Qual o prato italiano mais característico na sua família?

Ciao a tutti

Ontem à noite estava escutando um programa de entrevista na Radio24ore, quando começou uma discussão sobre qual seria o prato italiano que realmente traduz a cozinha italiana no exterior.

Os ouvintes ligavam pra rádio e cada um dava sua opinião, dizendo um prato que realmente seria aquele ‘típico italiano’.

As respostas eram as mais variadas: spaghetti a bolognesa, saltimbocca alla romana, gnocchi alla sorrentina, cotoletta alla milanesa e mais um bocado de coisas que me fizeram perceber que esse povo realmente não tem a menor ideia do que conhecemos como comida italiana no exterior.

Pelo menos no Brasil, tirando o spaghetti a bolognesa (que em português virou espaguete a bolonhesa) estes outros pratos não tem nenhum significado – a menos que a nonna seja uma cozinheira que emigrou da Italia e tenha ensinado aos seus descendentes este tipo de receita rsrs

A única regra que o programa estabeleceu, é que não podia falar pizza, pois a ideia era falar sobre os pratos, e a pizza não se enquadrava na enquete.

Mais do que imediatamente, pensei:

– O que os leitores do blog pensam sobre isso? Quais os pratos que eles lembram e conhecem da tradição italiana, que os seus nonnos e bisnonnos faziam?

prato italiano mais característico

O PRATO ITALIANO MAIS CARACTERÍSTICO NA MINHA FAMÍLIA

No meu caso, o prato que mais caracterizava a Italia era o macarrão a bolognesa da minha nonna Maria.

Já no caso da Luciana, é a polenta com frango e fritaia – esta última vem do dialeto veneto, que corresponde a palavra frittata, que significa omelete em italiano.

E VOCÊS?

Porém recordando: não vale falar pizza!

A ideia é saber qual prato que vem à mente, aquele que a nonna fazia e vocês lambiam os beiços rs

Portanto, a pergunta que não quer calar: qual o prato italiano mais famoso e característico da sua família?