Agendando o passaporte italiano online, sem traumas

Ciao a tutti!

Há muitos meses recebo emails de pessoas desesperadas, tentando agendar uma data no site do consulado italiano para agendar um dia para solicitar o passaporte italiano.

Finalmente chegou a minha vez de agendar duas datas, para que eu pudesse aproveitar a minha visita rápida no Brasil no mês que vem e então solicitar o passaporte da Isabella e da Brunna, que virão passear no país delas pela primeira vez!

Para ajudá-los a efetuar o agendamento, mostrarei os 4 passos que realizei para fazer isso com muita tranquilidade, sem dramas nem traumas:

1º passo – Ler as instruções do site
2º passo – Obter todas as informações das crianças
3º passo – Preencher o cadastro
4º passo – Efetuar o agendamento

1º PASSO – LER AS INSTRUÇÕES DO SITE

Tendo em vista este monte de gente sem conseguir um agendamento, a primeira coisa que eu fiz foi ler as instruções do site do consulado a este respeito!

Vejamos o que encontrei:

[divider]

EMISSÃO DE PASSAPORTES

Ler atentamente as seguintes instruções antes de efetuar o agendamento.

Para apresentação do pedido (Domanda) para expedição de passaporte é necessário efetuar a reserva on line (Prenota la visita).

O agendamento é individual e nominal, também para os filhos menores.

Informa-se que este Consulado Geral abre a cada dia, a partir das 00:00h (horário de Roma) novos agendamentos com uma nova data e diversas opções de horários, à distância de aproximadamente um mês.

Por esse motivo, em caso de necessidade, sugere-se acessar o nosso site a partir desse horário.

Aqueles que não puderem apresentar-se no dia agendado deverão enviar um e-mail ao Setor Passaporte ([email protected]) para o cancelamento e em seguida proceder com um novo agendamento.

Podem escrever a este mesmo endereço e-mail também em caso de dificuldade nas operações de agendamento.

Pressuposto fundamental para a obtenção do passaporte é ser cidadão italiano e estar com sua situação cadastral atualizada junto a este Consulado Geral da Italia em São Paulo.

Portanto, é necessário comunicar qualquer modificação cadastral antes de fazer o pedido de passaporte.

Não é mais prevista renovação de passaporte. Atualmente são expedidos exclusivamente novos libretos dotados de chip eletrônico.

[divider]

Muito bem, segundo as primeiras instruções era necessário efetuar o agendamento na sessão “prenota la visita”.

Ao clicar no link sugerido encontrei no meu caso uma informação importantíssima:

Atenção: O agendamento é pessoal (em nome de quem vai solicitar o passaporte) e individual (um agendamento para cada pessoa), inclusive para os menores de idade.

 Ou seja, eu teria que realizar 2 agendamentos: um pra Isa e outro pra Brunna.

Logo após clicar em solicitação de passaporte, encontrei a seguinte mensagem:

agendar o passaporte italiano

Na verdade a mensagem que aparece é na língua italiana, basta clicar lá no canto superior direito da página para escolher português e então visualizar a imagem acima.

Ali podemos ler com todas as letras e de forma inequívoca que o calendário abre novas vagas todos os dias à meia noite, horário italiano.

Primeira pergunta: por que cargas d’água dezenas de pessoas que me escreveram emails desesperados estavam tentando todo e qualquer horário, menos este?

Sim, queridos leitores, eu tenho vários emails aqui com pessoas dizendo que entravam todos os dias nos mais variados horários e nunca encontravam vagas. Horários esdrúxulos, tipo 15:00, 7:00 da manhã, 20:00 da noite… 

Muito bem, depois do meu choque inicial em saber que o povo não leu o enorme aviso no site do consulado, cliquei no botão registrazione nuovo utente (ok, estamos solicitando o passaporto italiano, no mínimo aqui temos que estudar e entender um pouquinho da nossa língua né?

Portanto nada de tradução para o português) e encontrei a seguinte tela:

agendando o passaporte italiano

Preenchi todos os dados e cliquei em confirmar.

Poucos minutos depois chegou o email pedindo para confirmar a inscrição e uma vez confirmada, fiz o mesmo, desta vez com o email da Brunna, seguindo sempre os mesmos critérios.

2º PASSO – OBTER AS INFORMAÇÕES DAS CRIANÇAS

Agora que eu já tinha cadastrado ambas no sistema Prenota OnLine, o passo seguinte foi reunir todas as seguintes informações das crianças, principalmente endereço completo, com CEP número de RG e CPF, Passaporte Brasileiro e a altura delas.

IMPORTANTE: nas frases HO LETTO LE ISTRUZIONI SUL SITO e DICHIARO DI ESSERE IN POSSESSO DELLA DOCUMENTAZIONE COMPLETA a resposta correta é S em ambas (somente a letra S em maiúsculo!)

Depois que eu estava com tudo bonitinho escrito em um caderninho, me preparei ao passo seguinte:

2º PASSO – PREENCHER O CADASTRO

Screenshot 2014-11-05 18.56.54

Depois de conferir todos os dados enviados pelas meninas (prestem muita atenção para não digitar nada errado!) cliquei em conferma e visualizei a seguinte tela:

Screenshot 2014-11-05 19.56.44

Voltei a ler as instruções, para então terminar a saga do agendamento do passaporte, indo ao quinto e último passo:

5º PASSO – EFETUAR O AGENDAMENTO

Voltando lá no início, o que dizia a mensagem inicial? Que diariamente eram inseridas novas vagas, exatamente a meia noite do horário italiano.

Como eu terei apenas um dia útil disponível no Brasil em dezembro para poder comparecer com as crianças e a mãe delas no consulado, não tinha como escolher qualquer dia – tinha que ser aquele específico!

Porém tinha um problema: eu teria que efetuar contemporaneamente 2 agendamentos: um pra Isa e outro pra Bubba e aqui um detalhe: não dá pra manter duas janelas abertas, pois o sistema automaticamente derruba uma delas, identificando o ip da máquina.

A solução encontrada foi simples: eu mantive a janela da Isabella no meu computador e a Luciana com a janela da Brunna no Ipad, utilizando a rede do celular 4G – para evitar o mesmo IP e consequentemente ser derrubado do sistema na hora H.

Completamos os dados do formulário faltando alguns minutos para a meia noite, e quando o relógio bateu 00:0o bastou apertar F5 e pronto: apareceu o dia selecionado na cor verde (disponível), clicamos a faixa horária preferida e pronto – agendamento feito!

CONCLUSÃO

Vejam que não foi preciso contar com a sorte e a boa vontade de ninguém para poder efetuar este serviço.

Bastou apenas ler as indicações que constam no próprio site e tudo aconteceu de forma tranquila, aliás tranquilíssima eu diria.

Estou falando isso, pois comigo tem acontecido algo parecido: centenas de leitores me escrevem solicitando ajuda e quando os respondo, indicando a leitura do nosso manual gratuito sobre cidadania italiana.

A maioria sequer leva isso em consideração – prefere depender perguntar para mim do que tentar entender como tudo funciona.

Isso é muito sério, pois é a resposta para a pergunta que tanta gente me faz: como é que em pleno ano de 2014 ainda tem gente que vem a Italia e cai na mão de pessoas inescrupulosas e picaretas?

Talvez pelo mesmo motivo acima: ao invés de certificar-se sobre como as coisas funcionam, preferem “pagar” para outro resolver.

Como profissional eu poderia estar aqui agradecendo aos céus por existir pessoas assim, pois eu sempre terei clientes querendo me contratar, não é mesmo?

Porém tendo passado tudo que passei aqui na Italia, sendo enganado e prejudicado por tanta gente, simplesmente não consigo (e nem quero) ganhar a vida desta forma.

Por isso sempre que julgar necessário, serei chato, grosso e tantas vezes até mesmo insuportável, porém sempre farei com que a pessoa pense, reflita e procure entender como tudo funciona!

Outra coisa importante: agendando o passaporte com antecedência de um mês, ninguém terá a desculpa de ter que viajar às pressas pra cá sem o documento correto.

Por incrível que também pareça, recebo um monte de emails de pessoas que tem a cidadania italiana e diz que depois de 10 anos na fila, precisa viajar urgente, sem ter tempo para esperar o seu documento italiano de viagem ficar pronto.

Imaginem quantos revertérios tem minha barriga em ver pessoas com a cidadania italiana querendo viajar com o passaporte brasileiro!

Ao mesmo tempo que tantos aqui que dariam tudo para fazer o inverso: tem apenas o passaporte brasileiro e sonham com a tão sonhada cidadania italiana para ter o vermelhinho, é ou não de doer o barrigão? rsrsrs

Abbracci a tutti e até o próximo post 😉