a pena pedir sim, já que terá que fazer isso obrigatoriamente

      Responder

  12. Olá Fabio,
    Não quero ser “rompe coglione”, mas quero “aproveitar” ao máximo a sua aula e bondade. Quero saber o seguinte: “sou casado, e vou pra Itália fazer o processo de reconhecimento da cidadania italiana “iure sanguinis”. Quero “transmitir” a cidadania italiana para minha esposa e filho. Quais são os prós e contras de incluir entre as certidões minhas e de meus antepassados a certidão de meu casamento? Isso daria, automaticamente, a cidadania italiana para minha esposa? Ou, ela ficando no Brasil, após meu reconhecimento somente seria necessária a transcrição do certidão de nosso casamento no Consulado italiano? Pergunto isso, pois temos intenção de morar na Itália após o processo de reconhecimento. Caso leias esta pergunta, mas creia mais “útil” abordar o tema na aula 24 (amanha), já que será uma “sequencia da aula de hoje, sugiro que faca. Caso o assunto da aula de amanha já esteja editado e não seja possível modificá-lo, aguardo sua resposta neste blog.
    Desde já, agradeço a atenção dispensada…

    Att. Geremias

    Responder

    1. Olá Geremias na aula sobre os documentos, explico que é necessário inserir a certidão de casamento, dá uma olhada naquela aula, ok? Sobre a cidadania para cônjuges, isso não é automático – vou abordar isso em uma aula futura. Abraços

      Responder

  13. Fabio como sempre maravilhoso seus videos.Como faço para ter a sua assessoria para 2018, pois sei que 2017 voc~e não tem mais vagas,mas não tenho como entrar em contato com você a não ser por aqui.

    Responder

  14. Fábio, esse Atestado que o Sindaco fornece por acaso seria o CERTIFICATO DI CITTADINANZA ?

    Responder

      1. Fabio meu marido recebeu esse certificado do comune de Messina em meados de 2016. É uma opçao emitir ou não?

        Responder

        1. +Ana Selma Strapasson, seu marido concluiu o processo ou ainda está pendente?

          Responder

      2. Oi, Fabio! Fiz meu reconhecimento na Itália e o comune emitiu um “CERTIFICATO DI CITTADINANZA” que vou usar aqui no Brasil para transferir minha residência pra cá (minha residência está registrada no comune onde fiz o processo) pra poder fazer meu passaporte aqui. Nunca tinha ouvido falar desse certificado, ele ainda é aceito?

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.