Ciao a tutti
Resolvi reescrever este artigo explicando a todos vocês o que significa o nosso querido Ferragosto.
Geralmente no mundo da cidadania, este termo significa “ferrou, meu processo vai atrasar” e infelizmente na maioria das vezes isso é verdade, ao longo deste artigo veremos melhor os motivos.
FERRAGOSTO: SAGRADO E PROFANO
Como em muitas outras ocasiões, o feriado de Ferragosto tem seu lado religioso, mas também tem a bagunça por trás disso.
No primeiro caso, o dia 15 de agosto é a festa católica que festeja a Assunzione di Maria – episódio que retrata a assunção do corpo de Maria depois que ela completou a sua missão na terra.
Já em relação a comemoração pagã, reza a lenda que a palavra Ferragosto deriva de Feriae Augusti = repouso de Agosto proveniente de uma festa que o imperador Augusto instituiu em 18 a.C. e que designava o fim dos trabalhos agrícolas.
OS ÚLTIMOS DIAS DO VERÃO NA ITALIA
Atualmente o Ferragosto serve para definir o fim das férias aqui na Itália.
Muitos podem não saber mas o ano escolar começa em setembro e termina em meados de junho – com isso as férias oficiais do povo italiano se dá nos meses de julho e agosto!
Não por acaso, nestes meses é muito comum bater perna por qualquer cidade e encontrar muitos negócios fechados:
O QUE ISSO PODE PREJUDICAR O MEU PROCESSO SAGA?
Ao contrário do que muita gente pensa, nenhum órgão público fecha as portas durante as férias.
O que pode acontecer é o seguinte: se num determinado setor existem dois funcionários, um deles sairá por 15 dias em férias e quando retornar o outro sairá – e é aqui que pode complicar o seu processo!
Se você está realizando o processo sozinho, em um comune pequeno pode ser que tenha que aguardar algumas semanas para que o funcionário retorne e consiga se reencontrar no meio de tanto trabalho…
Claro que se você contratou uma empresa ou profissional competente, ele já saberá de antemão quais os períodos que o oficial sairá de férias e com isso terá já organizado as etapas de seu processo de forma a não prejudicá-lo e nem fazer perdê-lo tempo à toa 😉
TRADIÇÕES DE FERRAGOSTO
O povo europeu – em especial o italiano – não pode ver sol que se transforma literalmente em lagartixas ambulantes!
E juro que não estou exagerando – basta sair um solzinho e o povo vai tentar se bronzear da forma que for possível:
Sem contar que Ferragosto é sinônimo de curtição e descontração – muita festa, muita alegria e principalmente, claro, muita comida rsrsrs.
Assim como na Pasquetta no Ferragosto os italianos também fazem a tradicional grigliata, que nada mais è do que o nosso churrasquinho!
Acredito que o Ferragosto é a única data em que fazer churrasco na praia é permitido, ou pelo menos tolerado pelos vigiles rsrs
É muito comum ver o pessoal jogado pelas praias, com bebidas, comidas e a tradicional fogueira:
ATENÇÃO – Mesmo que tolerado em muitos comunes, fazer fogueiras na areia é proibido por lei – então não me vai botar fogo em Roma e depois querer se justificar às autoridades dizendo que viu no blog do Saga que era permitido rsrsrsrs
Claro que comida também não poderia faltar – uma das tradições do feriado é almoçar e/ou jantar em algum restaurante.
A maioria deles fazem uma promoção especial para a data, chamada de Pranzo di Ferragosto (almoço) ou Cenone di Ferragosto (jantar) – onde geralmente fazem um menu com preço fixo, vejam alguns exemplos:
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se você estiver aqui na Italia e tiver a oportunidade de almoçar ou jantar num estabelecimento na praia, não pense duas vezes e tente reservar com antecedência, com certeza não irá se arrepender!
Se quiser saber mais sobre o bagno italiano – como este que estivemos há algumas semanas:
Basta clicar aqui para ir ao artigo 😉