Video #05 – Circular K28 e os documentos necessários para o processo de cidadania

Quais documentos sao necessários para o processo de cidadania? Somente a certidao de nascimento do antenato italiano basta? Preciso ter o sobrenome italiano?

Estas e outras perguntas sao respondidas neste video, onde apresento a voces a famosa circular K28 – o documento italiano mais importante para quem quer reconhecer a cidadania italiana!!!

Deixe um comentário

50 Comentários em "Video #05 – Circular K28 e os documentos necessários para o processo de cidadania"

avatar
  Subscribe  
Notify of
Nilton Cezar Martins

Boa tarde Fábio, tudo bem?

Estou à algum tempo em busca dos documentos dos meus antepassados e estou quase lá….Nesta pesquisa encontrei o seu blog e gostaria de parabenizá-lo.
Após garimpar inúmeros cartórios na região onde meu bisavô Italiano nasceu, não encontrei sua certidão de casamento no civil, apenas encontrei o registro religioso. Esta certidão de casamento no religioso é válida? Efetuarei o processo aqui mesmo no Brasil.

Outra dúvida. Tenho o direito de reconhecimento de cidadania através do bisavô da minha mãe, com o Sobrenome Bergamini. Porém o meu sobrenome é do meu pai, Martins. Isso cria algum problema?

Obrigado
Nilton

Fabio Barbiero

Olá João, neste caso não, o casamento dele com outra pessoa não é relevante para o seu processo de reconhecimento não, fique tranquilo. Abraços

Fabio Barbiero

Olá João, sem problemas, pois ele foi o declarante.

Abraços

Isabella Falieri

Ciao, no sagabook fala das circulares mas onde encontro essas circulares para imprimir, não consigo abrir o link no final do livro, obrigado

Marco

Você tem razão, muito obrigado Fábio, não tinha me tocado disto, valeu mesmo. Agora estou tendo problema para agendar, você não tem ideia de como é difícil, estou neste exato momento dando o F5 e atualizando a página do Consulado para ver se consigo agendar para legalizar as certidões + CNN. Valeu mesmo Fábio. Obrigado.

Marco

Obrigado Fábio, é que no site do Consulado da Itália aqui em São Paulo, diz claramente que não é necessário traduzir a CNN, agradeço muito pela ajuda, pois você já ajudou muita gente a conquistar a tão sonhada cidadania italiana, Abraços.

Fabio Barbiero

Marco cuidado, você está lendo o roteiro para apresentação dos documentos no dia da CONVOCAÇÃO, ou seja isso é pra quem vai realizar o processo diretamente no consulado, sem sair do Brasil, ok? Abs

Marco

Oi Fábio, preciso tirar uma dúvida sobre a CNN, é preciso traduzir a CNN ?, na página do consulado diz que não, mas como eu vou ter que leva-la para a Itália, acabou ficando esta dúvida. Agradeço pela ajuda.

Fabio Barbiero

Absolutamente sim, como é que um oficial italiano entenderia o que está escrito nela se não estiver traduzida para a língua italiana? Abs

Priscila
Olá, Fábio, tudo bem? Estou já ha 1 ano procurando parentes e juntando documentos para montar meu processo e requisição, mas não estamos conseguindo encontrar o único documento que falta: a certidão de nascimento de minha bisavó, italiana. Um amigo italiano está aí nos auxiliando e já mandou pedidos a mais de 70 prefeituras, fora os pedidos estaduais, e conseguiu encontrar, em Mantova, a certidão de seu pai, meu trisavô, mas a dela, não… Ela chegou ao Brasil com os pais, aos 2 anos, em 1912 e tenho uma certidão do Arquivo Público de SP que comprova sua nacionalidade, mas… Read more »
Jessica Iseppi Ferroni

Estou na mesma situação! Não encontramos a certidão de nascimento do filho do meu atenato. Acredito que ele não tenha sido registrado e seu pai só tenha feito uma declaração de nascimento no dia do casamento do filho. Tbm achei a habilitação de casamento que consta onde nasceu, mas nao encontramos o regitro e lugar nemhum.

Fabio Barbiero

Olá Isabela

Leia este artigo: http://www.youtube.com/watch?v=xk312GYvVq8

Abs

Isabela
Oi, Fábio… Estou com uma dúvida. Eu já sei q tenho direito à cidadania, porém não estou encontrando a certidão de casamento de meu trisavô, que é quem nasceu na Italia e casou-se aqui no Brasil , como você diz, é meu antenato italiano. Bom, fui informada por uma assessoria que , como ele é o declarante na certidão de nascimento de meu bisavô, eu não precisaria ter a certidão de casamento dele. Isso é verdade? Estou com receio de deixar algum documento de fora , e depois ser barrada na hora de dar entrada no processo de reconhecimento a… Read more »
Sarah Charlier Sarubo
Olá Fábio! Já estou na Itália para a prática, aqui no meu comune (Minucciano-LU) a oficial anagrafe e de stato civile é a mesma pessoa. Hoje fiz a cessione di fabricato e ao requerir a iscrizione anagrafica ela questionou sobre o permesso di soggiorno. Saquei a circolare 32 e beleza. Daí ela falou que para fazer a domanda eu deveria ter um ano de residência na Itália (???), saquei a circolare k28 e ela viu que não tinha nada de um ano de residência. Agora a dúvida dela é se posso fazer a prática aqui sendo meu antenato de Treviso.… Read more »
Fabio Barbiero

Olá Sarah

Infelizmente não existe nenhuma circular que te ajude com a terceira pergunta, explique a ela que basta ser residente em qualquer comune para poder dar entrada.

E vamos torcer para que aceite rsrs

Abs e bom processo!!!

Fabio Barbiero

Começe sim a reunir agora os documentos, solicitando-os aos cartórios em inteiro teor, pois caso existam erros e/ou variações você terá tempo suficiente para corrigi-los, ok? Abs

anonimo

Olá, Fabio. Estou lendo e pesquisando há semanas no seu blog, que está me ajudando a esclarecer muitas dúvidas. Muito bom, parabéns! Eu somente poderei ir até a Itália para fazer o pedido de reconhecimento da cidadania daqui aproximadamente 2 anos. Eu devo começar a produzir os documentos desde já ou é melhor esperar para fazer isto perto da data do pedido? O teu trabalho é somente na Itália, a parte dos documentos e serem produzidos no Brasil os clientes fazem sozinhos? Agradeço a atenção.

Jéssica

Olá Fabio, então não pede a certidão de óbito do antenato não é? A comune que eu fui pediu a de óbito, mas eu não tenho a mesma. Eu posso levar essa k28 na comune e falar que não precisa da certidão de morte?

Fabio Barbiero

A circular não exige, mas o oficial do comune tem a prerrogativa de pedir qualquer documento que o ajude a comprovar e confirmar os dados, como por exemplo a certidão de óbito

Ubirajara

Ola Fabio, tudo bem?

Você tem algum email para contato, gostaria de saber mais sobre o seu trabalho de busca de documentos ai na Italia.

Agradeço sua atenção e um grande abraço

Camila Nates

Olá Fabio, para reconhecimento da cidadania Italiana ( na Itália) tenho que comprovar a residencia somente na Itália ou pode ser na Europa ex: Inglaterra???

Desde já agradeço

Abraço!

Angelica Santos
Cristina
Olá Fábio! Encontrei o seu site e devo parabenizá-lo pelo excelente trabalho – tudo muito claro, preciso, conteúdo bem organizado! Obrigada mesmo por compartilhar tantas informações conosco! Deixe-me fazer uma pergunta: você ou alguém aqui sabe se o consulado italiano em SP de fato voltou a funcionar em relação às legalizações? Consta no site deles que o serviço retornaria no dia 18 de março, mas, até agora, não há a possibilidade de agendar uma data no site. Já liguei para vários consulados para saber se seria possível, já que o de SP está com o serviço suspenso, fazer por outro… Read more »
Kelly
Oi Fabio! Esse vídeo foi postado dia 21 de fevereiro, dia do meu aniversario, e foi realmente um presente atrasado, já que só tive oportunidade de vê-lo hoje. Eu fiquei com uma duvida sobre a idade das certidões, pois não sei se o CONSRIO legaliza as certidões com mais de 2 anos. Todas as minhas certidões são de 2010. E que tipo de comune você indicaria para dar entrada no processo, comuni em grandes centros ou de interior? Outra duvida é com relação às traduções. O consulado precisa mesmo legalizar as traduções? E se eu traduzir na Italia, posso fugir… Read more »
Marli ap.c.pagliuso

Ola Fabio, gostaria que voce indicasse qual a melhor comune , pois queremos muito sua ajuda,
quando elas chegarem aí.
Queremos te contratar para dar todas as dicas.
Um grande abraco e aguarde futuros contatos nossos.
Marli

marli ap.c. pagliuso

Ola Fabio.
Parabens e te agradeco por todas informacaoes que voce sempre nos presta.
Tenho uma duvida quanto as documentacoes para Cidadania Italiana:
Como ja comentei com voce, assim que estiverem legalizados as certidoes junto ao Consulado Italiano,
minhas duas filhas, irao para a Italia dar entrada. Tenho duvida se elas terao que levar uma so remessa das Certidoes para as duas ou terao que levar em duplicidade.
Um grande abraco,
Marli

Cris Scarinci

Boa tarde,
Gostaria de uma informação, sou casada desde 1990 e meu esposo e dois filhos possuem cidadania italiana, inclusive já possuem os passaportes um dos meus filhos já até viajou para fora como cidadao( passaporte italiano), eu nao possuo, será que tenho direito? Algumas vezes recebi até cédulas de votação do consulado italiano. O que tenho que fazer para me naturalizar como cidadã e conseguir o passaporte? Será que se eu for á Itália registrar o meu casamento e uma forma de conseguir??? O que vc tem de informações que possa me ajudar???
Muito obrigada,um abraço.
Cris

Ubirajara
Olá Fabio, tudo bem??? Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa dos vídeos, e pelo blog, são realmente muito bem feitos e de grande importância para que esta “perdido” em busca de sua dupla cidadania. Bom, aproveitando o momento gostaria de tirar uma duvida. Meu tio por parte de mãe fez toda a arvore genealógica da família, sendo que assim ele conseguiu sua dupla cidadania, eu e minha mãe estamos querendo também. Ele disse que existe uma tal “pasta” e por meio desta o tramite fica mais fácil. Gostaria de saber se é assim mesmo e o que devo fazer! Ele… Read more »
Edilson
Referente as validade dos documentos, tenho um irmão que obteve a cidadania italiana direto pela itália com k28, faz cerca de 8 anos que ele está lá. E tenho comigo desta mesma época de 2001/2004, toda a documentação (Certidões de nascimento de minha mãe, do meu avo, certidão de casamento, ambas traduzidas), e também a certidão de nascimento vinda da itália de ancona de meu bisavo, desta mesma data, este ano estou pretendendo ir a itália fazer a minha documentação consigo aproveitar estes documentos mesmo com datas antigas? Estava providenciando a minah certidão de nascimento e a tradução junto ao… Read more »
Vinicius

Obrigado Fabio. Fico mais tranquilo. Abraços.

Vinicius

Obrigado pelo retorno Fabio. Uma ultima duvida, o documento do meu antepassado que recebi da Italia, que me foi enviado pela Comune de Finale Emilia é um Extrait de L’acte de Naissance, com carimbo e assinatura do Incaricato dal Sindaco, esse documento é a certidao de nascimento? Fiquei na duvida se é isso mesmo ou preciso de outro. Obrigado.

Vinicius

Boa tarde Fabio, tudo bem? Muito bom esse vídeo, estou preparando minha documentação, no momento preciso traduzir e legalizar tudo. Bom, uma dúvida, sobre essas certidoes todas de inteiro teor, uma vez me disseram que as certidoes brasileiras deveriam estar com a data que foram emitidas de no maximo 6 meses ate a entrada do processo de cidadania na Italia. Isso procede? Pois tenhos algumas certidoes que foram emitidas ha mais de 2 anos e nao sei se ainda posso usa-las. Obrigado.

Sonia Trizotto

Pode me ajudar numa coisa?Gostaria de saber de que lugar da Itália vem esse sobrenome Trizotto ou Trizotti consegue me dizer?
Grata
Sonia