SEMPRE QUIS SABER TUDO SOBRE CIDADANIA ITALIANA E NÃO TINHA A QUEM PERGUNTAR?

Baixe agora mesmo nosso manual oficial da cidadania italiana 100% Grátis!

    • Passo a passo prático de todos os procedimentos: deste o início, com a busca do documento do italiano até as suas próprias certidões.
    • Neste manual te ensino como pedir o documento italiano, como reunir os documentos, como realizar a sua prática de cidadania, e muito mais.
    • ATUALIZADO com o novo sistema de apostilamento de Haia, que substituiu a antiga legalização no consulado italiano no Brasil.
    • Você sempre quis realizar o seu processo na Itália, mas nunca pensou em gastar milhares de reais para contratar um consultor? Com nosso manual, você terá o conhecimento necessário para realizar o seu processo sozinho, sem gastar um único centavo com consultoria!

    Basta me dizer para qual e-mail eu devo enviar seu Sagabook!

    arrow

    privacy Fique tranquilo que seu e-mail está protegido conosco!

    • cleiber oliveira

      Ola Fábio. Parabéns pelo seu pioneirismo. O material que tens disponibilizado é excelente.

    • Roberta

      Simplesmente essencial para todos que estão procurando se informar a respeito da cidadania italiana e principalmente pra quem já quer dar início ao processo. Hoje já enviei a carta e o e-mail ao comune de meu antenato usando o modelo fornecido pelo Fábio.
      Estamos fazendo tudo sozinhos e apesar de ser um processo demorado, está tudo fluindo super bem graças a esse guia. MUITO OBRIGADA!!

    • Nathalia Gibbin

      Estou encontrando os documentos dos meus familiares após seguir as instruções do Sagabook! Inclusive a do meu antenato! Ainda não completei a leitura, mas já tenho sido direcionada por ela. 🙂

    • Daniel Ferreira

      Gente so eu nao estou recebendo esse material? Ja tentei mais de 10X e nada, nem spam nem Lixeira, nem nada! eu preciso deste documento

    • Fabio Bosisio

      Oi Fabio, bom dia. Parabéns pelo livre, o Sagabook 2017 está muito bom. Ainda estou no começo, apesar de todas as dicas ainda não consigo a data de nascimento do meu antenato. Em nenhum dos caminhos ainda deu certo, sei que ele foi batizado na Igreja de San Babila em Milão, mas faltam as datas. Vamos em frente! Parabéns e Obrigado! Abraços

    • Mariana Fiorin

      material incrivel! me permitiu antecipar qual seria o processo para poder dividir os custos com os interessados da minha familia. muito grata ao Fabio por toda a pesquisa e cuidado!

    • Renan Tozzi

      Fábio, o sagabook é um trabalho primoroso. Quantos detalhes.. e ao mesmo tempo sem perder a forma de ir direto ao ponto. Algumas dicas havia aprendido queimando muito neurônio ao longo de alguns anos de pesquisa e antes de conhecer o teu trabalho, mas ainda assim foi de muita valia em alguns pontos. Parabéns pela iniciativa! Pra quem está começando a saga agora, essa obra vai poupar muito tempo, energia e até dinheiro de vocês, vão por mim!

    • Marcos Vinícius

      Uma verdadeira obra de Arte!!! Muito completo e elucidativo. Parabéns Fabio por toda a sua dedicação a nossa causa!!!!

    • Fabio Josmarje

      Fabio meu caro, acabei de baixar e penso ser uma mensagem automática essa com o conteúdo de comentar um livro em menos de 24h depois de recebê-lo mas, sua clareza, honestidade, sinceridade em querer ajudar o próximo me parece óbvia e sendo assim te parabenizo por isso apenas, mas não serei hipócrita de dizer que gostei de seu livro pois, ainda não li… mas a diferenciação inicial entre sonho e meta me diz que estou prestes a entrar em contato com um livro muito bom… posso falar isso sem modéstia pois leciono filosofia e sei diferenciar um livro bom de um ruim por ter lido diferentes autores de épocas e culturas distintas. Desde já novamente agradeço a oportunidade que estás dando a todos gratuitamente e fica aqui minha gratidão por isso, pois a gratidão é a melhor resposta que podemos dar quando recebemos um ato tão puro e sincero de bondade. Vou ler e depois postar novo comentário tá bom? Abraço e que Deus lhe ilumine cada vez mais.

    • Georgia Colleone

      O sagabook é excelente, e os vídeos explicam de forma muito didática tudo que precisamos saber sobre a cidadania italiana! Super indico. Obrigada, Fabio!!

    • Carla Magalhaes

      Adorei!! Tudo muito bem explicado. Parabéns!!!

    • Marlon

      Minha saga esta me ajudando muito com o processo para obtenção da cidadania, a pagina é rica em conteúdo, e o Fabio realmente tem informações relevantes!!!

    • Wagner Donadio

      O livro é muito bom e bastante esclarecedor. A forma de como os ensinamentos são transmitidos, por serem de tão fácil compreensão, o motiva para o cumprimento do seu objetivo. Até o momento tenho só o que agradecer.

    • Simone Esposito

      Super recomendo, estou aprendendo bastante, muito bem explicado cada passo. Obrigada!

    • Camila Dal Pizzol

      Recebi o sagabook esses dias. Achei perfeito! Está tirando todas minhas dúvidas.
      Sigo o Minha Saga há anos e acho maravilhoso que o Fabio ajude as pessoas assim. Obrigada!

    • Andercon Sezar Mussini

      boa noite , bravíssimo bello trabalho , consegui a cidadania italiana também na Itália e sofri muito.

    • Wanderley

      Caro Fabio!
      Recebi via E-mail o Sagabook e não poderia deixar de lhe prestar as minhas homenagens.
      Ser profissionalizante é o mesmo que fazer qualquer coisa com o risco de um dia se apaixonar.
      Ser profissional é fazer já estando apaixonado pelo que escolheu.
      Sem sombras de duvidas você escolheu em ser um profissional porque faz o que gosta da melhor forma possível, sentindo prazer no que faz e colocando seu coração a cada escolha tomada.
      Por isso, merece nosso respeito e gratidão, pela forma incansável com a qual se dedica ao seu objetivo que é proporcionar aos descendentes Italianos não apenas uma identidade e um passaporte italiano, mas também o resgate de suas origens.
      Você lutou honestamente, enfrentou várias dificuldades, superou inúmeros obstáculos. Você jamais desistiu e através de um percurso que nem sempre foi favorável, conseguiu conquistar o tão merecido sucesso profissional.
      Obrigado por tudo e que Deus faça você muito feliz!
      Meus Parabéns!
      Wanderley.

    • Silviane Antonelo Stica

      Obrigada por compartilhar vosso conhecimento conosco!

    • Octaviano Lombardi

      Gostei do conteúdo muito elucidativo, porem gera um certo desanimo ao ver tanta burocracia. Eu já tenho a cidadania e já emiti o meu passaporte,mas encontro ainda dificuldades pois enviei os documentos para regularizar meu cadastro e o consulado regularizou em parte (divorcio) mas não o segundo casamento, e tos os documentos estavam no mesmo pacote

    • Marina Pignatari

      muito útil, tem me ajudado muito !!! 🙂

    • Leo B.A

      Recebi obrigado, bem explicado. Bacana seu trabalho, parabéns
      .

    • Marcos Torrano (UpEvil)

      Realmente o Fábio está querendo fazer todos felizes..!!
      Comecei a ir atrás da papelada de todas as certidões e etc e ele fez que eu ficasse mais empolgado ainda..!kk

    • Malu Santos

      Muito completo e simples. Parabéns, te acompanho, vou casar com Italiano e muitas dicas foram úteis. Obrigada.

    • Marcelo Boni Guimarães

      Parabéns Fábio! O mundo está precisando de mais pessoas como vc! Gastando seu tempo, para repassar um material tão rico em detalhes,conhecimento e experiência real que iremos encontrar. Não só me ajudou com todas as dúvidas em relação ao processo de reconhecimento de cidadania Italiana, mas como exemplo de que podemos ser melhores para outras pessoas, sem esperar absolutamente nada! Que Deus continue te abençoando! Grande abraço de eterno admirador do seu trabalho e da sua pessoa. Marcelo Guimarães – SP

    • Claudio Achkar

      Gostei do livro pois tem informações importantes e esclarecedoras para quem pretende fazer a cidadania italiana. Tenho certeza de que ajudará a muitos. Obrigado.

    • Daniela Trevisan

      Li o book e adorei! Muito organizado e completo. Pretendo fazer com assessoria, mesmo assim foi muito útil para me informar. Obrigada!

    • Vera Braccaioli

      Fabio, você está de parabéns. Adorei o Ebook foi muito esclarecedor. Gostei tanto do seu trabalho que acabei comprando seu Guia Prático da vida na Itália e estou amando, impressionante a riqueza de detalhes. Agora te acompanho também no seu canal do Youtube.

    • Geraldo Banhara

      Baixei, porém ainda não fiz a leitura devido a outras tarefas mais urgentes, pretendo iniciar a leitura agora no feriado do dia 21.

    • Fernanda Aricó

      Estou adorando!! Parabéns pelo profissionalismo!

    • Arlete

      Boa tarde Fabio! Agradeço muito por ter disponibilizado o Sagabook, ainda estou no início mas tudo o que vi até agora é muito esclarecedor. Já está me ajudando. Vou passar por aqui mais tarde para comentar! Um abraço!

    • Vivia Cisotto

      Muito obrigada por disponibilizar esse material todo sobre o processo (bastante complexo) de obtenção de cidadania italiana. Estou lendo aos poucos e seguindo as dicas preciosas. Falta pouco para poder pedir a certidão de meu avô italiano!

    • jessica_duarte

      É bastante claro e acessível! Muito útil!!

    • Anna Karol Carbone

      Baixei semana passada e já me ajudou muito com os primeiros passos aqui na Italia! 🙂 🙂
      Obrigada!

    • Diego Bittencourt

      Baixei a poucos dias e foi muito esclarecedor e bem explicado. Parabéns, Fábio. Agora é correr atrás dos docs.

    • Cleber Chacon

      Material muito completo e explicativo, foram tiradas todas as minhas dúvidas, parabéns pelo excelente trabalho.

    • Aline Pugina Abrantkoski

      Agradeço imensamente toda a ajuda, cada comentário, resposta, interesse com o sucesso alheio na obtenção não apenas do reconheciemnto da cidadania italiana, mas na oportunidade de ter uma segunda chance na vida. Que você se mantenha com esta personalidade admirável entre os anos e que seu caminho seja repleto de paz, saúde e conquistas.

    • Isabela Dahmen

      Não recebi o Sagabook!

    • Lucas Meneghetti

      Olá Fábio, muito obrigada por dedicar seu tempo em nos ajudar!!! Comecei a ler o Sagabook (14/04/2017) porem não terminei ainda, pois estou em busca das certidões, assim que terminar o livro volto a comentar..

    • Fiorenza Santos

      Adorei ter baixado o Saga! Está me ajudando e muito nas minhas dúvidas!! Uma das melhores formas pra quem quer tirar a cidadania fazendo td por conta! Obrigada Fábio pela iniciativa!!!

    • Sandra Talarico Machado

      Apreciando muito a leitura,obrigada

    • Marjorie Torre

      Fabio, sem duvida seu guia está ajudando muito e me dando a maior motivação pra prosseguir com o processo! Obrigada!

    • Diego Rafael Cavallaro

      Eu no momento estou colhendo o máximo de informações possíveis, pois só poderei dar entrada no precesso daqui 3 anos t.t

    • Tiago Basso

      Acompanho a Saga desde 2008 e o manual foi uma mescla de tudo que já vinha acompanhando, talvez eu vá para Itália este ano, montando minha apostila e, demais, traduções, mas tudo vai depender de alguns fatores que me farão decidir se irie em julho ou não.

    • Rubya Mara De Faria Gava

      Eu amei!!! Perfeito…Vc é um gênio rsrs… Parabéns

    • Tatiana Mazza-Surer

      Obrigada, Fábio, por ter feito um Sagabook tao bem informativo. Estou na fase final do meu processo de cidadania, mas o seu livro e os seus vídeos foram fundamentais para tirar minhas dúvidas.

    • Gisleine Arcieri

      Parabéns pelo sentimento solidário com que esse trabalho foi desenvolvido.
      Esse material é muito pratico e nos dá muita segurança.
      Dio vi benedica sempre.

    • Sensia Bianchi

      Fabio e Luciana, satisfação em estar aqui!! Consegui a Certidão de Nascimento do meu antenato em 2013 graças a eles e falta pouco para o segundo passo rumo a cidadania. Que Deus abençoe vocês e obrigada pela transparência e franqueza em todas as informações. Abraços

    • Andresa Ferreira

      Há poucos dias, assisti a um vídeo no YouTube que recomendava seguir os passos do sagabook.
      Então acessei o site e solicitei o envio, o recebi faz poucos dias e já comecei a leitura, e fiquei impressionada com os detalhes. Por isso, só posso agradecer ao Fabio que de fato compartilha as informações e ajuda à todos nós a irmos atras do nosso desejo. Muito obrigada.

    • Jader

      Este book tirou eu diria 98% das minhas duvidas, ainda estou no processo dos documentos no Brasil, em breve estarei indo para Itália, eu não conheço todos os seus “planos” mas ao final se tivesse uma conta para donation, eu ficaria muito FELIZ de “colaborar” com o seu trabalho.

    • Rafael Tronquini Figueiredo

      Estou no incio da leitura estou ansioso para o final e começar também a “minha saga” para obtenção deste sonho.

    • ikenicotti

      Ciao, Fabio!!!
      Terminei agora de assistir aos 31 vídeos e infelizmente a minha situação não foi abordada. E somente agora depois de ter visto todos os vídeos, inclusive aqueles os quais não me diziam respeito, como por exemplo, os dois sobre filhos menores, entre outros (vá que algum aborde algo que me interessa, né?), é que coloquei o meu curtir. Todos bem explanados e didáticos. Onde posso verificar a minha situação que NÃO FOI ABORDADA nestes 31 vídeos??? Ah!!! E não encontrei igualmente no manual SAGABOOK o qual recebi via email. Trata-se de meu bisavô que foi abandonado na RUOTA DI CHIESA. Trouxe o documento autenticado pelo Archivio di Stato da Comune di Vicenza (Registro da criança com o nome e sobrenome dado pelo padre), pois morei um ano na Itália. Tenho igualmente o Certificato di Nazionalità dele qdo veio para o Brasil. Ocorre que em ambos, por força, não existe o nome de seus genitores, pois que era o mesmo ÓRFÃO: meu bisavô chamava-se Fiorindo Ferdinando Nicotti (nesse Certificado de Nacionalidade expedido pelo Governo Italiano consta todos os dados dele e o nome, desta forma: Nicotti Fiorindo d’Ignoti, e no site para a expedição da CNN – Certidão Negativa de Naturalização é EXIGIDO O NOME DA MÃE. Onde encontro algum trabalho teu nesse sentido??? Desde já agradeço a atenção!!!
      Abs e mais uma vez… PARABÉNS!!!

    • Janaina Camargo

      Ainda não consegui ler tudo por falta de tempo. Quero ler com calma. Do pouco que consegui ler achei ótimo e tenho certeza que irá ajudar bastante!! Obrigada Fabio!!

    • Luzia Paccola Meirelles

      Todos que tem interesse em obter a cidadania italiana deveriam ler o manual prático Sagabook 2017 de autoria de Fábio Barbiero. Parabéns ao Fabio pela forma simples, objetiva, didática e de fácil compreensão com que ele apresenta os passos necessários para o processo de reconhecimento de cidadania italiana.
      Muito agradecida pela oportunidade e pelo excelente trabalho

    • Tercio Damas

      Olá, ao saber sobre seu livro eu comecei a lê lo, mas não terminei ainda, e a cada relato fiquei imaginando o quanto emocionante foi sua trajetória. Me deu uma luz, pois suas informações são muito valiosas. Uma luz que avistei com a esperança de mudar meu futuro. E muito bacana, como ele relata no livro, ouvir os casos de nosso parentes. A cada dia eu agradeço a Deus por existir pessoas como vc. Muita paz e felicidades a todos.

    • Eduardo Neme Mazzaro

      Olá Fabio, baixei o Sagabook e estou lendo e assistindo seus vídeos. Parabéns pela sua dedicação e preciosas dicas. Excelente trabalho. Abraços

    • Rosimeire Salzo

      Adorei muito, realmente é esclarecedor e prático, pena que nossa burocracia atravanque esse processo tão lindo, mas muito obrigada mesmo, ajudou=me muito, mas se apresentar no meu percurso algum outro problema eu entro em contato.

    • Gui Novis

      Boa tarde, etou me informando bastante sobre a cidadania, vendo muitos videos pelo youtube e disparado seus videos estão sendo os melhores. Junto com o sagabook, será a fórmula perfeita para meu objetivo!
      muito obrigado por todas as orientações!!

    • Juarene Zoia

      Impressionante! talvez essa seria a palavra ideal a qual pude me expressar ao receber o sagabook. Digo talvez porque merece muitos elogios. Basicamente o saga é como uma bússola que nos orienta ao caminho e a caminhar na certeza de que o sonho a ser realizado é questão de tempo pois o livro lhe proporciona qualidade inquestionável .Adeus dúvidas e muito obrigado Fábio, você provou que o ser humano possues suas qualidades e que ainda vale a pena acreditar mesmo em um mundo tão conturbado.

    • Daniela Helena Zago de Lemos

      Vivi com ele o processo todo

      Parece que estamos com ele na Itália vivendo todo o processo. Ele consegue ser engraçado até com as desgraças!!! Leitura fácil e rápida.

      Esse foi meu comentário a Amazon que li o livro no Kindle. Pena que não tem o seu outro.

    • Evelize Mendes

      Fábio eu li todo seu livro e fiquei c uma dúvida, eu não preciso do permesso di soggiorno se eu tiver o carimbo da Itália, mas eu preciso da Declaração de Presença para fazer o Codice Fiscale, é isso? E consequentemente preciso do CF para fazer a residência?

      • Lorenzo Rovetta

        A Declaração de Presença é necessária, se seu vou fazer conexão em outro páis por exemplo do espaço de schengen, vc entra por portugal, espanha, holanda e assim por diante, pois as autoridades italianas não sabem que vc está em território italiano, neste caso vc tem que comparacer na Questura da provincia,
        Neste caso é melhor entrar via Malpensa(Milano) ou Fiumicino-Roma(Alitalia)

        • Evelize Mendes

          Eu comprei a passagem p Roma, mas tem escala em Marrocos, como não faz parte do espaço de Schegen não vou precisar. E o permesso, eu preciso? Vou ficar somente 20 dias para dar entrada em tudo e depois ir buscar.

          • Lorenzo

            Neste caso não vai entrar pelo Espaço Schegen, seu passaporte deverá ser carimbado em Roma Fiumicino, que deverá tirar cópias das partes principais do passaporte para depois apresentar ao funcionario no comune. para provar que está na Italia.

            Quando vc vaí a Itália, já tem o local para ficar, e vai esperar o vigile passar, normalmente pode demorar de

            de 7 dias ou um pouco mais, normalmente o ideal seria ficar em torno de 30 dias, mas entre 1 a 2 semanas o vigile passa, a partir daí o processo começa correr.

            Para o funcionário vc esta residindo na italia, depende do processo podem demorar de 3 a 6 meses,

            Quando os documento é de estado somente demora menos.

            • Evelize Mendes

              Vc não me respondeu sobre o permesso rs

            • Lorenzo

              Na chegada, o primeiro documento, é tirar o codice fiscale, se caso o funcionário perguntar porque que tirar

              o documento, diga que é para fazer a cidadania italiana, pois tem casos, eles perguntam o motivo.

              O caso do permesso de imediato não vai fazer, o problema é o seguinte, na italia vc tem 90 dias para permenecer

              como turista, antes de vencer teria que fazer o permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza, em teoria

              vc esta residindo na Italia, mas como sabemos que a maioria espera o vigile passar e volta para o Brasil, antes

              iriam para Londres.

              O ideal é dar entrada permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza, pois na volta para Italia, caso pedirem

              algum documento o apresentaria. Mas o mesmo não tem que está pronto, apenas dar entrada no pedido

              vc vai pagar a taxa, e vai ficar registrada na Questura, estando de posse dessa papelada, caso necessaria

              apresentar na imigração.

    • Rodrigues

      Muito bom, Me esclareceu muita coisa a respeito, bem explicativo, ainda não terminei ,porém recomendo !

    • Priscilla Carfaro Minari

      Muito pratico e interessante, tira todas as duvidas e ajuda muito as pessoas… Material completo, muito bom.

    • junimcastro171

      O Sagabook é excelente! Parabéns Fábio.
      Agora sei o que devo fazer para conquistar a cidadania italiana.
      Vou iniciar buscando os documentos.

    • badino

      muito bom!!! muito útil. estou iniciando minha busca. meu grau de parentesco é totalmente de linhagem paterna. bisavô, avô, pai. apenas tenho uma peculiaridade que, a princípio, na minha leitura rápida, não foi contemplado no manual. sei, por narrativa familiar, que meu ascendente italiano (bisavô) migrou pra argentina e depois meu avô argentino migrou para o brasil e aqui constituiu família. penso que tenho um longo caminho a percorrer. pé na estrada.

    • Carolina Cerqueira

      Elucidativo.
      Percebe-se de pronto que foi feito com muito carinho e cuidado.

      Muito obrigada, Fábio.
      Deus abençoe!

    • Anny

      Fabio, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que faz ajudando as pessoas que tem o sonho de obter sua cidadania italiana. Recebi o Sagabook e iniciei a leitura no final de semana, mas ainda não consegui ler tudo… tenho assistido e acompanhado muitos vídeos seus no Youtube, o que já tem me ajudado bastante, pois quando iniciamos (meu namorado e eu) com a ideia de conseguir nossa cidadania italiana e mudar para a Itália estávamos completamente perdidos. Gosto muito dos seus vídeos, suas explicações são claras e realistas, e sua objetividade nas explicações torna tudo mais fácil de se compreender. Estou adorando o Sagabook, adoro seu trabalho, e agradeço toda a dedicação que tens em ajudar tantas pessoas. Parabéns, seu trabalho é lindo! Muito obrigada! Abraços

    • Aline Teles

      Não consegui le tudo ainda mas o pouco que li era exatamente as dúvidas que eu tinha. Obrigada Fábio por disponibilizar essas maravilhosas dicas no qual as pessoas cobram tanto para nos passar. Estou admirada pelo seu trabalho. Obrigada.

    • Highlander

      Está sendo uma ferramenta valiosa para a aquisição do sonho italiano.
      Comecei a ler agora , é fantástico.
      Parabéns e obrigado por compartilhar.

    • Renata Benko De Luca

      muito sucinto, bem facil de entender. otima leitura pra quem pensa em fazer a cidadania e mesmo para quem ja tem.

    • Robson Gois

      Olá Fabio tudo bem?
      Então eu li o sagabook e fiquei espantado com o número de informações que se encontra nele, só grato a você pela excelente iniciativa de ajudar a difundir informações as pessoas, estou lutando para reconhecer a dupla cidadania dá minha esposa, e também a minha é a dos nossos filhos, somos casados no Brasil há 5 anos, e temos 2 filhos, mas acontece que aqui os recursos são escassos a nível financeiro não teria condições de desembolsar quantias exessivamente altas, estou disposto a buscar os documentos aqui do Brasil por conta, mas na questão dos documentos do antenato e a parte de auxilia ao processo na Itália gostaria de ajuda especializadas, provavelmente te procurarei em um futuro próximo, grato a você​ pelo excelente trabalho, att. Robson Gois – Limeira SP

    • Talita Duarte Voltarelli

      Oi Fábio! Nossa o saga book é muito bom, consegui esclarecer muitas dívidas e achar documentos que antes eu não fazia ideia de onde conseguir. REALMENTE vc fez um ótimo trabalho

    • Marina Maurelli

      Mt útil e prático!! Mt obrigada!!

    • rosana

      Fábio, parabéns pelo material mas ainda não li detalhadamente todos os tópicos, porém já me ajudou em diversas duvidas.Estou lendo passo a passo conforme vamos evoluindo na sequencia necessaria para a cidadania. Minha filha está se preparando para iniciar o processo em breve na Itália. Caso vc possa me responder, quando ela tiver a cidadania eu como mae terei que fazer o mesmo processo ou facilita em alguma coisa? Obrigada

    • Ana

      Estou adorando, muito bem feito é fácil pra gente entender e seguir o passo a passo.
      Já comecei a executar. Parabéns pelo livro e pela vontade de ajudar o próximo.

    • Fernanda Paschoal de Camargo

      Adorei o Sagabook, muito completo e detalhado. Parabéns!

    • Natalia Contini Saraiva

      estava completamente perdida e não tinha nem cogitado a ideia de obter minha cidadania by myself, ate que li o sagabook e tudo ficou mais claro!!! perfeito! gratidão Fabio, por compartilhar sua saga com a gente 🙂

    • Elisangela Di Nizo

      Olá Fabio…Como faço para ver o link da planilha atualizada que me enviou por e-mail…posso ver diretamente na sua página?…Obrigada pela sua atenção e gentileza.

    • Elisangela Di Nizo

      Obrigada Fabio…espero conseguir o reconhecimento da minha cidadania com a ajuda do seu livro e seus conselhos…obrigada mais uma vez.

    • Diego Ferrari

      Tenho uma dúvida, meu trisavó o antenato italiano, ele era casado na italia, e quando veio,para o Brasil casou novamente, eu tenho que ter as duas certidoes de casamento dele a do Brasil e da Italia ?

      • Lorenzo

        1- Certidão de batismo do seu trisavô(se for anterior 1866, depende da região)
        2- Certidão do 1º Matrimonio do seu trisavô
        3- Certidão de Óbito da 1ª Esposa.
        4- Certidão do 2º Matrimonio do seu trisavô
        5- Certidão de Óbito da 2ª Esposa
        6- Certidão de Óbito seu trisavô

        • Diego Ferrari

          Obrigado Lorenzo por tirar minha dúvida!
          Agora tenho outra dúvida, vcs trabalham com isso correr atras dessas certidões?

          • Lorenzo

            Não vou fazer propaganda na minha saga, mas se querer deixe o seu emai, lhe indicarei uma pessoa de confiaça.

    • Mirela Silva

      Recebi link de um amigo e adorei o livro. Muito detalhista de bastante ajuda. Agora é hora de começar a correr atrás dos doc. Obrigado Fábio

    • ikenicotti

      Cara!!! Achei o mesmo FANTÁSTICO!!! E bem didático. E tem apenas 24h que o recebi. Estou devorando-o, mas encontrei uma lacuna (omissão). Como interrompi minha leitura no tópico sobre a naturalização (ali pela página 34), levei minha dúvida (não minha insatisfação) ao grupo que fui incluído anteontem no Facebook (onde todos me indicaram teus trabalhos). Trata-se do grupo CIDADANIA ITALIANA – ÁREA LIVRE. Espero em breve esclarecer esta dúvida que diz respeito ao fato de meu bisavô ser órfão. Qdo estive na Itália trouxe fotocópia autenticada do ARCHIVIO DI STATO da página do Livro Registro de Roda da Igreja, onde consta o nome e sobrenome dado pelo padre qdo desse abandono. Tenho igualmente o Certificado de Nacionalidade italiana e nesse consta “NICOTTI FIORINDO D’IGNOTI” (filiação ignorada/desconhecida).
      E foi isso que impediu-me ter ciência acerca da naturalização, pois o site para pesquisa nesse sentido exige o nome da mãe(???).
      Espero em breve poder sanar minhas dúvidas e poder resolvê-las!!!
      Parabéns pelo SAGABOOK!!!

    • rocharde calvim

      Oi eu baixei o sagabook muito bom informativo parabens ao Fabio pelas dicas e informaçao de primeira valeu

    • DBalfour

      Já obtive a cidadania, mas li o manul assim mesmo e me parece que será muito útil para quem está ainda fazendo o processo. Gostei muito da citação no final.

    • Gabriela Camara

      Baixei o Sagabook há pouco tempo e o estou estudando minuciosamente. Em breve quero ter em mãos a minha cidadania. Desde já agradeço pelo material que tem sido muito esclarecedor.

    • Guilherme Lopes de Almeida

      Baixei a pouco o sagabook, eu nem sabia q tinha recebido pq tinha ido parar no span kkk mas todos com quem falei me indicaram esse livro quase como se fosse uma biblia da cidadania italiana. então tenho certeza q vai me ajudar muito, conforme a minha saga avançar eu volto a comentar aki.

    • Handerson Lanzillotta

      Ciao! Você é Top. Gostaria de contratar seus serviços na Itália. Um abraço!

    • Lorenzo Rovetta

      Fabio, Parabéns pela iniciativa

    • Victor Tolesano Gonçalves

      Em menos de 1 dia O sagabook me ajudou de mais a entender passo a passo o que eu tenho que fazer , o que o Fábio está nos proporcionando é algo que tem que ser aplaudido de pé , ele é uma pessoa de um coração muito grande e bondoso .
      Realmente ele quer ajudar a todos e não quer que ninguém passe pela as mesmas coisas que ele passou , tenho certeza que se não fosse pelas dicas que ele dá , muitas pessoas estariam perdidas sem ter a noção por onde começar .
      Obrigado Fábio as suas dicas estão me ajudando muito , ainda não fui atrás de nenhum documento pois só fiquei sabendo desse processo de naturalização italiana a 2 dias atrás pelo os seus vídeos e outros . Mas já busquei bastante informações e já deu para perceber que a minha família não vai me ajudar muito , mas não vou desistir é vou conseguir .
      Fica com Deus é muito obrigado

    • Julielen Alves CArdoso

      Olá, Fábio!!
      Abaixei o sagabook recentemente, no inicio da leitura já percebi que terei que entrar via judicial para conseguir minha cidadania pois é linha materna e meu avó nasceu antes de 1948.
      Fico grata pela disponibilidade e ajuda.

      • Lorenzo Rovetta

        Lado paterno, todos vão passar o direito a cidadania italiana

        Lado materno 1: Avó recebeu cidadania e passou para os filhos que nasceram depois de 1/1/1948

        Lado materno 2: Avó recebeu cidadania, mas não pode passar, os filhos nasceram antes de 1/1/1948

    • Luciene Lauriano

      Parabéns pelo excelente trabalho!!!!

    • Anna Paula

      Fabio, ja comecei a ler mas ainda não consegui terminar, ja estou começando a falar com minha mãe para tentar conseguir todas as informações que preciso ja que ainda sou nova tenho um bom tempo para reunir tudo que preciso e está sendo muito bom ter a ajuda do sagabook. Obrigado eu adorei e achei muito explicativo até a parte que ja li 🙂

    • Simone Beneti

      Fábio gostei muito do sagabook mas ainda não terminei de ler. Vivo em “união estável” com meu marido que já tem há cidadania italiana há 24 anos. Temos 2 filhos que estão em processo para reconhecimento italiano. Preciso saber se consigo a cidadania pela família dele. Pode me ajudar? Obrigada pela grande ajuda com todo esse material. Abraços

    • Patricia Stefano

      Olá Fabio, ainda não consegui ler tudo, mas estou adorando, vai me ajudar imensamente, já no inicio tive muitas dúvidas respondidas. Obrigada!!!

    • Francily Parronchi Francesconi

      Oi Fábio, acho que sempre te acompanhei. Amei o Saga 2017. Estou na fase de retificação há tres anos. Parece que agora sai. Foram muitas coisas que o Juiz pediu pelo caminho. Mas como você sempre nos incentiva ..”.nao desistirei dos meus sonhos”. Quando meus documentos chegarem e eu fizer o apostilamento e tradução entro em contato com você. Obrigado por tudo que faz. Que o Senhor o ilumine sempre com este desejo de ajudar o seu próximo.

    • Leo Françoso

      Sagabook me salvou demais !!

      Estou a mais ou menos Um ano correndo atrás de toda papelada e documentações necessárias porém agora que eu ja estou com todas as certidões me deparei com uma enorme dúvida sobre o processo … lendo o sagabook consegui tirar minha dúvida e evitar uma possível dorzinha de cabeça la na Italia …
      Desde já agradeço muito ao Fabio pelo trabalho e dedicação pois é difícil encontrar algum e-book que seja tão claro e prático.
      Parabéns 👏🏻

    • Laureen Mello

      Muito obrigada por disponibilizar esse manual, iniciei meu processo e agora tenho certeza do que eu tenho de buscar.

    • Gabriella Othechar

      Incrivelmente bem detalhado como em nenhum outro lugar! Fabio, obrigada por esse material! Seus vídeos também são excelentes!!!

    • Nathalia Salgueiro

      Não recebi o Sagabook!

      • Lorenzo Rovetta

        Veja no Spam

    • Priscila Teodoro

      O sagabook como todos as obras do Fábio são de uma qualidade incomparavél…já li vários materiais sobre cidadania italiana, mas como a do Fabio não tem igual! Foi de muito valor o sagabook para que eu pudesse pedir todos os documentos que faltavam…principalmente do meu antenato italiano!! Obrigada Fábio!!

    • Ana Leticia

      Excelente trabalho!
      Vídeos e manual são extremamente didáticos. Orientação valiosa.
      Parabéns pelo trabalho e desprendimento em ajudar.

    • Fernanda Luna

      Fábio, boa noite!
      Comecei a ler ontem o Sagabook, é um excelente material, tenho certeza que vai me ajudar muito.
      Você presta serviço de assessoria também?
      Obrigada!!

    • Rodrigo Cachulo

      Muito bom,e alem de tudo eh graça

    • Caio Urbani

      Boa noite!
      Baixei ontem e ainda não li todo o conteúdo. Mas tenho que dizer que seu trabalho é no mínimo admirável, parabéns!! Volto a comentar depois que tiver lido tudo, um abraço!

    • Esmeralda Colombo

      Fabio, eu amei seu blog, seus videos com as instruções da documentação para a obtenção da cidadania italiana. Já comprei o seu livro no blog e com certeza vai me ser muito útil.
      Eu ja sou cidadã italiana desde 1995, fiz uma trajetória de 8 anos para descobrir a documentação de minha familia e como voce todos riam de mim e não acreditavam na minha busca, outros ainda da familia negavam informações. Pode? Hoje o que mais recebo são chamadas telefônicas da familia de gente que nem conheço atras do processo. Mas são ossos do oficio, ajudo dentro do que posso a todos.
      Fiquei admirada de encontrar uma alma boa que ajuda as pessoas e disponibiliza seu conhecimento na internet sem cobrar.
      Fiquei muito emocionada e comprei seu livro para ver se ajudo mais pessoas.
      Obrigada por permitir que eu te conhecesse.
      Até qualquer hora.
      Esmeralda Colombo.

    • Ana Letícia Fernandes

      Ótimo material.
      Estou na parte de busca das certidões e já me foi muito útil. Tenho certeza que será um grande facilitador no reconhecimento da minha cidadania. Recomendo muito!

    • Marc Anthony

      MUITO OBRIGADO FABIO POR SUA AJUDA POR MANTER VIVA A ESPERANCA NOS FAZER SONHAR ESPERO EM BREVE QUEM SABE AINDA ESTE ANO NOS ENCONTRARMOS PARA UMA FUTURA AJUDA SUA NA ITALIA ABRACO

    • felipe osvaldo

      Adorei a linguagem é muito facil de entedimento. Seu canal no YouTube é muito explicativo e bem objetivo. Obrigado por nos ajudar nessa empreitada. Abs.

    • Priscila Tasso

      Fábio, você é um profissional como nenhum outro, compartilhar, de graça, com todos os detalhes esse trabalho é uma atitude louvável. Pensar no outro antes de si, sem compromissos, simplesmente porque quer ver o sonho dessas pessoas realizado. O sagabook já me ajudou muito, como preencher e-mails, como solicitar documentos, graças ao saga eu consegui o documento do meu antenato. Aconselho a todo mundo que acha que tem direito a cidadania italiana a ler o sagabook, e a você Fábio, meu muito obrigado.

    • Yasmim Federici

      Fábio, com sempre muito obrigada pelo ótimo trabalho que tem feito.
      Graças ao seu Sagabook consegui compreender melhor como funciona o novo apostilamento.
      Sucesso sempre!! Abraços

    • Letícia

      Fabio tudo bem ? Gostaria que de algum número ou e-mail em que eu pudesse falar com você! Aguardo resposta! E-mail : lrsolimaan@hotmail.com

    • Junior Freitas

      Conheci o trabalho do Fábio através do seu canal no YouTube e blog minhasaga,onde tive o privilégio de ter acesso ao sagabook.Um material indispensável para quem está em busca da cidadania italiana e procura um conteúdo objetivo,rico e muito bem explicado.Agradeço de coração pelo seu excelente trabalho,que vai além de nós informar,ele nos fortalece nessa caminhada.

    • João Paulo Chaim

      Ainda estou lendo (comecei essa semana a correr atrás dos docs), mas acompanhando o livro e os videos tá tudo bem fácil! 🙂 Obrigadão pela ajuda!!!!

    • bpmcapixaba

      Olá Fábio venho desde de janeiro lendo todos os posts,ótimo,completo,e legível e muito importante para todos nós! Estou aprendendo muito com o saga book e sua saga! Gostei mais foi de sua história e a persistência em conseguir seu sonho inspira para eu também correr a traz do meu sonho! Parabéns!

    • Lorena Mezoni Gaedtke

      Não tive muito tempo para ler tudo, mas se eu tivesse achado esse caminho antes, iria facilitar muitas coias.

    • Murilo Mendes

      Belíssimo material.
      Parabéns pelo trabalho Fábio.
      grande abraço

    • Rodrigo Lugato

      Parabéns Fábio pelo trabalho excelente! Reúne um rico material seu livro Sagabook. Grande abraço e obrigado!!

    • Muriel Donzellini

      Tenho interesse em conseguir a cidadania italiana, e através de pesquisas cheguei até o material desenvolvido pelo Fábio Barbiero, o Sagabook. Esse livro digital realmente é muito esclarecedor, eu não possuía conhecimento prévio algum sobre como eu deveria agir em relação a retirada da cidadania italiana, e agora já sei por onde começar. Recomendo esse material à todos que tenham esses interesse!

    • Valerio França

      Fabio não estou conseguindo receber o e-book. Já coloquei o email (hotmail) varias vezes, mas ainda não chegou nada. Já verifiquei na caixa de spam também e nada.

    • Giovanna Ranucci

      Gostaria de agradecer e dar os parabéns ao Fábio! O guia sobre cidadania italiana é muito bom, ele realmente tem todos os passos/dicas importantes para o processo, e acredito que irá me ajudar a realizar os procedimentos sem a ajuda de assessoria, o que vai tornar tudo muito mais barato!
      Parabéns pelo ótimo trabalho e pela qualidade das informações! E obrigada por disponibiliza-lo gratuitamente 🙂

    • Giovanna Ranucci

      Gostaria de agradecer e dar os parabéns ao Fábio! O guia sobre cidadania italiana é muito bom, ele realmente tem todos os passos/dicas importantes para o processo, e acredito que irá me ajudar a realizar o processo sem a ajuda de assessoria, o que vai tornar o processo muito mais barato!
      Parabéns pelo ótimo trabalho e pela qualidade das informações! E obrigada por disponibiliza-lo gratuitamente 🙂

    • jonas camatari

      Fábio, baixei o manual e o mesmo realmente me surpreendeu. O manual bem como os vídeos são muito bem explicados, nos ajudam e muito. Parabéns pelo excelente trabalho o qual nos ajuda a desvendar os mistérios por de trás da cidadania Italiana.
      Abraços!

    • Valéria Meneguete

      Comecei solicitar no cartório a certidão de meu avô e quando achar esta (se achar) vou partir para a certidão do meu bisavô.

    • Valéria Meneguete

      Oi, Fabio. Ainda não tive tempo de lê-lo em sua totalidade, estou na página 29 mas estou gostando muito. Obrigada. Como faço para entrar em contato contigo para saber valores? Abs, Valéria.

    • Guilherme Grigoli

      Recebi anteontem o SAGABOOK. O material é completo e a didática do Fábio é muito boa. Estou acompanhando os vídeos postados no You tube e iniciei a coleta da documentação necessária. Parabéns pela iniciativa e pelo empreendorismo.

    • Flávia Raquel

      Excelente material! Muito esclarecedor e de fácil entendimento. Já tenho dois parentes que tiraram a cidadania e agora é a minha vez e com a ajuda do Sagabook vai ser fácil. Obrigada!!!

    • Fábio Carvalho Martins Araujo

      Muito completo, de primeira qualidade, muito bem elaborado, bem detalhado. Alguns dos vários adjetivos que definem o material, parabéns e obrigado.

    • Samuel Costa

      Parabéns Fabio! Antes eu não tinha ideia de como iniciar esse processo, mas agora tenho um “Norte”. O meu novo guia é o Sagabook do Fabio! Muito Obrigado!

    • kassi Feitosa

      Conheci a Saga ontem e gostei muito… to vendo como sao os estudos na italia, pretendo fazer uma faculdade la, to achando tudo por aqui.. 🙂
      Parabens pelo trabalho.

    • Lara

      O sagabook é incrível, foi recomendação de uma amiga que morou em Roma, eu estou cada vez mais entusiasmada a tentar, meu marido tem direito a dupla, só está com receio de não conseguirmos emprego, assim que tivermos uma oportunidade vamos, já estamos correndo atrás dá papelada! O saga book dá uma clareada nas dúvidas! Parabéns e obrigada pelo seu trabalho!

    • Fábio Pugliese

      Gostaria de agradecer todo o empenho, tempo e dedicação do Fabio com o Minha Saga e eventualmente com o Sagabook. Estou em processo de reunião dos documentos no momento. O material e os videos são sensacionais. Sanam todos as dúvidas! Tive várias sacadas que ainda não havia tido só de ver o material. Mais uma vez Fabio, muito obrigado, de coração! Grande abraço!!

    • Xand Alex

      Bom dia Fabio,preciso de ajuda pra finalizar uma compra com cartao de debito em euros,mas o valor do produto so esta disponivel somente em reais.meu email justopreco@hotmail.com fico no aguardo.obrigado

    • Fábio Carvalho Martins Araujo

      Este manual, juntamente com os vídeos sobre cidadania são de enorme valia, pois assim como pra mim, com certeza pra outras pessoas foi decisivo em momentos que estávamos pensando em desistir. Obrigado Fábio.

    • Lully Massa

      Olá Fabio, eu baixei o sagabook, e comecei a ler, ainda não terminei, mas tenho certeza que irei encontrar informações importantíssimas para tirar a minha cidadania.
      Muito Obrigada por compartilhar conosco esse material de tamanha relevância.
      Espero obter sucesso assim como vc. E voltarei aqui pra contar quando eu conseguir a cidadania italiana.
      Sei que o caminho não será fácil, e tenho muito ainda para percorrer, mas com sua ajuda através do sagabook, creio que será de suma importância.
      Valeu! Muito Obrigada! Sucesso aí pra vc!
      Abraço!
      Luciana Massarotto

    • Willian Piotto

      Fábio! obrigado pelas dicas do Manual…realmente me ajudaram muito a concluir/nortear as ações para obter a cidadania.. muito obrigado pelo seu tempo e por disponibilizar o material na net…

    • Alexandre Panucci

      Primeira mente Fábio muito obrigado, E parabéns pelo trabalho muito bom ter pessoas como você no mundo que não segura conhecimento que ajuda o próximo
      Acompanho o canal no YouTube a muito tempo já vi todos os vídeos, conheço um pouco do blog pretendo conhecer muito mais
      E enfim estou devorando o SAGABOOK 2017 muito bom e excelente trabalho
      Deus Abençoe sua vida

    • Fernanda Simões

      Fábio, muito obrigada pelo envio do material. Tenho acompanhado seus vídeos e começarei a ler o manual em breve. Estou levantando as informações e documentos para chegar no meu antenato. Seu material é um diamante pra nós e seus vídeos me enchem de esperança e são muitos esclarecedores. Ótimos! Parabéns pelo belíssimo trabalho!!!!

    • Maicon Dos Santos

      Olá Fábio!!!!
      SOu muito grato, pora o q vc fez e faz a toda comunidade italobrasileira..Graças a vc consegui encontrar todos os documentos necessários para adquirir a minha cidadania, o melhor é que o tempo de procura é reduzido com as dicas e informações do livro..
      Muito obrigado e toda a sorte do mundo a voce

    • Andre Dalberto

      Ola Fabio! Obrigado pelo valioso material! Como voce mesmo diz, informacao eh para ser compartilhada. Obrigado pela iniciativa e tenha certeza que ela vai estar sempre ao lado do seu sucesso. Abraco!

    • Deise Capelozza

      Parabéns Fabio! Vc fez um belo trabalho editando esse book. Sucesso!

    • Alaide Alves de Almeida

      Boa Tarde a todos, meu nome é Alaíde sou esposo de um descendente italiano. Quando descobri a possibilidade de obter á cidadania italiana para meus filhos. Não pensei duas vezes, é corri na busca de informação via internet. Quando entramos nesse meio encontramos muitas pessoas que publica qualquer coisa sem consistente e propriedade no assunto, e muitos só querem enganar as pessoas nessa busca e anseio da possibilidade de ter á cidadania Italiano. Temos que ter precaução na hora de contratar pessoas para fazer esse trabalho. Por esse motivo foi muito difícil essa minha busca até o momento que conheci á historia do Fabio “SAGA” isso foi no ano final do ano de 2014. Depois disso mandei vários e.mail para SAGA, onde sempre me responderão com muito carinho e atenção. Essas dúvidas referente á documentações também foram totalmente saladas ao lêr o livro SAGABOOK, que descreve passo á passo todos os procedimentos necessários tanto nos territórios Brasileiro e Italiano referente aos documentos e esclarecimento para as pessoas que tem dúvidas ao direito da cidadania Italiana. É a partir desse momento comecei á seguir suas publicações que me ajudarão muito na busca dos documentos seguindo passo á passo sua dica. Até o momento ainda acompanho á SAGA. Pois ainda não atingi meu objetivo que é requerer a cidadania dos meus filhos , marido até mesmo á minha via Itália, pois infelizmente esse processo em solo Brasileiro demora muito. Mas já estou muito feliz pois já reuni todas as documentações tanto aqui no Brasil quanto na Itália do avó e bisavó do meu marido. Já realizei até mesmo á tradução estou na fase de Apostilamento dos documentos.
      Quando concluir os Apostilamentos vou contratar a SAGA para realizar meu sonho na Itália de ter a cidadania Italiana.
      Por isso agradeço ao Senhor Fabio e sua Esposa, que trabalha exclusivamente e exaustivamente para nortear as pessoas na concretização desse grande sonho.
      Aqui escrevo um relato do Fabio enfatizado no SAGABOOK que achei muito bonito e prazeroso. Quando ele relata no seu livro que é gratificante quando descobrimo nossa história “raizes”. Não tem dinheiro que pague essa alegria da busca e descobrimento.
      Muito obrigado.
      Alaíde Alves de Almeida

    • André M. Ribeiro

      Muito bom o material, ajuda bastante quem está começando e tal.
      Obrigado.

    • Marcelo Raiter Mainardi

      Baixei , mas ainda nao tive tempo de ler, tenho certeza que vai me ajudar muito. Obrigado

    • Maykon Ghizelli

      Oi Fabio !
      Muito obrigado pelo envio do Sagabook. Realmente foi o material mais completo que já vi pela internet e está me ajudando e muito para a busca da minha tão esperada Cidadania Italiana.
      Muito obrigado por se preocupar e ajudar as pessoas que estão em busca de seu sonho.
      Um grande Abraço !
      Att, Maykon Ghizelli

    • Rv Andrade

      Maravilhoso Fabio! Estou iniciando o processo agora, mas sou muito grata por um amigo ter me indicado o seu blog. Muito obrigada pelas orientações e com certeza vou conseguir concluir o meu processo. abraços!

    • Gabriela Godoy

      SENSACIONAL, OW! sensacional

    • Wesley Santos

      Baixei o livro por indicação de minha prima que está ajudando o marido dela a ter a cidadania reconhecida. Sempre ouvi rumores apenas na família de meu pai que temos descendência italiana, ainda estou para descobrir, com pouca pesquisa feita venho a desconfiar que eu tenha a descendência portuguesa, família Venâncio, porém tenho uma tia que afirma que minha trinona é italiana. Baixei o livro a pouco, o qual me motivou bastante, trabalho singular de muita dedicação. Parabéns pelo excelente trabalho e obrigado. 🙂

    • Bruna Portela

      Baixei o Sagabook há dois dias e ainda não tive tempo para lê-lo por completo, mas as informações pontuais que precisei, encontrei facilmente! Tudo muito bem explicado. Parabéns pelo excelente trabalho!

    • Patricia Daoglio Salles

      Olá! Faço questão de deixar meu depoimento aqui pois, o trabalho realizado pelo Fábio Barbiero em fornecer informações, orientações e, principalmente estímulo e motivação aos que querem obter a cidadania italiana, não deve passar despercebido.
      Acompanho o fabio desde maio de 2016 e, através do Sagabook, do canal do youtube, do blog Minha saga e, agora, da Escola da Cidadnia, é que tenho conseguido levantar a documentação necessária para a obtenção desse nosso iuri sanguinis, como o Fabio mesmo diz.

    • Laercio Lima Pradal

      Eu estou com todos os documentos em mãos desde o ano 2000. Só não tive oportunidade de ir fazer a cidadania.
      Agora estou me preparando pra ir fazer. E Procurando informações.
      O Sagabook tem um tutorial muito prático e bem explicativo de tudo que precisa. Algumas dicas eu vivenciei na prática procurando os documentos. E acho que agora vou vivenciar lá na Itália o que estou aprendendo agora.

    • Marcos Biasoli

      Tive minha cidadania reconhecida há 4 anos. Graças a pessoas como Fábio, que estão verdadeiramente comprometidas em ajudar o próximo, é que esse sonho se tornou realidade. Porém continuo precisando da ajuda, pois minha esposa pretende requerer a naturalização.
      Tínhamos um certo receio de que no futuro ela pudesse perder a cidadania brasileira por requerer a italiana. Isso seria desastroso pois, assim como eu, ela também é servidora pública. E só brasileiros podem exercer tais cargos.
      Através das explicações precisas do Fábio, agora sabemos que ela pode pedir a naturalização italiana sem receios de perder a brasileira no futuro, já que o entendimento sobre o assunto está pacificado.

    • Mara Denise Dias Maciel

      Estou lendo o livro e tem me ajudado muito.
      Comecei minha pesquisa e conto com a colaboração da “minhasaga”
      Parabéns pelo trabalho

    • Renato cesari

      Sem palavra acompanhei todos os vídeos do curso prático da cidadania italiana e aprender muita coisa mais o sagabook Tira outras dúvidas, como o modelo de carta que devo enviar para fazer o pedidos das certidões na italia entre outros, muito bom recomendo valeu Fábio por nós ajudar a tiras nossa dúvidas ,em breve estarei indo a Itália fazer o reconhecimento da cidadania italiana
      Abraço

    • Bruno Coletto

      O livro da uma noção muito ampla sobre a cidadania, só me falta colocar em prática 😉 Fabio, muito obrigado por disponibilizar seu conhecimento com a gente, é de pessoas assim que precisamos e não dos gananciosos e oportunistas. Sucesso!

    • Leticia

      Excelente ajuda, para dar diretriz e clareza no processo. Muito bom, parabéns!!!

    • Mario Fittipaldi

      Recebi o Sagabook e me surpreendi com a qualidade e quantidade de informações. É, realmente, o guia mais completo e preciso que existe. Parabéns, Fábio, por dedicar tanto tempo e esforço na produção e, mais importante, na atualização do guia. Todas – absolutamente todas – as possibilidades são cobertas, inclusive com orientações de como proceder junto às autoridades italianas e até com indicação de mensagens em italiano para quem não domina o idioma poder dizer com clareza o que precisa. Fantástico!

    • Amílcar Henrique

      Excelente livro, surpreende inclusive por ser gratuito!

    • Fabiano Lobo

      Fabio, estou seguindo a risca todo o conteudo do sagabook…..esta funcionando e posso dizer que vamos conseguir…muito obrigado

    • Patricia Marsicano F. Pietro

      O Sagabook é super didático e completo…estou na fase de juntar os documentos ainda, mas com certeza irei segui-lo para tentar a cidadania. Obrigada ao Fabio e parabéns pela iniciativa e receptividade!! Sem palavras….[

    • Gilberto Benedetti

      Eu reuni toda a documentação para meu filho e deu tudo certo, mas foi tudo demorado e cansativo demais. Agora ficou tudo mais fácil de se entender e quando alguns conhecidos me perguntam sobre o processo faço dele minha referência. Excelente trabalho..

    • Alexandre Ponzi

      Parabéns por seu trabalho. Assim como os seus videos e a sua homepage, o manual é prático, fácil de ler e profundo. Já tenho a minha cidadania mas estou planejando ir para a Italia no próximo ano. Muito bom ter um cara inteligente como você focado em abrir as portas para os outros decendentes, Sucesso pra você !

    • Deyvison Romangnoli

      Excelente material, tudo muito didático e bem explicado. Me ajudou a conseguir a certidão de nascimento de meu antenato sem a necessidade de intermediários. É útil até para quem pretende optar por contratar um consultor.

    • Jean

      Excelente material, auxilia em várias dúvidas. Obrigado por dedicar o seu tempo em ajudar, aqueles que têm dúvidas. Abraços

    • Luana

      Esse manual está sendo tudo de bom! Super esclarecedor!
      Muitíssimo obrigada por ter produzido ele!

    • Gabriela Torres

      Para quem, assim como eu deseja iniciar o processo de cidadania este com certeza é o melhor lugar, desde o sagabook, aos vídeos no YouTube, tudo muito explicativo e esclarecedor! Estou começando a ler o livro e só tenho a agradecer ao Fábio pela iniciativa e por nós proporcionar esse entendimento totalmente gratuito! Abraço!

    • Adriana Regina Bianchi

      Genial!Estou no início dá leitura e achando muito prático.Vou recomendar aos conhecidos.Gracias.

    • Vanessa Gheno Padilha

      Adorei o Sagabook Fábio, já li ele inteiro. Estou muito animada com tudo, tanto que até comprei o Sagabook. Respirando cidadania italiana. Obrigada Fábio.

    • Otávio Moreira

      O sagabook está me ajudando muito a seguir com a minha busca. Obrigado.

    • Marcos de Godoy Biasotti

      Excelente trabalho, é muito bom termos ajuda não é mesmo? Infelizmente a grande maioria dos brasileiros querem mesmo é se aproveitar, levar vantagem, maldita lei de Gerson.
      Parabéns pelo seu esforço e por nunca desistir apesar dos percalços.
      Ao ler sua saga vi com grande foi o cuidado de Deus com você, colocando essas irmãs no seu caminho que te prejudicando fizeram com que você desse início ao seu projeto que hoje é um sucesso, e também enviando anjos para te ajudar dando abrigo e apoio nas horas difíceis.
      Um grande abraço.

    • Fernando Bassani

      Recebi recentemente o SagaBook! ainda estou lendo e entendendo os caminhos a seguir. Parabéns ao Fabio, trabalho exemplar.

    • Edenilson Resdre

      Excelente!!!! Passo a passo didático e com todo o “caminho das pedras”. Tudo aquilo que nos disseram ser impossível, você mostrou ser possível. Difícil? Sim! Impossível? Jamais!!!! Muito obrigado em nome de toda a comunidade italiana no Brasil.

    • Fabiano Lobo

      Bom dia
      Estou iniciando agora o processo é o livro está esclarecendo muitas dúvidas…com certeza já ajudou e vai continuar ajudando….

    • Débora

      Belo trabalho! Parabéns e muito obrigada por essa oportunidade. Estou lendo o sagabook 2017 e assistindo os vídeos. 🙂

    • Ilanna Sebastiani

      Fabio, Parabens pelo material, é realmente excelente, espero conseguir tudo asap também.

    • Wagner Rogich

      Parabéns pelo Manual. Ainda não o li inteiro, pois estou indo aos poucos e seguindo os passos e instruções. Como ainda estou juntando a documentação brasileira, vou levar ainda um tempo até obter a cidadania. Mas já de cara aproveitei uma boa dica a respeito da certidão de casamento de meu antenato. Recomendaria a qualquer um que quisesse solicitar a cidadania italiana. Nota 10!

    • Thiago

      Muito bom Fabio. Poderia acrescentar links para pesquisa na Itália, baseado na região/província. Um anexo com lista de contatos de comunes também, mas talvez isso tornasse o manual muito longo. Porém seria legal ter anexos assim.

    • Mariana Ruggeri

      Livro bem escrito, boas informações! Obrigada Fabio

    • Camila Reimann

      Comecei a ler ontem já de cara me surpreendi com a qualidade do material. Agradeço muito pelo serviço prestado. Achei maravilhoso que exista um material assim disponibilizado gratuitamente pelo próprio autor. Os vídeos no youtube são um plus ainda melhor. Valeu mesmo, Fabio!

    • Lucas Ch

      Comecei a ir atras da documentação para tirar a cidadania italiana e ir para a Itália com todas essas dicas que possui no SAGABOOK vai ser excelente. Obrigado.

    • Allan

      Fábio.

      Material completo e interessante.

      Sucesso amigo

    • Roberto

      Muito bom espero logo logo conseguir minha cidadania, que Deus o abençoe muito por essa grande ajuda que esta nos dando

    • Alice

      Estou lendo…vou começar a minha saga 🙂 Obrigada!

    • Flávio Percontini

      Baixei o e-book. O material é de extrema qualidade! Parabéns pela iniciativa!

    • Carlos Reboucas

      Completo e direto ao ponto! Parabéns pelo trabalho Fábio.

    • Tiago Lemes

      Parabéns pela obra, ótimo trabalho.

    • ailton zanin

      Quero agradecer abio por todas as informações prestadas. DEUS abencou sua vida amigo.

    • ailton zanin

      Boa tarde, estou juntando as papeladas para tirar a cidadania italiana (meu bisavo que veio da italia, pai do meu avô) na certidão de óbito de meu avô filho do italiano consta que eram casados em Bebedouro-sp, mas entrei em contato com o cartório e disseram que nao tem registro de casamento deles, disse que na epóca era normal casar somente na igreja. Qual é o procedimento agora?

    • Marcelo Voltolini Souza

      Ainda não terminei de ler, mais está ótimo como sempre pois é muito didático e prático! Parabéns e um forte abraço!

    • Vivian Moro

      Adorei ótimo e-book todas as informações que preciso em um só lugar sem ter que entrar em mil sites para descobrir tudo que necessito para tirar minha cidadania!!

    • Ednilson Faria

      Olá Fábio. Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelo sagabook ainda mais gratuito, ele é de tremenda ajuda para trilharmos o caminho das pedras até conseguir a tão sonhada nacionalidade e segundo, parabenizá-lo porque sua atitude demonstra e nos mostra que é possível encontrar pessoas dispostas a ajudar as outras sem pedir nada em troca.
      Espero que seu trabalho dê muitos frutos e que um dia todo seu esforço seja recompensado.

    • Candace Bauer De Bastiani

      Incrível esse livro! Todas as dúvidas que eu tinha, eu esclareci com ele. Parabéns, Fábio, por essa iniciativa!!

    • Marli Giorgi

      Quero parabenizar por este espetacular trabalho. Manual completo, fácil leitura, muito bem redigido, claro, objetivo, um verdadeiro guia!. Obrigada, te desejo muito sucesso.

    • Raimundo Seixas

      Sagabook? Vídeos? Em uma frase: SHOW DE BOLA! Oportunamente, solicito os seguintes esclarecimentos: 1º) minha esposa já está com as certidões de nascimento (estratto per riassunto dell’atto di nascita) e de casamento (estratto per riassunto dell’atto di matrimonio). Mas, em ambas, aparece a frase: “Il presente estratto ha validità di 6 mesi dalla data di rilascio.” Por quê? Não teria que constar só na de casamento? 2º) para o registro no AIRE, há necessidade do “atestado de cittadinanza”? Ou só o “estratto di nascita” é o suficiente? Muito obrigado!

    • Ulisses Camargo

      Baixei todo o material do SagaBook. Levei a uma copiadora e encadernei. Esta sendo um grande material de apoio, esclarecendo muitas dúvidas pertinente a Cidadania Italiana (dupla cidadania). Venho acompanhando o Fábio a pelo menos um ano e meio e três coisas me chamaram a atenção. Sua espiritualidade ao verbalizar palavras de apoio e encorajamento, competência e uma palavra “mágica” que ele vem falando sistematicamente chamada de Planejamento, e que sem “isto” é impossível alcançar os objetos. Tenham muita calma, concentração e leiam muito. Lembrando sempre que, um bom aluno é sempre um bom leitor. Obrigado Fábio por ajudar tantas pessoas e diversos continentes, especificamente os de línguas portuguesa.

    • Livia

      O sagabook é um dos materiais mais completos que já li sobre a saga na busca pela cidadania italiana, e olha que não foram poucos materiais que já acessei sobre o assunto…. Parabéns pelo seu trabalho Fábio, que tem auxiliado tanta gente a realizar este sonho e direito que é muitas vezes é tão difícil…. obrigada!

    • Guilherme Bertelli de Lima

      O conteúdo do sagabook é muito didático, e muito simples de entender. Com a ajuda dos vídeos fica ainda melhor. Parabéns pelo trabalho Fábio. Está me ajudando bastante na minha saga para a cidadania italiana.

    • Ana Vilasboas

      O seu trabalho é imensurável Fábio! Parabéns

    • Meiriele

      Olá!!!! quero muito agradecer ao Fabio pois com este material tem me ajudado muitíssimo, eu ainda estou fazendo o passo a passo do Brasil mas espero em breve estar indo para a Italia. E o sagabook tem me ajudado de maissss!!!! Só tenho a agradecer ao Fabio por ter disponibilizado este material para todos que precisam….

      Um abraço fique Com Deus.

    • ScheideggerS Corporate

      Baixei a poucos dias e já estou lendo. Estou adorando. Já pude tirar e organizar grandes dúvidas. Quando terminar de ler, volto a avaliar. Obrigada!

    • Glaucio Guimaraes

      Ótimo material de apoio. O Sagabook poderia, tranquilamente, estar à venda em qualquer livraria e nos é oferecido gratuitamente. Muito obrigado Fábio.

    • Leila Tisbierek Padilha

      Recebi o Sagabook, adorei, muito bom, repleto de orientações muito claras….gostei tanto que terminei comprando o Guia Prático da Vida na Itália e tenho assistido todos os vídeos, estou muito feliz com os resultados. Quero tornar público, Fábio, como vocês está sendo realmente um grande guia na minha caminhada, e por isto serei eternamente grata. Parabéns pelo seu trabalho!

    • lucienne salesi

      Ola Fabio abaixei ontem o Saga Book ,estou gostando muito mesmo ,tive na italia final do ano passado peguei a certidao de nascimento do meu bisavò ja fiz a CNN tudo certo ja fiz as buscas de todos os documentos AVÔ ,PAI E MEU ,so to com um problema da encontra a certidao de casamento do meu Bisavò as buscas que fiz nao encontraram, em todas as buscas peguei uma certidao negativa de matrimonio ,olhando as certidoes dos filhos nenhuma cita se eram casado ,ta escrito filho legitimo de Giuseppe Salese e Maria Luzia Appolinari, casados nada consta, ja procurei nos Mormos tudo dica suas que peguei no yuotube vou fazer retificação vc disse que nao tem que fazer retificação em nomes abrasileirado ne mas no sobre nome tem, minha familia na Italia é Salese aqui foi escrito Salesi to devorando o saga book sei que vou encontra uma saida, pra vc ter uma ideia tenho a certidao de casamento dos pais do meu Bisavô e a dele nao
      VoCê esta de PARABÉNS esta ajudando muito mesmo ,fiz tudo te seguindo no yuotube muito Obrigada !!

    • Guilherme Mello

      Sensacional!!!!
      Vc é fera meu amigo… Por ajudar as pessoas a realizarem parte de seus sonhos!!!
      Em breve, se for da vontade de Deus, vou estar por aí com a minha esposa, com nossa cidadania reconhecia e mais ainda, com nossa formação acadêmica também reconhecida… Se houver informações sobre reconhecimento de formação acadêmica e que possa nos ajudar, agradeço!!!

    • Juliana Dujak

      Muito didático, claro, o manual perfeito!

    • Pagliai Camargo

      Só tenho a agradecer por você ser iluminado a colocar um canal onde explica, ensina, e ajuda a todos a chegar a ser um cidadão italiano …E mais , ver como foi registrado a vinda do imigrantes para o Brasil realmente é muito emocionante!! Obrigada!

    • André Ludwig

      Oi Fábio!
      Tche, é bom de mais esse Sagabook! Foi graças e ele que consegui me motivar a levantar a documentação toda. Estou com todas as certidões, inclusive algumas já vencidas pois emitidas já em 2015, fiz retificações via judicial…. Pretendo reemiti-las e encaminhar para tradução e apostilagem. Depois penso em ir para a Italia em setembro desse ano. Descobri que meu bisavô é da Comune de Boreto. Tudo graças as tuas dicas! Gostaria muito de te conhecer e conversar pessoalmente. Um forte abraço do tamanho do Rio Grande!
      André Ludwig 51.999956509

    • Suzete Echer

      Oi, Fábio. Parabéns pelo impressionante trabalho que fazes e compartilhas com todos. Essa tua dedicação é contagiante. Todo material que vc elabora é muito didático e detalhado. Muito obrigada por isso. Desde que comecei ler teus posts me interessei em obter a cidadania italiana e já reuni todos os documentos. Os que faltavam aqui no Brasil, busquei na Itália no ano passado, quando aí estive. Sobre isso quero dizer que foi muito fácil obter a certidão de nascimento do meu avô e a do bisavô de meu marido. Como sabíamos onde nasceram fomos direto nas respectivas Comunes (Schio e Mel) e nos atenderam muitíssimo bem, entregando as certidões na hora, sem custo nenhum. Foi impressionante. Espero que seja assim também quando resolver ir à Itália fazer a cidadania. Pena que aqui no Brasil demorava muito para a validação dos documentos, que agora é pelo apostilamento no Cartório. Vou ter que pegar as certidões todas novamente porque já decorreu 1 ano de quando as peguei sem sucesso da validação pelo Consulado.
      Abraço a você, Fábio, e a todos os que estão, como eu, na busca dessa cidadania.
      Suzete

    • Luciano – O Catarina

      Bom dia, Muito Obrigado.
      É com muita satisfação que manifesta a alegria por todas informações absorvidas através de você Fabio Barbiero.
      Estou embarcando em busca de minha cidadania ja no próximo mês. Suas informações são de muita valia.
      Muito obrigado e considero suas informações, suas obras, Bíblias para a busca do meu sonho. Agora realidade.
      Muito Obrigado.
      Valeu

      Luciano Turati tramontin

    • Wesller Gentil

      Material muito explicativo… parabens.

    • Uweber Fregulia de Carvalho

      Fábio, tudo bom!!

      Deixei um relato no Facebook, mas vou repeti-lo aqui novamente. Venho acompanhando o seu trabalho a anos, e quem me dera se na época tivesse alguém como vc para ter me ajudado lá em 2001 com informações de como requerer a dupla cidadania, pois, foi muito difícil requerer a minha cidadania italiana, era muito mais difícil e caro obter a dupla cidadania naquela época, hoje é um pouco mais fácil, hoje eu também até ajudo parentes e amigos aqui no Brasil com informações sobre como requerer a cidadania italiana. Sei que dei sorte, pois consegui a minha com apenas 04 anos de espera comparando com outro que leva anos, consegui a minha em 2005, e em 2006 estrei viajando para Portugal e depois uma turnê a Milão e Turin. Um grande abraço e espero que continue ajudando as pessoas com informações tão preciosa.

    • Maurício Aquarelista

      Seu trabalho é excepcional!!!! Milhões de parabéns!!! O mundo fica um lugar melhor com pessoas como você que ajudam tantas outras.

    • Rubem Janoni

      Venho há bastante tempo correndo atrás de meu processo de cidadania e finalmente encontrei um conteúdo realmente bom, bem explicado, do qual está me ajudando bastante, já consegui por exemplo encontrar a certidão de nascimento de meu bisavô, sozinho. Muito bom, recomendo!

    • Caio Grattagliano

      Texto fácil, esclarecedor, completo e muito didático. Abrange todas as possibilidades nas mais diversas formas de se conseguir a cidadania, o que permite a todos aqueles que, de alguma maneira, possuem interesse nesse projeto. Seja você, filho, neto, bisneto, esposa, marido etc. Conteúdo obrigatório para todos nós descendentes de italianos!

    • Sandro Visintin

      Ainda não recebi o sagabook ,continuo aguardando ok!?

    • Rose Valentin

      Claro e objetivo! Top o material!
      Tenho a certidão de casamento do meu avô,porém já mandei email pra comuns de Rovigo e dizem que não está lá a certidão de nascimento,disseram algo sobre arquivo militar!? Vou tentar agora de outra forma como explica no sagabook.

    • Itamara Torres

      Eu estou amando as informações que esta sendo passada lá no Sagabook, Super recomendo!!! Está me orientando muito … Parabens Fabio Barbieiro… O mundo precisa de mais pessoas como vc!!!!!

    • Karla Marras

      Bom dia Fabio! Acompanho a Saga desde 2015 e com sua ajuda consegui encontrar todos os documentos necessários. Preciso muito conseguir a cidadania italiana pois meus filhos menores querem estudar na Europa, o difícil está sendo permanecer na Itália por mais de 30 dias. Mas não vou desisir!

    • Diego Marciel Oliani

      Que guia fantástico, todas as informações reunidas em um conteúdo só, de forma prática e simplificada, acompanhada de dicas importantes para a retirada da tão sonhada cidadania italiana. Obrigado Fábio, seu trabalho é sensacional!

    • Alexandre Donizete da Silveira

      Olá! baixei o Sagabook…deparei-me com ele após alguma pesquisa e, nas primeiras páginas, já pude colher informações preciosas que me geraram novas revelações.

    • Ana Maria Tardelli

      O livro Sagabook do Fábio é bem didatico, muito prático e informativo. Se você pretende tirar cidadania, é leitura obrigatória. Ajuda demais.

    • Priscila Martinazzi

      Ei Fábio, estou estudando buscando os documentos dos meus ascendentes, logo logo estarei partindo pra Itália, desde já gostaria de agradecer pela sua dedicação em ensinar tudo pra gente, sem vc seria quase impossível, mesmo pq um despachante cobrou uma fortuna pra fazer tudo isso que vc ensinou pra juntar os documento no Brasil… Obrigada!

    • Cristina Cataldi

      Ainda não li todo o material, mas certamente é de grande valia para aqueles que estão interessados em obter a cidadania italiana.

    • Laís Alves Aguiar

      Dei uma lida de início e já me ajudou bastante!!! Estou começando minha saga e já comecei dar meus primeiros passos através das informações obtidas pelo sagabook!

    • Maria Da Conceição Kiraly

      Fábio, estou lendo o Sagabook, mas pintou uma dúvida, estou querendo a Cidadania Italiana por parte do meu avô materno, que nasceu em 1892, minha mãe era a caçula da familia, nasceu no ano de 1930, e eu nasci em 1956.
      Estive lendo que antes de 1948, mulher na Itália não tinha vez , só passou a ter após o ano de 1948; Então, eu tenho ou não direito a tirar a Cidadania Italiana via administrativa? Aguardarei sua resposta. obrigada.abs

    • Guilherme Estimo

      Sem o SagaBook seria muito difícil entender o processo da cidadania….Muito obrigado

    • Gabriel Machado

      Bom baixei a saga a dois dias, comecei a ler e vi que o conteúdo é de qualidade e de grande informação. Parabéns pelo autor da saga. Logo começarei a separar os documentos

    • Soraia

      Leitura de fácil entendimento, ótima organização dos temas, muito didático e esclarecedor.
      Li em poucos minutos e super indico!

    • Fabio Rossi

      Muito bom o Sagabook 2017, bem fácil de entender e muito bem explicado!

      Recomendo quem tem dúvidas ou simplesmente quer saber mais sobre a cidadania italiana!!

    • Valdira Oliveira Barbosa

      Adorei. Ajudou muito na minha pesquisa.

    • Débora

      Acompanho a Minha Saga desde 2014 e através do blog e agora do Sagabook eu e meu marido estamos concluindo a parte de documentação no Brasil e iremos para Itália em Abril. Até hoje, foi o melhor blog que encontrei e que recomendo a todos amigos que me perguntam sobre a cidadania.

    • Carlos Becker

      Muito bem elaborado. De fácil leitura e compreensão. Conteúdo com informações completas. Parabéns pelo trabalho, deixa todos muito seguros na busca das informações que são confiáveis.

    • Liziê Lanfranchi

      Somente tenho a agradecer por ajudar tantas pessoas que compartilham deste sonho. O material é incrível e tirou todas as minhas dúvidas!

    • Daniela Cagliari

      Muitas dicas do site me ajudaram com a minha cidadania. Agora estou empacada com o consulado italiano de Porto Alegre, simplesmente não consigo agendar meu passaporte. Há semanas entro no site, peguei dicas na internet, já entrei há meia noite como falam, mas simplesmente não consigo agendar. Não tem nada que eu possa fazer? Obrigada

    • Wanderlei Boaro

      Parabéns pela iniciativa, vou iniciar minha saga e com esse material será bem mais fácil. Grande abraço!!

    • Thiago

      Meu pai nasceu em 1955. Mas quem é italiano são meus trisavós, eles tiveram como filha minha bisavó (que já nasceu no Brasil), que teve como filha minha avó, que teve meu pai, que teve eu. No caso não tenho o sobrenome italiano, pois recebi sobrenome do meu pai que não recebeu também. Pesquisei em alguns lugares e pelo que vi não tenho direito! Tem algum jeito?

    • Marisa Bueno Borges

      Estou gostando muito. Estou ainda me familiarizando com o processo. Ja foi muito util, com as informações atualizadas. Tem muitos detalhes a serem observados. As curiosidades tb sao muito interessantes. Grata!!

    • Karina Gil Montefusco Dos Sant

      Olá Fábio, td bem?
      Eu recebi o link para confirmar o e-mail, confirmei mas ainda não recebi o livro.
      Poderia me enviar?
      Obrigada!

    • Pedro Ivo Batista Machado

      HAVIA ESQUECIDO DE AGRADECER SUA ATENÇÃO E DEDICAÇÃO. UM GRANDE ABRAÇO.

    • Pedro Ivo Batista Machado

      Boa Noite MESTRE FABIO BARBIERO, peço desculpas em as vezes não acertar o q vc solicita, sou muito fraco de informática. O MATERIAL DO MINHA SAGA, SAGABOOK ,etc E SUAS APRESENTAÇÕES SÃO FANTÁSTICOS. De 19 a 25/3 estarei em P ALEGRE afim de pegar todas as certidões para iniciar o meu processo, inclusive CERTIDÃO DE ÓBITO, CASAMENTO de meu ANTENATO e após preencher o formulário do advogado indicado do MINHASAGA, iniciar PROCESSO JUDICIAL NA ITÁLIA..

    • Verônica

      Fábio, parabéns pela alta qualidade do seu trabalho. Muito obrigada pela dedicação em nos informar, pelo esforço para democratizar um pouco mais o acesso a um direito de milhares de brasileiros que, por não poder pagar um consultor, não teriam esse direito reconhecido sem a sua ajuda. De tanto ler o Sagabook e assistir aos vídeos já te considero praticamente um amigo, ainda que não nos conheçamos! Todo o seu sucesso é mais que merecido.

    • Maria Da Conceição Kiraly

      Obrigada Fábio, por você existir em nossas vidas, somente um apaixonado pela Itália seria capaz de fazer um Sagabook sobre todos os assuntos, referentes à documentação dos nossos antepassados que nasceram e viveram em alguma época na Itália. Muito obrigada mesmo, que Deus te abençõe e te guarde!

    • Maiara Marchesini Batista

      Parabéns pelo trabalho maravilhoso que faz Fábio! Trabalho este que vem ajudando muitas pessoas que tem dúvidas sobre a Cidadania Italiana. Recomendo!

    • JOSÉ CARLOS BUSATTO

      gente por gentileza, eeas documentaçoes do consulado rio de janeiro quais são ?????

    • Paulo Barçante

      Bom dia. Os Consulados da Itália em Belo Horizonte e Porto Alegre mudaram há alguns dias a orientação sobre a tradução das certidões para quem vai dar entrada no processo no Brasil. Nem todas as certidões precisam ser traduzidas para o italian.

    • Vanessa

      Me ajudou muito as informações do sagabsagabook. Já estou a um bom tempo almejando minha tão sonhada cidadania italiana, tudo começou em São Paulo mas com o tempo na fila de espera resolvi vir para a Europa e tentar tirar pela própria Itália mesmo.
      Mas ainda tenho algumas dúvidas Beja procurei em vários sites e nada encontrei.
      Será que você poderia me ajudar?
      A dúvida em questão é a seguinte:
      A alguns anos parte da minha família organizaram toda papelada necessária para cidadania e conseguiram tirar a cidadania. Junto com eles o meu pai tirou a dele, então ele já é um cidadão italiano desde 2011 na cidade de Cárcere.
      Todos na época tiraram a cidadania a partir do meu Avô que no caso era o italiano da família.
      Pergunta: como o meu pai já tem a cidadania, é um cidadão italiano, quando eu der entrada na solicitacao na Itália eu vou precisar apenas dos documentos do meu pai e o meu? Ou vou precisar ainda assim a do meu Avô, a do meu pai e o meu?
      Outra pergunta:
      Eu estou atualmente em Zurique como turista, e meu endereço fixo é aqui pois estou na casa do meu noivo que é brasileiro também mas trabalha aqui legalmente.
      Será que quando eu der entrada na documentação na Itália, solicitar a cidadania, eu posso registrar o meu endereço de residência daqui? Tendo em vista que a Suíça é um país fronteiriço com a Itália?
      Porque quando damos entrada na cidadania na própria Itália geralmente temos que apresentar um registro de endereço na própria Itália.
      Neste caso será que consigo residir aqui e dar entrada la e aguardar a visita do policial aqui na Suiça?

    • Marcos Petrocchi

      Olá. Quero assinar a Escola da Cidadania do Minha Saga pelo plano mensal para experimentar. Não entendi como é feito o cancelamento, já que o site informa que o valor será debitado a cada 30 dias. Poderia explicar com mais detalhes? Grato

    • leandro stanichesch

      Fabio, Parabéns pelo material, graças aos seus videos e ao Manual Pratico SagaBook 2017, consegui um enorme progresso na busca das minha cidadania. Acho espetacular seu trabalho, ajudando outras pessoas que também buscam esse sonho. Que Deus te abençoe cada dia mais. Parabéns.

    • Danielle Mdk

      Fantástico!
      Gostaria de agradecer por oferecer um material tão completo. Estamos vivendo momento delicado no Brasil, e, conseguir o reconhecimento da cidadania Italiana representa muito mais do que retorno às origens. O passaporte europeu nos proporciona uma certa segurança com o futuro e um tratamento muito mais digno onde quer que iremos.
      Logo estarei aí.

    • Giovanna

      Adorei a página e o manual(ainda nao acabei), ambos são por demais esclarecedores. A partir deles estou mais motivada a reconhecer minha cidadania e ir pra Itália estudar, que é o meu sonho!

    • Luciano Rodrigo Ferretto

      Sem palavras… Acabei de baixar e fiz apenas uma leitura rápida, focando nos pontos que mais tinha dúvida, e em questão de minutos o seu manual me respondeu com uma clareza e praticidade inigualáveis. Parabéns Fábio e MUITO OBIRGADO!!!
      Espero que você tenha muito sucesso em suas empresas, e muita saúde e felicidade na sua família.
      Ainda irei tirar um tempo para ler todo ele com mais atenção, e com certeza irei indicar à muitos amigos.
      Abraços.

    • Bleachinid

      Fantástico. Com a apostila e os vídeos no YouTube é como um curso a longa distância! Fico grato pelas informações, excelente trabalho!

    • Roberto Castelo Branco Jorge

      Fabio, parabéns pelo Sagabook. Gostaria, de verdade, de tê-lo conhecido antes de começar a estudar sobre obtenção de cidadania italiana.
      Certamente, me teria poupado muito tempo, pois sua obra é completa e muito didática.
      Fico muito grato por sua dedicação e disposição em compartilhar seu conhecimento com todos.

    • Hélder Pasti

      Descobri recentemente o blog, o canal no Youtube e o Sagabook. Fábio, seu material despertou novamente em mim a vontade de descobrir as origens, as histórias da minha família e também buscar o reconhecimento da cidadania italiana. Abraços a todos!!

    • luis piovesan

      Não tinha noção nenhuma do procedimento para reconhecer a cidadania , depois de uma lida rápida no sagabook ja tenho uma grande noção de como se faz e me animei muito para faze-la.Valeu mesmo Fabio por se empenhar em fazer esse book .

    • Marcia Mazzini

      Ciao, Fábio!!! Amei o Sagabook. Embora não o tenha lido todo, percebe-se o quão esclarecedor ele é. Venho assistindo aos seus vídeos a muito tempo e acompanhava- o no Facebook tbm, Me surgiu uma dúvida e vou procurar no Saga para ver se encontro a resposta pq não vi nada a respeito dessa dúvida nos videos. É o seguinte, minha avó era filha de italiano com uma portuguesa, porém, nascida no Brasil, em 1897 e sua filha mais nova, minha mãe, nascida em 1930, solteira e com isso, fomos registradas eu e minha irmã, somente no nome da minha mãe, apenas com os sobrenomes dos meus avós maternos, os mesmos sobrenomes da minha mãe. Pelo que li, não tenho o direito à cidadania mas estou tentando pelo meu marido, que tbm é descendente de italianos por ambos os avós, maternos e paternos. Quero deixar esse direito, a dupla cidadania, para minhas filhas, para que, se mais tarde quiserem sair do Brasil, o façam da maneira correta. Bem, a verdade é que, Sagabook está se tornando um livro de cabeceira, onde eu posso consultá-lo antes de dormir e sonhar com a Itália, e agir – pois ele mostra que é possível tornar esse sonho real. Muito obrigada, Fábio!!!

    • Noeli Melo

      Muito bom! Bem explicado! Melhor,
      impossivel!Tenho todos os docts mas estou receosa de fazer sozinha. Já estive 4 vezes na Itália , fiz alguns trechos sozinha mas como quase não falo italiano, a paura é grande! Acho que é a idade! rs

    • V.G. Carvalho

      Baixei recentemente e ainda estou “estudando” todo o material: mas do que já vi é excelente, muito didático e muito bem organizado; certamente me ajudará bastante neste processo. Parabéns ao Fábio pela iniciativa e a nobreza em disponibilizar um material tão rico a todos os interessados! Ah, e estou começando a companhar a série no Youtube!

    • Gabriel Vernetti

      É um baita conteúdo. E tem me ajudado demais a fazer o processo sozinho tirando tu que é dúvida.

    • Deydson Nicoli Fabris

      Boa noite Fabio, não sei o que aconteceu mas não recebi o Sagabook 2017, pode me ajudar? Muito obrigado.

    • Lucas Benites

      Sagabook será minha Bíblia na Itália quando eu for solicitar minha dupla cidadania sem assessoria!!

    • Leticia Briglia

      Obrigada Fabio.
      O material é excelente. Completo e muito detalhado.

    • Jo Prata

      Ótimo guia! Muito obrigado Fábio.

    • Raphael

      Muito obrigado, Fabio!
      Tem nos ajudado bastante, o material é excelente.Admiramos seu trabalho, forte abraço!

    • Raquel Celeste

      Estou feliz pelas informações contidas no SagaBook. Estou começando minha saga pela cidadania italiana agora e, sem duvidas, com esse livro tenho as direções certas pra ir, não estou mais perdida! Outra coisa bacana, que acho que vale a pena falar aqui para aqueles que estão começando sua saga agora também, é que eu imaginava que era SUPER MEGA DIFÍCIL conseguir cidadania italiana, porque todo mundo fala que é super dificil, complicado, caro (blá blá blá). Mas cara, final das contas, eu to vendo que nem é tão complexo. Realmente, quem é interessado e tem força de vontade CONSEGUE! Nós vamos conseguir, se Deus quiser! E o livro da Saga está no ajudando muitooo! Obrigada pelas informações e pela disponilibidade do material de forma gratuita!

      Dio vi benedica

    • Lourdes Corsi

      Muito obrigada! O Sagabook está me ajudando muito!

    • Silvia Pupin

      Obrigada, Fábio.

    • Anucha Ferraz Corrêa

      Fábio, sensacional!!!!! Não sou descendente, meu marido sim que é o interessado (neto de italianos) e consequentemente minhas filhas!!! Mas estou encantada com a riqueza e a simplicidade com que nos passa as informações. E com suas dicas acabei descobrindo que temos em casa, os doctos dos avós do meu esposo. Creio que isso facilitará no processo. Já é um começo, não é mesmo???

    • Marco

      Olá Fábio ! Muito esclarecedor o seu guia ´´Saga Book´´.

      Obrigado pelas dicas!!

    • Cristiano Gherardi

      O Consulado de Belo Horizonte(MG) nas suas orientações(site), diz que certidões italianas não devem ser retificadas. Apenas documentos de requerentes vivos são retificados para fins de cidadania(processo no Brasil).
      Na certidão de óbito do bisavô, por exemplo, consta que ele faleceu com 63 anos, mas na verdade foi 73.
      O meu avô (já falecido) se casou com 21 anos, mas na certidão consta 20.
      São esses erros materiais que não sei se o Consulado aceita.
      Reparando, são erros na “declaração da idade”.
      As datas (dia/mês/ano) estão corretas e uniformes em todas certidões.

      Gostaria da sua opinião.

      Atenciosamente, Cristiano Gherardi

    • Cristiano Gherardi

      Caro Fábio Barbiero,

      Estou e relendo seu “Sagabook”. É um manual excelente. Está me ajudando muito no meu processo (consular/no Brasil).

      Muito Obrigado, Cristiano Ghirardo

    • Graziela Daski

      Excelente trabalho Fábio. Está me ajudando muito.

    • Rafael Frigori

      Excelente livro, recomendo!

    • Edson Junior

      Uma pessoa tão bem intencionada como o Fábio para desenvolver tamanho material, rico em imagens que facilitam em 99% a sua jornada, é difícil, é raro encontrar hoje, ainda mais algo gratuito! Sempre ouvi que o trâmite da cidadania é muito burocrático, difícil, pra não se dizer quase impossível tirar. Porém com esse material eu vi que é uma questão de planejamento e dedicação. Com isto o processo se tornará relativamente fácil para você. Eu achei incrível e fico muito grato ao Fábio por todo o tempo dedicado em seu material e nos vídeos no youtube. Deixo aqui um abraço e o meu agradecimento.

    • Daniel Santa Clara

      Baixei e digo que é um excelente e importante material para orientação no processo da cidadania. Muito bem redigido e muito prático. Estava a um tempo procurando materiais na internet e não achei nada tão completo e bem explicado como o sagabook. Parabéns pelo trabalho.

    • Joice

      Olá Fábio,
      Primeiramente quero lhe agradecer imensamente. Ainda não peguei minha cidadania Italiana, mas é questão de tempo. Creio que virá (pensamento positivo, energia positiva).
      Você e um ser do bem, e esse seu trabalho está sendo maravilhoso. Gratidão ❤
      O SAGABOOK É SIMPLESMENTE ÓTIMO. Tem muitas informações importantes, bem explicado, de fácil leitura. Um super aliado.
      Meus parabéns. 👏 Espero um dia te agradecer pessoalmente na Itália viu!? Hehe
      Abraços

    • Alessandra Sant Anna

      Material extremamente rico em informações e detalhes! Agora mãos a obra!!

    • Elisandra Rocha

      Adorei! Detalhado e muito claro! Li mais da metade do livro em duas horas. Obrigada!!

    • Denise lessa citeli

      sim gostei muito …gostei ainda mais do presente que recebi agora pouco…

    • Fernanda Stringassi de Oliveir

      Bastante detalhado, já ajudou a entender a complexidade do processo, mas ao mesmo tempo mostra que com esforço e paciência é possível!

    • Leandra Pagliani da Silva

      Que livro fantástico que está me ajudando a fazer a cidadania sem assessor, pois já fui enganado por um. As video aulas tb estão incríveis juntamente c os materiais didáticos. Muito obrigada por tudo, Fabio! Sucesso p você! E parabéns por ajudar tantas pessoas a realizar seus sonhos!

    • Cristiane Panula

      Olá Fabio e leitores, adorei o Sagabook e o blog, são de extrema importância na minha vida pois estou fazendo tudo sozinha, pretendo fazer a assinatura em breve para acrescentar o meu conhecimento. Obrigada por disponibilizar seu conhecimento é de grande valia para muitas e muitas pessoas, abraços.

    • Viviane Rato

      Ola Fabio,
      O que dizer do Sagabook que ja não seja de conhecimento publico? rs
      Seu material e o mais completo e atualizado conteúdo que existe sobre cidadania. Alem disso exprime o cuidado e carinho que você tem com todos aqueles que estão em busca deste sonho. Falar algo mais seria mera redundância. Parabéns!

    • CELSO

      Iniciei meu contato assistindo aos vídeos. No início eu achei meio maçante por ser muito prolixo, porém, sem deixar de ser didático e, sobretudo, pelo conteúdo e pelo altruísmo propostos. Assisti a todos os vídeos, li o sagabook e comprei o livro, inclusive coo o propósito de homenageá-lo. Parabéns pela disposição e obrigado por todas as suas orientações, inegavelmente utilíssimas.

    • Paulo Zanetti

      Acho que assisti uns 50 vídeos deste cara, o Fábio, muito senso de solidariedade e coletividade. Ensina tudo que sabe, posta na rede e ainda manda apostila sem pedir nada em troca. Eu e meu irmão somos seus fãs. Que você tenha muita energia, fé e um retorno merecido por seu amor a colônia italiana brasileira. Depois de estudarmos todo o material elaborado por vc, percebemos que o apoio de alguém que já trilhou o caminho antes de nós será indispensável, contamos com você. Che Dio vi benedica e restituire la tua gentilezza tutto il senso della sua vita. Grazie di tutto.

    • Mirtes Castro

      Excelente material para todos os que estão em busca da cidadania italiana! Bem explicadinho, bem didático! Parabéns Fabio e muito obrigada pela ajuda!

    • Philip

      Muito bom o material, tem me auxiliado bastante, e de interpretação fácil

    • Guilherme Marchiori de Assis

      Muito bom o material. Já obtive a cidadania, mas gostei das dicas em uma viagem para a Itália.
      Obrigado.

    • Aline Marquezin

      Oi Fábio! Baixei o manual nesta última semana e ele é incrível. Muito prático, objetivo, mas também super detalhado. Ainda estou lendo, mas estou certa de que me ajudará muito. Parabéns pelo trabalho, dedicação e generosidade. Muito sucesso para ti. Abraço 😀

    • Daniela Bachinski

      Olá Fábio!! Quero te agradecer por toda a ajuda que vc da pra gente, muita gratidão mesmo!! Estou reunindo todos os documentos necessários para embarcar nessa nova vida!!! Que sem a tua ajuda tão esclarecedora não sei se seria possível! Uma pergunta a te fazer : tenho uma bebê de 6 meses, quando eu for para Itália posso levá-la cmg, visto que é mto pequena e não posso deixá-la?…

    • Géris Lopes Consalter

      Baixei a versão 2017, excelente! Tenho feito progressos dias após dias, vamos chegar lá a tão sonhada cidadania italiana. Um abraço! Excelente material de apoio!

    • Anderson Canesso

      Ja li o Saga book e com ele consegui encontrar todas as certidoes no Brasil e agora esta faltando apenas as italianas .

    • Rodolfo Hidalgo Olivieri

      Material muito bom para quem é leigo no assunto. Bem explicativo, simples e direto.
      Parabéns pelo trabalho!

    • Eduardo Fabiano Zanferrari

      A pouco tempo venho acompanhando o a Saga, confesso que pelo pouco tempo já pude perceber o trabalho que o Fabio vem fazendo, um trabalho sério, honesto, onde percebo que o seu objetivo é realmente ajudar as pessoas, todos os seus conteúdos são de ótima qualidade sem falar no Sagabook que supera qualquer expectativa. Obrigado Fabio Barbiero!!! Parabéns e sucesso sempre!!!

    • Jo Prata

      Ótimo guia. Obrigado Fábio!

    • Welida Victorio

      Estou adorando a saga,cada dia aprendo mais. Muito obrigada Fábio…

    • Shirlei Maria

      Muito bom, muito explicativo , muito obrigada Fabio por dedicar seu tempo a nos ajudar .

    • sinara scremim

      parabens fabio .seu material é muito eficiente para nos que estamos na busca da nossa cidadania ,pois muitas duvidas conseguimos esclarecer graças a voce ..parabens mais uma vez.

    • Wagner Nunes Botta

      Olá, quero agradecer por sua dedicação e dizer que estou lendo com calma todo conteúdo. Tendo em vista que pretendo ir esse ano tirar a cidadania italiana, da qual meus primos já obtiveram. Gostaria de saber se é possível dar sequência com os documentos que já possuo traduzidos e juramentados antes do acordo de Haia

    • Murillo Rodrigues

      muito obrigado pelas dicas no livro,ja me ajudou a chegar no meu antenato,falta agora solicitar o doc na Italia,valew

    • Beatriz Garcia

      Ciao,
      Muito bom esse livro. Todas as dúvidas são tiradas e explicadas de um jeito claro e objetivo. Parabéns pela iniciativa, Fábio. Além disso, a cidades que utilizou em exemplos foi Polignano a Mare, a mesma de meus antecedentes.
      Grazie mille 🙂
      Vale a pena lê-lo.

    • Irana Coletti Malaspina

      Material completo e muito didático! Obrigada por disponibilizar esse material e ajudar a mais descendentes buscarem suas origens.

    • Luana Auatf

      Olá Fábio, o livro é maravilhoso, ainda não li inteiro, baixei a alguns dias, meu sonho é ir pra Itália encontrar alguns parentes e a cidadania é o primeiro passo, e agradeço pela sua ajuda, disponibilizar esse material sem custo p nós, e por todo o minha saga.
      Mto grata

    • Rafael Migotto

      Gostaria de deixar registrado meus parabéns ao Fábio pelo projeto e pela maneira como compartilha sua experiência. O conteúdo do Sagabook e dos videos no canal do YouTube é bastante detalhado e disponibilizado de maneira profissional. Neste momento iniciei as buscas dos documentos no Brasil e estou aproveitando totalmente as orientações e dicas contidas no material. Mais uma vez, ofereço meus mais sinceros agradecimentos e admiração pelo desprendimento de um conteúdo tão importante para nós descendentes italianos.

    • Maisa Hissae

      Durante a minha pesquisa, me deparei com diversos artigos e vídeos que usavam o Sagabook como referencia, então nada melhor que buscar a informação direto na fonte! Posso dizer que você é realmente uma referencia quando e trata do assunto. Claro que seria impossível conseguir abarcar todas as situações e problemas que podem surgir durante o processo, mas as suas informações são valiosíssimas! Muito obrigada por compartilhar conosco todo o seu conhecimento nesse 10 anos de experiência em cidadania Italiana! Sem dúvida é o melhor e mais completo material sobre cidadania italiana!

    • Cesar Chagas

      Olá Fábio, terminei de ler o livro hoje.
      Descobri que tenho muita documentação e preciso ir atrás de outras. Mas tenho uma dúvida específica que certamente já foi respondida, por isso, por favor, me aponte onde está a resposta ou coloque aqui novamente.

      Minha esposa e cunhada são descendentes. O Trisavô delas veio da Itália e inclusive temos boa parte da papelada. Minha dúvida é: eu posso mandar minha cunhada para tirar a cidadania e depois ao enviar minha esposa e filhos, eles poderiam obter a deles a partir da dela?

      A dúvida principal é: quando minha cunhada obtiver a cidadania dela, se minha esposa for começar o processo, começa do zero?

      Parabéns pelo livro, excelente trabalho!

    • Lorena Labanca

      Olaaa,
      Eu comecei a ler o Saga Book há poucos dias, ainda nao finalizei pois com o dia-a-dia corrido não foi possível. Mas estou impressionada com as informações tão detalhadas. É tudo mto bem feito. Só posso agradecer por esse material existir!
      Vai me ajudar muito e acredito que a todos que leram.
      É uma atitude muito bonita essa de organizar o passo a passo e dividir com todos essas informações afim de simplicar nossa vida!
      Muito obrigada é pouco 😉

    • Claudia Gotardo

      Eu li o sagabook em 2015 e agora baixei o 2017 para me inteirar melhor sobre a apostilagem..pois só agora eu consegui localizar o docto” di mio nonno”! Posso dizer sem demagogia que os vídeos do FÁBIO e esse livro mudaram a minha vida!

    • mariangela galuppo

      Olá Fabio , já li e reli mas não compreendi…meus filhos já fizeram o reconhecimento da cidadania em 2011, eu poderia pedir a documentação em copia para a comune de onde eu for realizar o meu procedimento? E dai os documentos que eu precisaria levar seriam só os meus ? Mais uma vez obrigada pelas dicas, incentivo e to lendo e indicando seu livro, abs.

    • Lincoln Fonseca

      Sim vale a pena ter acesso a esse material, muito importante para quem quer ter a cidadania Italia, tira todas as duvidas possíveis que possam existir.

    • Marli Lima

      achei otimo sanou minhas dvidas e colocou outras rss,com isso venho aprendendo o caminho certo sem gastar muito,obrigadaaa

    • Lisie Gama

      Ainda estou lendo, mas estou adorando! Muito útil!
      Obrigada pela dedicação e carinho que teve ao elaborá-lo!

    • Emmanuel Gallo

      Sou bisneto de italiano e já nem pensava mais em tirar a cidadania de tantos comentários negativos que recebia sobre a dificuldade, burocracia etc. Recentemente, uma pessoa que está a passos de tirar a dela me incentivou e recomendou este livro, bem como os vídeos. É ótimo ter toda a informação que você precisa reunida em um só lugar. Essencial para quem deseja ter a cidadania italiana reconhecida 🙂

    • Lucas Carvalho

      Olá Fabio, venho aqui agradecer por você ajudar não só a mim mas, todas essas pessoas que tem o sonho de ter nosso direito em mãos, dá cidadania italiana, e buscar uma vida melhor com mais oportunidades, assim como nossos antepassados fizeram.
      É muito legal seu trabalho, te conheci pelo YouTube e logo achei seu blog com diversos artigos que muitas vezes são esclarecedores.
      No mais gostaria de agradecer por esse grande livro que você nos disponibiliza de forma gratuita e que é um tremendo material.

    • Marcia Mazzini

      Ciao, Fabio!!! Recebi e comecei a ler. Agora tenho que correr atras de outros documentos. Um grande incentivo, ja que tenho que buscar pelo sobrenome do meu marido e ele tem me apontado muitas dificuldade!!!s diante das solucoes que encontro , ja que estou tentando pelo sobrenome dele, pois acho que por meu lado apesar do meu bisavo ser italiano minha avo e mae nao poderiam me transmitir o direito, mas aSaga me tem incentivado e vejo . grandes possibilidades. Muito obrigada!!! Um abraco!!!

    • Vera H Santos

      Parabéns Fabio. Amei fazer parte do minha saga. Eu que era uma ignorante no ramo , já estou ensinando, graças a sua didática.

    • Bruno Ferrari

      Realmente Sensacional! Trabalho de profissional com a vontade estampada de ajudar o próximo. Parabéns mesmo!

    • Ivani Fredericce

      Estou no começo da minha jornada, mais pelos comentários que andei lendo acredito que estou no lugar certo! espero daqui uns dias poder dizer mais sobre essa experiência fantástica, que está me levando de volta a minhas origens.
      Agradeço pelo empenho e determinação dos construtores do Saga Book. Estão de Parabéns. grazie a tutti

    • Jacqueline Brandi

      Super recomendo!

    • Ana Claudia Cardinali

      Completo e de fácil compreensão!!! Parabéns pelo material! Muito obrigada

    • Livia Ram

      Comprei o Sagabook e gostei muito. Alem de ser didatico e ter os topicos bem divididos em capitulos, a linguagem e bem humorada e consegui encontrar todas as informacoes de que eu necessitava sobre morar na Italia e alugar ou comprar um imovel. Muito obrigada, Fabio! Recomendo o Sagabook para todos que quiserem ir a Italia, vale a pena le-lo antes de fazer a viagem.

    • Maria Aparecida Fontes

      Gosto muito de tudo que vc escreve. Parabéns. Eu gostaria de comprar o saga em papel. Tem ?

    • Sofia

      Muito obrigada! Excelente o seu trabalho e o sagabook e muito bem feito. 1000 vezes obrigada!

    • Patrick Mantovani

      Parabéns Fábio. Realmente é incrível esse Sagabook. Está me esclarecendo muitas coisas que eu estava em dúvida. Estou me organizando em cada passo para conquistar a Cidadania Italiana.

      Por fim, pessoas como você, em se dedicar a ajudar os outros, que o mundo precisa mais.
      Abraço!

    • Katia Palhuca Douahy

      Acabei de conhecer o Fábio e confesso que para muitas pessoas que como eu não podem contratar alguém para fazer ‘todo o trabalho sujo pra vc” esse material disponível é a mesma coisa do que se estivesse sendo assessorada pessoalmente.

    • Sarah Pena

      Estou adorando o livro!!! Eu e meu pai baixamos e realmente nos ajudou a entender os processos e nos mostrou que vai ser mais fácil que imaginávamos. Muito maravilhoso seu livro e tomara que ele continue ajudando muito mais pessoas.

    • Toscana Representações

      Ola Fabio, faz uns 15 dias que comecei a ver os seus videos.
      Tenho uma pergunta para fazer.
      Com permesso di soggiorno a minha esposa pode ter o passaporte italiano?

    • Penha Solange Piccolo

      Ola Fabio. Quero agradecer por esse rico conteúdo que adquiri gratuitamente é um excelente material que vem me ajudado muito estou preste a viajar pra Itália apenas aguardo pelo processo ficar pronto da retificação da certidão de casamento do meu antenado dai colocarei em pratica o uso dos diálogos e formularios que facilitaram bastante. Parabéns e muito obrigado por tanta atenção e carinho ao explicar com passo a passo. Um abraço. CI vediamo presto.

    • Renata Molina

      Obrigada pelas info, pelo que me parece tenho a possibilidade de ter a cidadania. Agora é ler com calma e buscar os documentos! 🙂

    • Alzira Carneiro Da Silva Diz

      Oi Fabio. Baixei a semana passada, e estou gostando das suas explicações, bem elucidativa.
      Agradeço o seu tempo e empenho e de toda sua equipe.
      O próximo passo será adquirir o livro.
      Obrigada e um abraço!!!

    • Fabiana Moron

      Ola muito obrigada ,Ainda não li ele todo, mas estou gostando muito.

    • Raphael Zocca Turetta

      Fabio, parabéns pela iniciativa de trazer aos interessados um material de qualidade com um excelente conteúdo, trazendo assim esperança para aqueles que buscam sua origem. Valeu!

    • Guilherme

      Comecei a pouco a me interessar e ir atrás dos documentos para fazer minha cidadania italiana. Não tinha a menor ideia de por onde começar,e tanto o sagabook como os vídeos do Fábio me deram um norte. Estou lendo aos poucos, a medida que avanço na minha investigação pelos documentos, espero que dê tudo certo.

    • Liliane Gama

      Iniciei minha leitura e já me ajudou a encontrar caminhos que sem as dicas ficaria horas, dias quebrando a cabeça para encontrar 😉

    • Carlos Henrique Pioli

      Muito rico em informações, comecei a ler o Sagabook e não consegui parar , fui até o final no mesmo dia.
      Agora o tenho como ferramenta de consulta diária, pq as dúvidas aparecem a todo instante e com ele sei como solucionar ou ao menos que caminho tomar.

    • Pietro Schisler

      Demais!! Parece um e-mail escrito diretamente pra mim!

    • Lucas

      Ola fabio estou mechendo meus pauzinhos para conseguir minhas certidões gracas a VC estou conseguindo comecei este mês se Deus quiser vai dar certo valeu obrigado

    • Francisco Lobo

      Baixei o sagabook o livro é muito bom me auxiliou em muitas coisas, eu já tinha a maioria das certidões porém os passos e os métodos que podemos adotar eu não sabia corretamente. Muito esclarecedor excelente trabalho do Fábio! Muito obrigado pelos serviços que você tem nos prestado 👍🏻

    • Paulo Cezar Santos

      fiz o download do saga book , muito explicativo ajuda muito a começar a busca ainda mais pra mim que não tinha noção nenhuma por onde começão .
      grato pela sua ajuda um forte abraço.

    • luiz claudio monteiro vaz

      Caro Fabio,
      Parabéns de verdade pela iniciativa e belo trabalho!! Sem ele acho que não conseguiria no tempo esperado. Sou advogado aqui no Brasil e não tinha qualquer experiencia em processos de cidadania, mas assim que comecei a ler o sagabook minhas dúvidas se elucidaram. Muito obrigado. Que HaShem te abençoe.

    • Iole Faviero Trindade

      Olá, Fábio!
      Li o Sagabook e gostei muito, pois já havia lido outros materiais sobre cidadania italiana e o Sagabook me pareceu ser o mais completo! Como estou buscando a cidadania italiana, fiquei com algumas dúvidas relacionadas ao histórico da vinda de meu antenato. Por outro lado, além do pedido de cidadania, estou construindo a minha história familiar em todos os seus ramos genealógicos, sendo o italiano, um deles. Enfim, tenho interesse em buscar as certidões vitais de meus bisavós, de meu avô e de parentes que vieram da Itália e dos que ficaram por lá à época, independentemente do pedido de cidadania. Pergunto então: fazes esse tipo de busca e, se fazes, quanto cobras?
      Aguardo teu retorno e, de antemão, agradeço pela atenção!

    • Nilton Tiepo

      Adorei o livro, tem muitas dicas e informações importantes de como conseguir os documentos e de como seguir o processo para se chegar ao objetivo de conquistar a cidadania italiana. Eu recomendo!

    • Elton Baesso

      Ainda não li ele todo, mas estou gostando muito. Esse cara é com toda certeza o “abridor das portas do céu” para mim e acho que para muita gente. Muito obrigado Fabio de coração o quanto você me ajudou não tem preço, sou eternamente grato a você. Estou no inicio da minha saga e já me sinto muito seguro pra partir coisa que sempre tive receio e hoje lamento muito em não ter descoberto seu saga book e seu canal antes. Mas melhor tarde do que nunca. Muito obrigado mais uma vez. Que Deus te abençoe e lhe pague por tudo isso.

    • Roseli Negrelli

      Bom dia,
      Muito Obrigada por sua dedicação em auxiliar o próximo!! Vai ter o retorno garantido, com certeza!!
      Assisti seu vídeo de mais de 40 minutos sobre cidadania por casamento, passo a -passo, muito legal! Reuni todos os documentos e fui realizar o cadastramento. Porém agora, 2017, no cadastramento ou registro existem alguns ítens que não haviam em 2015 (quando vc fez o vídeo explicativo), como por exemplo o “Códice Pratice”. Este código pratice seria o nr de processo pelo qual meu marido recebeu a Cidadania Italiana? Somos brasileiros e ele recebeu a cidadania em 2011. Existe lá um nr:”O cadastramento familiar junto à ANAGRAFE CONSOLARE deste Consulado Geral encontra-se sob o n. A12290.Seria este o Código Pratice?

      Obrigada!!
      Roseli negrelli

    • Carmen Camello

      Recebi o Sagabook 2017. Não li todo ainda, claro ! Na verdade, para quem quer o reconhecimento da cidadania italiana, o Sagabook é essencial e para ser lido várias vezes. São muitas informações detalhadas. Sou fã do Fábio Barbiero, pela sua luta, por seu empenho, por sua realmente saga. Agora, além de tudo que já fazia, ele fez uma série de vídeos no seu canal do You Tube, que está sensacional ! Agradeço de coração por seu trabalho ! Felicidades !

    • Ana Carla Giovanini Lucena

      Parabéns,Fábio! Com a ajuda do Sagabook consegui encontrar os dados do meu antenato italino no museu da imigração Italiana. Agora estou realizando o processo de busca das certidões,para dar entrada no meu processo de cidadania Italiana.Muito obrigada,graças a sua ajuda vou realizar meu sonho de viver em um país melhor.

    • Monica Cavalieri Fetzner

      Obrigada pelo incrível trabalho que é o saga book! Tenho certeza que irá me ajudar assim como outros que estão no mesmo caminho!!!

    • Custódio Ribeiro

      Parabéns Fábio pelo excelente trabalho, ainda estou lendo o Sagabook, informações precisas, dicas valiosas, ainda vou assistir os videos, estou no inicio da caminhada para obter a Cidadania Italiana, ainda estou reunindo os documentos, se Deus quiser vou conseguir atingir o objetivo, vou seguir essas dicas, abraços, fique com Deus.

    • jaime santana Rios

      Já li todo o sagabook, muito bom, top, show de bola..
      Recomendo muito, dá até vontade de reler, e vou srsr
      estou iniciando a saga agora, mas já foi um excelente ponta pé.. vamo q vamo!!
      PARABÉNS!

    • Ariane Pini

      Bom dia Fábio, também acompanho seu trabalho desde o início (sou amiga da Luciana). Estou correndo atrás dos registros do meu bisavô, é o último que falta para poder dar segmento às documentações. AMEI o saga book, é um excelente trabalho, parabéns!

      Tenho uma dúvida: minha descendência italiana é por parte de pai, porem meu tataravô casou-se com uma italiana, onde segundo minha família, a geração de sobrenomes é mais fácil de conseguir, pois tem muitos parentes vivos ainda. (Meu sobrenome é PINI e o outro sobrenome da tataravó é ZANOVELLO) Seria possível fazer com esse outro sobrenome?

      Grazie e presto!

      • Lorenzo Rovetta

        Lado paterno, todos vão passar o direito a cidadania italiana

        Lado materno 1: Avó recebeu cidadania e passou para os filhos que nasceram depois de 1/1/1948

        Lado materno 2: Avó recebeu cidadania, mas não pode passar, os filhos nasceram antes de 1/1/1948

        • Evelize Mendes

          e minha mãe que nasceu em 1948, tranquilo?

          • Lorenzo Rovetta

            vc—-sua mãe——avô—–bisavô

            Sua mãe recebe a cidadania pelo pai dela, avô, bisavô

            Se sua mãe nasceu após 01 de janeiro de 1948, ela tem o direito de passar a cidadania para vc.

            • Evelize Mendes

              Grazie Lorenzo!

            • Evelize Mendes

              A questão do Permesso di Soggiorno não ficou muito clara, precisa dele ou não para fazer a residencia, eu c certeza fico somente 20 dias, mas pretendo dar entrada na cidadania, vou precisar ou não?

    • Suely Sposito

      Ciao Fabio,
      Faz mais de 10 anos que me interesso pela historia da minha familia , mas sempre fui muito desacreditada por todos, ha 1 ano estou me dedicando com mais afinco as pesquisas, nao tinhamos nenhuma informaçao e nem sempre as informações que obtive dos meus parentes eram verdadeiras Todas as certidões que consegui até agora foram à base de muita pesquisa, trabalho arduo, mas sempre recompensador. Foram tantas pesquisas que me apaixonei por esse trabalho, que já o considero como hobby. Gostaria de ter te conhecido ha mais tempo, recebi seu livro ontem e li 1/3 dele porque gosto de ir anotando e pesquisando, leitura acessivel e muito elucidativa, alem da cidadania estou criando minha arvore genealogica, que ja consta 6 geraçoes do lado da minha avo paterna, mas o meu verdadeiro sonho ainda nao foi concretizado e espero que a saga me ajude, que é descobrir tudo sobre meu avo paterno sobrenome”Sposito” porque é. o nome que carrego com muito orgulho ( sou descendente de italiano dos 8 bisnonos , todos italianos)
      Parabens pelo seu trabalho e vou te posicionando porque talvez precise da sua ajuda

    • marcelo ferrari

      Acompanho o Saga e baixei o atualizado, parabens, muito bom?????

    • Mayara

      FENOMENAL! Vc resumiu meus meses de pesquisa…como queria ter descoberto o saga book antes! Meu tataravó também veio do Veneto, de Castelfranco Veneto, Treviso. Eu já havia enviado e-mail para a comune porque não sei se ele tem certidão de batismo ou nascimento já que nasceu em julho de 1871. Então hoje reenviei copiando o seu modelo. Parabéns! Ainda vou precisar muito para seguir os próximos passos. 130 anos atras eram eles vindo em busca de uma vida melhor, hoje sou eu que quero ir. Que trabalho vc teve! E ainda dividir tudo isso com a gente que tem um sonho! PARABÉNS! Sem palavras!

    • rodrigo ramos

      Fabio,estou muito agradecido por você nos ajudar,e ajudar muito mesmo.MUITO OBRIGADO,DEUS TE ABENÇOE.

    • Silvia Almeida

      Oi Fábio! Admiro você pelo seu trabalho e dedicação. Baixei o livro semana passada e estou na parte que explica os quatro passos para começar a saga da cidadania. Até agora achei o livro bem didatico e muito esclarecedor. Depois volto a falar aqui conforme meu processo evoluir ok? Muito obrigada pela Boa vontade e pela ajuda!

    • Vinícius Tomarossi

      Nunca vi algo tão bem explicado e ao mesmo tempo GRÁTIS.
      Obrigado Fábio, por compartilhar algo tão VALIOSO.

    • Regina Jacob

      Adorei o Livro! Simplesmente show.Obrigada por ajudar a tantas pessoas que não sabem nem por onde começar.É um árduo caminho,mas muito compensador.As buscas das certidões é a parte mais difícil,ansiedade,espera…
      Eu não encontrei ainda,mas vou continuar tentando.
      Obrigada mais uma vez

    • Mi Sol

      Ola muito obrigada , foi muito útil tem tudo que preciso saber.

    • Loraine Nogueira Cardoso

      Acabei de ler o sagabook até a metade pois é a fase que estou do processo, a sofrida porém gratificante procura dos documentos. Muitas dicas legais no sagabook para clarear as ideias. Tenho agora outros métodos de procura que ajudaram muito. Lendo o sagabook temos alguns relatos do processo pessoal do Fabio que nós trás grande ânimo de percorrer esse sonho que transformamos em meta! Gratidão Fabio!

    • Luiz Borsatti

      Leio o Saga desde 2016, todo o conteúdo é tão importante e tão valioso que você o transforma de uma jeito “simples” de entendimento e execução. O saga tem me ajudado muito, tanto na busca quanto na preparação de todos os documentos.

      O planejamento em dar a entrada no processo da Itália, que pretendo ir em breve.

      Seus vídeos auto explicando o Livro está maravilho e tem me ajudado muito.
      Obrigado por todo o empenho e dedicação com cada detalhe do livro e de seus vídeos.

    • Erica Bianco

      Comecei a acreditar que o sonho da cidadania italiana é possível quando conheci o blog Minha Saga. O e-book é uma compilação dos ensinamentos do site, muito bom para consultar, tirar dúvidas etc. Obrigada, Fábio!

    • Cristiano Ramalho

      Conteúdo perfeito.
      Parabéns pelo trabalho!!!

    • Eliandro De Simone

      Olá Fábio, parabéns pelo seu trabalho!!! sou apaixonado pelas minhas raízes, só pessoas assim sabe o valor de um material com tantas informações como o sagabook. Venho acompanhando minha saga a alguns anos, e digo com toda certeza VOCÊ SE SUPEROU desta vez!!!!!!

    • Vinícius Fachinetti

      Simplesmente magnífico. Super bem escrito e claro. Não tenho palavras pra descrever a emoção de aprender tanto sobre cidadania italiana.

      Grazie maestro

    • Jane Salado

      Oi Fábio!!
      Esclarecedor, encorajador, prático, único!!! Parabéns!!!
      Você poderia inserir no manual 2017 a aula/vídeo 18 (2017) ou acrescentar o link correspondente para o leitor se inteirar. Vamos à nossa saga!

    • Jane Salado

      Oi Fábio!!
      Esclarecedor, encorajadora, prático, único!!! Parabéns!!!
      Você poderia inserir no manual 2017 a aula/vídeo 18 (2017) ou acrescentar o link correspondente para o leitor se inteirar. Vamos à nossa saga!

    • Giulia Bianchini

      O sagabook foi de grande importância, consegui tirar o fantasma do “não vou conseguir tirar minha cidadania” da cabeça, já sei por onde começar agora é só colocar as mãos na massa. Agradeço muito a ajuda.

    • Sara Regina Muttini

      Tenho 4 primos que já conquistaram a cidadania italiana, porém, todos por intermédio de alguém que trabalha com isso e pagaram valores altos. Quero minha dupla cidadania, mas quero eu mesma mergulhar nessa saga! Com uma breve pesquisa na internet me deparei com o canal do Fábio Barbiero e no mesmo dia já solicitei o Saga Book, me inscrevi no canal e virei aluna! O material é ótimo, simples e quem acompanha os passos e segue as dicas importantíssimas dos vídeos tem tudo de um modo simples!
      Obrigada por me ajudar na minha saga que esta apenas iniciando !

    • Cassiano Cominetti

      Material incrível, super didático e organizado, muito obrigado Fábio!

    • Marcelo Perizzolo

      Meu processo está no consulado do RS e moro hoje em SC (área do consulado do PR) o que devo fazer? Alguém tem essa experiência para compartilhar?

    • Katia Liberti

      preciso do seu contato de telefone para fazer o processo da minha filha

    • Carolina Rosa

      O e-book é muito bom, super completo e se você ficar com alguma dúvida os vídeos complementam bem as informações.

    • Paolo Fedrigo

      O SagaBook tirou muitas dúvidas e quebrou muitos mitos sobre a cidadsnia. O Fabio realmente sabr do que fala, é uma bíblia da cidadania

    • Michelangelo Caffarello

      Fabio, temos muito que agradecer a vc o sagabook é simplesmente tudo o que muita gente precisa para saber tudo detalhadamente.

      Já venho acompanhando vc a alguns anos .
      PARABÉNS pelo desempenho e dedicação.
      Muito Obrigado !!!

    • Rafael Gustavo

      Adorei o SagaBook 2017, bem explicativo. Estou acompanhando as aulas que vc começou em janeiro de 2017 e esta me ajudando muito. Agradeço imensamente.

    • Silvia Cuffari

      O manual mais completo que eu encontrei. O site completa as informações e o Fabio ainda se dispõe a responder as duvidas.
      Obrigada pela ajuda Fábio.

    • Rudá Corrêa da Costa Junior

      Dificilmente deixo comentários em sites, blogs, etc. Coisa minha…
      Entretanto, quando percebi a qualidade do conteúdo deste “manual”, que foi devorado em uma noite, a forma como as informações foram passadas e a maneira como o serviço é apresentado para nós, potenciais clientes, resolvi registrar aqui o meu…
      Os valores que ficaram claros no conteúdo que você acredita e compartilha conosco fazem com que seu trabalho seja reconhecido e bastante apreciado. Que tudo aquilo de bom que você divide conosco volte a você em forma de sucesso, boas energias e bênçãos.
      Obrigado por clarificar a escuridão inicial desse caminho aparentemente difícil. A meta está estabelecida e agradeço por fazer parte do futuro sucesso desta.
      Que Deus o abençoe e o conserve com saúde, extensivo a suas lindas filhas.
      Parabéns!

    • Borges Júlio

      Fábio muito bom este manual tudo muito explicado, só fiquei com uma dúvida a respeito da minha esposa ela adquiri a dupla cidadania também ou ela fica só com a cidadania italiana?

    • Nathalia Tonassi

      Fábio, agradeço muito pela ajuda. Agora sei por onde começar! Parabéns pelo trabalho maravilhoso!

    • Adriéle

      Olá Fábio, gostaria de agradecer pelo material disponibilizado, pois tem me ajudado muito, embora esteja pensando em obter minha cidadania apenas ano que vem, é importante já ir me ajustando e tendo em mente aquilo que é preciso para que o projeto dê certo de verdade!!! ótimo material, super recomendo!!!

    • Janaina Aleixo

      Recentemente dei início à busca da documentação para conseguir minha Cidadania Italiana e logo nas primeiras buscas por informações sobre o assunto, já encontrei o vlog do Fábio recheado de conteúdo. Neste momento, tento ler o máximo de informações possíveis no site do Minha Saga, pois sou a primeira pessoa da minha família a tirar a cidadania e fazer isso sozinha não é tão fácil. Até o momento as dicas que mais me ajudaram e continuam ajudando são conversar com os familiares em busca de informações e ser o mais organizada possível. Sei que este processo é demorado, mas tenho certeza que vou conseguir.
      Meus sinceros agradecimentos ao Fábio e sua equipe!!

    • Maragno Maria

      Não consigo baixar!!

    • Diego

      Amei o Sagabook! Muito claro, didático e de fácil acesso. Comecei a ler e já tirei muitas dúvidas. Obrigado e parabéns pelo trabalho!!

    • Monica

      Amei o Sagabook!! O Fabio é muito didático. Ficou muito mais fácil começar o assunto. Estou seguindo passo a passo!!

    • dePieritb

      Gostaria de agradecer ao Fábio por disponibilizar o Sagabook, um material de qualidade que contém dicas e instruções valiosas por alguém que se dedicou para conquistá-las. Como ele mesmo disse em um de seus vídeos : “O conhecimento é o que te faz estar acima da mediocridade” . Muito obrigado

    • Renato Marchiori

      Parabéns Fabio !! O livro e sensacional ensina passo a passo como tirar a cidadania, ricos em detalhes muito bem explicativo, e pessoas como você que ajudam o próximo, fazem esse mundo um pouco melhor. Forte abraço e um muito Obrigado !!

    • Eduardo

      Prezado Fábio, parabéns tanto pelo livro como pelos vídeos, seu material é muito elucidativo e excelente!
      Obrigado!

    • Eliza

      Barbiero,você é simplesmente o MELHOR! Obrigada pelo incentivo que tem dado à todos nós.

    • Bianca

      Descobri o Sagabook a poucos dias, os planos de tirar a cidadania Italiana agora são muito mais palpáveis, graças ao esclarecimento de dúvidas que faziam com essa meta parecesse apenas um sonho impossível! Já possuo todos os documentos da minha família(pois já possuo familiares que conseguiram a cidadania), se tudo correr bem até 2018 já serei italiana! Obrigada Fabio!

    • Rose Valentin

      Fábio tudo bem?
      Uma dúvida sobre cidadania! A documentação feita aqui no Brasil, como traduções,apostilamento, tem validade pra levar na Italia? Agradeço sua atenção!
      Abraços.

    • Naiara

      Conteúdo incrível, aborda os temas referentes a cidadania que são complexos e confusos com muita clareza e domínio. Obrigada pelo seu belíssimo trabalho Fabio.

    • Piu Ferretti

      Venho tentando começar o processo da minha cidadania italiana há mais de cinco anos! Mas toda vez que começava e encontrava algum empecilho eu acabava desistindo…
      Semana passada resolvi pesquisar sobre isso de novo, sem muita esperança, e acabei encontrando o Saga! Foi realmente o estimulo que eu precisava!
      Adorei o blog e já estava conseguindo tirar várias dúvidas com ele. Agora que eu baixei o Sagabook estou achando sensacional! Muito obrigada por esse trabalho maravilhoso!

    • Adriana

      Boa Noite!
      Todas as dúvidas que tive sobre o processo de cidadania consegui tirar no seu Sagabook!
      Super recomendo para quem quiser iniciar seu processo!
      Fabio Parabéns e obrigada por disponibilizar esse material riquíssimo em conteúdo!

    • Géssika Simoni

      Olá, tenho uma dúvida. Meus pais não foram casados no civil nem na igreja, isso será um empecilho no meu processo?
      Obrigada!!

    • Pauliinha Oliveira

      Boa tarde Fábio, estou atrás da minha cidadania e tenho te acompanhado no saga e no youtube, e por muita sorte, tenho quase todos os documentos guardados, meu trisavô é Italiano, e tenho em mãos a certidão de óbito do mesmo, em que diz que ele nasceu em ciprani-italia, minha dúvida é que quando digito no google esse nome não existe, seria essa cidade cipriani – veneza- italia? pois estou com dificuldades de encontrar o comune desta cidade, agradecida !!!

    • Tiago Cesar

      Não sei se é aqui que pergunto, mas por via das dúvidas vou tentar, tenho duas perguntas, a primeira é sobre o nome, minha tataravó não passou o nome pra frente, mesmo assim eu continuo com a cidadania? A outra é sobre a certidão de nascimento dela, como consigo obter aqui no Brasil? E como faço pra saber em que lugar da Itália ela nasceu? A certidão de óbito eu consigo aqui certo? Mas a de nascimento não. Só pra complementar, na e-certidão vem escrito se ela se naturalizou ou não certo?

    • Gabriela Giacomini

      Fabio, o Sagabook é o verdadeiro caminho das pedras! Tirei várias dúvidas, aprendi coisas novas e estou muito entusiasmada e encorajada para levar adiante o processo de cidadania da nossa familia (Giacomini). Muito obrigada por disponibilizar esse material para os interessados, poupando muito tempo, dor de cabeça e, claro, dinheiro! Um abraço

    • Sonia Maria

      Acompanho o trabalho do Fábio desde 2015 , e aprendo muito com suas informações. Seus videos são super esclarecedores.
      Eu super indico!
      Sempre que falo sobre cidadania italiana , não tem como não falar de Fábio Barbiero ou deixar de mencionar o seu trabalho na Saga . O Sagabook é excelente , aborda muitos assuntos , e até os comentários eu costumo ler, pois os questionamentos e suas respostas são muito eficientes.
      Pretendo ir a Italia daqui alguns meses com meus filhos , pena que o Fábio não esteja , fazendo o trabalho de assessoria, pois apesar de sua experiencia em fazer o processo sozinho , eu não tenho esta coragem toda, assim pretendo contratar alguém para me ajudar .
      Mas…assim mesmo ,eu leio tudo, pois precisamos nos preparar , e saber os trâmites, mesmo com assessor.
      Aqui no Brasil, eu fiz tudo sozinha , e também pedi a certidão na Itália .
      É isto! Parabéns Fábio Barbiero pelo excelente trabalho

    • Shizue Dalghlis

      Nao consigo baixa o ebook,e agora como faço?

    • Maria

      Comecei a ler agora o Sagabook e estou adorando.

    • Claudio Ferri

      O início da minha aventura para o reconhecimento aconteceu há 3 anos, e o primeiro contato meu foi com o Fábio Barbiero. O desafio de descobrir onde o meu bisavô nasceu exatamente foi uma longa história, contratar alguém para ir lá e tirar a certidão de batismo, outra saga. As dicas do Fábio valeram muito. Agora recebi o Sagabook 2017 onde continuo tirando dúvidas. Tanto o produto como o autor são confiáveis e claros. Desejo tudo de bom ao Fábio e a sua família.

    • Schiavetti

      Muito bom. Sempre em constante atualização e com informações extremamente confiáveis.

      Muito obrigado pela disponibilização gratuita do material.

    • Nino Nogueira

      Olá Fábio! Esclarecedor seu trabalho no sagabook. Um trabalho sensacional. Ajudou mt, me deixou informado e tirou várias dúvidas. Ainda fiquei na dúvida em relação a uma. No meu caso seria transmitida a descendência através da minha avó, mãe de meu pai. Ela nasceu em 1920 e meu pai a 13 de fevereiro de 1948. Pela lei de 48 eu tenho direito ?
      Uma vez mais Obrigado pelo excelente trabalho.

    • Ricardo Fontana Almeida

      Parabéns Fábio pelo belo serviço que está realizando para as pessoas com direito a cidadania italiana. O manual está sendo muito útil, esclareci inúmeras dúvidas. Muito obrigado!!!!!

    • Luisa Job

      Começando agora a busca da cidadania do meu marido… Os poucos artigos que li e o inicio do livro já mostra o quando você se dedica a isso. Estou simplesmente encantada com os detalhes e feliz por saber que temos um ponto de inicio e apoio. Pretendo estar por aqui durante muitos dias…

    • Flávia Piazza Particelli

      Pesquisei diversos sites à procura de um que pudesse me ajudar por completo na busca do meu sonho de ter minha cidadania reconhecida, nenhum, me trouxe tão bem as informações quanto o Saga Book do Fábio. Agradeço desde já por tudo, pelas dicas e pela vontade de ensinar aos demais. Melhor impossível!

    • Roberta Faria

      Olá Fábio preciso muito de ajuda. Então meu irmão na certidão dele está escrito declarado pela justiça. Alguma coisa assim. Ele não foi declarado pelo meu pai. E ai minha dúvida é pq antes parece q era só meu pai fazer uma declaração em cartório. Mas agora parece q mudou. E não sei o q fazer. Então o q meu pai pode fazer. Pra afirmar q meu irmão é filho dele e pra meu irmão comseguir a cidadania?
      Outra dúvida é possível encontrar acessor q apenas cuide da parte do reconhecimento e do aluguel de imóvel? Vc faz esse processo? E valores. E se vc não faz. Pode me indicar alguém? Obrigada

    • Aline Giampedro

      Eu que nem sabia pra que lado já já estou com quase tudo pronto!!!
      Estou muito feliz é muito agradecida pelo material!!!
      Obrigada Barbiero!

    • Matheus Maestri David

      Excelente manual!

      Ótimo!

    • Luciano

      Olá Fábio! Gostaria de agradecer a sua dedicação em ajudar a quem está iniciando a “saga da cidadania”. Suas informações são de extrema valia para nós. Seu material é detalhado e completo. Parabéns e obrigado mais uma vez!

    • JulieEdi Duminelli Juliana

      O material é excelente, muito bom mesmo!!!

    • Regiane Lopes

      Oi Fábio , tudo bem? Quero agradecer imensamente pela ajuda que nos dá e através do seu sagabook e a participação na palestra que você deu aqui no Brasil, consegui encontrar vários documentos da minha família.
      Estou com um pouco de dificuldade de encontrar a certidão de nascimento do meu trisnono, mais não vou desistir, tenho fé que irei conseguir. Parabéns pelo seu trabalho e por toda dedicação que tem conosco… Muito Sucesso!

    • Jefferson Zanini

      Oi Fábio! Muito obrigado pelo excelente trabalho. Tem sido de grande ajuda pra mim e meus irmãos. Estamos na fase de correção dos documentos. Quem sabe logo, logo nós nos encontramos na Itália? Um abraço!

    • Angela Gonçalves

      Obrigada por enviar o saga book, já estava vendo seus videos e com certeza me motivou muito a correr atrás DAS documentações. Meu irmão deu início a uma pequena parte no ano de 2003 e desistiu por não encontrar s principal que e o registro de nascimento do meu bisavô e também por conter muitos erros NAS documentações erros de nomes s cada situação batismo, casamento, ele acabou desistindo, MAS eu não vou , seus videos e o saga book explica tudo e NOS da a direção a ser tomada. Muito obrigada Fábio por tudo.

    • Luiz Carlos Loyola

      Trata-se de um manual muito completo e objetivo !!! Ele tem me ajudado muito como guia das ações. Estamos muito adiantados com o levantamento dos documentos e espero que o processo esteja terminado com o passaporte italiano ainda neste semestre. Seu trabalho é de excelente qualidade. Abraços !!!

    • Chrystina

      O Sagabook é a bíblia da Cidadania Italiana! É uma peça fundamental para quem vai embarcar nesta viagem. Obrigada por todo o seu trabalho, empenho e dedicação, @Fabio Barbiero! Sua paciência em nos responder e orientar é surpreendente, que bom que vc não desiste. Valeu!

    • Paschoal

      Boa tarde! Tenho todos os documentos em maos. Mais eu encontrei somente um erro na certidão, o nome do meu bisa na certidão de nascimento na italia esta Daniele lovisi e na de óbito e casamento está Daniel lovisi somente um E errado tenho que retificar mesmo assim?

    • Paschoal

      Boa tarde! Tenho todos os documentos em não. Mais eu encomendei somente um erro na certidão o nome do meu bisa na certidão de nascimento na italia esta Daniele lovisi e na de óbito e casamento está Daniel lovisi somente um E errado tenho que retificar mesmo assim?

    • Marcelo Zanzotti

      Fabio, gostaria de externar minha admiração pelo seu trabalho, agradecer de coração pela inestimável ajuda que suas obras estão oferecendo, afirmando que, de imediato, esclareceu pontos nebulosos de problemas que estamos enfrentando, apesar de termos cidadania italiana. Caso tenha interesse em ampliar, franquear, receber apoio, etc. não hesite em me contactar em pvt. Abraços!

    • aline

      Maravilhoso! Tem me ajudado muito!

    • Tharcilla Richard Bayer

      Muito completo e bem organizado! Será muito útil! Parabéns!!!

    • Paulo Costacurta De Sá Porto

      Já li o Sagabook inteiro e gostei bastante !!! Comecei a juntar os documentos agora e tenho certeza que terei milhares de dúvidas… Mas antes eu estava bem perdido, agora já sei onde ir… Obrigado, Fabio!

    • Fernanda Trotta

      Oi Fábio, muito obrigada por dedicar seu tempo em nos ajudar! O Saga Book explica tudo nos mínimos detalhes! Já li tudo e está me ajudando bastante!

    • Matheus Vilela Muchinelli

      Parabéns Fabio! Excelente material! Peça fundamental no processo de requerimento da cidadania! Muito obrigado!

    • Fernanda Costa

      Muito interessante e com todo o passo a passo mastigadinho. Da ate mais motivação para ir em busca do sonho. Parabeens!

    • Leonardo

      Muito bacana e útil para quem busca a Cidadania.

    • Aguinaldo Schuvartz

      As aulas do Curso da Cidadania Italiana tem sido de muita ajuda para tirar dúvidas sobre o processo de cidadania. Elas são claras e diretas, com informações consistentes e recomendo a todos que queiram saber tudo e qualquer coisa sobre o assunto!

    • Christianne Torino

      Sei sempre fantastico, tua ajuda nao serve somente para mim, mas para todas as pessoas que querem entender como funciona essa confusao burocratica de leis e documentos exigidos aqui na Italia.
      Muito obrigada, sucesso hoje e sempre, continue esse cara bacana e ajudando os outros. Valeu conterraneo!

    • Júlio

      Sensacional! Independentemente de você ter contratado ou não alguém para te auxiliar no processo de cidadania, o trabalho do Fábio, tanto no sagabook, quanto nos vídeos do youtube são fundamentais para você não se pegar de “calças curtas” durante seu processo. Recomendo demais, e sigo lendo, vendo os vídeos e espero no final disso tudo que minha saga também seja de sucesso! Valeu Fábio!

    • Adriana Gianni

      Recebi e agradeço a atenção de sempre!! Obrigada

    • Hygor Budny

      Tenho certeza que não existiria timing melhor que este para você fazer este curso online.
      Exatamente quando iniciei o processo de seleção de documentos e me planejar para
      embarcar para Itália no final deste ano na minha própria saga.

      Claro que é neste momento que começam a surgir inúmeras dúvidas e absorver informações,
      grande parte delas certas, mas também algumas muito erradas. E como sabemos, a legislação
      muda a todo momento, tanto aqui quanto lá.

      Precisamos estar cercados de pessoas como você, que conhecem bem os processos e que nos
      ajudam a desmistificar algumas inverdades. Muito obrigado pela sua dedicação e altruísmo em
      disponibilizar estas informações.

      Espero em breve ter a oportunidade de tomarmos um café já na Itália e te agradecer pessoalmente.

      Um grande abraço!

    • Marquezin

      Parabéns pela iniciativa. Excelente trabalho!!!

    • Vinicius Galter Denadai]

      Fábio, você é um gênio.
      Seu livro me será de grande ajuda, não duvido. Agradeço o esforço que teve para completar essa obra e assim facilitar o processo para inúmeras pessoas. Incrível.
      Um abraço, nos veremos logo logo.

    • Georgia Modenesi

      Muito obrigada Fabio! Seu trabalho é incrível, material muito rico, prático e bem humorado. Parabéns! Todos nós de sangue italo-brasileiro te agradecemos por essa ajuda imensa e generosidade em publicar esse material gratuitamente. Somos todos uma grande família da Mãe Itália!

    • Luiz Zanao

      Olá Fabio,

      Gostaria de congratulá-lo pela iniciativa. A qualidade dos vídeos é ótima – conteúdo, explicações, dicas, etc. Sua paciência e prontidão ao responder a maioria dos comentários dos internautas é admirável. Sei que logo logo terei o reconhecimento da cidadania Italiana e poderei, assim como você mesmo diz, ir em busca de uma vida melhor para a família que estou prestes a constituir!!!!! Muito obrigado pela ajuda. Lhe desejo o melhor em tudo – vida pessoal e projetos profissionais. Um grande abraço. Luiz!

    • Patricia Grossi

      Oi, Fábio! Tudo bem, cara!
      Gostaria de registrar e agradecer imensamente por sua generosidade. Estamos vivendo momento difíceis no país, e, apesar de fazer parte da turma que escolhe ficar pra tentar ajudar a melhorar, adquirir a cidadania representa muito mais do que um belo retorno às origens. O passaporte europeu avoca um tratamento mais digno por parte de quem nos recebe. Sentimento esse que está bem carente por aqui. E é você que contribui para que deixando essa preciosa semente que é seu manual. Do fundo do coração, muito obrigada. Um grande abraço e mais sucesso nessa grande Saga da Vida. Excelente 2017 pra vc e todos que lhe são caros. Patrícia Grossi

    • Cristina

      Não há dúvida o sagabook é importante para todos que estão buscando fazer processo de cidadania Italiana. Parabéns pela iniciativa.

    • ReBaralle

      Sem dúvidas o Sagabook é uma peça fundamental para entender a complexidade do processo de reconhecimento da cidadania italiana. Caso os próximos passos se concretizem, será um livro indispensável e MUITO útil.

    • Henrique Dacol Klodzinski

      Excelente ferramenta !

      Parabéns pela dedicação e iniciativa.
      Parabens Barbiero.

    • John John

      Ciao!
      Excelente ferramenta para quem quer ter sucesso nesta empreitada. Além de ser de fácil leitura é acima de tudo bem fundamentado e não baseia-se no achismo do autor. Parabéns Barbiero! Muito obrigado!

    • Achei o manual excelente, didático e de fácil entendimento, nos encoraja a ir atrás dos nossos sonhos, espero que em breve isso se torne realidade, ainda falta alguns passos aqui no Brasil antes de irmos para a Itália.
      Seu manual é incrível, parabéns Fábio. Abraços.

    • Fernando Grison

      Muito obrigado Fabio Barbiero. O seu livro está me ajudando muito com a busca dos documentos de meus antepassados. Parabéns pelo trabalho!

    • Emerson Ramos Nogueira

      O Sagabook é espetacular! Eu e meus pais já tem cidadania italiana. Consegui dando entrada aqui mesmo no Brasil. Eu mesmo fui atrás sozinho, sem consultoria. Demorou 12 anos aqui no Brasil. Agora minha família está interessada, mas não quer esperar 12 anos. Portanto, estou comprometido a ajudá-las a dar entrada na Itália. Os trabalhos desenvolvidos pelo Fabio Barbiero são de extrema importância e utilidade para aqueles que pretendem correr atrás do sonho sem ter que gastar uma fortuna com assessoria. Muitíssimo obrigado Fabio!!! Parabéns pela enorme ajuda! un grande abbraccio.

    • Paula Esposito

      O Sagabook é muito elucidativo e bem turbinado com as suas aulas. Além do propósito de nos conduzir ao alcance dos nossos direitos e vínculo com um país tão lindo e peculiar com a nossa Itália, sou convicta que o seu livro também significa corajosa resposta àqueles que não sabem o significado da palavra cidadania. Afirmo isso porque também passei meus perrengues para conseguir concluir o meu processo e entendo muito bem a sua conduta. Parabéns pela iniciativa, Fábio!

    • Ive Giro

      Obter o reconhecimento da cidadania italiana é um projeto antigo que agora vai sair do papel!
      Estou lendo o manual de 2017, vendo os vídeos do curso online de cidadania e conversando com os tios mais velhos da família ( e com isso conhecendo mais sobre minhas raízes). Também estou iniciando um curso online de italiano ( acho importante entender o idioma e a cultura ).
      Como vc mesmo menciona em seus vídeos – Planejamento eh tudo!
      Vou postando meu progresso e desafios para você acompanhar !
      Super abraço e arrivederci !

    • Isaac Mechi

      Muito obrigado Fabio Barbiero, com o seu livro consegui me programar melhor e começar minha saga em busca dos documento de meus antepassados. Só me falta uma certidao daqui do brasil para encontrar e a do antenato la da Italia, que com sua ajuda consegui garimpar e descubrir quase com certeza a comune de onde ele veio. Agradeço de coração por sua ajuda.

    • Luiz Ivanov

      Muito útil o sagabook para quem está dando os primeiros passos neste empreitada de cidadania!!! Mas ele não esgota o assunto e creio que partir para o processo de reconhecimento somente com ele as pessoas correm grande risco. Recomendo também além do livro, a escola de cidadania, os vídeos e quando tiverem a oportunidade participarem de encontros e workshops com o Fábio, o de 2016 realizado em SP foi muito bacana, pelas explicações e a atenção e o carinho da equipe do Fábio com todos. Parabéns e muito sucesso!!!

    • Priscila Ramos Santim

      Eu adorei o sagabook, um dos muito poucos lugares onde encontrei informações claras e que ajudam para o processo da cidadania.

    • Andre Iannuzzi

      Realmente, ao ler seu guia, senti-me mais motivado do que nunca a ir atrás do meu Jure Sanguinis! Muito fácil e palatável de ler! Com uma diagramação aprimorada, será ainda mais interessante e fácil de assimilar. Ainda assim, parabéns pela iniciativa e pelo seu trabalho. Você consegue, com simplicidade, transferir conhecimentos de como lidar com a burocracia estatal de modo direto e assertivo, sem enrolação e encheção. Espero tão logo quanto possível me tornar seu cliente aí na Itália, e ter meu direito reconhecido. GRande abraço e saúde.

    • Marcelo Chagas

      Fabio, obrigado pelas preciosas informações! Espero que o advogado indicado possa ajudar-me nesta batalha da cidadania Italiana.
      Parabéns pelo conteúdo sensacional e um grande abraço!

    • Ana Carla Giovanini Lucena

      Parabéns Fábio!! Estou dando início à minha Saga este ano, e com a sua ajuda está sendo possível realizar a procura da minha documentação necessária para realizar o requerimento da minha cidadania italiana. O material é tão bom que não só o baixei como também o indiquei para minha amiga, assim como os vídeos.Muito obrigada por tudo!!!!

    • Diene Pontes Lopes

      Consegui meu reconhecimento com a ajuda do Sagabook e do guia do Minha Saga. Baixei os 3 sagabooks 2015, 2016 e 2017. E tambem o guia Vida na Italia. Pode parecer exagero, mas acredite, nao é. O 2017 traz algo que nos outros nao tinha: Apostilamento. Entao, baixar os ebooks, é interesse objetivo por informacoes completas, seguras e que te levam para o caminho certo. Hoje recomendo o blog e os guias a todos que me perguntam sobre cidadania italiana. E as pessoas que nao tem acesso ao blog ou aos livros por algum motivo, eu os ajudo repassando essas informacoes. Agradeco ao Fabio pela paciencia, pela seriedade e pela seguranca que passa a tantas pessoas que vivem perdidas ( como eu vivia) nesse mundo de cidadania italiana. Muito obrigado pela sua devocao ao blog e ao canal e por ser leal com seus leitores.

    • Fredy Colombini

      Fabio, parabéns por todo trabalho que tem feito ! Esse material é simplesmente TOP e posso diizer qye foi um dos melhores que encontrei na net !!

    • Graciele Contel

      Fabio muito obrigada por tudo , pelos videos , pela saga e pelo blog, voce não tem noção de como estava apavorada quando descobri que tinha direito a cidadania, morrendo de medo e achando que era impossivel, mais graças a Deus e a voce vi que é possível, descobri coisas maravilhosas da minha familia, falta muito pouco para conseguir todos os documentos, e se Deus quiser ate agosto estou na italia..

    • Silmara Schaatt

      Adorei o Manual… Vou começar a minha SAGA nos próximos dias, e tenho certeza que vai me ajudar muito…
      Parabéns pela iniciativa.

    • Moises Carneiro Cunha Jr.

      Fábio, agradeço todos os dias em ter encontrado seus posts, vídeos, livro, dicas! Informações completas, sérias, de fácil entendimento para qualquer leigo como eu… Parabéns pela qualidade das informações, seriedade, dedicação.
      O meu sentimento é que você traduz a mesma coragem que nossos antepassados tiveram para tentar algo novo através da imigração para uma terra tão distante e desconhecida, você ajuda a muitos a fazer o mesmo na procura de seus direitos. MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO.

    • Eduardo Dias

      Estou iniciando o levantamento dos documentos, tenho apenas algumas certidões e algumas informações “preciosas” das conversas que tive com a minha família, não sei quem foi meu antenato italiano ainda, mas sei que meu avô mal falava português, parece um caminho difícil, mas se uma coisa posso dizer é que através do Minha Saga descobri que posso sim conseguir avançar e conquistar este sonho!!! Muito Obrigado por este fantástico trabalho que nos motiva e instrui de forma brilhante.

    • André Deco Silva

      Olá, estamos começando nosso processo e o livro está nos ajudando muito. Acabamos de solicitar ao comune a certidão de nascimento do nosso antenato e eles já responderam dizendo que estão enviando… ?… Estamos muito felizes, obrigado pela ajuda Fábio… Aquele abraço e até breve.

    • Jaqueline de Oliveira Villa

      Ainda estou na fase dá procura de documentos, sagabook está sendo importantíssimo nessa etapa..
      O conteúdo de grande valor e muito útil, recomendo á todos.
      Obrigado por essa bela literatura .

    • Marcia Beal

      Muito esclarecedor e de grande ajuda!!!Muito obrigada Fábio por compartilhar seus conhecimentos e auxiliar tantas pessoas!!!Parabéns!!!!

    • Luana Michel

      Super completo. Uma literatura riquíssima e organizada, clara e que orienta super bem. Parabéns!!!

    • Cláudia

      Preciosas dicas que me ajudaram a organizar minha documentação. Recomendadíssimo a todos que querem reconhecer sua cidadania. Obrigada, Fábio, por sua generosidade!

    • Aline Pellegrini

      Estou lendo o saga book e estou achando incrível.. muito completo e de fácil entendimento. Parabéns Fábio pelo trabalho é obrigada. Espero conseguir atingir meu objetivo com sua ajuda. Abraço

    • Nickolas Arruda

      Acompanho o trabalho do Fábio há mais ou menos 6 meses, e só tenho a elogiar! Ainda estou na fase dá procura de documentos, e além de tudo que o Minha Saga me ajudou, sagabook está sendo importantíssimo nessa etapa.

    • Francine Z. Simmi

      Muito bom! Material excelente, linguagem clara e objetiva. Obrigada e parabéns pelo trabalho!!

    • maranetama

      Recebi o manual, e comecei a lê-lo hoje. Parece bastante esclarecedor, e o Fábio possui uma autoridade quando fala, que é ímpar. Me parece ser um cara que simplesmente sabe do que está falando. Por ora, agradeço, e tenho certeza de que me será muito útil.

    • Marcel Henrique Scandolara

      vou começar a minha pesquisa …, recebi o manual e aparenta ser de uma boa qualidade. Começarei a ler e seguir os passos.

    • Moises Carneiro Cunha Jr.

      Sem querer ( ou como dizem, o Universo conspirou) achei o blog e todo o material disponível gratuitamente pelo Fabio, fantástico… Realmente é a melhor fonte e referencia de informações e dicas para quem quer realizar o processo de cidadania Italiana. Obrigado

    • Edilson

      Ola, Fabio encontrei seu trabalho por acaso pesquisando outro assunto. Eu recebi o SAGABOOK, e estou lendo em principio achei claro e de facil entendimento. Vi alguns videos e gostei da forma e seriedade que voce faz os videos, tenho certeza que o SAGABOOK e os videos me ajudarao no processo de obtencao da dupla cidadania. Se tiver duvidas lhe encaminho e o parabenizo pela seriedade de seu trabalho.

    • Adriana Ruy

      Excelente material! Esclarecedor e de fácil entendimento! Parabéns pelo trabalho!!

    • MARCEL SCARPINI

      Prezado, FABIO o Sagabook, excelente livro sobre Cidadania Italiana, acompanho seu seu trabalho e admiro a paixão que você demostra pela nossa amada Itália, pois e o mesmo sentimento que tenho, sou cidadão Italiano reconhecido, e sempre divulgo seu trabalho que é extremamente sério, para meus amigos e todos aqueles que querem ser tornarem cidadão reconhecido.
      Abbraccio
      Marcel Scarpini

    • MARCEL EDUARDO SCARPINI MACIEL

      Prezado, FABIO o Sagabook, excelente livro sobre Cidadania Italiana, acompanho seu seu trabalho e admiro a paixão que você demostra pela nossa amada Itália, pois e o mesmo sentimento que tenho, sou cidadão Italiano reconhecido, e sempre divulgo seu trabalho que é extremamente sério, para meus amigos e todos aqueles que querem ser tornarem cidadão reconhecido.
      Abbraccio
      Marcel Scarpini

    • Luiz

      Muito bom, material bem editado e organizado. Muito obrigado Fábio!

    • Belle Macedo

      muito bem explicado!

    • Aryson

      Excelente material didático, proporcionando ao leitor idéias e atalhos concretos para a busca de documentos, comunicação com os órgãos italianos e muitas dicas que irão tornar o seu processo de reconhecimento muito mais assertivo.

      Obrigado e parabéns Fabio Barbiero nos ajuda e muito essa dedicação para ensinar o próximo.

      Abraços.

    • Sandra Vivian Dias

      Acabei de ler o livro e hoje termino os videos. Só tenho a agradecer por tanto aprendizado.

    • Ana Flávia Piacentini

      Achei o sagabook por acaso! e ele é simplesmente a biblia da dupla cidadania italiana! Obrigada Fabio! Apenas mandei o email pra cidade, mas só de ter um modelo formal EM ITALIANO pra isso ja me deixou super segura! muitissimo obrigada msm! jogou não uma luz, mas o sol inteiro nessa grande dúvida que esse processo sempre pareceu ser!

    • Priscila Fiorentin

      Manual perfeito, linguagem clara e objetiva. Indico a todos que buscam a cidadania italiana. Obrigada por compartilhar!!!

    • Marcos Zagolin

      Material espetacular, muito mais do que uma mão pra quem quer a tão sonhada cidadania italiana, valew Fabio!!!

    • Jéssica Helen Rocchini Ribeiro

      Tenho que agradecer muito pela a oportunidade desse curso, tem me ajudado muito… Por anos tenho vontade de reconhecer a minha cidadania mais sou um pouco insegura em confiar em empresas que possa nos passar pra trás, mais com esse conteudo ja estou me sentindo mais segura e acredito que até o final desse ano estarei com a minha cidadania reconhecida. Muito, muito mais muito obrigada Fábio, por facilitar tanto a nossas vidas.
      Eu super recomendo ?

    • Cláudio Réche Iennaco

      Parabéns, excelentes e oportunas informações. Eu e quatro primos optamos pela via judicial, na Itália, para o reconhecimento da cidadania. A ação será distribuída no início deste ano.

    • Lucas Luoni

      Excelente Fábio! O material é de imensa ajuda, parabéns!

    • Paola Schaffer

      Material maravilhoso, inclusive gostaria de agradecer por ter disponibilizado a todos um trabalho tão completo e qualificado. Esquematizado, com dicas, links úteis, passo a passo. Comecei agora a minha saga e estou utilizando todas as informações e assistindo as suas aulas! Muito obrigada!!!!!

    • Bianca Medola

      Muito bom! Você é uma grande referência para quem busca a cidadania! Parabéns pelo belo trabalho!

    • Patricia

      Parabéns Fábio!
      Informação de qualidade e gratuita.
      Você é muito bom no que faz.
      Obrigada por compartilhar, estou começando minha busca e percebo que você ainda vai me ajudar muito
      Obrigada

    • Rose Valentin

      Parabéns Fábio pelo seu trabalho, ainda não terminei de ler o Saga book, estou lendo e já enviei o e-mail pra comune de Rovigo onde meu avô nasceu, pois tenho a certidão de casamento deles, eles se casaram no Brasil, agora torcer pra da certo a cópia da certidão de nascimento. Seu livro é super explicativo! Mais uma vez parabéns!
      Abraços
      Rose

    • Ana Paula Campos

      Parabéns Fabio, por sua iniciativa em escrever o Sagabook!
      Ele me ajudou a fazer o processo de reconhecimento da cidadania do meu marido em 2016, sem assessoria, concluímos com sucesso em 6 meses!! Baixei o Sagabook 2017 e agora vai me ajudar a fazer o meu processo por matrimônio e de nossos filhos tbm!
      Desejo a vc tudo de melhor, pois tem um coração generoso ajudando tantas pessoas a trilharem esse caminho emocionante que é o reconhecimento da cidadania italiana!!
      Vc nos ajudou a realizar sonhos!! <3
      Muito obrigada!!!
      Abraço, Ana Paula.

    • Kadu Ciacco

      Muito bom e vai ajudar muita gente!

    • Danierri Dartora

      Retomei o entusiasmo nessas últimas semanas, e o Saga Book foi fundamental para por as ideias em ordem e me organizar, com um ideia clara do tamanho do desafio. Parabéns pelo trabalho, Fabio.

    • Bruno Teixeira

      Estou lendo o sagabook, e tem ajudado muito, um excelente trabalho rico em informações, e todas bem explicadas. Parabéns Fábio…

    • Murilo Sbaraglini

      Esta excelente, estou acompanhando passo a passo para conquistar meu sonho da cidadania italiana, já estou com todos os documentos.Grato Fabio Barbiero, continuarei acompanhando.

    • Thiago Augusto Silva

      Excelente material, parabéns muito bela sua iniciativa em dispor seu tempo para ajudar, o mundo seria muito melhor com mais pessoas assim… Se possível gostaria apenas de tirar uma duvida no cartório que vou fazer o apostilamento eles informam que podem fazer o traduzido junto com o original pelo preço de um apostilamento, ficando um único documento, pode ser feito assim ou precisa ser separado?

    • Karla

      Recebi a indicação do meu primo e trata-se de um excelente book, pode me esclarecer diversas dúvidas e orientar no passo a passo. Já estou na busca de informações.

    • Cynthia Juliana Guilardi

      Otimo livro!!! super ajuda para quem quer conquistar o direito da dupla cidadania de maneira mais rápida…

    • Rodrigo Ferreira

      Parabéns pelo excelente trabalho Fabio!
      O livro explica de maneira bem detalhada todos os procedimentos necessários para a obtenção da cidadania, inclusive dando dicas de evitar situações adversas que podem surgir ao longo do caminho.
      Me ajudou bastante! Agradeço muito ao Fabio!!!

    • Filó

      Desculpe, só hoje que pude ver o sagabook, ele é um material excelente, qdo for viajar, ele e o guia prática vão juntos rsrsrs…não posso me separar deles. Parabéns, vc é genial nas explicações e nos detalhes… uma pergunta…para fazer o apostilamento posso fazer em outro Estado? São Paulo é muito caro. Obrigado mais uma vez

      • Thiago Augusto Silva

        Sim, pode fazer em qualquer estado, sou de São Paulo e vou fazer o meu por MG e sem precisar ir lá tudo via correios.

        • Filó

          Ok…Obrigado. ..bom dia!!

          Em 17/01/2017 08:34, “Disqus” escreveu:

    • Edson Ricotta

      Material de fácil entendimento. Parabéns !!!

    • Sandra Coda

      Adorei. Muitoooooooo bom. Parabéns pelo excelente trabalho.

    • Vagner Casagrande

      Ciao! Ótimo o site e o sagabook.
      Gostaria de entrar em contato com o Fábio.

    • Fernando Bisinella

      Excelente material!! Aprendi muito!!

    • Fernando Formagini

      Muito bom material, ótimo conjunto de informações, estava difícil conseguir isso antes! Muito obrigado!

    • Mariane de Palma

      Ciao! Muito obrigada pelo guia, é realmente muito explicativo e com certeza vai me ajudar pois esse ano vou iniciar o meu processo de cidadania e espero conseguir meu reconhecimento em breve.

    • Gilmar Gatto Filho

      O melhor material para o reconhecimento da cidadania Italiana da internet, deste te 2009 tenho seguido o Blog Minha Saga, vi as primeiras edições do Sagabook e dos vídeos no Youtube. Ainda não fiz meu processo pois estou em outra etapa na minha vida, hoje estou morando nos Estados Unidos mas ainda esta nos planos me PREPARAR muito bem (como o Fábio sempre diz) para reconhecer minha cidadania Italiana, acredito que este passo sera muito importante para mim e principalmente para a próxima geração. Ao ler este novo Sagabook posso te garantir que você poderá fazer todo o seu processo sozinho ou saberá como otimizar possíveis assessorias. O Fábio tem um jeito único de explicar da forma mais simples possível sem deixar de explicar tudo que seja necessário, outra qualidade muito boa deste material e que não tem “achismos” tudo tem um fundamento legal ou experiencia própria dele, por trabalhar a muitos anos com este tipo de reconhecimento você pode imaginar quantas horas de conversas com oficiais na Itália ele tem na bagagem. Por estas e outras que recomendo a leitura do Sagabook e assistir aos vídeos postados pelo Fábio.

    • Suellen Fracasso Marques

      Olá, Fábio! Baixei o Sagabook e achei incrivelmente didático, esclarecedor e dismistificante a cada página. Você faz um trabalho incrível! Muito obrigada!

    • Leialdo Roni Pulz

      Não é apenas o material, é a seriedade e competência que fazem o seu trabalho ser fantástico… Creio que o que tens feito para tantas pessoas não há dinheiro que pague. Parabéns por tudo. O Sagabook é fantástico, e particularmente foi esclarecedor nos passos (às vezes complicados) do processo de cidadania. Obrigado!!!

    • Julio

      Oi Fábio com o sagabook não tive problemas até agora! Eh ótimo!
      Por quando vou agendar minha visita no consulado não tem a opção de agendar que está no vídeo só tem Passaportes e Vistos! Estou meio que perdidao. Meu email se puder me ajuda julio.argento@hotmail.com muito obrigado até agora!

    • Israel Zanetti

      olá amigo não tive tempo de ler ainda mais te darei uma resposta sim, ok… valeu obrigado.

    • Thiago Fioravante

      Muito bom manual, de facílimo entendimento!!!!
      Melhor guia par quem deseja entender como obter a cidadania italiana!!

    • Edson Bollis

      Único e Melhor manual para se conseguir a cidadania Italiana….
      Uma leitura fácil e acessível para quem pretende conseguir esta cidadania.

    • Alan Bordin Trinck

      Boa tarde a todos!!!
      Dia 01 de janeiro de 2017 comecei a buscar meu reconhecimento da cidadania Italiana, e agora com esse material e os videos tenho certeza que atingirei meu desafio, e logo sei que sera um dos maiores desafios da minha vida. Só tenho a agradecer ao Fabio, pois o profissionalismo dele e paixão por cidadania italiana concerteza vai me ajudar. Baixei o sagabook, vejo que tenho uma longa tarefa de pesquisa, mas vou conseguir. Estou emocionado, por isso o longo texto, estou em busca de realizar um sonho. Grande abraço Fabio e que Deus sempre lhe abençoe.

    • Adriana

      Muito bom, ta me ajudando bastante com minhas dúvidas. Excelente. Perfeito. Estou adorando. Muito Obrigada!!!!!!! Muita benção pra ti!!!!

    • Mariá Guitti

      Excelente material! Na verdade, indispensável para quem quer iniciar sua própria saga. Abs,

    • leandro bissacot coutinho

      Bom dia Fabio! fiquei pensando e escrevendo inúmeros adjetivos para definir o que seu material nos proporciona, lendo outros relatos elogiosos, percebi que já o banharam de energias positivas e de agradecimentos. Mas gostaria de deixar registrado que o SAGABOOK, norteou, materializou o que era abstrato e estava fragmentado como um grande quebra-cabeça, principalmente quando fala da chegada na Itália. Excelente trabalho. Saúde sempre. Grande abraço.

    • Padu Merloti

      Faz um bom tempo que minha familia esta no processo de obtencao da cidadania italiana. O processo esta na fase critica onde ja adquirimos todos os documentos, corrigimos nomes, e etc. O Fabio foi fundamental em nos informar que as coisas mudaram ano passado, e que agora tem um novo processo para certificar os documentos (Haia ao inves de consulado). E essa foi soh uma discoberta. O nivel de detalhes, e a praticidade dos detalhes eh inedita. Nao existe outro lugar onde voce vai encontrar um material tao completo.

    • Mara

      Fabio, quero agradecer sua ajuda com o sagabook e sua dedicação em fazer todo esse trabalho para ajudar e facilitar a vida das pessoas que buscam a cidadania. O trabalho é perfeito, didático, completo e muito esclarecedor. Mais uma vez obrigada pelo seu tempo e empenho. Parabéns!

    • Ana Muniz

      Sou casada há 1,5 com um brasileiro que já possui a cidadania italiana. Atualmente moramos na Holanda (sou residente aqui). Gostaria de saber se já posso pedir a cidadania italiana e se vc tem alguma indicação de algum profissional na Itália que possa me ajudar com todo o processo. Grata.

    • Mariela Francio

      Obrigada Fábio, muita informação e um e-book muito bem esclarecido, muito obrigada!! Parabéns

    • Jucilane Fumaneri

      Recebi o sagabook e gostei muito, um trabalho completo e didático. Parabéns!

    • Filipe Rivelli

      Muito obrigado Fábio! Espero conseguir reconhecer minha cidadania. Estou assistindo às aulas lendo bastante material a respeito. Um grande abraço.

    • Maria Inês Crnkovic Octaviani

      Conheci o Sagabook há algum tempo e gostei. Só ainda não tive tempo para reunir todos os documentos. A atualização ficou ótima e contribui bastante!!! Parabéns!!!

    • Fernando Ramos Madalosso

      Boa tarde, Fábio.
      Muito obrigado pelas aulas. Realmente você é uma pessoa de sucesso e que trabalha para beneficiar o maior número de pessoas.
      Isso é muito bom.

      Mais uma vez, muito obrigado, amigo.

      Atenciosamente,

      Fernando R. Madalosso

    • Rodrigo Barelli

      Esse cara é dez… excelente material… show.

    • Letícia

      Há dois dias baixei a saga para saber mais sobre como conseguir a cidadania Italiana, confesso que não sabia nada e agora com esse material tudo começa ficar mais claro e vou avançando a cada dia nas minhas pesquisas. Parabéns, Fábio, teu material é excelente e impressionante tua dedicação para tal.
      Volto com mais informações das minhas descobertas seguindo as dicas da saga.

    • Ronaldo Belló

      Material bem completo e com profundidade, parabéns!

    • Moacir Salvador

      Material muito bom, ajuda muito quem esta no processo de busca da cidadania, e percebe que não é um bicho tão de 7 cabeças como parece. Seguir a leitura e os passos para esta conquista. Obrigado Fábio pelo material e ajuda.

    • Luigi

      Excelente material.

    • Baixei ontem (09/01/2017), mas ainda não o comecei a ler. Pretendo aos poucos, diante de outras tarefas. A princípio o achei bastante elucidativo, ilustrado… Depois volto a comentar. Grato.

    • Vinicius Merlo

      Livro muito completo, com diversas informações importantissimas. Muito obrigado, Fábio!

    • Gyselle

      O material é excelente! Decidi fazer o meu processo sozinha com muita segurança quando encontrei o site Minha Saga com todo material e vídeos disponíveis. Já sou aluna da Escola também e no final de Janeiro estou indo para a Itália para iniciar o meu processo de cidadania. Muito Obrigada Fabio por toda dedicação e empenho em ajudar ao próximo, isso faz toda diferença na vida de muitas pessoas!

    • Ildemar Favoreto

      Fabio, agradeço o envio. confesso q não li essa versão ainda. estou revendo os últimos passos da minha saga “Favoreto” e assistindo seus vídeos diários. Estou num impasse com a igreja de Maser q diz q não tem o registro do batizado sendo q eu tenho uma tradução do certificado nos documentos do casamento do bisnonno. Acho q vou ter q contratar alguém para ir direto lá. onde acho seus contatos? Abraço

    • Hugo Ciarrocchi

      Realmente não encontrei nada parecido, com o nível de detalhamento e passo a passo, em lugar algum da internet. Além disso, a intenção de deixar tudo muito claro, bem explicado, e agora, com os vídeos novos, realmente temos uma referência perfeita para nos ajudar na busca desse objetivo. Um assunto cheio de macetes, segredos, e dificuldades criadas para se vender facilidades, num meio onde há muitos espertalhões, sendo explicado por alguém que conhece do assunto, sem segredos ou pegadinhas, é algo de muito valor. Parabéns pelo trabalho.

    • Flavio Matheus

      Caio! Venho acompanhando o Fábio desde 2013 e tudo que precisei e ainda preciso saber encontro em seus sagabooks. Tope de mais ! Espero logo conseguir meu reconhecimento. Obrigado de

    • Lucymara Apostolico

      Olá pessoal! Comecei a ler o Sagabook e já vi que será um livro que me acompanhará durante a minha jornada da cidadania italiana. É muito bom poder contar com alguém tão experiente como o Fabio! Boa sorte a todos!

    • CINTHIA MARIA FALBO DONINI

      Ciao a tutti!! Descobri o trabalho do Fabio em 2012, na época ele analisou minha documentação, apontou os mínimos erros que havia, corrigi, maaaaaaaaaas por um zilhão de motivos, fui e voltei da Itália sem concluir a pratica. Mas além das informações sobre cidadania, me foram muito úteis as dicas para legalização de documentos escolares, facilitou bastante minha ida a UNIPV. Agora sim, com outra cabeça e outros objetivos, pretendo concluir o processo e, sabendo que algumas coisas mudaram de lá pra cá, corri pro site do Fabio me atualizar. Grazie mille, Fabio!!

    • Denise Coferi

      Olá Fábio, o livro é realmente muito bom. Pena não ter encontrado antes, grande parte já tinha feito na raça Rss. Mas a partir de agora será meu guia e tenho certeza que me ajudará muito. Abraço

    • amalia cristina de oliveira as

      Muito obrigada pelo guia.Realmente é uma ferramenta muito importante para a sonhada cidadania,completo e de fácil entendimento.

      Sagabook é uma bíblia de informações. grazie.

    • Liliane Rodrigues de Arruda

      Em 2 meses e meio eu concluí minha documentação no Brasil lendo o sagabook, eu já possuia as datas de toda a minha linha e a comune onde meu Antenato (tatarabô) tinha nascido, com a ajuda do Sagabook eu escrevi o e-mail conforme o Fábio ensina, e em um mês eu recebi a certidão na minha casa, lendo o saga tbm consegui entender como fazer as retificações administrativas até a parte final no apostilamento. o Sagabook é excelente

    • Bruno Braz Guaragna

      Sensacional ! Não tenho outra palavra pra descrever. Nós agradecemos Fábio, com toda nossa capacidade de sermos gratos!! Essa ajuda de realizar sonhos(meu caso), é algo extraordinário, que foge do senso comum! Parabéns por este grande trabalho e pela pessoa q és! Forte abraço!

    • Gisele

      Parabéns Fábio ,excelente trabalho ,tudo muito detalhado,completo e muito bem explicado …Super recomendo para quem está nesse caminho pra cidadania ,um grande abraço….

    • Ana Querriquelli

      Estou amando o sagabook, tem tirado muitas duvidas minhas e confirmado algumas certezas.

    • Luana Salvi

      Amando o sagabook, super organizado, gostoso de ler e com informações preciosíssimas!!! Parabéns pela iniciativa! Muuuuito obrigada por compartilhar! Por mais pessoas assim!!!!

    • Danillo Santana

      Fábio, todas as informações que eu tenho conseguido com o Sagabook tem sido um grande presente de ano novo em 2017. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos 🙂

    • Everods

      Muito bom o material Fábio. Estava apreensivo com relação algumas ordens do que fazer…
      Ajudou muito.
      Obrigado

    • Claudia

      Já tem alguns anos que eu pesquiso sobre cidadania Italiana e o sagabook tirou e ainda tira muitas dúvidas! Graças a Deus, Fábio, que você tomou a iniciativa de ajudar outros descendentes a conseguirem comprovar suas cidadania gratuitamente! Isso não tem preço para nós, tamanha gratidão! Muito obrigada pelo seu trabalho! Continue nos ajudando! Abraços!

    • Claudia

      Já tem alguns anos que eu pesquiso sobre cidadania Italiana e o sagabook tirou e ainda tira muitas dúvidas! Graças a Deus, Fábio Barbeiro que tomou a iniciativa de ajudar outros descendentes a conseguirem comprovar suas cidadania gratuitamente! Isso não tem preço para nós, tamanha gratidão! Muito obrigada pelo seu trabalho! Continue nos ajudando! Abraços!

    • Érika

      Ciao Fabio, buona sera. Estou adorando ler o sagabook 2017. Muitas informações valiosas que precisava encontrei nele. Ja entrei em contato com o arquivo di stato do comune do meu bisnonno. Muitíssimo obrigada pelo material.

    • Denise Romansina

      Muito esclarecedor, os documentos já tenho há anos, e estou na fila do consulado aguardando, mas como está difícil chegar minha vez, estou pensando em tirar na Itália. E foi super esclarecedor ! Obrigada

    • Lucimar Zulian

      Estou absorvendo aos poucos o conteúdo…Tenho certeza que o manual vai me ajudar muito…E os vídeos tbm… Estou apaixonada pela história da imigração e pelas minhas raízes… Obrigado Fábio por dedicar seu tempo a facilitar nossas buscas…

    • Geancarlo Sela

      Olá Fabio, olá pessoal!
      Há uns 9 anos ouvi meu padrinho e minhas primas (filhas dele) falarem que estavam atrás de documentos dos ancestrais para entrar com o processo de reconhecimento da naturalização italiana, entretanto, por alguma razão o consultor que foi contratado, até hoje, não deu mais sinal de vida. A parte boa é que não foi pago nada à ele.
      De qualquer forma, passou-se um tempo e eu pensei novamente na ideia porém, não dei continuação mas, em outubro fui fazer um curso em Coimbra – Portugal (minha primeira viagem de avião e também internacional), onde achei tudo maravilhoso, entretanto meu sonho ainda era conhecer as minhas origens. Desse modo, findando o ano de 2016 pedi ao meu padrinho tudo o que ele havia juntado até então e, fazendo pesquisas descobri o Minha Saga que, já me fez aprender muita coisa sobre o assunto em menos de 10 dias.
      Venho lendo o Sagabook 2017 progressivamente (junto dos videos do Curso da Cidadania Italiana 2017) e adorando as dicas que o Fabio nos dá para conseguir qualquer documento necessário para conseguir o reconhecimento da nossa naturalização.
      Hoje, descobri que tenho todos os documentos necessários, exceto pelo atto di nascita ou pelo certificato di battesimo, em razão de estar tentando descobrir a data exata e/ou local do registro do meu antenato.
      Porém, já encaminhei um pedido para o Diretor do Archivio di Stato para que possa me auxiliar a descobrir mais facilmente.
      De resto, acredito que eu tenha que corrigir alguns documentos que contenham erros e variações e depois vai ser só alegria.
      Só tenho a agradecer ao Fabio e toda a sua disponibilidade em ajudar à todos que têm a intenção de obter o tão sonhado reconhecimento da cidadania italiana, pois toda essa ajuda vale mais que ouro.
      Grazie mile per tutti, Fabio! Abbraccio!

    • Bernardo José Illede

      Oi Fabio! Obrigado por ter me dado esta oportunidade de saber tudo sobre cidadania italiana e mais ainda de saber um pouco mais da Itália. Parabéns e muito obrigado por dispor todo seu conhecimento ao alcançe de todos.

    • Paty Dias

      Fabio ! o SagaBook foi de grande ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu antenato na Itália!. Escrito de maneira simples clara e objetiva, se você possuir as informações mínimas com certeza seguindo os passos do book irá encontrar as certidões !obrigada por compartilhar sua experiência conosco!

    • Maria Angélica Sartori

      Chiao, Fabio!

      Quero agradecer imensamente por todo esse material e sua dedicacao em tornar nosso processo rumo a cidadania um pouco mais facil. O Sagabook 2017 tem me orientado ainda mais. Os videos aulas tambem me tem ajudado muito. Super muito obrigada! Voce eh o nosso grande estimulador a continuarmos correndo atras desse sonho. Obrigada. (nota: desculpe-me, pela ortografia. O teclado nao fala portugues. 😉 )

    • CK

      Estou vendo exatamente agora a documentação pra tirar a minha cidadania na Itália e o sagabook está me ajudando muito!
      Muito obrigado Fabio!

    • EDUARDO MAROTTI

      Graças ao Sagabook eu consegui informaçoes nunca antes descobertas a respeito do meu Antenato Italiano, nesta caso o meu bisavô. Ainda estou com dificuldades de Obter a certidão negativa de Nascimento dele que se encontra na Italia, na regiao de Salerno. Quem puder me ajudar com isto pfvr entre em contato comigo> edusmarotti@gmail.com
      Obrigado Fabio

    • Meire

      Estou super agradecida!! Em pouco tempo tenho tido avanço devido a assertividade do manual!

    • ewerton santos

      Muito legal, graças a Deus já tenho minha cidadania reconhecida, fiz tudo sozinho, na raça, errando e corrigindo, não tive o conhecimento do minha saga antes e por isso acompanho e participo para encorajar esse companheiro a continuar nessa empreitada.

    • Emilise Panuccio

      Olá, Fabio! Gostaria de agradecê-lo e de parabenizá-lo por esse trabalho memorável! Com simplicidade, honestidade e dinamismo você compartilha todo o seu conhecimento conosco gratuitamente. Você é uma inspiração de empenho, dedicação e força de vontade para todos nós! Obrigada!

    • Dario Domenichelli

      Acompanho desde sempre eu admiro a honestidade em que este vero italiane mostra em seus videos.Eu mesmo sempre que pude ajudei varias pessoas que foram estorquidas por falastroes que nao davam assistencia e cobravam fortunas e houve casos que salvei ate da fome quando uma pessoa aguardava seu processo e o.mesmo nao findava.Penso que so o fato de alguem esclarecer os fatos como o Fabio ja da de mao beijada todo o processo.,quisera eu ter tido esta ajuda quando em 2001 fui a italia com uma pilha de documentos e sem a nascita de meu nono e consegui gratis na comune de arezo ..hj vejo o processo de cidadania em duas etapas..a de antes do Fabio e depois do Fabio…divulgo milhares de x e assim o farei enquanto puder.Parabens ragazzo sei bravissimo

    • Juliana Bartijotto

      Olá Fábio, obrigada por compartilhar informações tão preciosas. Porém, não consigo baixar o sagabook.

    • Gislaine Davi

      Amei o Sagabook!
      É muito bem elaborado e está me ajudando muito!
      Obrigada!

    • Willian Martinelli

      Fantástico material!
      Preciso e ao mesmo tempo extremamente fácil de entender.
      Com certeza vai ajudar a todas as pessoas que queiram entrar nessa jornada.

    • Guilherme Sequeto

      Parabéns o E-book é fantástico, graças a ele me senti motivado a ir atrás da minha cidadania, e descobri que um primo meu já conseguiu tirar e tem todos os documentos necessários, agora só preciso registrar tudo e ir para a Itália solicitar meu direito.

    • Marina Rocha Malta

      Amei! Me ajudou muito, e me ajudará futuramente para conseguir minha dupla cidadania italiana!

    • Valeria BM

      Fábio mais uma vez Parabéns pelo seu trabalho! Sou sua fã de carteirinha, seus artigos, livros, vídeos, tudo é muito didático e prático, vc se expressa muito bem! Estarei te seguindo sempre! Abraços!

    • JD Morbidelli

      Estou acompanhando as aulas com o Sagabook 2017 ao lado. Gostei muito do conteúdo, e tenho certeza que me auxiliará muito no processo da minha cidadania. Procurei, certa vez, uma pessoa “especialista” em cidadania e, embora eu não precisasse “mover uma palha” – ela iria atrás de todos os meus documentos -, achei o preço exorbitante. Por isso, pretendo fazer eu mesmo. Obrigado!

    • Mariana Thomé

      Livro muito Bom! Esclareceu 95% das minhas duvidas e as dicas auxiliaram muito nas minhas buscas.

    • Bernardo José Illede

      Boa Noite Professor!!!!Gostaria de tirar uma duvida.Minha esposa tem dupla cidadania (Moramos no Brasil)e minha filha é cidadã italiana(Mora na Italia fazem 9 anos é casada com italiano),quero ficar com minha esposa por 180 dias na Italia,pois nossa filha está grávida e queremos acompanhar o nascimento de nosso neto(eu não tenho dupla cidadania)o que preciso fazer?

    • Enzo Delcompare

      estou no início do livro, mas muito empolgado… não vejo a hora que reconheçam a minha cidadania italiana… já havia ido atrás em outras ocasiões, mas não senti que as coisas estavam acontecendo… mas agora com o blog do Fábio e o e-book sinto que as coisas darão certo sim!

    • Eduardo Martinelli

      Pretendo começar neste ano de 2017 o meu processo de cidadania italiana, vou acompanhar todos os seus videos e ler com bastante atenção seu manual para estar bem informado e qualquer dúdiva vou solicitar a você. Por enquanto muito obrigado.

    • Paulin Ricardo Rotava

      Uma amiga me indicou o Sagabook e eu baixei e imprimi, sanei várias dúvidas, e constatei que não é tão difícil quanto parece, levando em conta as opções, e acabei descobrindo que tenho alguns segundos primos que já fizeram e a documentação é a mesma, só muda do meu bisavô pra baixo, que temos toda a documentação também à mão, Um abraço da Família Rotava. Quanto do encaminhamento da documentação, conversaremos em breve…

    • Glacinéia Tramontin Viola

      Olá Fabio li o sagabook 2017 e gostei bastante vou colocar em pratica já este mês, as certidões já tenho falta o restante, gostaria de um contato particular seu pra mim trocar umas idéias com e você.
      Desde já obrigado

    • Ezequiel Barboza

      Gostaria de parabenizar pelo Sagabook – muito didático e esclarecedor – gostaria de ter lido a mais tempo. Parabéns também pelo Vlog.

    • Ricardo Rossi

      Olá Fabio!

      Acompanho a saga desde 2015 quando, depois de ler o sagabook, me interessei um pouco mais sobre o processo de reconhecimento na Itália, recentemente baixei o sagabook 2017 para me atualizar sobre o tratado de Haia, que entrou em vigor no Brasil em Ago/16. Seu trabalho foi fundamental para me direcionar para o caminho correto. Ainda tenho muito trabalho á fazer antes de dar entrada no processo e ainda vamos nos falar ao longo dele.

      Só tenho á te agradecer pelas instruções detalhadas em seu livro e pela sua grandiosa atitude em ajudar os descendentes aqui no Brasil.

      Um Abraço

      Ricardo

    • Maria Jose Pontieri

      Oi, Fabio!

      Antes de tudo, Feliz Ano Novo! Nunca comento nada em seu Saga, mas atendendo seu pedido aproveito para agradecer e dizer que admiro muito o trabalho que faz, muito competente e seriamente. Gostei muito do Sagabook. Informações valiosas sobretudo para quem ainda não tem a cidadania e não conhece a Itália ou outro país europeu. Não que seja o meu caso, pois já sou cidadã italiana há muitos anos e já vivi na Europa alguns anos. Meu interesse em acompanhar seu trabalho deve-se ao fato de querer me manter atualizada com a vida aí. Ademais porque adoro a Itália. É isso. Muito obrigada por tudo e até. Fraterno abraço. Maria Jose

    • Vanessa Balestri

      O livro é excelente! O trabalho do Fábio é admirável…disponibilzar um conteúdo tão rico sem cobrar por ele é surreal. Só tenho a agradecer!

    • Thiago Massolla Couto

      Excelente, já estou reunindo os documentos para dar entrada no pedido de dupla cidadania a quase um ano e ainda tinha diversas dúvidas, com este manual consegui sana-las e estou mais confiante em relação ao processo de reconhecimento da cidadania italiana!

    • Jose Roberto Caldogno

      Fábio bom dia, em primeiro lugar quero desejar para você e toda sua casa um Ano Novo com muita saúde, paz, alegrias e conquistas.
      Gostei muito do Sagabook, muito bem elaborado e com detalhes que não encontramos tão bem explicados.
      Um grande abraço.

    • Tatiana Slonzon Juhas

      Fábio, boa noite!
      Muito obrigada pela elaboração tão bem detalhada do Sagabook. Ótimo material!
      Eu fiquei somente com uma dúvida sobre a CNN, não localizei nada que fala sobre onde consultar se meu antenato se naturalizou ou não. Pois a CNN dele está saindo mesmo com todas as variações de nome, porem a certidão de óbito diz que ele se naturalizou mas não sei quando.
      Fico no aguardo desta informação se possivel.
      Muito obrigada!

    • André

      Fabio esse ano que descobri seus videos e fiquei muito feliz pois tem me ajudado muito. e agora estou começando uma nova etapa que é descobri a certidão de nascimento do meu bisavó na Italia. só gostaria que vc me desse uma luz se procuro pelo nome dele ou da mãe ou pai. um abraço e um feliz 2017

    • Rita Medina Claro Sturza

      Oi, Fábio,

      O manual está sendo muito útil e já estou pensando em viajar ao RS, (moro no Paraná) no inicio do ano, para ir atras da documentação de meus antepassados Trevisan e descobrir qual foi o imigrante.
      Agradeço tua gentileza de disponibilizar este material. Vai facilitar muito a minha jornada até a obtenção da dupla cidadania.

    • Débora Soares

      Bom dia pessoal, bom dia Fábio!

      No começo desse ano (2016) eu comecei a minha SAGA, atrás de todas as certidões, também optei em fazer tudo sozinha. Agora estou revisando todos os documentos e quebrando a cabeça para analisar os pedidos de retificação que serão necessários, para em breve poder fazer o apostilamento e ai então poder ir para a Itália. Infelizmente só encontrei o SAGABOOK agora, tive que quebrar muito a cabeça atrás de informações até aqui, enfim, mas estou acompanhando desde então toda a sua história, pois tenho certeza que vai me ajudar ainda e muito. Bom é isso, começo a me preparar financeiramente para embarcar em busca da minha sonhada cidadania. Parabéns pelo seu trabalho e atenção com todos os seus leitores. Sucesso a todos!

    • Romano Castelucchio

      Fiquei sabendo que tem uma lei italiana que na pratica da cidadania não teria nescessidade da certidão de casamento do antenato isto procede?

    • Débora Dittrich

      Gostei muito das orientações contidas no Book. Estão dispostas de uma forma clara, objetiva é muito organizada. Respondeu a praticamente todas as minhas dúvidas . Parabéns pelo trabalho e disposição Fábio em compartilhar. Recomendo. Obrigada. Débora Dittrich

    • Ana Caroline Salvador

      O Sagabook é excelente! Tudo muitolouco explicado! Realmente irá me ajudar muito no processo que pretendo iniciar em breve! Parabéns e sucesso Fábio!

    • Nereide A. Borin

      Excelente material que é um presente realmente para quem ganha e uma grande gentileza do Fábio Barbiere! Que Deus possa dar a ele muitas dádivas. Muito obrigada mesmo…tenho lido aos poucos, como quem saboreia um bom vinho. Abraços amigo!!

    • Edson Fanelli

      Oi Fabio, muito bom o material! Li neste fim de semana tudo muito bem explicado fácil de entender!
      Tinha umas duvidas sobre como buscar os documentos no Comune de Vitorchiano, mas já me achei.
      Obrigado amigo.

    • Rafael de Paula

      Minha saga serviu praticamente como uma família , te ensinando tudo que precisa saber pra se dar bem nas suas aventuras pelo mundo, conseguir a cidadania é uma delas é o Fábio Barbieri fez parecer fácil com a ajuda e as dicas que sempre passa… Obrigado por tudo e que Deus te de em dobro tudo que você faz pelos seus seguidores…

    • Denise Baptista

      Sensacional!

    • Rafael Donegati

      Gostei muito. Explicação detalhada e precisa. Obrigado por compartilhar sua experiência e tempo ajudando as pessoas.

    • Rafael

      Venho acompanhando a saga desde 2015, consegui encontrar 95% dos documentos inclusive de nascimento do trisavô, falta apenas de matrimônio no Brasil e estará completo (Família Detoni de RS e SC) , tudo graças ao Fábio, ao sagabook e aos diversos vídeos no youtube, assisti todos os 30 vídeos da saga diária, muito bom, obrigado pelo seu tempo dedicado a nos informar!

    • Eduardo Airoldi

      Excelente! Fácil de entender, é um norte para quem está buscando a cidadania italiana. Estou divulgando o trabalho! Parabéns!

    • Gustavo Zabot

      Muito bom o material!!! Li ontem mesmo tudo mto bem explicado fácil de entender!!! tenho certeza que esta ajudando mtas pessoas assim como esta me ajudando tbm!!! Parabéns pelo trabalho!!!! Forte abraço

    • Jairo Reis

      Olha, estou gostando muito do livro, do site. Sua forma de escrever sem rodeios e direta é muito boa, fácil de entender. A sua informalidade nos aproxima muito do seu material e dá uma impressão que estamos conversando pessoalmente com você. Parabéns pela iniciativa e pelo seu empenho em fornecer e compartilhar suas experiências. Um grande abraço.

    • Rafael Burgatti

      Muito bom o material, recomendo com certeza para todas as pessoas que procuram a cidadania. Um material bem completo que mostra o passo a passo. Parabéns Fabio!

    • Vinicius Stuchi

      Parabéns, ótimo Material para quem quer requerer a cidadania Italiana.

    • Edelcio Lunardi

      Mais didático que o Sagabook é impossível.
      Infelizmente ao consultar no Serviço Demográfico da cidade de Galzignano Terme não consegui o email e telefone do responsável por esse departamento, o que me fez desistir de enviar email solicitando a certidão de nascimento do meu avô. Há muito tempo tenho em forma digital os documentos de todos da minha família que vieram para o Brasil em 1893, porém estão arquivados no Tribunal de Padova e como só vale os emitidos pela Comune…

    • Henrique Salvador

      Muito bom! Tudo que aprendi foi no Minha Saga, tudo mastigado e pronto pra ser entendido!

    • Leticia Sabbadini

      Além de ser emocionante e muito bem escrito, é leitura obrigatória para conhecer os meandros do processo de cidadania. E descobri que minha família e a de Fabio vieram da mesma província! Parabéns pelo belo trabalho, Fabio!

    • Edna Oliveira

      Estou lendo o livro, com certeza vai nos ajudar muito. Minha filha quer o reconhecimento da cidadania, já temos os documentos do antenato, agora é fazer as retificações nos registros brasileiros. Ânimo total!!!!

    • Fauzer Rossi

      Muito bom esse livro…. imprescindível para quem quer entender melhor e alcançar o seu sonho da cidadania…. um sonho não uma utopia. Abs Fábio

    • Sagabook 2017 é ótimo! Parabéns por compartilhar com todos! E bora tirar a cidadania.

    • Robson Marim

      Ciao Fábio!

      Parabéns pelo seu trabalho e dedicação no que se refere a cidadania Italiana. Muito bom e útil o seu guia.

      Grazie mille!

    • Marcello Percontini

      Ótimo trabalho realizado! o Sagabook é a bíblia para quem deseja reconhecer a cidadania italiana!! Parabéns!!

    • Maurício Costa

      Olá Fábio! Suas dicas estão me ajudando a realizar o agendamento para o passsporte! Tive um pouco de dificuldades no início porque achei que o sistema abria todos os dias da semana, mas acabei descobrindo que não! Tentei quarta-feira e o sistema não abriu! Aí meu pais conseguiram na quinta feira, então acho que hoje as 21h eu Tb conseguirei! Estamos supondo que o sistema abre as 21h de domingo, terça e quinta, o que corresponde à meia noite de segunda, quarta e sexta em Roma! Será que isso está certo?

    • Edison

      Olá Fabio!
      Ainda estou lendo o manual pois estou organizando os documentos para fazer a cidadania.
      Por enquanto está sendo muito importante e prático. Agradeço de coração.
      Ainda tenho algumas dúvidas. Assim que estiver com todos os documentos, vou pedir tua ajuda para alguns esclarecimentos, se vc se dispõe é claro.
      Edison

    • Arturo

      Ola, Fábio.
      Realmente o seu manual é 100% prático e de muita utilidade para todos que sonham em buscar o reconhecimento de seu direito pela Cidadania Italiana, parabéns pela simplicidade e objetividade, pena que seja tão demorado o processo aqui no Brasil e tão caro o custo para se conseguir esse objetivo, tanto aqui quanto aí na Itália.
      Não sei se aqui é o lugar certo, porém gostaria de lhe fazer uma consulta de como proceder quanto ao meu caso, meu avó é italiano, natural de uma Comune em Verona, minha mãe já falecida nasceu no Brasil, e eu sou filho de mãe solteira e nasci após 1948, foi
      declarante minha avó, preciso procurar um advogado aqui no Brasil para resolver isso?

    • Glauber Néspoli

      Olá Fabio, obrigado pelo livro, com certeza vai ajudar no processo.

      Tenho uma dúvida: Preciso residir na mesma cidade da comune em que vou dar entrada no processo? Pergunto pois vou dar entrada no processo na cidade de Verona, porém vou residir em Bolonha, então gostaria de saber se terei algum problema com isso.

      Um abs,
      Glauber

    • Lino Francisco Pastori Mendonç

      Olá Fabio! Gostaria muito de te agradecer pelo seu livro. Ele me ajudou muito com os todos o processos da parte Brasil, (eu comecei a ler em Janeiro/2016) e consegui me organizar. Em Outubro desse ano fui para a Itália para iniciar meu processo de cidadania. Sem o seu livro e suas informações no seu site tenho a certeza que não conseguiria ir muito longe. Parabéns pelo trabalho, e pelo que eu sinto você o faz com paixão e comprometimento! Que Deus te abençoe muito. Lino Pastori

    • Stefano Suraci

      Excelente livro, obrigado, muito esclarecedor!

    • ANA MILANI

      Maravilhoso !! Agora até me animou a não desistir do meu sonho, que antes parecia algo tão distante. O Sagabook mostra que não é tão distante assim, é possível. Obrigada Fábio !! Seu livro acendeu uma luz no meu caminho.

    • Nelson

      Fábio, não há palavras para agradecer por tão importante trabalho de utilidade pública que você presta a todos nós, filhos desta terra maravilhosa que é a Itália. Tanto o Saga book quanto o seu canal no Youtube são ferramentas imprescindíveis para quem está procurando saber o necessário para obter o reconhecimento da cidadania italiana. Muitíssimo obrigado e continue sendo este ser humano fantástico.

    • Vitor Hugo Patussi

      Olá Fabio,

      Parabéns e obrigado pela iniciativa/atitude de escrever/divulgar gratuitamente seu livro “Sagabook” – esclarecendo e detalhando todo o processo necessário a obtenção e reconhecimento da cidadania italiana.
      Abraço!
      Vitor Hugo Patussi

    • Paulo Vetri

      Vital para o processo esse livro!

    • Robson Marim

      olá. Não estou conseguindo baixar o Saga. Alguém pode me ajudar?

    • Roberto Ramos

      Bastante esclarecedor, muito útil para correta interpretação de algumas instruções fornecidas pelos sites dos consulados!i

    • JOÃO ALFREDO

      Excelente material, minuciosamente explicado. Esta sendo muito útil para mim. Parabéns!!!

    • Milene Sueli Copede

      Mais explicado que isso impossível!!
      Estou seguindo todos os passos e tem dado tudo absolutamente certo.
      Muito obrigada por ajudar a realizar sonhos.
      Abraço!

    • Bruna Cozer Gomes Couto da ros

      Bom dia
      Adorei o material, estou fazendo passo a passo do que está no livro, e pra lhe falar a verdade tem me ajudado muito, só é falta conseguir a certidão da Itália agora.
      Muito obrigada Fábio
      Um grande abraço

    • Aline Estevão

      Muito bom ,demais ! Só tenho a agradecer por esse trabalho maravilhoso! Parabens !

    • Claudemir De Oliveira

      Oi Fabio, claro que sim, ótimo trabalho parabéns.

      Sou bisneto de um italiano, Estou na minha saga em busca de documentação do meu
      antepassado e o Saga book esta me auxiliando muito nesta minha jornada que ira
      terminar ai na Itália com minha cidadania reconhecida.

      Valeu, Claudemir de Oliveira.

    • Stefania Guidace

      Muito eficaz e super atualizado, um excelente guia sobre cidadania italiana.

    • Diogo Vasconcellos Trivellato

      Excelente guia sobre a cidadania Italiana. Fácil de ler e com exemplos que contribuem para o entendimento do assunto.

    • Di Mello

      Muito bom o SagaBook, através dele, estou tendo o suporte informativo necessário para ir atrás da minha documentação pra poder tirar minha cidadania italiana em breve, obrigado pelo presente!

    • Ceiça Diniz

      Maravilhoso! Agora é só colocar em.pratica e tentar encontrar a certidão do meu antenato que está muito dificil!!!

    • Cristina

      Manual fantástico. Muito bem explicado e com ótimas dicas.
      Parabéns.

    • José

      O que mais eu admiro em você, Fábio, é a sua vontade de realmente ajudar as pessoas e não vender soluções apenas. Isso é o maior mal do ser humano, neste ramo como em muitos outros. Você está de parabéns, e muito obrigado!

    • Ariany Lapetina

      Estava sem saber detalhes de como o processo funcionava como um tudo incluindo custos e tempo. Com o livro tive todas as informações que eu buscava com detalhes e imagens. Me ajudou muito!
      Fabio muito obrigada pelo seu trabalho!

    • Marcos Rizzo

      Deus criou o mundo em seis dias, e no sétimo Ele descansou. Mas no oitavo dia, Ele criou o Fábio para nós!

      Obrigado por facilitar com todas as informações!

    • Alecsandra Oliveira

      Adorei …as dicas do guia do frio são otimas também vale muito a pena ler

    • Rodrigo Carolo Sulzbach

      O manual é bem prático e explica os passos e caminhos necessários para obtenção da cidadania italiana de uma forma bem didática, clara e objetiva. Me ajudou muito, pois dá dicas importantes onde podemos pesquisar, como solicitar documentos italianos, entre outros. Parabéns pela iniciativa e que o teu caminho se ilumine e lhe traga muita felicidade!

    • Guilherme Morretoni

      Estou gostando muito do Sagabook,muito mesmo.
      Parabéns Fábio pelo ótimo trabalho.
      obrigado.

    • Maria Aparecida Fontes

      Estou gostando muito do sagabook.Obrigada

    • Lucas Almeida Bongiovanni

      Esse manual veio em boa hora, tem absolutamente tudo o que você precisa, so seguir direitinho que chega no pote de ouro.

    • Cassilaine

      Melhor manual que ja vi e li, pratico e especifico. Sempre que tenho duvidas recorro a este site ou agora ao manual.

    • Produtos Made in Italy

      parabéns! sem palavras, pelo trabalho realizado, sucesso para vc!

    • Giu Araujo

      Um manual muito esclarecedor e que facilita bastante a busca da cidadania italiana. Agradeço muito essa ajuda. Parabéns.

    • Renatinha Lins

      Um manual completo e riquíssimo de informações. Para quem está começando a se inteirar sobre o assunto “cidadania italiana” esse manual é uma leitura obrigatória, assim como o site minhasaga.org, cujos artigos, muito bem escritos, trazem uma gama infinita de conhecimento sobre vários pontos importantíssimos a respeito da vida na Itália e da obtenção da cidadania italiana.

    • hlmerscher

      Muito bom. Bem detalhado e informativo. Parabéns!

    • Marcos Mulinari

      Na verdade é difícil colocar uma comentário sobre o Sagabook, uma vez que é extremamente bem elaborado, elucidador e acima de tudo um estimulo para quem deseja regressar à sua origem Italiana (eu mesmo tenho o sonho de minha cidadania, pois tenho a Itália como se fosse minha terra de origem).
      Mas farei uso deste espaço para fazer um comentário de uma pessoa que não conheço, estamos vivendo em tempos que só nos deparamos em todos os lugares/locais com pessoas e profissionais que buscam acima de qualquer coisa ganhar, e ganhar qualquer coisa em detrimento dos outros… E ai nos deparamos com uma cara (Fábio), que dedica-se em transferir conhecimento, em dar um pouco do que aprendeu com seus erros e acertos sem nos perguntar: Vai pagar quanto por isso?
      Não lhe conheço, mas posso dizer que você faz parte de um grupo pequeno de pessoas que ainda existem e estão dispostas/prontas para bater palmas quando percebem o sucesso dos outros, meus parabéns Fábio!
      Em breve darei uma passada em Pisa, e terei um enorme prazer em brindar com você e família, pois pessoas como você devem ser brindadas com um “vino altissima qualità”.
      Marcos Mulinari

    • Priscila

      É o melhor material referente a cidadania Italiana. Otimo trabalho e obrigada por compartilhar seu conhecimento com todos.

    • Bernardo Couto Carneiro

      Muito bacana seu trabalho, Fabio. Além de prático e bem explicado, resume tudo de maneira clara o que devemos fazer para retirar a cidadania. Muito obrigado!!

    • Eduardo Rosa

      Dentre tudo que pesquisei sobre cidadania Italiana, o teu livro foi e é o melhor de todos. Parabéns pelo trabalho, você foi detalhista, e esclarece passo a passo todas as etapas!

    • Marcos

      Excelente material, estou na fase final de busca dos documentos, em breve pretendo realizar o sonho da dupla cidadania…

    • Simone Sette

      Olá Fábio!!!! Que interessante a leitura do Sagabook! Com ele pude eliminar muitas dúvidas, pois o texto é muito didático e esclarecedor. Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Te desejo ainda mais sucesso e agradeço imensamente por sua generosidade!

    • Paty Scivoletto

      Adorei o Sagabook! Excelente o livro! Muito bem escrito e muito explicativo! Está tudo “mastigado”.
      Por ser didático achei que poderia ser cansativo, mas longe disso, leitura muito fácil!
      Parabéns Fábio pelo livro, pelo blog e pelo Youtube!!

    • Kleber Lovisi

      Caro Fábio,

      Muitíssimo obrigado pelo desenvolvimento do material, pois com ele consegui a confirmação advinda da Itália confirmando a localidade das documentações, bem como os a base orientada para que eu possa realizar o meu reconhecimento pelo processo judicial.

      Saudações,

      Kleber Lovisi

    • Wilher Perazolli

      Fabio, muito obrigado pelo ótimo trabalho sobre cidadania e a vida na Itália, é sempre bom estarmos a aprender coisas novas e principalmente pertinentes aos nossos interesses. Agrega muito ter acesso a esse tipo de conteúdo e é realmente impressionante o seu empenho nessa obra, novamente obrigado.

    • Guilherme Fregapani

      Caro Fábio, recebi e já lí todo o seu guia. Achei um trabalho realmente maravilhoso. Parabéns. Você é muito Especial.

      Fábio,

      Gostaria muito que você tivesse um tempinho para me ajudar. O caso é o seguinte:

      Eu e o meu Pai Já conseguimos nossos reconhecimento de cidadania. O nosso processo todo foi feito aqui no Brasil(Brasilia ). Demorou 12 anos.

      Meu Pai pretende fixar , em maio do ano que vem, residência (alugando um imóvel), no Commune de Cozenza, na Calábria.
      Minhas três(3) irmās vāo juntas para aproveitar e iniciar o processo de reconhecimento lá.

      Já te sigo a um bom tempo no YouTube. Recentemente adquiri a 2* edicāo do seu livro para servir como guia. Aliás, como já disse, um excelente trabalho!

      Gostaria de perguntar:

      I) Sabe de alguma restriçāo ao Commune de Cozenza?
      II) Quanto à documentaçāo?

      a) Basta a documentaçāo de cidadania do Pai e as certidōes de nascimento de cada uma (de interior teor, traduzida e apostilada em cartório?

      b) Já está valendo esse apostilamento?

      III) Os pedidos devem ser no mesmo Processo? Ou cada uma terá o seu Processo?

      IV) Uma das irmās é casada há Mais de 3 anos. O Marido tem direito a solicitar a naturalizaçāo? Basta a certidāo de casamento? É no mesmo processo?

      Favor responder no e-mail: guifregapani@hotmail.com

      Aguardo ansiosamente sua orientaçāo.

      Abraços

      Guilherme Fregapani
      Abraços

      Guilherme Fregapani

    • Camila Bertoco

      A apostila é muito esclarecedora. Obrigada por disponibiliza-la gratuitamente 🙂

    • Isabel Rossoni

      Olá Fabio! Faz algum tempinho que estou me dedicando a buscar a cidadania italiana e confesso que nunca havia me deparado com um material tão esclarecedor e tão passo a passo quanto o que você produziu. Com o manual que escreveu Fabio, já me sinto saindo do lugar. Muito obrigada por sua dedicação na feitura de tão bom material e pela disponibilização gratuita do mesmo! Que Deus o abençoe muitíssimo! Ainda voltarei aqui p/ dar a boa notícia! Abrçs Fabio e obrigada mais uma vez 😉

    • Maria Aparecida Fontes

      Estou gostando muito do livro.

    • Thais Viggiani

      ótimo material, completo e me ajudou muito! Parabéns Fábio pela sua inciativa!

    • Sandra Williams

      Caro Fabio, suas dicas são maravilhosas…grazie mille!!!!

    • Gustavo Bernini Szczepanski

      Olá Fábio, muito obrigado por essa iniciativa sua, essa dedicação tremenda em escrever e esmiuçar o conteúdo e divulgar o seu conhecimento e experiência, referente a cidadania italiana.
      Me motivei muito com as suas informações e dicas valiosíssimas. Estou no começo, buscando saber quem é o meu antenato italiano, como você mesmo citou: não desista, várias pessoas tentam nos desmotivar e para de seguir o caminho da cidadania por muitos motivos, mas não irei me entregar!
      Parabéns por esse bonito trabalho que você faz.

    • Renata Cirulli

      Olá Fábio, gostaria de agradecer o seu empenho em escrever, fazer vídeos, ajudar e tirar dúvidas de nós que vamos até você.
      Adquiri o Sagabook o ano passado, achei ótimo o manual, leitura clara e objetiva.
      E esse ano resolvi colocar em prática o projeto: busca pelos documentos dos meus antenatos. E pela minha surpresa e alegria, foi muito fácil! Nem acreditei quando enviei o e-mail para o Comune e no dia seguinte eles me responderam dizendo que iriam enviar a certidão da minha nonna! E realmente enviaram após um mês recebi o documento. Fiquei animada por ver que as orientações do seu manual estavam se tornando reais, enquanto eu estava desanimando achando que seria muito difícil colocar isso em prática. Um sonho que começa a tomar forma e que graças a sua ajuda isso está se tornando possível. Agora vou para a próxima etapa, as certidões brasileiras. Parabéns pelo seu trabalho, por toda a dedicação no que faz e desde já faço aquela oração para que sua vida seja abençoada cada dia mais. Estou só no começo mas com seu guia em mãos estou confiante de que tudo dará certo!

    • Jose Fazion

      Bom dia Fabio , e obrigado por disponibilizar tempo e dedicação o Saga 2017 ,por estar acessível a todos tirando duvidas amim me ajudou muito no entanto que estou na faze de traduções , seria possível falarmos sobre vagas para este proximo ano te mandei emailse puder responder fico grato

    • Malu Darsie

      Todo o material que vem sendo preparado ao longo destes anos (acompanho os 3 últimos), mostra a coerência entre o discurso e a prática de Fábio, e a excelência em orientação rumo à cidadania italiana. Sou especialmente grata, pois estou providenciando meus documentos (e correções, incluindo judiciais) sozinha. Já teria desistido, não fosse o precioso apoio de Minha Saga.

    • Vanessa de Faria Fotografia

      Excelente guia! Não existe nada parecido! Tudo o que se precisa saber sobre cidadania italiana e o passo a passo de cada etapa. Me deixou muuuito mais segura para fazer o processo sozinha e me levou a desistir de uma acessoria, me fazendo economizar e aprender sobre o assunto. Considero isso um grande ganho! Obrigada Fábio Barbiero!

    • Marcelo Rauta

      Excelente guia, completo e me ajudou bastante. Por fim, o último lançamento sobre o frio era o que eu estava precisando já que mudarei para a Itália agora no inverno. Adquiri todos os materiais do Fábio Saga e não tenho arrependimentos. Os posts e os vídeos também são bastante instrutivos. Vale a pena ler e assistir a todos. Parabéns Saga, sucesso sempre.

    • luciana ferreira

      Guia excelente! Super detalhado, com vários exemplos o que torna o entendimento muito mais fácil. Alem do guia sigo o canal no youtube e vejo os vídeos para ficar por dentro de mais detalhes. Fábio, você é maravilhoso. Obrigada por você compartilhar sua saga conosco de maneira tão maravilhosa. Você realmente fez a diferença na minha saga, pois seu trabalho me encorajou a seguir a diante. Obrigada!!! Estou na luta rsrsrs

      • Olá Luciana muito obrigado pelas palavras e pelo carinho 🙂

    • Valesca Zampieri

      Ótimo guia! Muito bem detalhado e feito com cuidado e carinho. Muito obrigada pela ajuda Fábio!

    • Vivianne Colombo

      Manual incrivel, obrigada!!

    • Michael Lucio Santana

      OLA FABIO, BOA NOITE.. NAO CONSEGUI BAIXAR O BOOK.. VC PODERIA ME AJUDAR, POR FAVOR???

      • Olá Michael veja se o link não está na sua caixa de spam ou na aba “promoções” do Google

    • Roberta Lorençatto

      Veleu! obrigada!

    • Celia Anjos

      Olá eu também já cadastrei mas não chega no meu email pode me mandar de outra forma? Grata celianjos23@gmail.com

    • Flavia Aquarius

      Olá Fabio! Estou com problema para fazer o download do book. Já cadastrei duas vezes meu e-mail, fiz a confirmação mas não o recebi. Tem como recebê-lo de alguma outra forma? Obrigada.

    • Rafael Felipe Mannrich

      É um manual incrível, deixa claro que seguindo os passos certos, fazendo do jeito certo e se prevenindo em algumas situações não é difícil conseguir fazer sozinho, consegui coragem para tentar só depois de ler. Rumo Itália.

    • priscilacarosio

      Gosto muito da maneira como você escreve Fábio…é divertido, leve, esclarecedor, motivador e o mais importante na minha opinião…confiável!! Obrigada pela sua dedicação!! Espero um dia conhecê-lo pessoalmente…falta pouco…???

    • priscilacarosio

      Gosto muito da maneira como você escreve Fábio…é divertido, leve, esclarecedor, motivador e o mais importante na minha opinião…como nfiável!! Obrigada pela sua dedicação!! Espero um dia conhecê-lo pessoalmente…falta pouco…???

    • Desiree Martini

      Agradeço pelo envio do Sagabook. Ainda não tive tempo de ler todo o conteúdo , mas o farei neste fim de semana. Parabéns pelo trabalho!

    • Jose Augusto Santaella

      Simplesmente completo! Grato pelo ajuda Fábio! Abração…

    • Neyla Fernando Trevizan

      Muito bom, vai ajudar muito, obrigada por ter essa iniciativa.

    • Karen Manhani

      Ajudou muito. Tirou algumas dúvidas e consegui ver se estava seguindo o caminho certo.

    • Suzel da Silva Oliveira Borges

      Boa noite, Fábio, espero que estejas bem, juntos aos seus queridos.

      Iniciei a leitura há poucos minutos e estou realmente agradecida pelo que já tenho lido.
      Deus o abençoe ricamente!

      Abraços,

      Suzel Borges

    • Caroline Franca

      Muitíssimo obrigada pelo tempo e dedicação colocados no Sagabook 2017! Acima de tudo, pelo fato de estar disponível a todos. Realmente uma grande contribuição para todos em busca do reconhecimento. Continue com o ótimo trabalho!

    • Caroline Franca

      Muitíssimo obrigada pelo tempo e dedicação colocados no Sagabook 2017! Acima de tudo por ser um recurso disponível a todos. Realmente uma grande contribuição para todos em busca de reconhecimento. Continue com o ótimo trabalho!

    • Tayná

      Excelente! Tem me ajudado muito em todos os processos para requerer minha cidadania! Agradeço muito por sua dedicação em montar esse material, pois já esclareceu muitas das dúvidas que eu tinha, mesmo pesquisando em diversos sites. Recomendo com certeza! Desejo à você e sua família muitas felicidades! Obrigada!

    • Jakson Depetris

      MATERIAL DE EXCELENTE QUALIDADE, MUITO DIDÁTICO. PARABÉNS PELA SUA INICIATIVA DE PROPORCIONAR AS PESSOAS
      TODO ESSE CONHECIMENTO.

    • Fernanda Priminini Russo

      Material extremamente didático, um guia completo dos caminhos das pedras rumo à cidadania italiana. Recomendo como essencial para quem está em busca de conhecer mais sobre os antepassados. Parabéns Fábio e obrigada por compartilhar com todos nós sua Saga! 😉

    • Dayse Franco

      Adorei o seu material super esclarecedor, didático e bastante útil. estou seguindo o seu material passo a passo e espero chegar ao final dessa etapa com sucesso. muito obrigada.

    • Claudia Mosca

      Ciao Fabio!! fantástico seu material, eu já tenho minha cidadania à 18 anos, baixei para ajudar meu sobrinho a tirar a dele e tem sido bastante útil e esclarecedor como tudo o que vc posta é muito valioso. Tenho feito muitas consultas pois meu filho está indo morar na Irlanda já com a cidadania e graças as suas dicas consegui fazer o anagrafe pois, mudei de um Estado p/ outro e agendar o passaporte sem nenhum problema. continuo te seguindo …. abraço

    • Katia Merces

      Bom dia Fabio! O material é excelente! parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada pelas dicas maravilhosas.

    • Hugo Chagas

      Bom dia Fabio!!
      Parabéns pelo seu trabalho que tem nos ajudado muito.
      Tenho 2 dúvidas:

      1) Eu moro em Londres e tenho quase todos os documentos em mãos, mas falta traduzir os Antecedentes Criminais daqui de UK. Como faço para saber quais são os tradutores juramentados que residem em Londres?

      2) Como faço para pagar os 200 euros?

      Agradeço se puder responder o quanto antes!!

      Abraços, Hugo.

    • Mario R. Souza

      Excelente guia prático para a obtenção da cidadania italiana. Parabéns…

    • Márcia Brandão

      Oi Fábio! Ainda não li todo, mas estou gostando da apresentação e do método que você utiliza, com videos e texto. No entanto, devo lhe dizer que estou triste, pois descobri que minha cidadania só poderá ser reconhecida judicialmente. Isso é um complicador, pois imagino que será bem mais caro. Não sei se me animo a tanto. Continuarei a leitura do manual e posteriormente lhe darei outro feedback. No meu caso, tudo começou com meus bisavós e minha avó vindo para o Brasil em 1891. Minha mãe, filha da minha nonna, que não conheci, nasceu em 1910, portanto descartada da lei italiana. Lamentável, não. Obrigada.

    • Will

      O material é muito bom!! Muito esclarecedor e de fácil leitura. Tudo que eu havia lido na internet nesses últimos meses me trouxe mais dúvidas além das que eu já tinha. Ao ler o Sagabook a coisa deu uma clareada e ganhei mais ânimo para continuar meu projeto de correr atrás da minha cidadania italiana. O seu trabalho, Fábio Barbiero, vai ajudar muita gente. Parabéns pelo material.

    • Elisa Colepicolo

      Tem 2 dias que preencho meu email para receber o ebook mas nada acontece. Já chequei nas caixas social, promoções e spam – nada. Como faço para recebe-lo? Obrigada!

    • Leticia Ruiz

      O material baixado tem sido de grande valia para entender melhor sobre várias questões de cidadania italiana.
      Parabéns Fábio! E muito obrigada pelas dicas preciosas! 😉

    • Desiree Martini

      Já tentei várias vezes, mas não recebo o manual por email. Já verifiquei spams e nada. Agradeço qq ajuda.

    • Edna Isalberti

      Ainda estou nas primeiras páginas, mas já “me clareou as idéias ” rs. Abri uma pasta específica e fiz relação dos lugares pra eu achar os documentos. .. muito bom o livro. Depois que eu termina-lo, voltarei aqui pra deixar meu parecer completo. Por enquanto : obrigada Fábio!

    • Ellen Xandu

      Parabéns pelo material, Fábio! Leitura obrigatória para quem quer o reconhecimento da cidadania italiana sem dores de cabeça!!!