Dia dos Namorados na Itália – San Valentino

Hoje é dia dos namorados na Itália.

Ou melhor: hoje é dia de San Valentino!

A história de San Valentino é belíssima (pelo menos a mais conhecida) – o imperador Cláudio II durante seu governo proibiu a realização de matrimônio com o objetivo de formar um grande e poderoso exército.

Ele pensava que se os homens fossem solteiros, se alistariam com mais facilidade às tropas.

O que ele não contava è que naquele mesmo momento, um bispo romano chamado Valentino – continuou a celebrar os matrimônios em segredo por causa da tal proibição.

Porém quando o imperador descobriu, Valentino foi preso e condenado à morte.

Enquanto aguardava a execução da sentença, muitos jovens jogavam flores e bilhetes, dizendo que acreditavam no amor e que não deixariam que nada os impedisse de amar.

De qualquer forma, Valentino foi decapitado no dia 14 de fevereiro do ano 270, e por isso esta data é comemorada aqui na Itália como o Dia dos Namorados.

DIA DOS NAMORADOS

A data não passa despercebida – algumas semanas antes da data, os supermercados e lojas de presentes iniciam a venda dos mais diversos tipos de regali (presentes) para os apaixonados.

De caixas de bombons a jantares românticos – os italianos procuram a cada ano um presente diferente para seu amor.

Apaixonados por Arte

Uma das idéias para os apaixonados por arte é aproveitar a campanha do Ministero per i Beni e le Attivita Culturale – que nos dias 12 e 13 de fevereiro oferece em todos os museus, monumentos e sítios arqueológicos estatais a entrada do casal pagando apenas um ingresso!!!

Cena di San Valentino

O mais tradicional dos presentes italianos é levar o seu amor para um jantar romântico à luz de velas ou cena a lume di candela…

Claro que existem os mais variados preços, porém geralmente é o mesmo: inicia-se com o antipasto, primo piatto (entrada), secondo piatto (principal), dolce, café e bebida.

Veja abaixo alguns exemplos:

Idéias de presente

A joalheria Swarovski sempre lança jóias específicas para o San Valentino:

 

Chocolates da Lindt em formato coração:

E não existe o dia de San Valentino sem flores:

SAN VALENTINO NÃO É SOMENTE PARA NAMORADOS

Ao contrário do que ocorre no Brasil, o dia de San Valentino não é comemorado apenas com os namorados ou namoradas.

É um dia que festejamos com as pessoas que amamos – como familiares e amigos também.

É comum trocar mensagens com amigos do tipo “auguri di san valentino, ti voglio bene” ou “amico mio, buon san valentino” juntamente com alguma lembrancinha, como por exemplo um bombom ou chocolatinho 😉

E falando em amigos e pessoas queridas, quero também deixar a todos vocês:

Buon San Valentino!