Consulados recebem ordem para voltar a legalizar

[feature_box style=”3″ only_advanced=”There%20are%20no%20title%20options%20for%20the%20choosen%20style” alignment=”center”]

As informações contidas neste artigo estão desatualizadas e foram mantidas apenas como referência. As informações atualizadas você encontra clicando aqui.

[/feature_box]

Notícia em primeira-mão diretamente de Roma

Nesta semana houve a reunião do CGIE– Consiglio Generale degli Italiani all’Estero – em Roma onde foram discutidas diversas propostas e ações, inclusive algumas a respeito dos cidadãos ítalo-brasilianos.

A nosso favor estavam:

Dr Petruzziello – Advogado e membro do conselho do CGIE
Dr Marcello Alessio – Cônsul Geral de Curitiba por 2 vezes e ex colaborador do MAE – Ministério do Exterior

O Dr Marcello Alessio, homem forte junto ao Ministro do Exterior, foi o principal articulador do projeto e o Dr Petruziellofoi o relator do mesmo que, entre outros pontos continha o pedido de liberação imediata das legalizações nos consulados do Brasil.

O resultado é que na quarta-feira, dia 09 de maio de 2007 foi emanada uma ordem diretamente para a embaixada italiana em Brasilia para que retorne imediatamente as legalizações de documentos para fins de cidadania aqui na Itàlia.

Outra deputada – Donatella Poretti – apresentou pedido solicitando uma solução também imediata sobre a situação dos permessos e nosso querido Walter Petruzziello também apresentou proposta a favor dos descendentes de trentinos.

Isso foi fruto do trabalho de várias pessoas que lutaram em favor do Juris Sanguinis as quais podemos destacar:

  • Marcello Alessio – Cônsul Geral de Curitiba por 2 vezes e ex colaborador do Ministero do Exterior (trocando em miúdos: é o cara!!!);
  • Walter Petruzziello- advogado brasiliano e um defendor das causas dos ítalo-brasilianos!!!
  • Donatella Poretti – Deputada italiana pelo partido Rosa del Pugno que trabalha em favor das minorias italianas.

Conclusão

Agora basta esperar alguns dias e eu já pedi para uma amiga que mora na Itàlia para que ela consiga um modelo da carta para que eu possa ir até o consulado em SP tentar legalizar minhas certidões. Inclusive eu iria hoje, sexta-feira mas devido a esta notícia deverei ir na próxima semana, munido de toda documentação possível para forçar o consulado a nada mais nada menos do que cumprir a lei!!!

Mais uma vez parabéns a todos e isso mostra que quando as pessoas trabalham unidas, elas podem fazer a diferença!

ATENÇÃO: As informações contidas neste artigo servem apenas para fins didáticos, pois tudo isso aconteceu em um momento em que os consulados italianos no Brasil tinham cancelado as legalizações. Atualmente, as legalizações estão sendo feitas normalmente e não é possível vir a Italia sem os documentos todos legalizados.