3 anos de Italia – Quanta história para contar

Ciao queridos amigos

Semana passada, eu fui com a Luciana até a sede da Motorizzazione Italiana (correspondente ao Detran), pois chegou o dia da sua prova prática para tirar a carteira de motorista italiana.

Enquanto esperava ela terminar a prova, fui caminhando pelas ruas, quando encontrei uma praça, me sentei num dos bancos e comecei a pensar na minha vida.

Foi quando me dei conta que já tinha estado nesta mesma praça 3 anos antes, durante a minha primeira (e rapidissima) passagem aqui na Italia, no início de 2007.

Alguns meses depois daquele fatídico dia, no dia 12 de junho eu deixava o Brasil definitivamente para vir buscar o tão sonhado reconhecimento da minha cidadania, e com isso proporcionar uma vida melhor pra mim, e para minhas filhas.

O que eu não tinha ideia era quanto melhor seria minha vida, depois de apenas três anos. Nem tinha ideia de como seria fácil minha adaptação por aqui.

Sentado nesta praça, vieram dezenas, centenas de lembranças desde que cheguei aqui. No desespero de colocar tudo no papel para poder compartilhar com vocês, saí em disparada a uma papelaria próxima e comprei um bloco de papel e uma caneta.

Quanta diferença de três anos atrás. Há quanto tempo eu não me sentava num banco de praça a observar as pessoas passando, as crianças brincando, os velhinhos caminhando, enfim o modo italiano de viver. Deitei-me por alguns instantes no banco da praça exatamente como fazia quando cheguei e imediatamente pude perceber como tutto è cambiato.

Hoje não tenho mais a minha velha mochila de guerra, que por tantas noites me serviu como travesseiro. Também não tenho mais a blusa e o touca modelo Chico César que chegaram aqui comigo.

Há alguns anos, eu doei todas as roupas antigas para a Càritas, órgão da igreja responsável pela distribuição de roupas e alimentos às pessoas carentes. Fiz isso em retribuição a própria Càritas que tanto me ajudou quando cheguei.

Olho no relógio: 15:18. Neste momento vem correndo em minha direção uma garotinha, parando e olhando para a fonte que ficava em frente do banco onde eu estou sentado. De repente, ela grita: – Mamãe, mamãe, venha ver quantas tartarugas! 

Tanto a mãe quanto eu fizemos a mesma cara de embasbacados, pois como era possível haver tartarugas nessa fonte mixuruca, que mais parece um esguicho d’água?

Chegamos perto e lá estavam elas! Haviam pelo menos umas cinco tartarugas nadando tranquilamente, alheias a tudo que acontecia do lado de fora do seu habitat.

Voltando aos meus pensamentos, nestes três anos, o que realmente mudou na minha vida?

A LINGUA ITALIANA

A primeira grande mudança com certeza foi o conhecimento da lingua italiana! Hoje, embora ainda falte muito para falar tudo corretamente, como um cidadão alfabetizado na língua, falo com sotaque toscano e não tenho absolutamente nenhuma dificuldade em entender ou compreender o que quer que seja.

Me lembro que meu sonho quando cheguei era conseguir construir frases com algumas palavras que para mim pareciam palavrões, como por exemplo accidenti, comunque, dunque, addirittura, altrettanto.

Também sonhava em aprender o significado de expressões coloquiais usualmente faladas no dia-a-dia, que dificilmente aprende-se na escola.

Frases como in bocca al lupo, che me ne frega, ce l’abbiamo fatta, me ne sono accorto, che te devo di?, non me ne importa una sega e tantas outras que hoje saem naturalmente, algo que somente vivendo no país onde estas expressões são faladas, é possível aprendê-las naturalmente.

A VISÃO DE MUNDO

Outra coisa que mudou radicalmente foi minha visão de mundo. A ideia de civismo, o respeito ao espaço dos outros, o planejamento do público ao privado, as relações sociais, tudo isso ainda me deixa fascinado aqui na Italia.

Concordo com aqueles que criticam e dizem que a Italia não é um país perfeito, que existe ainda muito a melhorar. Mas qual país é?

A CIDADANIA ITALIANA

Quantos bancos, quantas praças, quantos trens e quantas estações foram testemunhas de histórias  divertidas, e outras nem tanto, na minha busca cidadania italiana.

Destes três anos aqui, vivi praticamente um deles buscando o meu reconhecimento, e os outros dois como cidadão italiano reconhecido.

Em dezembro de 2007 escrevi um post chamado Consegui minha cidadania, e agora?, que modéstia à parte, considero um dos mais importantes textos que escrevi. Importante porque lá eu descrevo que não basta ter a cidadania italiana se você não viver como um cidadão italiano, integrando-se a sociedade em que vive.

Sem esta integração, sem absorver a cultura, sem entender o funcionamento das coisas, você só tem um pedaço de papel moeda em mãos, que por acaso diz que você é cidadão italiano.

Mas não, a cidadania de um país é muito mais do que um pedaço de papel qualquer…

UM DOS POUCOS CONSELHOS SÁBIOS QUE RECEBI DO MEU PAI

Infelizmente meu pai abandonou a nossa família quando eu tinha cerca de 7 anos de idade. Por isso, cresci sem a referência paterna, o que hoje vejo que não foi tão importante assim, já que a minha mãe foi muito mais do que pai e mãe para mim e para os meus irmãos.

Porém, poucos meses antes da minha viagem para cá, resolvi ligar para o meu pai que já vivia nos Estados Unidos há pelo menos dez anos com a sua família, e pedir a ele conselhos e dicas, pois achei importante ouvir alguém que vive no exterior há mais de dez anos.

A resposta foi rápida: – Misture-se no meio dos italianos e fique longe dos brasileiros.

Me recordo que fiquei pasmo com a sua resposta, pois na minha cabeça, em caso de problemas ou dificuldades no exterior, seriam exatamente os meus compatriotas as pessoas com as quais eu poderia contar.

Ele completou dizendo que não podemos generalizar, porém a sua experiência no exterior lhe ensinou que o povo brasileiro é talvez o povo mais desunido no exterior, que ao invés de ajudar os compatriotas, normalmente fazem o contrário – coisa que infelizmente pude constatar mais tarde, na minha própria pele.

Porém, além deste conselho, também me disse algo que eu considero valiosíssimo e que trago comigo até hoje.

Ele me disse que pouquíssimas pessoas tinham o privilégio de conseguir aquilo que eu estava indo fazer na Italia, que era tornar-se cidadão de outro país.

Fabio, isso significa que você não vai ser um brasileiro que emigrou para a Italia, mas sim um italiano que nasceu no exterior e que retornou à sua terra natal.

Me disse também

jamais viva como um estrangeiro e jamais reclame do país que está te dando a possibilidade de ter uma vida melhor. Lembre-se, ninguém lhe obrigou a sair do seu país, portanto seja grato aquele que está te acolhendo, nunca viva em guetos, amontoado com outros brasileiros, falando português e batucando samba. Caso contrário você será mais um dos idiotas que saem do Brasil para buscar uma oportunidade melhor, e ao invés de desfrutar desta oportunidade, preferem falar mal, ou pior, vivem no exterior reclamando que a vida é uma porcaria e que o Brasil sim é que um ótimo país, coisa que se fosse minimamente verdade, estas pessoas não teriam saído de lá, ou então já teriam retornado há muito tempo.

CORAGEM E SUPERAÇÃO

Desde o dia em que ouvi estas palavras, meu pensamento era vir e vencer. Não como brasileiro mas sim como italiano que estava retornando às origens!

Em todos os momentos onde surgiram problemas ao longo desta jornada, eu procurei pensar no meu antenato italiano. Nenhuma das minhas dificuldades ou problemas era páreo ou sequer se aproximava das dificuldades que ele teve que enfrentar.

Eu cheguei aqui de avião, após 11 horas, ele levou semanas dentro dos porões de um navio. Eu sabia o que esperar, ele não. Portanto não, eu não tinha o direito de reclamar ou de abaixar a minha cabeça diante das dificuldades. Eu devia isso ao meu antenato.

Felizmente a coragem e a vontade de vencer me fizeram chegar onde cheguei. Sou cidadão italiano reconhecimento e respeitado na comunidade onde vivo.

A VIDA COMO CIDADÃO ITALIANO, NA ITALIA

Um dos momentos mais felizes aqui aconteceu no dia do primeiro (e horroroso) jogo da seleçao italiana na Copa do Mundo de 2010, na Africa do Sul.

Fizemos um grande almoço, onde estavam presentes na minha casa muitos amigos italianos, entre eles nao poderia deixar de citar:

Lorena – minha mamma aqui na Italia!

 

Ale, mio irmão italiano

 

A família e amigos reunidos em casa

 

Ops, não entendi muito bem essa comemoração do Cleber Arduini na hora do gol da Italia…

 

A NAMORADA E SÓCIA

Até no plano sentimental não poderia imaginar as voltas que a vida daria! Como disse essa semana minha amiga Tati Depieri: – Quem é essa doida que está namorando com você?

Pois é, quem diria que depois de tantas coisas, eu e a Luciana estaríamos aqui juntos, casados e sócios!

Eu e Lu numa das andanças por ai…

SALDO POSITIVO!

Fazendo as contas desde o dia 13 de junho de 2007, quando desembarquei no aeroporto de Malpensa – em Milano, não tenho dúvidas que o saldo é mais do que positivo!

Relendo o post que escrevi quando completei um ano na Italia vejo que realmente só tenho a agradecer.

Agradecer a Deus por me permitir ter saúde para trabalhar, aos meus pais pelos valores que me ensinaram, às minhas filhas que me motivam a sempre querer o melhor, a minha companheira que me suporta e me dá forças para lutar.

E agradecer especialmente à todos os amigos, leitores, colaboradores e associados que seguem, escrevem, palpitam e fazem deste blog ser o que ele é: uma troca contínua de vibrações e energia positiva.

Parto agora rumo ao quarto, quinto, décimo, aniversário aqui na Italia, com a força e o carinho de todos vocês.

Obrigado, obrigado, muito obrigado!!!

20 Comentários


  1. Oi Fabio,

    Estou comentando um pouco atrasada… queria te dar os parabens por tudo que voce conquistou nesses ultimos anos.

    Gosto muito do seu blog, ele sempre me deixa de bom humor.:) Obrigada por compartilhar suas experiencias.

    ciao ciao

    Barbara

    Responder

  2. Anonimo

    Depende do comune, onde eu trabalho aceita-se normalmente certidoes legalizadas hà mais de seis meses, mas sei de comunes que nao aceitam, recomendo que voce verifique junto ao comune onde pretende dar entrada na sua cidadania se isso é um problema. Abraços!!!

    Responder

  3. Fabio, parabens pelo seu blog,
    Sabe dizer se quem ja tinha legalizado a 2 anos as certidoes,sem ser inteiro teor precisa tirar novas certidoes em inteiro teor e legalizar?

    Responder

  4. Querida Ana Julia

    Muito obrigado pelas palavras, Bjs do gordo 🙂

    Rafael

    Hà alguns anos, quando ainda vivia no Brasil, correndo prà là e pra cà, estressado como a imensa maioria dos paulistanos desenvolvi sindrome do panico, e confesso que foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida, pois depois que eu terminei o tratamento e me recuperei, percebi o quanto é importante as pequenas coisas da vida. Entao respondendo sua pergunta: “vc é todo tempo assim, pra cima, animado?”

    Sim, eu tenho motivos de sobra pra sempre agradecer a Deus e ao universo por tudo que acontece de bom! Hoje eu vivo num pais maravilhoso, com amigos maravilhosos, uma namorada linda, tenho duas filhas maravilhosas, um trabalho que me dà prazer e satisfaçao, um blog onde posso ajudar ainda mais as pessoas – e que também traz alegria e satisfaçao – enfim, nao tenho nem o direito de reclamar de nada, sò alegria 🙂

    Marcos

    Grazie mille, continue sempre conosco e sempre que puder venha sim ao nosso belpaese!!!

    Outro grande abraço!!!

    Responder

  5. Caro Fábio,
    parabéns pelos três anos de Itália! Como já disse em outras ocasiões, tenho grande atração pela Itália e me interesso por tudo que vem desse país. Não penso em me mudar para a Itália, mas quero retornar a ela muitas vezes ainda.
    Parabéns também pela postagem. dá pra sentir seu sentimento no que você diz.
    Um grande abraço.

    Responder

  6. Já temos nos comunicado por e-mail e aproveito agora para deixar meu primeiro post e dizer que acabei de ler toda a sua saga e todos os demais posts e simplesmente é fantástico, valeu pelas dicas, pelas curiosidades, pelas dicas de pobres e principalmente pelas injeções de animo!
    E te pergunto vc é todo tempo assim, pra cima, animado? Porque, cara, simplesmente contagia, me dá vontade de continuar lutando, buscando e pesquisando, para conseguir realizar meu sonho de conseguir a cidadania e ter a experiencia de conhecer novas culturas e costumes.

    Fabio, tá de parabéns e espero embre ser mais um CAB e compartilhar momentos singulares com vocês da SAGA ai na Italia.

    Ciao

    Responder

  7. Você sabe o quanto todos nos emocionamos com você e o quanto você traz de inspiração para cada um que te acompanha há anos, como eu.
    Quanta responsabilidade ser a inspiração de tanta gente!!
    Parabéns!

    Responder

  8. Querida Ines

    Muito obrigado pelas palavras e pelo carinho 🙂

    Gabao

    Com certeza voce vai conseguir e vai rir muito das dificuldades encontradas pelo caminho. Sao essas dificuldades que nos impulsionam para seguir em frente… e vencer!!!

    Grande Fabricio
    Rapaz, voce é praticamente de casa jà né rsrsrs Muito obrigado e um forte abraço do seu fratello que com certeza te encontrarà em breve!!!

    Queridissimo Jeronimo

    O que falar de voce e da Alissia??? Voces foram pessoas que me ensinaram muito, jamais vou esquece-los pelos momentos vividos e pelas alegrias compartilhadas!!!

    Andre

    Nunca perca as esperanças, no final tudo darà certo! O que hoje parece dificil, amanha serà a apenas a recordaçao de um momento que passou!!! Deus continue abençoando todos nòs!!!

    Alessandra

    Grazie mille!!! Muita sorte, saude e felicidade pra vc em dobro!!!

    D.

    O que me motivou a vir à Italia foi o desconsolo com o Brasil, a falta de segurança, o medo constante e principalmente queria dar um futuro melhor para as minhas filhas!!! Saudades do Brasil sinceramente eu nao tenho: tenho saudades dos amigos e familiares que deixei por là! Bjsss

    José Roberto

    Muito obrigado pelas palavras!!! Sobre a escola nao conheço ninguém que tenha feito, sò posso dizer que a regiao nao é uma das minhas preferidas: muitos brasileiros e muita confusao (em Marche), porém sou suspeito, uma vez que tenho raizes no Veneto e sou apaixonado pela Toscana 🙂

    Cleber

    Clebinho, voce entrou no rol das pessoas queridissimas, neste pouco tempo conseguiu nos transmitir alguns valores que somente uma pessoa ‘do bem’ poderia transmiti-los!!! E quanto à foto, preciso tomar cuidado com a pròxima comemoraçao kkkkk

    Bete querida

    Muuuuuuuuuuuuito obrigado pelas palavras, realmente quando nos permitimos sentir e viver o Universo conspira a nosso favor!!! Bjs

    Deco

    E’ isso mesmo: coisas BOAS sempre atraem coisas e pessoas BOAS, cada dia que passa eu vejo mais isso! Nao importa quantas pessoas tentem nos destruir ou nos prejudicar, quando temos fé e perseverança, e acreditamos no BEM, somos invenciveis!!!!!!

    Um forte abraço!!!

    Responder

  9. Fábio, Parabéns cara!!!
    É como vc sempre diz: boas vibrações atraem boas vibrações…
    Hoje é isso que você está colhendo.
    Desejo um caminho iluminado para o 4º, o 5º, o 10º….. enfim… qtos anos vierem!!!
    Abraços…

    Responder

  10. Oi Fabio,

    Como leitora do saga não poderia deixar de parabeniza-lo pelos 3 anos de ótimas conquistas.
    Você se permitiu sentir e perceber
    o resultado não poderia ser outro.
    PARABÉNS!!!

    Bete

    Responder

  11. Ciao, O seu caminho Árduo e Glorificado esta gerando bons frutos, pois o reconhecimento da sua cidadania tornou-se hoje um facilitador para os outros Brasileiros que almejam também a cidadania.
    Quantas pessoas vc ajuda aqui com informações valiosas e claro bem extrovertidas, qauntos clientes já conseguiram, quantos e-mail com duvidas e pepinos……

    O seu sucesso esta colaborando para alcançarmos o nosso sonho!

    Obs: Luciana era pra vc ter deletado essa foto……..rsrsrs (molto VINO ROSSO, mi spiace)

    Responder

  12. Parabéns Fabio.

    Gosto muito de ler seu Blog, mesmo depois de ter finalizado minha cidadania italiana, que foi quase ao mesmo tempo da sua em 2007, ainda por curiosidade sempre estou lendo seu blog e admirando seus comentarios, suas fotos e tudo que está ligado ao tema cidadania italiana.
    Muito bom, você é sempre uma inspiração para mim e para outros que almejam trilhar novos ou velhos caminhos.

    Abraços

    Jose Roberto (Júnior)
    [email protected]

    Ps. Você podia expressar suas considerações sobre o site e escola edulingua (Castelraimondo-marche), que é parceira da revista insieme, sabe que me deu até vontade de retornar a Italia só de ver o site deles.
    http://www.edulingua.it/

    Abraços.

    Responder

  13. Oi,

    Seu blog é super informativo e interessante, estou lendo de trás pra frente (em ordem cronológica), então ainda vai um bom tempo para me inteirar sobre esses três anos da sua vida…

    Mas gostaria de te fazer uma pergunta: o que te motivou a ir morar na Itália? Só acordou um dia e resolveu ir?

    Eu pergunto porque tenho vontade de ir, mas morro de medo de sentir falta do Brasil, da família… você teve esse sentimentos também?

    Beijos

    Responder

  14. Oi,

    Seu blog é super informativo e interessante, estou lendo de trás pra frente (em ordem cronológica), então ainda vai um bom tempo para me inteirar sobre esses três anos da sua vida…

    Mas gostaria de te fazer uma pergunta: o que te motivou a ir morar na Itália? Só acordou um dia e resolveu ir?

    Eu pergunto porque tenho vontade de ir, mas morro de medo de sentir falta do Brasil, da família… você teve esse sentimentos também?

    Beijos

    Responder

  15. Que lindo texto.. parabèns pela sua incrìvel saga e que muitos outros sucessos e alegrias estejam por vir!! =)) Seu blog è uma ajuda e tanto nao sò por dar informaçoes sobre a cidadania italiana, mas por dar informaçoes sobre a Itàlia também! Te desejo muita sorte e muitas felicidades sempre!!

    Responder

  16. PARABÉNS,FÁBIO.
    ESTES BLOG ME FAZ MOTIVADO A CAMINHAR SEMPRE EM FRENTE,ESTOU NA FILA DE ESPERA DA “TAL LEGALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS” QUE ACONTECERÁ SOMENTE EM 2015, OU SEJA, SÓ DEPOIS DA COPA DO MUNDO DO BRASIL,MAS FAZER O QUE EM SÃO PAULO O CONSULADO É MEIO COMPLICADO,QUERO DIZER QUE ESPERO QUE CONTINUE SUA SAGA POR AÍ E NUNCA DEIXE DE REGISTRAR SUAS AVENTURAS NESTE BLOG, É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS SEU TRABALHO.
    PELO NUMERO DE PESSOAS QUE VISITAM SEU BLOG, VC JÁ PAROU PARA IMAGINAR A INFLUÊNCIA QUE VC TEM MEU AMIGO !!!, POR ISSO, DEUS QUE ABENÇOE FABIO.

    Responder

  17. Parabéns Fábio. Que cada dia você tenha mais alegrias.
    Sempre dou uma olhadinha no blog pra matar a saudade.

    Abraços

    Jerônimo

    Responder

  18. Realmente Fábio, dá um orgulho verdadeiro ter acompanhado sua Saga desde que a mesma começou no orkut em 2005/2006, a criação do blog, o reconhecimento da cidadania, o início do trabalho e tudo tudo mais qua aconteceu nesse tempo todo.

    Também muita coisa me aconteceu nesse tempo, universidade terminando, me casarei em julho com minha russa, e nunca deixei de acompanhar o blog e tentar ajudar e comentar como podia.

    Deixo aqui um muito obrigado por tudo, e um abraço de um fratello italiano orgulhoso pelo seu trabalho e pela sua coragem, que verdadeiramente me inspiraram em certos momentos. Ainda não nos conhecemos pessoalmente, mas sei que algum dia nos conheceremos, quando eu partir pra Minha Saga no Bel’ Paese.

    Fabrício Carraro

    Responder

  19. parabéns pelso 3 anos fabio…
    eu cheguei aqui a apenas uma semana, e estou me batendo com a barreira do idioma ainda mas sei que em breve vou conseguir superar ele e espero como vc, ter uma boa historia dessa minha temporada italiana..

    abraços

    Gabriel

    Responder

  20. Gostei muito de todo o texto, links de recordações, e principalmente de ver como você está feliz com todo esse caminho percorrido. Parabéns! Meu bisavô era italiano, Ágide Azzoni, maestro aqui em Campinas. Tem uma rua com o nome dele.
    Adorei visitar a Itália e quero voltar em julho de 2010. Abraços!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *