A força de um planejamento bem sucedido

Comentário recebido em 2 de janeiro de 2016:

Ciao a tutti.

Excelente relato, é sempre bom saber a história das pessoas.

Eu consegui minha cidadania no consulado de Curitiba depois de uma espera de 13 anos!!! Assim que consegui, juntei o pouco que consegui 10 anos trabalhando no Brasil, um Fiat Punto financiado…

Comprei o manual de vida na Itália, li muito, pesquisei muito e comprei a passagem pra Milano, paguei um quarto no air BNB por duas semanas em Pioltello, perto de Milano.

Chegando aqui fiz um acordo com o dono do imóvel e paguei adiantado 6 meses por um quarto a um preço muito bom.

Sou formado em design e trabalhei muitos anos como projetista mecânico de carretas. Vim com a dichiarazione di valore e aqui liguei uma metralhadora de disparar cv.

Depois de um mês aqui, consegui 5 entrevistas de emprego em uma única semana.

Sábado já fiz um teste e na outra segunda comecei meu período de experiência.

Hoje estou indo pro quarto mês de trabalho, em uma empresa em Grassobbio, região de Bergamo. Mesmo trabalhando em Bergamo continuei por mais de um mês morando em Pioltello e indo de trem/ônibus pra Grassobbio.

Recentemente aluguei um apartamento em Seriate (BG), minha noiva veio di Brasil e logo nos casaremos aqui.

A região de Bergamo é forte na indústria, o bergamasco é um povo extremamente trabalhador, tem industriais de várias partes do mundo que montam sede aqui pela qualidade do trabalho bergamasco. Por outro lado são muito fechados, porém depois que você consegue a confiança deles, eles fazem tudo por você, te ajudam no que precisar…

Como já mencionei, venho de Curitiba, já sou acostumado rsrs

Aqui na Itália sempre fui muito bem tratado, na agenzia delle entrate, ASL, imobiliaria, comune de Pioltello.

No comune de Seriate, quando fui fazer a residência o atendente foi meio seco até que ele me perguntou e eu falei que era progettista meccanico aerospaziale e que tinha um contrato de trabalho por tempo indeterminado, a conversa mudou.

Também não tenho o que reclamar do vigile, que me ligou pra combinar um horário, pois estou no meio de um projeto de um helicóptero e não fico muito em casa.

Tenho uma boa experiência de trabalho no Brasil, também tive sorte, planejei antes cada passo aqui na Itália e hoje estou feliz por ter conseguido.

Aos poucos as coisas vão se ajeitando, logo compro um carro e posso ir aí na toscana te agradecer pessoalmente, Fabio.

Buona serata, arrivederci!

Luciano

A FORÇA DO PLANEJAMENTO

planejamento bem sucedido

Como vocês puderam perceber nos artigos anteriores, eu quis terminar o ano de 2015 e iniciar este ano com mensagens positivas.

E ao receber este comentário, não consegui conter um enorme sorriso!

Primeiro, pela gratidão em saber que, de alguma forma, pude participar ainda que indiretamente ajudando o Luciano a se estabelecer aqui na Italia. Este foi o principal pensamento e cuidado que eu tive quando escrevia o Guia Prático da Vida na Italia (que já está na sua 3ª edição).

E também por ver mais uma pessoa vencer, principalmente no meio de tanta notícia ruim!

Quem me acompanha há algum tempo, sabe que a minha filosofia é que quem fica parado é poste!”

E que sempre me incomodei quando as pessoas ficam sentadas, com a bunda na cadeira, reclamando da vida. Todos os dias recebo mensagens de que a Italia está em crise, o Brasil está aos pedaços, o mundo está em guerra, enfim – tudo está horrível.

E, dentro do meu pequeno e minúsculo mundo, tento fazer com que estas pessoas percebam que nós temos que ser a mudança que queremos ver nos outros.

Há cerca de 2 anos gravei um vídeo, onde explicava sobre a tal “crise na Italia” e é impressionante como ele continua atual!

No meio dos 20 minutos que tem o vídeo, lá pelo minuto 11′ compartilhei o caso de uma amiga, que chegou aqui há 10 anos para obter o próprio reconhecimento. E porque tudo deu errado – não em relação ao processo – mas sim às suas expectativas de vida.

Basicamente, ela tinha um currículo maravilhoso, porém não falava a língua, não conhecia a Italia, não sabia bem o que queria, se viver aqui na Italia ou ir para a Inglaterra, e pior: ela não tinha INICIATIVA!

O PODER DA PROATIVIDADE

Proatividade

Conhecimento é a chave!

Enquanto pessoas reclamam da crise, outros aproveitam as oportunidades que ela cria.

Não vence quem espera as coisas acontecerem; mas sim quem corre atrás dos próprios objetivos!

Da mesma forma que nosso querido Luciano está fazendo, vejam a beleza do processo de planejamento dele:

  • ele planejou a sua vinda à Italia;
  • veio pra cá, alugou um local provisório, até se estabelecer (estudou a região onde tinham mais oportunidades);
  • preparou o seu curriculum e uma vez aqui, o disparou aos locais onde ele já sabia que se interessariam (estudou o seu mercado de trabalho e se planejou a ele!);
  • Obteve várias entrevistas (colhendo os frutos do planejamento);
  • Alugou um imóvel definitivo, para poder se casar e iniciar a sua família (planejamento familiar!).

E você aí, vai ficar reclamando que o mundo é cruel, ou vai arregaçar as mangas e correr atrás dos seus objetivos?

A escolha é sua, somente sua…

Ps. Caso a história do Luciano ainda não tenha sido suficiente para te motivar a correr atrás de uma vida melhor, veja o que eu passei aqui na Italia, para chegar onde eu cheguei.