Viajar aos Estados Unidos com a cidadania italiana

Você sabia que os cidadãos italianos podem viajar aos Estados Unidos sem a necessidade de ter que solicitar um visto da Embaixada ou Consulado americano?

Estados Unidos

VIAJAR AOS ESTADOS UNIDOS – VISA WAIVER PROGRAM

O governo americano criou um programa chamado Visa Waiver Program, que permite que cidadãos de cerca 38 países possam viajar aos Estados Unidos por um período menor que 90 dias sem a necessidade de ter um visto em seu passaporte.

VISA WAIVER PROGRAM

Atualmente, os países pertencentes ao programa são:

Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Chile, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Italia, Japão, Lativia, Liechtenstein, Lituania, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Paises Baixos, Portugal, Regno Unido, San Marino, Singapura, Eslovenia, Eslovaquia, Coreia do Sul, Espanha, Suiça, Suécia e Taiwan.

COMO UTILIZAR O PROGRAMA DE ISENÇÃO DE VISTO?

O pedido pode ser feito em português clicando aqui. No site, você deve clicar em NOVA SOLICITAÇÃO.

Em seguida vai aparecer as seguintes instruções:

Todos os viajantes internacionais qualificados que desejem viajar aos Estados Unidos sob o programa Visa Waiver Program, devem enviar uma solicitação de autorização.

Quem é você:

  • Você é cidadão ou residente qualificado de um país participante do Visa Waiver Program.
  • Você não é portador de um visto de turista.
  • deseje ficar por 90 dias ou menos.
  • deseje viajar aos Estados Unidos a negócio ou a passeio.
  • deseje solicitar nova autorização individual ou em grupo para duas ou mais pessoas.

O que necessita:

  • Passaporte válido emitido por um país participante do Visa Waiver Program.
  • Cartão de crédito válido (MasterCard, VISA, American Express e Discover (JCB, Diners Club) para o pagamento de US$14 por solicitação.
  • Informações sobre você.
  • Qual foi seu emprego mais recente, se for o caso.

Após ler as instruções acima, clique em SOLICITAÇÃO INDIVIDUAL e em seguida clique em CONFIRMAR E CONTINUAR.

Aparecerá uma nova tela, com 6 passos a serem completados:

viajar aos estados unidos

Basta ler as instruções e após terminar cada passo, clicar em PRÓXIMO.

Basicamente você terá que preencher os seus dados pessoais, porém um detalhe importante:

País de nascimento será sempre BRASIL;
País de cidadania deverá constar ITALIA;
Você é cidadão de outro país? SIM;
Outro país de cidadania: BRASIL.

Foi assim que eu preenchi o meu pedido, que foi aceito em menos de 5 minutos. Portanto façam a mesma coisa que estou indicando neste artigo, lembrando que você jamais deve mentir ou omitir qualquer tipo de informação durante o preenchimento.

Além das informações pessoais, você ainda terá que responder algumas perguntas:

A) Tem alguma doença contagiosa; alguma deficiência física ou perturbação mental, ou é um dependente de drogas?

B) Já foi preso ou condenado por um delito ou crime envolvendo depravação moral ou violação relacionada com uma substância controlada; ou foi preso ou condenado por duas ou mais infrações para as quais a sentença ligada a prisão total foi de cinco anos ou mais; ou foi traficante de substância controlada; ou está procurando empenhar-se em atividades criminosas ou imorais?

C) Já esteve ou está agora envolvido em espionagem ou sabotagem; ou em actividades terroristas: ou genocídio; ou esteve envolvido entre 1933 e 1945, de alguma maneira, em perseguições associadas à Alemanha Nazi ou aos seus aliados?

D) Está à procura de trabalho nos E.U.A.; já foi excluído e deportado; ou já foi anteriormente expulso dos Estados Unidos da América; obteve ou tentou obter um visto ou entrada nos E.U.A. através de meios fraudulentos ou falsas declarações?

E) Já deteve ou reteve a guarda de uma criança de algum(a) cidadão(ã) dos E.U.A. a quem foi concedido a custódia da criança?

F) Já lhe foi negado visto ou entrada nos E.U.A. ou teve seu visto dos E.U.A. cancelado?

Depois obviamente de ter respondido não a todas as perguntas acima, você receberá um numero de solicitação e dentro de algumas horas chegará a resposta, lembrando que no site diz que pode ser recusado o ingresso no território americano.

Outra coisa importante é que somente os passaportes italianos dotados de chip eletrônico (aqueles emitidos a partir de 2007) com foto digital ou leitura ótica podem utilizar este programa.

Para saber se o seu passaporte italiano é válido para o programa, clique aqui.

Desde 4 de março de 2010 o requerente deve pagar uma taxa ao governo americano no valor de 14 dolares (10 para quem obtém a autorização + 4 pela elaboração do pedido).

Aos que receberem resposta negativa, será debitado apenas 4 dólares, para cobrir os custos do sistema.

O pagamento è feito exclusivamente através de cartão de crédito

É obrigatória a apresentação da autorização de viagem no momento do embarque da aeronave com destino aos EUA. O funcionário da companhia aerea verificará se está tudo certo já no momento do check-in, quando você for despachar as suas malas e retirar os cartões de embarque.

Por isso, imprima a folha que receberá por email, no momento da confirmação, e deixe-o junto ao seu passaporte italiano.

SE VOCÊ JÁ TEVE O VISTO NEGADO COMO CIDADÃO BRASILEIRO

Se teve algum visto negado, independente da nacionalidade, deve dizer a verdade e menciona-lo no pedido!

Se você não mencionar, haverá o cruzamento de dados e seu pedido será recusado por fraude! Um dos nossos leitores, Rene Lentino, já havia tido um visto negado em 2002 e mesmo mencionando-o em um novo pedido, agora como cidadão italiano, obteve a autorização de viagem normalmente.

Pronto! Agora è só curtir a viagem e depois voltar aqui pra compartilhar a sua experiência conosco 😉