Legalizaçoes de documentos – Duvidas Gerais

Ciao amigos

Estou recebendo inùmeros emails com perguntas sobre legalizaçao de documentos e resolvi escrever este post com algumas consideraçoes.

– Todos os documentos devem ser legalizados. Nao me venham pra Italia sem os documentos legalizados, pois esta é a primeira coisa que o comune vai exigir!!!

O ùnico consulado que aceita legalizar a pedido do comune aqui na Italia é o consulado de Curitiba. Nenhum outro consulado aceita receber desta forma, principalmente o consulado de Sao Paolo. Uma amiga enviou atravès do comune os documentos para Sao Paolo, que devolveu ao comune sem legalizar, dizendo que so legaliza a pagamento e somente das pessoas que foram agendadas através da internet.

Outra informaçao importante: vice-consulados nao tem autonomia pra legalizar documentos. Entao nao acreditem se algum funcionàrio “daquele” vice-consulado prometer legalizar os documentos, pois a chance do comune ter recebido a circular dizendo que vices-consulados e consulados-honorarios nao tem poder pra legalizar é muito grande

Esta semana recebi o seguinte email:

– “Fabio, estou indo pra Italia em junho. Sou de SP e meus documentos estao traduzidos e com as firmas reconhecidas. Conversei com o comune onde vou fazer minha pratica de reconhecimento e eles aceitam enviar ao consulado de Sao Paolo pra que eles legalizem e devolvam ao comune. Nao é maravilhoso?”

Infelizmente nao é nao. Pois mesmo que o comune envie, o consulado de SP nao aceitarà legalizar pelos motivos que expus acima. E farao exatamente como fizeram com minha amiga: devolverao os documentos sem a legalizaçao.

No mais, os outros consulados italianos no Brasil continuam legalizando normalmente, somente o de Curitiba e Sao Paolo estao fechados para novos pedidos de legalizaçao. Esperamos que por pouco tempo…

Abbracci a tutti

ATUALIZADO: esta possibilidade de envio dos documentos ao consulado de Curitiba nao è mais aceita!!!