Entrei no trem e não validei o bilhete

Entrei no trem e não validei o bilhete!

Conversando com um amiga há algum tempo, ela me disse que passou maus bocados ao pegar um trem e lascou a frase acima!

Por isso resolvi vir aqui para esclarecer o que deve ser feito nestes casos e com isso evitar a saladíssima multa de 50 euros.

Isso mesmo, cinquenta euros!

TRANSPORTE NA ITALIA – QUE TREM É ESSE

Entrei no trem e não validei o bilhete

Se você não está entendendo patavinas do que estou falando, clique aqui e leia primeiro o artigo sobre o funcionamento dos trens aqui na Italia.

Neste artigo você vai aprender absolutamente tudo sobre o tema, incluindo a compra das passagens e o sistema de trens aqui na Itália.

Naquele artigo eu explico sobre a CONVALIDAÇÃO do bilhete, que em italiano se diz “timbratura” ou ainda “convalidazione“.

O BILHETE DO TREM

Ao comprar um bilhete simples de trem aqui na Itália ele não vem com a data e hora específica e portanto pode ser utilizado dentro de um certo período de tempo.

Por exemplo alguns bilhetes podem ser utilizados dentro de 90 dias a partir da data da compra, outros tem um período maior de uso.

Veja que na imagem acima, o bilhete é válido de 31/07/2016 a 30/09/2016.

Por isso, muitos trabalhadores e estudantes compram vários bilhetes de uma só vez e vão utilizando aos poucos, conforme a necessidade.

Neste caso, para evitar que um bilhete seja utilizado mais de uma vez, a companhia de trem exige que ao utilizar cada um destes bilhetes seja efetuada esta convalidação – onde a máquina imprimirá a data e hora.

Máquina de Validação

A partir disso, aquele bilhete passa a ter a validade reduzida para apenas algumas horas, o que trocando em miúdos significa que a pessoa deve utilizá-lo no próximo trem que estiver disponível.

NA CORRERIA, COM MEDO DE PERDER O TREM SEQUER LEMBREI DISSO…

Não se desespere se você entrou no trem e se deu conta que não timbrou o bilhete!

Pegue uma caneta e anote manualmente na parte de cima do bilhete o seguinte:

  • DATA: xx/xx/xxxx
  • ORA: xx:xx
  • STAZIONE PARTENZA: nome da estação que você embarcou, por exemplo Pisa Centrale

Pronto: quando o funcionário passar para controlar os bilhetes, verá que você não subiu no trem pensando em não pagá-lo, já que você mesmo invalidou seu bilhete e com isso ele não poderá ser utilizado em outros percursos.