Ida ao Brasil | Workshop da Cidadania Italiana 2017

Faaaala italiano, tudo bem?

No último mês de maio de 2017 estive no Brasil e quero compartilhar contigo tudo que rolou nesta minha ida.

Claro que o principal motivo das minhas viagens ao Brasil é sempre ficar com as minhas filhas lindas, rever a minha mãe, meus irmãos, etc.

Workshop da cidadania italiana
Eu, Isabella e Brunna em SP

Porém desta vez eu também tive alguns compromissos profissionais, como por exemplo a presença em um grande evento em uma das minhas áreas de atuação, que é a área de marketing digital.

Passei três dias imerso neste evento, onde aprendi um bocado de coisas novas, e conheci também muita gente bacana!

EVENTO MARKETING DIGITAL

Este evento se chama SDA – Segredos da Audiência – e aconteceu no Shopping Bourbon, lá do lado do meu querido Palestra Itália.

Este evento é conduzido todos os anos pelo meu querido amigo Samuel Pereira:

Samuel Pereira – Segredos da Audiência

Eu conheci o Samuel no ano passado, lá em BH (eita saudade daquela terra boa…) e sabendo que ele também é italiano, levei um presentinho:

Acho que ele gostou:

Neste evento conheci pessoas bacanas, como o Roberto Shinyashiki e a Luiza Trajano (Magazine Luiza).

Também tive o prazer de trocar algumas figurinhas com o sensacional Robinshon Shiba, fundador da rede China in Box, Gendai e que atualmente está participando do programa Shark Tank Brasil, na Sony.

WORKSHOP DA CIDADANIA ITALIANA 2017

Outro momento marcante desta minha viagem ao Brasil, foi a realização do 2º Workshop da Cidadania Italiana em SP.

Este é um evento anual, onde eu passo um dia inteiro com um grupo fechado de pessoas, ensinando e dando dicas práticas para ajudá-los a realizar o processo de cidadania aqui na Itália.

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, então melhor do que falar sobre o nosso workshop, acabei de receber o vídeo do pessoal que efetuou a gravação do nosso evento, com os melhores momentos.

Vejam só que maravilha:

Foram dois grupos de cerca de 100 pessoas em cada um deles, vindos de vários lugares do Brasil.

Aliás, foi surreal ver pessoas de Fortaleza, Rio de Janeiro, Curitiba, Floripa, Cuiabá, Campo Grande, e mais um bocado de cidades distantes, que vieram a SP apenas participar deste encontro

Que honra fazer parte do sonho de cada uma destas pessoas!

CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL | BUSCA DE DOCUMENTOS

Outra coisa muito bacana que aconteceu durante o nosso Workshop, é que eu pude conhecer pessoalmente vários alunos que fizeram comigo o Curso de Formação Profissional na Busca de Documentos.

Este curso teve a duração de 2 meses e terminou exatamente na semana da minha chegada ao Brasil, onde eu realizei com os meus alunos a última aula do curso, que foi ao vivo 🙂

Em breve vocês saberão mais sobre este curso, posso apenas dizer que em breve, vocês leitores da Minha Saga que estão buscando profissionais sérios para buscar o documento do antenato de vocês aqui na Itália, terão a oportunidade de receber a minha indicação destes profissionais.

E não se trata de um profissional qualquer, eu vou indicar pessoas que eu mesmo treinei, passando os meus valores éticos e profissionais.

Como eu disse a eles: a tarefa destes “novos” profissionais que eu formei será aquela de mudar a vida das pessoas, pois cada documento que eles buscarem, permitirá que alguém obtenha o reconhecimento da própria cidadania italiana.

Fiz um trato com cada um deles: assim que conseguirem o documento do seu primeiro cliente, me envie a foto deste momento.

E antes mesmo de terminar o curso, vários alunos já tinham conseguido o documento para seus clientes, abaixo segue apenas algumas das fotos enviadas #explodindodeorgulho

E eu sei exatamente o quão importante o documento do nosso antenato é, já que através dele podemos dar início a realização de um sonho, que muitas vezes mudará as nossas vidas.

Da mesma forma que mudou a minha, e como tenho acompanhado, tem mudado a vida de milhares de pessoas 🙂

Fique ligado que em breve aqui no nosso blog explicarei com detalhes como vai funcionar este sistema de indicações e como você poderá conseguir um profissional sério, ético e dedicado para buscar o documento do seu antenato italiano!

E caso você queira participar da próxima turma para se tornar um destes profissionais, clique aqui para entrar na fila de espera!

SENTIMENTOS CONTROVERSOS…

Nessa minha viagem ao Brasil, pela primeira vez me senti “turista” dentro da minha própria cidade.

Por conta dos compromissos pessoais e profissionais, me hospedei próximo a Av. Paulista, utilizando o site Airbnb para alugar um apartamento em Sampa.

E foi muito estranho andar nas ruas da cidade que nasci e cresci, sabendo que não vivo mais nela.

Andei até fazendo alguns vídeos no meu Instagram compartilhando este sentimento – imagine que eu estava hospedado a duas quadras do Bixiga, coração italiano em SP, o que acho que fez minha cabeça piorar rs

Outra coisa bacana que aconteceu foi rever amigos da época que éramos do mesmo grupo escoteiro:

Jorge Buarque e Jandiro de Paula – amigos de longa data!

E outra coisa interessante: este encontro foi lá no Prainha Paulista, local que eu tenho um carinho especial 🙂

Foi lá que aconteceu o 2º Sagakontro (evento que se transformou no atual Workshop da Cidadania Italiana) lá nos idos de 2010 e você pode acompanhar tudo que rolou neste artigo.

Interessante ver como o tempo passa, e mesmo que os caminhos nos levem para estradas diferentes, quando nos reencontramos com nossos amigos, temos tantas histórias, tantas lembranças que nem parece que ficamos distantes tanto tempo.

No caso deste reencontro com o Jorge e o Jandiro (parece nome de dupla sertaneja rs) percebemos que não nos encontrávamos há quase 20 anos!

É mole?

CONCLUSÃO

Pois bem, nesta semana estou completando 10 anos de vida fora do Brasi.

No dia 12 de junho de 2017 eu deixava meu país natal para me aventurar na “terra do nonno”.

E esta viagem ao Brasil, reencontrando velhos amigos e fazendo novas amizades, me fez perceber o quanto eu sou abençoado por tudo que aconteceu nestes 10 anos.

Foram vários percalços, várias situações em que eu pensei em desistir, mas eis-me aqui, firme, forte e principalmente gordo 🙂

Quantas coisas aprendi, quantas culturas tive a honra de conhecer e principalmente quantos amigos trago na bagagem!

E saber que tudo começou com um sonho, em ir para a terra do nonno e ter a minha cidadania italiana reconhecida…

Um enorme abraço a todos que me acompanham nesta jornada e bóra ser feliz!

PS. Ao pessoal que participou do Workshop, lembram que eu falei do papai?

Como se não bastassem todas as coisas boas que aconteceram nesta minha ida ao Brasil, já no meu último final de semana antes de retornar à casa, encontrei meu pai que também foi ao Brasil e, depois de muito tempo, finalmente fizemos as pazes:

Eu, meu pai e minhas filhas lindas!