Aula 27 – Inscrição no AIRE (Consulado Italiano)

MATERIAIS DIDÁTICOS

Para acompanhar o seu Curso de Cidadania Italiana 2017, baixe o mapa mental e também o Sagabook 2017 – o primeiro pode ser baixa-lo clicando no próprio link e para baixar o Sagabook basta inserir o seu email abaixo, que ele será enviado para o seu email – depois da sua confirmação de interesse!

Mapa Mental do Curso*

* A utilização de mapas mentais ajuda a organizar as ideias e também o aprendizado.

Para utilizar o seu mapa mental, você deve criar uma conta gratuita no site Mindmeister clicando aqui.

Links Úteis

  • Conheça melhor o Guia Prático da Vida na Itália clicando aqui

Sagabook 2017

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente o seu exemplar do manual Sagabook 2017!

AULAS ANTERIORES

DÚVIDAS SOBRE ESTA AULA?

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo deste aula, deixe abaixo no campo de comentários

51 Comentários


  1. Boa tarde! Realizei meu processo na Itália, porém sai de lá apenas com a certidão de nascimento, pois quando fui fazer a identidade a máquina estava quebrada, e agora me informaram lá que a identidade está sendo feita digital, não mais em papel! Pra que eu faça a atualização do aire aqui no Brasil eu preciso da identidade italiana? E tem como fazer a identidade italiana daqui do Brasil mesmo? Se puderes me ajudar será ótimo! Rs Obrigada

    Responder

  2. Boa tarde!
    Fabio, meu pai é italiano, veio para o Brasil em.1954 e nunca fez sua inscrição no AIRE. Quero fazer isso.para ele agora porque preciso deixar as documentações dele atualizada para reconhecimento da minha cidadania. Bom, a minha primeira dúvida é que ele morou um tempo no Rio de Janeiro e suas documentações na época (1987) foram transferidas para o consulado do Rio. Portanto, eu faço a inscrição no AIRE do consulado do Rio ou em São Paulo, que é onde ele.mora agora, para depois pedir transferência do documento dele do Rio para SP?
    Um outro problema, é que ele não tem mais a certidão de nascimento dele. Já entrei em contato com a Comune onde ele nasceu e me enviaram pir email um resumo da certidão, mas preciso dela em inteiro teor, como conseguir?
    Aguardo seu retorno
    Graziela

    Responder

  3. Olá Fábio, como mais um no processo de cidadania por jure sanguinis não tenho como não ler seu blog. Se puder me ajudar, pois cada um me fala uma coisa, meu caso é o seguinte.

    Estou no final do meu processo, estou para pegar o passaporte. Tenho planos de morar na Itália sim, porém preciso retornar ao Brasil por um tempo, tenho minhas coisas lá, apartamento, carro (sim, um burrada enorme não ter vendido… ). Quero ver se alugo ou vendo apartamento, e importante, rearrumar minha vida financeira (pois como sabe, não sai nada barato aqui, ainda mais se quiser viver um pouco). Enfim, preciso voltar ao Brasil após o final do processo e certamente por mais de 3 meses. O seria o melhor a fazer?

    Eu disse que cada pessoa com quem converso sugere uma coisa, pois é. Já devo fazer o AIRE na questura aqui pois sei que vou ficar mais de 3 meses? Volto normalmente ao Brasil usando o passaporte Italiano e só faço no consulado se passar dos 3 meses (pois antes disso é Turismo). Ou, já me falaram, usar o passaporte Brasileiro, assim não consta no Italiano que saí do país e teoricamente não teria prazo pra ficar fora. Se eu usar o Italiano pra voltar e ficar muito tempo, perderia a cidadania?

    Como sempre parabéns pelo trabalho, e como sabe, tem ajudado muita gente. Não conheço uma pessoa que faça o processo que de alguma forma não tenha tido contato com seu blog.

    Abraços

    Responder

  4. Boa tarde,
    Enviei pelo Site comprovante de residencia para transferir AIRE porem não aceitaram.
    Agora não sei como fazer para reenviar um novo comprovante pelo site.
    Obrigada

    Responder

  5. Olá Fabio.

    Depois de anos fazendo inúmeras perguntas para ti, eis que consegui obter o reconhecimento de minha cidadania italiana. Portanto posso dizer que o mérito é todo teu também! Muitíiiisimo obrigada!!!!!!! Não tive tempo de obter meu passaporte na Itália, voltei apenas com a carta de identità. Morando em SC, posso obter o passaporte tanto em PR quanto em RS. Minha pergunta é: Devo me cadastrar no AIRE no mesmo estado que pretendo emitir meu passaporte italiano, ou é indiferente?
    Me cadastrei no Consulado de Porto Alegre, como não há disponibilidade de dias até o final do ano, não consigo mais agendar pelo Consulado de Curitiba. Aiutami, per favore!

    Responder

  6. Bom dia Fábio!
    Fiz minha inscrição no AIRE junto com meu pai e recebi a confirmação do pedido em 27 de março de 2017. Enquanto meu pai inclusive já fez o passaporte, eu ainda não estou inscrita. O consulado diz que está aguardando o Nulla Osta e o Comune diz que já enviou o Nulla Osta ao consulado.
    O senhor poderia me dar alguma sugestão? Muito obrigada.

    Responder

  7. Olá Fabio, tudo bem?
    essa multa do comune quanto é voce sabe me dizer? porque fiz minha cidadania em 2015 e so agora tenho como provar residencia e vou fazer o aire
    obrigada
    juliana

    Responder

  8. Olá, Fabio.
    Fiz todo o processo de reconhecimento da cidadania italiana no Consulado de Curitiba. Recebi o deferimento fazem dois meses e agora vou fazer a inscrição no AIRE.
    Minha dúvida é quanto ao último campo de preenchimento do formulário, onde está a opção: “De ser inscrito na Anagrafe do Consulado Geral em Curitiba e no AIRE do Comune italiano de…..”
    Qual seria o comune, já que fiz todo o processo no Brasil? Basta eu “escolher um comune para me registrar? Obrigado

    Responder

  9. Por gentileza Fabio, você possui algum formulário do Aire específico da embaixada italiana de Brasília. Se não você poderia me informar como eu posso consegui-lo? Desde já agradeço. Luiz Orso

    Responder

    1. Luiz, boa tarde! Você já esteve na embaixada em Brasília para solicitar a mudança no AIRE? É mesmo só presencialmente? O telefone lá não atende… Foi tranquilo sua experiência lá? Se puder compartilhá-la comigo, ficaria muito agradecido. Quase não encontro informações da embaixada em Brasília. Muito obrigado!!

      Responder

  10. Olá Fabio! Uma vez enviado o formulário pelo Consulado ao Comune informando a inscrição no AIRE, em quanto tempo o Comune deve comunicar o Consulado do “nada consta” ou “consta algo”, bem como o cidadão italiano? Essa comunicação ao cidadão italiano dar-se-á por email ou pelo correio? E se demorar muito, deve-se entrar em contato com o Comune? Apenas para confirmar, o Consulado apenas prestara serviços após a confirmação pelo Comune, certo?

    Responder

  11. Boa tarde Fabio.
    Eu ja realizei a minha inscrição no aire de sao paulo, ela já foi aceita e já consta no site todos os meus dados. Agora quero fazer a transferência do aire de sao paulo para Dublin, porém quando tento aplicar online tem dados que não consigo alterar. Tem alguma diferença entre inscrição e transferência de aire. Como seria feito?

    Responder

  12. Fabio
    Eu recebi minha cidadania e passaporte em 2009; mudei de cidade dentro da mesma divisao consular aqui no Brasil (Ctiba); meu filho nasceu ano passado..estou vendo a cidadania dele e fala em ter o AIRE atualizado. Minha duvida é se o AIRE é automatico qdo a gente recebe a cidadania (e assim tenho que atualiza la) ou se deveria ter feito algum pedido de inscrição (e entao tenho que fazer o AIRE). Acho o site do consulado de Ctiba com muitas lacunas, e ligar ou e-mail nao resolvem nada, eles nunca te atendem…piorou muito desde que tive minha cidadania.

    Desde ja, muito obrigada.

    Responder

  13. Olá Fabio
    Estou com.uma dúvida
    Fiz minha cidadania italiana em 2007
    Me mudei pra Espanha e morei 3 anos lá
    Morei também na Inglaterra por 2 anos
    Mas nunca me inscrevi no AIRE DESTES PAISES
    ATUALMENTE ESTOU NO BRASIL
    MEU PASSAPORTE TA VENCIDO
    E ESTOU VOLTANDO PRA ESPANHA EM JUNHO
    POSSO ME INSCREVER NO AIRE NO CONSULADO DE BARCELONA?

    Responder

  14. Olá assisti as explicações sobre a inscrição no AIRE
    TENHO UMA DUVIDA ..POIS FIZ MINHA CUDADANIA IRALUANA EM 2007 ASSIM QUE PEGUEI MEU PASSAPORTE FUI MORAR NA ESPANHA..FIQUEI LA 3 ANOS…FUI PEA INGLATERRA FIQUEI LA 2 ANOS
    VOLTEI PRO BRASIL 2011
    E ESTOU AQUI ATE HOJE
    POREM MEU PASSAPORTE ITALUANO VENCEU EM MES 02/17
    E EU NUNCA ME INCREVI NO AIRE de nenhum consulado onde morei
    Agora quero voltar para Espanha e renovar meu passaporte em barcelona..
    Posso me inscrever no AIRE LA EM BARCELONA QUANDO EU CHEGAR LA
    POIS PRECISO RENOVAR MEU PASSAPORTE
    O WUE EU FACO ?
    PODE ME AJUDA POR FAVOR

    Responder

  15. Fabio eu fiz a cidadania e voltei para o brasil em 2010. não fiz a transferencia de residencia.
    agora 2017 estou voltando para italia morar (alugar um apto)… quais taxas preciso pagar? preciso de ajuda, saber se tem algo a pagar, quanto seria…

    Responder

  16. Olá Fabio!!! mais uma vez obrigado pela ajuda……
    Me tira uma duvida rápida….terminei o processo aqui na Itália…..fui embora antes na NR.
    Apresentei apenas a certidão do meu casamento, a certidão de nascimento da minha filha de 5 anos não apresentei na comune, irei fazer isso em SP. depois do Aire, Minha pergunta é: para preencher o formulário do Aire lá fala p por quem mora com vc , devo por mulher e filha? ou só a mulher já que não registrei minha fila ainda? ou apenas eu já q minha mulher ainda não é cidadã italiana?
    muito obrigado

    Responder

  17. Meu Deus!!!!! Quantas duvidas para preencher este papel, tirei minha cidadania no brasil mais especicamente em Sao Paulo, apos receber a confirmacao do Comune de Finale Emilia, mudei de casa, nao mudei de estado nada apenas de casa, quero agora tirar meu passaporte, deve atualizar meu AIRE, duvida besta, no preenchimento do AIRE LUOGO DI NASCITA – Campinas ou FINALE EMILIA, Data di Nascita: meu nascimento ou data de registro no Comune, nao tenho passaporte nem carteira de indentidade italiana, neste caso meu RG e copia do documento que recebi do Comune???? Pode me ajudar ou é muito besta minha duvida….kkkk

    Responder

  18. Olá Fabio!! Sai da Itália sem a Carta d’Identità, o que devo mandar para o Consulado de SP para trocar o Aire? serve a de nascimento e casamento q a comune entregou?

    Responder

  19. Olá Fábio, tudo bem? estou tentando fazer minha AIRE no consulado de SP, mas toda vez o e-mail retorna como não entregue:
    [email protected]
    La cassetta postale del destinatario è piena e non può accettare messaggi al momento. Effettuare un ulteriore tentativo di invio del messaggio in seguito.” – Já efetuei tentativas e mais tentativas em horários diferentes como eles sugerem.

    Só me resta enviar os documentos via correios então? 🙁

    Responder

  20. Olá Fábio, tenho uma duvida com relação ao AIRE. Estou inscrita no AIRE no consulado de sao paulo. Este consulado pode emitir minha carta de identita, estratto di nascita e matrimonio? Se não, como faço para obter esses documentos?
    Abraço e muito obrigada pelos seus vídeos! Me ajudaram mais que tudo na internet!

    Responder

  21. Olá Fábio, bom dia. Então, sobre a questão da solicitação do AIRE, fiquei com dúvidas com relação ao vínculo que há/havia com a residência (aluguel/hospedagem gratuita). Poderia explicar melhor como fica essa questão????
    Ainda sobre o AIRE, eu pretendo morar na Espanha. Já sabendo onde ficarei, posso solicitar o AIRE logo que tiver a carta d’identità e estratto di nascita e/ou durante o processo de emissão do passaporte????
    E por fim, somente uma confirmação. Eu estando com o passaporte em mãos, já posso me mudar para o país onde irei residir, correto? E posso ficar ali enquanto o trâmite do AIRE desenrola, certo?

    Responder

  22. Oi Fábio,

    Tudo bom? Tenho uma dúvida e não encontrei a resposta em nenhum vídeo.
    Eu e meu marido estamos em um apartamento em Pesaro fazendo nosso processo sozinhos. Aqui nessa comune, o Stato Civile primeiro conferiu cópias de nossos documentos. Uma semana após a entrega das cópias dos documentos, o Stato nos chamou para irmos ao Anagrafe fazer nosso registro de residência, deixar os documentos originais, e a requisição do reconhecimento. O Stato Civile solicitou as NR no dia 28 de dezembro ( SP e RS já chegaram, ainda aguardamos PR). O vigile já nos visitou faz um mês. A nossa dúvida é, queríamos nos mudar para um apartamento mais barato na mesma cidade, teremos problemas com o Anagrafe ou o Stato Civile, já que nosso processo ainda não foi concluído, e ainda aguardamos uma NR? Nós alugamos este apartamento por 2 meses, pois pretendemos nos mudar para Milão quando tivermos os documentos. Porém como está demorando esta NR, vamos ter que ficar por aqui mais um tempo.
    Obrigada pela atenção!

    Responder

  23. Oi Fábio! Obrigada por todas essas aulas maravilhosas. Fábio, uma dúvida! Depois que eu fizer o reconhecimento da minha cidadania na Itália, vou passar 6 meses estudando na França, residindo na casa de um amigo. A minha pergunta é: devo me dirigir ao consulado italiano de Paris para solicitar inscrição no AIRE de lá, mesmo não tendo uma residência no meu nome? Obrigada, Fábio!

    Responder

    1. Olá Audrey tudo bem?

      Se você pretende permanecer apenas 6 meses na França, sugiro que já faça a transferência da sua residência diretamente ao Brasil sim, ok?

      Responder

      1. Obrigada, Fabio. Você é uma pessoa abençoada! Estou sempre te mandando energias positivas! Um forte abraço!

        Responder

  24. Oi Fabio, mais uma vez obrigada por todas as “luzes” que vc passa prá tds nós. Gostaria de saber se pra quem tem o reconhecimento da cidadania feito por via materna/judicial (estou no início do processo, audiência marcada) a inscrição no AIRE após a certidão transcrita no comune do antenato segue o mesmo esquema que vc explicou aqui. É necessário aguardar o nulla osta do comune? Ouvi dizer que tem demorado bastante dependendo do comune. Grazie mille

    Responder

  25. Olá Fabio, você possui algum formulário do AIRE preenchido para servir de exemplo? Obrigado. Claudio

    Responder

  26. Ola Fabio, bom dia. Meu esposo e dois filhos fizeram todo o processo da cidadania italiana morando no Brasil, através de um despachante, meu esposo foi ate o Consulado no Rio de Janeiro para fazer o passaporte. Isso significa que já foi feita uma inscrição no AIRE transferindo a residência deles para o Brasil? Em agosto de 2016 nos mudamos para Inglaterra. Minha duvida e, quando eu for preencher o formulário para a mudança do AIRE no Consulado aqui em Londres, devo colocar os mesmos dados da Comuni na Italia ou seria o Consulado Italiano no RJ, porque so aparecem os nomes de Comunis na Italia. Estou muito confusa, espero que voce possa me ajudar.

    Responder

  27. Olà Fabio, adorei o video mas tenho uma duvida, estou morando no Brasil ja fazem 2 anos e ainda nao fiz o AIRE, meu marido e minha filha que sao italianos nascidos na Italia tb nao, isso pode nos dar algum problema?? na hora de preencher o formulario vc aconselha a escrever a data verdadeira da nossa chegada aqui?? Obrigada!

    Responder

  28. Fábio, obrigado por suas aulas, são demais me abriu muitos mais os olhos em relação a cidadania, show! Tenho um duvida/curiosidade, que é em relação aos países que temos direito de morar, e se você tem uma lista gostaria que me enviasse. Sei que na uniao europeia temos total permisso, mais e aos paises como America do Norte, Oceania, etc? Obrigado.

    Responder

    1. Olá Paulo tudo bem? Infelizmente não existe uma lista, você precisa entrar no site do departamento de imigração do país onde pretende morar e ver quais os critérios que eles exigem para a residência de cidadão italiano, ok? Forte abraço

      Responder

  29. Fábio, obrigado por mais esta aula. Desta vez, me surgiu uma dúvida. Olha só: no início do processo a gente deve solicitar o pedido de reconhecimento da residência, certo? Suponhamos que a pessoa esteja lá na Italia só para ter o reconhecimento da cidadania, obter o passaporte, e em seguida precise retornar ao Brasil. Nesse caso, finalizando todo o processo, a pessoa vai pedir o AIRE. Essa, digamos, contradição entre pedir a residência e logo depois pedir o registro da mudança para o exterior não gera nenhum problema no comune? E outra coisa: obviamente, não se deve mentir para o vigile que vai verificar a residência, mas acredito que também não convenha dizer que se pretende ir embora logo depois do reconhecimento. Você tem alguma dica sobre isso?

    Responder

    1. Olá Fernando não existe nenhum problema não – se a residência foi feita corretamente, o vigile passou e confirmou e o processo foi finalizado – não há qualquer impedimento para a transferência da residência ao exterior. Em relação ao vigile, você está corretíssimo: não se fala que pretende ir embora, até porque isso não é do interesse dele, ok?

      Responder

  30. Fabio, excelente aula! Postei la nos comentários do vídeo dessa aula, mas vou reforçar aqui minha duvida:
    Me esclareceu varias coisas, mas criei uma duvida importante:
    E se eu quiser Viajar, fazendo mochilão pela Europa, por sei la 1 ano / ou mais, tempo indeterminado, como por exemplo trabalhar como voluntario em Hostel’s da Europa toda (Worldpackers – Programa que você viaja e fica de tempo e tempo – meses ou semanas, em cada Hostel de um certo pais, trocando experiência e trabalho por acomodação e alimentação) assim que terminar o processo de reconhecimento da cidadania e pegar o passaporte italiano?? Como fica? O que fazer com AIRE, etc?

    Responder

    1. Neste caso faça a sua inscrição como residente no Brasil, no consulado italiano onde era residente antes de se mudar pra cá. Assim seus familiares poderão sempre te avisar quando chegar algum tipo de comunicação, ok?

      Responder

      1. Pois é Fábio, não sei se eu não entendi direito ou você…. Assim: Eu não vou mais voltar pro Brasil.. Mesmo quando ir pra Itália reconhecer a cidadania, ficarei na Itália. E depois de viajar pela Europa, tbm pretendo morar na Itália e trabalhar me estabilizar lá..! Então por isso minha dúvida.

        Responder

  31. Fábio olá! Estou interessada em adquirir o ebook Guia Prático da Vida na Itália 3°edição. Gostaria fe saber se houver outras edições posteriores terei o direito de acesso ou terei q comprar novamente? Grata!

    Responder

  32. Fabio, por favor, no site do consulado de São Paulo cita os seguintes documentos para obter a AIRE:

    1. comprovante de residência recente (màximo três meses) em seu nome, que ateste a residência nesta circunscrição consular;
    2. eventual fotocópia do passaporte ou da carteira de identidade italiana, mesmo se vencidos;
    3. RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) ou “protocolo” da Polícia Federal;
    4. (somente para os duplos cidadãos) fotocópia do documento de identidade “R.G.”;

    Gostaria de saber se posso utilizar a certidão de nascimento no item (2) e se é preciso obter a RNE para duplos cidadãos (3). Em caso positivo, como obtê-la? Obrigado

    Responder

  33. Olá Fábio! Li no blog que sua empresa está sem vagas para assessoria este ano! Essa informação se mantém ou surgiu desistência? Pretendo ir para Itália para dar entrada no reconhecimento em julho, com meus 2 filhos menores.
    Obrigada mais uma vez pelas suas informações.. apesar de eu preferir uma assessoria por conta de ir com filhos, toda a informação do curso Minha Saga é mega!

    Responder

    1. Olá Monique se mantém, por isso criei esta série de vídeos, a escola da cidadania, o guia.. Para poder ajudar todo mundo a realizar o processo sozinho, já que eu não dou conta de ajudar todo mundo presencialmente. Eu que agradeço as palavras e o carinho 🙂

      Responder

  34. Fábio, que empresas ou que profissionais você recomenda para fazer o processo na Itália?

    Responder

    1. @rafael_rui:disqus, uma das aulas anteriores do @fabiobarbiero:disqus foi sobre Comunes. Dá uma pesquisada, que ela está cheia de dicas.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.