10 trabalhos rentáveis que ninguém que fazer na Italia

Ciao a tutti

Recentemente no site studenti.it saiu uma matéria muito interessante, sobre os 10 trabalhos rentáveis que dão muito dinheiro aqui na Italia, mas que os italianos simplesmente não querem ou não pensam em fazer!

Resolvi escrever este artigo antes de falar da tal crise na Italia – que posso adiantar que não é nada parecida com a crise que estamos acostumados no Brasil – pois sei que quando escrever aquele artigo gerará muita polêmica.

De qualquer forma meu objetivo ao escrever este artigo é mostrar a quem pretende viver aqui na Italia que existem muitas profissões que podem passar por cima de qualquer crise financeira que seja, portanto vejamos quais são:

1 – PANETTIERE (PADEIRO)

Fazer pão é uma arte – e pra quem sabe, pode ser muito em remunerado por isso. Aqui na Italia um ‘panettiere’ qualificado pode ganhar entre 2500 e 3000 euros por mês – trocando o dia pela noite, mas é um sacrifício que vale a pena!!!

2 – SARTA (COSTUREIRA)

Você sabe usar agulha e linha? Confeccionar roupas e vestidos sob medida pode dar muuuuito dinheiro – mas atenção: não basta saber apenas pregar um botão.

Esta atividade é tão requisitada por aqui que até quem se aposenta no ramo geralmente continua a trabalhar para as empresas, que por sua vez tem dificuldade em encontrar outras pessoas competentes.

3 – CUOCO (COZINHEIRO)

Se cozinhar é uma paixão, por que não fazer disso a sua profissão?

Nem preciso dizer que a Italia tem milhões de restaurantes, osterias, agriturismos e mais um bocado de lugares – sem contar que sair para jantar num restaurante aqui na Italia não é um capricho; é uma questão cultural!

4 – FALEGNAME (MARCENEIRO)

Ser marceneiro é cansativo? Sim, e é por isso que quase ninguém quer trabalhar com isso.

Porém algumas gotas de suor podem render muitos euros – se calcula que uma empresa italiana demora até 7 meses para encontrar um marceneiro!

5 – MECCANICO (MECANICO)

Ok, pode não ser uma das profissões mais ‘limpas’ do mundo, mas e daí?

Se no final do mês você conseguir ganhar um bom dinheiro que te permita pagar as suas contas e ter uma vida bacana na Europa porque não fazê-lo?

E não apenas de carro, mas uma ótima idéia é aprender a consertar também motos – já que em toda familia italiana existe pelo menos um motorino (Vespa, Garelli, etc).

6 – IDRAULICO (ENCANADOR)

A pior coisa que pode acontecer aqui é precisar de um encanador – eles simplesmente demoram dias, pois tem muito trabalho e quase nunca tem disponibilidade para vir imediatamente.

Sem contar que no final do trabalho – geralmente você tem que vender parte do rim para pagá-lo.

7 – ESTETISTA (ESTETICISTA)

Imaginem que uma noiva italiana geralmente paga 500 euros pela sua maquiagem, quando vai se casar.

Se você sabe fazer unhas, maquiagem, cortar cabelos e montar penteados a Italia precisa de você!

8 – ARTIGIANO (ARTESÃO)

Os italianos valorizam muito os artigos feitos pelos artesãos – como jóias ou móveis em lenha por exemplo.

Geralmente este tipo de trabalho era passado de pai pra filho e aos poucos isso está cada vez mais raro, portanto quem tem o ‘dom’ de realizar trabalhos manuais pode fazer um bom pé de meia.

9 – CONCIATORE DI PELLI E PELLICCE (QUEM TRABALHA COM ARTIGOS DE COURO)

A Italia é conhecida pela grande qualidade em seus artigos de couro.

Basta andar pelas ruas de Firenze (um dos pólos de excelência nesta arte) para encontrar bolsas, carteiras, luvas, sapatos e mais um monte de coisa chique e de bom gosto fabricados sempre em couro.

E obviamente quem sabe trabalhar com este material, aqui fará a festa.

10 – VALIGIAIO (QUEM FABRICA BOLSAS E SIMILARES)

Trabalhos rentáveis

Mulher adora bolsa – ah vá!

E italiano adora mala (de viagem) – não sei bem explicar este fenômeno, mas é verdade – esperar a mala num aeroporto italiano é como estar parado na vitrine de uma loja de malas – você vai ver malas que jamais pensou que sequer existiam.

E geralmente elas estão “combinando” umas com as outras: uma enorme, outra média, outra menor e ainda tem a necessaire (de mão) – todas bonitinhas e… caras!

DICA DO SAGA – TRABALHOS RENTÁVEIS

Muitos leitores me perguntam sobre a tal crise aqui na Europa e minha resposta sempre foi a mesma: desde que eu comecei a trabalhar, com meus 14 anos, jamais fiquei desempregado, seja no Brasil, seja aqui na Italia – mesmo quando todos ao meu redor reclamavam da crise, da falta de oportunidades, da falta de emprego, etc.

Qualquer pessoa vai encontrar um trabalho de acordo com as competências que possui!

Porém atenção: quando emigramos, não só o fator competência é importante, a língua e adaptação também são.

Se estamos num pais que fala italiano, e somente falamos português e/ou inglês, obviamente que as chances de sucesso diminuem consideravelmente!

O que eu quero dizer com isso?

Que se você pensa em vir morar na Italia, não adianta ser o melhor profissional do mundo se você não falar a lingua italiana!

Porém uma coisa é certa: ter as competências necessárias em uma destas 10 profissões listadas acima já é um grande diferencial aqui na Italia, pois além de serem bastante rentáveis, são profissões que os italianos em maneira geral não querem fazer, o que significa menos concorrência – pensem nisso 😉

GUIA COM DICAS EXCLUSIVAS PARA TRABALHAR NA ITALIA

guia prático da vida na italia

Falando em emprego, você já conhece o Guia Prático da Vida na Italia?

Nele eu ensino a fazer o seu currículo italiano, dou dicas comprovadas para conseguir um emprego por aqui, e muito mais.

Se ainda não o conhece, basta clicar aqui para conhecê-lo melhor 😉