Agora é OFICIAL – Consulados voltam a legalizar!!!

Olá amigos

Os consulados de Curitiba e Belo Horizonte já emitiram seus comunicados afirmando que voltaram a legalizar os documentos.

Leiam os textos abaixos:

CONSOLATO D’ITALIA

 BELO HORIZONTE
 Belo Horizonte, 16 de maio de 2007.

Revogação da nova normativa relativa ao reconhecimento da cidadania italiana na Itália

A norma do Decreto-Lei 10/2007, que entrou em vigor no último dia 15 de fevereiro, em que podem obter a autorização de permanência, necessário para a inscrição nos registros anagráficos dos descendentes dos cidadãos italianos, somente os estrangeiros munidos de visto com duração superior a três meses, não foi convertida em lei.

Portanto este Consulado, a partir da data de hoje, retoma as legalizações dos documentos para o reconhecimento da cidadania na Itália para os estrangeiros que vão à Itália por turismo.

O Cônsul

(Bryan Bolasco)


Consulado Geral da Itália

Curitiba

COMUNICADO

O Ministério dos Relações Exteriores italiano comunicou que a conversão do Decreto Lei n. 10 do dia 15 de fevereiro de 2007 excluiu a disposição relativa à abolição dos “pemessi di soggiorno” para cidadãos extra-comunitários que pretendiam permanecer menos de 90 dias no território italiano.

Esta comunicação noticia que o Ministério do Interior informou que as “Questura” italianas continuarão a emitir os “permesso di soggiorno” com a finalidade de eventual inscrição no registro da população residente daqueles que pretendem solicitar diretamente na Itália o reconhecimento ou “riacquisto” da cidadania, retornando à situação precedente ao Decreto Lei n. 10 de 15 de fevereiro de 2007. O relativo pedido deverá ser apresentado pelos interessados não diretamente às “Questura”, mas através do correio, onde poderão ser comprados kits específicos com os módulos ao custo de 40 euros cada um.

Esta comunicação substitui portanto o comunicado deste Consulado Geral publicado no dia 10 de abril de 2007.

Curitiba, 16de maio de 2007

 O Cônsul Geral
 Riccardo Battisti

Preciso dizer mais alguma coisa???

CLARO QUE PRECISO!

Preciso agradecer a todos aqueles que se empenharam, aos que enviaram os emails aos consulados, aos amigos que estão na Itália e acompanharam as reuniões do CGIE, enfim parabéns a todos vocês!!!

14 Comentários


  1. Boa tarde, adquiri seu livro no site da Amazon e vi que temos muito em comum, porém, sua determinação é muito maior que a minha.
    Durante alguns anos fui reunindo documentos do meu avô, adquiri a certidão na comuna de Bari e como ele se casou com minha avó em Buenos Aires, adquiri também a certidão de casamento e prova que não se naturalizou por lá.
    Como fui casado duas vezes, adquiri também as certidões de casamento e separação no fórum, enfim todas as certidões eu adquiri, foram traduzidas por um tradutor juramentado em Curitiba e faltou somente a chancela do consulado de SP ou outro aqui no Brasil. Ai foi que fui cansando, pois mudavam toda hora. Uma hora podia dar entrada, quando ia já haviam fechado e você conhece mais do que ninguém essa via crusis.
    Deixei a documentação parada e recentemente voltei a consultar na internet alguns sites ai na Italia e um deles pediu que eu enviasse por e-mail e assim fiz. Fizeram uma análise prévia e informaram que uma pessoa da comuna especializada também analisou e que estava tudo em ordem, mas que eu precisaria tirar tudo de novo porque a documentação estava vencida (e faltava o consulado legalizar).
    Lendo o seu livro, voltei a ter esperança…
    Tenho um pouco mais de sessenta anos e não sei se vale a pena insistir tudo de novo nisso, embora penso nas minhas filhas que são jovens e se eu tenho direito, elas também.
    Se puder reavaliar minha documentação eu te envio e aguardo o seu parecer e ai você me informa quanto eu gasto para completar o processo. Sou aposentado e ainda trabalho para sustentar minhas meninas e a mim mesmo, portanto, não posso dispor de muito dinheiro.
    Moro no interior de SP e se for necessário eu ir ai (2016) e ficar uns dois, três meses, preciso fazer contas, mas se a possibilidade é alta de eu conseguir a cidadania nesse tempo, a partir de Abril eu faço um sacrifício e vou, assim também aproveito para cursar a língua (fiz todos os módulos no escritório consular em Florianópolis, quando lá morei).
    Aguardo o seu contato.

    Obrigado

    Responder

  2. E no caso dos processos entregues diretamente na Italia q não precisa da certidão de óbito eles estão legalizando normalmente tb?Grato Marlon Roseghini

    Responder

  3. Eles estao legalizados os documentos pra quem JA esta na Italia com a residencia ou pra quem ainda esta no Brasil (antes de viajar)?????GratoHemerson

    Responder

  4. Essa notícia foi muito boa! Foda, eu diria. Parabéns pra todos os envolvidos e MUITO obrigado!

    Responder

  5. Responderam o email pra mim tbm galera, e eu respondi com uma cutucada.

    Responder

  6. Não só mandei email para o consulado(apesar de não ter documentos para legalizar)como responderam.Isso foi muito para eles?Afinal não costumam dar satisfação para ninguém.Já é alguma coisa.Quem sabe estão percebendo que quando o povo quer,consegue(o Collor que o diga!).Vai firme,Fábio,com tudo na ponta da língua para responder caso não queiram atender.E com a fila toda junto.Boa sorte!!!

    Responder

  7. Que bom Saber disso …consegui juntar meu documentos essa semana depois de 04 Anos de buscas..Estou muito feliz por ti Fábio pq imagino o tamanho da emoção que deve estar sentindo !! Realmente vale a pena,poder voltar a nossa Amada Pátria de Origem e poder viver la com todos os direitos que a lei nos da !!!Eu vou no inicio do ano vou demorar mais um pouco mas vou !!!Un Saluto a Tutti quelli che sono in questa battaglia e che tra pocco tempo si diventerano campioni!!Potremo dire anche "Sono Italiano nato in Brasile ma riconosciuto in Italia per avere il sangue piú speciale tra tutti" !!Un Baccio a tutti!!Un Saluto da Marlon Roseghini

    Responder

  8. É isso aí AnaEsperamos que agora a coisa volte ao normal. Vou quinta-feira lá levar os docs e tirar estas dúvidas. Se quiser dar uma mais uma viajadinha fique à vontade rsrsrsBjss

    Responder

  9. nuossaaaaaaaaaaaaaa………..fiquei muito feliz agora, que bommmmmmm………com certeza logo será o nosso…..só queria saber como será quando voltar, se vai ter fila, hehe…novamente a perdida aqui…….masss…….agora não consigo mais ficar sem acompanhar teu blog não…minha filha pediu pra te agradecer muito tbm pela ajuda ontem….bjosss…….torcendo agora pelo nosso, e feliz pelos outros….ana luísa

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.