Mudam os agendamentos em SP de novo

[feature_box style=”3″ only_advanced=”There%20are%20no%20title%20options%20for%20the%20choosen%20style” alignment=”center”]

As informações contidas neste artigo estão desatualizadas e foram mantidas apenas como referência. As informações atualizadas você encontra clicando aqui.

[/feature_box]

Quem entrou no site do consulado italiano em São Paulo nos últimos dias encontrou a singela mensagem sobre os agendamentos:

LEGALIZAÇÕES DAS CERTIDÕES

A partir de hoje, 20 de março de 2015, as legalizações necessárias para o reconhecimento da cidadania italiana junto a um Comune na Itália deverão ser agendados online, através RESERVA UMA VISITA.

Isso significa que acabou a era do agendamento pelo telefone / email através da empresa que o consulado tinha contratado, a tal empresa de call center, que cá entre nós era completamente incompetente e inútil!!!

RETORNO NO TEMPO – MUDAM OS AGENDAMENTOS  DE NOVO, DE NOVO, DE NOVO…

 Se você estiver lendo este artigo em 2020, você está ferrado meu amigo! Sim, pois eu imagino que nestes 5 anos, provavelmente os consulados irão mudar pelo menos 3 vezes novamente a bendita forma de legalizar os documentos para fins de cidadania aqui na Italia. E o fato que eu estou escrevendo isso é pra deixar registrado que ainda neste ano de 2015 estou escrevendo isso e em 2020 vou poder dizer: Ahhhã, não disse que ia mudar pelo menos 3 vezes…

Por que estou falando isso? Recapitulemos as vezes que eu já escrevi aqui sobre mudanças consulares em relação aos agendamentos para legalização de documentos, contem comigo:

  1. No dia 3 de abril de 2007 (entre a minha primeira e última vinda a Italia) – escrevi neste artigo que o consulado em SP suspendia as legalizações (quem acompanha este blog desde aquela época sabe que nós fomos protestar na frente do consulado, abrimos faixas, fomos recebidos pelo vice-cônsul, etc);
  2. No dia 11 de maio de 2007, depois de muita pressão (inclusive tenho orgulho de dizer que contribuí pra isso) escrevi neste artigo que o consulado tinha recebido ordens para voltar a legalizar;
  3. Em 21 de outubro de 2007 o consulado em SP mudava mais uma vez a forma de agendamento, adotando o sistema que voltou novamente;
  4. Por causa da quantidade de pedidos (muitas vezes feito por pessoas incoerentes, que clicavam em agendar apenas para “garantir vaga”, a fila de espera chegava a 10 anos de espera para legalizar documentos!!! Por isso em 2011 o consulado mudava mais uma vez, conforme vocês podem ver clicando aqui;
  5. Depois disso fechou para novas legalizações por tempo indeterminado…
  6. Em janeiro de 2012 reabriu, contei neste artigo;
  7. No final de 2012 adotou o sistema e quem quisesse legalizar tinha que fazer fila na porta do consulado;
  8. E por fim, em março de 2013 iniciava a era do agendamento terceirizado pela péssima empresa VSF Global.

Viram só, tenho certeza que muitos acharam que eu estava exagerando, né? OITO mudanças (estamos falando apenas dos procedimentos para legalização) aconteceram entre 2007 e 2013, se quiserem conferir todas as mudanças também de outros consulados e outras notícias, basta clicar aqui para ir a sessão Notícias dos Consulados (sim caros, este humilde blog é dividido por assuntos)

VOLTANDO AO ASSUNTO DOS AGENDAMENTOS

Portanto caros leitores, quem precisa vir a Italia em um tempo breve, tem a oportunidade de entrar no site do consulado (por enquanto a notícia está apenas no site em SP, veremos se os outros consulados vão seguir) e agendar a sua visita. Hoje tinha datas para maio, ou seja para apenas 2 meses – porém atenção:

PeloamordeDeus não vão sair clicando em agendar e destruir o sistema, como aconteceu em todos os últimos anos!!! Somente quem estiver com os documentos todos em inteiro teor, legalizados pelo ERESP e já traduzidos é que deve agendar, caso contrário você estará sendo um grandíssimo figlio di una porca troia, porque não só não vai conseguir, mas vai tirar a oportunidade de alguém que realmente precisa vir a Italia em um tempo breve.

Porém de qualquer forma, vejamos como é que esta novela vai se desenrolar, e aguardemos a próxima mudanç… ops, as cenas do próximo capítulo 🙂