Aula 3 – A CNN – Certidão Negativa de Naturalização

MATERIAIS DIDÁTICOS

Para acompanhar o seu Curso de Cidadania Italiana 2017, baixe o mapa mental e também o Sagabook 2017 – o primeiro pode ser baixa-lo clicando no próprio link e para baixar o Sagabook basta inserir o seu email abaixo, que ele será enviado para o seu email – depois da sua confirmação de interesse!

Mapa Mental do Curso*

* A utilização de mapas mentais ajuda a organizar as ideias e também o aprendizado.

Para utilizar o seu mapa mental, você deve criar uma conta gratuita no site Mindmeister clicando aqui.

Sagabook 2017

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente o seu exemplar do manual Sagabook 2017!

AULAS ANTERIORES

DÚVIDAS SOBRE ESTA AULA?

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo deste aula, deixe abaixo no campo de comentários

110 Comentários


  1. ola Fabio,

    estou com um problema na minha cnn, o nome do meu antenado é Alessandro com variação para Alexandre, se eu coloco primeiro o nome alessandro ( que está na certidão dele) e depois Alexandre como variação não emite.

    Porem se eu coloco Alexandre e depois Alessandro como variação ela emite, posso usa-la assim ou o primeiro nome realmete tem que ser Alessandro (como está na certidão de nascimento dele) e a variação Alexandre ?

    agradeço des de já.

    Responder

  2. Ciao Fábio, come stai?
    Estou com a CNN em mãos, porém estou com uma dúvida para a qual não encontrei precedente na internet, mas tenho certeza que já deve ter acontecido. Aí vai:
    Fiz a solicitação da CNN, constou que havia algo parecido no sistema e então esperei a resposta e emissão do documento por parte do Ministério da Justiça. Chegou o documento constando que não havia nenhum registro de naturalização.
    Percebi, no entanto, que não consigo autenticar este documento no site. Indaguei o departamento de migrações e eles me responderam “…quando a emissão da Certidão via sistema e com a assinatura da Chefe de Divisão de Nacionalidade e Naturalização, os interessados deverão verificar a autenticidade conforme informações no rodapé do documento.”. Na resposta deram a sugestão de pedir informação sobre autenticação em um cartório, porém não estou no Brasil no momento para pedir essa informação e acho improvável que o pessoal do cartório saiba todos os detalhes de naturalização na Itália.
    Por isso lhe peço: sabes qual a melhor forma de proceder com esse documento? Realizo a tradução juramentada e apostilo ou devo fazer algo mais?

    Responder

  3. Olá Fábio,
    Meu antenato possui o nome original da Itália e mais duas variações no Brasil. Quando coloco os 3 nomes para emitir a CNN aparece aquela mensagem que vão enviar para o meu endereço. Só que estou com tudo marcado, passagem, aluguel, tudo e ainda preciso traduzir a apostilar e nada de receber o dito documento. Já telefonei e mandei e-mails e nada.
    Minha pergunta: posso emitir 3 CNNs, cada uma com uma das variantes do nome, ou 2 CNNs sendo uma com dois nomes e outra com um dos nomes. Nessas duas formas eu consigo gerar a CNN na hora e não ficaria mais na dependência deles.

    Obrigada e parabéns pelo teu trabalho de ensinar a todos.

    Responder

    1. ola Fabio,

      estou com um problema na minha cnn, o nome do meu antenado é Alessandro com variação para Alexandre, se eu coloco primeiro o nome alessandro ( que está na certidão dele) e depois Alexandre como variação não emite.

      Porem se eu coloco Alexandre e depois Alessandro como variação ela emite, posso usa-la assim ou o primeiro nome realmete tem que ser Alessandro (como está na certidão de nascimento dele) e a variação Alexandre ?

      agradeço des de já.

      9

      Responder

  4. Boa tarde,

    Já vi e revejo as aulas e li algumas duvidas aqui, minha CNN foi emitida em Ago/17, e já mandei e-mail pedindo uma atualização e nada de resposta.
    Alguem saberia me dizer se tem algum problema a CNN tem 5 meses e estou inodo para italia no fim agora de janeiro

    Responder

    1. Desculpe, @Regina, gostaria de ajudar, mas não entendi bem sua dúvida. A CNN foi emitida pela Internet, certo? Você não consegue emitir uma nova consulta e traduzi-la?

      Responder

      1. Bom dia, sim a CNN foi emitida, em agosto do ano passado, e o pessoal da traducao me disse que seria melhor uma mais recente. Vi que elas sao validas por um ano, isso procede?

        Responder

          1. Regina vc conseguiu emitir uma segunda via? não estou conseguindo


  5. Já 2 meses que tento a certidão negativa de meu bisavô.

    Tenho uma CNN de 2006 mas já não serve mais.

    O site somente remete a outra pagina em razão de homônimo.

    Mas o Ministério da Justiça manda retorno algum.

    Tem como agilizar a segunda via DA CNN?

    Responder

    1. olá estou tendo o mesmo problema . vc conseguiu resolver?

      Responder

      1. Sim. Mandei reclamação na ouvidoria.

        E todos os emails que consegui no site do ministério da justiça.

        Mas na verdade so pedi ajuda sem reclamar.

        Só para não melindrar os funcionários públicos.

        Dei o número do protocolo com o máximo de informações

        Em 23 de jan de 2018 19:47, “Disqus” escreveu:

        Responder

  6. Fábio, bom dia.

    Na certidão de nascimento do meu antenato o nome dele está TOMMASO e na certidão de nascimento do filho dele, no caso do meu bisavô está THOMAZ, eu preciso fazer a correção do nome?

    Obrigado.

    Responder

  7. Fábio, muito obrigado pelas aulas!!
    Vou em janeiro fazer meu processo, e me sinto muito preparado e confiante graças a você obrigado!!!!

    Queria tbm saber se preciso dos documentos de divorcio dos meus pais para tirar a cidadania na Itália?
    Na minha arvore, eles são os únicos que se divorciaram.

    Desde já meu imenso agradecimento, que Deus continue te abençoando, pois sou grato a ele pelo trabalho que vc realiza!!

    Responder

    1. Olá Victor, você conseguiu uma resposta para a sua pergunta? Esse também é meu caso e estou com dúvida se preciso pegar as certidões de casamento e divorcio que meu pai teve

      Responder

  8. Boa tarde Fabio. Antes de mais nada muito obrigada pelo seu guidance, você realmente faz a diferença! Estou relacionando os documentos para cidadania e estou no processo da tradução, porém verifiquei que a CNN que eu tinha era de 2015 e hoje fui refazer a busca e após varias tentativas em função do site fora do ar, para a minha surpresa recebi a mensagem informando que ” não foi possivel emitir a certidão pois constam em nosso registro dados similares aos critérios informados e pede para eu clicar para um formulário a ser encaminhado a depto de estrangeiros…Você já viu essa mensagem antes??? Por favor alguém já recebeu essa mensagem??

    Responder

    1. Olá Alessandra, eu tb estou nessa situação. Fiz a solicitação há mais de 1 mês e até agora nada. Você já conseguiu alguma resposta?

      Responder

      1. Olá Vinicius, minha solicitação foi aberta tbem a 30 dias atras. A ùnica informação que recebi é que meu processo foi devidamente registrado e encaminhado à SAG-DEMIG. Entrei em contato pelo número (61) 2025.3282 e fui informada que o processo está OK e que só preciso aguardar que a informação seja lançada no Diário Oficial. Tenta ligar vc lá com o número do processo, quem sabe eles te passam alguma informação . Infelizmente, depender de orgão público aqui no Brasil é um sufoco!! Por favor se tiver alguma novidade me avise.
        Obrigada!!

        Responder

        1. Oi Alessandra, depois de muitas semanas responderam meu email assim:
          “Prezado Senhor,
          Informamos que o sistema pode ter identificado homônimos, e por este motivo ter gerado algum protocolo para análise.
          Informamos também, que o andamento dos processos da Divisão se dá por ordem cronológica de chegada, assim, verifica-se que o Processo Administrativo citado abaixo segue seu trâmite regular na referida Divisão.”
          Qualquer novidade eu te aviso. Não deixe de me avisar também por favor, pois eu fico muito preocupado com isso. Obrigado!!

          Responder

          1. olá Vinicius estou tendo o mesmo problema . vc conseguiu resolver?


          2. Olá, Julieta! Depois de mais de 45 dias me enviaram por email. Demorou mas chegou. Boa Sorte!


        2. olá Alessandra estou tendo o mesmo problema . vc conseguiu resolver?

          Responder

          1. Olá Julieta, eu recebi ontem do ministério a certidão negativa por email, conforme as variações necessárias. Acho interessante que você envie novamente um email para o ministério com o numero do processo pedindo o status…Hoje esta fazendo 3 meses que abri o processo.
            Qualquer dúvida estou a disposição.


  9. Olá pessoal, como vocês estão? 🙂

    Seguinte: já faz um tempo (duas semaninhas) que venho tentando emitir a CNN. Porém, sempre dá esse problema quando aperto em “emitir”: “Não é possível acessar esse site. A conexão foi redefinida.” Já tentei em outros computadores de outras casas, celular com 3G, e sempre a mesma coisa. Alguém mais ta tendo esse problema?

    Valeu!

    Responder

    1. Eu estou! Já tem mais ou menos esse tempo tb que estou tentando emitir a CNN mas o fucking site não funciona…
      Registra uma reclamação no sac do ministério da justiça, eles precisam saber que as pessoas estão tendo problemas.

      Responder

        1. O problema ainda persiste. Não conseguimos tirar a CNN por aqui tbm pois dá o mesmo problema “A conexão foi redefinida”. Alguém tem alguma atualização sobre esse assunto??

          Responder

          1. As alternativa que me deram via email foram:
            1. Online, através do link protocoloeletronico . mj . gov . br, que você precisará fazer um cadastro e escanear todos os documentos para fazer sua soliticitação.
            2. Via correios: enviar todos os dados da pessoa a ser pesquisada e os seus, assim como no site (nome completo, filiação, data de nascimento e nacionalidade, etc), junto a solicitação redigida. O endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Anexo II, sala 318, Brasília – DF, CEP 70064-900


          2. Olá Pessoal Site Ministério Ativo novamente acabei de emitir as minhas, correm la !!!abç
            Boa Sorte


          3. Olá Pessoal Site Ministério Ativo novamente acabei de emitir as minhas, correm la !!!abç
            Boa Sorte !


          4. Foi!! Consegui aqui tbm!! Valeu!!


        2. Olá Pessoal Site Ministério Ativo novamente acabei de emitir as minhas, correm la !!!abç

          Boa Sorte !

          Responder

      1. Olá, estou com o mesmo problema a dias tentando ,emitir a CNN, mandei vários emails sem resposta, fora que estou lidando com prazos curtos pois irei em novembro para Itália, estou quase entrando desespero já.

        Responder

    2. Pessoal também estou com o mesmo prolema! Já enviei vários e-mails e ninguém responde! Não sei mais a quem recorrer! Difícil de mais!

      Responder

      1. Olá Pessoal Site Ministerio Ativo novamente acabei de emitir as minhas, correm la !!! Estranho atormentei tanto por email que me responderam 3 emails seguidos em dias diferentes.

        Responder

  10. Oi Fábio, tudo bem? Obrigada pelo vídeo. Uma questão, se a certidão de meu bisavô Italiano sair como NEGATIVA no site do ministério da Justiça, eu posso considera-la 100% segura e confirmada? porque hoje minha assessora Italiana disse que, se em algum momentos nós tivemos a informação de algum parente, que meu Bisavô tenha se naturalizado, é preciso e mais seguro “confirmar” a CNN com o ministério da Justiça, mesmo após a certificação e autenticação, enviando os documentos de meu Bisavô à eles por email e pedindo um ok por escrito ou confirmando na comune de meu Bisavô, se há alguma informação sobre naturalização, que tenha chegado do Brasil. Você acha que isso é preciso mesmo ou apenas a CNN autenticada já basta? Muito obrigada

    Responder

  11. Boa noite Fabio !!! estou começando agora e gostaria de saber vou aproveitar a pasta do meu irmão que já conseguiu
    a cidadania , eu preciso da CNN novamente ? obrigada .

    Responder

  12. Olá Fábio, tudo bem? Obrigado pela dedicação por nos mostrar o caminho das pedras.

    Tenho uma dúvida, em relação as variações dos nomes aplicados na CNN devo colocar todos os nomes possíveis que aparecerem nos documentos, inclusive de casado?
    Exemplo:
    Ciclana Busolo
    Ciclana Busolo Dório (Casada)

    Muito obrigado.
    At.,
    Bruno H. Santos

    Responder

  13. Boa tarde, Fábio. Estamos fazendo a cidadania do meu marido. A mãe dele já tem a cidadania conseguida pelo consulado brasileiro em Curitiba no ano de 2011, mas vamos fazer diretamente na Itália. Pergunto: mesmo assim ele precisa dessa CNN? Pois se a mãe dele já é italiana, não vejo muita necessidade, qual seria o fundamento?

    Responder

  14. Oi Fábio! Desculpe a inisistência, mandei mensagem nos comentários da aula no youtube, na página do facebook e também para um dos emails com os quais você se comunica conosco. Só agora me dei conta que o canal para dúvidas é aqui na página específica da vídeo aula… Ok, sei que você disponibilizou o curso faz alguns meses, mas só agora estou com o documento do meu antenato, então lá vai, mais uma vez, meu questionamento:
    Antes, parabenizo e agradeço pelo site, pelo sagabook e todo o auxílio que você tem dado a quem quer o reconhecimento da cidadania!!! Grande trabalho!!

    Dúvida: no documento que recebi da Itália, logo abaixo do nome do meu antenato, antes do nome dos pais, está escrito o seguinte (nomi successivi al primo Primo), que entendo ser o nome do meio do meu bisnonno, neste caso, Primo. É isso mesmo? Se for assim, para a CNN devo digitar o nome completo, com o Primo (AAA Primo BBB) ou apenas AAA BBB? Obrigado!! abraço

    Responder

  15. Olá Fabio, eu tenho que traduzir e apostilar a autenticação da CNN também? na mesma folha da CNN ou separada?
    Estou confuso quanto a ordem em que devo fazer.
    Devo mandar a CNN para o cartório materializar e apostilar e só então traduzir, ou posso traduzir e depois mandar para o cartório materializar e apostilar os dois?

    Responder

  16. Olá Fábio, primeiramente parabéns pelo curso, muito bom.
    Agora a dúvida, estou me preparando para dar entrada com o processo de reconhecimento da cidadania italiana no consulado de BH e quando for emitir a CNN devo colocar o nome todo do meu bisavô “Giovanni Battista Zille” ou posso simplesmente colocar “Giovanni Zille”, filho de Giuseppe Zille e Maria Piva?
    Na certidão dele consta uma expressão que nunca ouvi falar: “Zille detto Zillut Giovanni Battista”. O que significa isso?
    Obrigado,
    Abraço.

    Responder

  17. Fábio minha dúvida é a seguinte: referente a aula 2, minha prima já tinha o certificato di nascita da minha avó, ela me passou uma cópia. Eu posso utilizar essa cópia e outras (óbito, nascimento, casamento) ou tenho que solicitar tudo novamente? Desde já agradeço e um forte abraço.

    Responder

  18. Fábio, por acaso vc saberia me orientar como solitar a CNN da argentina? Pergunto pq meu antenato antes de vir pro Brasil ele esteve na Argentina e alguns documentos dele consta q ele é argentino (de casamento), porém a de óbito consta italiano novamente. Tá meio bagunçado isso. E acho q precisarei da CNN argentina. Correto?

    Responder

  19. Boa tarde Fabio, no “certificato di nascita” de meu bisavô italiano, consta os dados da comune que ele nasceu e a data de nascimento, mas não consta os nomes dos pais, eu sei os mesmos por causa que meu avô me falou! A dúvida é, isso pode dar problema, é aceito sem os nomes dos pais do italiano?

    Responder

  20. Fabio, apos emissao da CNN pelo site, o que devo fazer? Alguns dizem que é preciso materializar, outros dizem que nao é preciso fazer mais nada. O que devo fazer com ela antes de traduzi-la?

    Responder

  21. Olá, Fábio! Bom dia, tudo bom? Eu revendo o processo de cidadania… me surgiu uma duvida sobre a CNN. Fábio eu devo traduzir e apostilar a certidão de CNN que é protocolada e a AUTENTICAÇÃO da CNN que está escrito que diz que o Departamento de Migração da Secretaria Nacional da Justiça e Cidadania, confere a autenticidade da CNN? Preciso traduzir e apostilar as duas ou só a certidão emitida na primeira opção que é a efetivamente protocolada? Ou só a autenticada? Obrigada um abraço. Uma ótima semana.

    Responder

  22. Olá Fábio. Encontrei um obstáculo novo, perguntei em grupos do facebook e ninguém soube como resolver. Vou tirar minha cidadania pelo consulado do Rio de Janeiro. Na própria embaixada me falaram que eu precisava ”materializar a CNN”. Achei que era algo normal, mas perguntei nos cartórios e ninguém soube me responder o que era. Você sabe o que é e como faço para materializar? Aparentemente depois de materializado tenho que apostilar, traduzir e apostilar a tradução dessa materialização.
    Grazie mille!

    Responder

  23. Oi Fabio vlw por mais um video, os nomes dos pais do meu antenato estao traduzidos nas certidoes das filhas do antenato, Domenico=Domingos eu vou ter que retificar isso né?

    Responder

  24. Olá Fabio, Minha dúvida é se a CNN tem validade ou não ? Pois como vou me planejar para ir na Italia em 2018, minha grande dúvida é se posso tirar essa CNN agora ou somente na época de ir? Obrigado e parabéns pelo trabalho que realiza !

    Responder

  25. Boa tarde Fabio, estou com uma questão na CNN que me tira o sono….

    No site, consigo gerar a CNN, mas na certidão de óbito do meu antenato está escrito “natural da Italia, brasileiro naturalizado”. E, na certidão de nascimento do filho dele diz “filho de TAL, natural deste estado” (Santa Catarina).

    Fiquei com um pé atrás.. será que ele realmente se naturalizou? Mas como está gerando a CNN?

    Tem alguma forma de eu ter uma prova final pra essa situação?

    Obrigado por tudo!

    Responder

    1. Olá Angélica, neste caso você precisa enviar um email diretamente para o MJ e pedir que eles façam a verificação manual, pois o sistema online é uma porcaria (pronto, falei!)

      Responder

  26. Fábio, na certidão de nascimento do meu antenato diz “Cognome BELLEZIA Nome FULANINHO Figlio di CICRANO e di FERRARI JOANA” e no final vem uma observação sobre o casamento dele que diz “ANNOTAZIONI: Bellezia Fulaninho…”
    Minhas dúvidas são:
    1. O primeiro nome que devo colocar do antenato na CNN é “BELLEZIA FULANINHO” ou “FULANINHO BELLEZIA”?
    2. Quanto aos pais do italiano, devo colocar primeiro o sobrenome e depois o nome ou o contrário?
    3. Respondidas as primeiras perguntas, a primeira variação do nome do antenato deve ser o contrário do que coloquei no nome dele?

    Obrigada!

    Responder

    1. Olá Flávia, Bellezia é sobrenome e não nome, logo você deve colocar Fulaninho como nome. O nome dos pais coloque nome + sobrenome e as variações devem ser aquelas contidas nos documentos brasileiros, não apenas inverter a ordem, entendeu?

      Responder

      1. E no caso de uma italiana com 2 sobrenomes? A ordem dos sobrenomes escrita na certidão italiana será: 1º sobrenome, 2º sobrenome, nome?
        Por exemplo: Margotti Domenica Maria

        Responder

      2. Ei Fábio, tudo bem? Só uma pergunta que parece meio boba, mas e no caso de uma italiana com 2 sobrenomes? A ordem dos sobrenomes escrita na certidão italiana será: 1º sobrenome, 2º sobrenome, nome?
        Por exemplo: Margotti Domenica Maria

        Muito obrigada, amo o seu canal, já vi todos os vídeos! 🙂

        Responder

  27. Fábio, bom dia. Muito bom seus vídeos! Parabéns pela iniciativa!!!!
    Fiquei com uma pequena dúvida no final do vídeo. Ficou claro quanto a regra de naturalização do antenato, quanto a relação entre o ano em que ele se naturalizou e o ano em que o filho nasceu (ou os filhos). Mas o PAÍS onde o filho nasceu, não tem relevância?
    Exemplo: Se o antenato veio da Itália com sua esposa grávida, chegando aqui ela teve este filho e posteriormente o antenato veio a se naturalizar. A dúvida que fica é se este filho, sendo brasileiro, tem direito a ser cidadão italiano e assim passar para seus descendentes?
    Obrigado!

    Responder

    1. Olá Paulo não tem nenhuma relevância não, desde que o nascimento tenha acontecido antes da naturalização, o direito foi transmitido

      Responder

  28. Ciao Fábio,

    Já tenho todas as certidões necessárias, mas estou assistindo aos seus vídeos. Parabéns pelo seu magnífico trabalho.

    Veja só: meus documentos são antigos, pois estou esperando chegar minha vez na fila aqui em São Paulo para atualizá-los. Seguindo a aula 3, fiquei curioso e entrei novamente para ver a CNN. Inserindo os dados e as variações, constou que meu bisavô não se naturalizou. Acontece que ele se naturalizou por volta de 1941, inclusive eu consegui descobrir a cidade exata de nascimento dele no Arquivo Nacional do RJ, que me enviou todo o processo de naturalização, e com isso, enviei uma única carta para o Comune e recebi a certidão de nascimento. (Sorte que meu avô nasceu em 1904!).

    No entanto, para tirar a dúvida, peguei a minha certidão do ministério da justiça, que na época era enviada em papel oficial para a residência do solicitante, e vi que a data de nascimento nesse documento é diferente da data oficial de nascimento da certidão italiana!

    Não lembro mais o que escrevi quando enviei a carta solicitando a CNN, mas agora, nesse formato digital, onde só posso colocar a data oficial de nascimento, como você afirmou, consta que não há processo de naturalização!

    Quando chegar minha vez, terei que atualizar a CNN, e mesmo com todas as variações possíveis do nome (que acabei de fazer), já que só há uma única data de nascimento para informar, consta que ele não se naturalizou. (Mas sei que se naturalizou…)

    O que eu devo fazer?

    Obrigado

    Responder

      1. Oi Fábio,

        Como eu disse, na época, quando pedi a CNN, eles enviaram a CPN. Até aí tudo bem, porque meu avô nasceu bem antes da naturalização. Mas a CPN está com a data de nascimento dele de 1880, e a certidão italiana, que é a correta, assim como a de casamento brasileira, está com a data de 1879. O dia de nascimento também é diferente na CPN.

        Na época, o patronato disse para eu corrigir os nomes e as datas das certidões, e tudo foi feito. Porém, acompanhando essa aula, e por curiosidade, vi que a data de nascimento da CPN é diferente da certidão de nascimento original, e meu medo é que essa divergência possa causar algum problema, pois acredito que eles não vão alterar a data de nascimento na CPN só por eu apresentar a data correta com a certidão de nascimento original… (acredito que eles simplesmente vão emitir do jeito que está lá…)

        Gostaria de saber sua opinião para saber o que fazer para resolver esse problema com a data de nascimento na CPN, pois nas certidões já está tudo OK.

        Você já teve um caso desses?

        Obrigado

        Responder

          1. Muito Obrigado Fábio!

            Já vou providenciar…

            Grande Abraço


        1. Boa tarde Marcos, por qual meio você solicitou que o MJ emitisse a CPN, ao invés da CNN? Estou com o mesmo problema que você teve, sei que meu parente se naturalizou, porém quando tento emitir a certidão, só consigo a CNN, já tentei todas as variações de nomes possíveis… Se puder me dar essa dica, agradeço!

          Responder

          1. Oi Aline,

            Revendo meus arquivos, vi que enviei uma carta solicitando a CNN para o seguinte endereço da divisão “Processos de Naturalização e Nacionalidade”

            Esplanada dos Ministérios – Ministério da Justiça, Anexo II, sala 313
            CEP: 70.064-901 – Brasília – DF

            Eu não solicitei a CPN, e sim a CNN. No entanto, com os dados que eles pediam na época, encontraram a CPN, e me enviaram um documento em papel oficial assinado… Isso foi em 2001!

            Uns anos atrás, enviei uma nova carta, e eles me enviaram outro documento em papel oficial do Certificado de Naturalização, que consta todos os nomes dos pais do meu bisavô, batendo com o processo de naturalização, que consegui enviando uma carta para o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro (que dizem que vai fechar ainda esse ano por falta de verba, se você pesquisar na internet poderá constatar). No Certificado de 2001 não constavam os dados pessoais gerais, mas nesse novo pedido, enviaram completo…

            Se você postar o seu e-mail, eu escaneio o papel com todos os dados que eles solicitaram e envio para você. Faço isso até esse domingo; depois, vou viajar e só retorno no dia 17 de agosto, e aí só poderei enviar após essa data…

            Fico à disposição


  29. Fábio boa noite, muito obrigada primeiramente por essas aulas show.
    tenho uma dúvida, vou com minha prima fazer o reconhecimento da cidadania, usando os mesmos documentos do antenato e nosso bisavô que são os mesmos. ref a CNN uma pra cada uma ou só uma basta??

    ah o pai do meu antenato era giuseppe ele virou José na certidão de casamento aqui no Brasil diz que Pedro que era Pietro casou-se tal tal… e que era filho de José e era Giuseppe as variações desse pai não tem como colocar né? eu informo então que o pai era GIUSEPPE??

    obrigada desde já

    Responder

  30. Fábio, ontem fui com a CNN e a autenticação da CNN no cartório para eles Materializarem, pois é um documento gerado na internet. Eles não pegaram a autenticação. Disseram que eles não usam essa autenticação e que só materializam a CNN. Só que eu só fiquei sabendo dessa materialização, quando já havia feito a tradução, tanto da CNN quanto da autenticação. Esses dois documentos retirados na internet, foram traduzidos para um só documento. E agora? Estou com a CNN materializada, estou com a autenticação (que pelo visto, eu não vou usar), e uma tradução desses dois documentos antes da materialização. O que faço? Deixo a tradução da forma que está, ou peço pro tradutor retirar a parte da autenticação da tradução que ele fez?
    Mais uma dúvida: Meu caso é judicial materna e meu advogado é o Luigi Paiano. Na CNN ele pediu que colocasse o nome do meu antenato, conforme consta Estratto per Riassunto dell’atto di nascita: Giovanni Battista Iannuzzi. O nome no Brasil tem as seguintes variações: João Jannuzzi, Janussi, Januzi, Januzzi, Januse, etc., e o Battista sumiu. O Dr. Luigi falou para não colocar nenhuma variação do nome do meu antenato na CNN e ele disse também que não precisa de retificação. Sei que vc não vai dizer que ele está certo ou errado, mas gostaria que vc desse sua opinião sobre ser normal ou não o que ele me pediu.
    Adoro suas aulas. Sou apaixonada pelo tema.
    Abraços,
    Thaís Veiga

    Responder

    1. Olá Thaís como seu caso é específico por derivação materna, você deve seguir as instruções que o seu advogado te passou, pois ele sabe do que está falando, ok? Abraços

      Responder

  31. Olá Fabio, tudo bem?
    Sou neto de avos italianos, os pais de minha mãe são todos descendentes diretos, tanto a mãe dela quanto o pai, os Rigato e Morozini e minha mãe nascida em 04/1959.
    Minha duvida é que meu bisavô, pai do pai de minha mãe chegou no Brasil com 6 anos de idade, mas nao se naturalizou pela pesquisa que uma prima minha fez. Gostaria de saber se posso da entrada usando a documentação dele ou teria que usar a do meu trisavô pai dele, já que chegou no Brasil com pouca idade? Gratos desde ja, e gostaria de dizer que faz um belíssimo trabalho.

    Responder

  32. Olá fabio tds os documentos tem prazo eles podem “vence” pq ja faz 10 meses q to reunindo eles e queria saber se ainda servem ou preciso pedir td novamente?
    Pois pretendo ir ai esse mes pra dar continuidade no meu processo.

    Responder

  33. Oi Fabio,

    Mais uma pergunta que acho que é bem relevante pois vejo várias pessoas tendo.

    Vou aproveitar e usar como exemplo na certidão de battesimo do meu antenato. Que está assim:

    SARTOR STEFANO figlio di ANGELO e di CESATE GIACOMA.

    O certo nos campos da CNN colocar o nome do requerido STEFANO SARTOR, nome do pai ANGELO SARTOR e a mãe GIACOMA CESATE?

    Eu vi que tem gente que tem bastante dúvida quanto a ordem dos nomes e a questão da mãe se só coloca GIACOMA CESATE(acho que é o nome total de solteiro) ou tem que adicionar o SARTOR(do pai) no fim também.

    Muito Obrigado!!

    Responder

    1. Olá CK na verdade a ordem não influencia, você poderia colocar todos os sobrenomes antes e os nomes depois ou como citou – o oficial do comune vai entender da mesma forma

      Responder

      1. Ok, ali no campo do antenato é tranquilo pq dá pra colocar todas as possibilidades. É o que eu vou fazer pra garantir 100%.

        Mas e no campo do pai e da mãe? E tem a duvida se coloca o nome da mãe
        GIACOMA CESATE, ou GIACOMA CESATE SARTOR, ou CESATE GIACOMA, etc. etc… Usando o caso acima.

        Obrigado!

        Responder

        1. Você deve colocar o nome dos pais EXATAMENTE como constam no documento italiano, lembrando que as mulheres na Itália jamais adquirem o sobrenome do marido

          Responder

          1. Ah, esta informação é relevante e eu não sabia.Obrigado Fabio.


  34. Boa noite Fabio!
    Até aqui, estamos entendidos!
    Abraços
    Edna e Henrique

    Responder

  35. Oi Fábio, no caso o meu antenato casou na Itália, então pra CNN eu devo me base unicamente no documento do batismo? Eu pergunto isto pois o nome da mãe do meu antenato é um num certidão e outro em outra.

    Responder

  36. Oi Fabio, olha eu aqui de novo. Eu estou com uma duvida. Se o meu bisavô se naturalizou brasileiro, mas o pai dele não se naturalizou, tem como eu requerer o meu reconhecimento pelo pai dele (que seria o meu trisavô)?
    Desde já, obrigada pela atenção!

    Responder

  37. Olá novamente, Fábio. Desculpe enviar-te esta dúvida aqui na aula de CNN, mas é que tomando como exemplo a dúvida sobre a validade dela, me lembrei sobre minha dúvida com relação à validade do documento italiano (certidão de nascimento). Você tem um parecer mais claro sobre essa questão? Sei que em vídeos anteriores você comenta que isso pode variar de comune para comune.
    Eu irei perguntar ao responsável da comune que me enviou o documento, embora no próprio documento não há menção alguma sobre validade.
    Grazie. Buona notte!!!

    Responder

  38. Olá Fábio. Obrigado pela lição de hoje, sobre CNN.
    Eu já havia feito a solicitação, mas vejo que necessito pedi-la novamente, porque não inclui na lista de variáveis do nome de meu antenato o nome já retificado em uma das certidões dele (óbito).
    Porém tenho mais uma dúvida. Com relação à emissão da CNN. uma vez adquirida, a mesma possui VALIDADE?????
    E sobre a AUTENTICAÇÃO???? Depois de emitida a CNN, há um campo para autenticação. Isso deve ser anexado à CCN, correto?
    E mais tarde, a mesma deverá ser autenticada por algum Escritório de Registro Civil? Por exemplo, para realizar a tradução da mesma?
    Grazie mille. Un abbraccio.

    Responder

      1. Ok, hehehe!!! Mas sobre a autenticação no próprio site do Ministério da Justiça, isso deve ser feito log após a emissão da mesma, correto???

        Responder

  39. Estou um pouco confuso com a linha que o curso está seguindo. Começamos pela Certidão de Batismo/Nascimento do Italiano, mas para termos certeza de quem é o Italiano que procuramos não seria necessário ter as certidões dos ascendentes que estão antes do Antenato (pai, avô, bisavô)? Eu não sei se o curso começa supondo que já temos essas certidões ou se começa pela do Italiano sem as outras (Começar supondo que temos as outras certidões faz sentido porque assim conhecemos as variações de nome e etc. como se fez necessário para obter a CNN, mas começar pela do italiano também faz sentido pois assim temos certeza do direito pela cidadania sem ter que gastar energia/tempo/dinheiro buscando as dos outros ascendentes). No meu caso, sei que meu tio tem alguma certidão de óbito com ele, sei a provável região de onde o Italiano veio, mas não consigo ter certeza de quem é meu trisavô (o Italiano) porque além de nome e sobrenome eu não sei mais nada, se é que tais informações também estão corretas…

    Responder

    1. Olá Renato, muita gente não precisa dos documentos dos ascendentes para conseguir a certidão italiana. Por exemplo: digamos que o antenato é o seu bisnonno e ele se casou no Brasil – indo na casa dos seus avós, é bem provável que você já consiga algum documento deles ou até mesmo o local de casamento do seu antenato. Neste caso bastaria solicitar a certidão de casamento dele, em inteiro teor, para saber se lá consta o local onde ele nasceu e pronto: você já teria como começar a busca do documento do italiano

      Responder

      1. Muito obrigado Fábio! Fui à casa do meu tio ontem e consegui alguns documentos, mas ainda é pouca informação, falta a filiação do antenato, saber se ele se casou aqui ou na Itália, quando nasceu, e até agora não achei ninguém vivo que saiba mais coisas…

        Responder

  40. Fabio no caso vc explicou ai no video para colocar todas as variaçoes q existem nas certidoes brasileiras..Enntao nao preciso retificar as variaçoes. por exemplo o nome do meu antenato era Giuseppe Marietto. e no nascimento da filha dele esta Giossepe Marietto. Eu preciso retificar, ou so colocar ai nas variaçoes da CNN ou ambos? vlw por uma um video

    Responder

    1. Vini precisa corrigir sim – inclusive no vídeo eu falo que, independentemente das correções, as variações devem ser corrigidas. Uma coisa não substitui a outra, ok?

      Responder

      1. vlw Fabio entendi, entao eu retifico e coloco as variaçoes..Muito Obrigado mais uma vez pelo seu trabalho q sempre esta me ajudando

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.