Legalização de documentos – que troço é isso???

Selinhos, autenticação, confirmação, legalização… vários nomes para a mesma coisa. Mas o que é exatamente a tal legalização de documentos?

LEGALIZAR = TORNAR LEGAL

O consulado quando “legaliza” um documento, está atestando que a tradução e a certidão original emitida pelo cartório brasileiro é verdadeira e pode ser utilizada na Itália para fins de reconhecimento da cidadania italiana!!!

Então como o consulado faz isso? Ele junta a certidão brasileira com a respectiva tradução na língua italiana, cola um selo constando os valores consulares, carimba o documento “atestando” que a tradução está em conformidade com a certidão original e então o funcionário consular assina o documento.

Vejam as fotos de um documento legalizado:

Exemplo de legalização realizada pelo consulado geral da Italia em SP

Por que este procedimento é tão importante?

Porque esta é a forma que o governo italiano tem para controlar os documentos emitidos no exterior para utilização aqui na Itália, utilizando para isso a rede consular do país onde os documentos foram emitidos.

Eu posso ir a Italia sem os documentos legalizados?

Poder você até pode, porém vai perder tempo e dinheiro! Nenhum comune vai aceitar documentos emitidos no Brasil sem que tenham sidos legalizados por um Consolato Generale d’Italia in Brasile.

Quanto custa legalizar os documentos no consulado?

Depende do tipo de documento e também da variação real – euro. Entre no site do consulado italiano e procure por Tarifas Consulares – lá estarão descriminados os valores correspondentes, já em reais.