Italianos pelo Mundo: Henrique Bricchese Peinado (Irlanda)

Ciao a tutti

É com muito prazer que publico a primeira história da nossa novíssima sessão ITALIANOS PELO MUNDO, onde conheceremos o Henrique, que vive na Irlanda e vejam que coincidência – eu já havia criado o questionário praticamente junto com aquele da sessão Brasileiros na Italia, porém estava esperando o momento certo de divulgar.

Na semana passada, enviei vários emails a amigos e conhecidos que se enquadram neste tema, quando recebo um email do Henrique, perguntanto se eu não iria criar uma sessão aos italianos, pois ele queria muito compartilhar a história dele com os leitores da Minha Saga. E claro, não poderíamos deixar de iniciar exatamente com ele, nosso pai babão:

kissing daddy

1. Identifique-se: nome e pais onde vive
Henrique Bricchese Peinado, Irlanda

2. Quanto tempo você vive neste pais?
Mais de 3 anos

3. Você é inscrito no consulado italiano como residente (AIRE)?
Sim

4. Quais os passos que você teve que fazer para conseguir sua residência no pais? (como cidadão italiano)
Como a Irlanda faz parte da Comunidade Européia, já automaticamente pude ir atrás de trabalho, tirando meu PPS number (Número do Serviço Social).

5. Foi fácil? Quanto tempo durou o processo burocrático de inscrição consular?
O processo de inscrição consular foi simples. Tive que preencher o formulário que baixei na internet e providenciar um comprovante de endereço. Fui ao consulado em Dublin e no mesmo dia fui registrado no AIRE.

6. Você já se sentiu beneficiado pelo fato de ser cidadão italiano? Compartilhe conosco as situações em que isso aconteceu
Sim, claro! Oportunidades de trabalho, livre acesso na imigração, entre outros.

7. Por outro lado, em algum momento você já se sentiu discriminado pelo fato de ser cidadão italiano? Já teve algum tipo de dificuldade por isso?
Trabalhei com italianos aqui e no começo tive certa dificuldade. Não foi muito fácil para os nativos “engolirem” um naturalizado por sangue como eu, mesmo falando italiano.

8. Você conhece ou convive com outros cidadãos italianos? Como é a comunidade italiana no país onde você vive?
A comunidade italiana aqui é pequena e basicamente formada por jovens que vem à Irlanda fazer algum dinheiro e aperfeiçoar o inglês.

9. Deixe aqui seus comentários e sugestões aos nossos leitores sobre como é a vida de um italiano no exterior e tudo mais que julgar importante pra comunidade da Minha Saga
Ser italiano me abriu muitas portas, mas creio que é essencial falar a língua italiana também ou pelo menos se comunicar razoavelmente bem em italiano, principalmente se precisar de assistência do Consulado. É um pouco estranho no curriculum se você coloca que é italiano e nas línguas você não tem Italiano. Automaticamente os empregadores perguntam à respeito, portanto “ser” italiano passa também pelo “dever” em saber a língua. Abraços!![divider]

Pelo que pudemos entender pelo relato do Henrique, chegar a Irlanda como cidadão italiano é fácil e descomplicado: basta tirar o PPS e já começar a procurar emprego. A inscrição no consulado também parece ser simples e o consulado em Dublin parece ser eficiente, afinal não são todos que inscrevem o italiano já no mesmo dia!

Parabéns ao Henrique pela determinação e toda a comunidade da Minha Saga agradece sua disponibilidade em vir aqui compartilhar conosco sua história!


É Você também é italiano, vive no exterior e quer compartilhar conosco a sua história? É só clicar aqui.