A fila na Italia

Queridos amigos

As vezes nos preocupamos com tantas coisas ao mesmo tempo que acabamos deixando as mais simples pra là, porém nem sempre estas coisas mais simples sao aquelas menos importantes. Uma coisa que eu jamais li em nenhum lugar e que è algo que faz parte da vida cotidiana aqui na Itàlia e pode causar grandes problemas è… uma simples fila!!!Oras bolas, voces devem estar se perguntando!!! Fila è fila em qualquer lugar do mundo, certo? Errado!!!

Aposto que a primeira imagem que veio à cabeça de voces quando leram a palavra fila foi algo parecido com a imagem abaixo, certo?

Quando eu era pequeno aprendi que esse tipo de fila ai em cima tinha o nome de ‘indiana’ e confesso que nunca procurei saber por que, sò sei que passei a vida inteira pensando que era o ùnico tipo de fila que eu iria encontrar, atè chegar aqui na Itàlia e me deparar com isso:


Percebam na imagem acima que è impossivel saber quem serà o pròximo a ser atendido, entao vou explicar a voces como se comportar numa situaçao assim 🙂

METODO DE FILA ITALIANA ‘NO GOGO’

O primeiro passo quando voce entrar num lugar que tenha algum tipo de fila é verificar se existe a maquina distribuidora de senha e junto com ela o painel eletronico:


Muitos lugares jà adotaram o sistema de fila automàtica, basta voce retirar o numero e aguardar o nùmero aparecer no visor, como existe em praticamente qualquer lugar do Brasil. Em italiano se diz: “prendere il numerino” (retirar o numerozinho) e aguardar sua vez.

Porém è muito comum chegar numa repartiçao pùblica e ter apenas o ‘distributore a strappo’ – como è conhecida a maquininha que distribui os numeros, que podem ter diversos aspectos, de acordo com o local (hospitais, agenzia dell’entrate, posta italiana, etc, etc, etc):

Caso voce entre num destes locais que nao tenham o painel eletronico NAO ENTRE EM PANICO, basta limpar a garganta e gritar o mais alto que puder:

– CHI E’ L’ULTIMO??? ( a pronuncia è qui è lultimo)

Sim, caro leitor – voce deve gritar: “- Quem è o ùltimo?” e algum cristao te responderà

“-SONO IO“.

Isso significa que naquele momento, voce estarà ligado intimamente aquela pessoa, nao a perca de vista, nao và no banheiro, nao deixe que ELE và no banheiro, pois ele serà seu ponto de referencia na fila rsrs.

Se voce tiver sorte (serà?), quando voce fizer a pergunta, a resposta serà acompanhada de uma série de lamentaçoes, por exemplo sobre o tempo que ele està na fila, sobre a burocracia italiana, sobre a tia varizenta que ele deixou em casa, sobre o cachorro que fugiu com o gato, entre outras vicissitudes, portanto aproveite – è um òtimo momento para voce treinar a lingua italiana, além de aprender òtimos novos palavroes kkkkkkkkk

E contrariando a lògica, este sistema ‘de garganta’ funciona muito bem, sò tome cuidado para nao dormir no ponto, afinal de contas agora voce è o ùltimo da fila, e quando chegar o pròximo (coitado) e perguntar: “CHI E’ L’ULTIMO” serà sua vez de limpar a garganta a responder:

SONO IO…

Abbracci a tutti!!!

 

5 Comentários


  1. Roberticus

    Se voce chega na Italia fazendo escala noutro pais voce deve fazer a declaraçao de presença, existe outro post explicando como faze-lo, ok?

    Navio è igual: a imigraçao è feita no primeiro pais onde o mesmo atraca.

    Abs


  2. Olá Fabio, depois o Brasil que é terceiro mundo rsrrsrsrsrsrs…Ja viu este fime do Bruno Bozzetto, muito hilário, e faz uma comparação entre a Italia e a Europa, em varias situações: transito, avião, onibus, e a fila também rsrsrsrsr… Ecco qua sotto, il link:

    http://www.albinoblacksheep.com/flash/italy

    Un abbraccio, Jorge


  3. rsrsrs é realmente no gogó mesmo ano passado passei muito por isso e logo logo passarei novamente, mas na verdade tinha muito velhinho safado ficando na fila pra outra pessoa e pra outra, ele cobrava 5 euros pra ficar lá……………safado!!!!rsrsrs


  4. Oi Fábio,

    Tudo certo?

    Cara, uma dúvida entorno da chegada em Itália que tenho faz tempo…

    Se a pessoa chegar à Itàlia de forma indireta, isto realmente supõe uma complicação na hora de obter o Permisso di Soggiorno? Digamos se você chegar entrar na Itália via outro país da UE….

    E mesmo se você entrar diretamente, porém via navio?

    Abraço,

    Robert


  5. Ahahahaha incrível! Na Rússia é IGUALZINHO!
    Fui no banco com a patroa, no Correio…vááários lugares e é esse mesmo esquema de “QUEM É O ÚLTIMO!?”.

    Me senti no século 16! =P

Comentários encerrados.