O Reconhecimento das Pessoas

Nas últimas viagens que fiz ao Brasil aconteceu uma coisa que pra mim ainda é surreal e confesso que nem sei bem como reagir.

Ser reconhecido na rua por leitores do blog ou assinantes do canal do Youtube!

Deixa eu compartilhar com vocês algumas histórias que aconteceram comigo, pra que vocês vejam o quão bacana é isso, e claro, como isso me enche de orgulho e satisfação 🙂

AEROPORTO DE ROMA

Em uma das últimas viagens, eu estava em Roma, já na fila do embarque da ALITALIA com destino a SP.

Eu estava falando com a Luciana através do fone de ouvidos, quando de repente sinto alguém colocar a mão no meu ombro.

Quando estava prestes a dar um sopetão no sujeito, por causa do susto, ele me pergunta:

– Opa, você é o Fabio Pisa?

– Oi?

– Ops, quer dizer o Fabio Saga, do blog, que mora em Pisa?

– Sou sim… Peraí amor, só um minuto… (deixei a Lu pendurada do outro lado da linha)

Ele então se apresentou dizendo que curtia bastante o blog e que junto com a esposa, que tinha ido ao banheiro momentaneamente, frequentemente assistiam os vídeos no Youtube.

Ao mesmo tempo que eu agradecia pelas palavras e pelo carinho, ouvia a Luciana do outro lado dizendo:

– Seguuuuuura o ego do gordinhooooooooooo rsrsrs

O rapaz se chamava Rogério e minutos depois chegou a Elisa, sua esposa e ficamos um bom tempo conversando, trocando ideias e figurinhas sobre cidadania italiana e principalmente sobre a Itália em geral.

Eles me deram ótimas dicas de assuntos para vídeos futuros, além da fantástica demonstração de carinho, agradecendo a cada momento pelo conteúdo aqui deste humilde espaço.

Nos despedimos já dentro do avião, e quando liguei novamente para me despedir da Luciana, a primeira pergunta dela foi se eu tinha ocupado duas poltronas, deixando uma para o ego rsrs

Em seguida disse uma frase que foi tão linda que passei boa parte do vôo matutando:

Você ser reconhecido por algo bom que faz aos outros é sensacional, você merece meu amor, que orgulho de você!

NO TERMINAL DO AEROPORTO DE GUARULHOS

Nesta mesma viagem, após desembarcar em SP, enquanto esperava a chegada do meu irmão, aproveitei para conhecer o novo terminal do aeroporto, pois precisava também comprar um chip brasileiro.

Depois de perambular entre os três terminais, consegui finalmente encontrar uma bendita lotérica, no terminal 2.

Enquanto comprava o preciosíssimo chip (da Tim), do meu lado um rapaz fazia a sua fezinha (creio eu rsrsrs) e foi eu abrir a boca para a garota do caixa, o rapaz se virou e também me perguntou se eu era o Fabio Saga.

Já fui abrindo um sorriso e respondi que sim, quando ele então me disse que me reconheceu pela voz!

Cacildis, isso que é assistir realmente os meus vídeos rs

Também conversamos bastante sobre o processo de cidadania, conheci a sua esposa Keitiane e junto com ele, que se chama Abner, foram extremamente simpáticos e gentis – até fizemos uma foto juntos, vejam que beleza:

SAGAKONTROS

Um pouco desse reconhecimento das pessoas comigo já tinha acontecido anteriormente, em vários Sagakontos que tínhamos feito no Brasil.

 

No último Sagakontro que fizemos no Parque Mário Covas, na Av. Paulista, tivemos mais de 300 participantes, e foi ali que pela primeira vez tivemos a presença de pessoas de outros estados (RJ e MG).

Aqui você pode saber mais como foi aquele dia especial, lá em 2015

Centenas de pessoas que saíram das suas casas apenas para me ver, me conhecer, ouvir o que eu tinha pra dizer, tirar dúvidas ou simplesmente para me dar um abraço!

WORKSHOP DA CIDADANIA ITALIANA

Caramba, confesso que foi no início de 2017, quando fizemos o 2º Workshop da Cidadania Italiana em SP, que pude ter uma ideia da grandeza e da repercussão que o meu trabalho alcançou.

Foram centenas de pessoas que compareceram, e o mais louco disso é que dezenas de pessoas vieram de vários estados do Brasil, para passar um dia inteiro ouvindo eu falar sobre o processo de cidadania, ensinando-os como ultrapassar barreiras, superar obstáculos e deixar tudo pronto para a realização do processo na Itália.

Até escrevi um artigo compartilhando os detalhes, que você pode ler clicando aqui.

Aqui eu consigo perceber uma diferença fundamental entre um Sagakonto e o Workshop da Cidadania:

Enquanto os Sagakontros eram feitos em lugares públicos, gratuitamente, 98% das pessoas que compareciam eram da própria cidade de SP, enquanto os outros 2% eram de pessoas que vinham do interior ou litoral.

Como era algo pouco planejado, entendo que a maioria das pessoas não sairiam da sua casa ou estado apenas para passar algumas horas pra me ver.

Já no Workshop da Cidadania, cujas edições já foram 2 (neste mês de dezembro de 2017 acontecerá a terceira edição), por ser estruturado, em uma sala fechada, cadeiras, material didático, telão, sonorização, etc. percebi que conseguimos atingir um público completamente diferente!

Ali vão pessoas que não se importam em pegar um avião (ou ônibus), ficar em um hotel e ainda pagar pela entrada: elas sabem que o que vão receber de conteúdo durante um dia inteiro, custa infinitamente menos do que gastar dinheiro contratando um consultor na Itália.

E não estou escrevendo este artigo para “vender mais ingressos para o Workshop”, até porque decidimos que esta terceira edição (cujos ingressos já estão praticamente esgotados!) será a última, pois é muito desgastante organizar um evento deste porte daqui da Europa.

Quis escrever este artigo para dizer que tudo isso que acontece, seja o reconhecimento, as fotos, a presença do pessoal que vem de longe, tudo isso acontece pelas coisas que escrevo e mais recentemente pelos vídeos que publico.

O QUE MAIS ME ENCHE DE ORGULHO

O que mais me traz alegria e claro, me enche de orgulho, é saber que tudo isso é fruto de um trabalho focado no compartilhamento de informações.

Desde 2006, quando eu resolvi escrever o primeiro artigo deste blog, o objetivo era buscar informações corretas, e então compartilhá-las de forma a atingir o maior número possível de pessoas.

E hoje, 11 anos depois, verificando os dados totais de visitas neste espaço, que nasceu quietinho, com poucas pretensões, vejo isso:

 Três milhões, setecentos e trinta e nove mil, novecentos e setenta e duas visitas…

O mesmo acontece no canal do Youtube, que nasceu há 5 anos, e hoje contamos com:

 Um milhão, oitocentos e quatorze mil, novecentos e vinte e seis visualizações…

… além dos onze milhões, quinhentos e noventa e oito mil e sessenta minutos assistidos pelo público total!

São números surpreendentes, e que me orgulham mais ainda por ser tratar de um conteúdo informativo!

Claro que sempre procurei tratar dos temas de forma leve e engraçada (quem não gosta das sessões Dicas de Pobre e Micos e Enrascadas), porém sempre procurando dar informações corretas e completas.

Sem pitacos ou achismos.

E é exatamente por isso que eu fico extremamente grato e com o peito explodindo de orgulho: um blog informativo, um canal do Youtube também informativo, com números tão expressivos!

Mais uma vez agradeço a cada visita, cada visualização, cada comentário, cada mensagem e a cada um de vocês que tornou tudo isso possível.

Obrigado, obrigado, muito obrigado!

42 Comentários


  1. Olá Fábio, blz.
    Primeiramente quero te parabenizar pelo site e pela enorme dedicação e empenho que você tem em ajudar as pessoas através das informações disponibilizadas nos seus canais.
    Li muita coisa a respeito da cidadania e realmente é algo que faz as pessoas sonharem com dias melhores.
    Pretendo fazer a minha na Itália a partir de julho/18 e gostaria muito saber se você estará novamente realizando assessorias na Itália para tal.
    Grato pela atenção!!!
    Abraços.

    Responder

  2. Bom dia, Fábio! Gostaria de fazer o mesmo pedido que o colega abaixo (George), para que tu comente a respeito dessa nova proposta que está sendo votada do Senador a fim de restringir gerações. Sou bisneta de italiano e estou agendada para ir em 2018 fazer o reconhecimento, mas agora muito apreensiva!

    Responder

  3. Fábio, por favor comente sobre a proposta do Senador Claudio Micheloni de restringir o reconhecimento da cidadania italiana jus sanguinis a apenas filhos e netos (duas gerações) e aumentar a taxa de 300 para 400 euros.

    Responder

  4. Olá Fábio
    Poderia me tirar um dúvida simples por gentileza? Acompanho seus dicas porém me surgiu uma dúvida, se eu iniciar meu processo de cidadania com um Advogado no Brasil há chances do prazo de conclusão da cidadania por completo (até eu ter meu passaporte Italiano em mãos) ser entre 1 a 2 anos ? Os prazos para quem quer fazer tudo no Brasil são enormes sendo mais de 10 anos normalmente porém fiquei sabendo sobre essa outra forma de fazer a Cidadania via Advogado apenas e fiquei surpreso pelo curto prazo.

    Agradeço desde já suas dicas e seu retorno!!

    Responder

  5. Olá Fabio!
    você poderia escrever algo sobre o assunto mais comentado estes últimos dias sobre a proposta da lei orçamentária onde tem uma resolução para deixar o direito a cidadania apenas para filho/neto? Qual a sua opinião sobre isto já que você esta sempre por dentro do assunto e vive na Itália, quais são os comentários por aí e você acha que isso será aprovado?
    Obrigada por seus posts sempre!!!

    Responder

  6. Prezado Fabio, bom dia

    Alguns dias atrás li em um grupo no facebook,que é necessário apostilar as certidões para depois fazer a tradução. Isso seria necessário para que o tradutor traduzisse inclusive as informações adicionadas pelo cartorio no apostilamento, isso é fato?

    Responder

  7. Parabéns, Fábio! Achei seu canal recentemente, mas já estou inscrita e correndo atrás! A questão é a seguinte: há uns 15 anos meu pai entrou com o pedido pra ele, pra mim e meu irmão. Nunca nos foi comunicado nada, mas em 2016 recebemos a carta para participarmos do plebiscito italiano. Não temos nenhum documento em mãos, mas essa carta seria uma comprovação da nossa inscrição no eleitorado, certo? Qual seria o próximo passo para corrermos atrás disso? Qualquer resposta já seria de grande ajuda! Agradeço desde já! Muito sucesso aí na sua jornada

    Responder

  8. Fabio Parabéns pelo seu trabalho, sem duvida é de grande valia para todos. Isso nos mostra que quando se faz uma coisa com muito carinho como você o faz, só podemos receber carinho. Muito Obrigado por tudo Um Grande Abraço

    Responder

  9. Fábio vi uma duvida que muitas pessoas estão tendo mais ainda não encontrei resposta quem sabe você possa ajudar, por exemplo o antenato italiano casou 2 vezes aqui no brasil no caso uma das mulheres que é a mãe de meu bisavó e outra mulher posteriormente que é a que consta na certidão de óbito dele eu preciso das duas certidões de casamento dele ou somente da mulher que é mãe de meu bisavó ? Parabéns muito sucesso você tem ajudado muitas pessoas continue com esse trabalho top !!

    Responder

  10. Cara, quanto conheci o seu blog, canal no youtube, etc, etc, já havia praticamente concluído meu processo, porém, mesmo assim, assisti a muitos de seus vídeos para entender melhor todo o processo pelo qual passei. Realmente o modo como você detalha e mastiga as informações é muito eficiente e eficaz. Hoje estou inscrito no CBD2 e me preparando para a aventura de morar aí na bota, na terra de nossa família, na nossa terra! Abração! Luciano

    Responder

  11. Que felicidade, sucesso sempre Mestre, vc merece!! Obrigada por realizar meu sonho de ter a cidadania reconhecida, algo que vale mais que diamante pra mim S2. Sou e serei pra sempre grata!!

    Responder

  12. Fábio, parabéns! Tive o prazer de te conhecer pessoalmente no workshop realizado em Maio/2017, foi muito bom e eu recebi informações importantes sobre o processo da cidadania italiana. Obrigado por vc existir em nossas sagas e a minha ainda continua. Sucesso pra vc e sua família linda.abs

    Responder

  13. Top Fabio, Parabens pelo conteudo e pelo seu trabalho. Sou extremamente grato por cada informação. Sucesso sempre..

    Responder

  14. bacana ver sua gratidão tb, não apenas neste post, a gente percebe que isso te faz bem, quero dizer, nos informar, passar as dicas e os “perrengues” que podem surgir, enfim, tudo isso faz bem pra nós evidente mas tb faz bem (não apenas financeiramente rsrsrs) pra vc!! Grazie mille.

    Responder

  15. Fábio, sem palavras para expressar o quanto você foi e está sendo importante na vida de muuuuuuitas pessoas.

    Responder

  16. Obrigado vc por cada ensinamento, seja da: cidadania, workshop, curso de busca de documentos, responder as nossas dúvidas, paciência em repetir inúmeras vezes o que tiver que falar… etc… Parabéns e obrigado novamente por ser quem você é. Você é muito importante!! Deus o abençoe sempre!!

    Responder

  17. Fabio com sua ajuda, ja somos o segundo grupo de nossa famiia a serrmos beneficiados atraves do conhecimento e informacao q vc disponibilliza online. Vc e de um profissionalismo e competencia q realmente tem q ser reconhecido. Aqui no Rio, e nos EUA, ja passei seu nome e informacao sobre seus produtos p muitos amigos e conhecidos, pq sei q a informacao vinda de vc e confiavel e exata.

    Responder

  18. Da hora cara, muito da hora! (na verdade, caiu até 1 cisco em meu olho ao ler o artigo)
    O reconhecimento é fruto de seu trabalho e dedicação ajudando milhares de pessoas.
    Lógico que vai ter muito “mala” criticando, apontando defeitos, etc, etc, mas eles que se mordam de inveja.
    Parabéns e nós que temos muuito a agradecer.
    Gdre abraço 😉

    Responder

  19. Este reconhecimento é mérito teu! Faz um excelente trabalho, sempre disposto a ajudar. Que Deus o abençoe e a toda a tua família. Abraços!!

    Responder

  20. É uma honra para nós ter vc aqui!
    Encontrar nesse workshop de dezembro será uma experiência única em nossas vidas.
    Reuno minha família na sala coloco seus vídeos na tela da TV e passamos pelo menos 3 horas semanais assistindo o passo a passo.Minha filha de 12 anos fala….
    Hoje vamos de Fábio Barbeiro???
    Fábio se vc soubesse o qto você nos ajudou até agora …não tem idéia….
    Nosso muito obrigado por tudo que vc fez e faz por todos nós.

    Responder

  21. Esse reconhecimento é merecido, Fabio. Já fui seu aluno no curso de buscadores de documentos e, agora em dezembro, eu e minha esposa estaremos juntos com você, em São Paulo, no terceiro workshop da cidadania italiana.
    Grande abraço!
    Celso

    Responder

  22. Maravilhosoooooooooooooo, é nóis na foto o/ !!!!
    Obrigada Fábio!!!

    Responder

  23. Vc merece todo esse reconhecimento. O trabalho q vc faz é muito valioso pra quem está do lado de cá. Nos vemos em dezembro!

    Responder

  24. Bom dia ! Sucesso e gratidão merecidos. Um grande abraço!

    Responder

  25. Bom dia,
    Tenho plena certeza de seu orgulho pelo trabalho feito.Porem como JESUS veio a terra e,não conseguiu agradar a todos.
    Tenho tentado falar com você a pelo menos dois meses,e não obtive sucesso ainda,mais vou continuar a tentar.
    glarkson@gmail.com
    Torço pelo seu crescente sucesso,pois ele sera o meu também.
    Abraços fraterno

    Responder

  26. Parabéns pelos vídeos e Blog que vem ajudando muitas pessoas ao tão sonhado reconhecimento da cidadania italiana.
    Grazie
    Sucesso!!! 👏👏👏👏👏

    Responder

  27. Parabéns Fábio, isso é apenas o merecimento pelo GRANDE trabalho que faz.
    Tu merece muito +++++++++++++++++++++++++++
    Sim, tu escreve muito bem ehehe
    amo ler o minha saga, parabéns

    Boas férias!

    Responder

  28. Prepare-se para as selfies, Fabio. É o preço da fama! rsrs
    Seu blog é mto útil tanto para quem quer solicitar a cidadania italiana qto para quem já a possui. Afinal ñ conheço nenhum blog ou site q, além de partilhar informações pertinentes ao processo, tb passe situações enfrentadas por quem realmente “vive a Italia” ou seja: descobertas, socialização, perrengues, micos, e por aí vai. Qto aos seus videos, são riquíssimos em conteúdo mas tb contêm trechos hilários. Enfim, vc já é uma figura pública, meu caro! Abraços

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.