Contribuição de um leitor: Controle de Passaporte em Milano

Ciao a tutti!

Hoje quero contar a vocês uma história que aconteceu com nosso querido amigo Luiz Cesar Nitsche – que me deu as devidas autorizações para publicá-la aqui no nosso blog.

Segue abaixo o email dele:

Olá Fabio

Quero compartilhar com você algo interessante que aconteceu comigo recentemente no aeroporto de Milano: eu estava vindo com a minha esposa e alguns amigos de Madrid e logo após pegar as malas, enquanto me dirigia ao saguão do aeroporto fui abordado por um agente da policia italiana (acredito ser federal) me pedindo os documentos para controle.

Ao dar a ele a minha carteira de identidade italiana, ele então perguntou seu estava com o passaporte também – respondi que sim e entreguei o meu passaporte italiano.

Enquanto analisava o vermelhinho, me perguntou de onde eu estava vindo e eu disse do Brasil (devia ter dito que era de Madrid!) e imediatamente ele começou a procurar no meu passaporte o carimbo de entrada e saída do Brasil, que obviamente não encontrou, pois eu entro e saio de lá com meu passaporte brasileiro.

– Como voce veio do Brasil se não tem entrada e nem saída?

Eu expliquei que eu também sou brasileiro e então me pediu meu outro passaporte; mostrei a ele e o questionei indignado sobre qual o objetivo em ter que mostrar também meu passaporte brasileiro, já que eu também sou cidadão italiano!

Ele me respondeu que eu estava correto, porém quando perguntou sobre a origem do meu vôo, eu deveria ter explicado que sou um cidadão com dupla cidadania, residente no exterior e devidamente inscrito no AIRE, o que explicava o fato de não ter os carimbos no meu passaporte italiano.

Olhou superficialmente minhas malas, ajudou a fechá-las e me desejou uma feliz estadia na Italia.

Importante dizer que fui tratado em todo momento com respeito e cordialidade.

Com isso quero colaborar com Minha Saga no sentido de informar que essa situação pode ocorrer com outras pessoas que como nós também tem dupla cidadania.

Abraços 

Luiz Cesar Nitsche

[divider]

Antes de mais nada quero agradecer ao Luiz em nome de todos os nossos leitores pela disponibilidade e dedicação em compartilhar conosco sua história – este é o espírito da Minha Saga 😉

Tão logo li essa história, me lembrei do perrengue que passei no mesmo aeroporto de Milano, após também chegar de Madrid, na minha segunda vinda a Italia.

Será que em ambos os casos foi o mesmo oficial que nos parou Luiz? Ele era bigodudo? kkkkkk

Cliquem aqui para conhecer o perrengue que passei naquele dia, quando o oficial me parou e mandou tirar tudo que eu tinha na mochila. Era cueca voando de um lado, pomada minâncora do outro – um verdadeiro caos rsrsrs

Grande abraço a todos, em especial ao Luiz e até o próximo post – que será especial, pois depois de amanhã completarei 7 anos da minha chegada aqui na Italia…