SEMPRE QUIS SABER TUDO SOBRE CIDADANIA ITALIANA E NÃO TINHA A QUEM PERGUNTAR?

Baixe agora mesmo nosso manual oficial da cidadania italiana 100% Grátis!

    • Passo a passo prático de todos os procedimentos: deste o início, com a busca do documento do italiano até as suas próprias certidões.
    • Neste manual te ensino como pedir o documento italiano, como reunir os documentos, como realizar a sua prática de cidadania, e muito mais.
    • ATUALIZADO com o novo sistema de apostilamento de Haia, que substituiu a antiga legalização no consulado italiano no Brasil.
    • Você sempre quis realizar o seu processo na Itália, mas nunca pensou em gastar milhares de reais para contratar um consultor? Com nosso manual, você terá o conhecimento necessário para realizar o seu processo sozinho, sem gastar um único centavo com consultoria!

    Basta me dizer para qual e-mail eu devo enviar seu Sagabook!

    arrow

    privacy Fique tranquilo que seu e-mail está protegido conosco!

    • Isaac Mechi

      Muito obrigado Fabio Barbiero, com o seu livro consegui me programar melhor e começar minha saga em busca dos documento de meus antepassados. Só me falta uma certidao daqui do brasil para encontrar e a do antenato la da Italia, que com sua ajuda consegui garimpar e descubrir quase com certeza a comune de onde ele veio. Agradeço de coração por sua ajuda.

    • Luiz Ivanov

      Muito útil o sagabook para quem está dando os primeiros passos neste empreitada de cidadania!!! Mas ele não esgota o assunto e creio que partir para o processo de reconhecimento somente com ele as pessoas correm grande risco. Recomendo também além do livro, a escola de cidadania, os vídeos e quando tiverem a oportunidade participarem de encontros e workshops com o Fábio, o de 2016 realizado em SP foi muito bacana, pelas explicações e a atenção e o carinho da equipe do Fábio com todos. Parabéns e muito sucesso!!!

    • Priscila Ramos Santim

      Eu adorei o sagabook, um dos muito poucos lugares onde encontrei informações claras e que ajudam para o processo da cidadania.

    • Andre Iannuzzi

      Realmente, ao ler seu guia, senti-me mais motivado do que nunca a ir atrás do meu Jure Sanguinis! Muito fácil e palatável de ler! Com uma diagramação aprimorada, será ainda mais interessante e fácil de assimilar. Ainda assim, parabéns pela iniciativa e pelo seu trabalho. Você consegue, com simplicidade, transferir conhecimentos de como lidar com a burocracia estatal de modo direto e assertivo, sem enrolação e encheção. Espero tão logo quanto possível me tornar seu cliente aí na Itália, e ter meu direito reconhecido. GRande abraço e saúde.

    • Marcelo Chagas

      Fabio, obrigado pelas preciosas informações! Espero que o advogado indicado possa ajudar-me nesta batalha da cidadania Italiana.
      Parabéns pelo conteúdo sensacional e um grande abraço!

    • Ana Carla Giovanini Lucena

      Parabéns Fábio!! Estou dando início à minha Saga este ano, e com a sua ajuda está sendo possível realizar a procura da minha documentação necessária para realizar o requerimento da minha cidadania italiana. O material é tão bom que não só o baixei como também o indiquei para minha amiga, assim como os vídeos.Muito obrigada por tudo!!!!

    • Diene Pontes Lopes

      Consegui meu reconhecimento com a ajuda do Sagabook e do guia do Minha Saga. Baixei os 3 sagabooks 2015, 2016 e 2017. E tambem o guia Vida na Italia. Pode parecer exagero, mas acredite, nao é. O 2017 traz algo que nos outros nao tinha: Apostilamento. Entao, baixar os ebooks, é interesse objetivo por informacoes completas, seguras e que te levam para o caminho certo. Hoje recomendo o blog e os guias a todos que me perguntam sobre cidadania italiana. E as pessoas que nao tem acesso ao blog ou aos livros por algum motivo, eu os ajudo repassando essas informacoes. Agradeco ao Fabio pela paciencia, pela seriedade e pela seguranca que passa a tantas pessoas que vivem perdidas ( como eu vivia) nesse mundo de cidadania italiana. Muito obrigado pela sua devocao ao blog e ao canal e por ser leal com seus leitores.

    • Fredy Colombini

      Fabio, parabéns por todo trabalho que tem feito ! Esse material é simplesmente TOP e posso diizer qye foi um dos melhores que encontrei na net !!

    • Graciele Contel

      Fabio muito obrigada por tudo , pelos videos , pela saga e pelo blog, voce não tem noção de como estava apavorada quando descobri que tinha direito a cidadania, morrendo de medo e achando que era impossivel, mais graças a Deus e a voce vi que é possível, descobri coisas maravilhosas da minha familia, falta muito pouco para conseguir todos os documentos, e se Deus quiser ate agosto estou na italia..

    • Silmara Schaatt

      Adorei o Manual… Vou começar a minha SAGA nos próximos dias, e tenho certeza que vai me ajudar muito…
      Parabéns pela iniciativa.

    • Moises Carneiro Cunha Jr.

      Fábio, agradeço todos os dias em ter encontrado seus posts, vídeos, livro, dicas! Informações completas, sérias, de fácil entendimento para qualquer leigo como eu… Parabéns pela qualidade das informações, seriedade, dedicação.
      O meu sentimento é que você traduz a mesma coragem que nossos antepassados tiveram para tentar algo novo através da imigração para uma terra tão distante e desconhecida, você ajuda a muitos a fazer o mesmo na procura de seus direitos. MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO.

    • Eduardo Dias

      Estou iniciando o levantamento dos documentos, tenho apenas algumas certidões e algumas informações “preciosas” das conversas que tive com a minha família, não sei quem foi meu antenato italiano ainda, mas sei que meu avô mal falava português, parece um caminho difícil, mas se uma coisa posso dizer é que através do Minha Saga descobri que posso sim conseguir avançar e conquistar este sonho!!! Muito Obrigado por este fantástico trabalho que nos motiva e instrui de forma brilhante.

    • André Deco Silva

      Olá, estamos começando nosso processo e o livro está nos ajudando muito. Acabamos de solicitar ao comune a certidão de nascimento do nosso antenato e eles já responderam dizendo que estão enviando… 😍… Estamos muito felizes, obrigado pela ajuda Fábio… Aquele abraço e até breve.

    • Jaqueline de Oliveira Villa

      Ainda estou na fase dá procura de documentos, sagabook está sendo importantíssimo nessa etapa..
      O conteúdo de grande valor e muito útil, recomendo á todos.
      Obrigado por essa bela literatura .

    • Marcia Beal

      Muito esclarecedor e de grande ajuda!!!Muito obrigada Fábio por compartilhar seus conhecimentos e auxiliar tantas pessoas!!!Parabéns!!!!

    • Luana Michel

      Super completo. Uma literatura riquíssima e organizada, clara e que orienta super bem. Parabéns!!!

    • Cláudia

      Preciosas dicas que me ajudaram a organizar minha documentação. Recomendadíssimo a todos que querem reconhecer sua cidadania. Obrigada, Fábio, por sua generosidade!

    • Aline Pellegrini

      Estou lendo o saga book e estou achando incrível.. muito completo e de fácil entendimento. Parabéns Fábio pelo trabalho é obrigada. Espero conseguir atingir meu objetivo com sua ajuda. Abraço

    • Nickolas Arruda

      Acompanho o trabalho do Fábio há mais ou menos 6 meses, e só tenho a elogiar! Ainda estou na fase dá procura de documentos, e além de tudo que o Minha Saga me ajudou, sagabook está sendo importantíssimo nessa etapa.

    • Francine Z. Simmi

      Muito bom! Material excelente, linguagem clara e objetiva. Obrigada e parabéns pelo trabalho!!

    • maranetama

      Recebi o manual, e comecei a lê-lo hoje. Parece bastante esclarecedor, e o Fábio possui uma autoridade quando fala, que é ímpar. Me parece ser um cara que simplesmente sabe do que está falando. Por ora, agradeço, e tenho certeza de que me será muito útil.

    • Marcel Henrique Scandolara

      vou começar a minha pesquisa …, recebi o manual e aparenta ser de uma boa qualidade. Começarei a ler e seguir os passos.

    • Moises Carneiro Cunha Jr.

      Sem querer ( ou como dizem, o Universo conspirou) achei o blog e todo o material disponível gratuitamente pelo Fabio, fantástico… Realmente é a melhor fonte e referencia de informações e dicas para quem quer realizar o processo de cidadania Italiana. Obrigado

    • Edilson

      Ola, Fabio encontrei seu trabalho por acaso pesquisando outro assunto. Eu recebi o SAGABOOK, e estou lendo em principio achei claro e de facil entendimento. Vi alguns videos e gostei da forma e seriedade que voce faz os videos, tenho certeza que o SAGABOOK e os videos me ajudarao no processo de obtencao da dupla cidadania. Se tiver duvidas lhe encaminho e o parabenizo pela seriedade de seu trabalho.

    • Adriana Ruy

      Excelente material! Esclarecedor e de fácil entendimento! Parabéns pelo trabalho!!

    • MARCEL SCARPINI

      Prezado, FABIO o Sagabook, excelente livro sobre Cidadania Italiana, acompanho seu seu trabalho e admiro a paixão que você demostra pela nossa amada Itália, pois e o mesmo sentimento que tenho, sou cidadão Italiano reconhecido, e sempre divulgo seu trabalho que é extremamente sério, para meus amigos e todos aqueles que querem ser tornarem cidadão reconhecido.
      Abbraccio
      Marcel Scarpini

    • MARCEL EDUARDO SCARPINI MACIEL

      Prezado, FABIO o Sagabook, excelente livro sobre Cidadania Italiana, acompanho seu seu trabalho e admiro a paixão que você demostra pela nossa amada Itália, pois e o mesmo sentimento que tenho, sou cidadão Italiano reconhecido, e sempre divulgo seu trabalho que é extremamente sério, para meus amigos e todos aqueles que querem ser tornarem cidadão reconhecido.
      Abbraccio
      Marcel Scarpini

    • Luiz

      Muito bom, material bem editado e organizado. Muito obrigado Fábio!

    • Belle Macedo

      muito bem explicado!

    • Aryson

      Excelente material didático, proporcionando ao leitor idéias e atalhos concretos para a busca de documentos, comunicação com os órgãos italianos e muitas dicas que irão tornar o seu processo de reconhecimento muito mais assertivo.

      Obrigado e parabéns Fabio Barbiero nos ajuda e muito essa dedicação para ensinar o próximo.

      Abraços.

    • Sandra Vivian Dias

      Acabei de ler o livro e hoje termino os videos. Só tenho a agradecer por tanto aprendizado.

    • Ana Flávia Piacentini

      Achei o sagabook por acaso! e ele é simplesmente a biblia da dupla cidadania italiana! Obrigada Fabio! Apenas mandei o email pra cidade, mas só de ter um modelo formal EM ITALIANO pra isso ja me deixou super segura! muitissimo obrigada msm! jogou não uma luz, mas o sol inteiro nessa grande dúvida que esse processo sempre pareceu ser!

    • Priscila Fiorentin

      Manual perfeito, linguagem clara e objetiva. Indico a todos que buscam a cidadania italiana. Obrigada por compartilhar!!!

    • Marcos Zagolin

      Material espetacular, muito mais do que uma mão pra quem quer a tão sonhada cidadania italiana, valew Fabio!!!

    • Jéssica Helen Rocchini Ribeiro

      Tenho que agradecer muito pela a oportunidade desse curso, tem me ajudado muito… Por anos tenho vontade de reconhecer a minha cidadania mais sou um pouco insegura em confiar em empresas que possa nos passar pra trás, mais com esse conteudo ja estou me sentindo mais segura e acredito que até o final desse ano estarei com a minha cidadania reconhecida. Muito, muito mais muito obrigada Fábio, por facilitar tanto a nossas vidas.
      Eu super recomendo 👍

    • Cláudio Réche Iennaco

      Parabéns, excelentes e oportunas informações. Eu e quatro primos optamos pela via judicial, na Itália, para o reconhecimento da cidadania. A ação será distribuída no início deste ano.

    • Lucas Luoni

      Excelente Fábio! O material é de imensa ajuda, parabéns!

    • Paola Schaffer

      Material maravilhoso, inclusive gostaria de agradecer por ter disponibilizado a todos um trabalho tão completo e qualificado. Esquematizado, com dicas, links úteis, passo a passo. Comecei agora a minha saga e estou utilizando todas as informações e assistindo as suas aulas! Muito obrigada!!!!!

    • Bianca Medola

      Muito bom! Você é uma grande referência para quem busca a cidadania! Parabéns pelo belo trabalho!

    • Patricia

      Parabéns Fábio!
      Informação de qualidade e gratuita.
      Você é muito bom no que faz.
      Obrigada por compartilhar, estou começando minha busca e percebo que você ainda vai me ajudar muito
      Obrigada

    • Rose Valentin

      Parabéns Fábio pelo seu trabalho, ainda não terminei de ler o Saga book, estou lendo e já enviei o e-mail pra comune de Rovigo onde meu avô nasceu, pois tenho a certidão de casamento deles, eles se casaram no Brasil, agora torcer pra da certo a cópia da certidão de nascimento. Seu livro é super explicativo! Mais uma vez parabéns!
      Abraços
      Rose

    • Ana Paula Campos

      Parabéns Fabio, por sua iniciativa em escrever o Sagabook!
      Ele me ajudou a fazer o processo de reconhecimento da cidadania do meu marido em 2016, sem assessoria, concluímos com sucesso em 6 meses!! Baixei o Sagabook 2017 e agora vai me ajudar a fazer o meu processo por matrimônio e de nossos filhos tbm!
      Desejo a vc tudo de melhor, pois tem um coração generoso ajudando tantas pessoas a trilharem esse caminho emocionante que é o reconhecimento da cidadania italiana!!
      Vc nos ajudou a realizar sonhos!! <3
      Muito obrigada!!!
      Abraço, Ana Paula.

    • Kadu Ciacco

      Muito bom e vai ajudar muita gente!

    • Danierri Dartora

      Retomei o entusiasmo nessas últimas semanas, e o Saga Book foi fundamental para por as ideias em ordem e me organizar, com um ideia clara do tamanho do desafio. Parabéns pelo trabalho, Fabio.

    • Bruno Teixeira

      Estou lendo o sagabook, e tem ajudado muito, um excelente trabalho rico em informações, e todas bem explicadas. Parabéns Fábio…

    • Murilo Sbaraglini

      Esta excelente, estou acompanhando passo a passo para conquistar meu sonho da cidadania italiana, já estou com todos os documentos.Grato Fabio Barbiero, continuarei acompanhando.

    • Thiago Augusto Silva

      Excelente material, parabéns muito bela sua iniciativa em dispor seu tempo para ajudar, o mundo seria muito melhor com mais pessoas assim… Se possível gostaria apenas de tirar uma duvida no cartório que vou fazer o apostilamento eles informam que podem fazer o traduzido junto com o original pelo preço de um apostilamento, ficando um único documento, pode ser feito assim ou precisa ser separado?

    • Karla

      Recebi a indicação do meu primo e trata-se de um excelente book, pode me esclarecer diversas dúvidas e orientar no passo a passo. Já estou na busca de informações.

    • Cynthia Juliana Guilardi

      Otimo livro!!! super ajuda para quem quer conquistar o direito da dupla cidadania de maneira mais rápida…

    • Rodrigo Ferreira

      Parabéns pelo excelente trabalho Fabio!
      O livro explica de maneira bem detalhada todos os procedimentos necessários para a obtenção da cidadania, inclusive dando dicas de evitar situações adversas que podem surgir ao longo do caminho.
      Me ajudou bastante! Agradeço muito ao Fabio!!!

    • Filó

      Desculpe, só hoje que pude ver o sagabook, ele é um material excelente, qdo for viajar, ele e o guia prática vão juntos rsrsrs…não posso me separar deles. Parabéns, vc é genial nas explicações e nos detalhes… uma pergunta…para fazer o apostilamento posso fazer em outro Estado? São Paulo é muito caro. Obrigado mais uma vez

      • Thiago Augusto Silva

        Sim, pode fazer em qualquer estado, sou de São Paulo e vou fazer o meu por MG e sem precisar ir lá tudo via correios.

        • Filó

          Ok…Obrigado. ..bom dia!!

          Em 17/01/2017 08:34, “Disqus” escreveu:

    • Edson Ricotta

      Material de fácil entendimento. Parabéns !!!

    • Sandra Coda

      Adorei. Muitoooooooo bom. Parabéns pelo excelente trabalho.

    • Vagner Casagrande

      Ciao! Ótimo o site e o sagabook.
      Gostaria de entrar em contato com o Fábio.

    • Fernando Bisinella

      Excelente material!! Aprendi muito!!

    • Fernando Formagini

      Muito bom material, ótimo conjunto de informações, estava difícil conseguir isso antes! Muito obrigado!

    • Mariane de Palma

      Ciao! Muito obrigada pelo guia, é realmente muito explicativo e com certeza vai me ajudar pois esse ano vou iniciar o meu processo de cidadania e espero conseguir meu reconhecimento em breve.

    • Gilmar Gatto Filho

      O melhor material para o reconhecimento da cidadania Italiana da internet, deste te 2009 tenho seguido o Blog Minha Saga, vi as primeiras edições do Sagabook e dos vídeos no Youtube. Ainda não fiz meu processo pois estou em outra etapa na minha vida, hoje estou morando nos Estados Unidos mas ainda esta nos planos me PREPARAR muito bem (como o Fábio sempre diz) para reconhecer minha cidadania Italiana, acredito que este passo sera muito importante para mim e principalmente para a próxima geração. Ao ler este novo Sagabook posso te garantir que você poderá fazer todo o seu processo sozinho ou saberá como otimizar possíveis assessorias. O Fábio tem um jeito único de explicar da forma mais simples possível sem deixar de explicar tudo que seja necessário, outra qualidade muito boa deste material e que não tem “achismos” tudo tem um fundamento legal ou experiencia própria dele, por trabalhar a muitos anos com este tipo de reconhecimento você pode imaginar quantas horas de conversas com oficiais na Itália ele tem na bagagem. Por estas e outras que recomendo a leitura do Sagabook e assistir aos vídeos postados pelo Fábio.

    • Suellen Fracasso Marques

      Olá, Fábio! Baixei o Sagabook e achei incrivelmente didático, esclarecedor e dismistificante a cada página. Você faz um trabalho incrível! Muito obrigada!

    • Leialdo Roni Pulz

      Não é apenas o material, é a seriedade e competência que fazem o seu trabalho ser fantástico… Creio que o que tens feito para tantas pessoas não há dinheiro que pague. Parabéns por tudo. O Sagabook é fantástico, e particularmente foi esclarecedor nos passos (às vezes complicados) do processo de cidadania. Obrigado!!!

    • Julio

      Oi Fábio com o sagabook não tive problemas até agora! Eh ótimo!
      Por quando vou agendar minha visita no consulado não tem a opção de agendar que está no vídeo só tem Passaportes e Vistos! Estou meio que perdidao. Meu email se puder me ajuda julio.argento@hotmail.com muito obrigado até agora!

    • Israel Zanetti

      olá amigo não tive tempo de ler ainda mais te darei uma resposta sim, ok… valeu obrigado.

    • Thiago Fioravante

      Muito bom manual, de facílimo entendimento!!!!
      Melhor guia par quem deseja entender como obter a cidadania italiana!!

    • Edson Bollis

      Único e Melhor manual para se conseguir a cidadania Italiana….
      Uma leitura fácil e acessível para quem pretende conseguir esta cidadania.

    • Alan Bordin Trinck

      Boa tarde a todos!!!
      Dia 01 de janeiro de 2017 comecei a buscar meu reconhecimento da cidadania Italiana, e agora com esse material e os videos tenho certeza que atingirei meu desafio, e logo sei que sera um dos maiores desafios da minha vida. Só tenho a agradecer ao Fabio, pois o profissionalismo dele e paixão por cidadania italiana concerteza vai me ajudar. Baixei o sagabook, vejo que tenho uma longa tarefa de pesquisa, mas vou conseguir. Estou emocionado, por isso o longo texto, estou em busca de realizar um sonho. Grande abraço Fabio e que Deus sempre lhe abençoe.

    • Adriana

      Muito bom, ta me ajudando bastante com minhas dúvidas. Excelente. Perfeito. Estou adorando. Muito Obrigada!!!!!!! Muita benção pra ti!!!!

    • Mariá Guitti

      Excelente material! Na verdade, indispensável para quem quer iniciar sua própria saga. Abs,

    • leandro bissacot coutinho

      Bom dia Fabio! fiquei pensando e escrevendo inúmeros adjetivos para definir o que seu material nos proporciona, lendo outros relatos elogiosos, percebi que já o banharam de energias positivas e de agradecimentos. Mas gostaria de deixar registrado que o SAGABOOK, norteou, materializou o que era abstrato e estava fragmentado como um grande quebra-cabeça, principalmente quando fala da chegada na Itália. Excelente trabalho. Saúde sempre. Grande abraço.

    • Padu Merloti

      Faz um bom tempo que minha familia esta no processo de obtencao da cidadania italiana. O processo esta na fase critica onde ja adquirimos todos os documentos, corrigimos nomes, e etc. O Fabio foi fundamental em nos informar que as coisas mudaram ano passado, e que agora tem um novo processo para certificar os documentos (Haia ao inves de consulado). E essa foi soh uma discoberta. O nivel de detalhes, e a praticidade dos detalhes eh inedita. Nao existe outro lugar onde voce vai encontrar um material tao completo.

    • Mara

      Fabio, quero agradecer sua ajuda com o sagabook e sua dedicação em fazer todo esse trabalho para ajudar e facilitar a vida das pessoas que buscam a cidadania. O trabalho é perfeito, didático, completo e muito esclarecedor. Mais uma vez obrigada pelo seu tempo e empenho. Parabéns!

    • Ana Muniz

      Sou casada há 1,5 com um brasileiro que já possui a cidadania italiana. Atualmente moramos na Holanda (sou residente aqui). Gostaria de saber se já posso pedir a cidadania italiana e se vc tem alguma indicação de algum profissional na Itália que possa me ajudar com todo o processo. Grata.

    • Mariela Francio

      Obrigada Fábio, muita informação e um e-book muito bem esclarecido, muito obrigada!! Parabéns

    • Jucilane Fumaneri

      Recebi o sagabook e gostei muito, um trabalho completo e didático. Parabéns!

    • Filipe Rivelli

      Muito obrigado Fábio! Espero conseguir reconhecer minha cidadania. Estou assistindo às aulas lendo bastante material a respeito. Um grande abraço.

    • Maria Inês Crnkovic Octaviani

      Conheci o Sagabook há algum tempo e gostei. Só ainda não tive tempo para reunir todos os documentos. A atualização ficou ótima e contribui bastante!!! Parabéns!!!

    • Fernando Ramos Madalosso

      Boa tarde, Fábio.
      Muito obrigado pelas aulas. Realmente você é uma pessoa de sucesso e que trabalha para beneficiar o maior número de pessoas.
      Isso é muito bom.

      Mais uma vez, muito obrigado, amigo.

      Atenciosamente,

      Fernando R. Madalosso

    • Rodrigo Barelli

      Esse cara é dez… excelente material… show.

    • Letícia

      Há dois dias baixei a saga para saber mais sobre como conseguir a cidadania Italiana, confesso que não sabia nada e agora com esse material tudo começa ficar mais claro e vou avançando a cada dia nas minhas pesquisas. Parabéns, Fábio, teu material é excelente e impressionante tua dedicação para tal.
      Volto com mais informações das minhas descobertas seguindo as dicas da saga.

    • Ronaldo Belló

      Material bem completo e com profundidade, parabéns!

    • Moacir Salvador

      Material muito bom, ajuda muito quem esta no processo de busca da cidadania, e percebe que não é um bicho tão de 7 cabeças como parece. Seguir a leitura e os passos para esta conquista. Obrigado Fábio pelo material e ajuda.

    • Luigi

      Excelente material.

    • Baixei ontem (09/01/2017), mas ainda não o comecei a ler. Pretendo aos poucos, diante de outras tarefas. A princípio o achei bastante elucidativo, ilustrado… Depois volto a comentar. Grato.

    • Vinicius Merlo

      Livro muito completo, com diversas informações importantissimas. Muito obrigado, Fábio!

    • Gyselle

      O material é excelente! Decidi fazer o meu processo sozinha com muita segurança quando encontrei o site Minha Saga com todo material e vídeos disponíveis. Já sou aluna da Escola também e no final de Janeiro estou indo para a Itália para iniciar o meu processo de cidadania. Muito Obrigada Fabio por toda dedicação e empenho em ajudar ao próximo, isso faz toda diferença na vida de muitas pessoas!

    • Ildemar Favoreto

      Fabio, agradeço o envio. confesso q não li essa versão ainda. estou revendo os últimos passos da minha saga “Favoreto” e assistindo seus vídeos diários. Estou num impasse com a igreja de Maser q diz q não tem o registro do batizado sendo q eu tenho uma tradução do certificado nos documentos do casamento do bisnonno. Acho q vou ter q contratar alguém para ir direto lá. onde acho seus contatos? Abraço

    • Hugo Ciarrocchi

      Realmente não encontrei nada parecido, com o nível de detalhamento e passo a passo, em lugar algum da internet. Além disso, a intenção de deixar tudo muito claro, bem explicado, e agora, com os vídeos novos, realmente temos uma referência perfeita para nos ajudar na busca desse objetivo. Um assunto cheio de macetes, segredos, e dificuldades criadas para se vender facilidades, num meio onde há muitos espertalhões, sendo explicado por alguém que conhece do assunto, sem segredos ou pegadinhas, é algo de muito valor. Parabéns pelo trabalho.

    • Flavio Matheus

      Caio! Venho acompanhando o Fábio desde 2013 e tudo que precisei e ainda preciso saber encontro em seus sagabooks. Tope de mais ! Espero logo conseguir meu reconhecimento. Obrigado de

    • Lucymara Apostolico

      Olá pessoal! Comecei a ler o Sagabook e já vi que será um livro que me acompanhará durante a minha jornada da cidadania italiana. É muito bom poder contar com alguém tão experiente como o Fabio! Boa sorte a todos!

    • CINTHIA MARIA FALBO DONINI

      Ciao a tutti!! Descobri o trabalho do Fabio em 2012, na época ele analisou minha documentação, apontou os mínimos erros que havia, corrigi, maaaaaaaaaas por um zilhão de motivos, fui e voltei da Itália sem concluir a pratica. Mas além das informações sobre cidadania, me foram muito úteis as dicas para legalização de documentos escolares, facilitou bastante minha ida a UNIPV. Agora sim, com outra cabeça e outros objetivos, pretendo concluir o processo e, sabendo que algumas coisas mudaram de lá pra cá, corri pro site do Fabio me atualizar. Grazie mille, Fabio!!

    • Denise Coferi

      Olá Fábio, o livro é realmente muito bom. Pena não ter encontrado antes, grande parte já tinha feito na raça Rss. Mas a partir de agora será meu guia e tenho certeza que me ajudará muito. Abraço

    • amalia cristina de oliveira as

      Muito obrigada pelo guia.Realmente é uma ferramenta muito importante para a sonhada cidadania,completo e de fácil entendimento.

      Sagabook é uma bíblia de informações. grazie.

    • Liliane Rodrigues de Arruda

      Em 2 meses e meio eu concluí minha documentação no Brasil lendo o sagabook, eu já possuia as datas de toda a minha linha e a comune onde meu Antenato (tatarabô) tinha nascido, com a ajuda do Sagabook eu escrevi o e-mail conforme o Fábio ensina, e em um mês eu recebi a certidão na minha casa, lendo o saga tbm consegui entender como fazer as retificações administrativas até a parte final no apostilamento. o Sagabook é excelente

    • Bruno Braz Guaragna

      Sensacional ! Não tenho outra palavra pra descrever. Nós agradecemos Fábio, com toda nossa capacidade de sermos gratos!! Essa ajuda de realizar sonhos(meu caso), é algo extraordinário, que foge do senso comum! Parabéns por este grande trabalho e pela pessoa q és! Forte abraço!

    • Gisele

      Parabéns Fábio ,excelente trabalho ,tudo muito detalhado,completo e muito bem explicado …Super recomendo para quem está nesse caminho pra cidadania ,um grande abraço….

    • Ana Querriquelli

      Estou amando o sagabook, tem tirado muitas duvidas minhas e confirmado algumas certezas.

    • Luana Salvi

      Amando o sagabook, super organizado, gostoso de ler e com informações preciosíssimas!!! Parabéns pela iniciativa! Muuuuito obrigada por compartilhar! Por mais pessoas assim!!!!

    • Danillo Santana

      Fábio, todas as informações que eu tenho conseguido com o Sagabook tem sido um grande presente de ano novo em 2017. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos 🙂

    • Everods

      Muito bom o material Fábio. Estava apreensivo com relação algumas ordens do que fazer…
      Ajudou muito.
      Obrigado

    • Claudia

      Já tem alguns anos que eu pesquiso sobre cidadania Italiana e o sagabook tirou e ainda tira muitas dúvidas! Graças a Deus, Fábio, que você tomou a iniciativa de ajudar outros descendentes a conseguirem comprovar suas cidadania gratuitamente! Isso não tem preço para nós, tamanha gratidão! Muito obrigada pelo seu trabalho! Continue nos ajudando! Abraços!

    • Claudia

      Já tem alguns anos que eu pesquiso sobre cidadania Italiana e o sagabook tirou e ainda tira muitas dúvidas! Graças a Deus, Fábio Barbeiro que tomou a iniciativa de ajudar outros descendentes a conseguirem comprovar suas cidadania gratuitamente! Isso não tem preço para nós, tamanha gratidão! Muito obrigada pelo seu trabalho! Continue nos ajudando! Abraços!

    • Érika

      Ciao Fabio, buona sera. Estou adorando ler o sagabook 2017. Muitas informações valiosas que precisava encontrei nele. Ja entrei em contato com o arquivo di stato do comune do meu bisnonno. Muitíssimo obrigada pelo material.

    • Denise Romansina

      Muito esclarecedor, os documentos já tenho há anos, e estou na fila do consulado aguardando, mas como está difícil chegar minha vez, estou pensando em tirar na Itália. E foi super esclarecedor ! Obrigada

    • Lucimar Zulian

      Estou absorvendo aos poucos o conteúdo…Tenho certeza que o manual vai me ajudar muito…E os vídeos tbm… Estou apaixonada pela história da imigração e pelas minhas raízes… Obrigado Fábio por dedicar seu tempo a facilitar nossas buscas…

    • Geancarlo Sela

      Olá Fabio, olá pessoal!
      Há uns 9 anos ouvi meu padrinho e minhas primas (filhas dele) falarem que estavam atrás de documentos dos ancestrais para entrar com o processo de reconhecimento da naturalização italiana, entretanto, por alguma razão o consultor que foi contratado, até hoje, não deu mais sinal de vida. A parte boa é que não foi pago nada à ele.
      De qualquer forma, passou-se um tempo e eu pensei novamente na ideia porém, não dei continuação mas, em outubro fui fazer um curso em Coimbra – Portugal (minha primeira viagem de avião e também internacional), onde achei tudo maravilhoso, entretanto meu sonho ainda era conhecer as minhas origens. Desse modo, findando o ano de 2016 pedi ao meu padrinho tudo o que ele havia juntado até então e, fazendo pesquisas descobri o Minha Saga que, já me fez aprender muita coisa sobre o assunto em menos de 10 dias.
      Venho lendo o Sagabook 2017 progressivamente (junto dos videos do Curso da Cidadania Italiana 2017) e adorando as dicas que o Fabio nos dá para conseguir qualquer documento necessário para conseguir o reconhecimento da nossa naturalização.
      Hoje, descobri que tenho todos os documentos necessários, exceto pelo atto di nascita ou pelo certificato di battesimo, em razão de estar tentando descobrir a data exata e/ou local do registro do meu antenato.
      Porém, já encaminhei um pedido para o Diretor do Archivio di Stato para que possa me auxiliar a descobrir mais facilmente.
      De resto, acredito que eu tenha que corrigir alguns documentos que contenham erros e variações e depois vai ser só alegria.
      Só tenho a agradecer ao Fabio e toda a sua disponibilidade em ajudar à todos que têm a intenção de obter o tão sonhado reconhecimento da cidadania italiana, pois toda essa ajuda vale mais que ouro.
      Grazie mile per tutti, Fabio! Abbraccio!

    • Bernardo José Illede

      Oi Fabio! Obrigado por ter me dado esta oportunidade de saber tudo sobre cidadania italiana e mais ainda de saber um pouco mais da Itália. Parabéns e muito obrigado por dispor todo seu conhecimento ao alcançe de todos.

    • Paty Dias

      Fabio ! o SagaBook foi de grande ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu antenato na Itália!. Escrito de maneira simples clara e objetiva, se você possuir as informações mínimas com certeza seguindo os passos do book irá encontrar as certidões !obrigada por compartilhar sua experiência conosco!

    • Maria Angélica Sartori

      Chiao, Fabio!

      Quero agradecer imensamente por todo esse material e sua dedicacao em tornar nosso processo rumo a cidadania um pouco mais facil. O Sagabook 2017 tem me orientado ainda mais. Os videos aulas tambem me tem ajudado muito. Super muito obrigada! Voce eh o nosso grande estimulador a continuarmos correndo atras desse sonho. Obrigada. (nota: desculpe-me, pela ortografia. O teclado nao fala portugues. 😉 )

    • CK

      Estou vendo exatamente agora a documentação pra tirar a minha cidadania na Itália e o sagabook está me ajudando muito!
      Muito obrigado Fabio!

    • EDUARDO MAROTTI

      Graças ao Sagabook eu consegui informaçoes nunca antes descobertas a respeito do meu Antenato Italiano, nesta caso o meu bisavô. Ainda estou com dificuldades de Obter a certidão negativa de Nascimento dele que se encontra na Italia, na regiao de Salerno. Quem puder me ajudar com isto pfvr entre em contato comigo> edusmarotti@gmail.com
      Obrigado Fabio

    • Meire

      Estou super agradecida!! Em pouco tempo tenho tido avanço devido a assertividade do manual!

    • ewerton santos

      Muito legal, graças a Deus já tenho minha cidadania reconhecida, fiz tudo sozinho, na raça, errando e corrigindo, não tive o conhecimento do minha saga antes e por isso acompanho e participo para encorajar esse companheiro a continuar nessa empreitada.

    • Emilise Panuccio

      Olá, Fabio! Gostaria de agradecê-lo e de parabenizá-lo por esse trabalho memorável! Com simplicidade, honestidade e dinamismo você compartilha todo o seu conhecimento conosco gratuitamente. Você é uma inspiração de empenho, dedicação e força de vontade para todos nós! Obrigada!

    • Dario Domenichelli

      Acompanho desde sempre eu admiro a honestidade em que este vero italiane mostra em seus videos.Eu mesmo sempre que pude ajudei varias pessoas que foram estorquidas por falastroes que nao davam assistencia e cobravam fortunas e houve casos que salvei ate da fome quando uma pessoa aguardava seu processo e o.mesmo nao findava.Penso que so o fato de alguem esclarecer os fatos como o Fabio ja da de mao beijada todo o processo.,quisera eu ter tido esta ajuda quando em 2001 fui a italia com uma pilha de documentos e sem a nascita de meu nono e consegui gratis na comune de arezo ..hj vejo o processo de cidadania em duas etapas..a de antes do Fabio e depois do Fabio…divulgo milhares de x e assim o farei enquanto puder.Parabens ragazzo sei bravissimo

    • Juliana Bartijotto

      Olá Fábio, obrigada por compartilhar informações tão preciosas. Porém, não consigo baixar o sagabook.

    • Gislaine Davi

      Amei o Sagabook!
      É muito bem elaborado e está me ajudando muito!
      Obrigada!

    • Willian Martinelli

      Fantástico material!
      Preciso e ao mesmo tempo extremamente fácil de entender.
      Com certeza vai ajudar a todas as pessoas que queiram entrar nessa jornada.

    • Guilherme Sequeto

      Parabéns o E-book é fantástico, graças a ele me senti motivado a ir atrás da minha cidadania, e descobri que um primo meu já conseguiu tirar e tem todos os documentos necessários, agora só preciso registrar tudo e ir para a Itália solicitar meu direito.

    • Marina Rocha Malta

      Amei! Me ajudou muito, e me ajudará futuramente para conseguir minha dupla cidadania italiana!

    • Valeria BM

      Fábio mais uma vez Parabéns pelo seu trabalho! Sou sua fã de carteirinha, seus artigos, livros, vídeos, tudo é muito didático e prático, vc se expressa muito bem! Estarei te seguindo sempre! Abraços!

    • JD Morbidelli

      Estou acompanhando as aulas com o Sagabook 2017 ao lado. Gostei muito do conteúdo, e tenho certeza que me auxiliará muito no processo da minha cidadania. Procurei, certa vez, uma pessoa “especialista” em cidadania e, embora eu não precisasse “mover uma palha” – ela iria atrás de todos os meus documentos -, achei o preço exorbitante. Por isso, pretendo fazer eu mesmo. Obrigado!

    • Mariana Thomé

      Livro muito Bom! Esclareceu 95% das minhas duvidas e as dicas auxiliaram muito nas minhas buscas.

    • Bernardo José Illede

      Boa Noite Professor!!!!Gostaria de tirar uma duvida.Minha esposa tem dupla cidadania (Moramos no Brasil)e minha filha é cidadã italiana(Mora na Italia fazem 9 anos é casada com italiano),quero ficar com minha esposa por 180 dias na Italia,pois nossa filha está grávida e queremos acompanhar o nascimento de nosso neto(eu não tenho dupla cidadania)o que preciso fazer?

    • Enzo Delcompare

      estou no início do livro, mas muito empolgado… não vejo a hora que reconheçam a minha cidadania italiana… já havia ido atrás em outras ocasiões, mas não senti que as coisas estavam acontecendo… mas agora com o blog do Fábio e o e-book sinto que as coisas darão certo sim!

    • Eduardo Martinelli

      Pretendo começar neste ano de 2017 o meu processo de cidadania italiana, vou acompanhar todos os seus videos e ler com bastante atenção seu manual para estar bem informado e qualquer dúdiva vou solicitar a você. Por enquanto muito obrigado.

    • Paulin Ricardo Rotava

      Uma amiga me indicou o Sagabook e eu baixei e imprimi, sanei várias dúvidas, e constatei que não é tão difícil quanto parece, levando em conta as opções, e acabei descobrindo que tenho alguns segundos primos que já fizeram e a documentação é a mesma, só muda do meu bisavô pra baixo, que temos toda a documentação também à mão, Um abraço da Família Rotava. Quanto do encaminhamento da documentação, conversaremos em breve…

    • Glacinéia Tramontin Viola

      Olá Fabio li o sagabook 2017 e gostei bastante vou colocar em pratica já este mês, as certidões já tenho falta o restante, gostaria de um contato particular seu pra mim trocar umas idéias com e você.
      Desde já obrigado

    • Ezequiel Barboza

      Gostaria de parabenizar pelo Sagabook – muito didático e esclarecedor – gostaria de ter lido a mais tempo. Parabéns também pelo Vlog.

    • Ricardo Rossi

      Olá Fabio!

      Acompanho a saga desde 2015 quando, depois de ler o sagabook, me interessei um pouco mais sobre o processo de reconhecimento na Itália, recentemente baixei o sagabook 2017 para me atualizar sobre o tratado de Haia, que entrou em vigor no Brasil em Ago/16. Seu trabalho foi fundamental para me direcionar para o caminho correto. Ainda tenho muito trabalho á fazer antes de dar entrada no processo e ainda vamos nos falar ao longo dele.

      Só tenho á te agradecer pelas instruções detalhadas em seu livro e pela sua grandiosa atitude em ajudar os descendentes aqui no Brasil.

      Um Abraço

      Ricardo

    • Maria Jose Pontieri

      Oi, Fabio!

      Antes de tudo, Feliz Ano Novo! Nunca comento nada em seu Saga, mas atendendo seu pedido aproveito para agradecer e dizer que admiro muito o trabalho que faz, muito competente e seriamente. Gostei muito do Sagabook. Informações valiosas sobretudo para quem ainda não tem a cidadania e não conhece a Itália ou outro país europeu. Não que seja o meu caso, pois já sou cidadã italiana há muitos anos e já vivi na Europa alguns anos. Meu interesse em acompanhar seu trabalho deve-se ao fato de querer me manter atualizada com a vida aí. Ademais porque adoro a Itália. É isso. Muito obrigada por tudo e até. Fraterno abraço. Maria Jose

    • Vanessa Balestri

      O livro é excelente! O trabalho do Fábio é admirável…disponibilzar um conteúdo tão rico sem cobrar por ele é surreal. Só tenho a agradecer!

    • Thiago Massolla Couto

      Excelente, já estou reunindo os documentos para dar entrada no pedido de dupla cidadania a quase um ano e ainda tinha diversas dúvidas, com este manual consegui sana-las e estou mais confiante em relação ao processo de reconhecimento da cidadania italiana!

    • Jose Roberto Caldogno

      Fábio bom dia, em primeiro lugar quero desejar para você e toda sua casa um Ano Novo com muita saúde, paz, alegrias e conquistas.
      Gostei muito do Sagabook, muito bem elaborado e com detalhes que não encontramos tão bem explicados.
      Um grande abraço.

    • Tatiana Slonzon Juhas

      Fábio, boa noite!
      Muito obrigada pela elaboração tão bem detalhada do Sagabook. Ótimo material!
      Eu fiquei somente com uma dúvida sobre a CNN, não localizei nada que fala sobre onde consultar se meu antenato se naturalizou ou não. Pois a CNN dele está saindo mesmo com todas as variações de nome, porem a certidão de óbito diz que ele se naturalizou mas não sei quando.
      Fico no aguardo desta informação se possivel.
      Muito obrigada!

    • André

      Fabio esse ano que descobri seus videos e fiquei muito feliz pois tem me ajudado muito. e agora estou começando uma nova etapa que é descobri a certidão de nascimento do meu bisavó na Italia. só gostaria que vc me desse uma luz se procuro pelo nome dele ou da mãe ou pai. um abraço e um feliz 2017

    • Rita Medina Claro Sturza

      Oi, Fábio,

      O manual está sendo muito útil e já estou pensando em viajar ao RS, (moro no Paraná) no inicio do ano, para ir atras da documentação de meus antepassados Trevisan e descobrir qual foi o imigrante.
      Agradeço tua gentileza de disponibilizar este material. Vai facilitar muito a minha jornada até a obtenção da dupla cidadania.

    • Débora Soares

      Bom dia pessoal, bom dia Fábio!

      No começo desse ano (2016) eu comecei a minha SAGA, atrás de todas as certidões, também optei em fazer tudo sozinha. Agora estou revisando todos os documentos e quebrando a cabeça para analisar os pedidos de retificação que serão necessários, para em breve poder fazer o apostilamento e ai então poder ir para a Itália. Infelizmente só encontrei o SAGABOOK agora, tive que quebrar muito a cabeça atrás de informações até aqui, enfim, mas estou acompanhando desde então toda a sua história, pois tenho certeza que vai me ajudar ainda e muito. Bom é isso, começo a me preparar financeiramente para embarcar em busca da minha sonhada cidadania. Parabéns pelo seu trabalho e atenção com todos os seus leitores. Sucesso a todos!

    • Romano Castelucchio

      Fiquei sabendo que tem uma lei italiana que na pratica da cidadania não teria nescessidade da certidão de casamento do antenato isto procede?

    • Débora Dittrich

      Gostei muito das orientações contidas no Book. Estão dispostas de uma forma clara, objetiva é muito organizada. Respondeu a praticamente todas as minhas dúvidas . Parabéns pelo trabalho e disposição Fábio em compartilhar. Recomendo. Obrigada. Débora Dittrich

    • Ana Caroline Salvador

      O Sagabook é excelente! Tudo muitolouco explicado! Realmente irá me ajudar muito no processo que pretendo iniciar em breve! Parabéns e sucesso Fábio!

    • Nereide A. Borin

      Excelente material que é um presente realmente para quem ganha e uma grande gentileza do Fábio Barbiere! Que Deus possa dar a ele muitas dádivas. Muito obrigada mesmo…tenho lido aos poucos, como quem saboreia um bom vinho. Abraços amigo!!

    • Edson Fanelli

      Oi Fabio, muito bom o material! Li neste fim de semana tudo muito bem explicado fácil de entender!
      Tinha umas duvidas sobre como buscar os documentos no Comune de Vitorchiano, mas já me achei.
      Obrigado amigo.

    • Rafael de Paula

      Minha saga serviu praticamente como uma família , te ensinando tudo que precisa saber pra se dar bem nas suas aventuras pelo mundo, conseguir a cidadania é uma delas é o Fábio Barbieri fez parecer fácil com a ajuda e as dicas que sempre passa… Obrigado por tudo e que Deus te de em dobro tudo que você faz pelos seus seguidores…

    • Denise Baptista

      Sensacional!

    • Rafael Donegati

      Gostei muito. Explicação detalhada e precisa. Obrigado por compartilhar sua experiência e tempo ajudando as pessoas.

    • Rafael

      Venho acompanhando a saga desde 2015, consegui encontrar 95% dos documentos inclusive de nascimento do trisavô, falta apenas de matrimônio no Brasil e estará completo (Família Detoni de RS e SC) , tudo graças ao Fábio, ao sagabook e aos diversos vídeos no youtube, assisti todos os 30 vídeos da saga diária, muito bom, obrigado pelo seu tempo dedicado a nos informar!

    • Eduardo Airoldi

      Excelente! Fácil de entender, é um norte para quem está buscando a cidadania italiana. Estou divulgando o trabalho! Parabéns!

    • Gustavo Zabot

      Muito bom o material!!! Li ontem mesmo tudo mto bem explicado fácil de entender!!! tenho certeza que esta ajudando mtas pessoas assim como esta me ajudando tbm!!! Parabéns pelo trabalho!!!! Forte abraço

    • Jairo Reis

      Olha, estou gostando muito do livro, do site. Sua forma de escrever sem rodeios e direta é muito boa, fácil de entender. A sua informalidade nos aproxima muito do seu material e dá uma impressão que estamos conversando pessoalmente com você. Parabéns pela iniciativa e pelo seu empenho em fornecer e compartilhar suas experiências. Um grande abraço.

    • Rafael Burgatti

      Muito bom o material, recomendo com certeza para todas as pessoas que procuram a cidadania. Um material bem completo que mostra o passo a passo. Parabéns Fabio!

    • Vinicius Stuchi

      Parabéns, ótimo Material para quem quer requerer a cidadania Italiana.

    • Edelcio Lunardi

      Mais didático que o Sagabook é impossível.
      Infelizmente ao consultar no Serviço Demográfico da cidade de Galzignano Terme não consegui o email e telefone do responsável por esse departamento, o que me fez desistir de enviar email solicitando a certidão de nascimento do meu avô. Há muito tempo tenho em forma digital os documentos de todos da minha família que vieram para o Brasil em 1893, porém estão arquivados no Tribunal de Padova e como só vale os emitidos pela Comune…

    • Henrique Salvador

      Muito bom! Tudo que aprendi foi no Minha Saga, tudo mastigado e pronto pra ser entendido!

    • Leticia Sabbadini

      Além de ser emocionante e muito bem escrito, é leitura obrigatória para conhecer os meandros do processo de cidadania. E descobri que minha família e a de Fabio vieram da mesma província! Parabéns pelo belo trabalho, Fabio!

    • Edna Oliveira

      Estou lendo o livro, com certeza vai nos ajudar muito. Minha filha quer o reconhecimento da cidadania, já temos os documentos do antenato, agora é fazer as retificações nos registros brasileiros. Ânimo total!!!!

    • Fauzer Rossi

      Muito bom esse livro…. imprescindível para quem quer entender melhor e alcançar o seu sonho da cidadania…. um sonho não uma utopia. Abs Fábio

    • Sagabook 2017 é ótimo! Parabéns por compartilhar com todos! E bora tirar a cidadania.

    • Robson Marim

      Ciao Fábio!

      Parabéns pelo seu trabalho e dedicação no que se refere a cidadania Italiana. Muito bom e útil o seu guia.

      Grazie mille!

    • Marcello Percontini

      Ótimo trabalho realizado! o Sagabook é a bíblia para quem deseja reconhecer a cidadania italiana!! Parabéns!!

    • Maurício Costa

      Olá Fábio! Suas dicas estão me ajudando a realizar o agendamento para o passsporte! Tive um pouco de dificuldades no início porque achei que o sistema abria todos os dias da semana, mas acabei descobrindo que não! Tentei quarta-feira e o sistema não abriu! Aí meu pais conseguiram na quinta feira, então acho que hoje as 21h eu Tb conseguirei! Estamos supondo que o sistema abre as 21h de domingo, terça e quinta, o que corresponde à meia noite de segunda, quarta e sexta em Roma! Será que isso está certo?

    • Edison

      Olá Fabio!
      Ainda estou lendo o manual pois estou organizando os documentos para fazer a cidadania.
      Por enquanto está sendo muito importante e prático. Agradeço de coração.
      Ainda tenho algumas dúvidas. Assim que estiver com todos os documentos, vou pedir tua ajuda para alguns esclarecimentos, se vc se dispõe é claro.
      Edison

    • Arturo

      Ola, Fábio.
      Realmente o seu manual é 100% prático e de muita utilidade para todos que sonham em buscar o reconhecimento de seu direito pela Cidadania Italiana, parabéns pela simplicidade e objetividade, pena que seja tão demorado o processo aqui no Brasil e tão caro o custo para se conseguir esse objetivo, tanto aqui quanto aí na Itália.
      Não sei se aqui é o lugar certo, porém gostaria de lhe fazer uma consulta de como proceder quanto ao meu caso, meu avó é italiano, natural de uma Comune em Verona, minha mãe já falecida nasceu no Brasil, e eu sou filho de mãe solteira e nasci após 1948, foi
      declarante minha avó, preciso procurar um advogado aqui no Brasil para resolver isso?

    • Glauber Néspoli

      Olá Fabio, obrigado pelo livro, com certeza vai ajudar no processo.

      Tenho uma dúvida: Preciso residir na mesma cidade da comune em que vou dar entrada no processo? Pergunto pois vou dar entrada no processo na cidade de Verona, porém vou residir em Bolonha, então gostaria de saber se terei algum problema com isso.

      Um abs,
      Glauber

    • Lino Francisco Pastori Mendonç

      Olá Fabio! Gostaria muito de te agradecer pelo seu livro. Ele me ajudou muito com os todos o processos da parte Brasil, (eu comecei a ler em Janeiro/2016) e consegui me organizar. Em Outubro desse ano fui para a Itália para iniciar meu processo de cidadania. Sem o seu livro e suas informações no seu site tenho a certeza que não conseguiria ir muito longe. Parabéns pelo trabalho, e pelo que eu sinto você o faz com paixão e comprometimento! Que Deus te abençoe muito. Lino Pastori

    • Stefano Suraci

      Excelente livro, obrigado, muito esclarecedor!

    • ANA MILANI

      Maravilhoso !! Agora até me animou a não desistir do meu sonho, que antes parecia algo tão distante. O Sagabook mostra que não é tão distante assim, é possível. Obrigada Fábio !! Seu livro acendeu uma luz no meu caminho.

    • Nelson

      Fábio, não há palavras para agradecer por tão importante trabalho de utilidade pública que você presta a todos nós, filhos desta terra maravilhosa que é a Itália. Tanto o Saga book quanto o seu canal no Youtube são ferramentas imprescindíveis para quem está procurando saber o necessário para obter o reconhecimento da cidadania italiana. Muitíssimo obrigado e continue sendo este ser humano fantástico.

    • Vitor Hugo Patussi

      Olá Fabio,

      Parabéns e obrigado pela iniciativa/atitude de escrever/divulgar gratuitamente seu livro “Sagabook” – esclarecendo e detalhando todo o processo necessário a obtenção e reconhecimento da cidadania italiana.
      Abraço!
      Vitor Hugo Patussi

    • Paulo Vetri

      Vital para o processo esse livro!

    • Robson Marim

      olá. Não estou conseguindo baixar o Saga. Alguém pode me ajudar?

    • Roberto Ramos

      Bastante esclarecedor, muito útil para correta interpretação de algumas instruções fornecidas pelos sites dos consulados!i

    • JOÃO ALFREDO

      Excelente material, minuciosamente explicado. Esta sendo muito útil para mim. Parabéns!!!

    • Milene Sueli Copede

      Mais explicado que isso impossível!!
      Estou seguindo todos os passos e tem dado tudo absolutamente certo.
      Muito obrigada por ajudar a realizar sonhos.
      Abraço!

    • Bruna Cozer Gomes Couto da ros

      Bom dia
      Adorei o material, estou fazendo passo a passo do que está no livro, e pra lhe falar a verdade tem me ajudado muito, só é falta conseguir a certidão da Itália agora.
      Muito obrigada Fábio
      Um grande abraço

    • Aline Estevão

      Muito bom ,demais ! Só tenho a agradecer por esse trabalho maravilhoso! Parabens !

    • Claudemir De Oliveira

      Oi Fabio, claro que sim, ótimo trabalho parabéns.

      Sou bisneto de um italiano, Estou na minha saga em busca de documentação do meu
      antepassado e o Saga book esta me auxiliando muito nesta minha jornada que ira
      terminar ai na Itália com minha cidadania reconhecida.

      Valeu, Claudemir de Oliveira.

    • Stefania Guidace

      Muito eficaz e super atualizado, um excelente guia sobre cidadania italiana.

    • Diogo Vasconcellos Trivellato

      Excelente guia sobre a cidadania Italiana. Fácil de ler e com exemplos que contribuem para o entendimento do assunto.

    • Di Mello

      Muito bom o SagaBook, através dele, estou tendo o suporte informativo necessário para ir atrás da minha documentação pra poder tirar minha cidadania italiana em breve, obrigado pelo presente!

    • Ceiça Diniz

      Maravilhoso! Agora é só colocar em.pratica e tentar encontrar a certidão do meu antenato que está muito dificil!!!

    • Cristina

      Manual fantástico. Muito bem explicado e com ótimas dicas.
      Parabéns.

    • José

      O que mais eu admiro em você, Fábio, é a sua vontade de realmente ajudar as pessoas e não vender soluções apenas. Isso é o maior mal do ser humano, neste ramo como em muitos outros. Você está de parabéns, e muito obrigado!

    • Ariany Lapetina

      Estava sem saber detalhes de como o processo funcionava como um tudo incluindo custos e tempo. Com o livro tive todas as informações que eu buscava com detalhes e imagens. Me ajudou muito!
      Fabio muito obrigada pelo seu trabalho!

    • Marcos Rizzo

      Deus criou o mundo em seis dias, e no sétimo Ele descansou. Mas no oitavo dia, Ele criou o Fábio para nós!

      Obrigado por facilitar com todas as informações!

    • Alecsandra Oliveira

      Adorei …as dicas do guia do frio são otimas também vale muito a pena ler

    • Rodrigo Carolo Sulzbach

      O manual é bem prático e explica os passos e caminhos necessários para obtenção da cidadania italiana de uma forma bem didática, clara e objetiva. Me ajudou muito, pois dá dicas importantes onde podemos pesquisar, como solicitar documentos italianos, entre outros. Parabéns pela iniciativa e que o teu caminho se ilumine e lhe traga muita felicidade!

    • Guilherme Morretoni

      Estou gostando muito do Sagabook,muito mesmo.
      Parabéns Fábio pelo ótimo trabalho.
      obrigado.

    • Maria Aparecida Fontes

      Estou gostando muito do sagabook.Obrigada

    • Lucas Almeida Bongiovanni

      Esse manual veio em boa hora, tem absolutamente tudo o que você precisa, so seguir direitinho que chega no pote de ouro.

    • Cassilaine

      Melhor manual que ja vi e li, pratico e especifico. Sempre que tenho duvidas recorro a este site ou agora ao manual.

    • Produtos Made in Italy

      parabéns! sem palavras, pelo trabalho realizado, sucesso para vc!

    • Giu Araujo

      Um manual muito esclarecedor e que facilita bastante a busca da cidadania italiana. Agradeço muito essa ajuda. Parabéns.

    • Renatinha Lins

      Um manual completo e riquíssimo de informações. Para quem está começando a se inteirar sobre o assunto “cidadania italiana” esse manual é uma leitura obrigatória, assim como o site minhasaga.org, cujos artigos, muito bem escritos, trazem uma gama infinita de conhecimento sobre vários pontos importantíssimos a respeito da vida na Itália e da obtenção da cidadania italiana.

    • hlmerscher

      Muito bom. Bem detalhado e informativo. Parabéns!

    • Marcos Mulinari

      Na verdade é difícil colocar uma comentário sobre o Sagabook, uma vez que é extremamente bem elaborado, elucidador e acima de tudo um estimulo para quem deseja regressar à sua origem Italiana (eu mesmo tenho o sonho de minha cidadania, pois tenho a Itália como se fosse minha terra de origem).
      Mas farei uso deste espaço para fazer um comentário de uma pessoa que não conheço, estamos vivendo em tempos que só nos deparamos em todos os lugares/locais com pessoas e profissionais que buscam acima de qualquer coisa ganhar, e ganhar qualquer coisa em detrimento dos outros… E ai nos deparamos com uma cara (Fábio), que dedica-se em transferir conhecimento, em dar um pouco do que aprendeu com seus erros e acertos sem nos perguntar: Vai pagar quanto por isso?
      Não lhe conheço, mas posso dizer que você faz parte de um grupo pequeno de pessoas que ainda existem e estão dispostas/prontas para bater palmas quando percebem o sucesso dos outros, meus parabéns Fábio!
      Em breve darei uma passada em Pisa, e terei um enorme prazer em brindar com você e família, pois pessoas como você devem ser brindadas com um “vino altissima qualità”.
      Marcos Mulinari

    • Priscila

      É o melhor material referente a cidadania Italiana. Otimo trabalho e obrigada por compartilhar seu conhecimento com todos.

    • Bernardo Couto Carneiro

      Muito bacana seu trabalho, Fabio. Além de prático e bem explicado, resume tudo de maneira clara o que devemos fazer para retirar a cidadania. Muito obrigado!!

    • Eduardo Rosa

      Dentre tudo que pesquisei sobre cidadania Italiana, o teu livro foi e é o melhor de todos. Parabéns pelo trabalho, você foi detalhista, e esclarece passo a passo todas as etapas!

    • Marcos

      Excelente material, estou na fase final de busca dos documentos, em breve pretendo realizar o sonho da dupla cidadania…

    • Simone Sette

      Olá Fábio!!!! Que interessante a leitura do Sagabook! Com ele pude eliminar muitas dúvidas, pois o texto é muito didático e esclarecedor. Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Te desejo ainda mais sucesso e agradeço imensamente por sua generosidade!

    • Paty Scivoletto

      Adorei o Sagabook! Excelente o livro! Muito bem escrito e muito explicativo! Está tudo “mastigado”.
      Por ser didático achei que poderia ser cansativo, mas longe disso, leitura muito fácil!
      Parabéns Fábio pelo livro, pelo blog e pelo Youtube!!

    • Kleber Lovisi

      Caro Fábio,

      Muitíssimo obrigado pelo desenvolvimento do material, pois com ele consegui a confirmação advinda da Itália confirmando a localidade das documentações, bem como os a base orientada para que eu possa realizar o meu reconhecimento pelo processo judicial.

      Saudações,

      Kleber Lovisi

    • Wilher Perazolli

      Fabio, muito obrigado pelo ótimo trabalho sobre cidadania e a vida na Itália, é sempre bom estarmos a aprender coisas novas e principalmente pertinentes aos nossos interesses. Agrega muito ter acesso a esse tipo de conteúdo e é realmente impressionante o seu empenho nessa obra, novamente obrigado.

    • Guilherme Fregapani

      Caro Fábio, recebi e já lí todo o seu guia. Achei um trabalho realmente maravilhoso. Parabéns. Você é muito Especial.

      Fábio,

      Gostaria muito que você tivesse um tempinho para me ajudar. O caso é o seguinte:

      Eu e o meu Pai Já conseguimos nossos reconhecimento de cidadania. O nosso processo todo foi feito aqui no Brasil(Brasilia ). Demorou 12 anos.

      Meu Pai pretende fixar , em maio do ano que vem, residência (alugando um imóvel), no Commune de Cozenza, na Calábria.
      Minhas três(3) irmās vāo juntas para aproveitar e iniciar o processo de reconhecimento lá.

      Já te sigo a um bom tempo no YouTube. Recentemente adquiri a 2* edicāo do seu livro para servir como guia. Aliás, como já disse, um excelente trabalho!

      Gostaria de perguntar:

      I) Sabe de alguma restriçāo ao Commune de Cozenza?
      II) Quanto à documentaçāo?

      a) Basta a documentaçāo de cidadania do Pai e as certidōes de nascimento de cada uma (de interior teor, traduzida e apostilada em cartório?

      b) Já está valendo esse apostilamento?

      III) Os pedidos devem ser no mesmo Processo? Ou cada uma terá o seu Processo?

      IV) Uma das irmās é casada há Mais de 3 anos. O Marido tem direito a solicitar a naturalizaçāo? Basta a certidāo de casamento? É no mesmo processo?

      Favor responder no e-mail: guifregapani@hotmail.com

      Aguardo ansiosamente sua orientaçāo.

      Abraços

      Guilherme Fregapani
      Abraços

      Guilherme Fregapani

    • Camila Bertoco

      A apostila é muito esclarecedora. Obrigada por disponibiliza-la gratuitamente 🙂

    • Isabel Rossoni

      Olá Fabio! Faz algum tempinho que estou me dedicando a buscar a cidadania italiana e confesso que nunca havia me deparado com um material tão esclarecedor e tão passo a passo quanto o que você produziu. Com o manual que escreveu Fabio, já me sinto saindo do lugar. Muito obrigada por sua dedicação na feitura de tão bom material e pela disponibilização gratuita do mesmo! Que Deus o abençoe muitíssimo! Ainda voltarei aqui p/ dar a boa notícia! Abrçs Fabio e obrigada mais uma vez 😉

    • Maria Aparecida Fontes

      Estou gostando muito do livro.

    • Thais Viggiani

      ótimo material, completo e me ajudou muito! Parabéns Fábio pela sua inciativa!

    • Sandra Williams

      Caro Fabio, suas dicas são maravilhosas…grazie mille!!!!

    • Gustavo Bernini Szczepanski

      Olá Fábio, muito obrigado por essa iniciativa sua, essa dedicação tremenda em escrever e esmiuçar o conteúdo e divulgar o seu conhecimento e experiência, referente a cidadania italiana.
      Me motivei muito com as suas informações e dicas valiosíssimas. Estou no começo, buscando saber quem é o meu antenato italiano, como você mesmo citou: não desista, várias pessoas tentam nos desmotivar e para de seguir o caminho da cidadania por muitos motivos, mas não irei me entregar!
      Parabéns por esse bonito trabalho que você faz.

    • Renata Cirulli

      Olá Fábio, gostaria de agradecer o seu empenho em escrever, fazer vídeos, ajudar e tirar dúvidas de nós que vamos até você.
      Adquiri o Sagabook o ano passado, achei ótimo o manual, leitura clara e objetiva.
      E esse ano resolvi colocar em prática o projeto: busca pelos documentos dos meus antenatos. E pela minha surpresa e alegria, foi muito fácil! Nem acreditei quando enviei o e-mail para o Comune e no dia seguinte eles me responderam dizendo que iriam enviar a certidão da minha nonna! E realmente enviaram após um mês recebi o documento. Fiquei animada por ver que as orientações do seu manual estavam se tornando reais, enquanto eu estava desanimando achando que seria muito difícil colocar isso em prática. Um sonho que começa a tomar forma e que graças a sua ajuda isso está se tornando possível. Agora vou para a próxima etapa, as certidões brasileiras. Parabéns pelo seu trabalho, por toda a dedicação no que faz e desde já faço aquela oração para que sua vida seja abençoada cada dia mais. Estou só no começo mas com seu guia em mãos estou confiante de que tudo dará certo!

    • Jose Fazion

      Bom dia Fabio , e obrigado por disponibilizar tempo e dedicação o Saga 2017 ,por estar acessível a todos tirando duvidas amim me ajudou muito no entanto que estou na faze de traduções , seria possível falarmos sobre vagas para este proximo ano te mandei emailse puder responder fico grato

    • Malu Darsie

      Todo o material que vem sendo preparado ao longo destes anos (acompanho os 3 últimos), mostra a coerência entre o discurso e a prática de Fábio, e a excelência em orientação rumo à cidadania italiana. Sou especialmente grata, pois estou providenciando meus documentos (e correções, incluindo judiciais) sozinha. Já teria desistido, não fosse o precioso apoio de Minha Saga.

    • Vanessa de Faria Fotografia

      Excelente guia! Não existe nada parecido! Tudo o que se precisa saber sobre cidadania italiana e o passo a passo de cada etapa. Me deixou muuuito mais segura para fazer o processo sozinha e me levou a desistir de uma acessoria, me fazendo economizar e aprender sobre o assunto. Considero isso um grande ganho! Obrigada Fábio Barbiero!

    • Marcelo Rauta

      Excelente guia, completo e me ajudou bastante. Por fim, o último lançamento sobre o frio era o que eu estava precisando já que mudarei para a Itália agora no inverno. Adquiri todos os materiais do Fábio Saga e não tenho arrependimentos. Os posts e os vídeos também são bastante instrutivos. Vale a pena ler e assistir a todos. Parabéns Saga, sucesso sempre.

    • luciana ferreira

      Guia excelente! Super detalhado, com vários exemplos o que torna o entendimento muito mais fácil. Alem do guia sigo o canal no youtube e vejo os vídeos para ficar por dentro de mais detalhes. Fábio, você é maravilhoso. Obrigada por você compartilhar sua saga conosco de maneira tão maravilhosa. Você realmente fez a diferença na minha saga, pois seu trabalho me encorajou a seguir a diante. Obrigada!!! Estou na luta rsrsrs

      • Olá Luciana muito obrigado pelas palavras e pelo carinho 🙂

    • Valesca Zampieri

      Ótimo guia! Muito bem detalhado e feito com cuidado e carinho. Muito obrigada pela ajuda Fábio!

    • Vivianne Colombo

      Manual incrivel, obrigada!!

    • Michael Lucio Santana

      OLA FABIO, BOA NOITE.. NAO CONSEGUI BAIXAR O BOOK.. VC PODERIA ME AJUDAR, POR FAVOR???

      • Olá Michael veja se o link não está na sua caixa de spam ou na aba “promoções” do Google

    • Roberta Lorençatto

      Veleu! obrigada!

    • Celia Anjos

      Olá eu também já cadastrei mas não chega no meu email pode me mandar de outra forma? Grata celianjos23@gmail.com

    • Flavia Aquarius

      Olá Fabio! Estou com problema para fazer o download do book. Já cadastrei duas vezes meu e-mail, fiz a confirmação mas não o recebi. Tem como recebê-lo de alguma outra forma? Obrigada.

    • Rafael Felipe Mannrich

      É um manual incrível, deixa claro que seguindo os passos certos, fazendo do jeito certo e se prevenindo em algumas situações não é difícil conseguir fazer sozinho, consegui coragem para tentar só depois de ler. Rumo Itália.

    • priscilacarosio

      Gosto muito da maneira como você escreve Fábio…é divertido, leve, esclarecedor, motivador e o mais importante na minha opinião…confiável!! Obrigada pela sua dedicação!! Espero um dia conhecê-lo pessoalmente…falta pouco…???

    • priscilacarosio

      Gosto muito da maneira como você escreve Fábio…é divertido, leve, esclarecedor, motivador e o mais importante na minha opinião…como nfiável!! Obrigada pela sua dedicação!! Espero um dia conhecê-lo pessoalmente…falta pouco…???

    • Desiree Martini

      Agradeço pelo envio do Sagabook. Ainda não tive tempo de ler todo o conteúdo , mas o farei neste fim de semana. Parabéns pelo trabalho!

    • Jose Augusto Santaella

      Simplesmente completo! Grato pelo ajuda Fábio! Abração…

    • Neyla Fernando Trevizan

      Muito bom, vai ajudar muito, obrigada por ter essa iniciativa.

    • Karen Manhani

      Ajudou muito. Tirou algumas dúvidas e consegui ver se estava seguindo o caminho certo.

    • Suzel da Silva Oliveira Borges

      Boa noite, Fábio, espero que estejas bem, juntos aos seus queridos.

      Iniciei a leitura há poucos minutos e estou realmente agradecida pelo que já tenho lido.
      Deus o abençoe ricamente!

      Abraços,

      Suzel Borges

    • Caroline Franca

      Muitíssimo obrigada pelo tempo e dedicação colocados no Sagabook 2017! Acima de tudo, pelo fato de estar disponível a todos. Realmente uma grande contribuição para todos em busca do reconhecimento. Continue com o ótimo trabalho!

    • Caroline Franca

      Muitíssimo obrigada pelo tempo e dedicação colocados no Sagabook 2017! Acima de tudo por ser um recurso disponível a todos. Realmente uma grande contribuição para todos em busca de reconhecimento. Continue com o ótimo trabalho!

    • Tayná

      Excelente! Tem me ajudado muito em todos os processos para requerer minha cidadania! Agradeço muito por sua dedicação em montar esse material, pois já esclareceu muitas das dúvidas que eu tinha, mesmo pesquisando em diversos sites. Recomendo com certeza! Desejo à você e sua família muitas felicidades! Obrigada!

    • Jakson Depetris

      MATERIAL DE EXCELENTE QUALIDADE, MUITO DIDÁTICO. PARABÉNS PELA SUA INICIATIVA DE PROPORCIONAR AS PESSOAS
      TODO ESSE CONHECIMENTO.

    • Fernanda Priminini Russo

      Material extremamente didático, um guia completo dos caminhos das pedras rumo à cidadania italiana. Recomendo como essencial para quem está em busca de conhecer mais sobre os antepassados. Parabéns Fábio e obrigada por compartilhar com todos nós sua Saga! 😉

    • Dayse Franco

      Adorei o seu material super esclarecedor, didático e bastante útil. estou seguindo o seu material passo a passo e espero chegar ao final dessa etapa com sucesso. muito obrigada.

    • Claudia Mosca

      Ciao Fabio!! fantástico seu material, eu já tenho minha cidadania à 18 anos, baixei para ajudar meu sobrinho a tirar a dele e tem sido bastante útil e esclarecedor como tudo o que vc posta é muito valioso. Tenho feito muitas consultas pois meu filho está indo morar na Irlanda já com a cidadania e graças as suas dicas consegui fazer o anagrafe pois, mudei de um Estado p/ outro e agendar o passaporte sem nenhum problema. continuo te seguindo …. abraço

    • Katia Merces

      Bom dia Fabio! O material é excelente! parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada pelas dicas maravilhosas.

    • Hugo Chagas

      Bom dia Fabio!!
      Parabéns pelo seu trabalho que tem nos ajudado muito.
      Tenho 2 dúvidas:

      1) Eu moro em Londres e tenho quase todos os documentos em mãos, mas falta traduzir os Antecedentes Criminais daqui de UK. Como faço para saber quais são os tradutores juramentados que residem em Londres?

      2) Como faço para pagar os 200 euros?

      Agradeço se puder responder o quanto antes!!

      Abraços, Hugo.

    • Mario R. Souza

      Excelente guia prático para a obtenção da cidadania italiana. Parabéns…

    • Márcia Brandão

      Oi Fábio! Ainda não li todo, mas estou gostando da apresentação e do método que você utiliza, com videos e texto. No entanto, devo lhe dizer que estou triste, pois descobri que minha cidadania só poderá ser reconhecida judicialmente. Isso é um complicador, pois imagino que será bem mais caro. Não sei se me animo a tanto. Continuarei a leitura do manual e posteriormente lhe darei outro feedback. No meu caso, tudo começou com meus bisavós e minha avó vindo para o Brasil em 1891. Minha mãe, filha da minha nonna, que não conheci, nasceu em 1910, portanto descartada da lei italiana. Lamentável, não. Obrigada.

    • Will

      O material é muito bom!! Muito esclarecedor e de fácil leitura. Tudo que eu havia lido na internet nesses últimos meses me trouxe mais dúvidas além das que eu já tinha. Ao ler o Sagabook a coisa deu uma clareada e ganhei mais ânimo para continuar meu projeto de correr atrás da minha cidadania italiana. O seu trabalho, Fábio Barbiero, vai ajudar muita gente. Parabéns pelo material.

    • Elisa Colepicolo

      Tem 2 dias que preencho meu email para receber o ebook mas nada acontece. Já chequei nas caixas social, promoções e spam – nada. Como faço para recebe-lo? Obrigada!

    • Leticia Ruiz

      O material baixado tem sido de grande valia para entender melhor sobre várias questões de cidadania italiana.
      Parabéns Fábio! E muito obrigada pelas dicas preciosas! 😉

    • Desiree Martini

      Já tentei várias vezes, mas não recebo o manual por email. Já verifiquei spams e nada. Agradeço qq ajuda.

    • Edna Isalberti

      Ainda estou nas primeiras páginas, mas já “me clareou as idéias ” rs. Abri uma pasta específica e fiz relação dos lugares pra eu achar os documentos. .. muito bom o livro. Depois que eu termina-lo, voltarei aqui pra deixar meu parecer completo. Por enquanto : obrigada Fábio!

    • Ellen Xandu

      Parabéns pelo material, Fábio! Leitura obrigatória para quem quer o reconhecimento da cidadania italiana sem dores de cabeça!!!