Origem e significado do nome Italia?

Ciao a tutti

Verificando a minha linha do tempo no Facebook recebo uma atualização sensacional da Accademia della Crusca – versão italiana equivalente a Academia Brasileira de Letras – sobre a origem do nome do nosso país, coisa que tenho certeza que muitos de vocês jamais pararam pra pensar como surgiu (sim, jamais tinha me passado pela cabeça também rsrsrs)

Claro que no mesmo instante vim aqui compartilhar com vocês, vejam só que curioso:

A ORIGEM DO NOME ITALIA

Segundo a Crusca, a origem do nome do país surgiu no extremo sul, na Calabria e deriva do vocábulo Italói, utilizado para dar nome aos…

bezerro
Bezerros

Por mais estranho que pareça é isso mesmo que vocês estão pensando! O nome Italia surgiu por causa destes simpáticos bezerrinhos rsrsrsrsrs

Ok, explico melhor: pouco antes do nascimento de Jesus, lá pelo ano 5 a.C. o sul da Italia fazia parte da Magna Grécia (que todos nós estudamos na escola, lembram do Arquimédes?) e obviamente a língua falada era o grego.

 Naquela região existia uma tribo que tinha como principal característica a criação de bovinos. Por causa dessa característica da região que os gregos decidiram então apelidar carinhosamente (ou não) o povo local de ITAΛΟΣ (Italói).

Neste caso

 Italia = “habitantes da terra dos bezerros”.

Por outro lado, alguns historiadores acreditam que a palavra correta utilizada naquela época não seria bezerro ma sim touro, neste caso

Italia = “habitantes da terra dos touros”

Sinceramente independente da origem ser touro, bezerro ou papagaio, não torna a coisa menos curiosa não é mesmo? Nós que somos cidadãos de dois países podemos dizer que o nome de um deles deriva de uma árvore enquanto o outro deriva de um bovino.

Aproveitando que estamos falando da origem no nome: vocês acreditam que o nome Brasil realmente deriva do pau-brasil ou é correta a interpretação de alguns estudiosos, que acreditam que o nome teria surgido lá pros lados da Irlanda, antes mesmo da chegada dos portugueses???

Deixem o seu comentário e até o próximo post 😉