Crônicas de um matrimônio italiano – preparativos

Ciao a tutti

Hoje abro uma série de artigos que chamarei de “crônicas de um matrimônio italiano” onde contarei a vocês diversos detalhes e curiosidades de um casamento aqui na Italia.

Quem já segue a nossa fanpage, sabe que eu e a Luciana seremos padrinhos de casamento de um casal de grandes amigos italianos. E é exatamente por causa disso que poderei compartilhar com vocês – através de imagens, texto e vídeo – um pouco desta incrível experiência, bastante diferente dos casamentos brasileiros, como já era de se imaginar.

OS NOIVOS E O CONVITE PARA SERMOS PADRINHOS

Antes de mais nada, apresento a vocês os noivos: Alessio e Valentina:

Alessio e Valentina

Nos conhecemos há praticamente cinco anos, pois alugávamos uma de suas casas para a realização da prática de cidadania de nossos clientes. Inclusive foi em uma destas casas que a Lu morou e fez o seu processo, tornando-se amiga dele também durante aquele período.

Ano passado, os dois pombinhos nos convidaram para um jantar e nos comunicaram que tinham decidido se casar em setembro de 2014 (já viviam juntos há alguns anos) e mais: queriam ter a honra de nos ter como padrinhos – aqui na Italia chamados testimoni. Claro que aceitamos e cá estamos já na semana do casório, que acontecerá na igreja, no dia 20 de setembro de 2014.

Obviamente que isso me deu a grande possibilidade de acompanhar todo o processo de casamento, não apenas a parte burocrática, que eu já conhecia e que, inclusive já expliquei neste artigo, mas também estou tendo a oportunidade de entender os costumes e tradições do povo italiano em relação ao evento, portanto imaginem o quanto estou enriquecendo a minha cultura em relação a isso!!!

E foi exatamente por causa deste tanto de coisas e novidades que percebi que explicar tudo num único artigo seria impossível – criar uma sessão com vários artigos não só será interessante a quem puder acompanhar quase em tempo real, mas também para referências futuras 😉

IMPORTANTE: Como estou fora do Brasil há quase dez anos, obviamente não sei como andam as cerimônias por aí, pode até ser que muitas das coisas que eu postarei e que eu acho que sejam novidades absolutas, não será nada diferente do que acontece no Brasil, portanto já peço desculpas antecipadas rsrs

IMPORTANTE II – Todos os termos na língua italiana estarão em itálico com a respectiva tradução em parêntesis – aproveitem para aumentar o vocabulário de vocês.

– 5 DIAS DO CASÓRIO – O ESTILO ESCOLHIDO

Hoje é segunda-feira, dia 15 de setembro e estamos há exatos 5 dias do evento, imaginem a correria com os últimos detalhes!

Para situá-los em relação ao estilo, nossos queridos amigos resolveram lá no início da ideia, em realizar um casamento estilo inglês.

Legal, falei. E em seguida veio naturalmente a minha pergunta: – Que raios é um casamento estilo inglês?

Ahhhh Fabio, fique tranquilo que você vai se divertir, pois sendo padrinho, terá que se vestir igual ao noivo, ou seja: tight, cartola e bengala!

– Coooooooooooooooooosa? Que diabos é tight?? (depois descobri graças a mãe Wikipédia que é fraque rsrs)

Resumindo, o noivo queria que eu me vestisse assim:

crédito: http://www.ladysmagazine.it

Para minha grande felicidade, ele tem pouco mais de 1,50 de altura e quando foi escolher a roupa, o alfaiate desaconselhou o uso do cilindro (cartola) e bastone (bengala) e ainda sugeriu que ao invés do tight completo, que ele vestisse mezzo tight (fraque mais curto atrás, pouco abaixo da bundinha), conforme a imagem abaixo:

credito: http://www.eshopsartoriarossi.it

E a minha roupa, como foi definida? E a da Luciana?

No próximo post contarei a vocês sobre a compra das nossas roupas (incluindo os valores pagos para comparação) e outros detalhes interessantes, como por exemplo o rolo que os pais dos noivos tem durante a festa, os preparativos na igreja, as despedidas de solteiro, o choque quando descobri que eu quem levará as alianças (padrinho ou dama de honra?) e muitas outras curiosidades.

Quem tiver qualquer dúvida sobre a cerimônia, aproveite para deixar como comentário, pois caso eu não saiba de algo, tenho a ótima chance de perguntar diretamente na fonte rsrsrs

Abbracci a tutti