Aula 29 – Naturalização por Matrimônio (Cidadania por Casamento)

MATERIAIS DIDÁTICOS

Para acompanhar o seu Curso de Cidadania Italiana 2017, baixe o mapa mental e também o Sagabook 2017 – o primeiro pode ser baixa-lo clicando no próprio link e para baixar o Sagabook basta inserir o seu email abaixo, que ele será enviado para o seu email – depois da sua confirmação de interesse!

Mapa Mental do Curso*

* A utilização de mapas mentais ajuda a organizar as ideias e também o aprendizado.

Para utilizar o seu mapa mental, você deve criar uma conta gratuita no site Mindmeister clicando aqui.

Links Úteis

Sagabook 2017

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente o seu exemplar do manual Sagabook 2017!

AULAS ANTERIORES

DÚVIDAS SOBRE ESTA AULA?

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo deste aula, deixe abaixo no campo de comentários

91 Comentários


  1. Olá. Sou naturalizado italiano e estou me mudando para Portugal para estudar. Sou casado com um homem há pouco tempo e quero saber quais são os direitos dele lá ou em outro pais dá comunidade européia. Sei que na Itália tem o permesso,mas consigo esse DOC sem ter que ir morar lá?

    Responder

  2. Bom dia! Quanto tempo costuma levar do envio da certidão de casamento ao Consulado Italiano até que este seja transcrito no Comune na Itália?
    E como é possível saber se a transcrição já foi efetivada?
    Muito obrigado,
    Eduardo

    Responder

  3. Fábio , bom dia !
    Sou de Campinas /SP , tenho cidadania italiana e atualmente a minha esposa esta solicitando a Naturalização italiana pelo casamento.
    Somo casados no civil ha 10 anos e o casamento ja foi registrado na Comune . Temos todas as documentações solicitadas com tradução juramentada e apostilamento .
    Minha dúvida : Onde eu pago a taxa dos 200 Euros ao Ministero dellÍnterno – DCLI referente ao processo ?
    No Consulado?
    No Banco?
    Nos Correios ?
    Na lotérica?
    Desde ja agradeço a sua ajuda
    Att,
    Cássio Amancio

    Responder

  4. Olá Fabio!
    Todos os links das aulas vem a mensagem:
    Arquivo inexistente, tipo o desta aula “Artigo sobre a cidadania por casamento (com vídeo adicional)”.
    Existe uma outra forma de obter estes artigos, videos?

    Responder

  5. Fábio, boa tarde!
    Sou cidadã italiana por reconhecimento. Dei entrada na solicitação de naturalizacao de meu marido, online em agosto 2017. Fiz todo o caminho certinho, anexei toda a documentacao solicitada e enviei a domanda. Enfim, tudo certo, só aguardando o contato do consulado. Fui viajar e não fiquei acessando o sistema. Ai, ontem recebi um comunicado por carta informando que o processo foi arquivado por falta de apresentação dos documentos originais, os quais tinham sido solicitados por via de 3 convocações. Fui correndo no sistema e verifiquei nas comunicações que realmente tinham enviado essas convocações, porém não as recebemos por email nem por carta.
    Agora te pergunto, sabe como devo proceder? Já que o processo agora se encontra arquivado? Terei que entrar com todo o processo novamente, desde o início?
    Agradeço desde já seu retorno. Espero que consiga me ajudar.

    Responder

  6. Olá Fábio,
    Obrigada pelas aulas!
    Tenho uma dúvida, se eu casar na Itália após fazer o reconhecimento da minha cidadania e o meu marido for brasileiro o processo de naturalização é o mesmo?
    Tem os mesmos prazos?

    Obrigada!

    Responder

  7. Oi Fabio, uma dúvida: o meu pai tinha direito à cidadania mas nunca fez, hoje ele é falecido. Minha mãe pode obtê-la por naturalização por matrimônio?

    Responder

  8. Ciao, Fabio.
    Antes de tudo gostaria de te parabenizar pelo trabalho, seu blog me ajudou muito e te acompanho desde o dia que resolvi viver na italia… Já tem três anos que vivo aqui e continuo a seguir suas publicações.
    Estpu iniciando o meu processo de cidadania por matrimonio e a minha dúvida é a seguinte, eu devo apresentar a certeza nascimento tbm original em português ou anexo somente a tradução apostilada? ?
    Desde já te agradeço.

    Responder

  9. Fábio, boa noite. Por favor, para quem está casado desde antes de 1983, ou seja, o reconhecimento da esposa é automático, poderia dizer qual o procedimento para fazer o processo da cidadania na Itália, para ambos ao mesmo tempo?
    Obrigado.

    Responder

  10. E é aconselhável fazer a naturalização no consulado no Brasil, ou posso fazer na Itália quando for definitivo ?

    Responder

  11. Olá Fabio, tudo bem ? Seus vídeos tem nos ajudado muito no processo de cidadania, Parabéns !! Assisti ao vídeo nº 29 do curso de cidadania italiana 2017, onde fala sobre a naturalização do meu esposo depois de concluída a minha cidadania, entendi que a naturalização de meu esposo pode demorar 2 anos ou mais, a pergunta é: Queremos nos mudar para a Itália assim que receber minha cidadania, neste prazo de 2 anos de espera da naturalização de meu esposo, ele tem permissão para morar e trabalhar na Itália ?

    Responder

  12. Boa tarde. Enviei meu pedido para cidadania por matrimônio dia 13 de dezembro, mas até agora não recebi qualquer email do consulado. E quando entro no site, para consultar o processo, diz que não há nada. É assim mesmo ou tenho que enviar novamente? Obrigada

    Responder

    1. Estou na mesma situação. É agoniante não obter nenhuma resposta. Pensei tambêm em enviar novamente, mas quando você vai em compila e invia domanta esta tudo anexado lá.

      Responder

    2. Oi Ana.. estou na mesma situação. Acho um absurdo não ter contato algum de Roma para que tiremos nossas dúvidas. Enviei meu pedido de cidadania por casamento em set/2017, já faz 5 meses e nada! No site não tem nada, nenhum email recebido… o mais “legal” é que pagamos taxas nada baratas hehe. Alguém pra dar uma luz de quanto tempo pode demorar? Já enviei email diretamente ao Fábio, mas ele não responde nunca. Obrigado!

      Responder

  13. Olá, o que significa: L’istruttoria è completa; la domanda è in fase di valutazione. ???
    Obrigado.

    Responder

    1. Marcelo você já obteve resposta, minha prática está com a mesma mensagem.

      Responder

      1. Quanto tempo demorou para vc ver o primeiro status no site? E recebeu o email quando? Obrigado.

        Responder

  14. Fábio, essa Lei não contradiz o que vc disse sobre o filho menor não poder adquirir a cidadania quando o pai ou mae se naturalizam por casamento?

    Art. 14.1. I figli minori di chi acquista o riacquista la cittadinanza italiana, se convivono con esso, acquistano la cittadinanza italiana, ma, divenuti maggiorenni, possono rinunciarvi, se in possesso di altra cittadinanza. (LEGGE 5 febbraio 1992, n. 91)

    Responder

  15. Boa Tarde, Fabio! tenho uma dúvida sobre meu Tio.
    Meu Tio morreu em 2013, ele não era cidadão italiano, nunca nem iniciou o processo cidadania.
    E a pergunta é: A esposa do Meu tio pode requerer a cidadania italiana por casamento, detalhe eles se casaram antes de 1983?
    Se sim, como que ela poderia requerer?

    Responder

    1. Olá! Eu respondi essa pergunta hoje no grupo Cidadania Italiana Área Livre no Facebook. Você está lá?

      Responder

  16. olá, Fabio primeiramente gostaria de te parabenizar por essa sua iniciativa. olha morei na italia por 01 ano e consegui minha cidadania la. tenho interesse que minha esposa tbm consiga a dela. eu tenho comigo minha certidao de nascimento e casamento. la da comuni da italia, sera essas ainda me servem ou preciso tirar outras?

    Responder

  17. Fábio uma dúvida.
    Assisti seu vídeo e gostaria de saber o seguinte: sou casada com um cidadão italiano , mas esse é meu segundo casamento. Para minha naturalização devo apresentar além da minha certidão de nascimento, apresentar também minha 1a certidão de casamento onde consta meu divórcio?
    Obrigada e parabéns pelo vídeo.

    Responder

  18. Boa tarde Fábio, fiquei com uma dúvida, no dia do juramento o cônjuge do italiano deve apresentar a certidão de casamento brasileira ou a transcrita na Itália? Nos casamos no Brasil e após fiz o reconhecimento da cidadania na Itália. Grata, Jamile

    Responder

  19. Olá Fábio, Sou de descendência italiana, quero ir para Itália em fevereiro e começar meu processo. Sou casada desde 2013 e tive uma filha em 2015. Minha ideia era ir já com minha família para a Itália, conseguir um emprego para meu esposo e escola pra minha filha; mas você indica fazer a cidadania primeiro.

    Mas como vi neste vídeo a naturalização pode demorar em média 2 anos como posso fazer para viver na Itália ?
    Quero minha cidadania para ter e dar um futuro melhor para minha família.

    Desde já agradeço.

    Responder

  20. Olá, Fábio! Meu marido é neto de italiano mas ainda está no processo de reconhecimento. Meus filhos há obtiveram o reconhecimento da cidadania italiana. Nós nos casamos em dezembro/1981 e eu quero saber o que precisamos fazer para obtermos nossa cidadania italiana. Você pode me orientar/esclarecer, por favor?

    Responder

  21. Caríssimo Fabio, Deus abençoe sua vida, colaborando dessa maneira com todos!!!
    Minha dúvida: preciso esperar atualizar o nascimento de meu filho no comune italiano para dar início ao processo de naturalização do meu marido?
    Enviei a certidão de nascimento de meu filho para o consulado agora. Li nos sites da embaixada e consulado, algo que parece indicar que devo esperar a conclusão da atualização…
    Obrigada!!!

    Responder

  22. Fábio
    Após feito o pedido, antes dos 2 anos, não serei convocada a apresentar meus documentos no consulado no período de 1 a 2 meses?
    Outra dúvida:
    Li no site do consulado que “no formulário de cadastro devem ser inseridos os dados de SOBRENOME – NOME – DATA DE NASCIMENTO assim como constam na certidão de nascimento. As mulheres deverão inserir o sobrenome de solteira e NÃO de casada. ” Essa parte não fica esclarecida no seu vídeo para preencher a solicitação. Isso procede?
    Penso que não fiz o correto. Coloquei o sobrenome de casada. Eu recebi a confirmação do envio em 30.07.17.
    Pensei em refazer meu pedido. Mas um novo pedido pode gerar alguns problemas, principalmente no que se refere ao pagamento da taxa, vez que o comprovante que apresentei está vinculado a esse pedido.
    Qual a sua sugestão?
    grata

    Responder

    1. Oi Maris, vc conseguiu resolver? Aqui ocorreu algo semelhante, pois a pessoa fez rudo certo mas colocou endereço diferente do que consta no AIRE e o consulado negou. Nem colocou com reserva, negou mesmo, e estamos sem saber se devemos fazer outro cadastro e enviar o mesmo comprovante da taxa…

      Responder

    2. Oi Maris… pode me dizer quanto tempo demorou entre o envio dos formulários online e o recebimento do email de “aceite”. Obrigado!

      Responder

  23. Olá Fábio . Primeiramente lhe dou parabéns pelo blog, pelo saga-book, pela escola e por todo material que disponibiliza. Tudo da mais alta qualidade. PARABÉNS PELO TRABALHO.
    Obtive minha cidadania na Itália em 2016. Tentei fazer o processo com a sua consultoria, mas vc já não tinha mais disponibilidade ( acho que já estava mudando sua consultoria para o status atual ). Porém, suas informações foram de grande ajuda .

    Vamos à dúvida:
    Estou iniciando o processo de naturalização de minha esposa.
    Um dos documento para naturalização do cônjuge é o ” Estratto per riassunto dai registri di matrimonio ” . Quando obtive minha cidadania na Itália recebi o documento : “CERTIFICATO DI MATRIMONIO” (neste documento a Comune de PRIERO certifica o ato de matrimonio com o texto :
    COMUNE DI PRIERO , Si certifica che dai registri degli atti di matrimonio esistenti presso questo Comune risulta che : Eu nato a data ; in cidade ; cittadinanza brasiliana ha contrato matrimonio nel comune di CURITIBA in data ; con NOME DA MINHA ESPOSA , nata in cidade ; em data , cittadinanza Brasiliana .
    Rilasciato in carta per gli usi consentiti .
    Anno 2016 ; parte II ; serie C ; N. 1 .

    Este documento equivale ao estrato solicitado ?

    Pois quando pedi a Comune o estrato , através de um amigo que mora na Itália , disseram que este “estrato” só é dado a quem se casa na ITÀLIA, e que no meu caso ,este documento que trouxe quando obtive a cidadania ( O “CERTIFICATO DI MATRIMONIO” ) pode ser usado para naturalização de minha esposa .

    È isso mesmo? Posso fazer o up load no ministero dell´interno deste CERTIFICATO ? Ou acha que devo confirmar esta informação no consulado de Curitiba , onde moro?

    Grato , um grande abraço .

    Responder

  24. Olá Fábio, na sua opinião, e mais fácil eu tentar a naturalização do meu marido após eu conseguir a minha ou pedir a cidadania para ele junto com a minha, já que ele também é
    descentedente. Obrigada!

    Responder

  25. Em relação à cidadania pelo casamento, tenho uma dúvida referente ao caso específico de esposa de cidadão italiano cujo matrimônio é anterior a 27 de abril de 1983: a dita cidadania “automática” da esposa, no caso do homem que teve o reconhecimento da cidadania concluído na ITÁLIA, é necessário à esposa passar pelo processo da residência para depois pedir o reconhecimento? Ou simplesmente basta pedir ao comune o Certificato di Cittadinanza?
    Além disso, à semelhança do que acontece com os oriundi, os quais gozam de dupla cidadania, o mesmo acontece com a naturalização? O cônjuge também gozará da dupla nacionalidade? Grata!

    Responder

  26. Mandei meus documentos no sábado e não recebi nenhum e-mail de confirmação só consta no site os aquivos, porem sem confirmação via e-mail será que é normal?

    Visualizza Stato Della Domanda Di Cittadinanza

    Non risultano domande associate al tuo utente. Se non hai compilato la domanda online ma hai inviato una domanda cartacea prima del 18 giugno 2015 puoi effettuare l’associazione utilizzando il link – Primo accesso alla pratica -.

    Responder

    1. Tudo bem Bruno? você recebeu alguma resposta sobre o seu pedido de reconhecimento de cidadania por casamento?
      Eu fiz o envio de tudo em marco desse ano e ate agora não recebi nem um email de confirmação. só consta o recebi de envio. qual é o consulado que vc fez?

      Responder

      1. Oi Bruno e Junior… eu enviei meus formulários em setembro/2017 e até hj (março,2018) não recebi nenhum email do “aceite”. Quanto tempo demorou pra receber o de vocês? Exist algum Help Desk, telefone desse bendito site para que entremos em contato e tenhamos algum tipo de informação? Obrigado.

        Responder

    2. Bruno é normal aparecer essa mensagem? Depois de quanto tempo teve mudança nessa mensagem?Agradeceria muito se pudesse me responder.

      Responder

  27. Olá Fábio, meu marido irá para Itália agora em setembro realizar o processo da cidadania. Moramos na Alemanha há quase 4 anos, com Blue card (visto de trabalho que fornece validade igual ao passaporte, no nosso caso vamos precisar renovar logo e será valido por 10 anos, antes era por 5 porque o passaporte era só 5).
    Ela irá solicitar a cidadania na Itália e retornar à Alemanha para continuar morando aqui.
    Somos casados no civil desde 6/2013. Assim que ele obter a cidadania já posso solicitar a minha aqui na Alemanha, ou o tempo esse de 3 anos (na verdade acho que para mim seria 1,5 ano já que temos um filho bebe) começa a contar depois que ele “virou cidadão italiano”?
    Obrigada!!!!!!

    Responder

  28. Fabio, Parabens pelo canal. Excelente conteúdo. Estou começando a pesquisar a documentação para solicitar a cidadania para meu marido. Eu ja tenho desde que nasci.
    Entretanto eu moro nos EUA, e por aqui é ainda mais complicado pois preciso pedir antecedentes criminais de todos os diferentes estados que meu marido morou.
    Entretanto tenho uma pergunta que pode ser de interesse de mais expatriados, assim como nós:
    1- Solicitei e estou traduzindo a certidão de nascimento inteiro teor no estado de SP. Após isso farei o apostilamento de ambos também em SP. Pergunto: pelo documento ser emitido no brasil e apostilados lá, são validos aqui também? Ou preciso apostilar aqui na Florida?
    Você saberia nos dizer?
    Obrigada e parabéns!

    Responder

    1. Olá Sthepanie, tudo bom?
      Estou feliz de ter encontrado seu comentário aqui. Irei iniciar meu processo de naturalização por casamento, como morei nos Estados Unidos há alguns anos também vou precisar desse antecedentes criminais daí. Poderia me dizer se é muito difícil conseguir? Pode me dar alguma dica? Parece tudo tão complicado, pelo que li, envolve até o FB I é isso mesmo?
      Se puder me dar algumas informações ficarei eternamente grata.

      Responder

    2. ola Stephanie, estou fazendo meu processo tambem! o apostilamento dos documentos do brasil precisam ser feito somente la. os documentos daqui dos EUA somente aqui,

      Responder

  29. Fabio, minha dúvida é sobre o “Ex tunc”. Ele sempre vai ter esse sentido no caso de cidadanias?
    Digo isso por causa da cidadania trentina que diz o seguinte na K 78.
    “In particolare gli Ufficiali di stato civile dei comuni di residenza degli interessati o le nostre
    Autorità diplomatico–consolari per i residenti all’estero sono stati invitati ad accettare le
    dichiarazioni rese dai soggetti interessati e dai loro discendenti ai sensi dell’art.1 della legge
    chiarendo che, benché iscritte nei registri di cittadinanza, le stesse sarebbero state efficaci con
    effetto «ex tunc» solo al termine della procedura di riconoscimento, ove favorevole, esperita
    da parte degli Organi centrali competenti.”
    Mas pelo que dizem a cidadania trentina é ex nunc. Embora entenda que “ex tunc” em linhas gerais. Minha dúvida é por que usaram esse termo se na pratica seria ex nunc?
    Eu postei aqui pq foi onde eu vi você falando sobre a questão “ex nunc” e “ex tunc” e prometo não prolongar no assunto pra não fugir mais do tema central.

    Responder

  30. No caso de ser casado há poucos meses e quiser trazer o conjuge após a obtenção da cidadania, dá para pedir o permesso di soggiorno, correto?! Minha dúvida é: com esse permesso, fica permitido trabalhar/morar na Italia e em qualquer pais da União Europeia? Desde já, obrigado!

    Responder

  31. Ola Fabio boa noite e parabens pelo portal.
    Ja fiz todo o processo de envio de documentos online pelo site. Me negaram 3 vezes ja sempre alegando algum probleminha. Certidao vencida, nome errado, documento adicional e etc. normalmente em um mes eles ja respondiam com a negativa. Desta vez fiz os acertos e enviei no dia 20/04/17 novamente e ate agora nao recebi nada deles, nem o k10. É normal? Qual prazo de retorno para isso? Abs

    Responder

  32. Olá Fabio! Primeiramente parabéns pelos seus vídeos e pelo site.
    Gostaria de saber sua opinião sobre o meu caso para o pedido de cidadania por naturalização ( eu e minha esposa já temos 4 anos de casados e minha certidão de casamento foi incluída no processo de reconhecimento da cidadania).
    Eu consegui minha cidadania por reconhecimento há um mês quando estava residindo na Noruega e dei entrada no processo pelo Consulado Italiano de lá. Recentemente fui aprovado para um mestrado em uma universidade Italiana e estou me mudando para a Italia em Setembro (e minha esposa me acompanhará).
    Nos próximos 2 meses ficarei no Brasil e estamos providenciando a documentação da parte dela que está aqui no Brasil.
    Com apenas 2 meses de estadia aqui no Brasil, você recomendaria dar entrada no processo ainda aqui no Brasil no Consulado Italiano ou no Comune onde moraremos na Italia?
    Ao passar a residir na Italia a regra dos 3 anos de casado é valida ou será necessário que minha esposa complete 2 anos de residência na Italia para dar entrada no processo?
    Obrigado,
    abraço,
    Andre

    Responder

  33. Fábio não sei como pagar a taxa de 200 euros o banco também não consegue ajudar tem alguma dica?

    Responder

  34. Boa noite, Fabio. Parabéns pela sua explicação acerca da naturalização por matrimônio, muito didática. Se me permitir, gostaria tirar três pequenas dúvidas com você:
    1 – É necessário utilizar em algum dos documentos solicitados a “marca da bollo”? Se sim, como devo proceder?
    2 – O beneficiário da naturalização por matrimônio seria o meu padrasto, pois minha mãe possui cidadania jus sanguinis. Eles residem e casaram-se no Brasil mesmo. Nesse caso, o documento matrimonial deve ser também traduzido e autenticado? Fiquei com essa dúvida, pois esse item não aparece entre os quatro documentos elencados pelo site do ministério. Ou essa transcrição do matrimônio que deve ser anexada é só em alguma outra situação?
    Grande abraço!

    Responder

  35. Prezado Fábio, Parabéns pelo canal.
    Eu e minha esposa somos casados legítima e civilmente a mais de 15 anos. Minha esposa é cidadã Italiana e nossos dois filhos ( 3 e 12 anos) também , a mais de 3 anos. E todos os trÊs já de passaporte Italiano.
    Será que ela já é reconhecida? Primeira dúvida.

    A Certidão de nosso casamento já está em italiano desde o processo dela quando minha sogra Italiana obteve a cidadania.

    Para minha Naturalização Italiana , o que devo fazer passo a passo?

    É mais rápido na Itália?

    Obrigado

    Responder

  36. Olá Fabio, você não fala no vídeo se o atestado de antecedentes criminais precisam ser traduzidos e apostilados, somente a certidão de nascimento. Você tem alguma lista de documentos e requisitos, como tradução e apostilamento, para solicitar a naturalização por casamento?

    Responder

  37. Minha esposa, já possui cidadania italiana. Meu filho também (26) anos. Já temos um relacionamento de 33 anos. Convertemos essa união estável em casamento com data retroativa ao tempo de convivência. Posso entrar com pedido? Desde de já meus agradecimentos. Paulo

    Responder

  38. Olá Fábio, uma dúvida, minha esposa estudou 3 meses na Inglaterra há 22 anos atrás, é necessário solicitar antecedentes criminais deste período vivido fora do Brasil para a cidadania italiana por matrimônio? Obrigado.

    Responder

  39. Fábio, parabéns por compartilhar todo o seu conhecimento. Você tem uma didática incrível.
    Gostaria de saber o seguinte: Se eu me casar com brasileiro, na Itália, após sair o reconhecimento da minha cidadania, é preciso cumprir os mesmos prazos, para que ele requeira a naturalização? Ou seja, tem que aguardar 3 anos de casamento?
    Desde já te agradeço a atenção.

    Responder

  40. Oi Fábio. Me casei no Brasil este mês . Meu marido é italiano e agora queremos ir embora pra lá. Tenho umas dúvidas se vc puder me ajudar :
    1- agora com a certidao de casamento, eu tenho que traduzir e depois apostilar junto com quais docs meus? E chegando lá, onde levar para reconhecer o mesmo? O consulado italiano aqui do Rio, só me disse que terei de levar lá e reconhecer o casamento, mas não disse onde?? Se comune, ufficio di imigrazione…
    2- entregando estes docs, eles me darão o permesso di soggiorno pra poder ficar lá legal?
    3- E depois de quanto tempo eu poderei dar a entrada no pedido de naturalização?
    Se puder me responder por enquanto a esta etapa te agradeço imensamente. Obrigada. Isabella.

    Responder

  41. a uma pergunta, o Aire já tem q estar OK no consulado para antes de iniciar o processo de casamento ou já posso fazer o processo?

    Responder

  42. Fabio, vou dar entrada na cidadania por matrimonio por casamento, hoje vivemos em uk, caso antes de finaizar o processo mudamos de pais, como sera feito nesse caso?
    abracos

    Responder

  43. Oi, pessoal.

    Estou fazendo o processo de naturalização para o meu pai. Minha mãe tem a cidadania.
    Toda a documentação já foi enviada, com apostilas e traduções.
    Hoje recebi uma notificação dizendo o seguinte:

    Gentile utente, Si richiede nuovo certificato di nascita (il certificato inviato non riporta l’annotazione del matrimonio con cittadino italiano).
    Distinti saluti

    Pelo que entendi, pedem que na certidão de nascimento precisa constar que ele se casou com minha mãe? Não creio que seja comum isso constar numa certidão de nascimento. Como vcs fizeram?

    Responder

    1. Luciano, caso tenham se casado em um cartório diferente daquele onde o nascimento foi registrado a anotação não ocorre de forma “automática”. Basta levar a certidão de casamento recente até o cartório do registro de nascimento e solicitar a averbação. Será feita uma anotação indicando os dados da certidão de casamento. Atenção: Peça que na anotação conste o nome que a pessoa adotou após o casamento (mesmo que não tenha mudado).

      Responder

  44. Oi, Fábio! Tudo em riba?

    Em relação à cidadania pelo casamento, tenho uma dúvida referente ao caso específico de esposa de cidadão italiano cujo matrimônio é anterior a 27 de abril de 1983: a dita cidadania “automática” da esposa, no caso do homem que teve o reconhecimento da cidadania concluído na ITÁLIA, é necessário à esposa passar pelo processo da residência para depois pedir o reconhecimento? Ou simplesmente basta pedir ao comune o Certificato di Cittadinanza?

    Muito obrigada!

    Responder

  45. Prezado Fabio,
    Após preenchimento no site e anexado todos documentos quantos dias em média demora para o consulado chamar para levar os originais?
    obrigado

    Responder

  46. Olá Fabio, tenho uma dúvida, se iniciar o pedido de naturalização do cônjuge no Brasil e depois mudar para outro país como Itália, Espanha ou Portugal precisaria alterar o pedido ou iniciá-lo novamente?

    Responder

    1. Se vc se mudar, assim que chegar no País de residência, vc deverá atualizar o seu AIRE e lá constará o seu novo endereço. Você deverá ser chamado no Consulado do País de residência para prestar juramento e adquirir a cidadania por naturalização pelo casamento.

      Responder

  47. Olá Fabio! Como faço para obter a certidão transcrita no comune?? Preciso levar algo do Brasil?? Ou me dirijo ao comune e faço o pedido!! Grata

    Responder

  48. Fabio! É preciso traduzir e apostila o certificado de antecedentes criminais?
    Esses Documentos tem validade?

    Responder

  49. Olá Fábio,
    Me casei civilmente há 3 anos e meio e estou fazendo meu reconhecimento da cidadania.
    Quando eu conseguir a minha cidadania já posso dar entrada no pedido de naturalização de meu esposo, certo?
    O certificado de antecedentes criminais também precisa ser traduzido e apostilado?
    Esses documentos são entregues no Consulado e preenchido no site?
    Obrigada.

    Responder

  50. Olá Fábio,
    em primeiro lugar obrigada por todas as explicações!
    Segundo o site do Consulado em que pretendo encaminhar meu pedido de naturalização por matrimônio (consulado de Porto Alegre), após o preenchimento do formulário e aceitação do pedido, é necessário enviar para o consulado todos os documentos que foram escaneados , e além disso um comprovante de residência.
    Minha dúvida é aí: o único comprovante que eu tenho em meu nome no mesmo endereço do meu marido é de conta de celular, isso é um comprovante válido?
    Minha certidão eleitoral está em outra cidade, então o endereço não coincide com o do meu marido, apesar de ser em uma cidade atendida pelo mesmo consulado. Eu também não encontrei informações sobre a necessidade de traduzir o comprovante de residência, você sabe algo a respeito?

    Muito obrigada!

    Responder

  51. Fábio, Eu me casei no meio do processo da minha cidadania, eu consigo solicitar ou fazer essa certidão transcrita agora pois nao tive como anexar no processo?

    Responder

  52. Fábio, complementando, a documentação de minha mãe é valida para mim, ou tenho de incluir toda nova? É mais fácil fazer aqui ou na Itália (Lucca)?

    Responder

  53. Grande Fábio, posso dizer assim, pois você está fazendo um grande e belo trabalho de difusão dos trâmites para reconhecimento da cidadania italiana. Pergunto, minha mãe tem o reconhecimento, bem como minhas irmãs. O meu reconhecimento, se fizer aqui em São Paulo, será rápido ou demorará os 10 anos que estão falando que dura? Abraços, José Henrique

    Responder

  54. Olá Fábio, se houver um divórcio ou o falecimento do cônjuge reconhecido, o cônjuge naturalizado perde a naturalização? Abraço, José Henrique Zioni Verroni

    Responder

  55. Olá Fábio! Tenho uma duvida, sou noivo e estou começando o processo de reconhecimento, você aconselharia que é melhor esperar o casamento para incluir a certidão transcrita??
    Suas Aulas são show, parabéns!

    Responder

    1. Olá, tudo bem? É sempre melhor já vir casado, pois no final do processo você já retira a certidão de casamento também transcrita, ok?

      Responder

      1. tenho a mesma duvida. Meu noivo vai agora em junho, eu pretendo ir em dezembro.
        E melhor nos casarmos agora ou depois do processo dele finalizado?

        Responder

  56. Olá Fábio! Parabéns pelas Sagaulas! São muito esclarecedoras! Sou brasileiro e minha esposa é cidadã italiana. Vamos para a Itália em Abril e ainda tenho dúvidas quanto a Carta/Permesso di Soggiorno e vi que muitos aqui também! Seria de extrema ajuda se você pudesse fazer um vídeo explicando como dar entrada nesse documento na Itália! Muito Obrigado! Abraços!

    Responder

  57. Prezado Fabio, parabéns pelo excelente Trabalho! Estou solicitando a cidadania italiana por naturalização da minha esposa. Segui o seu video e após fazer todo o processo entrei no site do consulado Italiano em Sao Paulo. Lá está escrito “Atenção: no formulário de cadastro devem ser inseridos os dados de SOBRENOME – NOME – DATA DE NASCIMENTO assim como constam na certidão de nascimento. As mulheres deverão inserir o sobrenome de solteira e NÃO de casada” mas, fiz o cadastro com o nome de casada! Por favor, o que devo fazer? Grato.

    Responder

  58. Ola fabio!
    Tenho uma dúvida, eu e minha mulher vamos nos casar agora em fevereiro, então consequentemente ela poderia pedir daqui a 3 anos pelo fato de eu não ter ido Itali ainda! Mais minha curiosidade é a seguinte, ela pode se mudar para outro país comigo, apos meu reconhecimento italiano? E só depois fazer o pedido dela… como funciona?

    Responder

  59. Fábio já sou cidadão italiano quero pedir a naturalização da minha esposa. Vc me indicaria pedir na Itália ou reconhcer aqui mesmo no Brasil?
    Obrigado

    Responder

  60. Fábio, parabéns pela aula. Só tenho uma pergunta em relação ao meu caso. Quero fazer o pedido de naturalização por casamento, porém o consulado italiano no Brasil já enviou para o comune (Zenson de Piave) a certidão de meu casamento (tenho até o número do protocolo), e o comune não deu retorno ao consulado italiano no Brasil. Isso já faz 5 anos. Tenho enviado emails ao Comune e eles não respondem. Será que terei que ir até Zenson de Piave para resolver isto?

    Responder

  61. Olá Fabio,

    Assisti todas as suas aulas, e agradeço imensamente pelo seu trabalho. Tenho uma duvida que talvez seja obvio, mas não está claro para mim:

    Se meu pai é brasileiro e descendente de italiano, porém apenas eu decidi ir para Itália fazer o processo de reconhecimento da cidadania. Após eu ser reconhecido como Italiano e meu pai vier a Itália, ele é reconhecido automaticamente como italiano assim que solicitar no comunne ou ele precisa de toda a documentação novamente para abrir o processo no mesmo comunne?

    Obrigado!

    Responder

    1. Olá Victor infelizmente não funciona assim: se seu pai quiser o reconhecimento dele também, deverá efetuar os mesmos procedimentos que você: fixar residência na Itália, esperar o vigile, fazer o pedido, esperar a non rinuncia, etc.

      Responder

  62. Mais um ótimo vídeo, Fabio!

    Sei que tu recomenda que o cônjuge espere no Brasil até que o processo tenha sido finalizado, mas poderia falar um pouco mais sobre aqueles que precisam levar junto o cônjuge durante o processo? Isso pode causar problemas durante a visita do vigile?

    Obrigado Fabio
    Abraços

    Responder

    1. Olá Felipe ninguém precisa e/ou deve trazer qualquer pessoa estranha ao processo – como sou completamente contra este tipo de situação, prefiro não comentar, ok? Abraços

      Responder

  63. Olá Fabio!
    Sou casado civilmente há mais de 10 anos, no Brasil. Isso quer dizer que aquele tempo “anterior ao pedido” de naturalização da minha esposa (quando façamos) já esteja cumprido?
    Essa foi mais uma “aula show”… Um abraco…
    Att. Geremias

    Responder

  64. Olá, Fábio
    Seria possível você explicar qual o procedimento no caso de casamento anterior a 1983? Neste caso é reconhecimento ou pedido? E o efeito é a partir do nascimento, do casamento ou do momento atusl?
    Parabéns pelas excelentes aulas.
    Abs. Luiz Carlos Zucco

    Responder

    1. Olá Luiz, neste caso é reconhecimento, basta que a esposa apresente a certidão de nascimento ao consulado onde o italiano é inscrito, junto com o casamento transcrito

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.