Entrevista ao Vivo na Rai

Hoje faz quatro anos que participei de um programa ao vivo na maior rede televisiva da Italia – a RAI.

E resolvi escrever um novo artigo sobre aquele dia, que pra mim foi surreal!

A ORIGEM DO CONVITE PELA RAI

Tudo começou com a minha insatisfação com as notícias que estavam veiculando aqui na Italia sobre as manifestações que estavam pipocando no Brasil.

Enquanto milhões de brasileiros estavam indo às ruas para protestar contra décadas de sofrimento, corrupção e falta de vergonha dos políticos, aqui na Italia os jornais noticiavam coisas completamente diferentes, como a violência dos poucos meliantes, que se infiltraram no meio de milhões de pessoas honestas e corretas!

Sem contar que a maioria deles não conseguia entender porque um pais maravilhoso e de crescimento econômico fortíssimo, a população estava reclamando!

Tive então a idéia de gravar um vídeo – em italiano – onde eu explicava a minha opinião sobre o assunto – exagerando propositalmente em alguns aspectos, como por exemplo comparar o Brasil com a Turquia.

Um dos objetivos deste exagero ao comparar o Brasil com a Turquia foi o fato da imprensa italiana declarar que os brasileiros estavam “destruindo o pais por causa de vinte centavos”.

Ao mesmo tempo, diziam que na Turquia estava acontecendo um dos movimentos mais lindos do mundo, com a população revoltada e oprimida pela força policial enquanto bradavam por melhores condições de vida.

A reação foi imediata: um dos maiores portais do mundo – o Huffington Post – publicou o meu artigo (veja aqui que orgulho!).

E fizeram mais: não somente anexando o vídeo que eu havia feito, mas também adicionando fotos e também inseriram um video do Hino Nacional Brasileiro com a respectiva legenda em português.

Fabio Barbiero na Rai News

No dia seguinte a publicação do meu artigo pelo Huffington Post, recebo uma mensagem do Franco – italiano que vive em Sorocaba e autor do blog Brasil – Itália.

Ele me escreveu dizendo que alguém da equipe de jornalismo da RAI estava procurando o autor da matéria que saiu no Huffington Post sobre os problemas no Brasil, e ele explicou que eu tinha sido o responsável, e me deu os contatos da pessoa responsável.

Naquele mesmo dia, liguei pra ela, que me disse que estavam me procurando feito loucos, pois queriam que eu participasse ao vivo de um programa onde o assunto seriam as manifestações no Brasil e no meio da conversa me perguntou:

– Como o seu artigo foi parar o Huffington Post?

Respondi que eu havia enviado a eles um texto que havia feito e que eles tinham gostado tanto que decidiram publicá-lo integralmente, sem retoques ou edição.

– Porca miséria, por que você não enviou também pra mim?

– Porque eu não tinha o seu contato… respondi meio tímido, ainda tentando digerir tudo aquilo que estava acontecendo por causa da repercussão do meu video e também do meu artigo.

Daquele momento em diante, foram várias trocas de email, vários telefonemas e finalmente conseguimos combinar a minha participação no programa.

E lá fui eu, com tudo pago pela RAI rumo à RAI Saxa Rubra – a versão italiana do PROJAC da Globo 🙂

Também no mesmo dia, postei na nossa página do Facebook um pedido aos leitores, para que me enviassem artigos e matérias sobre os protestos.

Isso me ajudou pra caramba, pois cheguei preparado para a tal entrevista!

 A IDA À ROMA

Fabio Barbiero na Rai

Este não foi a primeira vez que participei de um programa de TV, pelo contrário, no passado representei a empresa onde eu trabalhava no programa Domingo da Gente do Netinho de Paula, no quadro da princesa, muitas vezes.

Porém desta vez foi completamente diferente: eu estava ao vivo, em um programa ao vivo, falando na língua que não era a minha.

E mais: falando de um assunto extremamente complexo e pior – sentado em uma cadeira no centro do estúdio, sozinho com a apresentadora!

Fácil, né?

Claro que fiquei extremamente feliz e orgulhoso por ter conseguido chegar neste nível.

Para muitas pessoas, isso não é nada demais, porém pra mim foi algo sensacional!

Porém a felicidade maior foi conversar com a minha mãe e perceber nas suas palavras o imenso orgulho que ela estava sentindo do seu filho.

Logo ela, que foi a principal responsável pela minha vinda a Itália!

A pessoa que me ajudou com a compra da passagem, que me motivou a procurar uma vida melhor.

A ENTREVISTA

Cheguei na RAI sequinho, ou seja, sem nenhuma bola – ou pizza – de suor debaixo do braço e isso já foi uma vitória rs.

Ali fui recebido pela assistente de produção do programa que me conduziu diretamente ao estúdio onde o programa já estava acontecendo.

Fabio Barbiero na Rai News

Fabio Barbiero Ao Vivo na Rai

Enquanto esperava a minha vez, outra assistente “instalava” o microfone de lapela em mim e acertávamos os últimos detalhes.

Conheci então a apresentadora Silvana Pepe que foi extremamente simpática e confesso que isso me ajudou bastante, fazendo que com toda a pressão do “programa ao vivo” diminuísse bastante.

Poucos minutos antes do início, entrou a responsável pelo programa avisando que um grande político italiano tinha morrido e que o presidente da república faria um pronunciamento ao vivo sobre o assunto.

Porém ninguém sabia ao certo quando e quanto tempo demoraria para o presidente falar.

Como estávamos na Rai News 24 – qualquer notícia de última hora teria prioridade.

Pensei:

Porca miséria, o velhinho viveu tantos anos, não poderia ter esperado mais um dia para partir desta pra melhor?

Enfim depois de muito impasse, fomos ao ar, e dai o coração começou a bater mais forte, pois na minha cabeça tocava uma musiquinha:

vou cometer um mico, vou cometer uma gafe, vou cometer um mico, vou cometer uma gafe…

Tre due, uno, ESTAMOS NO AR!

E eis que eles começaram a entrevista mostrando um trecho do meu vídeo, do canal da Minha Saga – vixeeee, consegui levar a Minha Saga na Rai, porca miséria!

Enquanto passa o video, a apresentadora faz um gesto rápido pra que eu vire minha cadeira mais pra fente e logo em seguida a câmera abre e ela dispara:

– Estamos aqui com o blogger Fabio Barbiero (e na tela aparece Fabio Barbieri rs) que gravou este belíssimo video, com um apelo ao povo italiano…

Depois disso eu não tenho a menor idéia do que aconteceu, sério, eu não lembro das perguntas e tampouco das minhas respostas rs

Com a pressão da notícia da morte do tiozinho, a apresentadora não sabia o que fazer, pois ao mesmo tempo que tinha que conversar comigo, ela também ficava esperando o corte.

Tanto que depois que eu respondi rapidamente que o movimento não era sobre os 20 centavos, ela cortou para outra notícia e quando ia retornar pra mim – que então ia explicar que os 20 centavos tinha sido somente o início – ela teve que me dispensar, agradecendo minha presença e deixando também registrado que queria que eu voltasse novamente em breve para conversarmos novamente sobre o assunto.

Terminei a entrevista, agradeci e quando estava saindo, a responsável pelo programa também de agradeceu e perguntou se eu estaria disponível para retornar outras vezes.

Nem preciso dizer qual foi minha resposta rsrsrs

Como eu não estava em casa e nem a Luciana (que ficou trabalhando enquanto o “aparecido” estava na televisão) não conseguimos deixar gravando.

Mas graças a nossa querida amiga Beatriz Altimari – que estreou na Rádio Fiesole um novo programa – e que também participei via telefone hoje a tarde ao vivo – eu posso mostrar a vocês alguns momentos desta minha histórica participação, vejam que beleza:

Fabio Barbiero Ao Vivo na Rai

 

E graças ao querido leitor Felipe Petry, temos o vídeo completo da entrevista, pois ele carinhosamente gravou todo o conteúdo dela e me mandou 🙂

Infelizmente algum vizinho dele resolveu cortar a grama no momento da exibição do programa, por isso em alguns momentos é impossível ouvir a minha voz.

Mas mesmo assim, dá pra acompanhar este momento mágico, veja que maravilha:

E não poderia deixar de agradecer também a grande mulher que está do meu lado, pois sem ela nada disso seria possível, ti amo amore mio!

 

Agradeço também as mensagens e os emails de carinho que todos me enviaram depois do programa, grazie mille a tutti voi 🙂