Comparação entre ovos de páscoa Brasil x Italia

Hoje venho aqui com um artigo pra deixar um monte de leitores com mais raiva ainda de algumas coisa que acontecem no Brasil.

Como a roubalheira que acontece na venda de produtos em grandes festividades, como é o caso da páscoa.

Passeando pelo facebook encontrei a seguinte imagem:

OVO PICANHA

Foi quando pensei em ir a alguns supermercados aqui na Italia para ver o preço de alguns ovos e por que não comparar os preços.

Como eu não moro no Brasil e não queria encher o saco de ninguém pedindo para ir a supermercados tirar fotos e me mandar, entrei no site da Americanas e verifiquei alguns valores.

Depois procurei por aqui os ovos equivalentes para tentar justificar os valores com a mesma base, e já percebi algumas diferenças que conto a vocês:

MARCAS

Aqui na Italia não existem todas as marcas que existem no Brasil, como por exemplo Lacta, Garoto, Amor aos Pedaços, Arcor ou similares.

Por aqui encontramos a Nestlé (que é suíça), a Ferrero (que é italiana) a Lindt e outras marcas menos conhecidas.

Por outro lado, as marcas mais conhecidas que acredito que ter no Brasil são Balocco, Motta, Bauli

PESO

Outra curiosidade é que por aqui os ovos não são vendidos por números, como acontece no Brasil.

Geralmente compramos ovos pela quantidade de chocolate: 150, 210, 240, 500, 800, 1000 gr. e assim por diante!

VALOR DO QUILO

E algo que eu considero fundamental e transparente é que quando verificamos o preço de um produto, ao lado sempre encontramos o valor correspondente ao quilo deste produto!

Isso é extremamente útil pois às vezes encontramos “promoções” que nem sempre custam menos do que outros produtos similares, portanto verificando o valor do quilo podemos comparar e então escolher aquele que custa menos, entenderam?

Não sei se em todos os supermercados do Brasil isso também acontece.

COMPARAÇÃO

Muito bem, vamos logo ao que interesse, quanto gastamos aqui na Italia comprando ovos e colombas e quanto gastamos no Brasil, começando por alguns ovos que são vendidos na Americanas:

Aqui na Italia, o ovo mais próximo equivalente a este da Lacta de 170 gramas que encontrei foi esse:

Vejam que ele tem 210 gramas e custa 7,99 euros, e ali podemos ver o valor do quilo, que neste caso é de 38,05 euros enquanto o ovo brasileiro custa 176,41 reais o quilo!!!

ATENÇÃO: antes que algum desavisado corra pra dizer – Ahhh Fabio, mas convertendo euro pra real custa menos….este tipo de cálculo não deve ser feito de forma alguma, por um simples motivo: eu não recebo meu salário em reais, eu vivo na Italia e portanto recebo em euro.

Isso significa se eu quero comprar um ovo de páscoa que custa 7,99 eu tiro exatamente 7,99 moedas do meu dinheiro do bolso, assim como você que vive no Brasil e ganha em reais tira 29,99 moedas do seu bolso.

Muitos fazem confusão com essa “conversão burra”, achando que tudo deve ser convertido e não é verdade: você deve converter euro/real se vem pra cá a turismo – daí sim o raciocínio é válido, vejamos dois exemplos práticos:

1º exemplo – se você está aqui a turismo, pagando suas compras com seu cartão de crédito brasileiro, ao comprar um ovo de 8 euros, na sua conta lá no Brasil vai ser descontado em torno de 25 reais;

2º exemplo – porém se você mora aqui, ganha em euro, portanto não usa dinheiro do Brasil e paga o mesmo ovo com seu cartão de crédito italiano, o valor que vai ser descontado do seu banco italiano é exatamente os mesmos 8 euros.

Entenderam de uma vez por todas o conceito de conversão burra?

Essa é a melhor forma de entender o quanto nosso querido Brasil é injusto com seu povo: neste nosso exemplo um cidadão italiano gasta 8 moedas e leva pra casa um ovo de 210 gramas, enquanto um cidadão brasileiro deve gastar 30 das suas moedas para levar pra casa um ovo de 170 gramas…

Muito bem, o pior ainda está por vir, vejamos outras comparações:

Aqui temos um ovinho mixuruca de apenas 90 gramas pela bagatela de 21,99, porém vem com uma surpresa do Bob Esponja. Aqui o preço do quilo vai longe: 244 reais/kg.

Por aqui não encontrei nenhum ovo do Bob Esponja tão pequeno com surpresa, o único que encontrei foi esse com 240 gramas por 9,90 e ali já dá pra ver o valor do quilo: 41,25/kg.

Próximo ovo:

Vejamos um exemplo para agradar a molecada que ama seu time de futebol: neste caso, um ovo de míseros 160 gramas do seu time sai por 36,99.

Aqui encontrei quase o mesmo peso: 180 gramas por 6,99 (disponível Inter, Milan e Juventus)

Acho que já deu pra perceber a imensa diferença entre os valores entre o Brasil e Italia, certo? Calma que tem mais, encontrei no site da Americanas este pequeno tesouro:

Delícia não? Pra mim os ovos da Lindt são os melhores, simplesmente deliciosos!!! Neste caso, 200 gramas por 39,90 reais ou então 199,50/kg.

Já aqui…

Ok, confesso que vacilei nessa foto, pois vejam que aqui o Gold Bunny tem apenas 100 gramas e custa 2,99 – só depois que cheguei em casa vi que tirei a foto errada, pois aquele de 200 gramas custa 3,99.

Massss nem tudo foi perdido: imagine que eu queira gastar as mesmas 39,99 moedas que vocês gastam no Brasil para comprar um coelhinho da Lindt, vejam o que eu levo pra casa:

Por 37 euros, levo um coelhão de puro chocolate suíço de UM QUILO!

Outra pérola que encontrei por aí:

Caixinha também da Lindt com bombons recheados (neste caso stracciatella) com 200 gramas por 40,90 reais, levando o valor do quilo a estratosféricos 204,50 reais.

Aqui não encontrei a caixinha com stracciatella, porém os valores das caixinhas são os mesmos, independente do recheio, vejam:

A mesma caixa, o mesmo peso, porém com um preço completamente diferente: 5,46 centavos de euro ou 27,30 euros/kg.

E isso é preço normal, não é promoção de páscoa não!

Muito bem, se vocês ainda estiverem lendo este artigo e não tacaram seus computadores na parede de raiva, vejamos os valores das colombas pascais, começando por duas delas no Brasil:

Aqui um detalhe: procurei os menores valores de colombas e estes foram os resultados: ambas com 500 gramas e a diferença de valores se dá pela composição e marca: a primeira da Visconti tem frutas cristalizadas e a segunda da Bauducco tem gotas de chocolate.

Quando fui procurar aqui na Italia por equivalentes, de cara já percebi que por aqui as colombas são praticamente todas a partir de um quilo – salvo poucas exceções com 700 gramas, portanto encontrei estas:

A primeira com 750 gramas e com gotas de chocolate por 4,49 e a segunda de 1 quilo por 3,99. Encontrei também estas opções de colomba:

 

 

E estas opções alternativas de ovos:

 

Abaixo a comparação entre a parcimônia e o exagero: 10 quilos de chocolate por 99,90 e 50 gramas por 1,29

 

Outras opções:

 

Ovinhos da Inter de Milão: forza inter!

 

3 quilos de ovo

 

Surpresona da Kinder

 

Ahhhhh, já ia esquecendo: ontem postei a foto deste artigo no Facebook:

ovos de páscoa brasil x italia

E alguns amigos ficaram desesperados achando que os ovos custavam 69,90 euros em oferta – por causa do cartaz lá atrás rs

Aquele cartaz é do corredor de bonecas, se não me engano é de uma Barbie tamanho gigante (ok, tenho medo de bonecas do tamanho de uma criança, trauma do Chuck rsrsrsrs) e que custa aquele valor.

É isso queridos leitores, um grande abraço a todos e até o próximo post 😉