Cidadania italiana por casamento

De acordo com os artigos 5, 6, 7 e 8 da lei 91/92, é possível obter a cidadania italiana por casamento com um cidadão italiano.

O cônjuge estrangeiro pode optar pela apresentação do pedido formal de naturalização de duas formas:

  1. Se reside aqui na Italia: desde que seja residente legal há mais de 2 anos;
  2. No exterior (fora da Italia): desde que o casamento tenha acontecido há pelo menos 3 anos.

Em ambos os casos, este tempo cai pela metade quando o casal tem filhos menores em comum, ainda que adotados.

CIDADANIA POR CASAMENTO – VÍDEO

Hoje compartilho com vocês os procedimentos para realizar o processo de cidadania por casamento (naturalização por matrimônio) diretamente em um vídeo que gravei especialmente para vocês.

Assistam o vídeo e depois continuem a leitura abaixo:

Caso queiram ir ao vídeo direto no Youtube é só clicar aqui.

EXPLICAÇÕES GERAIS

Como vocês puderam acompanhar no vídeo, a primeira coisa a ser feita é reunir a seguinte documentação:

      • Certidão de nascimento do requerente em inteiro teor;
      • Certidão de casamento com o cidadão italiano – conhecido por Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio – com data superior a 3 anos de casamento e menos de 6 meses de emissão;
      • Certidão de antecedentes criminais do Brasil (e/ou demais países onde o requerente tenha residido legalmente);
      • Recibo oficial do pagamento da taxa de 200 Euros a Poste Italiane.

O PAGAMENTO DA TAXA

Quem vive aqui na Italia, é fácil pagar a taxa: basta ir até uma agência da Poste Italiane (correios) e lá efetuar o pagamento.

Porém quem está no exterior, deve efetuar o pagamento através da própria agência bancária, utilizando os seguintes dados:

“Ministero dell’Interno D.L.C.I Cittadinanza”
Nome do Banco Italiano: Poste Italiane S.p.A.
IBAN: IT54D0760103200000000809020
Motivo do envio de dinheiro: Richiesta cittadinanza per matrimonio
BIC / SWIFT CODE di Poste Italiane:   BPPIITRR
Valor: 200,00 Euros.

Lembrando que o requerente deve ser o correntista, pois é imprescindível que o nome do recibo seja o mesmo. Caso você não tem conta bancária, procure uma casa de câmbio que ofereça serviços como por exemplo o envio Western Union. Em todo caso, os dados acima devem ser utilizados, especialmente o IBAN e o SWIFT CODE.

ESTÁGIOS DO PROCESSO

Geralmente existem 7 estágios neste tipo de processo:

  1. “L’istruttoria è stata avviata. Si è in attesa dei pareri necessari alla definizione della pratica “.
  2. “L’istruttoria e’ in corso di completamento” oppure “l`istruttoria non è ancora completa, si è in attesa di acquisire tutti i pareri necessari”.
  3. “L’istruttoria si è completata, l’Ufficio Centrale Cittadinanza sta procedendo alla valutazione complessiva degli elementi informativi” oppure “L’istruttoria è in fase di valutazione finale”.
  4. “Sono stati acquisiti i pareri –la pratica è in fase di valutazione finale”.
  5. “Sono stati acquisiti i pareri necessari! Il decreto di concessione è agli organi competenti per la firma”.
  6.  “L’istruttoria si è conclusa favorevolmente; è in corso di trasmissione il provvedimento di concessione alla Prefettura che ne curerà la notifica. Se risiede all’estero, il decreto sarà inviato all’Autorità Consolare”.
  7. “Il decreto di concessione è stato firmato; sarà contattato dalla Prefettura per la notifica del provvedimento e dopo la notifica dovrà recarsi presso il Comune di residenza per il giuramento. Se risiede all’estero sarà contattato dall’Autorità consolare competente”.

O processo praticamente não se move no primeiro ano, o que é perfeitamente normal!

O leitor que nos passou este roteiro, teve seu processo concluído em 2 anos, 9 meses e 23 dias.

E uma informação muito importante: sem a presença do cônjuge e um nível básico de italiano, torna-se impraticável a cerimônia de naturalização da cidadania italiana, que não leva mais do que 20 minutos.

APOSTILA COM O ROTEIRO E COM O LINK DO VÍDEO

Pensando também naqueles que por acaso querem ter debaixo do braço as informações constantes neste artigo, preparei uma pequena apostila com as informações aqui descritas.

Para baixá-la, basta clicar aqui.

Quem estiver passando (ou já tenha passado) por este processo e quiser compartilhar conosco, é só deixar um comentário abaixo.

A comunidade Minha Saga agradece 😉

1.405 Comentários


  1. Boa tarde!
    Assisti todo seu vídeo, fiz o passo a passo, e graças a ele estou conseguindo encaminhar minha cidadania por matrimônio.
    Parabéns pelo material! Excelente!
    Só tenho uma dúvida, qto ao depósito de 200 euros, posso depositar em reais este valor?
    E preciso anexar um comprovante de residência? moro no Brasil
    Aguardo seu retorno!
    Desde já, muito obg!

    Responder

  2. Boa tarde Fábio, tenho 2 dúvidas que gostaria de perguntar, a primeira é sobre o preenchimento do formulário AE no step 9, esta dizendo para inserir todos os endereços de moradia no exterior. Devo inserir todos os endereços do Brasil após os 14 anos dela? Outra coisa importante, nós moramos em Londres por um curto período (9 meses) entre 2015 e 2016, sendo assim verifiquei que é muito complicado conseguir o certificado de antecedentes criminais dela de Londres. Estou pensando em substituir o endereço de Londres pelo atual endereço de SP, será que haverá algum problema?
    A segunda dúvida é referente ao consulado, nós vamos dar a entrada pelo consulado de são paulo, porém ano que vem vamos nos mudar de país, como ficaria a questão do juramento??? E a última dúvida, o pagamento da taxa de 200 euros pode ser através do banco do italiano, no caso eu? Obrigado Diego

    Responder

    1. Não dê jeitinho. Faça do jeito correto. Procure conseguir a de Londres.

      Responder

  3. Bom dia,

    Dei entrada no processo ha aproximadamente 1 ano e ainda estou no estágio 1. Alguem tem mais informações de quanto tempo está levando o processo atualmento? Acredito que pelo andar da carruagem aquele prazo de 2 anos seja coisa do passado e atualmente deva levar muito mais tempo…

    Responder

  4. Eu queria por gentileza que vc explicasse como é que se faz ? Para conseguir o extrato de casamento no comune? Meu marido é cidadão e nós temos um filho, somos casados já entregamos a certidão no consulado, mas não sei pedir o extrato no comune? vc pode me ajudar … comune de casalbuono província de Salerno.

    Responder

  5. OLA FABIO! MUITO OBRIGADA PELO TEU BLOG, PELO VIDEO E PELA AJUDA!
    TENHO DUAS DUVIDAS:
    1) PRECISO ANEXAR A TRADUÇAO E O DOCUMENTO EM PORUGUES?
    2) O QUE É Codice Pratica?

    MAIS UMA VEZ OBRIGADA!!
    ABS STEFANIA

    Responder

  6. Boa tarde Fabio,
    tenho passaporte italiano há 6 anos e agora gostaria de fazer a naturalização do meu marido. Nesse caso ele perde a nacionalidade brasileira? ou ficará com dupla cidadania como eu?
    obrigada.

    Responder

  7. Bom dia Fabio, tudo bem?
    Estou no momento residente na Itália com minha família que já tem cidadania italiana (meu marido e filhos).
    Cheguei há seis meses e pretendo voltar no fim do ano.
    Já tenho o permesso de soggiorno e minha residência acabou de ser feita.
    Por questões pessoais de saúde de minha mãe, iremos voltar no final do ano.
    A dúvida é a seguinte: no momento o AIRE do meu marido está aqui na Itália e eu também já fiz minha residência aqui. Quero dar entrada na minha cidadania italiana por matrimônio e gostaria de saber se posso dar entrada estando aqui, com o AIRE daqui do meu marido e fazer o juramento no Brasil já que nosso AIRE será mudado em dezembro novamente para o Brasil, isso é possível?
    Ou devo aguardar retornar ao Brasil, mudar o AIRE do meu marido pra lá e só depois dar a entrada.
    Estaria fazendo já daqui pra não ter que esperar todos esses meses.
    Minha cunhada tiraria todos esses documentos do Brasil que preciso.
    Outra dúvida é que já tenho a certidão de casamento daqui, mas com emissão de janeiro. Preciso mesmo de uma certidão com emissão de pelo menos 6 meses?
    Com somente 1 ano de vivência aqui também devo levar ao Brasil o certificado penal? Qual seria o tempo de validade dele?
    Te agradeço de antemão as informações.
    Alessandra Michelini

    Responder

  8. Fabio, adorei seu vídeo! Obrigada por ajudar!
    Neste momento preciso apenas conceder a cidadania para meu marido. Minhas duvidas estão sobre os seguintes documentos:
    1) Certidão criminal pela Policia federal: consigo pedir pela Internet?
    2) O passaporte brasileiro tem que ser traduzido? Ou apenas quais paginas devo inserir?
    3) Como eu consigo o “estratto per Riassunto dell´ato di matrimonio”? Ou seria apenas traduzir a certidão de casamento brasileira?

    Responder

  9. Boa Tarde.

    Estou como muita dificuldade, na solicitação do meu Casamento que esta no comune Finale Emilia, esse é o primeiro passo e já estou emperrado nisso.
    Minha cidadania foi reconhecida em 10/03/16, mas não tenho certeza se já foi transcrita, existe alguma forma de descobrir isso, eu e meus filhos já temos o passaporte( o que não quer dizer muito), gostaria de ter certeza da transcrição dos documento. Alguém pode me ajudar?

    Responder

  10. Boa tarde, estou com uma dúvida para fazer o pedido de naturalização por matrimônio, tanto eu quanto meu cônjuge somos divorciados, queríamos saber se além dos documentos que solicitam no site do consulado precisamos enviar também nossos processos de divórcio traduzidos com certidão de objeto e pé ?
    Obrigada.
    Daniela.

    Responder

  11. Boa noite!
    Pessoal me ajudem por favor. Não sei o que fazer. Iniciamos o processo de naturalização de meu esposo. Tudo ok. Porém mudamos de endereço e de estado. Como fazer para comunicar essa mudança? Até então tudo estava sendo feito no consulado do Rio de Janeiro. Agora estamos em São Paulo. Devo atualizar o AIRE aqui em SP? O juramento passa para cá? Não vai dar problema? Ninguém sabe informar..Grata desde já.

    Responder

    1. vc com certerza deve fazer atualizacao do AIRE ONDE VC ESTA MORANDO AGORAS

      Responder

  12. Estando na Italia, é possível emitir o antecedentes pelo site da policia federal no Brasil? E se é possível, como seria na Italia o procedimento de apostilamento se isso se faz no Brasil?

    Obrigada,
    Viviane

    Responder

    1. Alguem sabe me dizer que fase do processo estou? No site do Ministerio diz o seguinte: Gli accertamenti di competenza dell’Ufficio periferico sono stati avviati.

      Responder

  13. Olá!
    Alguém pode me ajudar estou juntando os documentos para pedir a cidadania italiana para minha esposa e na relação de documentos esta pedindo o Estratto per riassuntto dai registri di matrimonio pelo Comune responsável como consigo solictar isto??. Alguém poderia me ajudar com essa informação?

    Agradeço.

    Responder

    1. Tem que entrar em contato com o seu comune, setor anagrafe e solicitar.

      Eles enviam por email também, mas não sei se vale para cidadania. Acho que deve ser o original. Para eles lhe enviarem o original você precisa enviar os custos (de emissão e marca da bolo) num envelope para eles lhe enviarem.

      Liga lá que eles explicam direitinho.

      Responder

      1. Se levarem cópia do certidão de casamento italiano, juntamente com cópia do email que foi enviado, eles aceitam.

        Responder

    2. Pessoal, meu pedido está nesse status:
      Sono stati acquisiti i pareri necessari ? la pratica è in fase di valutazione.
      Alguém sabe o q significa? Isso pq dei entrada em Setembro/2015 em SP…

      Responder

  14. pessoal, a certidão de antecedentes criminais precisa ser transcrita?

    Responder

  15. Fabio, agora o site do Ministero Dell”Interno está um pouco diferente. Na sezione 6 perguntam se há processos de requisição de cidadania anteriores. Na sezione 7, nos dados do conjuge, há uma pergunta Domanda Cittadinanza?

    Responder

  16. Meu processo de cidadania por casamento chegou na última fase. O site do Ministero dell’Interno diz: “Il decreto di concessione è stato firmato: sono in corso le verifiche propedeutiche alla notifica del provvedimento. Successivamente sarà conttatato dal ufficio competente per la notifica del provvedimento e dovrà poi recarsi presso il comune di residenza per il giuramento.” Moro em BH e sei que tudo se passa no Consulado Italiano em BH. Ainda não fui comunicado pelo Consulado de que o decreto está assinado. Depois desta comunicação convocam para o juramento. Alguém tem ideia de quanto tempo ainda deve levar até esta convocação para juramento?

    Responder

    1. Olá Paulo, boa tarde.
      Por favor, você poderia dizer em que data foi entregue o teu pedido.
      Obrigado.

      Responder

    2. Ola paulo, estou na mesma situacao, pelas minhas pesquisas esta levando de 8 meses a um ano para chegar a carta, mas isso aqui em londres onde moro, mas tanben vi em algum lugar que o tempo e praticamente o mesmo em todo lugar!

      Responder

      1. A minha veio rápido. Fiz o juramento no Consulado de Belo Horizonte, no dia 27/02/2018 e já sou cidadão italiano. Demorou pouco mais de 2 meses da etapa 7 até a data do juramento.

        Responder

        1. A partir do momento em que vc enviou os Pdfs pelo site do ministério, quanto tempo em média demorou para você ser chamado pelo consulado para levar os documento originais?

          Obrigado

          Responder

  17. Boa noite! Pessoal estou precisando de uma ajuda: como faço para conseguir o meu estrato di matrimonio para o processo de naturalização de minha esposa? Sou casado a 30 anos e fiz minha cidadania no consulado do RJ.

    grato

    Responder

    1. Osias, você tem que entrar em contato com a Comune, eu entrei por email e solicitei o envio do estrato. Eles enviaram para minha residência pelos Correios.

      Responder

  18. Eu e meu marido demos entrada no pedido de cidadania dele no site em 21-06-2017, recebi email de que havia sido aceita em 25/07/2017 e convocação para entregar os docs em Curitiba em 07/08/2017. Estamos ainda na fase 1: “Stato della pratica:
    l’istruttoria e’ stata avviata. Si e’ in attesa dei pareri necessari alla definizione della pratica.”

    A taxa eu paguei pelo Citibank com transferência internacional direto pela minha Conta corrente, e como o processo é para naturalização do meu marido, pedi para a atendente do banco escrever em italiano no campo de comentários da de que se tratava do processo dele com seu nome completo, só para garantir.

    O tal “estrato” não foi necessário pedir, pois meu casamento já estava registrado no comune, mendei email para Curitiba e me responderam prontamente isto: “Prezado/a senhor/a, informamos que seu matrimonio já se encontra devidamente registrado no Comune Italiano competente di San Martino Del Lago (Cr) Não precisa solicita-lo. Pode prosseguir com a inscrição on-line no site do Ministero dell’Interno.” Este email eu salvei em pdf e anexei ao pedido do site, também por garantia.

    Responder

  19. Boa tarde!

    Solicitei diretamente ao comune o estratto per riassunto dai registri di matrimonio, e eles me enviaram o arquivo da transcrição do casamento em PDF.
    Será que com o arquivo digital já consigo dar entrada junto com os demais documentos apostilados, ou preciso do original?

    Obrigado

    Responder

  20. Boa tarde! Qual o procedimento em caso de mudança de endereço durante o processo de cidadania italiana por matrimônio (mesma província)?

    Responder

  21. Eu fiz todo o procedimento no site do ministerio italiano para dar entrada no pedido de cidadania por matrimônio, deu tudo ok. Mas no final dizia que eu receberia um e-mail de confirmação, não recebi até hoje (19/01), enviei dia 17 de dezembro/17. Por sorte imprimi a página final que constava o código para obter informações do andamento. Mas quando entro no site do Ministerio, não encontro nenhum lugar que eu possa colocar esse código para verificar a situação de meu pedido. Como faço, é assim mesmo?

    Responder

    1. Boa tarde.
      Não é necessario utilizar nenhum código para verificar a situação do seu processo. Você somente precisa utilizar o e-mail e password de registro no site para consultar o “stato della demanda”, onde você poderá confirmar se o processo foi processsado corretamente.

      Responder

      1. Boa tarde, obrigada pelas informações. Mas quando eu entro no local que você me indicou a resposta que aparece é a seguinte: Non risultano domande associate al tuo utente. Se non hai compilato la domanda online ma hai inviato una domanda cartacea prima del 18 giugno 2015 puoi effettuare l’associazione utilizzando il link – Primo accesso alla pratica .
        Então não sei se eles receberam ou não minhas informações.

        Responder

        1. Olá Adriana.
          Para se certificar que o processo foi registrado corretamente, sugiro seguir o seguinte caminho: Cittadinanza/ Compila e invia domanda.
          Se o seu processo foi realmente registrado, haverá dois arquivos anexos ao item “Modello AE – Cittadini Stranieri residenti all’Estero – Art.5 – richiesta per matrimonio o unione civile con cittadino italiano”: um arquivo em PDF contendo uma cópia do seu registro e um arquivo chamado “RicevutaDomanda” com a data do registro.
          Caso você não consiga localizá-los, sugiro contatar o consulado.
          Espero tê-la ajudado.

          Responder

          1. Boa tarde! Muuuiitoooo obrigada, fiz exatamente o que você me indicou e consegui ver as informações. Nada melhor do que falar com quem sabe. Ajudou muito sim, em tudo, o teu video explicativo de como preencher o formulário foi o que me salvou. Grata, grata por tudo! Está tudo certo, graças à Deus, agora é só paciência, pois realmente é uma saga italiana, hahahaha. Abraços.


          2. Adriana, boa tarde?

            Quando vc enviou os documentos no site do ministério, vc digitalizou o original da sua transcrição do matrimônio?

            Pergunto isso pois só tenho o pdf da minha transcrição que o comune me mandou.

            Com relação ao pagamento da taxa ao ministério, como vc realizou?

            Muito obrigado


          3. Boa tarde Rafael, eu digitalizei sim todos os documentos, os originais e os apostilamentos e as traduções juramentadas quando havia. A certidão do matrimônio também. O pagamento da taxa aqui pelo brasil é bem complicada, pois os banco te cobram uma taxa bem alta, tenta te informar com o banco que você tem conta bancária para ver se fazem e o valor. Eu paguei na Itália mesmo, pois tive a sorte de minha cunhada estar indo para a Itália bem no período que eu estava fazendo a documentação, então ela pagou direto lá na agencia postal de lá. me poupou no mínimo uns 100 dólares. Casas de câmbio também fazem, mas todos cobram uma taxa de 100 dólares para cima. Achei muito, pois a taxa para a Itália é uns 200 euros e pouco , mais essa taxa de transferência bancária, fica muito.


          4. Ah, eu tinha a certidão da Itália mesmo, original, pois meu cunhado italiano pegou para mim e trouxe da Itália direto, então se você tiver algum contato lá, facilita a tua vida.


          5. Obrigado pela resposta. Pedi ao comune que me mandassem por correios. Se não der certo vou ter acabar pagar algum despachante mesmo, não tem jeito.


          6. Oi Adriana e Sérgio… mandei meus form’s online em setembro/2017 e até hj (março/2018), não recebi nenhum email com o “aceite” ou “rejeição” do pedido. Quanto tempo faz que enviaram? Já receberam algum email? Não tem nenhum contato do Consulado italiano né?


        2. Olá Adriana!
          Por acaso já houve progresso no seu stato della domanda?
          Entreguei meu processo nesta semana e estou com a mesma mensagem “Non resultano domande…”, mas o arquivo de Ricevuta Domanda está OK

          Responder

  22. Olá Fabio,tudo bem?
    Obrigado pela ajuda com o vídeo sobre naturalização por matrimônio, foi muito útil. Enviei tudo o que foi pedido para o site do Ministério, conforme sua orientação. Você mencionou que eu teria que receber um e-mail de confirmação, mas não recebi! E também quando entro para verificar o andamento no site nada consta. Fiz há 30 dias atrás.É assim mesmo ou como devo proceder?
    Aguardo retorno.
    Obrigado,
    Vinicius

    Responder

  23. Alguem sabe me dizer, com quem devo falar sobre a minha cidadania por matrimonio? ja se passsaram 3 anos e o meu processo ja esta no estagio 7 ha uns 8 meses, e ainda nao fui contactado pelo consulado, moro na Inglaterra, e nao tenho uma pessoa fisica que me informe sobre isso, ja fui ao consulado, ja mandei emails, e tudo em vao. por favor alguem sabe algum lugar onde alguem pode me ajuda? muito obrigada gente

    Responder

    1. Olá, boa noite.
      Pelo que vi, a administração tinha o prazo de 90 dias para fazer a notificação do decreto que concedeu a cidadania.
      “5) Notifica provvedimento:
      I regolamenti di attuazione DPR 572/93 e DPR 672/94 prevedono la trasmissione e notifica dei provvedimenti al richiedente, con due diverse tempistiche.
      l’art. 7, comma 1 del DPR 572/93 recita:
      “La notifica del conferimento della cittadinanza deve essere effettuata dall’autorità competente ai sensi dell’art.23 entro novanta giorni dalla ricezione del decreto medesimo”;
      l’art. 4, comma 1 del DPR 362/94 chiarisce:
      “ai fini previsti dall’art 7 del DPR 12/10/1993, n° 572,
      il decreto del Ministro è immediatamente trasmesso all’autorità che ha ricevuto la domanda ( la Prefettura). Quest’ultima ne cura la notifica all’interessato entro i successivi 15 giorni.”
      In ogni caso, una volta appreso dal sito che il decreto è in via di trasmissione i tempi debbono essere brevi, e la notifica da parte delle Prefetture veloce.
      Eventuali ritardi di una certa importanza non trovano riscontro né giustificazione nella normativa vigente
      Da notare che dal 1° giugno 2012 la cittadinanza per matrimonio, un tempo decretata dal Ministero, è ormai di competenze delle Prefetture, che ne curano la decretazione e la notifica, fatti salvi i casi in cui nel corso dell’istruttoria emergano ragioni inerenti la sicurezza della Repubblica.
      Cfr : Direttiva del Ministero dell’Interno 7 marzo 2012, cittadinanza per matrimonio.”.

      Responder

  24. Olá pessoal boa tarde! Sou cidadão Italiano, dei inicio por meio do Aplicativo do Consulado Italiano RJ, a solicitação da Cidadania para minha esposa (Casamento – Naturalização), anexei os documentos solicitados, ocorre que recebi uma msg informando que está faltando o Estratto Di Matrimonio. Pergunto a vocês: alguém sabe me dizer como faço para anexar este documento no aplicatico? Procurei, procurei… e não vi nenhuma opção.

    Responder

    1. Olá Osias, boa tarde.
      O upload do extrato deverá ser feito, salvo se mudou o aplicativo, em “Trascrizione matrimonio in Italia”.
      Boa sorte!

      Responder

      1. Grato resolvido.
        Abraço
        Osias

        Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
        ——– Mensagem original ——–De: Disqus Data: 14/01/18 15:10 (GMT-03:00) Para: [email protected] Assunto: Re: Comment on Cidadania italiana por casamento
        “Olá Osias, boa tarde.
        O upload do extrato deverá ser feito, salvo se mudou o aplicativo, em “Trascrizione matrimonio in Italia”. Boa sorte!”

        Settings

        A new comment was posted on Minha Saga

        Decio

        Olá Osias, boa tarde.
        O upload do extrato deverá ser feito, salvo se mudou o aplicativo, em “Trascrizione matrimonio in Italia”. Boa sorte!

        12:10 p.m., Sunday Jan. 14

        |

        Other comments by Decio

        Reply

        to Decio

        Decio’s comment is in reply to

        Osias Britto:

        Olá pessoal boa tarde! Sou cidadão Italiano, dei inicio por meio do Aplicativo do Consulado Italiano RJ, a solicitação da Cidadania para minha esposa (Casamento … Read more

        You’re receiving this message because you’re signed up to receive notifications about replies to osiasbritto.

        You can unsubscribe
        from emails about replies to osiasbritto
        by replying to this email with “unsubscribe”
        or reduce the rate with which these emails are sent by
        adjusting your notification settings.

        Responder

  25. OLá Fábio e pessoal,

    Dei entrada pelo site em setembro de 2016 (pelo UK) e até agora nada de resposta pelo site, email ou correio..

    Estou tão ansiosa.. alguém me acalma?? kkk

    Espero ou faço algum contato?

    Abs

    Responder

  26. Olá, boa noite.
    No caso de o marido morar na Itália e eu no Brasil, é possível comprovar que somos casados só pelo papel?
    Vamos nos casar em Milao, mas eu volto para o Brasil por mais uns 2 anos, já que nao posso ficar legalmente lá sem um emprego, mesmo sendo casada (foi o que me disseram).
    Daí eu posso requerer no Brasil a naturalizacao 3 anos depois?
    Muito obrigada!

    Responder

  27. Olá pessoal, tudo bem?

    Vou dar entrada no processo da minha esposa e estou com dúvida a respeito da transcrição italiana de matrimônio. Eu tenho um PDF enviado pela comune, onde tem carimbo e assinatura, mas é um PDF. Isso é válido? Ou preciso pedir para que me enviem por correio?

    Obrigado!

    Responder

    1. Ola. Vc precisa da versão em papel, pq voce vai ser chamado pelo consulado após enviar as versoes digitalizadas dos documentos, para entrega dos originais.

      Responder

    2. Olá. Eu utilizei o PDF sem problemas. Na entrega dos originais no consulado eu imprimi o arquivo e eles aceitaram sem restrições.

      Responder

      1. Sergio, em qual consulado você entregou?
        Pergunto isso pois eu também só possuo o PDF, e meu consulado é o de São paulo.

        Grato!

        Responder

      2. Sergio como conseguiu o doc em pdf? Pra quem solicito? Por correio? Site?

        Responder

    3. Carlos, boa noite! Também estou na mesma situação que vc, só tenho o PDF. Você solicitou ao comune o envio da transcrição original, ou vai tentar só com o PDF?

      Grato!

      Responder

      1. Oi Rafael como conseguiu o doc em pdf? Pra quem solicito? Por correio? Site?

        Responder

        1. Solicitei pelo site da Comune de Siracusa.

          Depois contratei uma empresa para ir atràs do original, pois tem consulados que exigem que vc leve os
          originais, e assim evitar dor de cabeça.

          Responder

  28. A parte em que perguntam no formulario se o conjuge é cidadão de nascimento, deveria ser nao no nosso caso que tivemos o reconhecimento. J a que na opçao NAO, tem opçao de por a data do reconhecimento. Creio que os nascidos pais de cidadãos ja ialianos reconhecidos é que sao de nascença. Sei que nos que reconhecemos nossa cidadania somos italianos por sangue desde o nascimento. Mas no caso do formulario seria nao, ja que tem a opçao da data de reconhecimento. Entao Fabio, minha duvida é: se eu preencher essa parte errado, ja que fiquei em duvida, pode ser que a aplicaçao do meu marido nao seja aceita? Outra questao é: como solicitar a comune pela certidao de casamento transcrita? Sendo que resido em UK. Se alguem ja fez e puder ajudar fico muito agradecida pois estou pesquisando e nao encontrei nada a respeito. Tambem mandei email para minha comune e nao obtive resposta. Desde ja obrigada!

    Responder

    1. Boa tarde Thayse Nandi Souza, tem que colocar “SI”, senão irão negar o pedido. Quanto a transcrição da certidão, insista com mais um e-mail e peça que enviem uma cópia em PDF para você ir adiantando o formulário e a original pelos correios, deve demorar uns 45 dias.

      Responder

    2. Meu consulado é Porto Alegre e li aqui que o responsável pela naturalização disse que é para por não. Por outro lado, meu marido já nasceu, italiano, segundo as leis, então coloquei sim e meu processo foi aceito

      Responder

  29. Boa tarde Fábio, muito boa sua explicação, bem didática, sou brasileiro, cidadão italiano há mais de 20 anos, e estamos querendo realizar a naturalização da minha esposa com quem me casei há 21 anos(após 1983). O fato é que entreguei a minha certidão de casamento no consulado em SP para a cidadania das minhas 2 filhas (o que já se efetivou também), porém para a naturalização da minha esposa é necessária a certidão de casamento transcrita pelo comune italiano (Roma), consultando o consulado, eles confirmam o envio do documento em 2006 porém este não foi transcrito no comune. Você teria uma ideia de como eu possa resolver isso, uma vez que sem esse documento não consigo dar entrada no pedido? Grato, Luiz Augusto

    Responder

    1. Você conseguiu resolver o problema?? Estou com o mesmo problema, enviei os documentos para o consulado aqui no Brasil mas o comune mas a transcrição não foi realizada.

      Responder

  30. Ola!!
    minha riquesta foi aceita, mas perdi o prazo para me apresentar no consulado!!!! nao to nem acreditando!! o que acontece????

    Responder

    1. Olá Diane.. quanto tempo demorou pra receber o “aceite” deles? Estou há 5 meses esperando, desde que enviei os formulários pelo site, e nada!!! Obrigado!

      Responder

  31. Olá Fábio! Parabéns pelo seu trabalho de informação, pois sei que tem ajudado muita gente.Fábio, sou casada a mais de 30 anos, meu marido obteve a cidadania neste ano de 2017.Ontem, 08/12/2017; levei toda a documentação para a minha cidadania, paguei a tx de 300 euros, mas a moça era de poucas palavras🤭e acabei ficando com dúvidas quanto aos próximos passos, entendi que tenho que entrar no site para agendar a retirada do passaporte, vi que é muito difícil, é isso mesmo?tenho que aguardar algum comunicado deles?Agradeço de todo coração se puder me ajudar, desde já.

    Responder

  32. Boa tarde pessoal. Estou tentando cadastrar os documentos solicitados no site (para adquirir a cidadania por casamento) e aparece a seguinte informação: Para executar o upload a primeira vez que você precisa salvar o aplicativo!
    Não estou conseguindo realizá-lo. Alguém pode me ajudar, por favor?

    Responder

    1. Boa tarde Fernanda Ribeiro. O upload dos documentos é a ultima etapa do requerimento, o que está acontecendo é que você tem que salvar cada etapa do preenchimento, na parte de baixo quando você vai passar para a página seguinte tem que salvar para armazenar, se você não salvar é como que não tivesse preenchido, por isso não aceita o upload. Reveja com paciência o vídeo do Fábio no Minha saga, está tudo mastigadinho. Boa sorte.

      Responder

  33. Fábio e demais participantes, preciso tirar uma dúvida! Se puderem me ajudar agradeço! Sou de Curitiba e minha dúvida é sobre o pagamento da taxa, a qual foi feita pelo banco do Brasil, onde meu marido que está solicitando naturalização é correntista. Deu certo, mas eles dificultaram pra caramba. Só que o recibo que eles me deram é uma espécie de pedido para que a agência de São Paulo enviasse ao exterior e fiquei na dúvida se posso usar aquele mesmo recibo para anexar ao processo no site do governo italiano como comprovante do depósito. Gostaria de saber como é esse comprovante, se alguém pode analisar o meu e ver se está certo. Obrigada!

    Responder

    1. Bom dia, ia lhe anexar aqui dois modelos de código Swift aceitos pelo Consulado, mas não foi possível. Se quiser pode me dar seu e-mail, que lhe envio.

      Responder

    2. Boa tarde Mirieli Zanetti. Este recibo que te deram é uma espécie de contrato de fechamento de câmbio e os consulados não aceitam. Vá ao Banco do brasil e peça o SWIT do pagamento.

      Responder

      1. Precisa ser um arquivo em PDF, não pode ser printscreen de e-mail

        Responder

      2. Obrigada João Carlos pela ajuda! Na verdade, foi minha mãe que fez para nós via procuração, pois estamos morando fora do Brasil e preferimos fazer pelo Banco do Brasil porque ele é o 1 correntista. Porém, além de não fazerem por Curitiba e mandarem pra São Paulo pra finalizar o envio, só ligaram para ela dizendo que estava ok. Com a demora que foi pra conseguir enviar, pois somente na segunda tentativa é que deu certo, acabou passando o prazo de 90 dias de validade da certidão de antecedentes criminais, que venceu essa semana. Será que ainda consigo postar esse documento ou é melhor fazer um novo? Se puder me dar mais essa orientação, agradeço! Grande abraço!

        Responder

        1. Bom dia Mirieli, já houvi casos de alguns Consulados aceitarem certidões recém vencidas. Mas como se trata de Antecedentes Criminais, é bom não arriscar. faça um novo

          Responder

  34. Fábio e também pessoas que acompanham este Post, em 6 meses completo 3 anos de casamento e vou dar entrada na naturalização por matrimonio, porém estou com uma dúvida: Minha esposa teve a cidadania reconhecida naquela janela aberta para descendentes de trentinos, que se encerrou em 2010. Algumas pessoas tem me falado que minha esposa é descendente de trentinos, e a janela fechou em 2010, mesmo ela sendo cidadã italiana hoje eu não teria direito. Alguém casado com descendente de trentino conseguiu fazer o processo por matrimonio? Você teria alguma informação a respeito disso Fábio? Na minha humilde opinião, minha esposa é cidadã italiana e como todo cidadão italiano da direito ao conjuge de se naturalizar, mas confesso que fiquei preocupado.

    Responder

    1. Olha Patrick, não importa como a sua esposa conseguiu a cidadania italiana, a partir do momento que ela se torne cidadã italiana, ela passa a ter todos os direitos e deveres de qualquer outro cidadão italiano, não existem diferenças. Pelo menos foi o que o Consul nos disse no dia do juramento. Daqui 6 meses voce poderá dar entrada no seu processo de cidadania, os filhos de vocês serão italianos e a vida segue. Boa sorte.

      Responder

      1. Oi Aline! Muito obrigado pela resposta, bom ouvir isso de alguém que já fez o juramento e que teve esse feedback do Consul. Esse foi meu entendimento também, sou casado com uma cidadã italiana e ponto.
        Aproveitando que você já fez o juramento, poderia me dizer se para o juramento precisa falar bem o italiano e decorar, ou basta apenas ler? Já estou fazendo curso de italiano a 6 meses, e pra leitura já me viro, porém para uma conversa falta bastante ainda. Apesar de que até sair minha cidadania acredito que já terei avançado bastante no idioma. Obrigado novamente.

        Responder

        1. Patrick, não precisa falar italiano, eu não sei falar absolutamente nada, meu marido fala, eu não. Fique tranquilo, na hora você vai ler meia dúzia de palavras e só.

          Responder

  35. Olá! Preciso solicitar o Estratto dell’ Atto di Matrimonio na comune di Sulmona. Posso solicitar por e-mail ou tenho que enviar carta? Alguém poderia me ajudar com essa informação?

    Responder

    1. Eu solicitei por email (ao comune di Codigoro), e eles enviaram por correio. Chegou em
      3 semanas.

      Responder

      1. O Daniela! Vc pode me enviar o modelo do e-mail para o pedido do Estratto dell’Atto di Matrimonio.
        Preciso pedir o meu mas meu italiano é zero.
        Obrigada!

        Responder

        1. Primeiro eu mandei um e-mail pro consulado de sp, e eles me informaram qual comune estava registrado, o livro, pagina, etc.
          Ai eu coloquei tudo no Google Tradutor e mandei.

          Responder

          1. Oi Daniela, estou tão confusa, vc poderia descrever aqui +/ – como vc solicitou, meu consulado não é tão receptivo…


        2. di
          CAP
          ITALIA​

          (Prefeitura italiana onde foi registrado o casamento. O mesmo endereço deve constar no envelope. Enviar a correspondência com carta registrada.)

          Io sottoscritto/a
          (nome completo como consta na certidão de nascimento)

          nato/a a ​ il
          (cidade e país de nascimento) (data de nascimento)

          chiedo cortesemente l’invio, in carta semplice, del mio estratto per riassunto dell’atto di matrimonio in originale, celebrato il
          ​(data do casamento)

          con
          (nome completo do cônjuge como consta na certidão de nascimento)

          Il predetto atto è stato trasmesso a codesto Comune dal Consolato d’Italia a Belo Horizonte (Brasile), con Nota nr. ​del
          (pedir esses dados ao Consulado)

          Ringraziando anticipatamente per un cortese e sollecito riscontro, colgo l’occasione per porgere distinti saluti.

          Data e firma
          (data e assinatura)

          INDIRIZZO DEL RICHIEDENTE
          ( endereço completo do requerente)

          Responder

        3. O modelo enviado foi obtido no site do Consulado de Belo Horizonte.
          Na parte relativa à cidadania por casamento.
          Não enviei o respectivo link para evitar que a mensagem pudesse ser bloqueada.

          Responder

        4. Oi Caroline vc conseguiu fazer o pedido por email? Poderia compartilhar comigo tb? Muito obrigada!

          Responder

      2. A comune me solicitou um envelope selado, mas não sei como resolver isso, como você fez ?

        Responder

        1. O comune me mandou em PDF. Aí solicitei um original e eles me mandaram por correio. Nao pediram envelope selado.

          Responder

        2. No meu caso, o Comune de Pavia dobrou a certidão em 4 pedaços e colocou num envelope comum, apenas demorou um pouco mais de 3 semanas.

          Responder

        3. Envelope selado enviava para Salvador. Colocava dentro de um envelope selado, com o endereço do Cartório de Salvador, outro envelope selado com meu endereço, mais o pedido da certidão.
          Teoricamente o Comune envia gratuitamente, porém devido a muitos pedidos acaba sendo oneroso. e sendo assim alguns pedem para enviar o envelope e o selo.

          Responder

          1. Como mandava para Salvador comprava os selos em Porto Alegre. Onde conseguir selos italianos no Brasil? Embaixada, consulados talvez, ou contratar uma agência de cidadania. Vou tentar descobrir, cedo ou tarde vou precisar tb.


  36. Bom dia!! Para a Naturalizaçao por casamento..sendo que o casamento ocorreu antes de 1983 quais os documentos necessarios ja que a naturalizaçao é automatica? qual o procedimento ? obrigada

    Responder

    1. Se o casamento foi antes de 1983 a cidadania é automática. Precisa registrar o casamento no consulado e solicitar a cidadania. Tudo muito rápido e simples.

      Responder

  37. Fabio:
    O que faço?
    Fiz o depósito e o banco devolveu porque precisava de maiores informações sobre o destinatário!
    Enviei o comprovante de depósito e eles vão verificar que o dinheiro não vai chegar.
    O que eu faço?

    Responder

  38. Olá boa noite a todos. Alguém sabe dizer quanto tempo em média demora para o “aceite” do pedido de cidadania por matrimônio? Enviei o pedido com todas as informações e documentos solicitados há 2 meses, porém não recebi nenhum email e no site não consigo ver status. Muito obrigado!

    Responder

    1. No meu caso foi diferente, não enviávamos nada pela internet, mas pelo que ouço demora cerca de 3 meses para voce ser convocado a levar a documentação original no consulado. Apos isso, mais 2 anos de espera.. no meu caso, 2 anos e 5 meses.

      Responder

    2. Mandei em junho/17 e após quase 3 meses (set/17) recebi um e-mail solicitando uma correção. Reenviei o processo e ainda estou esperando retorno…completa 3 meses amanhã.
      Você já recebeu o seu aceite? Quanto tempo demorou?

      Responder

      1. Oi Eliane! Eu enviei tudo que é solicitado via internet em 22/setembro e até o momento não recebi nenhum email. Estou aguardando. Pelo que percebo, estou dentro do prazo que demora rs.

        Responder

      2. Oi Eliana… seu processo teve algum avanço? Ainda estou esperando (há 5 meses) um email do “aceite”. O mais absurdo é que não há nenhum contato sequer do Consulado de Roma hahaha… ou seja, vc paga caaríssimo, e nem alguém pra suporte eles têm!!!

        Responder

  39. Boa noite pessoal.
    Alguém do fórum teria o modelo de carta para o Ministério do Interior Italiano pedindo agilidade no processo de Naturalização por Matrimônio?
    Em 18/11/16 dei entrada no meu processo no site do Ministério, e em 18/05/17 eu recebi um e-mail informando o código K e solicitando o comparecimento ao consulado do Rio de Janeiro para entrega dos documentos originais. Em 19/05/17 eu entreguei os originais no consulado e, desde então o processo ainda está no estágio 1: “l’istruttoria e’ stata avviata. Si e’ in attesa dei pareri necessari alla definizione della pratica”.
    Alguém teria alguma dica?
    Muito obrigado.

    Responder

    1. Eu tambem entreguei os documentos esse ano. O consulado de SP me informou que agora demora uns 2 anos e meio para chamarem pro Juramento.

      Responder

    2. Não existe nada que voce possa fazer a não ser esperar.. sei que a espera é longa mas o dia chega. No meu caso demorou 2 anos e 5 meses sem nenhuma noticia sobre o processo, chegou uma hora em que eu pensei que tinham esquecido, perdido a documentação.. sei la.. mas fique tranquilo e espere.

      Responder

        1. Olá Adriano, isso mesmo, 2 anos e 5 meses a partir da data que entreguei os documentos no consulado. Depois disso, não fiquei com nenhum protocolo, nada, foi as cegas mesmo, cheguei a achar que tinham perdido minha documentação por lá. Depois desse tempo, recebi uma carta do consulado com data e horário para o juramento e os documentos necessários para isso, são eles: Certidão de casamento com menos de 30 dias (inteiro teor, não precisa ser traduzida, mas precisa ser apostilada), RG com menos de 10 anos, comprovante de endereço e o mais importante, o cônjuge.

          Responder

          1. Muito obrigado pela atenção Aline, agora é aguardar!


          2. Aline, boa tarde.

            Em algum momento você teve que apresentar a transcrição original emitida pelo comune?

            Obrigado


          3. Sim.. no dia da entrega da documentação, levei todos originais. Fiz cópias, mas ficaram comigo.


  40. Gostaria de agradecer a você Fábio, pois graças ao seu vídeo consegui dar entrada na Cidadania por Casamento para meu esposo. No dia 07/08 levei os documentos no consulado, exatamente 90 dias após, 06/11, recebi um e-mail para levar as originais, entreguei dia 13/11, em menos de 10 minutos me liberaram informando que agora é aguardar mais ou menos 2 anos. Lembrando que uma agência me pediu 1500,00 para fazer esse serviço. Eu mesma fiz, gastei 200,00 das traduções e 130,00 do apostilamento. Realmente você faz um trabalho fantástico, parabéns e muito obrigada por compartilhar esse conhecimento valioso conosco. E quem quiser alguma informação e eu puder ajudar, podem me chamar no meu e-mail: [email protected].
    Sou de Coronel Fabriciano/MG. Quem precisar fazer agendamento para tirar passaporte e tiver dificuldade, tenho como ajudar.

    Responder

  41. Olá, Fábio. Com relação à certidão de nascimento, você diz que tem de ser a de inteiro teor, certo? Fui ao cartório e me disseram que este tipo de certidão tem validade de 3 meses. Seria essa mesmo? Tudo tem de ser feito dentro dos 3 meses de validade (tradução, legalização e envio do pedido)? Além disso, todos os documentos devem ter tradução juramentada? E essa legalização onde deve ser feita? Muito obrigada!

    Responder

    1. É isso mesmo.. todos esses documentos possuem prazo curto de validade, por isso é necessário que você reuna toda documentação de uma vez e dê entrada o mais rápido possível para não perder nada. Todos os documentos precisam ser traduzidos por tradutor juramentado.. todos!!! Agora ficou mais fácil.. a documentação pode ser apostilada, se informe no cartório sobre isso, informe que são documentos para serem traduzidos e levados ao consulado.

      Responder

  42. Olá Fabio, buon Pomerigio!

    tenho duvidas sobre “Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio”.
    onde solicito? Consulado no Brasil? Consulado já possui tal documento, pois já sou cidadão italiano?
    tenho que solicitar atraves do Comune onde recebi algum documento do AIRE?

    Esse documento está confuso para mim.

    Obrigado!

    Responder

    1. Luiz, algumas pessoas ja responderam isso por aqui, eles enviaram emails ao Comune solicitando esse documento, você precisa saber em qual comuns o seu casamento foi registrado e enviar email solicitando. Existem até modelos de solicitações em italiano. Boa sorte.

      Responder

  43. Oi, pessoal!

    Vocês sabem me dizer se até a neutralização acontecer, meu marido tem direito à residência/ visto de trabalho, etc? Como isso acontece?

    Obrigada!

    Responder

    1. Leticia, existe um visto especifico para esses casos. Enquanto ele aguarda a cidadania dele.

      Responder

  44. Boa tarde Fabio,
    Recebi retorno do consulado por foi recusado por alguns erros no cadastro (não tinha visto o vídeo).
    Para enviar os documentos novamente, certidão de antecedentes tem validade correto? As demais certidões tem validade?
    Obrigada

    Responder

  45. Gostaria de compartilhar minha experiência em relação ao processo de cidadania por casamento. Minha esposa é cidadã italiana já há mais de 30 anos e somos casados há mais de 20 anos. Meus dois filhos também são. Bom dito isso apenas para esclarecer que até certo ponto estava tudo fácil em relação a documentação. Tirei a certidão de casamento inteiro ter e pedi para uma “zia” de minha esposa que mora em Roma fazer o nosso registro junto a comune e me enviar o certificado de matrimonio, o que ocorreu agora em agosto último. Com esse extrato em mãos passei para a segunda etapa: obter as certidões, traduzir, certificar (Haia) e fazer o pagamento da taxa. Feito isso iniciei a terceira etapa: entrar no site, preencher e iniciar o processo propriamente dito. Para isso contei com a ajuda do vídeo acima. Bem. Fiz todo o preenchimento e cerca de 7 dias depois recebi um comunicado da embaixada negando meu pedido pois haviam diversos erros: o endereço não era o mesmo que estava no registro Aire. Erros nos preenchimentos dos nomes de meus pais, pois na Itália só pode haver um cognome e não dois ou três como é comum aqui no Brasil, dentro alguns outros erros formais e banais. O comunicado indicava que eu poderia ir a Embaixada para os devidos esclarecimento, moro em Goiânia-Go que é atendida pela Embaixada em Brasília. Para minha sorte foi possível apenas 3 dias após esse comunicado. Chegando lá a atendente me fez as orientações necessárias, que poderiam ter sido feitas por telefone ou email, e mandou eu fazer novo pedido pois o sistema não aceita correções/alterações. Temos que fazer tudo de novo!!! Essa questão do endereço AIRE é interessante, pois em 2014 nós solicitamos pessoalmente na embaixada a atualização, o que até semana passada não havia sido feito. A atendente percebeu esse erro e corrigiu prontamente. Retornei para Goiânia, fiz as correções solicitadas e mandei novamente um dia depois…….Surpresa….três dias depois nova recusa e novos “erros”: Na página que pede os endereços dos últimos 14 anos devemos preencher mesmo que não tenhamos morado em outras localidades. O comprovante de pagamento deve estar carimbado e assinado pelo BANCO, como havia feito pela internet não tinha isso, fui ao Banco e pedi um comprovante carimbado/assinado. Ontem entrei novamente…..vamos ver…..Mas o que quero dizer com isso é que o sistema italiano ainda é muito primário, se reclamamos do Brasil onde hoje é quase tudo possível de se resolver pela internet, na Itália eles ainda gostam do olho no olho, e possuem uma certa dificuldade em lidar com a tecnologia….não vi necessidade nenhuma em me deslocar para Brasília, mas a atendente pediu, então não adianta reclamar. Na minha frente na embaixada tinha um casal em situação parecida com a minha e quando atendente disse que o processo havia sido recusado por erro de endereço o rapaz perdeu a paciência e começou a gritar que era uma palhaçada….dentro da embaixada….não sei como ele não foi preso… Então minha sugestão é ter paciência, ser educado com as pessoas, pois eu senti que na maioria das vezes os italianos não fazem isso por maldade, mas sim pelo jeito deles. Agora seja sempre gentil e educado, não perca a paciência, pois toda vez que precisei de algo, sendo gentil e educado, também fui tratado com respeito….

    Responder

    1. Oi Marcos, eu estou na mesma situação que você esteve. Você poderia me dizer se seu problema foi resolvido? E como? Outra coisa, você teve que pagar novamente a cada novo pedido?? Obrigada!!

      Responder

  46. Olá,
    Alguém de Porto Alegre?
    Gostaria de saber quanto tempo está levando para agendarem a apresentação da documentação para Naturalização por Casamento após o preenchimento on-line no site do Ministero Dell’Interno?
    Fiz o preenchimento em 29/07/2017, está fechando 3 meses.
    Obrigado

    Responder

    1. Está demorando em torno de 3 meses. Ha qualquer hora você vai receber um e-mail do Consulado.

      Responder

    2. Oi, mandei meu em 08/08/17 e até agora nada. Você já recebeu retorno? Em Poa tbm..

      Responder

      1. Recebi o email no dia 02/11/2017 agendando a entega da documentação para 24/11/2017. Deverás receber na proxima semana ou na semana seguinte. Boa sorte.

        Responder

        1. Recebi hoje, porém foi recusada por alguns erros no cadastro. E ainda eu esqueci de salvar o que tinha feito.
          Tu poderia me auxiliar para novo preenchimento? Obrigada

          Responder

    3. O retorno da minha solicitação levou um pouco mais que 3 meses. Precisei reenviar por erro na documentação enviada e preenchimento do site. Depois da aceitação definitiva, com o código k10, marcam para dentro de 1 mês levar os documentos originais .

      Responder

  47. Oi!
    Preciso pedir um Atto Integrale Di Matrimonio na comune, alguém pode me passar o modelo do e-mail para poder fazer o pedido por favor!
    Meu e-mail é [email protected]
    Obrigada!

    Responder

  48. Bom dia. Documentos necessarios com divorcio anterior. No caso de uma esposa, divorciada do primeiro casamento, e casada pela segunda vez com um italiano, ao requerer a cidadania por casamento, necessita apresentar também os documentos do divorcio anterior?

    Responder

    1. Quando você tira a certidão de inteiro teor, deve constar esta informação. Mas seria bom enviar tudo e pecar pelo excesso.

      Responder

  49. Filhos menores de casamento anterior do conjuge naturalizado, tem direito a cidadania? Se sim, quando é feito esse pedido?

    Responder

    1. Não tenho certeza, mas se esses filhos menores vivem com o cônjuge naturalizado, pode sim requerer a cidadania deles, minha dúvida é se precisam viver na Itália para que isso seja válido. Vamos esperar para ver se alguém sabe.

      Responder

    2. Filhos menores de casamento anterior de cônjuge naturalizado não tem direito a cidadania pelo fato do cônjuge naturalizado ter se tornado italiano a partir da data do juramento, ao contrário de quem tem a cidadania por descendência, em que a cidadania é reconhecida a partir do nascimento da pessoa.

      Responder

      1. Oi, Leandro! Onde vc encontrou essa informação? Nos sites dos Consulados não encontro nada, minha única fonte é a Lei 91 de 05/02/92(Nuove norme sulla cittadinanza), que diz que tem direito sim. Mas queria conhecer alguém que tenha passado por essa situação e o que fez, se conseguiu, se não, e tal. Vc passou por essa situação?
        Obrigada, desde já!

        Responder

        1. Oi Mariana. Minha fonte foram os vídeos do próprio Fabio aqui do site minha saga onde ele explica a diferença entre a cidadania por naturalização e por jus sanguinis. Em um dos vídeos ele cita inclusive uma situação como a sua. Agora, se existe alguma outra lei que diz o contrário, desconheço. Boa sorte e espero que eu esteja errado…

          Responder

  50. Bom dia Fábio!
    Sou casada há 12 anos com um italiano, e decidi entrar com meu processo de cidadania italiana. Somos residentes no Brasil, porém nosso casamento foi celebrado na comune italiana, ou seja, eles tem todos os registros. Preciso solicitar o Estratto di Matrimonio lá? além da minha certidão de nascimento existe algum outro documento que eu precise traduzir? Quais são os documentos que devem ser apostilados? Muito Obrigada!

    Responder

    1. Além desse documento italiano, você precisa enviar certidão de inteiro teor e antecedentes criminais traduzidos. Quando ao fato de serem apostilados, melhor fazer isso em todos para não errar.

      Responder

  51. Ciau Fábio e amici! Sou de Curitiba e estou precisando de uma orientação sobre o processo de naturalização do meu marido. Já fizemos a inserção de todos os documentos traduzidos e juramentados no site do governo italiano. Porém, minha dúvida é quanto ao pagamento da taxa /remessa para naturalização, pois segundo as informações que o Fábio postou, se entendi direito, é o próprio requerente que deve fazer a remessa, correto? O problema é que ele está fora do Brasil estudando e neste caso, eu posso fazer a remessa por ele usando uma procuração? Temos conta conjunta no BB e estou tentando na agência dele. O problema é que realmente eles dificultam demais, talvez por falta de conhecimento, mas tenho receio que esta remessa acabe indo com meu nome e não com o dele… Podem me dar uma luz? Obrigada! Abraços e parabéns pelo site!! Super útil e didático!

    Responder

  52. Boa noite! Primeiro gostaria de parabenizar a iniciativa de compartilhar com todos esse roteiro explicativo sobre o pedido de cidadania italiana. Tenho uma dúvida sobre o pagamento dessa taxa de 200 euros. Pode ser paga na agência bancária normalmente? Pergunto isso , pois fomos ao Itaú hoje e a gerente nem sabia do que se tratava. Não soube explicar como fazer tal pagamento ao Ministério do Interior da Itália. Quem já o fez, pode me dizer como foi feito? Muito obrigado e abraços

    Responder

  53. Fabio, adorei seu post. Por favor me tire uma duvida. Meu Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio – esta com data superior a 6 meses. Como faco para solicitar um novo e todos os documentos devem estar com no maximo quanto tempo de validade para encaminhar ao pedido on line.
    Obrigada pela ajuda

    Grasiele

    Responder

    1. Graciele, os documentos brasileiros são mais fáceis de conseguir e realmente precisam ser recentes, quanto a certidão de casamento italiana, o consulado não fornece, creio que alguém precise pegar para você no comune que foi registrado o seu casamento. O meu, minha sogra pegou lá e precisa ser recente, no máximo 180 dias.

      Responder

    2. GRASI. Acho que posso te ajudar. O meu Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio, com data atualizada, solicitei por email direto na comume onde está registrado: Ufficio Servizi Demografici-Comune di …… .
      Recebi o documento por correio em menos de 30 dias.

      Responder

    3. O Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio não tem prazo de validade.

      Responder

  54. O Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio precisa ter menos de 6 meses de emissão?
    O meu tem mais. Como faço, então, para solicitar outro?

    Responder

    1. Marcella, este para mim foi o mais difícil de conseguir, minha sogra pegou lá na Itália. Mas lembro que quando dei entrada na minha documentação, esta certidão tinha menos de 6 meses.

      Responder

    2. MARCELLA. Acho que posso te ajudar. O meu Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio, com data atualizada, solicitei por email direto na comume onde está registrado: Ufficio Servizi Demografici-Comune di …… .
      Recebi o documento por correio em menos de 30 dias.

      Responder

      1. Ola Maris,
        Estou precisando solicitar o Estratto del Atto di matrimonio . Voce sabe qual o email do Comune? Fiz o meu registro de casamento no Consulado do Rio de Janeiro e eles disseram que é o Comune di Roma.
        So o meu nome completo e da minha esposa é o suficiente ou eles requerem algum numero de processo/protocolo?

        Responder

  55. Bom dia.
    Estou um pouco confusa quanto ao próximo passo. Por favor se puderem me ajudar eu agradeço muito.
    Preenchi o requerimento a mais de 2 meses para dupla cidadania por casamento, anexei TODA a documentação, e recebi o Modulo di domanda compilata on-line e a informação che il modulo informatico è stato ricevuto correttamente com Identificativo domanda e Codice verifica.
    Qual o próximo paço?
    Pelo que entendi, serei chamada primeiramente em 2 ou 3 meses para levar os documentos originais (enviados eletronicamente), e depois tenho que aguardar 2 anos para o juramento. Esta correto?
    Outra informação, tem como consultar processo, ou lista de espera?
    Agradecida

    Responder

    1. Maris, quando fiz a minha o sistema era diferente, fazíamos o agendamento online e no dia já precisávamos ter toda a documentação em mãos para dar entrada, mas não me foi passado nenhum número de protocolo, nada, passei 2 anos e 5 meses no escuro, até que chegou a carta informando sobre o dia do juramento.

      Responder

      1. Olá Aline…. Vc mencionou que seu processo demorou 2 anos e 5 meses… Em qual consulado vc deu entrada no pedido? Grato.

        Responder

  56. Bom dia. Tenho uma duvida. E possivel cancelar a cidadania do teu coniuge. No caso uma separacao de corpos e vidas sem processo de separacao e divorcio no tribunal, mas a situacao exige que ela retire a cidadania do ex mardio (embora nao exista ainda o processo de separcao ou divorcio). Estao separados ha seis anos. ela Brasileira com cidadania italiana vivendo na Italia e ele em Portugal mas quem sabe usufruindo de um privilegio dela. Diga-se claramente ele em nada ajudou. Onde essa pessoa pode procurar esclarecimentos, visto que ela vive na Italia? Uma pessoa depois que se separa, perde o direito a cidadania italiana, no caso ele que nao vive mais com ela.

    Responder

    1. Fatima, depois que acontece todo o processo de cidadania, isso não pode ser revertido, mesmo que o cônjuge queira. Não há diferença entre a cidadania e a naturalização, temos todo direito e dever que um italiano nato tem, pois na Itália, diferente daqui do Brasil, onde existem o Brasileiro Nato e o Brasileiro naturalizado, na Itália só existe a cidadania plena, igual para todos, portanto se a pessoa se tornou cidadão italiano, sua amiga nada pode fazer para reverter isso.
      Creio que ela deva, em primeiro lugar, regularizar sua situação, se separar e seguir a vida. Lembrando que para que ele seja considerado cidadão italiano, eles precisam estar casados no dia do juramento e ela precisará estar presente e assinar um documento provando estar viva e ciente do processo.

      Responder

      1. Bom dia, antes gostaria de agradecer imensamente a sua atencao. Muito Obrigada

        De acordo com os seus esclarecimentos posso concluir que esse cidadao nao fez a cidadania, pois minha amiga nuca foi comunicada de tal juramento. Essa e a sua grande duvida e medo. Em sendo ele uma pessoa com total ausencia moral, fazer o processo visto que ainda sao casados na Italia. Na proxima semana minha amiga ira ao tribunal pedir informcaoes sobre divorcio e separacao. Grata por seus esclarecimentos

        Em 2 de outubro de 2017 04:53, Disqus escreveu:

        Responder

        1. Pode ficar tranquila, ele só consegue fazer o processo se estiver casado com ela e é necessária a presença dela no dia do juramento, ou seja, ele não fez mesmo. Agora, já que não vivem mais juntos, ela precisa regularizar a situação e seguir em frente. Abraços e boa sorte.

          Responder

  57. Boa noite
    Alguem aqui ja fez o pedido da carterinha… obs no consulado Sao paulo

    Responder

        1. Boa tarde, Diego.
          Pelo que sei, infelizmente, a carteira de identidade somente pode ser solicitada na Itália.
          Ela é emitida pelo Comune.
          No “Minha Saga” tem uma postagem do Fábio chamada “Documentos do cidadão italiano na Italia” (não vou colocar o link, senão o sistema bloqueia):

          “Muito bem queridos leitores, estes são os documentos necessários para que um cidadão italiano possa viver de forma completa aqui na Italia, portanto aqueles que efetuaram o processo de cidadania no Brasil e estão morando aqui na Italia podem solicitar todos os documentos acima.

          Lembrando que praticamente todos estes documentos (a única excessão é o codice fiscale) só podem ser emitidos para os cidadãos residentes.

          No caso da carteira de identidade italiana, ela pode ser solicitada por quem obteve o reconhecimento no Brasil e está devidamente inscrito no AIRE. Para saber mais sobre isso, basta clicar aqui. “

          Responder

        2. Em um site chamado Ufficio Britalia, encontrei a seguinte postagem:

          “A CARTEIRA DE IDENTIDADE É APENAS EMITIDA NA ITÁLIA!
          Ciao a tutti!
          Amigos, hoje resolvemos falar sobre a CARTA D’IDENTITÀ que é o primeiro documento que um cidadão italiano deve requerer! Contudo, muita confusão se faz quanto à sua emissão. Veja, diferentemente do passaporte que pode ser solicitado tanto na Itália quanto no Consulado (do qual o pretendente está inscrito no AIRE), a carteira de identidade apenas é emitida na Itália, no Comune em que à iscrizione anagrafica foi realizada. Assim, para quem realiza o processo de reconhecimento da cidadania fora da Itália somente poderá requerer esse documento caso venha residir oficialmente por lá, o que não ocorre com quem se submete à prática diretamente na Itália, desde que solicite à identidade enquanto por lá estiver (ou retornar) e não transferir sua residência para outro país.
          E como solicitar?
          Então, a partir do momento em que a cidadania estiver reconhecida, você receberá seu primeiro documento oficial italiano, que é a certidão de nascimento italiana (transcrição da certidão de nascimento originária) e a partir dela você poderá fazer sua CARTA D’IDENTITÀ diretamente no Comune!”

          Responder

  58. O documento que veio da Itália (certidão de casamento) tem validade de 3 meses. Faz 5 dias que, digamos, venceu. Os últimos documentos traduzidos e juramentados chegaram só agora. Pelo fato do processo demorar 2 anos, posso anexá-lo com 5 dias vencido e quando for chamado pra jurar Bandeira pedir um novo?

    Responder

    1. Difícil responder isso, mas creio que você possa sim anexar este documento e caso não seja aceito, você será informada antes do dia agendado para levar a documentação original no consulado, caso não seja aceito, você deverá providenciar um novo documento.

      Responder

    2. A Certidão de Casamento Italiana (Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio) não tem prazo de validade.

      Responder

  59. Bom dia… uma dúvida que não acho em lugar algum: no preenchimento online… LUOGO DI NASCITÁ é CIDADE de nascimento ou ESTADO de nascimento?

    Responder

  60. Olá Fabio, tudo bem?
    Ótimo teu vídeo, adorei!!
    Estou com uma duvida, sou casada a 7 anos com um italiano, mas só casamos no Brasil, logo não temos a certidão de matrimonio transcrita junto ao comune italiano, poderia me dizer se é possível conseguir essa transcrição aqui do Brasil?

    Desde já te agradeço!

    Responder

    1. Arlene, seu marido precisa regularizar a situação no consulado italiano, para que seu casamento seja registrado e só depois disso, você vai conseguir realizar o processo de cidadania. Cada família possue uma pasta no consulado e lá estão registrados todos os membros da família, filhos, casamento.. tudo. Precisa sempre manter a situação atualizada bem como o endereço.

      Responder

      1. Muito obrigada Aline!
        Vou me informar mais a respeito.
        Acredito que ele possa fazer isso no consulado Italiano aqui do RJ.

        Responder

        1. Pode sim. Vá no cartório, retire a segunda via da certidão de casamento de vocês, mande traduzir no tradutor juramentado e leve no consulado. Mas lembre-se que esta segunda via tem que ser recente, no máximo 180 dias.

          Responder

          1. Perfeitooo!
            Vou fazer isso o mais rápido possível!
            Mais uma vez, obrigada!!!


          2. Aline, vi nos teus comentários, que vc e o seu esposo pegaram a certidão de casamento de vcs direto no comune na Itália, meu esposo estará viajando para Itália em Dezembro, será que ele consegue pegar a nossa certidão sem mim?
            Infelizmente não poderia viajar esse ano.


          3. Pode sim Arlene, faça a tradução juramentada e leve diretamente no comune na Itália. Depois de registrado, não lembro quanto tempo leva, você pode pegar a o “strato del ato delo matrimonio” acho que se chama assim, não lembro agora. Com esse documento em mãos, vc já pode dar entrada na sua cidadania.


          4. Perfeitooo!!
            Será ainda mais pratico, vou fazer dessa forma.
            Aline, super obrigada pela tua ajuda!:)


          5. Para que o registro do casamento seja possível, não esqueça de fazer o apostilamento da certidão de casamento e da sua tradução, nos termos da Convenção de Haia.


          6. Isso mesmo.. mas normalmente quando você for fazer a tradução, pergunte ao pessoal se está tudo correto ou se precisa de mais alguma coisa.


          7. Beleza!
            Muito obrigada, Decio!


          8. Aline, tudo bem?
            Pode me tirar mais uma duvida…. quando vc e seu esposo fez o registro do matrimonio no comune e pegaram o Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio, vc precisou assinar algum documento?

            O meu esposo vai para Italia sozinho em dezembro, ele acha que eu vou precisar assinar algum documento.


          9. Arlene, quem fez isso pra mim foi a minha sogra. Ela levou minha certidão de casamento traduzida para a Itália e trouxe o documento italiano depois, nem precisamos ir. Mas não foi tudo em uma mesma viagem pq eu nem pensava em tirar cidadania nesta época, dai quando decidi, ela estava na Itália e pegou pra mim o documento italiano.


          10. Que ótimo!
            Muito obrigada, again! 🙂


  61. Boa Tarde!!!
    Quando entrar no site do Consulado Italiano para fazer o agendamento online do passaporte e estiver preenchendo o meu registro , nome, sobrenome, sexo… No item CIDADANIA, devo preencher italiana ou brasileira? Nasci e fui criada no Br, apenas morei alguns meses na Itália a onde tirei a minha cidadania e hoje já morando novamente no Br irei solicitar o meu passaporte.
    Obrigada pela atenção.
    Aguardo sua resposta para poder preencher o registro.
    Abraços

    Responder

    1. Se você está tirando um passaporte italiano, obviamente tem a cidadania italiana, portanto coloque como cidadania italiana. Pois no passaporte não informa outra cidadania além da italiana, mesmo que você tenha 2.

      Responder

  62. Olá, bom dia!

    Existe algum impedimento para conjuge de cidadão italiano Trentino? Meu marido é trentino, mas já teve sua cidadania reconhecida há anos. Nos casamos antes de 1983, o que me daria direito a cidadania automática, porém o consulado de POA falou que não é possível por ser esposa de Trentino. Isso confere?

    Responder

  63. Para o pessoal que já teve seu processo concluído, é verdade que os documentos italianos (passaporte e ID) saem com o nome de solteiro(a)? Sei que parece uma dúvida boba, mas eu entendo que isso pode causar algumas complicações na vida civil. Agradeço se alguém puder me esclarecer essa dúvida!

    Responder

    1. Oi Elaine no meu caso saiu como nome de solteiro pq nao tenho o sobrenome da esposa nao sei te dizer como fica para as pessoas que tem o mesmo sobrenome do conjugue

      Responder

      1. Oi Diego! Muito obrigada por responder! Ainda não encontrei a resposta para essa pergunta…de qualquer forma, muito obrigada!

        Responder

  64. Alguém sabe se posso levar o passaporte brasileiro ao invés do RG no dia do juramento?! Eles pedem um RG com menos de 10 anos, o meu tem 17.

    Responder

      1. Vou mandar o email agora. Se não puder, terei que fazer a segunda via do RG só pra isso.

        Responder

    1. Sei que ainda não é o teu caso, mas quando é para solicitar o passaporte o Consulado também pede a apresentação de RG com data de expedição inferior a 10 anos.
      Eles não citam o passaporte entre os documentos aceitos, mas mencionam a carteira de habilitação.
      Se você tiver, por que não pergunta se pode utilizar a carteira de habilitação para o juramento?

      “Documento de identidade original (um dos seguintes: RG, RNE, carteira de identidade italiana ou carteira de habilitação dentro do prazo de validade e emitidos há menos de 10 anos), mais xerox simples frente e verso. “.

      Responder

      1. Decio, obrigada pela resposta. Estou fazendo um novo RG neste momento, mas ficará pronto em 5 até 8 dias!!!! Meu Juramento é semana que vem, não vai dar tempo!! Mas vou levar a CNH também. Se não der certo, vão me reagendar, o problema é a certidão de casamento que precisa ter menos de 30 dias.

        Responder

      2. Decio consegui. Levei o passaporte, protocolo do RG e deu tudo certo. Obrigada.

        Responder

          1. Agora vou agendar o passaporte.. outra guerra!!! Kkkkkkk


    2. Olá Aline, boa noite.
      Por favor, seria possível você postar o teor da carta que recebeu quando foi chamada para prestar o juramento? Obviamente, excluindo os dados pessoais.
      É que eu gostaria de saber antecipadamente todos os documentos necessários.
      Desde já, agradeço muito pela atenção.

      Responder

      1. Decio, não consigo postar a foto, mas vou escrever aqui o que veio na carta como documentos necessários.
        – Copia do RG com menos de 10 anos. (levei meu passaporte valido)
        – Comprovante de residencia em seu nome e no nome do cônjuge.
        – Certidão de casamento com menos de 30 dias (não precisa tradução, levei uma certidão de inteiro teor apostilada)
        – Presença do cônjuge
        – Pagar a taxa do imposto no dia.
        Levei a carta que recebi, mas nem foi necessário. O mais importante de tudo é a certidão de casamento que eu levei em inteiro teor, precisa estar devidamente com firma reconhecida no cartório de registro civil, no meu caso, fiz isso, apostilei.. fiz tudo para não ter erro, mas vi vários casais saindo de la para regularizar a documentação que tinham levado errado.
        Você chega na hora marcada, mas devido a essas pessoas que levam a documentação incompleta, o juramento so ocorre la pelo meio dia.

        Responder

        1. Olá Aline, boa tarde.
          Muito obrigado pela resposta, era exatamente o que eu precisava saber.
          Por favor, você poderia me dizer :
          1) se a data para o juramento já vem determinada na própria carta que trouxe a relação de documentos necessários, ou se é marcada por e-mail?
          2) se já veio agendada na carta, qual foi a antecedência, para possilitar a obtenção dos documentos relacionados?
          3) outras pessoas podem acompanhar a solenidade, ou apenas o cônjuge?
          4) depois de um tempo, você recebeu uma certidão de nascimento?
          5) se sim, de qual comune ? De Roma ou do comune onde havia sido transcrito o teu matrimônio?
          6) foi fácil agendar o passaporte?
          8) o nome que consta nele é o de solteira ou casada?
          Caramba, desculpe esse monte de perguntas, mas não encontrei a resposta em nenhuma postagem anterior.

          Responder

          1. Caramba… vamos lá.. kkkkkkk
            1. Sim, a data do juramento vem na carta que você vai receber pelo correios, assim como o horário. Geralmente é pela manhã.
            2. A antecedência é de mais ou menos 30 – 40 dias, fique tranquilo pq a única coisa que da trabalho é a certidão de inteiro teor, mesmo assim é rapidinho.
            3. Ninguém pode.. só o cônjuge.
            4. Não recebi certidão de Nascimento nenhuma.. nem sei se vou receber.
            5. O Comune que estou registrada é o mesmo do meu marido e o mesmo que temos o registro do casamento.
            6. Bem fácil agendar o passaporte, fiz isso no dia seguinte ao juramento, normalmente as datas disponíveis são sempre com 5 semanas pra frente..
            7. Fiz o juramento no meio de setembro, agendei passaporte pra o final de outubro e recebi o passaporte pelo correios na última semana de novembro. Muito rápido.

            Será que respondi tudo??? Pode perguntar se tiver mais dúvidas, estamos aqui pra isso..


          2. Olá Aline, agradeço muito pela atenção e todas respostas.

            Ficou faltando apenas uma : o nome que consta no teu passaporte é o de solteira ou de casada?

            Com relação ao certificado de nascimento, pelo que entendi em uma postagem do Diego Lauren (abaixo reproduzida), após o juramento, existe a comunicação do procedimento ao comune italiano (que ficou claro na tua resposta, ser o mesmo no qual se encontra registrado o casamento), para transcrição na Itália do assento de nascimento da pessoa que se naturalizou.

            Se for assim, seria possível escrever para esse comune e solicitar a tua certidão de nascimento (até para confirmar se realmente o ato se encontra transcrito).

            Mais uma vez, muitíssimo obrigado!!!

            “Para fazer o passaporte e melhor vc esperar a carta de confirmaçao do seu registro de nascimento na comune, no meu processo levou duas semanas” (mensagem do Diego Lauren).


          3. Verdade.. kkkkk esqueci.
            O passaporte veio com nomes e casada e na página posterior o sobrenome do meu marido.


          4. Entendi.
            No passaporte vem o nome de casada.
            Muitíssimo obrigado, pela atenção e todas as respostas!


          5. Na verdade o meu veio com nome de casada, mas não sei qual o critério usado, pois o passaporte da irmã do meu marido está com o none de solteira e o boné do marido na página seguinte, o da minha sogra também.. então não sei pq o meu veio com o nome de casada.


  65. Boa tarde.

    Fabio,
    Referente ao pagamento da taxa de 200 euro, fui até a loja da Western Union e me disseram que tenho que fazer um cadastro e aguardar a aprovação, que pode demorar de 1 semana a 3 meses, fui orientada a fazer o envio para uma pessoa física, assim ela iria até a loja da Western Union na Itália para retirar o valor e assim fazer este pagamento no Correio/Poste Italiano.
    Tenho uma amiga que mora na Itália, mas será que ela poderia fazer este pagamento com o nome do requerente?? Pois você já informou que o comprovante precisa ser no nome do requerente da Naturalização.

    Obrigada.

    Responder

    1. Quando eu fiz o pagamento, foi por transferência bancária, deu trabalho, precisou identificar tudo, motivo da transferência e etc.

      Responder

      1. Então, na verdade é para minha cunhada a solicitação. Estou ajudando ela, mas ela não tem conta bancária no nome dela, meu irmão é o titular.

        Responder

        1. Eu acho que não tem problema, mas ela precisa levar o comprovante de pagamento pra eles..

          Responder

  66. Olá Fabio,
    Adorei seu video, muito educativo.Senti mais segura para fazer sozinha o processo de naturalização por matrimonio para o meu marido.
    Tenho uma dúvida básica, solicitarei a certidão de nascimento dele em inteiro teor e a sua respectiva tradução juramentada, mas não entendi quando você fala: ” legalizado pelo consulado italiano”, como farei este procedimento junto ao consulado?
    No aguardo.
    E obrigada pela sua atenção até o momento.

    Responder

    1. Alessandra, primeiro passo é você ter a certidão de casamento italiana, a minha pegamos direto no comune na Itália. Tendo isso o resto é bem fácil. Reúna a documentação, leve para traduzir e lá se você tiver mais dúvidas, pergunte para as atendentes.. elas vão te ajudar muito!!!!
      Pelo menos pra mim foi assim, peguei os documentos, mandei verificar autenticidade no ERESP e levei tudo no dia agendado.

      Responder

  67. Oi Fabio, acabei de assitir seu video e tenho uma duvida, eu morei na Italia de 2011 a 2013 totalizando 3 anos , fui para o Brasil e fiquei 2 anos , retornei pra Italia em novembro de 2016 e a minha pergunta e, para efetuar o pedido por naturalizacao por casamento o meu tempo de permanencia da Italia vale desde o ano de 2011 ou comeca a contar no ano de 2016 que foi quando eu retornei??

    Responder

    1. Amigo.. deixa eu ver se entendi. Você casou em 2011 e foi morar na Itália até 2013 e depois voltou, é isso?! Pq eu acho que o que conta é o tempo de casado. Se você casou em 2011, pode sim tirar sua Naturalização sem problemas.

      Responder

  68. Boa tarde pessoal, sou casada com um cidadão italiano ha 17 anos e só em Fev/2015 dei entrada no processo de Naturalização. Fiz tudo sozinha, meu casamento ja havia sido validado na Itália, reuni toda a documentação e agendei a entrega. Nessa época, ainda não era necessário enviar a documentação online e depois entregar os documentos originais. Por todo esse tempo (2 anos e 5 meses), nunca recebi nenhum retorno do consulado com relação ao andamento do processo, nunca recebi nenhum protocolo para acompanhamento, nem esse K10 que vocês tanto falam. Mas ontem, recebi a tao esperada carta/convite para o juramento no consulado de Sao Paulo. A familia do meu marido é toda italiana, nenhum brasileiro e minha sogra gostaria muito de ir junto conosco na cerimonia, é possível???
    Outra coisa, em quanto tempo depois do juramento, ja consigo agendar o passaporte? Temos viagem marcada em janeiro e ja queria usar o passaporte italiano nesta viagem.

    Responder

    1. Aline, o consulado em São Paulo NÃO PERMITE a presença de outros membros da família na cerimônia de juramento, exceção feita a filhos pequenos e, obviamente, ao cônjuge, cuja presença é OBRIGATÓRIA. Você poderá iniciar o processo de solicitação de seu passaporte a partir do dia seguinte ao do juramento, pois somente no dia seguinte você será oficialmente cidadã italiana.

      Responder

      1. George.. uma pena, minha sogra e meu sogro são italianos e estão fazendo muita questão de ir na cerimonia no dia 19.

        Responder

    2. Para fazer o passaporte e melhor vc esperar a carta de confirmaçao do seu registro de nascimento na comune, no meu processo levou duas semanas

      Responder

      1. Diego, obrigada por responder.. então voce fez aqui em SP mesmo? Ja tenho uma ideia que em 2 semanas estará liberado para fazer o passaporte.

        Responder

        1. Sim foi em Sao Paulo, no meu caso levou 2 semanas para receber a carta do consulado confirmando o meu registro, mas vai depender muito da sua comune na Italia para fazer este registro, seria bom vc entrar em contato com a comune alguns dias apos o seu guramento

          Responder

          1. Entendi, volto pra dar notícias depois do juramento. Espero que dê tudo certo. Você foi só com sua esposa? Meus sogros que são italianos estão querendo muito ir ver a cerimônia, o que você acha? Já me falaram que não pode.. mas será?


          2. Sim fui so com a minha esposa, e necessario a presença do conjuge somente na primeira fase para entrega e assinar os papeis, depois que todos as pessoas for atendidas, sera feito o juramento nesta fase acredito que o seu sogro podera participar, tem um intervalo entre a primera e a segunda fase, neste momento percebi que tinha alguns parentes das pessoas que iria fazer o juramento


  69. Bom dia, todos os documentos precisam ser traduzidos e apostilados?

    Responder

    1. Mariana, o que seria um documento apostilado?? Os meus mandei traduzidos por tradutor juramentado e reconhecido firma, além do Eresp

      Responder

  70. Como vai Fábio. Li no site do consulado que “no formulário de cadastro devem ser inseridos os dados de SOBRENOME – NOME – DATA DE NASCIMENTO assim como constam na certidão de nascimento. As mulheres deverão inserir o sobrenome de solteira e NÃO de casada. ”
    Penso que não fiz o correto. Coloquei o sobrenome de casada. Devo refazer? Esse detalhe não está esclarecido no seu video. Ele procede? Agradeço sua atenção.

    Responder

  71. Como descubro o comune onde foi feita a transcrição do meu casamento? E quando descobrir, como peço o estratto?

    Responder

    1. Geralmente é o mesmo comune onde a cidadania italiana foi reconhecida, no caso de já ser casado durante o processo. Isso falando do processo de reconhecimento na Itália, do contrário é melhor você pedir informações ao consulado.

      Responder

  72. boa noite,

    estou precisando deste “Estratto per riassunto dai registri di matrimonio”, minha esposa é italiana, porem ela vive no Brasil, e nos casamos no Brasil, como irei conseguir esse documento morando no Brasil ?

    Responder

  73. Oi Fabio! Voce sabe me dizer se o processo descrito está atualizado e se os valores ainda são esses? Obrigada desde já!

    Responder

  74. Boa noite,
    Alguém de Porto Alegre?
    Gostaria de saber quanto tempo está levando para agendarem a apresentação da documentação para Naturalização por Casamento após o preenchimento on-line no site do Ministero Dell’Interno?
    Enviei em 29/07/2017

    Responder

    1. Quando vc enviou, pelo site ou agora mesmo quando vc entra no site e clica na aba comunicação, aparece qual mensagem ?

      Responder

    2. Olá, enviei em 08/08/17… at agora nada.. você já teve retorno?
      Meu é Poa tbm..

      Responder

  75. Alguém aqui no blog tem um modelo de carta que tenho que enviar para Roma para cobrar a agilidade no processo que dei entrada de matrimonio? existem embaixadas no brasil que com poucos meses ja foram notificadas pelo menos com relação ao andamento do processo. eu já enviei a mais de 6 meses e nem um sinal de fumaça.
    obrigado

    Responder

    1. Ola Junior tudo bem… vc ja recebeu o codigo k10 para acompanhar o processo

      Responder

      1. Não.. não parece nada lá. Somente o recibo de envio .. a colega enviou no mês 06/17 e já tem o código k10 e eu nada. Já perguntei no FAQ se está correto eles dizem que o envio sim! Mas não sei qual é o problema. Por isso queria saber como mandar sssa tal de carta cobrando Roma!

        Responder

    2. Eu tenho uma carta que mandei para roma mas e especifica para quem ja passou do prazo de 720 dias

      Responder

      1. Entendi .. mas antes de vc enviar a carta, você já tinha recebido esse código k10? Antes de vc enviar a carta tinha alguma mensagem dentro o site?

        Responder

        1. Sim.. ja tinha o codigo quando mandei a carta o meu processo estava parado na terceira fase e já havia passado o prazo de 720 dias.

          Responder

          1. Ok,estou e Entendendo..mas então, vc lembra quanto tempo demorou p vc receber a primeira mensagem no site dizendo o código ou alguma outra informação? Igual eu, mandei em março e Ainda não tenho nada lá dentro em comunicação.


          2. O consulado que eu dei entrada me envio o codigo por email apos um mes vc ja envio email para o consulado questionando isso


          3. Não… vou ver isso então: mandar um e-mail p o consulado que enviei em Brasília. E ver se eles respondem algo pois já faz mais de 6 meses de envio.


          4. Junior, eu nunca recebi esse código também, nenhum contato do consulado de São Paulo. Mas minha meu processo andou.. escrevi um breve relato nos últimos comentários..


        2. Oi postei aqui um link aonde vc pode reclamar tbem….mas parece que foi bloqueado …. posso mandar por email se vc preferir

          Responder

          1. Oi Diego, meu marido solicitou a cidadania em março de 2015 e ainda está na primeira fase. Vc poderia me mandar um modelo da carta para Roma reclamando do tempo ultrapassado à 730 dias?


          2. Oi qual e o final do codigo do seu processo


          3. Olá Diego, bom dia.
            O último número é 4


          4. Olá Diego, boa tarde.
            Muitíssimo obrigado pela carta e informações contidas no e-mail.
            Agradeço, também, por continuar ajudando a todas as pessoas do site, mesmo depois de se tornar mais um valoroso cidadão italiano.
            Parabéns !


          5. Obrigado.. em breve vc ter boas novidades do processo


          6. Oi Junior.. entao a carta é especifica para quem ja passou o prazo de 730 dias e precisa ter o codigo do seu processo na carta… pq se vc mandar essa carta vai estar se referindo a um assunto que nao e o seu caso no momento… vc ja entrou no link que te mandei..


          7. Já, enviei uma mensagem em italiano por aquele local que me enviou. Pedindo uma explicação de qual o motivo não ter recebido o código k10. Mandei a mesma mensagem por e-mail para outros 2 contatos que achei na internet. Mandei também p consulado a que pertence, mas provavelmente assim como eu já imaginava não vou receber resposta. Mandei também para o e-mail da pessoa que trabalha com isso, Cidadania por casamento na emb da italia em Brasília. Nome dela é Caterine. Mas também como eu imagino não vou receber resposta. Não sei o que fazer ..


          8. Oi Junior…
            Fiquei com uma duvida, vc levou os documentos pessoalmente em algum consulado italiano


          9. Seria bom enviar a carta registrada


          10. Oi qual e o final do codigo do processo do seu marido


      2. Olá Diego, boa noite.
        Por favor, será que você poderia postar o teor dessa carta para servir de modelo?
        Obrigado.
        Decio

        Responder

      3. Ola Diego. Sobre essa carta, pode passar por e-mail?
        O meu processo já passou do prazo, e não sei o que fazer.
        Muito obrigada

        Responder

          1. Olá Diego, sou nova neste fórum. E me desculpa a demora.
            Já tentei enviar antes, mas não tem dado certo. Espero que funcione dessa vez

            [email protected]

            Muito obrigada


  76. Oi Fábio! Sou cidadã italiana e meu marido aplicou para a cidadania por matrimônio em Março de 2015 pelo consulado italiano de Edimburgo pois moramos na Escócia, mas estou muito preocupada pois quando verifico como anda o processo apararentente ele continua no primeiro estágio (“L’ istruttoria è stata avviata. Si è necessari alla definitions della pratica).
    É normal depois de 2 anos e 6 meses ainda estar assim?
    Alguém pode me ajudar?
    Muito obrigada!

    Responder

      1. Não .. por isso que estou perdido.. obrigado por responder por aqui! Quando eu entro no site clico em comunicação e fala que eu não tenho notificacaoes até o momento. Quando clico em enviar domanda aparece dois documentos. Um recibo de envio data etc e outro está em pdf que são as paginas do processo todo. Mais nada alem disso. Entrei com contato peonage com o FAQ. E eles disseram que com relação ao envio está tudo ok e evido corretamente.

        Responder

  77. tudo bem Fabio e Colegas? dei uma boa lida aqui no blog mas nao achei nada. dei entrada no processo de cidadania por casamento para minha esposa em marco/2017. todo o processo de acordo com as instruções do vídeo que você fez Fabio. Dei entrada no processo aqui na embaixada de Brasilia onde resido. O que acho muito estranho é que nao recebi nem uma mensagem de confirmarão no e-mail é isso mesmo?
    Tenho aquele recibo que é gerado automaticamente dentro do site nulla osta lavoro. A resposta de analise do processo vem por onde? tempo em media?

    Responder

    1. Boa noite Junior, sou casado com cidadã italiana e dei entrada no meu processo de naturalização no dia 19/04/2017 e recebi um e-mail solicitando que os documentos originais fossem entregues ao consulado aqui de São Paulo no dia 26/07/2017 e agora eu teria que esperar um prazo médio de 3 anos e 6 meses.

      Responder

  78. Ola!!
    Mandei a documentação no dia 07/06/17.
    Hoje recebi um email para consultar o site, e mudou para:

    K10/C
    Prefettura di presentazione:
     Rappr.Cons. di BRASILE / Cons. G. SAN PAOLO
    Prefettura competente:
      Rappr.Cons. di BRASILE / Cons. G. SAN PAOLO
    Data presentazione:
     07/06/2017
    Articolo:
     Art.5
    Stato della pratica:
     l’istruttoria è stata avviata. Si è in attesa dei pareri necessari alla definizione della pratica.

    Tenho q fazer algo? Ou apenas esperar?

    Responder

    1. nossa.. muito rápido por ai! eu enviei a documentação no site em 03/2017 e ate agora nem um e-mail eu recebi.

      Responder

      1. Na aba “comunicazioni” apareceram 2 recados:

        **La domanda è stata accettata

        **Gentile utente, è stato convocato per un appuntamento il 27-09-2017 09:00:00. per la consegna dei documenti originali trasmessi on line. Si prega di portare anche prova di residenza ed il “Modulo di Domanda” che può essere stampato direttamente dal portale. Distinti saluti.

        Responder

        1. Então.. tem alguma coisa errada no meu caso. Preciso achar um jeito de descobrir o que é.. já muito tempo e não recebi nem uma mensagem .. vc fez por aonde? O que acha que devo fazer?

          Responder

          1. Nossa, nao sei como te ajudar!! Eu segui todas as recomendações do video aqui do site.

            Pelo que entendi, eles aceitam o caso, ou aceitam com restrições, ou negam.

            Se no seu caso nao apareceu nada disso, eu acho que tem q esperar… desculpe, nao sei como ajudar!!


  79. Mudou meu status hj!!

    K10/C
    Prefettura di presentazione:
     Rappr.Cons. di BRASILE / Cons. G. SAN PAOLO
    Prefettura competente:
      Rappr.Cons. di BRASILE / Cons. G. SAN PAOLO
    Data presentazione:
     07/06/2017
    Articolo:
     Art.5
    Stato della pratica:
     l’istruttoria è stata avviata. Si è in attesa dei pareri necessari alla definizione della pratica.

    Responder

    1. Show de bola…
      por enquanto nada no meu..desde 26/04/17.

      Responder

  80. Recebi um email hj, dizendo para consultar o site….

    K10/C/0498141
    Prefettura di presentazione:
    Rappr.Cons. di BRASILE / Cons. G. SAN PAOLO
    Prefettura competente:
    Rappr.Cons. di BRASILE / Cons. G. SAN PAOLO
    Data presentazione:
    07/06/2017
    Articolo:
    Art.5
    Stato della pratica:
    l’istruttoria è stata avviata. Si è in attesa dei pareri necessari alla definizione della pratica.

    Responder

  81. Boa tarde…
    Aguem que ja fez o pedido e ja recebeu o passaporte pelo consulado de Sao Paulo poderia me dizer quanto tempo levou para chegar o documento
    Muito obrigado

    Responder

    1. Olá Diego, boa tarde.
      No caso da minha filha, depois da entrega dos documentos no Consulado de São Paulo, levou mais ou menos um mês para ela receber em casa o passaporte pelo correio (no ano passado ela agendou pelo site sem qualquer dificuldade)
      Em uma outra postagem você disse que depois do juramento levou duas semanas para o registro ficar pronto. Por favor, você poderia me dizer:
      1) que registro é esse? Você recebe uma certidão de naturalização?
      2) o nascimento é transcrito? Em Roma ou no mesmo comune do cônjuge?
      3) pra qual órgão você escreveu em Roma?
      Obrigado.

      Responder

      1. Oi Decio tudo bem..
        1 recebi uma carta informando que foi transcrito a minha certidao de nascimento..
        2 e transcrito o documento na comune como escrito na carta que recebi….
        3 escrevi para roma porque o meu processo estava parado.. mandei a carta para
        Al Ministero dell’Interno
        Dipartimento per le libertà civili e l’immigrazione
        Direzione Centrale per i Diritti Civili, la Cittadinanza e le Minoranze
        Ufficio lll Cittadinanza

        Responder

        1. Agradeço muito pela atenção.
          Apesar de ter lido uma enorme quantidade das postagens abaixo não tinha encontrado nada a respeito do procedimento após o juramento.
          Pelo jeito, o procedimento é semelhante ao da cidadania por nascimento, ou seja, após concluída a naturalização (com o juramento), é feito um comunicado para o Comune onde está inscrito o nascimento ou o casamento do cônjuge italiano.
          Sendo assim, por exemplo, se o casamento estiver inscrito em Nápoles, o cônjuge que se naturalizou receberá um registro de nascimento de Nápoles, é isso?
          Como todo o procedimento de naturalização é centralizado em Roma, pensei que, talvez, todas as naturalizações fossem inscritas no Comune de Roma…
          Muito obrigado e parabéns pela conquista.

          Responder

  82. Li no site do consuladO que “no formulário de cadastro devem ser inseridos os dados de SOBRENOME – NOME – DATA DE NASCIMENTO assim como constam na certidão de nascimento. As mulheres deverão inserir o sobrenome de solteira e NÃO de casada. ”
    Penso que não fiz o correto. Coloquei o sobrenome de casada. Esse detalhe não está esclarecido no seu video. Ele procede?

    Responder

  83. Caro Amigos
    Minha cidadania demorou exatamente 3 anos!
    Dei entrada no consulado de Belo Horizonte em 09/09/2013 e só foi sair 21/11/2016.
    Nesse tempo liguei inúmeras vezes para o consulado, e-mail para tudo quanto e lugar que me disseram que poderia saber algo, e no final apenas 2 anos depois que dei entrada foi que mudou algo no site do Ministério do Interior.
    Compreendo que isso não e uma regra, mas nada da pra fazer ha não ser esquecer e uma hora aparece algo.
    Depois que de tudo completo, recebi uma carta na minha residência que minha cidadania tinha sido completada e que apos uns dias receberia um e-mail de confirmação para o juramento.
    E depois de ter feito esse juramento demorou cerca de dois meses para poder fazer a marcação no site para tirar meu passaporte.
    Ressaltando que tive que pagar para marcar para mim pq não conseguia fazer isso tendo em vista a quantidade de pessoas que entram para fazer esse serviço.
    Contudo espero ter ajudado!
    Abraços e boa sorte.

    Responder

    1. Ola Petronetto tudo bem.. a minha cidadania levou 3 anos e 7 meses, so mudou de fase apos ter mandado uma carta para roma ai sim o processo foi rapido. Em Sao Paulo apos o juramento, demorou duas semanas para o registro ficar pronto… sobre marcar para fazer o passaporte sei que tem agencias que faz inumeras reservas de horario, isso dificulta para quem quer fazer o passaporte com isso eles obriga vc a pagar uma reserva… isso que eles fazem e ilegal procurei saber no consulado sobre isso, temos que denunciar estas pessoas, para que o sistema funcione

      Responder

      1. Diego e Petronetto, obrigado pelas informações. Alguém sabe explicar sobre os 730 dias de prazo legal para se terminar o processo? Grande abraço.

        Responder

  84. Boa tarde Fábio…

    Gostaria de saber se você possui algum vídeo falando sobre perda de nacionalidade brasileira para cidadãos que solicitam a cidadania italiana através de naturalização por matrimônio.

    Muito se diz a respeito, informações tais, divergentes e contrastantes.

    Sabe me dizer se a Constituição Brasileira tem o poder de remover minha nacionalidade brasileira, uma vez que consiga me naturalizar como um cidadão italiano?

    Meu facilitador nesse processo me afirmou que os vários cidadãos que solicitaram a cidadania italiana por casamento, estão recebendo uma intimação do Governo Federal Brasileiro para se justificar a respeito da cidadania italiana e os deixando cientes da perda da nacionalidade brasileira 🙁

    Obrigado,

    Anderson Lima

    Responder

    1. Esta pessoa que falou isso tem como provar para vc ou ela ouviu falar sobre isso …. pq que segundo o governo brasileiro nao existe a perda da cidadania, a nao ser através de pedido escrito ao governo brasileiro.

      Responder

      1. Entendi Diego. Meu facilitador do processo está com a cópia da intimação, a qual tenho digitalizada em meu email. Quem quiser me mande um email para que eu a envie e possamos concluir algo… [email protected]

        Responder

  85. Fábio, bom dia. Estou com uma dúvida: meu marido está tirando cidadania Italiana. Sou casada a 14 anos. Assim que sair a documentação dele , posso dar entrada no meu processo de naturalização pelo cônjuge, ou tenho que esperar 03 anos? Tenho uma filha menor. Obrigada

    Responder

    1. Érica assim que ele conseguir a cidadania dele, você já pode dar entrada no seu processo. Mas ele tem que transcrever o matrimônio de vocês na Comune que está fazendo o processo da cidadania.

      Responder

        1. Por nada… Se quiser mais informações me adiciona no facebook Simone Jurkovich. Meu marido também requereu a cidadania e estou com o meu processo de naturalização. Vamos trocando informações e nos ajudando.

          Responder

          1. Combinado, vou te adicionar.Obrigada mais uma vez pela atenção.


  86. Olá Fabio .
    Mais uma dúvida. Você refere que o documento de casamento no processo de naturalização do cônjuge deve ter sido emitido há menos de 6 meses. O documento que eu trouxe da itália , quando realizei o processo de cidadania, já tem mais de 6 meses . (é de janeiro de 2016) . É necessário atualizá-lo ? Devo pedir outro a Comune da Itália?

    Responder

  87. Olá!! Casei em outubro de 2014, posso já iniciar o processo?

    Responder

    1. Se reside aqui na Italia: desde que seja residente legal há mais de 2 anos;
      No exterior (fora da Italia): desde que o casamento tenha acontecido há pelo menos 3 anos.
      Em ambos os casos, este tempo cai pela metade quando o casal tem filhos menores em comum, ainda que adotados.

      Responder

  88. Fábio, na parte onde a questão é referente se o cônjuge é cidadão desde nascido, fiquei com uma dúvida. Minha esposa teve o reconhecimento da cidadania por filhação /sangue em 2011, portanto não desde o seu nascimento. Como respondo essa questão? Se sim terei que informar a data exata e reconhecimento por cidadania?

    Responder

  89. Segui todos os seus passos, já fiz todo o preenchimento, enviei e estou com o Identificativo domanda e o códice verifica a 15 dias. Só não sei agora como seguir o processo. Onde vejo o andamento do processo? Agradecida

    Responder

  90. Acredito que esta e a fase finallllll 🙂 😃😀

    Prefettura competente:
    Rappr.Cons. di BRASILE / Cons. G. SAN PAOLO
    Stato della pratica:
    pratica definita – giuramento effettuato.

    Responder

    1. Parabéns Diego!
      Faz quanto tempo que levou os documentos ao consulado?
      Fui hoje ao consulado levar os meus, meu pedido foi aceito.
      A atendente me disse que está demorando 2 anos e meio para receber a carta registrada convocando para o juramento.

      Responder

      1. Oi Simone tudo bem…
        Dei entrada em dezembro 2014…. sim o processo leva mais ou menos dois anos e meio, no meu caso passou do prazo, e ai mandei emailss, carta para roma questionando o porque a demora depois disso foi rapido. Ja fiz o pedido do passaporte custou +ou- 420.00 reais..

        Responder

          1. Consulado de Sao Paulo Nel giorno in cui si presentera’ per prestare il giuramento,
              dovra’ portare con se’:
                   a) fotocopia del documento R.G. rilasciato negli ultimi 10 anni;
                   b) comprovante di residenza a nome suo o del coniuge;
                   c) certificato di nascita in originale recente con “apostille” tradotto
                      da traduttore giurato con “apostille”;
                   d) certificato di matrimonio in originale (non in copia autenticata)
                      senza traduzione, con firma riconosciuta da un Tabelião de Notas
                      di São Paulo Capital (non dal Cartorio do Registro Civil) rilasciato
                      negli ultimi 30 giorni prima della data del giuramento.
                      Inoltre:
                   e) la presenza del coniuge il giorno del giuramento è indispensabile;
                   f) dovrà pagare al momento un’imposta governativa.


          2. Diego, a certidão de casamento deve ser emitida em inteiro teor? E a certidão de nascimento em inteiro teor também? Obrigado pela atenção!


          3. Ola Adriano no meu caso foi emitido todos os documentos em inteiro teor… para nao correr o risco de alguns documentos nao ser aceito


          4. Muito obrigado pela atenção!


    2. Diego. Por favor você poderia me enviar o modelo de documento para enviar ao consulado solicitando um posicionamento sobre o meu processo, demos entrada em 2015 , tenho o codigo K10, porem o processo parou . Muito obrigado

      Responder

  91. Bom dia.
    Uma dúvida sobre a etapa 7. O que devo colocar na opção de stato di residenza, pois tirei minha cidadania na Itália e vim morar na Inglaterra. Meu marido ficou no Brasil mesmo e fará a aplicação
    Coloco o local que estou agora?
    E como faço para ele pegar a documentação original de casamento italiana para ele levar no consulado quando for solicitado?

    Responder

  92. Olá Fábio, meu marido irá para Itália agora em setembro realizar o processo da cidadania. Moramos na Alemanha há quase 4 anos, com Blue card (visto de trabalho que fornece validade igual ao passaporte, no nosso caso vamos precisar renovar logo e será valido por 10 anos, antes era por 5 porque o passaporte era só 5).
    Ela irá solicitar a cidadania na Itália e retornar à Alemanha para continuar morando aqui.
    Somos casados no civil desde 6/2013. Assim que ele obter a cidadania já posso solicitar a minha aqui na Alemanha, ou o tempo esse de 3 anos (na verdade acho que para mim seria 1,5 ano já que temos um filho bebe) começa a contar depois que ele “virou cidadão italiano”?
    Obrigada!!!!!!

    Responder

  93. Imagino o quanto seja complicado para o Fabio dar conta de todos os recados, Ja vasculhei essa informacao na tentativa de encontrar algo, poem nao achei nada ness caso.

    So diz ser necessario ter 2 anos legals de residencia na italia ..e no caso, tivemos de 2011 a 2014.Essa divida nao consigo encontrar…se no caso indo para Italia e reestabelecendo a residencia, esses 2 anos ja entraria como valido. Se alguem puder nos dar uma Luz!!!Muito Muito obrigada.||

    Responder

  94. Imagine o quanto sea complicate para o Fabio dar conta de todos os recedes, Ja vasculhei essa informacao na tentativa de encontrar algo, poem nao ache nada ness caso.
    So diz ser necessario her 2 anos legals de residencia na italia e no caso, tivemos de 2011 a 2014.Essa divida nao consigo encontrar…se no caso indo para Italia e reestabelecendo a residencia, esses 2 anos ja entraria como valido. Se alguem puder nos dar uma Luz!!!Muito obrigada.||

    Responder

  95. Boa Noite Fabio,sou casada com cidadao italiano( Brasileiro)ha 6 anos, residimos no Brasil e estamos agora em Londres, a nossa intencao era dar entrada na cidadania for casamento agora, mas exists a demora de 6 meses para que o aires seja transferido, ate la todos os documents traduzidos e apostilados teram expirado.Existe a possibilidade de ser restabelecida residencia na italia e de imediato ja aplicar para o processo de naturalizacao? ao inves de ainda emperor main 2 anos como residente?Serei extremamente grata com sua ajuda!

    Responder

  96. Bom dia, tenho uma dúvida se alguém puder me dar qualquer esclarecimento desde já sou muito grata.
    Tenho a cidadania italiana e meu noivo é iraquiano e nos casaremos dentro de alguns meses. Minha duvida é, ele pode obter a cidadania apos o casamento? Eu já verifiquei que podemos pedir apos 3 anos do casamento, mas estamos nos mudando para a Europa e gostaria de saber se ele terá direito ao visto para permanecer comigo enquanto esperamos o tempo necessario. Já enviei e-mail para o consulado mas ainda nao obtive resposta.
    Muito obrigada.

    Responder

  97. Boa tarde Fábio! Fui em uma agência do Banco do Brasil para fazer o depósito levando os dados abaixo, além disso eles me pediram número da agência e conta que irei mandar essa taxa. Pelo que vejo, não consta nas informações abaixo. Me ajude por favor, faço o quê diante disso?
    Obrigada. Marley Reggiani – Coronel Fabriciano – MG

    “Ministero dell’Interno D.L.C.I Cittadinanza”
    Nome do Banco Italiano: Poste Italiane S.p.A.
    IBAN: IT54D0760103200000000809020
    Motivo do envio de dinheiro: Richiesta cittadinanza per matrimonio
    BIC / SWIFT CODE di Poste Italiane: BPPIITRR
    Valor: 200,00 Euros.

    Responder

    1. Boa noite Marley, também tentei fazer o pagamento pelo Banco do Brasil, mas a minha agência dificultou muito, então fiz o pagamento pela Confidence Câmbio. Além de sair mais barato foi mais prático e foi aceito normalmente pelo consulado de SP. Meu pedido foi aceito, agora estou aguardando a carta convocando para o juramento.

      Responder

      1. Obrigada, sua informação foi muito útil. Vou passar adiante.

        Responder

  98. Olá Fábio,
    Tenho 27 anos de casada, sou cidadão italiana desde 2008 e quero naturalizar meu marido. Não é necessária a certidão de casamento transcrita pelo comune? Como fazer isso? Casei no Rio de Janeiro e não me lembro se quando fiz meu processo de cidadania no Rio se um dos documentos foi a certidão de casamento. Provavelmente sim, pois meus filhos também têm cidadania italiana. Como resgatar ou conseguir este documento?
    Obrigada.

    Responder

  99. Olá. Tenho algumas dúvidas no preenchimento do formulário eletrônico.
    – no campo de locais de residência, pedem para listar todas fora da Itália. Atualmente moro na Bélgica.antes só havia morado no Brasil. Então devo preencher todos os meus endereços onde já morei no Brasil com início e fim de período de habitação. Devo preencher neste campo o meu endereço atual, visto que tem um início, mas não um fim de período de habitação?

    – o consulado de Bruxelas me enviou a lista de documentos, que além dos citados no saga, inclui também a carte de séjour (soggiorno) belga e a composition de ménage (stato di famiglia), a serem anexados no campo documento genérico. Na página de uploads, existem cinco campos para nascimento, antecedentes, passaporte, pagamento e o ultimo para o ato de matrimonio. Qual o campo para documento genérico?

    – a validade dos documentos é relativa à data em que eu faço o upload ou quando eles fazem a verificação da documentação do documento. Pergunto isso pq vou a o Brasil pegar as certidões de nascimento e antecedentes criminais em setembro, porém, só poderei fazer o upload no fim de novembro, quando meu casamento completa 3 anos. Então, nesta data a certidão de antecedentes terá uns 2 meses e meio no dia em que eu fizer o upload. Corro o risco do documento ser considerado expirado?

    Obrigado desde já

    Responder

  100. Ciao Fabio,
    Fiz minha cidadania na Itália onde apresentei minha certidão de casamento e a certidão de nascimento do meu filho.
    Entendo que meu filho já é cidadão italiano e seu registro esta na comune onde fiz a minha prática.
    A duvida é: Eu por ja ter apresentado minha certidão de casamento na Itália e este documento já esta nos registros da comune o que falta para minha esposa contrair a naturalização?
    obrigado
    David Willian Pelissari

    Responder

  101. Boa tarde Fábio tudo bom?

    Dei entrada para Naturalização através do matrimonio, e ontem recebi um e-mail do consulado informando que meu processo tinha sido aceito e que eu devo ir no dia 26/07 com todos os documentos originais que utilizei quando dei entrada em maio agora.
    Minha duvida é minha esposa(cidada italiana) deve estar junto comigo neste dia e fiquei agora um pouco confuso sobre a fase que meu processo está nesse exato momento, mais uma vez muito obrigado pelo espaço aberto para todos nós.. Um abraço.

    Responder

    1. Oá td bem? Quanto tempo demorou de quando vc deu entrada até receber esse email? Obrigada

      Responder

      1. Dei entrada dia 19/04 na Domanda e dia 26/07 fui para o Consulado levar toda a documentação ORIGINAL, lá me deram o prazo de 3 anos e 6 meses para a conclusão da minha NATURALIZAÇÃO.

        Responder

        1. Boa tarde Robson! Fui chamada também para entregar os documentos. Precisa falar italiano? Não falo absolutamente nada…E mais uma coisa, o Estratto original da transcrição do casamento na Italia ficará retido também? Só mandaram 1 Via. Obrigada!

          Responder

          1. Vai tranquila Viviane, eles não pedem pra falar nada em italiano…rs… so no juramento que ai você tem que falar em italiano… mas é bem simples a fala e rápida…rs


          2. Ufa! E o Estratto original do Casamento transcrito? Ficará com eles? Só mandaram 1 via. Obrigada por responder!


          3. Eles ficaram com o meu original sim… alias eles ficaram com todos os documentos originais que eu utilizei para fazer o processo on-line


          4. Vou tirar uma cópia autenticada pra guardar comigo então. Muito obrigada!


          5. Aproveitando a troca de informações, gostaria de saber se poderiam me esclarecer uma dúvida. Sou cidadã italiana reconhecida pelo consulado do RJ, sou casada há mais de 03 anos e gostaria de solicitar a naturalização por casamento para o meu marido. Vocês sabem informar se há risco de perder a cidadania brasileira? Uma vez me informaram no consulado que esse processo da naturalização por casamento é subjetivo e pode ser negado, meio que sem critérios claros. Alguém saberia dizer se procede essa informação? Obrigada.


          6. A cidadania brasileira só perde se manifestar por escrito este desejo. Não manifestando o desejo, continuará com as 2.


        2. Robson, recebi meu Estratto di matrimônio pelo e-mail, não tenho o original, como você solicitou o original ?

          Responder

          1. Faz o pedido para o comune te enviar pelo correio, demora aproximadamente um mês. Escreva em italiano passando os dados que tem na certidão enviada por e-mail.


        3. Robson, Vc precisou levar a transcrição original emitida pelo seu comune nesse dia?

          Obrigado

          Responder

    2. Oi Robson tudo bem..
      Os documentos que vc levou ficou no consulado ou com vc?

      Responder

      1. Todos os documentos ficaram lá…não tenho nada comigo alem das cópias que eu tirei para minha segurança.

        Responder

        1. Obrigado…. entao vc envio os pdf pelo site e entregou os originais no consulado

          Responder

    3. Olá, Robson
      Vou dar entrada agora no processo de naturalização do meu marido. Mas tenho algumas dúvidas. Vejo que você já deu entrada no seu processo. Então, você poderia nos fornecer seu email para entrarmos em contato?
      Obrigada

      Responder

        1. Robson, posso te mandar e-mail tb. Estamos iniciando o processo.

          Responder

          1. Opaaaa claro que pode!!!


          2. Marcelle, meu marido conseguiu a cidadania faz 1 ano, no processo de naturalização para mim é solicitado o Estratto di Matrimonio – como faço para ter este documento ? Aqui no Brasil somos casados 30 anos e tenho filhos, um deles já tem a cidadania tambem. se puder me responder por email agradeço [email protected]


          3. Ola Rita! Conseguiu o Estratto di Matrimonio? Se sim, como?


          4. Oi Catherine, consegui sim , veio por e-mail, solicitei direto no e-mail da comune onde meu marido fez o processo, você acha este e-mail no roda pé dos documentos de cidadania, qq coisa me passa seu e-mail que te explico o processo, essa semana já vou dar entrada com os documentos pelo site do consulado. [email protected]


          5. Rita, obrigada pela resposta. Esse que recebeu por e-mail é válido? Vi em alguns sites que o documento tem que ser carimbado e assinado. Você solicitou que enviassem pelo correio?


          6. Catherine , a DHL retira o documento na Comune e você retira em um escritório da DHL, custa em torno de R$ 350, 00, e só ligar lá para contratar o serviço.


          7. eles mesmos me enviaram pelo correio o original.. não cobraram nada..


          8. Que bom Monica, obrigada! Enviei uma carta a Comune solicitando o documento. Vamos ver se retornam…


          9. Eu consegui o meu enviando um email para a comune. Pedi e eles me enviaram de graça,


        2. Oi Robson! Também vou te enviar um e-mail para tirar uma dúvida, ok? Obrigada !!! Desculpa pela intromissão….

          Responder

        3. Oi Robson, vi seu email aqui e tbm queria tirar algumas dúvidas, pois vou pagar a taxa e estou meio em dúvida. Posso te mandar um e-mail?

          Responder

          1. Boa tarde, pode mandar sim…


        4. Olá Robson, você sabe o que significa a informação: L’istruttoria è completa; la domanda è in fase di valutazion. ???
          Obrigado.

          Responder

          1. Boa tarde Marcelo…infelizmente não vou saber te ajudar nessa…quando vc descobrir vc poderia me dizer tb…por favor???


          2. então, o processo já existe fazem 2 anos e 4 meses, deve ser o finalmente, só fiquei confuso pq não tinha visto tal informação em nenhum lugar. Te aviso assim q tiver alguma novidade. obrigado.


          3. Boa tarde Marcelo, estou mais ou menos na mesma fase que você. Início do pedido há 2 anos e 4 meses e esta semana apareceu a mudança no “stato della domanda”, com a mesma descrição que a sua, que deve significar que a instrução do processo está completa e agora a fase é de validação dos documentos (fase 3 de 7). Alguns dizem que esta fase, da 3 para a 4 é a mais demorada. Como está o seu “stato della domanda”, agora? Obrigado!


        5. Robson, me permita abusar da sua generosidade em dividir sua experiência conosco pois tenho uma dúvida: no procedimento de cidadania por casamento, o Consulado indica que previamente ao ingresso do pedido no sistema, o interessado obtenha o ‘estratto per riassunto dai registri di matrimonio’ para confirmar a transcrição prévia do ‘atto di matrimonio’ no Stato Civile do Comune.
          Pois bem, este documento não é enviado com o pedido inicial, mas somente será apresentado quando o requerente (conjuge) for chamado ao consulado para apresentar os originais.
          Considerando que este ‘Estratto” tem validade de 6 meses (cfe. informação no rodapé do documento) e o chamamento pelo consulado está demorando mais que esse tempo, segundo sua experiência, você precisou solicitar uma nova certidão ao comune às vésperas do seu comparecimento no consulado?
          Obrigado.

          Responder

        6. Oi Robson tenho algumas duvidas sobre os documentos… posso te enviar um e-mail?

          Obrigada

          Responder

  102. Boa tarde. Meu sogro é imigrante italiano. Minha esposa, que sou casado há quase 20 anos tem cidadania italiana e meus filhos também. Consigo a cidadania italiana? Casei no Brasil

    Responder

  103. Boa noite Fábio,
    Estou fazendo o processo de naturalização por matrimonio, tenho 2 anos e meio de casada, e uma filha, entao entendo que cumpro o critério do prazo. Mas fiquei com uma dúvida; no site não pede para enviar a certidão de nascimento da
    minha filha. Então bata apenas mencionar no cadastro que tenho uma filha ? Ou estou errada? Por gentileza se puder nos responder te agradeço.

    Responder

  104. Olá Fabio, boa tarde.
    Tenho 11 meses de espera no sistema nullaosta, do Ministero Dell’interno, sabe se mudou algo em relação a tempo depois do novo modo de legalização de documentos?
    Prefettura di presentazione:
    Rappr.Cons. di BRASILE / Cons. G. SAN PAOLO
    Prefettura competente:
    Rappr.Cons. di BRASILE / Cons. G. SAN PAOLO
    Data presentazione:
    17/08/2016
    Articolo:
    Art.5
    Stato della pratica:
    l’istruttoria è stata avviata. Si è in attesa dei pareri necessari alla definizione della pratica.
    To numa ansiedade rs.
    Obrigado
    Abs

    Responder

    1. Oi Paulo,
      Estou passando pela mesma situação, dei entrada no processo aqui em Londres em Julho do ano passado, ou seja, completou um ano e ainda não mudou o status.
      Stato della pratica:
      l’istruttoria è stata avviata. Si è in attesa dei pareri necessari alla definizione della pratica.

      Se alguém tiver alguma informação para compartilhar, quanto tempo levou pra mudar esse primeiro stato, desde já agradeço pela ajuda.

      Obrigada!!!

      Responder

      1. Eu também dei entrada em janeiro 2016 e ainda não mudou o status. l’istruttoria è stata avviata. Si è in attesa dei pareri necessari alla definizione della pratica. Alguém sabe informar sobre o tempo de 730 dias do art 5?

        Responder

        1. Ola!! Meu status mudou hj para o mesmo de vocês!! Dei entrada dia 07/06/17.

          K10/C
          Prefettura di presentazione:
           Rappr.Cons. di BRASILE / Cons. G. SAN PAOLO
          Prefettura competente:
            Rappr.Cons. di BRASILE / Cons. G. SAN PAOLO
          Data presentazione:
           07/06/2017
          Articolo:
           Art.5
          Stato della pratica:
           l’istruttoria è stata avviata. Si è in attesa dei pareri necessari alla definizione della pratica.

          E agora??

          Responder

          1. Olá Daniela, agora você pode acompanhar seu processo. Espero que ele mude de fase, que são sete. O meu processo está na primeira fase desde janeiro de 2016. Boa sorte.


          2. Oi! Vc ja levou os documentos originais no consulado??
            Eles marcaram para eu levar em Setembro!!

            Vc consultou a aba de comunicação???


          3. Sim , levei em janeiro de 2016. O que é a aba de comunicação? O site do ministério do interior? Consulto com frequência.


          4. Ola Daniela, o meu ainda nada…desde 26/04/17 deve ter algo errado com isso nao eh possivel que demore tanto para ter pelo menos o K10…ja sao 4 meses…eu entro no site todos os dias e nada.


          5. Daniela a aba do ministério diz que meu pedido foi aceito e na outra aba marcou a entrega dos documentos, que foi entregue em janeiro de 2016. Meu status ainda não mudou, digo está na primeira fase, como o seu.


          6. Entendi. Pelo que li, depois que vc entrega os documentos no consulado, eles demoram ate 730 dias, é isso??


          7. Ola!
            Entreguei meus documentos essa semana, e o Consulado me falou que esta demorando 2 anos e meio para enviarem a cartinha do Juramento.


  105. Caro Fabio,

    como vai?

    Sou seu leitor/telespectador e você me ajudou bastante, direta e indiretamente. Por isso, agradeço por toda essa luz que deste a tanta gente como eu.

    Talvez possa me ajudar mais um bocadinho.

    Sou casado com uma brasileira/italiana há mais de sete anos. Vivemos mais de dois anos na Itália e, há dois anos, viemos viver na Inglaterra. Em janeiro de 2017, dei entrada na minha cidadania como esposo de italiana – sua ajuda foi fundamental para reunir os documentos. Obrigado, mais uma vez! Desde entāo, acompanho semanalmente o site Nulla Osta para obter qualquer informaçāo a respeito do andamento do processo. Na página Visualiza Stato della Domanda, nada consta. A única informaçāo que tenho é uma ricevuta disponível na página de compilaçāo e envio da demanda. No seu vídeo, é dito que o Ministero envia um email para o solicitante – que ainda nāo recebi. Assim, fiquei cabreiro. Sei que é um longo processo. Mas demora tanto assim para meu processo ser colocado no sistema?
    Muito obrigado, Pablo de Mello.

    Responder

    1. Boa noite Pablo, também estava na mesma angústia que você.
      Dei entrada no meu pedido em 15/05, não aparecia informação nenhuma no site, somente a ricevuta. Mas dia 31/07 recebi um e-mail e já constava no site o número da prática e data para levar os documentos solicitados ao consulado. Estou fazendo do Brasil, mas conheço algumas pessoas que estão esperando a mais de 3 meses e ainda nada.

      Responder

      1. Oi Simone, como vai? Obrigado por suas palavras. Este email entao se refere a convocacao para apresentacao dos documentos originais? Talvez isso explique a demora. Eu enviei no final de janeiro em Londres e ainda nao recebi o email. Obrigado

        Responder

  106. Olá Fabio.
    Estou na Itália com minha esposa para o reconhecimento da cidadania dela por casamento. Tivemos alguns problemas com a documentação dela e com isso o visto de turista dela venceu sem que conseguíssemos dar entrada no permesso di soggiorno, você sabe o que devo fazer para regularizar isso?

    Responder

  107. Na plataforma do Ministero dell interno consta essa informaçao no meu processo ! sabe o quer dizer ? ja liguei pro consulado italiano da minha cidade mas eles nao sabem , mandei email para o rio e nao rsponderam ainda.

    Testo
    La domanda di cittadinanza presentata dal nominato in oggetto è stata accettata in data odierna. L?interessato dovrà presentarsi in questo Consolato Generale per firmare la dichiarazione prevista in legge e pagare la tassa corrispondente oggi a R$ 47,00

    Responder

    1. Parabéns você já é um Cidadão Italiano. Só me informe quando você iniciou o processo, e qual a tua cidade.

      texto:
      A solicitação da cidadania feita pelo nomeado em questão foi aceito hoje. O interessado terá que comparecer neste Consulado Geral para assinar a declaração constante na lei e pagar a taxa correspondente à R$ 47,00.

      Responder

    2. Eduardo, Como está o andamento do seu processo? o da minha esposa contém o mesmo Texto! Obrigado!

      Responder

    3. Significa que seu pedido de Naturalização foi aprovado. Leve todos os documentos que foram anexados quando você encaminhou o pedido, mais um comprovante de residência, pague os R$ 47,00 e pronto, é só aguardar uns 2 anos que você sera convocado parar o juramento. Parabéns.

      Responder

      1. João,
        Não recebi nenhum email solicitando o comparecimento no consulado. Poderei ir sem ser chamado? apenas pelo que consta no site com a comunicação do Ministério do Interior?

        Responder

    4. Qual a jurisdição do seu Consulado? Quando você deu entrada no processo? estou aguardando este resposte há mais de 2 meses.

      Responder

      1. João,
        Também tive a mesma resposta que o Eduardo! Não sei se devo comparecer no vice consulado de vitória ou no Rio. É preciso agendar para pagar a taxa e mostrar os docs? não sei como proceder.

        Responder

        1. No Consulado de Porto Alegre, eles fazem a convocação para entrega dos documentos por e-mail.

          Responder

    5. Eduardo, como está o andamento do seu processo? conseguiu pagar a taxa e mostrar os documentos? estou na mesma situação…

      Responder

    6. Prezado Eduardo,
      Eu recebi a mesma mensagem através do site do Ministério do Interior. Fui pessoalmente ao Consulado do Rio de Janeiro, levei todos os documentos originais e paguei a taxa de R$ 47. Não é necessário fazer agendamento. Um abraço.

      Responder

      1. Opa Sérgio,
        O processo a minha esposa também cita:
        “La domanda di cittadinanza presentata dal nominato in oggetto è stata accettata in data odierna. L?interessato dovrà presentarsi in questo Consolato Generale per firmare la dichiarazione prevista in legge e pagare la tassa corrispondente oggi a R$ 51,00”

        Somos de Vitória-ES e ainda não recebi nenhuma comunicação para comparecer ao consulado ou vice-consulado daqui. Sabe informar se eles irão chamar?

        Responder

        1. Olá Vinicius.
          Entendo que esta mensagem já é a comunicação do Ministério do Interior solicitando o comparecimento ao Consulado. De qualquer forma, sugiro que você confirme isto no vice-consulado e leve todos os documentos originais que foram submetidos na submissão online.

          Responder

  108. Olá Fabio, boa tarde.
    Obrigada pelas instruções fornecidas pelo video! Foram bastante esclarecedoras, visto que consta tudo em italiano!
    estou com toda a documentação em mãos, exceto o “Atto Integrale di Matrimonio”. Como faço para obter o meu?
    Sou cidadã italiana e estou tirando a cidadania para o meu marido.
    Obrigada,
    Roberta

    Responder

    1. Olá Roberta você enviou e/ou entregou a certidão de casamento de vocês ao comune italiano? Se sim, basta solicitar a eles este documento, que nada mais é do que a transcrição da certidão de casamento de vocês pelo comune italiano, ok?

      Responder

      1. Sim, entendi.
        Eu só não sei como fazer esta solicitação.
        Devo preencher algum formulário e entregar em mãos no consulado?
        A solicitação é feita online? No site do consulado italiano em São Paulo?

        Obrigada e abc,
        Roberta

        Responder

  109. Olá Fabio.

    Faço uma pergunta em intermédio de minha mãe. Minha mãe é bisneta de italiano e está com o processo de reconhecimento de cidadania em andamento. Até aí tudo bem. A questão dela é a seguinte. Os pais dela eram ambos brasileiros. Seu pai, meu avô, brasileiro, faleceu. Sua mãe, brasileira, ainda viva. Existe alguma forma em que minha vó, mãe de minha mãe, consiga a cidadania, por ser viúva de descendente de italiano? Existe isso?

    Responder

  110. Olá Fábio, já tenho cidadania italiana e agora encaminhei o pedido de naturalização para meu marido. Voltou negado. Preenchi no modulo di domanda, no ítem Dichiarazione – conjuge/parte unita civilmente è cittadino italiano dalla nascita: NO(respondi NO).
    Como veio negado, posso fazer correção ou terei que fazer um novo pedido? Obrigada

    Responder

    1. Teria que ter respondido “SI”, pois qualquer descendente te italiano mesmo nascido no Brasil, e mesmo que não tenha feito o processo de cidadania é considerado um ”Cidadão Italiano¨”. infelizmente terá que se descadastrar e fazer novo pedido. Me informe quando você deu entrada no pedido negado, e qual a tua cidade. Estou fazendo um cadastro sobre os pedidos de naturalização.

      Responder

      1. Olá João Carlos Spindler, obrigada por compartilhar a informação. Moro em Cascavel/Paraná, consulado de Curitiba. A entrada do pedido foi em 10/05/17 e negado em 07/06/17.Depois de muito me bater, descadastrei. Só que nesse meio tempo a certidão da PF venceu e estou providenciando para encaminhar novamente. Espero que desta vez dê tudo certo. Desejo-lhe boa sorte!

        Responder

        1. Oi Neide, passei pela mesma situação que você. Conseguiu uma resposta positiva? Dessa vez deu certo?
          Também fui negado por responder NO, e meu pedido foi negado.
          Estou em dúvida se entro com o pedido novamente ou se contrato um advogado ou agência para fazer o pedido por mim.

          Responder

  111. Fabio, boa noite. Acompanho seu trabalho há algum tempo e gostaria inicialmente de agradecer ssua dedicação e suas orientações, sempre muito claras e relevantes.

    Minha dúvida é a seguinte. Minha cidadania italiana e a de meu filho (jure sanguinis) foram reconhecidas pelo consulado em São Paulo há alguns anos. Nossas certidões de nascimento (minha e de meu filho) e casamento (minha apenas) foram transcritas e estão registradas no comune de meu antenato. Meu filho e eu temos passaporte emitido pelo consulado em SP e carta d’identità obtida na Itália junto ao comune do meu antenato. Até aqui tudo certo e entendido.

    Já minha esposa está aguardando a conclusão do seu processo de cidadania por matrimônio. No caso dela, quando for cidadã italiana naturalizada:

    (a) a certidão de nascimento será transcrita em algum comune (ou em Roma?), como foram a minha e a de nosso filho?

    (b) o passaporte ela poderá pedir ao consulado em São Paulo, mas se um dia quiser uma carta d’identità deverá pedir onde na Itália???

    Se algum(a) companheiro(a) aqui no site cidadão(ã) NATURALIZADO(A) quiser comentar fique à vontade!

    Muito obrigado.

    Responder

  112. Olá Fabio, assisti seu vídeo sobre o preenchimento do formulário AE, porém agora ele tem mais uma questão no DATI CONIUGE/PARTE UNITA CIVILMENTE, após o endereço pede:

    Domanda di cittadinanza: Coloquei não, pois ele já tem cidadania. Mas ao lado pede esta resposta: Codice pratica. Não sei o que responder…

    Outra questão foi na DICHIARAZIONE C.
    Quer saber desde quando ele é cidadão italiano (a data vou conseguir), mas tem estas 3 opções, não entendi a diferença delas: dela naturalizzacione, del riacquisito della cittadinanza italiana, del riconoscimento della cittadinanza italiana.

    Obrigada!

    Responder

    1. Olá Marcela, se conseguir a resposta sobre o “Codice Pratica”, por gentileza me informe. Outra coisa, você sabe como que se consegue o “Estratto per riassunto dai registri di matrimonio”? Grato

      Responder

    2. Pergunta 1 – Deixa em branco. Pergunta 2 – Coloque “SI” que ele é italiano, pois qualquer descendente te italiano mesmo nascido no Brasil, e mesmo que não tenha feito o processo de cidadania é considerado um ”Cidadão Italiano¨”

      Responder

    3. Olá Marcela, descobriu como preencher os dois campos. Fiquei com as mesmas dúvidas!

      Responder

  113. Fábio ou alguém que já fez juramento recentemente em algum consulado no Brasil pode dizer de quanto é a taxa que cobram no dia do juramento? Não estou falando da taxa de 200 euros, e sim de uma taxa final que é paga no consulado no dia do juramento. Obrigado!

    Responder

        1. Bom tarde! Fale com o Bruno Gelmi me parece que ele fez pelo Rio, vc ja marcou o dia do juramento

          Responder

          1. Meu processo ainda está correndo… Sei lá quando seremos chamados…


          2. Boa noite. Quando foi feito o pedido.


          3. boa noite. Nao sei em qual fase o seu processo esta, mas vc ja mandou email ou uma carta para roma


  114. Hoje recebi a confirmaçao da mudança de endereço depois de mandar emails e emails, que alívio… agora se alguem que fez o juramento em Sao Paulo.. poder me dizer como fico grato…

    Le confermiamo la sua iscrizione/variazione nell’anagrafe di questo Consolato Generale . Per l’eventuale rilascio del passaporto si prega voler seguire le istruzioni del sito.

    Responder

    1. O pedido foi feito em Março sei que eles pede 180 dias para fazer o registro ou transferencia.

      Responder

      1. É, ainda está dentro do prazo previsto de 180 dias. De qualquer forma, você ainda terá seis meses de prazo para comparecer no consulado para assinar o juramento após receber a carta de convocação .
        O pedido da cidadania por casamento foi formulado em que data?

        Responder

        1. O pedido foi feito em novembro 2014. Vc saberia me dizer como e o juramento no consulado de Sao Paulo

          Responder

          1. Obrigado pela resposta.
            Pelo que li aqui neste post, o requerente recebe uma correspondência para que o CASAL compareça no prazo de seis no Consulado ou no Comune (quem está na Itália).
            Deverá levar consigo uma certidão de casamento recente (para comprovar que persiste o matrimônio) e efetuar o juramento.
            Feito isso, o requerente é considerado italiano a partir do dia seguinte.


  115. Olá Diego, boa noite.
    Por favor, você poderia dizer quando foi feito o pedido?

    Responder

  116. Alguem poderia me ajudar saiu o decreto… Il decreto di concessione è stato firmato: sono in corso le verifiche propedeutiche alla notifica del provvedimento. Successivamente sarà contattato dalla Prefettura per la notifica del provvedimento e dovrà poi recarsi presso il Comune di residenza per il giuramento. Se risiede all’estero sarà contattato dall’Autorità consolare competente.
    Quando dei entrada estava morando em Londres, mas agora estou no Brasil, ja fiz o pedido de tranferencia de endereço mas ate o momento nada.

    Responder

  117. Olá Guilherme Salles, eu também estou na espera desde 30/março/2017. Acho que, como as solicitações estão aumentando dia após dia, eles não estão dando conta na demanda. Vamos aguardar mais um tempo e, combinar para que os primeiros que tiverem novidades, nos informem. Cacete, é muita ansiedade. Boa sorte.

    Responder

  118. Olá, Fabio!
    Parabéns pelos videos e blog, sua dicas são muito valiosas!!
    Assisti seu video sobre a naturalização por casamento e fique com uma dúvida em relação ai AIRE que não é comentado no vídeo mas pelo que pesquisei é algo importante antes de dar entrada no processo.

    Meu marido tem a cidadania Italiana, somos casados a mais de 3 anos e atualmente estamos morando em Londres (6 meses).
    A residencia dele continua no Brasil pois ele não fez ainda a mudança de AIRE para Londres.

    Para dar entrada no processo precisamos fazer esta mudança do AIRE antes?

    Vimos que em Londres demora até 6 meses para que a mudança ocorra, se quisermos dar entrada pelo Brasil para não ter que aguardar este tempo é possível? Temos residencia fixa no Brasil e conseguiriamos comprovar residencia lá.

    Por ultimo gostaria de saber se o juramento é feito no meu pais de origem ou no pais que eu der entrada no processo, por exemplo se eu der entrada aqui na Inglaterra é aqui que vou ser chamada para fazer o juramento?

    Desde já agradeço

    Responder

  119. Sou casada desde 1993, meu marido e meus filhos irão requerer a cidadania diretamente na Italia, vc saberia me informar se é possível requerer minha naturalização no mesmo momento da cidadania deles?

    Responder

    1. Boa tarde Rosana Orlando. Você só pode requerer a naturalização por matrimônio depois que seu marido ganhar a Cidadania Italiana, e o casamento for transcrito na Comune dos antenatos. É melhor fazer no Brasil pois vocês já são casados ha mais de 3 anos. Para fazer a naturalização na Itália tem que estar residindo la ha mais de 2 anos.

      Responder

  120. Alguem ja fez o juramento no consulado de Sao Paulo, poderia me dizer como foi…

    Responder

    1. Boa tarde Diego Lauren. Fale com o Bruno Gelmi que ele te explica. Veja os comentários dele nas postagens abaixo (1 mês atras).

      Responder

      1. Boa noite. O Bruno Gelmi esta fazendo pelo Rio, gostaria de saber se alguem fez no consulado de Sao Paulo..

        Responder

    2. Cerca de dez a quinze casais são convidados a comparecer ao consulado no mesmo horário. Inicialmente os casais são chamados por ordem de chegada para uma conferência da documentação e recolhimento da taxa (R$ 76,xx) paga com cartão de débito. A seguir todos retornam ao saguão e aguardam chamado para a cerimônia conduzida pelo cônsul geral. Na cerimônia o cônsul faz um discurso de abertura e cada novo(a) cidadão(ã) é chamado(a) à mesa para proferir o juramento e assinar o seu Atto di Cittadinanza. Ao final o cônsul faz um discurso de despedida. Como já comentado aqui a pessoa torna-se cidadã italiana apenas no dia seguinte ao do juramento.

      Responder

  121. Bom Dia, dei entrada na naturalizacao por matrimonio no site nullaostalavoro no dia 26 de abril de 2017.
    Porem, nao recebi nenhum email de confirmacao ou ate mesmo dentro do site quando estou logado nao consigo ter muitas informacoes sobre minha aplicacao. Apenas um arquivo PDF Data e ora di ricezione domanda: 26-04-2017 16:32:04.290
    Tipo domanda presentata:
    Modello AE – Cittadini Stranieri residenti all’Estero – Art.5 – richiesta per matrimonio o unione civile con
    cittadino italiano.

    Em “Storico Domande” nao consta nada.
    Em “Domande”
    Tutte – NAO CONSTA NADA
    Da Completare – NAO CONSTA NADA
    Da Inviare – NAO CONSTA NADA
    Inviate – NAO CONSTA NADA

    Eliminate – NAO CONSTA NADA

    Tem algo errado? ou ainda eh cedo e alguma informacao ira aparecer com o tempo?

    Obrigado

    Responder

    1. Olá Guilherme, eles não enviam e-mail de confirmação. Você simplesmente imprime a informação de que a domanda foi recebida corretamente.

      Responder

      1. Olá guilherme, me mande informações quando tiveres novidades na movimentação.

        Responder

        1. Ola Joao, ate o presente momento nada foi alterado, tendo em vista que minha aplicacao foi feita no dia 26/04/17.
          Nao consigo consultar nada no site nullaostalavoro.
          Apenas consta os 2 arquivos em PDF anteprima domanda e recevuta domanda. Preciso me preocupar? ou posso entender que ainda esta dentro do periodo?
          Grande abraco…

          Responder

          1. Bom dia Guilherme. Fique tranquilo pois está dentro do prazo, vai ter que aguardar mais alguns dias.


          2. Ok Entao, qualquer mudanca aqui eu voulto para informar.
            Obrigado


          3. Boa NOite Joao, apenas para te informar que desde minha aplicacao ate hoje nada foi alterado.
            Nao consigo ver nada ainda…voce saberia dizer se isso eh normal? Devo aguardar ainda? ou tentar entrar em contato com alguem? ou ate memo cancelar e aplicar novamente?
            Nao sei mesmo o que fazer…


          4. Boa tarde Guilherme Cisneiros, eu também continuo aguardando o famoso codice K10.
            Temos que ter paciência.
            Já entrei em contato com o Consulado de Porto Alegre, e eles responderam bem assim:
            “Prezado Sr.,
            deverá aguardar a resposta do Ministero dell’Interno.
            Att
            Samuele Presotto
            Ufficio cittadinanza per matrimonio”.
            Por favor nada de cancelar e enviar novamente. Você entrara de novo na fila, e perdera os dias que já se passaram. Boa sorte.


          5. Bom Dia Joao, ok entao…nada a fazer por agora entao…obrigado mais uma vez joao, assim que mudar algo aqui te informo. Boa sorte ai!!!


          6. Ola!
            Enviei o meu processo no dia 07/06/2017, e tambem aparece a seguinte msg:


          7. Non risultano domande associate al tuo utente. Se non hai compilato la domanda online ma hai inviato una domanda cartacea prima del 18 giugno 2015 puoi effettuare l’associazione utilizzando il link – Primo accesso alla pratica -.


          8. Ola Daniela, entao, nao sei ao certo se eh normal ou nao. Estou aguardando a quase dois meses e nada ainda. o Joao que sempre me esclarece as duvidas entao perguntei a ele sobre isso e estou aguardando. Quando eu tiver alguma posicao te aviso tb ok?
            abracos e boa sorte


          9. Me avisa sim!! Obrigada!!!


          10. O tempo está dentro do prazo. Só fique controlando as Comunicações.


          11. Boa noite Joao! Quanto tempo para ter a primeira resposta? Mandei no dia 06/07. Continua aparecendo:

            Non risultano domande associate al tuo utente. Se non hai compilato la domanda online ma hai inviato una domanda cartacea prima del 18 giugno 2015 puoi effettuare l’associazione utilizzando il link – Primo accesso alla pratica –


          12. Ola Daniela, alguma novidade na tua aplicacao? ja recebeu o codice k10?
            o meu ja sao 2 meses e 17 dias e nada ainda…
            nao sei como fazer daqui pra frente…


          13. Ola! Nada ainda… aliás, o site esta fora do ar… faz dias que nao consigo consultar…. vc esta conseguindo acessar?


          14. Bom Dia Joao, Ja sao quase dois meses de espera por alguma mudanca no site e ate o presente momento nada NADA naDA and NAda.
            Posso comecar a me preocupar? ou eh ansiedade besta e deixo o negocio rolar? Tem uma ferramenta dentro do site chamada HELP, onde se possivel questionar algo para alguns departamentos. Voce ja utilizou essa ferramenta?
            Bom, como anda a tua aplicacao tb? espero que tenha tido sucessos ja.
            Abracos.


          15. Boa tarde Guilherme Cisneiros, infelizmente vieram más noticias para mim. Recebi ontem uma comunicação de que meu pedido foi recusado. Cometi um erro estúpido, não coloquei o nome da minha filha no núcleo familiar. Acontece que o consulado tem os nomes de todos que estão registrados no meu endereço, como ela é independente e não é mantida por mim , achei que não precisava inclui-la. Me ferrei, terei que começar do ZERO. Envio da domanda em 21/04/2017.

            Visualizza Comunicazione

            Mittente
            BRASILE – Cons. G. PORTO ALEGRE
            Destinatario
            SPINDLER JOAO CARLOS
            Tipo Riferimento
            BRA005806434
            Allegati

            Oggetto
            Istanza rifiutata
            Testo
            Si rifiuta l’istanza per i seguenti motivi: – Figli facenti parte del nucleo familiare non informati. Per poter inserire i dati e i documenti richiesti l’utente dovrà utilizzare la funzione del menù “Cancella la registrazione dal portale” e successivamente effettuare nuova registrazione.


          16. Caro Joao, eu sinto muito por essa situacao, infelizmente cometemos esses erros. Mas a vida segue e bola pra frente, aplica la denovo e vamos ficar na torcida. Como te falei, o meu ainda nada, entao quando eu tiver alguma noticia eu volto a informar.
            Abracos e boa sorte


          17. Boa tarde, João Carlos, vc poderia me explicar pq houve esse erro? Temos que incluir as certidões de nascimento dos filhos em comum para diminuir o tempo pela metade? Tudo apostilado e traduzido? Obrigada e abraços!


          18. Boa tarde Mariana Michelin, cometi um erro no preenchimento do formulário, pois eles informam que o pedido foi recusado porque eu não inclui minha filha na composição do núcleo familiar. Tem que relacionar todos os membros da família conforme esta registrado no AIRE. Seus filhos já tem Cidadania Italiana? São menores de idade? Se sim tem que atualizar no AIRE. Nestes casos o tempo de casamento é reduzido pela metade.


          19. Nossa, o meu pedido foi recusado porque coloquei o nome da minha filha maior de idade e que mora comigo. Assim fica difícil, terei que tirar o nome da minha filha e vocês deverão colocar.


          20. Mande um e-mail ao AIRE de sua jurisdição e pergunte quem faz parte do seu nucleo familiar. Mande em nome do seu marido. Se eles recusaram é bem provável que ela já ja ganhou a cidadania e foi alterado no AIRE. Mande notícias e boa sorte.


          21. Boa noite, ela tem a cidadania italiana e está inscrita no AIRE de Porto Alegre com o mesmo endereço do meu. Agradeço pela atenção e pelo esclarecimento, mesmo assim vou enviar um e-mail ao setor AIRE.
            Também foi recusada a identidade, que para eles tem validade de apenas 5 anos, o que desconhecia, e a minha era de 2008. No Consulado não havia nenhuma informação a respeito. O comprovante do contrato de câmbio também não foi aceito porque não tinha o código SWIFT. Vou atrás desse código e ver se não preciso fazer outro pagamento.
            Mais uma vez, muito obrigada, foi muito atencioso. Todos os comentários feitos pelo senhor são muito informativos.


          22. Mandei e-mail e já me responderam que ela não pertence ao meu núcleo familiar por ser casada, apesar de morar junto. Muito obrigada mais uma vez


          23. Não estou me perdoando, mas vou tentar novamente. Dois meses perdidos.


          24. Ola Joao, tudo bem por ai?
            espero que tenha tido sucesso na sua nova aplicacao.
            Bom, meu caso ainda esta na mesma…
            isso mesmo, nao recebi nenhum codice k10, no site nullaostalavoro nao consta nenhuma alteracao e nao sei o que fazer.
            Como vc acha que eu devo proceder?
            Mandar email para onde?
            Usar o sistema de help desk dentro do site nullaostalavoro?
            Minha aplicacao foi feita 26/04/17 e hoje já é 13/07/17, fazendo assim 2 meses e 17 dias de pura agonia.
            Bom, qualquer info, ajuda sera bem recebida.
            Obrigado mais uma vez,
            Guilherme


          25. Olá João… O pedido de minha esposa foi no Consulado de Porto Alegre. Para vc ter uma idéia o processo foi enviado 07/12/2016 e recebi a mensagem início de março de 2017 para comparecer 30/03/2017. No dia marcado quem nos atendeu foi o Sr Samuele Presotto.


          26. Também estou na mesma situação, se alguém tiver novidades avisem por favor.


          27. Ola Simone, ainda nada, ja passou de um mes. Realmente estou ficando preocupado.


          28. É tudo um drama nesse processo de cidadania. Muita burocracia e morosidade. Será que existe algum canal de comunicação onde nos informem pelo menos um prazo seguro para essa espera (que é somente para saber se aceitaram ou não o pedido)?


          29. Ola Simone,infelismente nada ainda no peu processo aqui, sao ja 2 meses e 17 dias e noa tenho a confirmacao se foi aceito ou nao.
            Nao sei o que faco…
            Como anda o teu por ai???


          30. Bom dia Guilherme! O meu está na mesma situação. Enviei meu pedido dia 15/05 e até agora nada. Também não sei o que fazer. Pior é isso né, não temos informações e ninguém pra nos indicar. O jeito é esperar né (só não sei até quando!).


          31. Boa tarde Guilherme! Tudo bem? Alguma novidade com sua prática? Hoje recebi um e-mail dizendo que em 24h terei uma comunicação no portal sobre meu pedido.


          32. Já consta no site que meu pedido foi aceito e que devo ir ao consulado entregar os documentos. Que ansiedade… Se tiver novidades vou avisando. Espero que você também tenha boas notícias!


          33. Bom Dia Simone, muito bom saber que seu processo vai seguir, uma excelente noticia.
            Eu ainda nao recebi o email e no site nao consta nada de novo.
            Minha aplicacao foi feita no dia 26-04-2017, acredito que deve estar por sair a qualquer momento.
            Vamos nos falando, assim que sair algo aqui te informo.
            Tem como vc me passar o email deles? que vc recebeu o comunicado? Vou adicionar aqui para nao ir para a lixeira quando chegar.
            Obrigado


          34. Olá Guilherme, o e-mail é [email protected].
            A mensagem que recebi foi:
            “Salve, nella sua sezione privata del portale per l’Immigrazione potrà trovare entro le prossime 24 ore una comunicazione inerente alla pratica di richiesta cittadinanza presentata.”
            E no site também aparece informações no “Visualizza Stato della Domanda” e em “Comunicazioni”.
            Diariamente acessava o site várias vezes pra ver se tinha alguma coisa. Estava achando que não ia receber e-mail, mas recebi. Agora vai 🙂
            Você está fazendo do Brasil ou de outro país?


          35. Ola Simone, obrigado pelo email.

            Eu dei entrada de Londres onde moro.
            Agora tem 3 meses que dei entrada, acredito que deve ta pra vir a qualquer hora.
            Assim que eu tiver alguma alteracao te informo.


          36. Boa noite Guilherme, tudo bem? Fui hoje ao consulado de SP, entreguei os documentos solicitados (disseram estar tudo correto) paguei mais uma taxa R$51,10 para autenticações e falaram pra aguardar o recebimento de uma carta registrada informando sobre o juramento que está com prazo de até 2 anos e meio a partir da data de hoje. Então no meu caso agora é só esperar.
            E o seu? Alguma novidade?


          37. Que boa noticia sobre o seu andamento.
            O meu ainda estou aguardando a resposta da minha aplicação. Não recebi nada até agora. Fiz a aplicação em abril e até agora nada.
            Acho que isso não pode ser normal. Eu não sei realmente o que fazer ou a quem recorrer.
            Qualquer novidade aqui te informo.


          38. Ola simone, infelimente nao há nada acredito eu que possamos fazer a nao ser esperar. Estou aguardando a 1 mes e 8 dias. Qual quer mudança informarei por aqui.


      2. Olá João e demais membros da comunidade.
        Meu nome é Guilherme Salles e estou em situação parecida com a do Guilherme Cisneiros. Enviei o formulário “AE” com toda a documentação no dia 15/março/2017.

        No site consta um arquivo pdf do formulário preenchido e um comprovante do envio do formulário. Porém até o momento não recebi nenhuma notificação e no site quando clico em “Visualizza Stato della Domanda” aparece a mensagem “Non risultano domande associate al tuo utente”.

        Vi aqui no fórum menções a prazos de 15 dias, 30 dias, 2 meses… Como já se passaram 2 meses que enviei, será que preciso fazer alguma coisa?

        Também fiquei pensando se isso tem algum impacto em relação à validade dos documentos enviados, já que alguns estavam válidos quando enviei o formulário mas agora já devem ter vencido (ex. certificado de antecedentes criminais).

        Agradeço também se tiverem informações sobre os prazos antes de entrarmos no “estágio 1” do processo descrito no post?
        Abs.

        Responder

  122. Olá Fabrizia…
    Tem como você me apssar o modelo da carta em italiano para que eu possa pedir info para processo que passou dos 730 dias? Desde já agradeço! Meu email: [email protected]

    Responder

  123. Olá Fabio, acho que minha postagem não foi aprovada porque eu inseri um link, será que é isso?

    Responder

  124. Minha Saga não esta aprovando minhas postagens. Cometi algum erro, ou dei informações demais?

    Responder

  125. Olá Fabio!! Parabéns!!! o que seria da gente sem você……duas duvidas rápidas!!!
    1 – A certidão de Nascimento tem que apostilar ou só a tradução juramentada?
    2 – Tenho que pegar duas certidões criminais uma em inglês, elas também precisam ser traduzidas e apostiladas?
    Muito obrigado

    Responder

    1. Boa tarde Ricardo Boffer. 1- A Certidão de Nascimento tem que ser de inteiro teor e tem que ser apostilada, a tradução juramentada da Certidão de Nascimento também tem que ser apostilada.
      2- Ambas as certidões criminais devem ser apostiladas, e devem ser traduzidas por Tradutor Juramentado e ambas apostiladas.

      Responder

      1. Muito obrigado……vamos gastar mais um pouco kkk
        Se fizer aqui no consulado de SP e depois mudar de pais, o que devo fazer?

        Responder

        1. Olá Ricardo Bolfer, sobre esta pergunta eu não tenho informações.

          Responder

  126. Boa Noite,

    1- Moro em Londres com minha esposa e filha.
    2- Minha esposa e eu somos nascidos no Brasil e minha filha nascida em Londres.
    3- Estamos casados a 7 anos e minha filha tem 6 anos.
    4- Minha esposa e minha filha tem cidadania italiana.

    Estou requerendo minha naturalizacao por matrimonio e possuo todos os documentos necessarios com excessao do passaporte que se encontra no home office aqui em londres para renovacao do meu visto porem tenho uma copia das folhas principais com meus dados.

    ===> Eu tenho minha identidade brasileira que foi emitida em 1999 e possui uma foto minha de quando era bem jovem.

    ===>Tambem tenho uma carteira de motorista brasileira que esta vencida e tenho tambem uma carteira de motorista inglesa que esta no prazo de validade ainda.

    Pergunta: Qual dos documentos devo escanear e utilizar como documento de identificacao no site para fazer a aplicacao e no dia de apresentar todos os documentos ao consulado quando chamar?

    Obrigado,

    Responder

    1. Boa tarde Guilherme Cisneiros. Eles só aceitam Passaporte ou Carteira de Identidade, e não podem estar vencidos. Ao preencher o formulário online, é importante colocar o mesmo número do documento enviado. Todos os Documentos devem ser apostilados e escaneados para posterior envio. Escaneie os documentos como certidão e tradução num único arquivo .PDF, pois o formulário só aceita um arquivo.

      Responder

      1. Ola Joao, obrigado por sua resposta, eh exatamente o que eu fiz. Minha apliacacao foi feita com meu RG do Brasil que nao possui validade, por tanto nao estara vencida, porem minha foto eh de adolescente. Sera que isso pode atrapalhar?

        Responder

        1. Bom dia Guilherme. Realmente a carteira de identidade brasileira não tem prazo de validade, mas é de praxe renova-la a cada dez anos. Se o teu RG for muito antigo acho melhor tentar encontrar teu Passaporte.

          Responder

        2. Olá Guilherme, mesmo que sua foto seja de adolescente mas que seja possível o reconhecimento não haverá problemas. Só uma observação, quando fores convocado leve a carteira que foi anexada e um Passaporte. Você tem dois anos para fazer uma RG nova ou um Passaporte novo. Boa sorte.

          Responder

      2. Obrigado Joao por tua resposta.
        Eu fiz a aplicacao com o meu RG do Brasil e nao possui validade, so data de expedicao.
        O problema eh que minha foto do RG eh de quando eu era adolescente.

        Pode ter complicacao por isso?
        Obrigado

        Responder

  127. Boa tarde Fábio,
    Como faço para pedir a transcrição da minha certidão de casamento ?
    Basta levar a certidão de casamento (inteiro teor) e a tradução no consulado que eles encaminham ao comune ?
    Desde já agrdeço

    Responder

    1. Boa tarde Janine Vieira, Entre em contato com o oficial de registro na Comune onde foi feita a Cidadania, e pergunte se seu casamento já foi transcrito, se sim, peça que enviem um e-mail com o .pdf da certidão e, a original para enviarem ao seu endereço. O .pdf do e-mail vale para se cadastrar no site e entregar no consulado, já a carta talvez nunca chegue por causa da ineficiência dos correios.

      Responder

    2. Boa tarde Jamine Vieira. O consulado não faz este tipo de serviço. Peça ao consulado por e~mail o Nº do protocolo do teu processo de Cidadania e, de posse dele encaminhe um e-mail à tua comune para ver se já transcreveram o teu casamento. Se sim peça que enviem para o teu endereço o extrato de teu matrimonio, peça também que te mandem por e-mail uma cópia em .pdf do teu extrato, pois serve também para dar entrada no processo e para apresentar no dia da convocacão. Foi o que fiz e que funcionou. Por correio pode demorar 45 dias ou ainda a carta pode se extraviar por erros dos correios.

      Responder

  128. Oi, tenho uma duvida relativa ao visto permanente atraves do casamento. Meu marido é italiano e estamos voltando em setembro. Ja encaminhamos a certidao para comune traduzida e juramentada atraves do consulado. La eles sugeriram que fossemos diretamente na comune para encaminharmos o visto. Minha dúvida é: poderei retirar uma copia pu o estratto diretamente na comune? Nao ficarei desamparada de alguma forma, ja que a certidao reconhecida ja foi para comune? Abraços

    Responder

    1. Olá Jéssica neste caso você pode solicitar o envio do documento antes da vinda de vocês, pelo correio. Entre em contato com o comune onde o documento foi transcrito e faça esta solicitação, ok? Abs

      Responder

  129. E se depois de eu dar entrada no processo como conjuge de uma cidadã italiana, toda a familia se mudar para um outro país da Europa (no caso, Bélgica), como faço para atualizar o endereço para fazer o juramento, visto que os documentos originais já foram apresentados aqui no Brasil?

    Responder

  130. Sobre a minha questão abaixo sobre o Juramento:
    Certidão de casamento recente emitida no cartório do Brasil mesmo sem traduzir.
    Certificado de existência em vida do cônjuge não precisa se ele estiver presente no dia do juramento (meu caso)
    E no consulado do Rio não precisa agendar. Basta ir no dia de funcionamento com os documentos para o juramento.

    Responder

    1. Fala Bruno, acho que respondemos juntos, veja minha contribuição abaixo. Suas informações batem com casos anteriores. Sua esposa deverá levar versão recente da certidão de casamento brasileira de vocês (providencie em inteiro teor, só pra garantir…). Sugiro mesmo que você acompanhe sua esposa e leve seu documento italiano (carta d’identità, se você algum dia já obteve a sua, ou o passaporte italiano) para sua identificação, assim fica dispensado do “certificado de existência”.

      Compartilhe conosco a duração do processo de sua esposa (data de apresentação do pedido original ao consulado e data do recebimento do decreto) para nos ajudar.

      Parabéns à sua esposa e a você!

      Responder

  131. Bom dia, preciso solicitar Estratto dell’atto di matrimonio para comune Castel Frentano. Como devo proceder? Estou providenciando todos os documentos necessários para solicitar( para minha tia) a sua naturalização italiana por casamento. O processo está sendo feito aqui pelo Brasil. Obrigada

    Responder

    1. Fernanda, acredito que você não encontrará mais resposta para este tipo de questão aqui, já que busca de certidões virou negócio (bem) remunerado…

      Responder

    2. Fernanda, se você sabe qual comuni foi transcrito a Certidão de casamento deles. É só ela enviar uma carto ou e-mail solicitando estratto di matrimonio.

      Segue modelo

      All’Ufficio di Stato Civile del Comune di ????

      Io sottoscritto/a _____________________ nato/a a __________________ il ______________
      residente a _______________________ via e n° ____________________ tel. ______________ email ________________________ in qualità di (1) __________________________________
      Consapevole delle sanzioni previste dall’art. 76 del D.P.R. 445/2000 in caso di dichiarazioni false o mendaci, sotto la mia personale responsabilità
      C H I E D O
      ai sensi degli artt. 106 e segg. D.P.R. 396 del 03/11/2000, il rilascio della sottoelencata certificazione riferita a:
      1 ……………..……………………..………………….… nato/a a ………………………………………… il ……………………..…………

      2 …………………..…………………………………….. nato/a a ………………………………………… il ……….………………………

      MATRIMONIO

      Estratto per riassunto dell’atto di matrimonio avvenuto a ……………..… il ……………..…
      o Copia integrale dell’atto di matrimonio avvenuto a ……………..… il

      per il seguente motivo (2):
      _______________________________________________________________

      Responder

      1. Muuuuuuito obrigada pela ajuda Fabiano. Se der algo errado, grito novamente. rs

        Responder

      2. Este e-mail é para solicitar o registro de nascimento, mas é só trocar para estratto di matrimonio.

        Al Comune di [Nome do comune] ([SIGLA DA PROVÍNCIA COM DUAS LETRAS])
        c.a. Ufficio Stato Civile
        Gentili signori,
        Mi chiamo [Nome e Sobrenome] e abito in Brasile. Sono discendente in linea retta di un[una] cittadino[a] nato[a] in codesto Comune. Vi sarei grato se poteste fare una ricerca negli indici decennali delle nascite al fine di trovare il suo atto di nascita. Le informazioni di cui dispongo sono:
        [SOBRENOME] [Nome em italiano]
        Nato[a] nel 18XX (anno probabile)
        Figlio[a] di [NOME DO PAI EM ITALIANO] e di [SOBRENOME DA MÃE] [Nome da mãe em italiano].
        In caso di esito positivo, Vi pregherei di spedirmi all’indirizzo sottoindicato un estratto dell’atto di nascita su modello plurilingue da valere all’estero. È essenziale che il documento contenga i nomi dei genitori e sia inviato in formato cartaceo.
        Se necessario, posso rimborsare tutte le spese di ricerca, rilascio e spedizione, basta informare le modalità di pagamento.
        Ad ogni buon fine allego alla presente richiesta una copia del mio passaporto.
        Vi ringrazio anticipatamente e invio cordiali saluti.
        [NOME E SOBRENOME]
        [RUA XXXXXXX, 0000 AP.111]
        [CEP] – [MUNICÍPIO] ([SIGLA DO ESTADO])
        B R A S I L E
        ____________________________________________
        NOTAS DE USO:
        1) Tudo que está entre colchetes “[xxx]” no texto deverá ser substituído.
        2) Exemplo de comune: Oderzo (TV). Cada província italiana tem uma sigla de duas letras.
        3) Escrever sempre o sobrenome em letras maiúsculas primeiro e o prenome depois (exemplo: TONELLI Luigi). Usar sempre os prenomes em italiano! (Giuseppe e não José, Giovanni e não João etc.). Pesquise bem antes de mandar o e-mail.
        4) Não coloque uma data exata mesmo que você tenha uma. Raramente estão corretas. Apenas calcule o ano aproximado de nascimento e informe apenas o ano.
        5) Ao escrever o nome do pai não é necessário repetir o sobrenome, pois é obrigatoriamente sempre o mesmo do filho que você procura.
        6) Faça uma boa pesquisa e informe o sobrenome correto. Não use formas deturpadas pelos cartórios brasileiros (exemplo: use CAVALIERI não CAVALHEIRO; use Teresa, não Thereza, use Luigi, não Luiz). Se tiver dúvidas, peças dicas aqui no grupo.
        7) Envie anexo ao e-mail uma cópia da página de dados do seu passaporte brasileiro. Se não tiver passaporte, use sua cédula de identidade ou CNH (o que estiver em melhor estado e for mais recente). Anexe um arquivo PDF bem digitalizado, evite sempre que possível enviar arquivos em formato imagem (jpeg, png, tiff) e que estejam muito pesados (mais de 1MB).
        8) Escreva seu endereço de um modo civilizado. Evite endereços quilométricos, que infelizmente são muito comuns no Brasil. Isso pode fundir a cabeça de um italiano. Use a menor forma possível de endereço, especialmente se o CEP de sua rua for específico (o correio vai achar mesmo se você não colocar o nome do bairro ou se abreviar o nome da rua). Só coloque nome de bairros, loteamentos, glebas se estritamente necessário. Se o italiano rabugento achar que o endereço é grande demais, ele vai cortar o que lhe der na telha. Curiosamente costuma ser justamente o CEP, que é o elemento mais importante do seu endereço.
        9) Por fim, NUNCA faça spam genealógico, ou seja, enviar uma metralhadora giratória de e-mails para todos os municípios de uma província ou até de uma região inteira. Isso prejudica a todos e raramente dá bons resultados. Há sempre formas de reduzir e limitar sua pesquisa. Aqui no grupo há muita gente boa disposta a ajudar.
        10) O tempo de resposta é muito variado, mas normalmente leva de 30 a 90 dias para que a certidão chegue ao Brasil. Muitas vezes o comune não responde nada por e-mail e já manda tudo por carta.Tenha paciência. Não envie e-mails a todo o momento.
        11) In bocca al lupo!

        Responder

  132. Olá. Finalmente recebemos a carta com o DECRETO que confere a cidadania à minha esposa. O último ato que falta é o juramento. Mas a explicação de como marcar o juramento é vaga. Existe essa opção de agendamento no consulado? Além disso teremos de levar um novo estratto dell’atto di matromonio (recente) sem tradução e um certificato di esistenza in vita del coniuge italiano. Que certificado é esse?

    Responder

    1. Opa Bruno,
      tudo bom?

      Eu apliquei cerca de um ano atras, a minha cidadania por matrimonio (minha mulher e italiana), tudo atraves do site.. mas ate agora nao recebi nada via email, via correspondencia e no proprio site. Por onde voce acompanhou seu status e quanto tempo em media demorou?

      Obrigado!

      Responder

      1. Jean, assumindo que você reside no Brasil, você chegou a ser convocado pelo Consulado para apresentar o comprovante de endereço e o “Estratto per riassunto dai registri di matrimonio”?

        Responder

        1. Eu moro na Irlanda, e dei entrada pelo site que o Fabio indicou aqui.
          Dei entrada pelo site em Setembro do ano passado, e ate agora nao teve nenhuma alteracao la.

          Responder

    2. Bruno, você apresentou o pedido de sua esposa em algum dos consulados no Brasil (qual?) ou em algum comune na Itália? Assumo que tenha sido em algum consulado no Brasil. Segundo relatos que conheço de quem já fez o juramento, o requerente deve levar uma versão ATUALIZADA de sua certidão de casamento brasileira em inteiro teor, sem ser necessária a respectiva tradução, e uma cópia autenticada do documento de identidade brasileiro.

      A existência do cônjuge (você, no seu caso) foi atestada com a presença obrigatória do mesmo na cerimônia, munido de sua documentação. Nenhuma “declaração de existência” foi solicitada nos casos que conheço – o cônjuge estava presente (exigência do consulado) e levou seu passaporte italiano para comprovar “sua existência”. Entretanto, alguns comuni italianos trabalham com uma AUTODECLARAÇÃO de existência (para outros propósitos), que no seu caso você mesmo (o cônjuge italiano!) preencheria e assinaria. Veja um exemplo genérico aqui: http://159.213.91.28/download/esistenza_in_vita_.pdf

      Poste aqui algumas informações adicionais sobre o processo de sua esposa, como as datas de apresentação e recebimento do decreto, qual consulado etc. Se possível reproduza aqui o texto da carta com as instruções que vocês receberam (omitindo o nome de sua esposa para privacidade). Tentaremos te ajudar na melhor maneira, e você também ajuda os demais que aguardam a convocação. Obrigado!

      Responder

      1. Consegui descobrir. Basta a certidão de casamento brasileira sem tradução. Como estarei presente não será necessário o certificado de existência (só no caso de impossibilidade de participar é requerido)
        Fiz todo o processo pelo consulado do Rio, onde fica meu domicilio. Apresentei os documentos em junho de 2015 pessoalmente (ainda não era online como hoje). Recebi o decreto por AR dia 25/03/17

        Responder

        1. Olá Bruno, quanto tempo levou para você receber o decreto por AR?

          Responder

          1. Do momento que apareceu como concluído no site até a correspondência: 3 meses. Todo o processo 1 ano e uns 8 meses


          2. Bom dia Bruno Gelmi. Obrigado pela informação, você é uma pessoa de sorte. Vou ficar aguardando minha confirmação. Abraços.


    3. Bruno. Sim tem que tirar uma nova certidão de casamento, levar documento pessoal com foto passaporte/RG. Esse certificado que pedem é o comprovante de residencia. Tem que tem um em seu nome e outro em nome da sua esposa aguá/luz. la formula! “GIURO DI ESSERE FEDELE ALLA REPUBBLICA E DI OSSERVARE LE LEGGI DELLO STATO”

      Responder

      1. Na verdade este certificado é para certificar que o cônjuge não está morto. Se ele estiver presente ao juramento não precisa do certificado. Obrigado pelo texto do juramento. Precisava disso mesmo

        Responder

  133. Bom dia Fabio. Tenho uma dúvida bem pontual. Já obtime o reconhecimento de minha cidadania na Itália e também fiz a de meus dois filhos no consulado de Curitiba. Agora estou providenciando a naturalização de minha esposa. Seu video foi muito instrutivo, mas fiquei com dúvida nas seções 7 e 10 do formulário Modelo AE. Nestas seções, há um campo chamado “Domanda de Cittadinanza” tanto para o cônjuge quanto para os filhos. Minha dúvida é se o sistema pergunta se outros membros da família também estão solicitando a cidadania, ou se os mesmos já possuem a cidadania (nosso caso). Se eu responder SIM, surge um outro campo perguntando o Código do Processo (Codice Pratica). Onde posso obter estes códigos? Desde já, muito obrigado… Abraços.

    Responder

    1. Michael, já fiz todo o procedimento para a minha esposa, estou na fase 1 descrita no site desde Fev/2016, quando preenchi o formulário, foi e voltou umas três vezes (eles citavam o erro de preenchimento e eu fazia de novo) e preenchi somente o meu nucleo familiar, ou seja, não coloquei nada referente do meu pai/mãe para cima.

      Responder

  134. Fábio boa noite!
    Estou assistindo seus vídeos no
    YouTube! São bárbaros !
    Parabéns!!
    Estou com uma duvida , eu e meus filhos temos a cidadaniaitalians !
    Agora quero pedir a do meu marido por matrimônio!
    Entendi tudo nos vídeos, minha única dúvida e como consigo este Estratto per Riassunto dell’ Atto do matrimônio ????
    Minha Aire foi atualizada em Jan 2017 e já recebi o e-mail confirmando que meu endereço, casamento e nascimento dos filhos estão efetuados!!

    Responder

    1. Primeiramente vc precisa saber qual a comune italiana do antenato. O consulado tem esta informação. Depois disso, caso o consulado não te passe o endereço de-mail, vc vai precisar procurar na internet. Veja se consegue descobrir o e-mail do ufficio responsável (provavelmente “statocivile”). Também pode ser enviada uma carta solicitando o documento, no site do consulado italiano de Curitiba existe um modelo específico para tal solicitação.

      Responder

      1. Obrigado Gilson pelas informações! Minha comune e Roma! Mandei e-mail mas não me responderam !!
        Procurei o modelo da carta no consulado Curitiba , para enviar via correios para a comune Roma, mas não encontrei !!
        Obrigado

        Responder

  135. Olá pessoal,

    Alguém pode me ajudar?
    Vou dar entrada na cidadania por matrimônio para o meu marido, estou com todos os papéis em mãos traduzidos e apostilados.

    A dúvida é: será que é mais rápido irmos pra Itália e darmos entrada lá? Sei que é tudo online, mas ouvi dizer que se for direto pelo comune é mais rápido. Procede essa informação?

    Grata
    Angélica

    Responder

    1. No meu caso iniciamos o processo de minha esposa via consulado no Brasil, quando ainda não existia o procedimento online. Entretanto, tenho acompanhado através de outros blogs (em italiano) o andamento de processos de naturalização por matrimônio de requerentes que residem na Itália e que foram iniciados junto aos comunes. Há comunes mais (e outros menos…) organizados, mas as durações de que tomei conhecimento em sua maioria são semelhantes às de processos iniciados no Brasil (não menos que dois anos). Em um ou outro caso o requerente consegue com menos de dois anos, mas são exceções. Nada que se resolva em um ou dois meses, nunca vi caso assim reportado. Espero ter ajudado.

      Responder

  136. Olà Fabio, Gostaria de saber se o Visto de estudos nos consecede uma residencia?

    Responder

  137. Bom dia Fabio e demais interessados!
    Gostaria de saber a quem posso recorrer/reclamar, pois já completou dois meses que enviei o formulário pelo site nullaostalavoro e o entreguei na Embaixada da Itália em Brasília. Até agora, o setor responsável da Embaixada não gerou o código e se limita a responder que devo acompanhar o andamento pelo site. Mas simplesmente não há andamento nenhum no site: nada foi feito na Embaixada (que não deu a entrada no sistema e não gerou o código) e o meu pedido/formulário (com todos os documentos originais) está parado na Embaixada há dois meses. Alguém sabe qual é o e-mail de algum órgão (p. ex., do Ministero dell’Interno) capaz de intervir nessa situação de completo descaso na Embaixada da Itália em Brasília? (Já tentei contato com todos os outros setores da Embaixada, inclusive com o Embaixador, mas o silêncio é sepulcral! Eles tem o poder de nos fazer sentir um nada!) Por favor, preciso de ajuda.

    Responder

    1. Olá Nani!!!
      Me limito a dizer que vc está bem! No meu caso já se foram 3 meses e nada. Com dois meses fui pessoalmente no Consulado de Porto Alegre e simplesmente me disseram que meu processo estava muito recente e recebi do funcionário um Aguarde! Observei casos aqui no Fórum, se não me engano em São Paulo, em que o requerente recebeu seu código KC em 15 dias após o preenchimento dos dados e envio da doc! É Nani, pelo jeito o negócio é esperar sem stress. Se alguém tiver alguma experiência nesse sentido favor compartilhar. Grazie.

      Responder

    2. O meu processo foi enviado em 07/02 e até agora nada, entro quase todos os dias para dar uma olhada, pelo que li aqui acho que é normal a demora, o meu deve ser analisado pelo consulado do RJ.

      Responder

  138. Ola Fabio , meu nome é Fabio Caobianco, tenho meu reconhecimento pronto que farei na italia esse anoa e tenho acompanhado o seu curso recentemente, sou casado a 5 cinco anos e minha esposa (que vai fazer o processo de naturalização) tem uma filha de 15 anos de outro casamento, depois que minha esposa der entrada na naturalização dela como devemos proceder para que a filha dela consiga a cidadania? Obrigado e parabens pelos videos e esclarecimentos.

    Responder

  139. ” A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena”. Chaves

    Responder

  140. Bom dia!!!!Sou casada com italiano ha 3 anos mais não averbei meu casamento no Brasil,para solicitar a cidadania é necessário averbar o casamento no Brasil ou não importa?Cada um me diz uma coisa

    Responder

    1. Todo cidadão italiano precisa manter suas informações pessoais atualizadas no consulado italiano, seja mudança de nome, casamento ou nascimento de um filho, portanto, deve ser apresentada a certidão de casamento. Além disso, sem a transcrição na comune italiana do antenato, não será possível solicitar o estratto dell’atto di matrimonio, que é necessário para dar entrada no pedido.

      Responder

  141. Bom dia Fabio tudo bom?
    Sou cidadao italiano e estamos realizando o processo de naturalizacao para minha esposa.

    Pergunta 1 – No site de aplicacao da domanda informa para anexar o stratto di matrimonio, porem no próprio site do Consulado da Italia em Curitiba é informado que se foi realizado o casamento aqui e foi ja informado ao Consulado de Curitiba, não é necessario pois eles tem como verificar esta informacao , no Consulado ou no Aire? sera que está certo? A aplicacao é por Roma, mas a analise e processo é todo pelo consulado local?

    Pergunta 2- Uma vez que envia o formulario online, recebe o codigo, quanto tempo leva para poder aparecer no site do ministero dell interno ? Enviamos o formulario tres semanas atras e ainda nao aparece na Visualizza Stato della Domanda?

    Obrigado pela atencao

    Responder

    1. Claudio,

      Estou na fase 1 descrita neste site desde fev/2016 para a naturalização da minha esposa.

      Pergunta 1: nao precisei anexar o sttratto, somente a certidao de casamento original/traduzida/legalizada daqui mesmo, por já constar ela como esposa no AIRE de Curitiba.
      Pergunta 2: só vai aparecer no site como domanda após a entrega da documentação no consulado, a resposta do consulado de curitiba era bem rapida.

      Responder

    2. Olá Claudio, tudo bem? Tem que anexar o extrato di matrimônio sim, mas é aquele que está transcrito na sua Comune na Itália.

      Responder

  142. Meu sogro já possui o passaporte italiano, tendo dado entrada no processo no consulado do Rio de Janeiro.
    Minha esposa (filha dele) pode obter a cidadania, sem providenciar todas as certidões até o italiano nascido na Itália ? Basta a certidão de nascimento dela e a de casamento?
    E temos 3 filhos, uma menina de 14, e dois meninos de 10 e 8.
    Eles obterão as cidadanias somente após minha esposa obtê-la ou podem ser solicitadas as 4 cidadanias juntas?
    Somente após isso tudo, posso me candidatar à naturalização por estar casado há 18 anos?
    Pretendemos morar na Itália…

    Responder

  143. Olá Fábio e amigos que estão participando da discussão. Depois de uns 2 anos enrolando resolvi não deixar mais pra depois e finalmente consegui toda a documentação, paguei a taxa e enviei o formulário com os anexos no dia 02/02/17. Não sei se foi comentado aqui mas a legalização no Itamaraty foi substituída agora pelo apostilamento de Haia, que é realizado em cartórios. O preço varia de estado para estado e gastei aproximadamente 50 reais por documento apostilado. Agora estou aguardando o e-mail com a informação do código, caso minha solicitação seja deferida. Eu fiquei com uma dúvida e agradeço se alguém puder ajudar.

    Em que momento/etapa do processo eu preciso apresentar os documentos originais? O Consulado que convoca ou após ter a solicitação aceita nós temos que agendar a entrega? Os documentos tem validade e suspeito que vou ter que tirar tudo novamente quando for entregá-los.

    Obrigado

    Responder

    1. Olá Gilson,

      Você traduziu e apostilou todos os documentos: certidão de nascimento/ antecedentes criminais e recebo de pgto ?

      Responder

      1. Não, foi realizada tradução apenas para a certidão de nascimento e a certidão de antecedentes criminais. Foram 4 apostilamentos (2 certidões e 2 traduções).

        Responder

        1. Ótimo! obrigada.
          Só mais uma pergunta, sabe se os documentos tem validade? Precisa ser tudo atualizado?

          Responder

          1. A Certidão de Antecedentes Criminais tem validade de 90 dias, já a de Nascimento não sei dizer, então recomendo que deixe pra tirar a de Antecedentes Criminais por último. Se não conseguir tirar pelo site da Policia Federal terá que comparecer pessoalmente e preencher uma ficha pra solicitar (leva 15 dias). Imediatamente após ter as certidões em mãos já busque um tradutor juramentado, a minha tradução levou uma semana. Em paralelo deixe engatilhado o pagamento da taxa pq também demora alguns dias, mas tente dar ok na transação quando tudo estiver apostilado. É importante que antes de tudo você tenha o Estratto Riassunto di Matrimonio, pois este documento depende da Comune Italiana e pode demorar, foi o primeiro documento que eu solicitei.


          2. Muito obrigada!

            Então pode ser que eles solicitem uma nova certidão de antecedentes? uma vez que demora 2 anos não é?
            Bom, já mandei traduzir a certidão de antecedentes e a certidão de nascimento. Boa dica sobre o pagamento, vou providenciar já que pode demorar.
            Tenho o estratto della’atto di Matrimonio, quando saiu minha cidadania o Comune enviou.
            Valeu mesmo pelas informações.


  144. fabio, como faço para legalizar minhas certidões no consulado, como vc disse? tenho que traduzir-las primeiro? moro em vitoria e aqui tem vice-consulado.

    Responder

  145. Bom dia Fabio
    Gostaria de uma ajuda:

    fiz todo o pedido e recebi a sguinte resposta:
    K10/C/0471558
    Prefettura di presentazione:
    Rappr.Cons. di BRASILE / Cons. G. SAN PAOLO
    Prefettura competente:
    Rappr.Cons. di BRASILE / Cons. G. SAN PAOLO
    Data presentazione:
    05/12/2016
    Articolo:
    Art.5
    Stato della pratica:
    E’ stata riscontrata la mancanza o la non idonietà di alcuni documenti necessari e l’accettazione è stata sospesa in attesa dell’invio dei documenti corretti

    isso significa que foi aceito com reserva e so preciso enviar novamente o documento correto? eles demoraram para analisar meu pedido assim quando foi analisado a certidao de antecedentes já estava vencida. é isso? isso significa que nao precisa preencher todo o formulario novamente?
    desde já agradeço pela ajuda.

    Responder

    1. Olá Anne…
      Enviei meu pedido faz um bom tempo e nada de resposta. Me reponde por favor quanto tempo demorou para vc receber este email mencionado depois do envio da documentação?

      Responder

      1. Oi Rafael, eles responderam uns 15 dias depois . Como no meu caso a certidão de antecedentes venceu nesse periodo , eles mandaram msg para enviar outro documento. Ai enviei esta semana e estou aguardando uma nova resposta. Vc verificou o andanento do seu? Mostra o dia q foi enviado

        Responder

  146. Olá Fabio, tenho uma dúvida: eu e meu marido temos 2 residências – a principal no RJ (endereço que utilizamos, inclusive para o IRPF) e outro – devido ao trab dele – no estado de SP. Como faço no formulário para declararmos esses endereços. O nosso consulado é do RJ, estado onde nasci e mantemos nossa residência principal e onde minha família e eu fizemos todo nosso processo de reconhecimento da cidadania ius sanguinis.
    Fico com receio de dar problema e não sei como declaro isso no site pedindo a naturalização dele.

    Responder

  147. Olá, tenho uma dúvida, em ajudem por favor! Sou casada com um italiano já há 3 anos e temos um filho. Vou entrar com pedido de cidadania agora pois iremos nos mudar pra Italia em agosto. Devo entrar com o pedido no site nullaostalavoro no módulo cidadania no Brasil ou na Italia? Pois eu iniciarei o processo morando aqui, mas quando a cidadania sair eu já estarei morando lá.

    Muito obrigada desde já.

    Responder

  148. Ola Fabio eu fui casado com uma brasileira com descendencia italiana por dois anos e meio,…estamos nos disvociando eu gostaria de saber mesmo disvociado se posso da entrada na cidadinancia italiana,visto que passamos 2 e 6 meses junto casados aqui na Italia.

    Responder

  149. Oi Fabio tudo bem, gostaria de saber como faço para obter a transcrição da certidão de casamento na Itália,sou daqui do Brasil, e estou providenciando a cidadania da minha esposa.

    Responder

    1. Primeiro você tem que solicitar ao consulado a informação de qual Comune realizou a transcrição. Após isso, caso não tenha o endereço de e-mail especifico para solicitar o estratto, entre no site da Comune e procure os e-mails de contato (o meu foi para o [email protected]). Também enviei uma carta pedindo o original faz mais de 1 mês e até agora não recebi retorno (na página do Consulado da Itália de Curitiba tem o modelo de carta para envio).

      Responder

      1. Valeu Gilson, muito obrigado pela informação, vou ver isto hoje mesmo.

        Responder

  150. Olá! tenho um dúvida, se meu marido tem a cidadania italiana e nós queremos morar na espanha, ainda não iniciei meu processo de naturalização. Vou viver ilegal lá? Mesmo morando com ele? Agradeço atencipadamente a ajuda, execelente trabalho!

    Responder

  151. Sou casada há 1,5 com um brasileiro que já possui a cidadania italiana. Atualmente moramos na Holanda (sou residente aqui). Gostaria de saber se já posso pedir a cidadania italiana e se vc tem alguma indicação de algum profissional na Itália que possa me ajudar com todo o processo. Muito obrigada.

    Responder

    1. casados há 3 anos se residentes no Brasil. O tempo reduz pela metade se tiver filhos.

      Responder

  152. Boa tarde! Fábio preciso de seu auxilio, encaminhei todos os documentos on-line ao Ministero e está aparecendo a seguinte informação nos comunicados: Si comunica che è fondamentale che l´atto di matrimonio sia stato transcritto nei registri di stato civile derl comune competente. O que devo fazer?
    Grata.

    Responder

  153. Não havia a possibilidade de naturalização automática para a mulher se casados antes de 1983?
    Como funciona? A lei ainda vale?

    Responder

  154. Ola tenho uma pequena duvida, para a naturalização por meio de casamento ,
    sou cidadão italiano casado a 1 ano, ano passado fui para italia fazer o reconhecimento da casamento e a residencia da minha esposa esta na italia , a mais ou menos 1 ano ..
    eu só não entendi se preciso esperar 3 anos de casamento
    ou so com 2 anos de residencia poderia dar entrada , quando completar 2 anos de residencia vamos completar 2 anos de alguns meses de casados ..
    e é necessário a certidão de nascimento dela ??
    quando fiz o reconhecimento da minha cidadania precisava de autenticar no consulado italiano , eu nao sei como esta agora essa parte para autenticar ?
    eu vejo a galera comendo sobre apostilamento o que é isso ???

    Responder

  155. Oi Fabio, seu vídeo é excelente! Muito explicativo! Eu tenho cidadania italiana há algum tempo, tudo feito através do Consulado do Rio. Agora vou dar entrada no pedido de naturalização do meu marido. Já entreguei a certidão ao Consulado, que já enviou para transcrição ao Comune, mas estou com muita dificuldade de conseguir o Estratto di Matrimonio . Já enviei diversos e-mails ao Comune, mas sequer respondem. Você teria alguma dica de como normalmente as pessoas conseguem esse documento, estando aqui no Brasil? O Consulado já disse que devo pedir diretamente ao Comune. Muito obrigada! Camila

    Responder

    1. Oi Camila! Estou com o mesmo problema. Não consigo informação no consulado. Você já conseguiu resolver?

      Responder

    2. Quando eu fui solicitar o Estratto, o e-mail que o Consulado me passou só retornava e eu não conseguia enviar, então entrei no site da Comune e enviei pra vários e-mails que encontrei, mesmo de outros setores. Algumas semanas depois me responderam do setor correto, provavelmente alguém lá encaminhou. Se não conseguir, pegue um modelo de carta no site do Consulado de Curitiba e envie diretamente para eles, vai demorar mais, mas é necessário ter o documento original de qualquer forma.

      Responder

  156. Prezado Fabio, sendo o requerente conjuge feminino qual nome devemos preencher: o de SOLTEIRA OU DE CASADA?

    Responder

  157. Olá Fabio, boa tarde!

    Por gentileza, gostaria de saber sobre duas dúvidas que ainda tenho.

    1) Quando se adquire a Cidadania por Casamento, o cônjuge perde a Cidadania Brasileira ou permanece com as duas?

    2) Após obter a Cidadania Italiana por Casamento, se o casal se separar o cônjuge perde a Cidadania Italiana?

    Muito obrigado!

    Responder

    1. Posso ajudar com a resposta à primeira pergunta, que o Fábio já esclareceu aqui no blog em diversas oportunidades, sempre com muita clareza. Não!!! O cônjuge que adquire a cidadania italiana através de um processo de naturalização por matrimônio só perde a cidadania brasileira se fizer uma manifestação expressa ao governo brasileiro renunciando à cidadania brasileira e solicitando que ela seja revogada.

      Responder

  158. Fabio, tudo bem?

    se eu e meu marido quisermos residir na Europa mesmo com menos de 3 anos de casado, tem algum documento legal que possa se obter para que eu como esposa dele possa morar lá? ou apenas após concluido o processo de naturalização??

    Responder

  159. Bom dia! Estou tentado obter a certidão de casamento transcrita na Itália. Meu comune é Roma. Alguém, sabe me dizer como conseguir o endereço da comune de Roma ou o email? Alguém já usou o Pratiche? Obrigada

    Responder

  160. Bom dia Fabio e pessoal, uma questão simples mas que não ficou totalmente clara ainda. Pelo que vi, com o sistema online, tanto faz entrar com o pedido aqui ou diretamente na Itália para cidadania por matrimônio? O tempo de espera será o mesmo, é isso mesmo? Muito obrigado!

    Responder

  161. Olá Fabio e participantes. Foi muito importante eu ter encontrado este blog. Parabéns!
    HELP!
    Estou cada há 20 anos e meu marido e filhas tem a cidadania Italiana. Estou tentando tirar minha naturalização.
    Iniciei o preenchimento do formulário e anexei os documentos, exceto a certidão de casamento transcrita por que não sabia que era necessário, pois nas primeiras informações do site do Consulado não há citação sobre a necessidade. É realmente necessário?
    Acredito que minha certidão já esteja transcrita na Itália pois quando pedi a cidadania das minhas filhas eu entreguei minha certidão de casamento traduzida (há 15 anos). Como posso descobrir se realmente está transcrita?
    Também não tenho certeza se a Comune da família do meu marido é Roma ou Montazzoli. Portanto gostaria de saber como descobrir.
    Li que devo procurar o email da Comune onde a certidão deve estar transcrita e enviar um email ( Io sottoscritto
    NOME DO MEU MARIDO, nato a San Paolo -SP – Brasile, il 05/05/1965, chiedo cortesemente l’invio, in carta semplice, del mio estratto per riassunto dell’atto di matrimonio in originale, celebrato il 13/07/1996 con MEU NOME. Il predetto atto è stato trasmesso a codesto Comune dal Consolato d’Italia a San Paolo (Brasile), con Nota nr. del (NÃO TENHO ESTA INFORMAÇÃO). É isto mesmo? O texto seria este? Podem me explicar como saber qual é a comune e como conseguir o endereço de email a ser usado?
    E para saber se minha certidão de casamento está transcrita e em qual Comune eu devo enviar um email ao consulado de São Paulo? Vocês teriam o endereço de email ou podem me aconselhar como conseguir ou contar como fizeram?
    Meu marido não sabe muito sobre a cidadania dele. Como posso ter certeza de qual é a Comune dele? Ele é neto de Italiano.
    Agradeço a atenção de vocês desde já!

    Responder

    1. Sim, é essencial juntar uma certidão de casamento emitida pelo comune italiano para que seja possível formular o pedido.
      Para saber com precisão o local onde foi transcrito, acredito que a melhor forma seja verificar nas certidões de nascimento do teu marido ou filhas, pois o casamento certamente foi transcrito no mesmo comune.
      Caso vocês não tenham as certidões de nascimento, aconselho que o teu marido envie um e-mail ao Consulado informando o nome completo e a data de nascimento e pedindo que o consulado informe o local de transcrição do casamento, pois é o consulado que envia toda a documentação para o comune italiano.
      Boa sorte.

      Responder

      1. Muito obrigada Décio! Já sei que a nossa comune é Roma. Você saberia me dizer como posso conseguir o email ou endereço da comune de Roma? O consulado de São Paulo me respondeu que infelizmente não sabe nos informar o meio eficiente de contactar a comune uma vez que o Consulado se comunica com os comunes através de PEC (não sei o que é).

        Responder

  162. Olá a todos. Eu fiz todo o procedimento citado no artigo, e agora, quando eu acesso o “sistema inoltro telematico” do “Ministero dell’interno” com o meu usuário e senha, ao clicar na sequência de menus “Cittadinanza / Compila e invia domanda”, todas as opções de envio de requisição (domanda) ficam indisponíveis, todas na cor preto, com exceção da opção “Modello AE – Cittadini Stranieri residenti all’Estero – Art.5 – richiesta per matrimonio con cittadino italiano”, que fica destacada na cor azul, com dois ícones à sua direita, um ícone com a indicação “Anteprima domanda” e outro com a indicação “Scarica la ricevuta domanda” assim que o ponteiro do mouse é posicionado sobre cada um deles. Baixei os arquivos apontados pelos ícones citados, e pude verificar que um arquivo se trata de todas as respostas que eu forneci na requisição da naturalização por casamento, e o outro se trata de dados contendo o dia e o horário da recepção da requisição e o “codice della pratica”. Entretanto, quando eu clico na sequência de menus “Cittadinanza / Visualizza Stato della Domanda”, aparece a mensagem “Non risultano domande associate al tuo utente. Se non hai compilato la domanda online ma hai inviato una domanda cartacea prima del 18 giugno 2015 puoi effettuare l’associazione utilizzando il link – Primo accesso alla pratica -.”.

    O procedimento está correto?
    Daqui quanto tempo eu serei informado sobre como está a situação da minha requisição na tela “Cittadinanza / Visualizza Stato della Domanda”?

    Confesso que estou um pouco ansioso, porque não dá para saber se eu fiz tudo certo ou se algo deu errado, tendo em vista que parte da minha documentação expirará em 26 de dezembro de 2016.

    Grato pela atenção de todos.

    Responder

    1. Olá Fábio.
      O status do meu processo é o mesmo.
      Submeti o formulário no dia 17 de novembro e a mensagem é exatamente igual a sua.
      Entendo que o processo foi submetido corretamente e agora eles irão fazer a primeira análise da documentação.
      A minha única dúvida é o tempo que esta primeira fase está demorando.
      Alguém do fórum saberia informar?
      Abraços,
      Sergio.

      Responder

      1. Olá Sérgio.
        Enviei o meu processo em dezembro de 2016 e até agora, 3 meses depois, nada aconteceu. Confesso que estou desconfiado da demora sem resposta alguma. Como está o teu processo? Já te responderam?

        Responder

        1. Olá Rafael.
          Eu finalmente recebi a confirmação do início do meu processo e o respectivo código K, exatos 6 meses após eu ter dado entrada no sistema.
          Caso você ainda não tenha recebido a confirmação do seu processo, sugiro que você faça o mesmo: abrir um correio eletrônico tipo PEC e enviar uma mensagem para a prefeitura responsável pelo seu processo.
          Um abraço e boa sorte.
          Sergio.

          Responder

  163. Olá a todos!
    Estou num dilema!!

    Em março de 2015 minha esposa deu entrada no processo de cidadania por matrimonio no consulado de S.Paulo.

    Nesse meio tempo, nos mudamos para Londres.

    Em agosto desse ano solicitei minha inscrição no Aire de Londres, porém, ainda não tenho uma confirmação (dizem demorar 180 dias).

    Checamos a situação no site do Ministero dell’interno, e nesse mês mudou para a última fase (L’istruttoria è completa; la domanda è in fase di valutazione.

    Agora a questão é a seguinte: Apesar de ter feito o Aire, no site do Ministero consta como Prefettura competente o consulado de S.Paulo. Não sei como trocar isso.

    Pelo que estou vendo, vou ter que ir no Brasil para prestar o juramento. Como eles notificam o dia para comparecer ao juramento? Pelo email ou correspondencia?

    Estou bem perdido. Achei que ao fazer o Aire, fosse possível fazer o juramento aqui. Alguém passou por situação parecida?

    Obrigado!

    Responder

    1. essa fase não é a última… é a terceira fase…. que por sinal é a que mais demora. O meu processo ficou quase dois anos nessa fase. O processo está levando 3 anos. Você vai receber, pelo correio, o decreto da naturalização e a partir daí tens 180 dias para agendar o juramento ( via sistema, no consulado). Se transferir o AIRE, o processo vai junto e fará o juramento em Londres. Espero ter ajudado.

      Responder

      1. Obrigado Alexandre pela resposta!

        Nós estávamos na última fase mesmo! Hoje recebi a notícia que minha esposa foi convocada para o juramento. O processo demorou 626 dias! Não estávamos contando em ser “express” desse jeito, já que eles mesmo dizem ser mais de 720 dias!

        No meu desespero (agora estou mais!), mandei um email para o setor anagrafe do consulado de S.Paulo, e alguém do setor de juramento me retornou dizendo para que eu passasse os dados (K10/C/…) assim que tivesse a confirmação do consulado de Londres. Mas ainda não recebi a confirmação do consulado de Londres sobre meu AIRE! Estou num limbo!

        Você comentou em ter que agendar o juramento pelo sistema, mas na carta que recebemos já tem uma data específica para comparecer no juramento, em janeiro agora.

        Enfim, mandei outro email no setor de juramento, com a carta da minha esposa anexada, e vou ver o que eles vão dizer. Espero que consigam transferir, pois não temos condições de ir em janeiro para o juramento.

        Que maluquice! Estava contando que fosse sair no meio do ano que vem…

        Estou com esperança de poder fazer aqui mesmo, já que tem esse prazo de 180 dias. Vamos ver!

        Quando tiver novidades, eu posto!

        Obrigado!

        Responder

        1. Rene, apenas um esclarecimento: o processo de sua esposa foi iniciado em março de 2015 e ela foi convocada para juramento neste mês, dezembro de 2016, com menos de 2 anos? No Consulado de São Paulo, correto? Agradeço se puder confirmar, pois minha esposa está numa situação muito parecida à da sua. Abraços!

          Responder

          1. Olá Gpitt!
            Sim, foi isso mesmo. Demos entrada antes da mudança para o sistema online, em 23 de março de 2015, e o deferimento da cidadania saiu em 9 de dezembro de 2016.

            Foi uma surpresa para nós, pois esperávamos sair no meio desse ano.

            Agora estou correndo para confirmar minha inscrição no AIRE de Londres, para que o consulado de S.Paulo transfira os documentos para cá. Tenho a impressão que já estou inscrito, pois no sistema “Prenota Online” eu acesso de Londres, e não mais S.Paulo. Só que como não recebi uma mensagem de confirmação, estou em dúvida se foi finalizado.

            Fique esperto no site onde visualiza o status do seu processo, pois se seu caso foi parecido, pode ter notícias em breve!

            Boa sorte!


          2. Valeu Rene, agradeço sua pronta resposta. Visitamos o site todos os dias, e continuaremos agora com ainda mais interesse. O processo de minha esposa foi iniciado em 14 de abril de 2015, quem sabe já esteja saindo do forno… Abraços e sucesso a vocês em Londres.


          3. Obrigada por compartilhar essas informações. Dei entrada na cidadania do meu marido por matrimonio em Setembro de 2015 já com a nova versão sendo direto pelo site do Ministero dell´interno, e consultei a Domanda agora no começo de Janeiro de 2017, e esta assim: L’istruttoria è completa; la domanda è in fase di valutazione, acredito ser a terceira etapa, espero também que estejamos próximos de receber boas noticias, estarei compartilhando aqui qualquer outra mudança. GPitt, se vc receber alguma informaçao por favor compartilhe conosco.


        2. Olá pessoal!

          Tenho alguns updates!

          Transferir meu AIRE para Londres foi uma novela! Passaram 180 dias previstos na lei e nada de receber confirmações. Enviei emails e sempre recebia respostas vagas, dizendo que estaria próximo.

          Num dia, cansado de esperar, enfrentei meu medo e gastei meu italiano ao telefone. Liguei no consulado e conversando com a responsável, me disse que realmente estavam atrasados, e estavam fazendo o AIRE das pessoas que solicitaram em Junho/16. Eu havia solicitado em Agosto/16. E como eu havia ligado solicitando e que tinha urgência, ela passaria o meu pedido à frente. Resultado: No dia seguinte recebi do consulado sobre a inscrição, e no outro dia recebi um email do meu comune de origem sobre a confirmação.

          AIRE resolvido, solicitei no setor de giuramento do consulado em São Paulo a transferência do processo para Londres. No mesmo dia (!) o responsável me confirmou que já haviam mandado a documentação via PEC. E realmente foi mesmo, pois quando faz o login no sistema onde checa o status do processo, a “Prefettura competente” está Londres, Reino Unido.

          Agora estamos mais tranquilos, porém, ainda ansiosos. Temos que agendar o juramento. Mandei email e estou aguardando um retorno de como proceder.

          Quando tiver novidades do juramento, posto novamente!

          Abraços!

          Responder

          1. Olá Rene, tudo bem??
            Acabamos de nos mudar para Londres e meu marido ainda não teve o AIRE atualizado… Estou aqui na dúvida se devo informar que moro aqui ou se uso o endereço do Brasil e depois altero…A Solicitação da alteração já foi feita tem mais de 1 mês mas o processo dele foi feito na Itália. Será que vou ter problema? Se eu esperar o Aire ser atualizado meus documentos vão passar de 6 meses… Que dúvida…


          2. Olá Priscila!

            Vamos lá, não sei se entendi todos seus pontos. Vamos por partes.

            1. Seu marido é o italiano, e fez o processo dele direto na Itália. Ele terminou o processo e veio direto pra Londres, ou voltou pro Brasil? Se registrou no AIRE em algum consulado no Brasil?

            2. Você deu entrada na cidadania por matrimônio? Em que pé está? Já saiu o resultado?

            3. Agora morando na Inglaterra, seu marido se inscreveu no AIRE, junto ao consulado italiano em Londres? Se fez, quando foi?

            Desculpa todas perguntas, mas não entendi seu caso. Mas respondendo essas questões, acredito que consigo ajudar!


          3. Rene, muito obrigada por me responder!
            Nós estamos na Europa desde setembro do ano passado! Fomos direto pra Itália para dar entrada na cidadania do meu esposo e depois fomos aguardar a finalização na casa de uma prima em Lisboa. Não voltamos mais ao BRASIL!
            Em Janeiro desse ano o processo foi finalizado e aí viemos em fevereiro para Londres.
            Já solicitamos a transferência do AIRE da Itália para Londres, mas ainda não foi atualizado.
            Eu não declar