Custo de vida na Italia [Vídeo]

Há algum tempo gravei um vídeo muito esperado por centenas de leitores que sempre me perguntam sobre o custo de vida aqui na Italia.

Hoje assistindo novamente o vídeo – gravado no final de 2013 – e pude perceber o quanto ele ainda está atualizado, até porque praticamente não existe inflação aqui na Italia, por isso os preços se mantém por anos!

Aliás, recentemente a UE puxou a orelha da Italia, reclamando que o país precisa ter pelo menos 2% de inflação.

Curioso né? No Brasil a gente reclama que a inflação é alta, já aqui reclamam que ela é baixa…

Confesso que durante muito tempo fugi desse assunto, por achar que é algo muito subjetivo e que cada pessoa tem uma forma diferente de pensar, afinal de contas o que é barato pra um pode ser caro pra outro e vice-versa.

Então o que eu fiz?

Reuni várias informações sobre as despesas aqui na Italia: peguei nossas contas de água, luz, gás, seguro do carro e mais um bocado de coisas e coloquei no vídeo.

Com isso, cada um pode ter uma idéia de quanto custa as coisas e avaliar o que é caro, e o que é barato, de acordo com as próprias necessidades. Sinceramente acredito que assim todos podem ter uma visão mais clara do valor das coisas, e com isso planejar melhor a vinda ao país.

Separei por assuntos, até pra facilitar a pesquisa e compreensão de vocês:

MORADIA
Tipos de apartamentos na Italia, taxas de água, luz, gás, taxa da TV, taxa do lixo, tv a cabo.

TRANSPORTE
Transporte público, carro, combustível, seguro.

ALIMENTAÇÃO
Restaurantes, comida no supermercado, Mc Donald’s.

TELEFONIA
Internet e celular

CINEMA E TEATRO
Preços de cinema e teatro

VÍDEO – CUSTO DE VIDA NA ITALIA

Segue abaixo o vídeo, um grande abraço a todos e caso você ainda não seja inscrito no nosso canal do Youtube, antes de assistir o vídeo clique aqui.