O Reconhecimento das Pessoas

Nas últimas viagens que fiz ao Brasil aconteceu uma coisa que pra mim ainda é surreal e confesso que nem sei bem como reagir.

Ser reconhecido na rua por leitores do blog ou assinantes do canal do Youtube!

Deixa eu compartilhar com vocês algumas histórias que aconteceram comigo, pra que vocês vejam o quão bacana é isso, e claro, como isso me enche de orgulho e satisfação 🙂

AEROPORTO DE ROMA

Em uma das últimas viagens, eu estava em Roma, já na fila do embarque da ALITALIA com destino a SP.

Eu estava falando com a Luciana através do fone de ouvidos, quando de repente sinto alguém colocar a mão no meu ombro.

Quando estava prestes a dar um sopetão no sujeito, por causa do susto, ele me pergunta:

– Opa, você é o Fabio Pisa?

– Oi?

– Ops, quer dizer o Fabio Saga, do blog, que mora em Pisa?

– Sou sim… Peraí amor, só um minuto… (deixei a Lu pendurada do outro lado da linha)

Ele então se apresentou dizendo que curtia bastante o blog e que junto com a esposa, que tinha ido ao banheiro momentaneamente, frequentemente assistiam os vídeos no Youtube.

Ao mesmo tempo que eu agradecia pelas palavras e pelo carinho, ouvia a Luciana do outro lado dizendo:

– Seguuuuuura o ego do gordinhooooooooooo rsrsrs

O rapaz se chamava Rogério e minutos depois chegou a Elisa, sua esposa e ficamos um bom tempo conversando, trocando ideias e figurinhas sobre cidadania italiana e principalmente sobre a Itália em geral.

Eles me deram ótimas dicas de assuntos para vídeos futuros, além da fantástica demonstração de carinho, agradecendo a cada momento pelo conteúdo aqui deste humilde espaço.

Nos despedimos já dentro do avião, e quando liguei novamente para me despedir da Luciana, a primeira pergunta dela foi se eu tinha ocupado duas poltronas, deixando uma para o ego rsrs

Em seguida disse uma frase que foi tão linda que passei boa parte do vôo matutando:

Você ser reconhecido por algo bom que faz aos outros é sensacional, você merece meu amor, que orgulho de você!

NO TERMINAL DO AEROPORTO DE GUARULHOS

Nesta mesma viagem, após desembarcar em SP, enquanto esperava a chegada do meu irmão, aproveitei para conhecer o novo terminal do aeroporto, pois precisava também comprar um chip brasileiro.

Depois de perambular entre os três terminais, consegui finalmente encontrar uma bendita lotérica, no terminal 2.

Enquanto comprava o preciosíssimo chip (da Tim), do meu lado um rapaz fazia a sua fezinha (creio eu rsrsrs) e foi eu abrir a boca para a garota do caixa, o rapaz se virou e também me perguntou se eu era o Fabio Saga.

Já fui abrindo um sorriso e respondi que sim, quando ele então me disse que me reconheceu pela voz!

Cacildis, isso que é assistir realmente os meus vídeos rs

Também conversamos bastante sobre o processo de cidadania, conheci a sua esposa Keitiane e junto com ele, que se chama Abner, foram extremamente simpáticos e gentis – até fizemos uma foto juntos, vejam que beleza:

SAGAKONTROS

Um pouco desse reconhecimento das pessoas comigo já tinha acontecido anteriormente, em vários Sagakontos que tínhamos feito no Brasil.

 

No último Sagakontro que fizemos no Parque Mário Covas, na Av. Paulista, tivemos mais de 300 participantes, e foi ali que pela primeira vez tivemos a presença de pessoas de outros estados (RJ e MG).

Aqui você pode saber mais como foi aquele dia especial, lá em 2015

Centenas de pessoas que saíram das suas casas apenas para me ver, me conhecer, ouvir o que eu tinha pra dizer, tirar dúvidas ou simplesmente para me dar um abraço!

WORKSHOP DA CIDADANIA ITALIANA

Caramba, confesso que foi no início de 2017, quando fizemos o 2º Workshop da Cidadania Italiana em SP, que pude ter uma ideia da grandeza e da repercussão que o meu trabalho alcançou.

Foram centenas de pessoas que compareceram, e o mais louco disso é que dezenas de pessoas vieram de vários estados do Brasil, para passar um dia inteiro ouvindo eu falar sobre o processo de cidadania, ensinando-os como ultrapassar barreiras, superar obstáculos e deixar tudo pronto para a realização do processo na Itália.

Até escrevi um artigo compartilhando os detalhes, que você pode ler clicando aqui.

Aqui eu consigo perceber uma diferença fundamental entre um Sagakonto e o Workshop da Cidadania:

Enquanto os Sagakontros eram feitos em lugares públicos, gratuitamente, 98% das pessoas que compareciam eram da própria cidade de SP, enquanto os outros 2% eram de pessoas que vinham do interior ou litoral.

Como era algo pouco planejado, entendo que a maioria das pessoas não sairiam da sua casa ou estado apenas para passar algumas horas pra me ver.

Já no Workshop da Cidadania, cujas edições já foram 2 (neste mês de dezembro de 2017 acontecerá a terceira edição), por ser estruturado, em uma sala fechada, cadeiras, material didático, telão, sonorização, etc. percebi que conseguimos atingir um público completamente diferente!

Ali vão pessoas que não se importam em pegar um avião (ou ônibus), ficar em um hotel e ainda pagar pela entrada: elas sabem que o que vão receber de conteúdo durante um dia inteiro, custa infinitamente menos do que gastar dinheiro contratando um consultor na Itália.

E não estou escrevendo este artigo para “vender mais ingressos para o Workshop”, até porque decidimos que esta terceira edição (cujos ingressos já estão praticamente esgotados!) será a última, pois é muito desgastante organizar um evento deste porte daqui da Europa.

Quis escrever este artigo para dizer que tudo isso que acontece, seja o reconhecimento, as fotos, a presença do pessoal que vem de longe, tudo isso acontece pelas coisas que escrevo e mais recentemente pelos vídeos que publico.

O QUE MAIS ME ENCHE DE ORGULHO

O que mais me traz alegria e claro, me enche de orgulho, é saber que tudo isso é fruto de um trabalho focado no compartilhamento de informações.

Desde 2006, quando eu resolvi escrever o primeiro artigo deste blog, o objetivo era buscar informações corretas, e então compartilhá-las de forma a atingir o maior número possível de pessoas.

E hoje, 11 anos depois, verificando os dados totais de visitas neste espaço, que nasceu quietinho, com poucas pretensões, vejo isso:

 Três milhões, setecentos e trinta e nove mil, novecentos e setenta e duas visitas…

O mesmo acontece no canal do Youtube, que nasceu há 5 anos, e hoje contamos com:

 Um milhão, oitocentos e quatorze mil, novecentos e vinte e seis visualizações…

… além dos onze milhões, quinhentos e noventa e oito mil e sessenta minutos assistidos pelo público total!

São números surpreendentes, e que me orgulham mais ainda por ser tratar de um conteúdo informativo!

Claro que sempre procurei tratar dos temas de forma leve e engraçada (quem não gosta das sessões Dicas de Pobre e Micos e Enrascadas), porém sempre procurando dar informações corretas e completas.

Sem pitacos ou achismos.

E é exatamente por isso que eu fico extremamente grato e com o peito explodindo de orgulho: um blog informativo, um canal do Youtube também informativo, com números tão expressivos!

Mais uma vez agradeço a cada visita, cada visualização, cada comentário, cada mensagem e a cada um de vocês que tornou tudo isso possível.

Obrigado, obrigado, muito obrigado!