Bandiera Blu – Sistema de Classificação das Praias

Ciao a tutti!

Hoje quero apresentar a vocês algo que pode ser muito útil a todos que pretendem conhecer as belas praias italianas, a classificação Bandiera Blu:

Criada pela FEE (Foundation for Environmental Education), esse sistema tem como objetivo certificar A qualidade ambiental das praias através de diversos critérios, como por exemplo a balneabilidade, serviços oferecidos, segurança, qualidade da água, entre tantos outros.

Neste ano de 2014 receberam a certificação 140 localidades italianas, totalizando 269 praias! Pra que vocês tenham uma ideia, vejam os números, divididos por região:

A vencedora foi a Liguria, com 20 cidades, seguida da Toscana com 18, Marche com 17, Campania com 13, Abruzzo e Puglia com 10 cada, Emilia-Romagna com 9, Veneto e Lazio com 7, Sicilia e Sardegna com 6, Trentino-Alto Adige com 5, Calabria 4, Molise 3, Friuli Venezia Giulia com 2 e finalmente Piemonte, Basilicata e Lombardia com 1 cada.

O nome de cada praia destas localidades podem ser consultados neste link.

E não é só aqui na Italia que existe a certificação, vários outros países também contam com a famosa Bandiera Blu, portanto se vocês estiverem pensando em passear pelas ilhas gregas, por exemplo, também poderão se orientar e com isso encontrar as melhores praias pra pegar um bronze rsrsrs

E já que estamos falando em praias, vocês sabiam que aqui em Pisa existem 3 delas? Ok, ficam distantes da cidade cerca de 10 quilômetros, pois entre o mar e a cidade da torre torta existe uma reserva natural conhecida com o nome de Parco San Rossore, mas basta pegar a motoca e correr pra lá. Vejam que beleza:

MARINA DE PISA

TIRRENIA

CALAMBRONE

Prestem muita atenção na foto em Tirrenia, pois em breve vou levar vocês comigo para conhecer os famosos bagni italiani, vocês não perdem por esperar, nos vemos no próximo post (ou vídeo?) 😉