Fonte de notícias sobre a Itália

Alguns leitores ficaram chateados quando parei de gravar nossos programas semanais de áudio, onde eu dava informações e passava as notícias da semana aqui na Itália.

A verdade é que além da falta de tempo, os ouvintes eram poucos – o que me levou a crer que este formato de transmissão não era necessariamente o que nossos leitores procuravam.

Por exemplo depois de uma semana no ar, enquanto um programa tinha somente 100 ouvintes, um vídeo no youtube já superava 1.000 visualizações.

Este foi também o motivo que eu parei com as nossas aulas de italiano às quartas-feiras, lembram delas?

Como eu tinha um baita trabalho em preparar as aulas, separar os materiais e após publicar não havia um retorno bacana em relação aos comentários, acabei descontinuando a idéia – claro sem receber alguns puxões de orelha de quem estava acompanhando as aulas regularmente (desculpa Cleo) rsrsrs

FONTE DE NOTÍCIAS SOBRE A ITÁLIA EM PORTUGUÊS

Por isso hoje quero trazer a vocês um site italiano que há algum tempo abriu a sua “filial” no Brasil e com eles vocês poderão acompanhar o que anda rolando aqui na bota – e melhor: na língua portuguesa!

Estou falando do Ansa Brasil:

Fonte de notícias sobre a Itália

A Ansa Brasil é o braço tupiniquim da Ansa.it – uma das maiores agências italianas de notícias (estilo Reuters).

Uma das coisas mais interessantes do formato brasileiro é que eles mesclam tanto notícias daqui na Italia, quanto notícias do Brasil e pelo menos até agora percebi que a pauta deles é beeeem melhor do que nossos conhecidos portais UOL e Globo.com.

Outra coisa que eu achei bacana é a possibilidade de seguir as notícias Ansa Brasil no Twitter e também no Facebook, quem me dera se na época em que eu comecei a me preparar para vir a Italia em 2006 já tivesse notícias em português.

Me lembro que de vez em quando (bem em quando) eu ir até uma banca de jornais na Av. Paulista em SP e comprava o único jornal italiano vendido no Brasil na época, que era o Corriere della Sera.

Porém existiam dois problemas:

1 – meu italiano ainda era péssimo e eu não entendia bulufas que estava escrito ali, principalmente nas matérias sobre política (pra mim parecia que 99% do jornal era só sobre política kkkk)

2 – Custava absurdamente caro, se bem me lembro pagava em cada exemplar algo tipo quinze ou vinte reais, pois como era “importado” meio que convertiam o valor do euro, um absurdo!

Então hoje vocês não precisam passar pelos mesmos sufocos e perrengues que eu passei – basta entrar no site da Ansa Brasil e ler o que anda acontecendo por aqui, no conforto do seu lar 🙂

Recomendo também que treinem a língua italiana acessando a versão daqui e recomendo ainda que acessem também outros dois portais de notícias bem bacanas também: o Reuters edição italiana e a ADNKronos, que compete diretamente com a Ansa como portal de notícias, ok?

Para acessar estes sites basta clicar no nome de cada um deles, que abrirá uma nova janela que te levará diretamente a eles, ok?

A propósito: você gostaria que eu voltasse a gravar podcasts (programas de áudio) semanais compartilhando notícias ou ainda falando sobre cidadania italiana? 

Se sim, deixe aqui embaixo o seu comentário, que eu posso pensar no assunto 🙂