2 meses na Italia

Ciao amigos

Ontem, dia 13 de agosto completou 2 meses que estou aqui na Italia.

E confesso que parece que estou aqui há bem mais tempo…

Ja fiz tanta coisa por aqui rsrsrs

E ja percebo como meu italiano esta evoluido.

É impressionante como hoje eu entendo praticamente tudo que dizem.

E olhem que eu não tenho tido muito tempo de assistir TV, que é uma forma importante de se aprender o idioma.

Ontem estive no comune para saber do andamento do meu processo.

A oficial me disse que esta apenas esperando um documento do comune de Lozzo Atestino em Padova atestando que na epoca que meu trisnonno nasceu não havia cartorio civil (ele nasceu em 1868).

Entao como sou muito legal e sortudo (e modesto rsrsrs) eu tenho uma copia deste documento, que o comune me enviou na epoca que eu pedi a certidão dele.

Eu perguntei a ela se ajudava e ela disse que sim, que ja adiantaria…

Uma coisa engraçada é que eu disse a ela que eu nao tenho pressa com meu processo, pois não pretendo ir embora daqui.

Ela entao fez uma cara muito engraçada e disparou:

– Mammamia, voce é a primeira pessoa que me diz que não tem pressa.

Eu disse que realmente não tenho, que eu quero estudar bem a lingua, pois sei que quanto melhor eu falar italiano, melhores serao minhas chances.

Ela me chamou de bravo e me perguntou se eu ja havia ido ao ufficio daqui, onde ha o curso para estrangeiros.

Eu disse que sim, mas que agora devo esperar ate o dia 1 de setembro, por causa do Ferragosto…

Ela me deu os parabens e me disse que infelizmente muitas pessoas passam pela Italia apenas com o objetivo de pegar os documentos e irem para outro pais.

E não sabem a oportunidade que deixam escapar aqui, pois o pais esta envelhecendo rapido e estão abrindo muitos horizontes para nos…

Enfim, ficamos um bom tempo conversando e eu sai de la feliz da vida, pensando como o mundo da voltas…

Ha dois meses atras eu estava no Brasil sem perspectivas, pensando sobre qual seria a melhor forma de dar um futuro digno para minha esposa e minhas filhas,

Hoje estou aqui, na Italia, conhecendo pessoas fantasticas, aprendendo na pratica o ditado “nada como um dia apos o outro…”

Baci a tutti e vou escrever a voces o mesmo que eu recebi da TIM hoje pelo celular:

“A chi sta vivendo l’emozione di una vacanza e a chi si gode una giornata di riposo in citta’: auguriamo a tutti uno splendido ferragosto!”

28 Comentários


  1. Caramba Fabio…. caiu uma lágrima aqui cara….

    Me ví em vc …. quanto conhecimento nesse blog e quanta ENERGIA BOA.

    Muito obrigado.

    Responder

  2. Ola Debora tudo bem???Basta voce ter um cartao de credito internacional em seu nome, assim vc nao precisa ter 'em espécie'. Peça tambem ao seu namorado pra fazer uma Carta di Ospitalita pra vc, declarando que vc vai ficar hospedado na casa dele!!!Bjs e boa viagem!!!

    Responder

  3. cara eu ví o seu post hoje, e foi muita coincidencia, eu tava no google tentando tirar uma duvida e encontrei a sua pagina..eu vou ficar dois meses em roma, agosto e setembro desse ano(2010) vou ficar um mês na casa do meu namorado e um mês em um apartamento, mas não sei de quanto dinheiro eu preciso para entrar no país, tenho medo de não ter o dinheiro suficiente e não poder ir, voce pode me ajudar?=)

    Responder

  4. Consulado Geral da ItáliaCuritiba AVISO N. 4/2007LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS DE REGISTRO CIVILInformamos que em função do aumento considerável de pedidos de legalização de documentos de registro civil, para pessoas que pretendem solicitar diretamente na Itália o reconhecimento da cidadania italiana, foi adotado um programa informático para o agendamento das solicitações de legalização, elaborado pelo Ministério das Relações Exteriores italiano.O aplicativo que permite efetuar os agendamentos está disponível através do programa de agendamento presente no site web deste Consulado Geral http://www.conscuritiba.esteri.it “Agende seu atendimento” e posteriores instruções.A partir do dia 10 de setembro de 2007 as legalizações serão efetuadas somente mediante este tipo de agendamento via internet.Os interessados que agendarem solicitação de legalização receberão uma resposta, em até cinco dias úteis, informando a data e hora de comparecimento neste Consulado Geral. Nesta ocasião, será informada ao interessado a data de retirada da documentação legalizada.As solicitações poderão ser feitas pelos interessados, seguindo as instruções dadas pelo próprio programa informático.No momento da solicitação deverá comparecer um intermediário delegado (preferencialmente um familiar do interessado), e cada intermediário será recebido somente uma vez por mês.Os interessados deverão comprovar, como anteriormente, a sua residência na Itália. Curitiba, 20 de agosto de 2007 O Cônsul Geral Riccardo Battisti

    Responder

  5. E ai Fábio tudo bem ? Espero que sim…Faz alguns dias que não deixo nenhum recado aqui, me desculpe pois ando meio atarefado. Fiquei muito feliz quando li seu post e percebi que tudo está andando bem ou melhor … MUITO BEM. Mesmo sem te conhecer tenho que te parabenizar pois, o que faz por nós sinceramente não conheço ninguém que tenha feito com tanta dedicação.Me identifiquei muito com este post, pois ultimamente tenho me perguntado com mudarei meu destino, confesso que ainda não sei, mas fico MUITO feliz por você ter conseguido mudar o seu.Meu amigo, que Deus continue a te iluminar, e lembre-se que não está sozinho nessa, pois nunca esqueço de pedir em minha simples orações por você e por todos os meus conhecidos.Fernando [email protected]

    Responder

  6. Ciao FernandoCaraca, tava indo dormir e ouvi o sinal que havia chegado seu email…Entao antes de nanar deixa eu te responder:Na verdade, tanto para quem é de Curitiba quanto para os demais consulados, so se da entrada no pedido de attesa apoos o comune dar o certificado Juris Sanguinis, que é o nome bonito para o que – ate poucos dias atras – chamavamos de "carta de visionamento dos documentos".Apos o comune te dar esta carta, voce faz a fotocopia dela e dos demais documentos e preenche o kit da posta. é importante trazer algum documento do consulado de Curitiba dizendo que so legaliza para quem residencia aqui na Italia, pois muitos comuni nao sabem disso e podem exigir os documentos legalizados. Entao traga a carta em italiano do consulado, ok??Abraços e vamos nos falando ate seu "arrivo" rsrsrsFabio

    Responder

  7. DÚVIDA DE UTILIDADE PÚBLICA, rsrs! Fábio, no seu passo a passo, você diz que logo que a pessoa dá entrada na residência ela já pode ir na posta ou na questura e dar entrada no permesso di soggiorno di attesa. Isto é para quem já tem os documentos legalizados, certos? No meu caso, que sou da jurisdição de Curitiba, eu não consigo dar entrada no attesa apenas com os documentos aguardando legalização, ou consigo? Como funciona esse detalhe para os mortais que pertencem a Curitiba? rsrs.. Abbraccio! Fernando Inácio (Govinda Sundar das) – Santa Catarina Hare Krishna

    Responder

  8. Oi Fabio, sou bisneta de italianos e estou indo pra Italia reconhecer minha cidadania. Queria saber como fica o caso dos meus pais (que ficarão no BR). Aí na Itália terá toda a documentação do meu pai também (que é o neto). Ele teria que fazer o mesmo processo que eu (residencia, attesa, nao renuncia)ou basta ir um dia aí e retirar o passaporte?

    Responder

  9. Oi Fábio, então aí na tua cidade aceitam pequenos erros nas certidões. De Paolo para Paulo tá tudo certo? Não precisa retificar? Abraço.

    Responder

  10. AnonimoSim, ainda é preciso fazer o attesa. Na verdade a declaraçao de presença substitui o antigo permesso di TURISMO. Lembra do passo a passo que eu publiquei? Da uma lida novamente que voce entendera o processo.Alguns comuni dao andamento no processo sem esperar o permesso di attesa eletronico (cartao magnetico), aceitando apenas a recivuta (recibo)Abraços…

    Responder

  11. RobertoDesculpe-me por nao ter respondido antes…Qualquer comune italiano pode (E DEVE) aceitar domandas de reconhecimento de cidadania por Iuris Solis e Iuris Sanguinis – este ultimo que é nosso caso, significa Direito de Sangue.Sobre a diferença em seu nome, acredito que nao seja necessaria a retificaçao. Basta que as datas estejam corretas nas diferentes certidoes. MAS a unica pessoa que pode te dizer com 100% de certeza é o oficial do comune onde voce pretende dar entrada. Por isso eu recomendo que voce escolha um comune e envie um email perguntando se voce pode levar os documentos com esta variaçao do nome. Eu tenho 99% de certeza que aceitarao, pois existe uma diretiva que recomenda aos oficiais que aceitem este tipo de erro, pois nao compromete a veracidade das informaçoesAbraços e qualquer coisa é so gritar rsrsrs

    Responder

  12. Ana LauraSegue alguns sites de imobiliarias aqui: <a href="http://www.affitto.ithttp://www.affitto.it<br /> <a href="http://www.casa.ithttp://www.casa.it<br /> <a href="http://www.mioaffito.ithttp://www.mioaffito.it<br /> <a href="http://www.casaclick.ithttp://www.casaclick.it<br /> <a href="http://www.ecasa.ithttp://www.ecasa.it<br />Pra saber de outras basta colocar a palavra "affitto" no google que aparecera um monte…Sobre os valores, ao se alugar na imobiliaria voce tera que pagar 3 adiantados:1 fica pra imobiliaria e vc nunca mais vera a cor2 ficarao como "caparra" – cauçao que sera devolvido a voce apos o termino do contrato. Sempre que acontecer algo no imovel, o proprietario descontara da sua caparra.Eu terei uma reuniao com uma pessoa que aluga vagas especificamente para residencia com fins de cidadania. Se voce puder esperar uns 15 dias (ate acabar o ferragosto) eu postarei aqui no blog assim que eu fechar com ele um preço camarada pros meus leitores.Bjsss

    Responder

  13. Ciao TobiasNa verdade a carta di ospitalita nao é um documento obrigatorio para ser apresentado na imigraçao.O importante é que, quando perguntado sobre o motivo da sua viagem voce seja sincero e diga que esta vindo para fazer o "reconhecimento da sua cidadania italiana". Se pedirem, voce mostra as certidoesOutra coisa importante é ser firme e seguro nas suas respostas. Eu sugiro fazer a prenotaçao de um hotel ou mesmo albergue pela internet e guardar o recibo. Ex:Voce quer ir pra Padova. Entao voce entra na internet e procura um hotel ou albergue la. Faz a reserva e leve consigo a pagina da reserva impressa, assim como o endereço e os dados de la. Na imigraçao voce ja chega dizendo que vai reconhecer a cidadania na cidade de Padova (exemplo) e nos primeiros dias vai ficar no hotel ou albergue XYZ que fica no endereço tal ate alugar um imovel para a sua pratica. Entendeu? O importante é passar segurança ao oficial de imigraçao, mostrar que voce sabe que esta fazendo e o que realmente pretende. Lembre-se que pra ele, toda pessoa que passa por la é um imigrante em potencial e voce precisa mostrar a ele que voce nao é. Por isso a importancia em dizer que esta indo reconhecer sua cidadania e a apresentaçao das certidoes. Alem claro dos itens fundamentais, por ex. ter cartao de credito INTERNACIONAL pra provar que voce tera meios de se manter durante o processoO resto é facil!!! Nao se preocupe que dara tudo certo, ok??Abraços e ate breve!!!

    Responder

  14. Fabio! Te mandei um e-mail. Tem como dar uma olhada lá amigão?! Já agradeço desde já pela resposta! Abraço!Fernando Inácio (Govinda Sundar das)

    Responder

  15. Oi Fabinho! Que bom saber que você está bem! Tô com saudades das suas "palhaçadas".Beijão!

    Responder

  16. Fabio com essa declaraçao de presença oficial, ainda é preciso fazer o permesso atesa?pq sempre falaram para ter o permesso atesa pelo recibo, para pode fazer a residencia. agora com esse lei "oficial" vai precisar ainda?afinal o permesso atesa nunca sai…!!?abraço

    Responder

  17. caro fabio,venho fazendo esta mesma pergunta à você a alguns dias e nao obtive resposta,que é a seguinte: gostariade saber quais as comunes que estao aceitando o pedido de cidadania e qual comune aceita as certidôes com imperfeiçoes no sobrenome,exemplo: meu avô Marchesin e eu Marquesin. Um grande abraço e aguardo resposta.

    Responder

  18. Ahahahaha…Essa foi boa!A vida da Ju estar como a luminária do Fabio,ao contrário…não tem como lembrar e não rir de novo Fabio.bjsssss

    Responder

  19. Fabio, a respeito da residencia, voce tem alguma sugestão de como podemos alugar imoveis ai estando ainda no Brasil? Alguma imobiliaria online que voce possa nos indicar? Qual a opcao mais barata para duas pessoas? Eh verdade que temos que pagar o equivalente a tres meses de aluguel logo de cara e que uma parte "morre" com a imobiliaria? Obrigada.

    Responder

  20. FABIO, PARABENS!!!VC REALMENTE É UM MOTIVADOR NATO.POR FAVOR ME AJUDA COM ALGUMAS DICAS,,,ESTOU INDO PARA ITALIA COM TODA DOCUMENTAÇÃO PARA REQUERER MINHA CIDADANIA,,,POREM NAO POSSO E NEM TENHO DINHEIRO PARA PAGAR AGENCIADORES: COMO EU FAÇO PARA CONSEGUIR A TAL CARTA DE PERMANÊNCIA,,E SE CORRO RISCO DE SER BARRADO NA IMIGRAÇÃO?OBS: ESTOU AGUARDANDO AUTENTICAÇÃO DOS MEUS DOCUMENTOS PELO CONSULADO. ATENCIOSAMENTE, TOBIAS CARLETTI JOVITA

    Responder

  21. FernandoMais uma vez fico feliz per te!!! Nao vejo a hora de encontra-lo por aqui para tomarmos uma bottiglia di vino insieme.Parabens e agora é so arrumar as malas…

    Responder

  22. AnonimoSeria assim, embora eu acho que voce deve procurar casa para affitar (alugar) dai do Brasil. As casas aqui geralmente vem mobiliada quando voce aluga. Pensoes, hoteis, dormitorios de faculdade e afins NAO DAO DIREITO a residencia para fins de cidadania. Por isso cuidado ao alugar um imovel. Abraços…

    Responder

  23. Ciao JuFodao é meu pai, eu sou fodinha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkQuer dizer entao que sua vida esta igual a luminaria que instalei?rsrsBjss e me manda noticias!!!

    Responder

  24. Fala Fábio!! Estou mandando essa mensagem para compartilhar minha felicidade aí contigo, rsrs. Minha CNN chegou hoje! Demorou 36 dias. Estou muito feliz. Agora está tudo certo. Só vou para Curitiba dar o sinal publico nas certidões, traduzi-las e me preparar rumo a bota. Passagem comprada para o dia 24/set.Aquele abraço! Fernando Inácio (Govinda Sundar das)Hare Krishna

    Responder

  25. Fábio, só não entendi um pedaço do seu guia, em relação a reisdencia.Veja se é do jeito que estou pensando:Com todos os documentos trauduzidos e legalizados, vou pra Italia como turista, faco a declaracao de presença.E depois? Procuro um lugar pra morar? Alugo uma casa/ap e mobilio ela? Alugo uma pensão? Ou só autorizam se for na casa de amigos ou parentes?E depois sigo o resto dos passos?Pode mesmo trabalhar com o permesso di soggiorno di attesa?

    Responder

  26. Fabinho! Tudo bem? Que legal o seu post de hoje! Muito motivador. E que sirva de exemplo, para muitos, esse seu positivismo e forca de vontade. Opa, daqui a pouco esta fluente entao? Aih aih…Chato ser fodao! :-)Nos falamos, um dia desses…Minha vida esta' de cabeca para baixo, digamos…Bjao!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *