Permissão Internacional para Dirigir

Ciao amigos

Tenho muitos amigos que estão chegando aqui na bota e estão com dificuldades de encontrar um trabalho.

E entre os diversos motivos, creio que um dos principais – depois da falta do idioma que tratarei num post a parte – é a falta de habilitação pra dirigir aqui.

Porém fazer isso já em território italiano è bastante caro para um recém-chegado: pode custar até 540 euros pela patente de guida italiana.

Vejam o que diz a lei italiana sobre carteiras de outros países:

Para dirigir na Italia com a carteira do pais de origem, o condutor deve portar a Carteira Internacional de Habilitação a menos que o condutor seja cidadão de um pais membro da União Europeia.

A Carteira Internacional permite ao cidadão dirigir desde que não seja residente há mais de um ano.

Isso significa que os amigos que estão aqui podem dirigir por até um ano com a PID.

Ela deve ser apresentada juntamente com a original brasileira ou seja, o condutor deve estar portanto sempre as duas juntas!

 PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR

PID

 

A permissão internacional para dirigir, também conhecida como PID é um documento que permite que cidadãos brasileiros possam dirigir no exterior, nos países que fazem parte da convenção de Viena.

Para obter esta permissão, o condutor deve possuir a Carteira Nacional de habilitação (CNH) válida, pois a PID terá a mesma validade da sua CNH.

Na verdade, em poucas palavras, o PID nada mais è do que a tradução da sua carteira de habilitação brasileira em várias línguas.

Para obter sua PID – basta entrar no site do DETRAN do seu estado, clique aqui para ver a lista dos DETRANs de todo pais.

POR QUE É TÃO IMPORTANTE TRAZER A PID?

Não deixem de fazer esta bendita carteira, pois ela é um grande diferencial na hora de buscar lavoro, pois aqui na Itália é muito difícil encontrar alguém que não tenha carro, moto ou motorino (motos de até 50 cilndradas).

Ao contrario do Brasil, ter um meio de transporte aqui não é luxo e sim necessidade, por isso custa pouco adquirir um carro.

Vejam alguns exemplos de como é barato um carro por aqui:

  • Fiat Panda – 7600€ e financiamento a taxa 0
  • Fiat Punto – 9900€ tambem com financiamento a taxa 0

Pra saber mais sobre preços e automóveis acessem o site da revista Quattroroute (Quatro Rodas Italiana)

Uma curiosidade é que você quase não encontra carros velhos na rua.

Porque aqui com essa historia de financiamento a taxa 0 você pode comprar um carro novo pagando prestações a partir de 150 euros por mês.

Basta ter um contrato de trabalho por tempo indeterminado.

Abbracci a tutti

ARTIGO ATUALIZADO EM 2016