25 de abril – Festa della Liberazione Italiana

Ciao amigos

Hoje é feriado aqui na Italia – Giorno della Liberazione – que marcou o fim da ocupaçao das tropas nazi-facistas no territòrio italiano.

No dia 25 de abril de 1945 os italianos conseguiram tomar de volta as ultimas cidades que ainda estavam nas maos dos alemaes. Esta data é uma das mais importantes do calendàrio italiano, pois atè hoje as històrias e massacres cometidos pelas tropas nazistas e fascistas estao muito presentes na memòria popular.
As forças de resistencia eram chamadas de “Partigiani“, Aqui na Italia, o termo foi desiginado para distinguir aqueles que eram contra a ocupaçao alema e tambem contra o regime ditatorial de Benito Mussolini, pai do fascismo.

A Resistenza foi um fenomeno historico, que originou a criaçao da Republica Italiana la na frente, em 2 de junho de 1946 onde através do referendo aboliu a monarquia e constitui-se assim a Repùblica como forma de governo.

O que muitas pessoas nao sabem è que ao fim da guerra, jà com a Alemanha rendida – è que começou a verdadeira covardia das tropas nazi-facistas: os soldados – jà sabendo que tinham perdido a guerra – enquanto saiam do territòrio, procuraram fazer o maior numero possivel de vitimas, matando naquela ocasiao milhares de vitimas inocentes…

Segundo a historia participaram dos movimentos cerca de 300 mil pessoas. Alguns estudiosos, porem, afirmam que este nùmero é bem menor. Os mortos neste periodo chegaram a 44700 mil homens, outros 21000 mutilados e invalidos e outros 40000 civis deportados. Este periodo é um dos mais tristes da historia italiana e até hoje existe uma rancor muito grande dos italianos pelos alemaes. Nao é dificil ouvir um italiano falar mal de um “tedesco”. Frases como: – Tinha que ser tedesco aqui é tao rotineira que ja me acostumei. Quantas vezes nos pubs ou bares, ao ver pessoas bebadas ou fazendo zona acabei soltando um: – Sò pode ser tedesco

Até mesmo os parrocchos soltam de vez em quando um: – Este papa é bom, pena que é tedesco

Muitos me pergunta: Ahhhhh Fabio mas a Italia era aliada dos alemaes…

Na na ni na nao!!! Nao eram os italianos, e sim os fascistas – através de Benito Mussolini que decidiu aliar-se aos alemaes.

Por isso hoje é um dia especial: o dia em que lembramos com orgulho quando botamos os covardes nazistas pra correr do nosso pais…

Viva a Italia!
Viva a Repubblica!
Viva o Saga… ops me empolguei…

In bocca al lupo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *