Aula 8 – Apostilando os Documentos

MATERIAIS DIDÁTICOS

Para acompanhar o seu Curso de Cidadania Italiana 2017, baixe o mapa mental e também o Sagabook 2017 – o primeiro pode ser baixa-lo clicando no próprio link e para baixar o Sagabook basta inserir o seu email abaixo, que ele será enviado para o seu email – depois da sua confirmação de interesse!

Mapa Mental do Curso*

* A utilização de mapas mentais ajuda a organizar as ideias e também o aprendizado.

Para utilizar o seu mapa mental, você deve criar uma conta gratuita no site Mindmeister clicando aqui.

Página do Blog sobre Haia

Clique aqui para ir diretamente à página do blog que eu cito no vídeo

Sagabook 2017

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente o seu exemplar do manual Sagabook 2017!

AULAS ANTERIORES

DÚVIDAS SOBRE ESTA AULA?

Caso tenha dúvidas sobre o conteúdo deste aula, deixe abaixo no campo de comentários

42 Comentários


  1. Bom dia Fábio, estou lendo o seu livro e assistindo as aulas ,ouvi vc falando que o apostilamento vale por 6 meses,sendo assim tenho uma duvida,vou começar a pedir minhas certidões de inteiro teor aos cartórios depois que meu filho for viajar ,que será dia 12/03, ele ficará na Irlanda por 6 meses e só irá a Itália levar os documentos depois desses 6 meses,sendo assim qdo eu for pegar as certidões no cartório devo pedir sem o apostilamento e apostilar todas juntas no final? alguns cartórios me deram a opção de pegar as certidões já apostilada ,mas agora estou com receio desse apostilamento vencer o prazo de 6 meses,desde já te agradeço ,vc tem me ajudado demais .

    Responder

  2. Fábio, o link que encaminha ao mapa mental do curso está indisponível. Se puder atualizar, agradecemos!

    Responder

  3. Olá Fábio! Vou requerer o pedido de reconhecimento da cidadania italiana aqui no Brasil. Para isso é necessário que a certidão de nascimento do meu antenato seja apostilada na Itália? Entendi que não se deve fazer o apostilamento da certidão do antenato no Brasil, mas fiquei na dúvida se o apostilamento da mesma deverá ser feito na Itália antes que enviem a certidão para mim aqui no Brasil ou se somente precisa que me enviem em inteiro teor. Obrigada.

    Responder

  4. Fabio, como eu posso procurar na Italia a certidões do meu antenato Italiano, eu nao sei qual a paroquia que ele foi registrado, eu sei que foi padre em roma.

    Responder

  5. Fabio tenho uma duvida!
    Eu preciso pegar todas as certidões simples e todas certidões em inteiro teor e traduzir? (nascimento casamento e obito se tiver)

    Responder

  6. Fabio. Peço as certidões de inteiro teor já com o apostilamento? Ou peço o apostilamento dos originais quando for apostilar as traduções? Tanto faz? O que é melhor?

    Responder

    1. Olá Silvia você deve solicitar os documentos, traduzir e depois apostilar o original + as traduções 🙂

      Responder

  7. Fabio, referente ao apostilamento, tenho ouvido falar sobre a necessidade de fazer uma orelhinha nas folhas, isso é obrigatório mesmo? Obg

    Responder

  8. Olá Fabio tudo bem ?Vamos lá, 3 dúvidas simples:

    1- Quando contrato um profissional para efetuar a tradução juramentada, vou precisar pedir para reconhecer firma em cartório ?

    2- A TRADUÇÃO JURAMENTE tem algum tipo de validade ou DATA constando na mesma ? Ou somente vai constar data quando for apostilado ?

    3- Por último, você falou sobre a retirada do CNN online, porém se torna necessário reconhecer esse CNN em algum cartório especifico ? e preciso traduzi-lo e apostiala-lo também ?. Quais documentos preciso apostilar, a certidão de nascimento do Italiano (que já está em italiano) é necessária ?

    Essas dúvidas são sobre os documentos.

    Responder

    1. Sim, pois sem o reconhecimento da firma o cartório não vai apostilar

      2 não tenho certeza

      3 Sim, Sim, Não pois já está em Italiano, sendo um documento estrangeiro ele já é aceito normalmente no país de origem

      Responder

  9. Fábio, tudo bem?
    Entendi o processo de apostilamento, mas tenho a seguinte dúvida:
    eu e meu irmão estamos querendo ir à Italia na mesma época para conseguirmos a cidadania.
    Há alguma forma de conseguirmos economizar nas apostilas? (Utilizar a mesma apostila)

    Responder

  10. Ola Fabio tudo bom ?
    Minha esposa esta juntando os documentos ta quase tudo pronto. Uma duvida, somos casados a três anos e meio, ela é a italiana, como fica ela na questão de requerente ? Ela tem que dizer que é casada e enviar nossa certidão de casamento junto para pedir cidadania para mim também ? Ou este processo é depois do dela para minha naturalização?

    Responder

  11. Estes são os cartórios Autorizados a Apostilas, mas não necessariamente estão fazendo o processo! A
    minha cidade tem 4 autorizados, mas nenhum está fazendo. A cidade vizinha tem 6 autorizados e somente 1 está fazendo!

    Responder

  12. eu e minha irmã podemos entrar com processo juntas? com as mesmas certidões em um só processo para as duas ? ou cada uma de nós tem que ter seu processo individual?

    Responder

    1. Rafaela, segundo os vídeos do Fabio você pode fazer sim o processo com sua irmã, cada uma com sua certidão de nascimento claro.

      Responder

  13. oi Fábio o apostilamento é feito de todas as certidões juntas? tudo no mesmo cartório? e as traduzidas eu preciso traduzir o apostilamento também?

    Responder

    1. Geralmente só os cartórios de grandes cidades fazem o apostilamento ! É também interessante que faça a tradução e apostilamento de todas as certdiões juntas, pois a data de vencimento muda após o apostilamento. É imprescindível que você fala o apostilamento no mesmo estado que estão as certidões. Sim é necessário traduzir as certidões originais em inteiro teor, apostilar elas, e apostilar também todas as traduções, no sagabook explica bem

      Responder

  14. ola fabio, eu vi a parte do tradutor reconhecer firma no cartorio mais mesmo assim não entendi, pode me esclarecer ?

    Responder

    1. O tradutor deve reconhecer firma para que o cartório possa apostilar as traduções

      Responder

  15. Olá Fábio. Vc disse que somente documentos brasileiros são apostilados. Disse também, na 5ª aula, que os documentos italianos têm validade de 06 (seis) meses. Disse ainda, que o documento do antenato deve ser o primeiro que eu devo buscar. Então, a partir da data de emissão da certidão de meu antenato, eu tenho apenas 06 meses para fazer todo o processo até a entrega dos documentos na Itália ?? É isso mesmo ?? Ficarei feliz em obter sua reposta. Obrigada.

    Responder

    1. Estou com o mesmo problema, farei o seguinte, caso os documentos vençam eu mesmo vou solicitar novos quando estiver na Itália, já que vou saber aonde conseguir os mesmos ! Preciso dos documentos para retificar algumas certidões aqui no Brasil, então é provável que ela vença mesmo

      Responder

  16. Oi Fabio, estava programando fazer a tradução juramentado na Itália, assim iria apostilar os documentos do Brasil, ir p Itália e traduzir e juramentar na Italia, ou seja, os documentos juramentados não seriam apostilados. Isso é possível?

    Responder

  17. Oi Fábio, eu estou com um problema, já tenho as certidões do meu antenato, mas elas vão vencer, preciso pedir de novo ? ou posso pedir quando estiver na Itália ? me ajuda ! Abraço !

    Responder

    1. Boa noite!! gostaria muito de saber isto também. Marta vc tirou outras na itália?

      Responder

      1. Oi, eu vou fazer a documentação aqui no Brasil com as certidões que eu tenho,que já vieram da Itália, e quando for pra Itália se essas, por estarem vencidas não servirem , lá mesmo vou pedir outras.

        Responder

  18. Olá Fabio, tudo bem?
    Tenho algumas duvidas mais específicas para o meu caso. A primeira é que meu trisavô italiano casou-se com a minha trisavó na Suíça e ela era suíça e estou na busca da certidão de casamento dos dois, quando conseguir eu faço o apostilamento no Brasil para ser aceita na Itália? ou existe um outro processo? além disso meu bisavô, filho dele, também nasceu na Suíça, mas tenho sua certidão de nascimento, só que ela é de 1907, então precisava saber se ela é válida e se faço o seu apostilamento. Uma ultima dúvida é que tenho a certidão de nascimento do antenato, só que ela foi enviada para minha família em 1992, mas não consta nada em baixo dizendo que é valida por apenas 6 meses, posso enviar uma imagem se achar necessário, isso significa que ela é válida ou terei que pedir para enviarem novamente?
    Agradeço muito!

    Responder

  19. Oi Fábio, tudo bem?
    Quando você fala que é necessário os documentos em inteiro teor e segunda via original ela deve ser como? Por que tenho uma amiga que trabalha em um cartório que começará a fazer o apostilamento e ela diz que esta segunda via deve ser DIGITADA. O que é isso? Como solicito aos cartórios? Por que já pedi a eles para me enviarem as cópias digitadas e eles dizem que estas cópias são as que eles me enviaram.
    Obrigada desde já pela atenção!
    Abraços

    Responder

  20. Olá Fábio,
    Na questão do apostilamento tinha uma dúvida. Tenho um irmão que também estaria interessado em tirar a cidadania.
    Teria que montar dois processos no caso? Teriamos que pegar duas cópias de todas as certidões ou apenas a certidão de nascimento dele?

    Responder

    1. Olá João, se o comune onde vocês pretendem fazer o processo aceitarem o mesmo jogo de documentos, não há problema nenhum não. A maioria dos comunes aceita, ok?

      Responder

  21. Ciao Fábio! Existem vários oficiais de comune na Itália que ainda não conhece o procedimento de apostilamento feito pelo Brasil, existe alguma circolare que regulamenta isso? Acredito que K 28 não fale nada a respeito…

    Responder

  22. Bom dia, Fábio! Tudo bom? Eu tenho outra dúvida, agora com relação aos documentos a serem traduzidos. …. Você deu o exemplo com 9 certidões. .. eu fiquei pensando…. devo traduzir todos os documentos brasileiro solicitados, até mesmo minha CERTIDÃO DE CASAMENTO E NASCIMENTO, Correto?

    Responder

  23. OLÁ FÁBIO.
    VOCE HAVIA COMENTADO EM ALGUM VÍDEO, MESES ATRÁS, SOBRE A POSSIBILIDADE DE APOSTILAR OS DOCUMENTOS EM OUTRO ESTADO.
    ISSO PROCEDE??? SE SIM, VOCÊ PODERIA ME DIZER COMO ISSO PODE SER FEITO? QUAIS OS PASSOS?
    HÁ A NECESSIDADE DE OUTROS TIPOS DE COMPROVAÇÕES???? PODE SER EFETUADO POR OUTRA PESSOA?
    MUITO OBRIGADO.

    Responder

    1. Olá André, eu disse exatamente o contrário: apostilando em outro estado corre-se o risco de ter a non rinuncia também pedida ao consulado daquele local

      Responder

      1. Sem problema, Fábio. Embora você já tenha dado o toque sobre o risco de financeiramente ser “elas por elas”, devido ao risco de permanecer mais tempo lá na Itália. Melhor ficar somente aqui por São Paulo. Valeu novamente.

        Responder

      2. Fabio, lamento mas para mim não está claro:

        “há possibilidade de ter a non rinuncia também pedida ao CONSULADO daquele local” – isto aplica-se somente no caso de protocolar os documentos no Brasil (e desta maneira o tramiti sera via consulado BR – IT), ou também para os documentos entregues diretamente no Comune na Itália (meu caso).

        Pergunto pois pretendo pegar meu documento do interior de SP, traduzir e apostilar no RS para que minha noiva possa trazê-lo para mim.

        Grato pela ajuda.

        Luiz.

        Responder

  24. Boa noite,
    Boa semana para todos!
    Abs
    Edna e Henrique

    Responder

  25. Fabio, boa tarde!
    Fiz perguntas nas outras aulas, não sei se você chegou a vê-las…
    A pergunta que tenho dessa aula seria sobre minha certidão de casamento. Ela não será necessária para o processo de tradução e apostilamento? Se não for necessária para a cidadania, eu já não teria que fazer isso para já levá-la para a Itália adiantando o processo de naturalização da minha esposa?
    Obrigado!
    Abraço!

    Responder

    1. @paulomorallesroveri:disqus , o Fabio comentou em uma destas aulas que a certidão de casamento do requerente era necessária, sim, pois o Comune mantém um registro completo de seu cidadão e o casamento deverá ser averbado em seus registros. Deve ser por isso que ele não respondeu sua pergunta. 😉

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.