Cidadania italiana por casamento

De acordo com os artigos 5, 6, 7 e 8 da lei 91/92, é possível obter a cidadania italiana por casamento com um cidadão italiano.

O cônjuge estrangeiro pode optar pela apresentação do pedido formal de naturalização de duas formas:

  1. Se reside aqui na Italia: desde que seja residente legal há mais de 2 anos;
  2. No exterior (fora da Italia): desde que o casamento tenha acontecido há pelo menos 3 anos.

Em ambos os casos, este tempo cai pela metade quando o casal tem filhos menores em comum, ainda que adotados.

CIDADANIA POR CASAMENTO – VÍDEO

Hoje compartilho com vocês os procedimentos para realizar o processo de cidadania por casamento (naturalização por matrimônio) diretamente em um vídeo que gravei especialmente para vocês.

Assistam o vídeo e depois continuem a leitura abaixo:

Caso queiram ir ao vídeo direto no Youtube é só clicar aqui.

EXPLICAÇÕES GERAIS

Como vocês puderam acompanhar no vídeo, a primeira coisa a ser feita é reunir a seguinte documentação:

      • Certidão de nascimento do requerente em inteiro teor;
      • Certidão de casamento com o cidadão italiano – conhecido por Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio – com data superior a 3 anos de casamento e menos de 6 meses de emissão;
      • Certidão de antecedentes criminais do Brasil (e/ou demais países onde o requerente tenha residido legalmente);
      • Recibo oficial do pagamento da taxa de 200 Euros a Poste Italiane.

O PAGAMENTO DA TAXA

Quem vive aqui na Italia, é fácil pagar a taxa: basta ir até uma agência da Poste Italiane (correios) e lá efetuar o pagamento.

Porém quem está no exterior, deve efetuar o pagamento através da própria agência bancária, utilizando os seguintes dados:

“Ministero dell’Interno D.L.C.I Cittadinanza”
Nome do Banco Italiano: Poste Italiane S.p.A.
IBAN: IT54D0760103200000000809020
Motivo do envio de dinheiro: Richiesta cittadinanza per matrimonio
BIC / SWIFT CODE di Poste Italiane:   BPPIITRR
Valor: 200,00 Euros.

Lembrando que o requerente deve ser o correntista, pois é imprescindível que o nome do recibo seja o mesmo. Caso você não tem conta bancária, procure uma casa de câmbio que ofereça serviços como por exemplo o envio Western Union. Em todo caso, os dados acima devem ser utilizados, especialmente o IBAN e o SWIFT CODE.

ESTÁGIOS DO PROCESSO

Geralmente existem 7 estágios neste tipo de processo:

  1. “L’istruttoria è stata avviata. Si è in attesa dei pareri necessari alla definizione della pratica “.
  2. “L’istruttoria e’ in corso di completamento” oppure “l`istruttoria non è ancora completa, si è in attesa di acquisire tutti i pareri necessari”.
  3. “L’istruttoria si è completata, l’Ufficio Centrale Cittadinanza sta procedendo alla valutazione complessiva degli elementi informativi” oppure “L’istruttoria è in fase di valutazione finale”.
  4. “Sono stati acquisiti i pareri –la pratica è in fase di valutazione finale”.
  5. “Sono stati acquisiti i pareri necessari! Il decreto di concessione è agli organi competenti per la firma”.
  6.  “L’istruttoria si è conclusa favorevolmente; è in corso di trasmissione il provvedimento di concessione alla Prefettura che ne curerà la notifica. Se risiede all’estero, il decreto sarà inviato all’Autorità Consolare”.
  7. “Il decreto di concessione è stato firmato; sarà contattato dalla Prefettura per la notifica del provvedimento e dopo la notifica dovrà recarsi presso il Comune di residenza per il giuramento. Se risiede all’estero sarà contattato dall’Autorità consolare competente”.

O processo praticamente não se move no primeiro ano, o que é perfeitamente normal!

O leitor que nos passou este roteiro, teve seu processo concluído em 2 anos, 9 meses e 23 dias.

E uma informação muito importante: sem a presença do cônjuge e um nível básico de italiano, torna-se impraticável a cerimônia de naturalização da cidadania italiana, que não leva mais do que 20 minutos.

APOSTILA COM O ROTEIRO E COM O LINK DO VÍDEO

Pensando também naqueles que por acaso querem ter debaixo do braço as informações constantes neste artigo, preparei uma pequena apostila com as informações aqui descritas.

Para baixá-la, basta clicar aqui.

Quem estiver passando (ou já tenha passado) por este processo e quiser compartilhar conosco, é só deixar um comentário abaixo.

A comunidade Minha Saga agradece 😉

Deixe um comentário

1354 Comentários em "Cidadania italiana por casamento"

avatar
  Subscribe  
Notify of
Henrique

Fabio, agora o site do Ministero Dell”Interno está um pouco diferente. Na sezione 6 perguntam se há processos de requisição de cidadania anteriores. Na sezione 7, nos dados do conjuge, há uma pergunta Domanda Cittadinanza?

Paulo Trajano Coutinho
Meu processo de cidadania por casamento chegou na última fase. O site do Ministero dell’Interno diz: “Il decreto di concessione è stato firmato: sono in corso le verifiche propedeutiche alla notifica del provvedimento. Successivamente sarà conttatato dal ufficio competente per la notifica del provvedimento e dovrà poi recarsi presso il comune di residenza per il giuramento.” Moro em BH e sei que tudo se passa no Consulado Italiano em BH. Ainda não fui comunicado pelo Consulado de que o decreto está assinado. Depois desta comunicação convocam para o juramento. Alguém tem ideia de quanto tempo ainda deve levar até esta… Read more »
Decio

Olá Paulo, boa tarde.
Por favor, você poderia dizer em que data foi entregue o teu pedido.
Obrigado.

Osias Britto

Boa noite! Pessoal estou precisando de uma ajuda: como faço para conseguir o meu estrato di matrimonio para o processo de naturalização de minha esposa? Sou casado a 30 anos e fiz minha cidadania no consulado do RJ.

grato

Tharcilla Richard Bayer
Eu e meu marido demos entrada no pedido de cidadania dele no site em 21-06-2017, recebi email de que havia sido aceita em 25/07/2017 e convocação para entregar os docs em Curitiba em 07/08/2017. Estamos ainda na fase 1: “Stato della pratica: l’istruttoria e’ stata avviata. Si e’ in attesa dei pareri necessari alla definizione della pratica.” A taxa eu paguei pelo Citibank com transferência internacional direto pela minha Conta corrente, e como o processo é para naturalização do meu marido, pedi para a atendente do banco escrever em italiano no campo de comentários da de que se tratava do… Read more »
Rafael

Boa tarde!

Solicitei diretamente ao comune o estratto per riassunto dai registri di matrimonio, e eles me enviaram o arquivo da transcrição do casamento em PDF.
Será que com o arquivo digital já consigo dar entrada junto com os demais documentos apostilados, ou preciso do original?

Obrigado

Rodrigo Negrato

Boa tarde! Qual o procedimento em caso de mudança de endereço durante o processo de cidadania italiana por matrimônio (mesma província)?

Adriana Mattos Frusciante

Eu fiz todo o procedimento no site do ministerio italiano para dar entrada no pedido de cidadania por matrimônio, deu tudo ok. Mas no final dizia que eu receberia um e-mail de confirmação, não recebi até hoje (19/01), enviei dia 17 de dezembro/17. Por sorte imprimi a página final que constava o código para obter informações do andamento. Mas quando entro no site do Ministerio, não encontro nenhum lugar que eu possa colocar esse código para verificar a situação de meu pedido. Como faço, é assim mesmo?

Sergio

Boa tarde.
Não é necessario utilizar nenhum código para verificar a situação do seu processo. Você somente precisa utilizar o e-mail e password de registro no site para consultar o “stato della demanda”, onde você poderá confirmar se o processo foi processsado corretamente.

Adriana Mattos Frusciante

Boa tarde, obrigada pelas informações. Mas quando eu entro no local que você me indicou a resposta que aparece é a seguinte: Non risultano domande associate al tuo utente. Se non hai compilato la domanda online ma hai inviato una domanda cartacea prima del 18 giugno 2015 puoi effettuare l’associazione utilizzando il link – Primo accesso alla pratica .
Então não sei se eles receberam ou não minhas informações.

Sergio

Olá Adriana.
Para se certificar que o processo foi registrado corretamente, sugiro seguir o seguinte caminho: Cittadinanza/ Compila e invia domanda.
Se o seu processo foi realmente registrado, haverá dois arquivos anexos ao item “Modello AE – Cittadini Stranieri residenti all’Estero – Art.5 – richiesta per matrimonio o unione civile con cittadino italiano”: um arquivo em PDF contendo uma cópia do seu registro e um arquivo chamado “RicevutaDomanda” com a data do registro.
Caso você não consiga localizá-los, sugiro contatar o consulado.
Espero tê-la ajudado.

Adriana Mattos Frusciante

Boa tarde! Muuuiitoooo obrigada, fiz exatamente o que você me indicou e consegui ver as informações. Nada melhor do que falar com quem sabe. Ajudou muito sim, em tudo, o teu video explicativo de como preencher o formulário foi o que me salvou. Grata, grata por tudo! Está tudo certo, graças à Deus, agora é só paciência, pois realmente é uma saga italiana, hahahaha. Abraços.

Anderson+Rodrigo+de+Lima

Oi Adriana e Sérgio… mandei meus form’s online em setembro/2017 e até hj (março/2018), não recebi nenhum email com o “aceite” ou “rejeição” do pedido. Quanto tempo faz que enviaram? Já receberam algum email? Não tem nenhum contato do Consulado italiano né?

Rafael

Adriana, boa tarde?

Quando vc enviou os documentos no site do ministério, vc digitalizou o original da sua transcrição do matrimônio?

Pergunto isso pois só tenho o pdf da minha transcrição que o comune me mandou.

Com relação ao pagamento da taxa ao ministério, como vc realizou?

Muito obrigado

Adriana Mattos Frusciante
Boa tarde Rafael, eu digitalizei sim todos os documentos, os originais e os apostilamentos e as traduções juramentadas quando havia. A certidão do matrimônio também. O pagamento da taxa aqui pelo brasil é bem complicada, pois os banco te cobram uma taxa bem alta, tenta te informar com o banco que você tem conta bancária para ver se fazem e o valor. Eu paguei na Itália mesmo, pois tive a sorte de minha cunhada estar indo para a Itália bem no período que eu estava fazendo a documentação, então ela pagou direto lá na agencia postal de lá. me poupou… Read more »
Adriana Mattos Frusciante

Ah, eu tinha a certidão da Itália mesmo, original, pois meu cunhado italiano pegou para mim e trouxe da Itália direto, então se você tiver algum contato lá, facilita a tua vida.

Rafael

Obrigado pela resposta. Pedi ao comune que me mandassem por correios. Se não der certo vou ter acabar pagar algum despachante mesmo, não tem jeito.

Adriana Mattos Frusciante

BOA SORTE!

Vinicius Mores

Olá Fabio,tudo bem?
Obrigado pela ajuda com o vídeo sobre naturalização por matrimônio, foi muito útil. Enviei tudo o que foi pedido para o site do Ministério, conforme sua orientação. Você mencionou que eu teria que receber um e-mail de confirmação, mas não recebi! E também quando entro para verificar o andamento no site nada consta. Fiz há 30 dias atrás.É assim mesmo ou como devo proceder?
Aguardo retorno.
Obrigado,
Vinicius

lai

Alguem sabe me dizer, com quem devo falar sobre a minha cidadania por matrimonio? ja se passsaram 3 anos e o meu processo ja esta no estagio 7 ha uns 8 meses, e ainda nao fui contactado pelo consulado, moro na Inglaterra, e nao tenho uma pessoa fisica que me informe sobre isso, ja fui ao consulado, ja mandei emails, e tudo em vao. por favor alguem sabe algum lugar onde alguem pode me ajuda? muito obrigada gente

Decio
Olá, boa noite. Pelo que vi, a administração tinha o prazo de 90 dias para fazer a notificação do decreto que concedeu a cidadania. “5) Notifica provvedimento: I regolamenti di attuazione DPR 572/93 e DPR 672/94 prevedono la trasmissione e notifica dei provvedimenti al richiedente, con due diverse tempistiche. l’art. 7, comma 1 del DPR 572/93 recita: “La notifica del conferimento della cittadinanza deve essere effettuata dall’autorità competente ai sensi dell’art.23 entro novanta giorni dalla ricezione del decreto medesimo”; l’art. 4, comma 1 del DPR 362/94 chiarisce: “ai fini previsti dall’art 7 del DPR 12/10/1993, n° 572, il decreto del… Read more »
Osias Britto

Olá pessoal boa tarde! Sou cidadão Italiano, dei inicio por meio do Aplicativo do Consulado Italiano RJ, a solicitação da Cidadania para minha esposa (Casamento – Naturalização), anexei os documentos solicitados, ocorre que recebi uma msg informando que está faltando o Estratto Di Matrimonio. Pergunto a vocês: alguém sabe me dizer como faço para anexar este documento no aplicatico? Procurei, procurei… e não vi nenhuma opção.

Decio

Olá Osias, boa tarde.
O upload do extrato deverá ser feito, salvo se mudou o aplicativo, em “Trascrizione matrimonio in Italia”.
Boa sorte!

Osias Britto
Grato resolvido. Abraço Osias Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy. ——– Mensagem original ——–De: Disqus Data: 14/01/18 15:10 (GMT-03:00) Para: osiasdebritto@gmail.com Assunto: Re: Comment on Cidadania italiana por casamento “Olá Osias, boa tarde. O upload do extrato deverá ser feito, salvo se mudou o aplicativo, em “Trascrizione matrimonio in Italia”. Boa sorte!” Settings A new comment was posted on Minha Saga Decio Olá Osias, boa tarde. O upload do extrato deverá ser feito, salvo se mudou o aplicativo, em “Trascrizione matrimonio in Italia”. Boa sorte! 12:10 p.m., Sunday Jan. 14 | Other comments by Decio Reply to Decio Decio’s comment… Read more »
Danilo Neri

CRB DIRECT

Mônica Lisboa

OLá Fábio e pessoal,

Dei entrada pelo site em setembro de 2016 (pelo UK) e até agora nada de resposta pelo site, email ou correio..

Estou tão ansiosa.. alguém me acalma?? kkk

Espero ou faço algum contato?

Abs

Mônica Lisboa

Obrigada Fabrizia! (demorei pra agradecer, desculpe)

Anne Schuler

Olá, boa noite.
No caso de o marido morar na Itália e eu no Brasil, é possível comprovar que somos casados só pelo papel?
Vamos nos casar em Milao, mas eu volto para o Brasil por mais uns 2 anos, já que nao posso ficar legalmente lá sem um emprego, mesmo sendo casada (foi o que me disseram).
Daí eu posso requerer no Brasil a naturalizacao 3 anos depois?
Muito obrigada!

Carlos Eduardo Mendes Silva

Olá pessoal, tudo bem?

Vou dar entrada no processo da minha esposa e estou com dúvida a respeito da transcrição italiana de matrimônio. Eu tenho um PDF enviado pela comune, onde tem carimbo e assinatura, mas é um PDF. Isso é válido? Ou preciso pedir para que me enviem por correio?

Obrigado!

Rafael

Carlos, boa noite! Também estou na mesma situação que vc, só tenho o PDF. Você solicitou ao comune o envio da transcrição original, ou vai tentar só com o PDF?

Grato!

Sergio

Olá. Eu utilizei o PDF sem problemas. Na entrega dos originais no consulado eu imprimi o arquivo e eles aceitaram sem restrições.

Rafael

Sergio, em qual consulado você entregou?
Pergunto isso pois eu também só possuo o PDF, e meu consulado é o de São paulo.

Grato!

Sergio

Olá Rafael. Foi o consulado do Rio de Janeiro.

Alexandre H.O.

Ola. Vc precisa da versão em papel, pq voce vai ser chamado pelo consulado após enviar as versoes digitalizadas dos documentos, para entrega dos originais.

Thayse Nandi Souza
A parte em que perguntam no formulario se o conjuge é cidadão de nascimento, deveria ser nao no nosso caso que tivemos o reconhecimento. J a que na opçao NAO, tem opçao de por a data do reconhecimento. Creio que os nascidos pais de cidadãos ja ialianos reconhecidos é que sao de nascença. Sei que nos que reconhecemos nossa cidadania somos italianos por sangue desde o nascimento. Mas no caso do formulario seria nao, ja que tem a opçao da data de reconhecimento. Entao Fabio, minha duvida é: se eu preencher essa parte errado, ja que fiquei em duvida, pode… Read more »
Alessandra Dorigon

Meu consulado é Porto Alegre e li aqui que o responsável pela naturalização disse que é para por não. Por outro lado, meu marido já nasceu, italiano, segundo as leis, então coloquei sim e meu processo foi aceito

João Carlos Spindler

Boa tarde Thayse Nandi Souza, tem que colocar “SI”, senão irão negar o pedido. Quanto a transcrição da certidão, insista com mais um e-mail e peça que enviem uma cópia em PDF para você ir adiantando o formulário e a original pelos correios, deve demorar uns 45 dias.

Luiz Augusto
Boa tarde Fábio, muito boa sua explicação, bem didática, sou brasileiro, cidadão italiano há mais de 20 anos, e estamos querendo realizar a naturalização da minha esposa com quem me casei há 21 anos(após 1983). O fato é que entreguei a minha certidão de casamento no consulado em SP para a cidadania das minhas 2 filhas (o que já se efetivou também), porém para a naturalização da minha esposa é necessária a certidão de casamento transcrita pelo comune italiano (Roma), consultando o consulado, eles confirmam o envio do documento em 2006 porém este não foi transcrito no comune. Você teria… Read more »
Diane Dias

Ola!!
minha riquesta foi aceita, mas perdi o prazo para me apresentar no consulado!!!! nao to nem acreditando!! o que acontece????

Anderson+Rodrigo+de+Lima

Olá Diane.. quanto tempo demorou pra receber o “aceite” deles? Estou há 5 meses esperando, desde que enviei os formulários pelo site, e nada!!! Obrigado!

Edna Meffe

Olá Fábio! Parabéns pelo seu trabalho de informação, pois sei que tem ajudado muita gente.Fábio, sou casada a mais de 30 anos, meu marido obteve a cidadania neste ano de 2017.Ontem, 08/12/2017; levei toda a documentação para a minha cidadania, paguei a tx de 300 euros, mas a moça era de poucas palavras🤭e acabei ficando com dúvidas quanto aos próximos passos, entendi que tenho que entrar no site para agendar a retirada do passaporte, vi que é muito difícil, é isso mesmo?tenho que aguardar algum comunicado deles?Agradeço de todo coração se puder me ajudar, desde já.

Fernanda Ribeiro

Boa tarde pessoal. Estou tentando cadastrar os documentos solicitados no site (para adquirir a cidadania por casamento) e aparece a seguinte informação: Para executar o upload a primeira vez que você precisa salvar o aplicativo!
Não estou conseguindo realizá-lo. Alguém pode me ajudar, por favor?

João Carlos Spindler

Boa tarde Fernanda Ribeiro. O upload dos documentos é a ultima etapa do requerimento, o que está acontecendo é que você tem que salvar cada etapa do preenchimento, na parte de baixo quando você vai passar para a página seguinte tem que salvar para armazenar, se você não salvar é como que não tivesse preenchido, por isso não aceita o upload. Reveja com paciência o vídeo do Fábio no Minha saga, está tudo mastigadinho. Boa sorte.

Mirieli Zanetti
Fábio e demais participantes, preciso tirar uma dúvida! Se puderem me ajudar agradeço! Sou de Curitiba e minha dúvida é sobre o pagamento da taxa, a qual foi feita pelo banco do Brasil, onde meu marido que está solicitando naturalização é correntista. Deu certo, mas eles dificultaram pra caramba. Só que o recibo que eles me deram é uma espécie de pedido para que a agência de São Paulo enviasse ao exterior e fiquei na dúvida se posso usar aquele mesmo recibo para anexar ao processo no site do governo italiano como comprovante do depósito. Gostaria de saber como é… Read more »
João Carlos Spindler

Boa tarde Mirieli Zanetti. Este recibo que te deram é uma espécie de contrato de fechamento de câmbio e os consulados não aceitam. Vá ao Banco do brasil e peça o SWIT do pagamento.

Mirieli Zanetti
Obrigada João Carlos pela ajuda! Na verdade, foi minha mãe que fez para nós via procuração, pois estamos morando fora do Brasil e preferimos fazer pelo Banco do Brasil porque ele é o 1 correntista. Porém, além de não fazerem por Curitiba e mandarem pra São Paulo pra finalizar o envio, só ligaram para ela dizendo que estava ok. Com a demora que foi pra conseguir enviar, pois somente na segunda tentativa é que deu certo, acabou passando o prazo de 90 dias de validade da certidão de antecedentes criminais, que venceu essa semana. Será que ainda consigo postar esse… Read more »
João Carlos Spindler

Bom dia Mirieli, já houvi casos de alguns Consulados aceitarem certidões recém vencidas. Mas como se trata de Antecedentes Criminais, é bom não arriscar. faça um novo

Alessandra Dorigon

Precisa ser um arquivo em PDF, não pode ser printscreen de e-mail

Alessandra Dorigon

Bom dia, ia lhe anexar aqui dois modelos de código Swift aceitos pelo Consulado, mas não foi possível. Se quiser pode me dar seu e-mail, que lhe envio.

Patrick Jonas Jacintho
Fábio e também pessoas que acompanham este Post, em 6 meses completo 3 anos de casamento e vou dar entrada na naturalização por matrimonio, porém estou com uma dúvida: Minha esposa teve a cidadania reconhecida naquela janela aberta para descendentes de trentinos, que se encerrou em 2010. Algumas pessoas tem me falado que minha esposa é descendente de trentinos, e a janela fechou em 2010, mesmo ela sendo cidadã italiana hoje eu não teria direito. Alguém casado com descendente de trentino conseguiu fazer o processo por matrimonio? Você teria alguma informação a respeito disso Fábio? Na minha humilde opinião, minha… Read more »
Aline

Olha Patrick, não importa como a sua esposa conseguiu a cidadania italiana, a partir do momento que ela se torne cidadã italiana, ela passa a ter todos os direitos e deveres de qualquer outro cidadão italiano, não existem diferenças. Pelo menos foi o que o Consul nos disse no dia do juramento. Daqui 6 meses voce poderá dar entrada no seu processo de cidadania, os filhos de vocês serão italianos e a vida segue. Boa sorte.

Patrick Jonas Jacintho

Oi Aline! Muito obrigado pela resposta, bom ouvir isso de alguém que já fez o juramento e que teve esse feedback do Consul. Esse foi meu entendimento também, sou casado com uma cidadã italiana e ponto.
Aproveitando que você já fez o juramento, poderia me dizer se para o juramento precisa falar bem o italiano e decorar, ou basta apenas ler? Já estou fazendo curso de italiano a 6 meses, e pra leitura já me viro, porém para uma conversa falta bastante ainda. Apesar de que até sair minha cidadania acredito que já terei avançado bastante no idioma. Obrigado novamente.

Aline

Patrick, não precisa falar italiano, eu não sei falar absolutamente nada, meu marido fala, eu não. Fique tranquilo, na hora você vai ler meia dúzia de palavras e só.

Catherine D' Andrea

Olá! Preciso solicitar o Estratto dell’ Atto di Matrimonio na comune di Sulmona. Posso solicitar por e-mail ou tenho que enviar carta? Alguém poderia me ajudar com essa informação?

Daniela Menezes Covesi

Eu solicitei por email (ao comune di Codigoro), e eles enviaram por correio. Chegou em
3 semanas.

Rita Kaluf

A comune me solicitou um envelope selado, mas não sei como resolver isso, como você fez ?

Alessandra Dorigon

Envelope selado enviava para Salvador. Colocava dentro de um envelope selado, com o endereço do Cartório de Salvador, outro envelope selado com meu endereço, mais o pedido da certidão.
Teoricamente o Comune envia gratuitamente, porém devido a muitos pedidos acaba sendo oneroso. e sendo assim alguns pedem para enviar o envelope e o selo.

Rita Kaluf

Onde conseguiu os selos ?

Alessandra Dorigon

Como mandava para Salvador comprava os selos em Porto Alegre. Onde conseguir selos italianos no Brasil? Embaixada, consulados talvez, ou contratar uma agência de cidadania. Vou tentar descobrir, cedo ou tarde vou precisar tb.

Alessandra Dorigon

No meu caso, o Comune de Pavia dobrou a certidão em 4 pedaços e colocou num envelope comum, apenas demorou um pouco mais de 3 semanas.

Daniela Menezes Covesi

O comune me mandou em PDF. Aí solicitei um original e eles me mandaram por correio. Nao pediram envelope selado.

Caroline Sassano

O Daniela! Vc pode me enviar o modelo do e-mail para o pedido do Estratto dell’Atto di Matrimonio.
Preciso pedir o meu mas meu italiano é zero.
Obrigada!

Decio

O modelo enviado foi obtido no site do Consulado de Belo Horizonte.
Na parte relativa à cidadania por casamento.
Não enviei o respectivo link para evitar que a mensagem pudesse ser bloqueada.

Decio
di CAP ITALIA​ (Prefeitura italiana onde foi registrado o casamento. O mesmo endereço deve constar no envelope. Enviar a correspondência com carta registrada.) Io sottoscritto/a (nome completo como consta na certidão de nascimento) nato/a a ​ il (cidade e país de nascimento) (data de nascimento) chiedo cortesemente l’invio, in carta semplice, del mio estratto per riassunto dell’atto di matrimonio in originale, celebrato il ​(data do casamento) con (nome completo do cônjuge como consta na certidão de nascimento) Il predetto atto è stato trasmesso a codesto Comune dal Consolato d’Italia a Belo Horizonte (Brasile), con Nota nr. ​del (pedir esses dados… Read more »
Daniela Menezes Covesi

Primeiro eu mandei um e-mail pro consulado de sp, e eles me informaram qual comune estava registrado, o livro, pagina, etc.
Ai eu coloquei tudo no Google Tradutor e mandei.

Catherine D' Andrea

Obrigada!! Enviei um e-mail mas voltou…

Keila Muniz

Bom dia!! Para a Naturalizaçao por casamento..sendo que o casamento ocorreu antes de 1983 quais os documentos necessarios ja que a naturalizaçao é automatica? qual o procedimento ? obrigada

Aline

Se o casamento foi antes de 1983 a cidadania é automática. Precisa registrar o casamento no consulado e solicitar a cidadania. Tudo muito rápido e simples.

Edson Ricardo

Fabio:
O que faço?
Fiz o depósito e o banco devolveu porque precisava de maiores informações sobre o destinatário!
Enviei o comprovante de depósito e eles vão verificar que o dinheiro não vai chegar.
O que eu faço?

Anderson Lima

Olá boa noite a todos. Alguém sabe dizer quanto tempo em média demora para o “aceite” do pedido de cidadania por matrimônio? Enviei o pedido com todas as informações e documentos solicitados há 2 meses, porém não recebi nenhum email e no site não consigo ver status. Muito obrigado!

Anderson+Rodrigo+de+Lima

Já faz 5 meses e nada de “aceite”!!!

Eliana Satie Otsuru Benedini

Mandei em junho/17 e após quase 3 meses (set/17) recebi um e-mail solicitando uma correção. Reenviei o processo e ainda estou esperando retorno…completa 3 meses amanhã.
Você já recebeu o seu aceite? Quanto tempo demorou?

Anderson+Rodrigo+de+Lima

Oi Eliana… seu processo teve algum avanço? Ainda estou esperando (há 5 meses) um email do “aceite”. O mais absurdo é que não há nenhum contato sequer do Consulado de Roma hahaha… ou seja, vc paga caaríssimo, e nem alguém pra suporte eles têm!!!

Anderson Lima

Oi Eliane! Eu enviei tudo que é solicitado via internet em 22/setembro e até o momento não recebi nenhum email. Estou aguardando. Pelo que percebo, estou dentro do prazo que demora rs.

Aline

No meu caso foi diferente, não enviávamos nada pela internet, mas pelo que ouço demora cerca de 3 meses para voce ser convocado a levar a documentação original no consulado. Apos isso, mais 2 anos de espera.. no meu caso, 2 anos e 5 meses.

Sergio

Boa noite pessoal.
Alguém do fórum teria o modelo de carta para o Ministério do Interior Italiano pedindo agilidade no processo de Naturalização por Matrimônio?
Em 18/11/16 dei entrada no meu processo no site do Ministério, e em 18/05/17 eu recebi um e-mail informando o código K e solicitando o comparecimento ao consulado do Rio de Janeiro para entrega dos documentos originais. Em 19/05/17 eu entreguei os originais no consulado e, desde então o processo ainda está no estágio 1: “l’istruttoria e’ stata avviata. Si e’ in attesa dei pareri necessari alla definizione della pratica”.
Alguém teria alguma dica?
Muito obrigado.

Aline

Não existe nada que voce possa fazer a não ser esperar.. sei que a espera é longa mas o dia chega. No meu caso demorou 2 anos e 5 meses sem nenhuma noticia sobre o processo, chegou uma hora em que eu pensei que tinham esquecido, perdido a documentação.. sei la.. mas fique tranquilo e espere.

Adriano Tancredo

Aline tudo bem? Dois anos e 05 meses a partir de que data?

Aline

Olá Adriano, isso mesmo, 2 anos e 5 meses a partir da data que entreguei os documentos no consulado. Depois disso, não fiquei com nenhum protocolo, nada, foi as cegas mesmo, cheguei a achar que tinham perdido minha documentação por lá. Depois desse tempo, recebi uma carta do consulado com data e horário para o juramento e os documentos necessários para isso, são eles: Certidão de casamento com menos de 30 dias (inteiro teor, não precisa ser traduzida, mas precisa ser apostilada), RG com menos de 10 anos, comprovante de endereço e o mais importante, o cônjuge.

Rafael

Aline, boa tarde.

Em algum momento você teve que apresentar a transcrição original emitida pelo comune?

Obrigado

Aline

Sim.. no dia da entrega da documentação, levei todos originais. Fiz cópias, mas ficaram comigo.

Adriano Tancredo

Muito obrigado pela atenção Aline, agora é aguardar!

Daniela Menezes Covesi

Eu tambem entreguei os documentos esse ano. O consulado de SP me informou que agora demora uns 2 anos e meio para chamarem pro Juramento.

Marley Reggiani
Gostaria de agradecer a você Fábio, pois graças ao seu vídeo consegui dar entrada na Cidadania por Casamento para meu esposo. No dia 07/08 levei os documentos no consulado, exatamente 90 dias após, 06/11, recebi um e-mail para levar as originais, entreguei dia 13/11, em menos de 10 minutos me liberaram informando que agora é aguardar mais ou menos 2 anos. Lembrando que uma agência me pediu 1500,00 para fazer esse serviço. Eu mesma fiz, gastei 200,00 das traduções e 130,00 do apostilamento. Realmente você faz um trabalho fantástico, parabéns e muito obrigada por compartilhar esse conhecimento valioso conosco. E… Read more »
Paula Passarelli

Olá, Fábio. Com relação à certidão de nascimento, você diz que tem de ser a de inteiro teor, certo? Fui ao cartório e me disseram que este tipo de certidão tem validade de 3 meses. Seria essa mesmo? Tudo tem de ser feito dentro dos 3 meses de validade (tradução, legalização e envio do pedido)? Além disso, todos os documentos devem ter tradução juramentada? E essa legalização onde deve ser feita? Muito obrigada!

Aline

É isso mesmo.. todos esses documentos possuem prazo curto de validade, por isso é necessário que você reuna toda documentação de uma vez e dê entrada o mais rápido possível para não perder nada. Todos os documentos precisam ser traduzidos por tradutor juramentado.. todos!!! Agora ficou mais fácil.. a documentação pode ser apostilada, se informe no cartório sobre isso, informe que são documentos para serem traduzidos e levados ao consulado.

Luiz Stefanelo

Olá Fabio, buon Pomerigio!

tenho duvidas sobre “Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio”.
onde solicito? Consulado no Brasil? Consulado já possui tal documento, pois já sou cidadão italiano?
tenho que solicitar atraves do Comune onde recebi algum documento do AIRE?

Esse documento está confuso para mim.

Obrigado!

Aline

Luiz, algumas pessoas ja responderam isso por aqui, eles enviaram emails ao Comune solicitando esse documento, você precisa saber em qual comuns o seu casamento foi registrado e enviar email solicitando. Existem até modelos de solicitações em italiano. Boa sorte.

Letícia Fiaschi

Oi, pessoal!

Vocês sabem me dizer se até a neutralização acontecer, meu marido tem direito à residência/ visto de trabalho, etc? Como isso acontece?

Obrigada!

Aline

Leticia, existe um visto especifico para esses casos. Enquanto ele aguarda a cidadania dele.

Tati Cecatto

Boa tarde Fabio,
Recebi retorno do consulado por foi recusado por alguns erros no cadastro (não tinha visto o vídeo).
Para enviar os documentos novamente, certidão de antecedentes tem validade correto? As demais certidões tem validade?
Obrigada

Marcos Calaça
Gostaria de compartilhar minha experiência em relação ao processo de cidadania por casamento. Minha esposa é cidadã italiana já há mais de 30 anos e somos casados há mais de 20 anos. Meus dois filhos também são. Bom dito isso apenas para esclarecer que até certo ponto estava tudo fácil em relação a documentação. Tirei a certidão de casamento inteiro ter e pedi para uma “zia” de minha esposa que mora em Roma fazer o nosso registro junto a comune e me enviar o certificado de matrimonio, o que ocorreu agora em agosto último. Com esse extrato em mãos passei… Read more »
disqus_yHD2SeKTtQ

Olá,
Alguém de Porto Alegre?
Gostaria de saber quanto tempo está levando para agendarem a apresentação da documentação para Naturalização por Casamento após o preenchimento on-line no site do Ministero Dell’Interno?
Fiz o preenchimento em 29/07/2017, está fechando 3 meses.
Obrigado

Tati Cecatto

Oi, mandei meu em 08/08/17 e até agora nada. Você já recebeu retorno? Em Poa tbm..

disqus_yHD2SeKTtQ

Recebi o email no dia 02/11/2017 agendando a entega da documentação para 24/11/2017. Deverás receber na proxima semana ou na semana seguinte. Boa sorte.

Tati Cecatto

Recebi hoje, porém foi recusada por alguns erros no cadastro. E ainda eu esqueci de salvar o que tinha feito.
Tu poderia me auxiliar para novo preenchimento? Obrigada

João Carlos Spindler

Está demorando em torno de 3 meses. Ha qualquer hora você vai receber um e-mail do Consulado.

disqus_yHD2SeKTtQ

Obrigado João!

Caroline Sassano

Oi!
Preciso pedir um Atto Integrale Di Matrimonio na comune, alguém pode me passar o modelo do e-mail para poder fazer o pedido por favor!
Meu e-mail é carolinesassano@hotmail.com
Obrigada!

vera campione

Bom dia. Documentos necessarios com divorcio anterior. No caso de uma esposa, divorciada do primeiro casamento, e casada pela segunda vez com um italiano, ao requerer a cidadania por casamento, necessita apresentar também os documentos do divorcio anterior?

Aline

Quando você tira a certidão de inteiro teor, deve constar esta informação. Mas seria bom enviar tudo e pecar pelo excesso.

Mariana Michelin

Filhos menores de casamento anterior do conjuge naturalizado, tem direito a cidadania? Se sim, quando é feito esse pedido?

Leandro Caetano

Filhos menores de casamento anterior de cônjuge naturalizado não tem direito a cidadania pelo fato do cônjuge naturalizado ter se tornado italiano a partir da data do juramento, ao contrário de quem tem a cidadania por descendência, em que a cidadania é reconhecida a partir do nascimento da pessoa.

Mariana Michelin

Oi, Leandro! Onde vc encontrou essa informação? Nos sites dos Consulados não encontro nada, minha única fonte é a Lei 91 de 05/02/92(Nuove norme sulla cittadinanza), que diz que tem direito sim. Mas queria conhecer alguém que tenha passado por essa situação e o que fez, se conseguiu, se não, e tal. Vc passou por essa situação?
Obrigada, desde já!

Leandro Caetano

Oi Mariana. Minha fonte foram os vídeos do próprio Fabio aqui do site minha saga onde ele explica a diferença entre a cidadania por naturalização e por jus sanguinis. Em um dos vídeos ele cita inclusive uma situação como a sua. Agora, se existe alguma outra lei que diz o contrário, desconheço. Boa sorte e espero que eu esteja errado…

Aline

Não tenho certeza, mas se esses filhos menores vivem com o cônjuge naturalizado, pode sim requerer a cidadania deles, minha dúvida é se precisam viver na Itália para que isso seja válido. Vamos esperar para ver se alguém sabe.

Fabiana S Campos

Bom dia Fábio!
Sou casada há 12 anos com um italiano, e decidi entrar com meu processo de cidadania italiana. Somos residentes no Brasil, porém nosso casamento foi celebrado na comune italiana, ou seja, eles tem todos os registros. Preciso solicitar o Estratto di Matrimonio lá? além da minha certidão de nascimento existe algum outro documento que eu precise traduzir? Quais são os documentos que devem ser apostilados? Muito Obrigada!

Aline

Além desse documento italiano, você precisa enviar certidão de inteiro teor e antecedentes criminais traduzidos. Quando ao fato de serem apostilados, melhor fazer isso em todos para não errar.

Mariana Santos

Oi Fabio, o link da apostila nao esta funcionando… 🙁

Mirieli Zanetti
Ciau Fábio e amici! Sou de Curitiba e estou precisando de uma orientação sobre o processo de naturalização do meu marido. Já fizemos a inserção de todos os documentos traduzidos e juramentados no site do governo italiano. Porém, minha dúvida é quanto ao pagamento da taxa /remessa para naturalização, pois segundo as informações que o Fábio postou, se entendi direito, é o próprio requerente que deve fazer a remessa, correto? O problema é que ele está fora do Brasil estudando e neste caso, eu posso fazer a remessa por ele usando uma procuração? Temos conta conjunta no BB e estou… Read more »
Eduardo Piancastelli

Boa noite! Primeiro gostaria de parabenizar a iniciativa de compartilhar com todos esse roteiro explicativo sobre o pedido de cidadania italiana. Tenho uma dúvida sobre o pagamento dessa taxa de 200 euros. Pode ser paga na agência bancária normalmente? Pergunto isso , pois fomos ao Itaú hoje e a gerente nem sabia do que se tratava. Não soube explicar como fazer tal pagamento ao Ministério do Interior da Itália. Quem já o fez, pode me dizer como foi feito? Muito obrigado e abraços

Grasi QC

Fabio, adorei seu post. Por favor me tire uma duvida. Meu Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio – esta com data superior a 6 meses. Como faco para solicitar um novo e todos os documentos devem estar com no maximo quanto tempo de validade para encaminhar ao pedido on line.
Obrigada pela ajuda

Grasiele

João Carlos Spindler

O Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio não tem prazo de validade.

Maris

GRASI. Acho que posso te ajudar. O meu Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio, com data atualizada, solicitei por email direto na comume onde está registrado: Ufficio Servizi Demografici-Comune di …… .
Recebi o documento por correio em menos de 30 dias.

Aline

Graciele, os documentos brasileiros são mais fáceis de conseguir e realmente precisam ser recentes, quanto a certidão de casamento italiana, o consulado não fornece, creio que alguém precise pegar para você no comune que foi registrado o seu casamento. O meu, minha sogra pegou lá e precisa ser recente, no máximo 180 dias.

Marcella Grizze

O Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio precisa ter menos de 6 meses de emissão?
O meu tem mais. Como faço, então, para solicitar outro?

Maris

MARCELLA. Acho que posso te ajudar. O meu Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio, com data atualizada, solicitei por email direto na comume onde está registrado: Ufficio Servizi Demografici-Comune di …… .
Recebi o documento por correio em menos de 30 dias.

Jose Luiz Fuser Jr

Ola Maris,
Estou precisando solicitar o Estratto del Atto di matrimonio . Voce sabe qual o email do Comune? Fiz o meu registro de casamento no Consulado do Rio de Janeiro e eles disseram que é o Comune di Roma.
So o meu nome completo e da minha esposa é o suficiente ou eles requerem algum numero de processo/protocolo?

Maris

Olá José Luiz
Respondi a sua dúvida, mas o site não mostra, pois considerou como spam.

Aline

Marcella, este para mim foi o mais difícil de conseguir, minha sogra pegou lá na Itália. Mas lembro que quando dei entrada na minha documentação, esta certidão tinha menos de 6 meses.

Maris

Bom dia.
Estou um pouco confusa quanto ao próximo passo. Por favor se puderem me ajudar eu agradeço muito.
Preenchi o requerimento a mais de 2 meses para dupla cidadania por casamento, anexei TODA a documentação, e recebi o Modulo di domanda compilata on-line e a informação che il modulo informatico è stato ricevuto correttamente com Identificativo domanda e Codice verifica.
Qual o próximo paço?
Pelo que entendi, serei chamada primeiramente em 2 ou 3 meses para levar os documentos originais (enviados eletronicamente), e depois tenho que aguardar 2 anos para o juramento. Esta correto?
Outra informação, tem como consultar processo, ou lista de espera?
Agradecida

Aline

Maris, quando fiz a minha o sistema era diferente, fazíamos o agendamento online e no dia já precisávamos ter toda a documentação em mãos para dar entrada, mas não me foi passado nenhum número de protocolo, nada, passei 2 anos e 5 meses no escuro, até que chegou a carta informando sobre o dia do juramento.

Rafael P

Olá Aline…. Vc mencionou que seu processo demorou 2 anos e 5 meses… Em qual consulado vc deu entrada no pedido? Grato.

Aline

Rafael, eu fiz tudo no consulado de São Paulo.

Maris

Obrigada mesmo assim Aline. Vou tentar direto com o consulado.

Fatima Mondaini
Bom dia. Tenho uma duvida. E possivel cancelar a cidadania do teu coniuge. No caso uma separacao de corpos e vidas sem processo de separacao e divorcio no tribunal, mas a situacao exige que ela retire a cidadania do ex mardio (embora nao exista ainda o processo de separcao ou divorcio). Estao separados ha seis anos. ela Brasileira com cidadania italiana vivendo na Italia e ele em Portugal mas quem sabe usufruindo de um privilegio dela. Diga-se claramente ele em nada ajudou. Onde essa pessoa pode procurar esclarecimentos, visto que ela vive na Italia? Uma pessoa depois que se separa,… Read more »
Aline
Fatima, depois que acontece todo o processo de cidadania, isso não pode ser revertido, mesmo que o cônjuge queira. Não há diferença entre a cidadania e a naturalização, temos todo direito e dever que um italiano nato tem, pois na Itália, diferente daqui do Brasil, onde existem o Brasileiro Nato e o Brasileiro naturalizado, na Itália só existe a cidadania plena, igual para todos, portanto se a pessoa se tornou cidadão italiano, sua amiga nada pode fazer para reverter isso. Creio que ela deva, em primeiro lugar, regularizar sua situação, se separar e seguir a vida. Lembrando que para que… Read more »
Fatima Mondaini

Bom dia, antes gostaria de agradecer imensamente a sua atencao. Muito Obrigada

De acordo com os seus esclarecimentos posso concluir que esse cidadao nao fez a cidadania, pois minha amiga nuca foi comunicada de tal juramento. Essa e a sua grande duvida e medo. Em sendo ele uma pessoa com total ausencia moral, fazer o processo visto que ainda sao casados na Italia. Na proxima semana minha amiga ira ao tribunal pedir informcaoes sobre divorcio e separacao. Grata por seus esclarecimentos

Em 2 de outubro de 2017 04:53, Disqus escreveu:

Aline

Pode ficar tranquila, ele só consegue fazer o processo se estiver casado com ela e é necessária a presença dela no dia do juramento, ou seja, ele não fez mesmo. Agora, já que não vivem mais juntos, ela precisa regularizar a situação e seguir em frente. Abraços e boa sorte.

diego Lauren

Boa noite
Alguem aqui ja fez o pedido da carterinha… obs no consulado Sao paulo

Decio

Olá Diego, boa tarde.
Qual carteirinha?

diego Lauren

Identidade italiana

Decio
Em um site chamado Ufficio Britalia, encontrei a seguinte postagem: “A CARTEIRA DE IDENTIDADE É APENAS EMITIDA NA ITÁLIA! Ciao a tutti! Amigos, hoje resolvemos falar sobre a CARTA D’IDENTITÀ que é o primeiro documento que um cidadão italiano deve requerer! Contudo, muita confusão se faz quanto à sua emissão. Veja, diferentemente do passaporte que pode ser solicitado tanto na Itália quanto no Consulado (do qual o pretendente está inscrito no AIRE), a carteira de identidade apenas é emitida na Itália, no Comune em que à iscrizione anagrafica foi realizada. Assim, para quem realiza o processo de reconhecimento da cidadania… Read more »
Decio
Boa tarde, Diego. Pelo que sei, infelizmente, a carteira de identidade somente pode ser solicitada na Itália. Ela é emitida pelo Comune. No “Minha Saga” tem uma postagem do Fábio chamada “Documentos do cidadão italiano na Italia” (não vou colocar o link, senão o sistema bloqueia): “Muito bem queridos leitores, estes são os documentos necessários para que um cidadão italiano possa viver de forma completa aqui na Italia, portanto aqueles que efetuaram o processo de cidadania no Brasil e estão morando aqui na Italia podem solicitar todos os documentos acima. Lembrando que praticamente todos estes documentos (a única excessão é… Read more »
diego Lauren

Obrigado pela informação

Decio

É uma pena.
Eu também queria.

Anderson Lima

O documento que veio da Itália (certidão de casamento) tem validade de 3 meses. Faz 5 dias que, digamos, venceu. Os últimos documentos traduzidos e juramentados chegaram só agora. Pelo fato do processo demorar 2 anos, posso anexá-lo com 5 dias vencido e quando for chamado pra jurar Bandeira pedir um novo?

João Carlos Spindler

A Certidão de Casamento Italiana (Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio) não tem prazo de validade.

Anderson Lima

Obrigado.

Aline

Difícil responder isso, mas creio que você possa sim anexar este documento e caso não seja aceito, você será informada antes do dia agendado para levar a documentação original no consulado, caso não seja aceito, você deverá providenciar um novo documento.

Anderson Lima

Bom dia… uma dúvida que não acho em lugar algum: no preenchimento online… LUOGO DI NASCITÁ é CIDADE de nascimento ou ESTADO de nascimento?

Arlene Bisanti

Olá Fabio, tudo bem?
Ótimo teu vídeo, adorei!!
Estou com uma duvida, sou casada a 7 anos com um italiano, mas só casamos no Brasil, logo não temos a certidão de matrimonio transcrita junto ao comune italiano, poderia me dizer se é possível conseguir essa transcrição aqui do Brasil?

Desde já te agradeço!

Aline

Arlene, seu marido precisa regularizar a situação no consulado italiano, para que seu casamento seja registrado e só depois disso, você vai conseguir realizar o processo de cidadania. Cada família possue uma pasta no consulado e lá estão registrados todos os membros da família, filhos, casamento.. tudo. Precisa sempre manter a situação atualizada bem como o endereço.

Arlene Bisanti

Muito obrigada Aline!
Vou me informar mais a respeito.
Acredito que ele possa fazer isso no consulado Italiano aqui do RJ.

Aline

Pode sim. Vá no cartório, retire a segunda via da certidão de casamento de vocês, mande traduzir no tradutor juramentado e leve no consulado. Mas lembre-se que esta segunda via tem que ser recente, no máximo 180 dias.

Arlene Bisanti

Aline, vi nos teus comentários, que vc e o seu esposo pegaram a certidão de casamento de vcs direto no comune na Itália, meu esposo estará viajando para Itália em Dezembro, será que ele consegue pegar a nossa certidão sem mim?
Infelizmente não poderia viajar esse ano.

Aline

Pode sim Arlene, faça a tradução juramentada e leve diretamente no comune na Itália. Depois de registrado, não lembro quanto tempo leva, você pode pegar a o “strato del ato delo matrimonio” acho que se chama assim, não lembro agora. Com esse documento em mãos, vc já pode dar entrada na sua cidadania.

Arlene Bisanti

Aline, tudo bem?
Pode me tirar mais uma duvida…. quando vc e seu esposo fez o registro do matrimonio no comune e pegaram o Estratto per Riassunto dell’Atto di Matrimonio, vc precisou assinar algum documento?

O meu esposo vai para Italia sozinho em dezembro, ele acha que eu vou precisar assinar algum documento.

Aline

Arlene, quem fez isso pra mim foi a minha sogra. Ela levou minha certidão de casamento traduzida para a Itália e trouxe o documento italiano depois, nem precisamos ir. Mas não foi tudo em uma mesma viagem pq eu nem pensava em tirar cidadania nesta época, dai quando decidi, ela estava na Itália e pegou pra mim o documento italiano.

Arlene Bisanti

Que ótimo!
Muito obrigada, again! 🙂

Arlene Bisanti

Perfeitooo!!
Será ainda mais pratico, vou fazer dessa forma.
Aline, super obrigada pela tua ajuda!:)

Decio

Para que o registro do casamento seja possível, não esqueça de fazer o apostilamento da certidão de casamento e da sua tradução, nos termos da Convenção de Haia.

Arlene Bisanti

Beleza!
Muito obrigada, Decio!

Aline

Isso mesmo.. mas normalmente quando você for fazer a tradução, pergunte ao pessoal se está tudo correto ou se precisa de mais alguma coisa.

Arlene Bisanti

Perfeitooo!
Vou fazer isso o mais rápido possível!
Mais uma vez, obrigada!!!

Alessandra A.

Boa Tarde!!!
Quando entrar no site do Consulado Italiano para fazer o agendamento online do passaporte e estiver preenchendo o meu registro , nome, sobrenome, sexo… No item CIDADANIA, devo preencher italiana ou brasileira? Nasci e fui criada no Br, apenas morei alguns meses na Itália a onde tirei a minha cidadania e hoje já morando novamente no Br irei solicitar o meu passaporte.
Obrigada pela atenção.
Aguardo sua resposta para poder preencher o registro.
Abraços

Aline

Se você está tirando um passaporte italiano, obviamente tem a cidadania italiana, portanto coloque como cidadania italiana. Pois no passaporte não informa outra cidadania além da italiana, mesmo que você tenha 2.