5 Anos de Italia | A Consolidação

Queridos amigos

Mais uma vez venho aqui agradecer e compartilhar com voces mais uma etapa da minha vida.

Hoje completam 5 anos que cheguei aqui na Italia e me dei conta de algo interessante: sò escrevi sobre isso nos anos impares: quando completei 1 ano e depois quando completei 3 anos da minha chegada, e nao tenho a menor idéia do porque, juro que nao foi de propòsito rsrsrs

O que eu acho mais interessante nao è o fato de ter chegado atè aqui, mas sim como è que isso aconteceu – e nao pude segurar o sorriso ao reler o que eu escrevi:

Quando completei 1 ano de Italia o titulo foi Um ano de superação que em outras palavras significava que depois de muitas pedras no caminho, muita gente tentando atrapalhar, tudo muito difícil, e mesmo assim eu havia vencido todos os obstáculos e podia bater no peito e dizer: sou italiano!!!”

Ao completar 3 pelo titulo, as coisas apreciam mais amenas: Muuuuita histária pra contar – jà se percebia que a vida estava mais fácil, as dificuldades já tinham sido deixadas para trás e a vida andava normalmente.

Agora, nao foi a toa que o titulo è A consolidação – pois depois de cinco anos a gente se dá conta que nao è mais forasteiro, è parte integrante do lugar.

A lingua deixou de ser um problema hà muito tempo, as amizades se consolidaram, a saudade do Brasil jà praticamente nao existe e o pensamento deixou de ser no passado e agora projeta o futuro.

E o mais incrivel è pensar que este blog nasceu de uma idéia qualquer, sem nenhum tipo de pretençao – exatamente como a minha vinda à Italia: sem nenhum plano especial ou algo do gênero, apenas trabalhar e ‘fazer a vida’ como muitas pessoas que emigram ao exterior, juntamente com o sonho de ser reconhecido cidadao italiano.

Recentemente trocando figurinhas com Deus, percebi que tudo aquilo que eu nao queria fazer, de uma forma ou de outra acabei fazendo!

Primeiro não queria trabalhar com buscas de documentos, pois nao queria enfrentar os padres – jà na minha primeira semana na Itàlia, muitos amigos me procuraram para fazer a busca dos seus documentos e pronto – là estava eu dormindo em tudo quanto era estaçao de trem 🙂

Porém o blog foi um verdadeiro companheiro – hoje passei a manha lendo antigos comentàrios de leitores – pra quem nao sabe eu jamais releio as coisas que eu escrevo, acho horrivel rs – mas hoje abri uma exceçao, lendo antigos comentàrios e tenho que admitir: a maior parte desta minha caminhada deve-se a voces, leitores.

Essa coisa chamada blog acabou meio que virando um canal tao forte, uma ligação tão profunda que eu nao conseguiria mais viver sem ele. Uma das frases mais comuns è “mammamia, tenho que escrever isso no blog”.

Ela surge nos mais variados contextos: conversando com clientes, passando por alguma situaçao engraçada (quem nao se lembra das Dicas de Pobre? rs) ou constrangedora (tipo Mr. Bean rs).

E tudo isso virou um canal de mao dupla: voces me deram força quando eu mais precisei, continuam me fazendo aprender cada vez mais e eu despejo tudo aquilo que eu sei de informação sobre o mundo da cidadania italiana – e tenho certeza que jamais conseguirei compensar tudo aquilo que voces fazem por mim.

Sem contar o orgulho que eu sinto toda vez que algum novo blog contando as peripécias na Itàlia desponta na rede – muitos carinhosamente iniciam com alguma frase do tipo “tudo começou quando eu lia o blog do Saga”, ou “resolvi escrever este blog inspirado na Minha Saga” outros apenas colocam ali no cantinho, na lista de ‘blogs preferidos’ – independente da forma, o gesto de carinho e da lembrança é impagável!

Muito obrigado a todos voces por estarem presentes aqui comigo durante estes 5 ano de Italia, que venham muitos mais.

Obrigado, obrigado, muito obrigado!!!

19 Comentários


  1. olá Fabio. Tudo bem?

    Uma duvida.. meu marido é filho de italiano e ele irá tirar a cidadania.. Mas ele é separado do primeiro casamento. A certidão de casamento dele esta averbada. Será necessário apresentar o processo de separação que esta no forum?
    Grata pela ajuda.

    KATIA

    Responder

    1. Olá Katia tudo bem?

      Ele é separado ou divorciado? No primeiro caso basta a certidão averbada, já no segundo é necessário apresentar o processo de divórcio, conforme instruções no site do consulado italiano.

      Abraços


    2. Fabio boa tarde. Ele é apenas separado. Não fez o processo de Divorcio.

      Grata pelo retorno. Muito Obrigado mesmo.

      Abs


  2. Ola Natalia tudo bem?

    Aqui na Itàlia o reconhecimento da cidadania somente è possivel aqueles que sao residentes, portanto caso seu marido pense em vir para a pràtica, deverà fixar residencia como qualquer outro requerente, caso precisem de consultoria na obtençao do reconhecimento escrevam para [email protected]

    Abraços!!!!

    Responder

  3. Olá Fábio.
    Estou gostando muito do seu blog, é muito bom ter alguém do outro lado do oceâno contando sua vivência. Minha dúvida é a seguinte: eu e meu marido queremos viver fora do Brasil legalmente, pretendemos estudar na Irlanda e futuramente morar na Itália, estivemos aí em maio e simplesmente amamos!! Concluímos que nascemos no país errado rs. Bem… meu marido tem grandes chances de conseguir a cidadania italiana, já que a irmã dele que mora aí conseguiu no começo desse ano, depois de levar toda a documentação daqui e saiu muito rápido, nossa dúvida é em relação a situação dele pra também conseguir aí na Itália e rápido também, será que exigirão residência fixa dele? Algum vínculo com o país tipo estudo, relacionamento etc? (A irmã dele estava noiva na ocasião da obtenção da dela). Ela nos auxiliará de lá, mas gostaríamos da sua orientação também, grazie. Natália.

    Responder

  4. OI Fábio,

    Parabéns pelos 5 anos de Italia. 🙂 Quando penso nessa questão do tempo que moro na Italia, às vezes parece que foi ontem que tudo começou e outras me parece que foi em uma vida passada.. rs!

    Desejo tudo de bom para os seus próximos anos!

    abs

    Babi

    Responder

  5. OLá Fabio que ele tem direito isso eu sei só que eles nao fazem o permesso com o carimbo no passaporte com mas de 90 dias Sendo assim ele terá que sair do país e voltar novamente só para pegar esse carimbo, mas o meu medo é tipo se ele for no brasil e quando voltar para cá eles barrarem ele, o que vc acha que devemos fazer ?? Me ajude Por favor …obrigada..

    Responder

  6. Ola Ranielly

    Irmaos de cidadao italiano que convivem com ele nao podem ser expulsos do territorio nacional e podem sim solicitar um permesso di soggiorno – quem informou que o irmao nao teria direito informou errado. Porém somente ele tem direito, voce nao tem nenhum tipo de beneficio, somente apòs ele ter o permesso per ricongiungimento familiare è que poderà solicitar um pra voce – e é importante lembrar que quem solicita o permesso para familiares deve comprovar que tem renda suficiente para poder mante-lo, ok?

    O meio mais rapido para conseguir informaçoes no caso de voces è ir diretamente na questura da regiao onde vivem e verificar diretamente com eles.

    Abraços

    Responder

  7. Ciao Fábio , estou gostando muito dos seu blog, esta me ajudando muito e já não me sinto sozinha aqui nesta Italia onde as vezes encontro poucas infromações válidas estou com um milhao de dúvidas, sou brasileira casada com um brasileiro que tem 2 irmãs italianas, estamos aqui na Itália há pouco mais de 3 meses, ou seja já passamos do período de 90 dias, meu esposo foi solicitar o permesso di soggiorno pela irmã, fazendo um reconjundimento familiar,só que foi lhe informado que com o carimbo depois de 90 dias ele nao poderia fazer, ou seja teremos que sair e entrar no país novamente, isso que vamos fazer, depois de feito isso quero saber se eu sendo casada com ele, terei os mesmos direitos dele de permanecer no país e se o meu casamento feito no Brasil é válido aqui ou terei que fazer algum documento há mais esse permesso demora muito tempo para ficar pronto???
    SE puder me ajudar !!!
    Obrigada ..
    Ranielly Bernardes

    Responder

  8. OLá estou com um milhao de dúvidas, sou brasileira casada com um brasileiro que tem 2 irmãs italianas, estamos aqui na Itália há pouco mais de 3 meses, ou seja já passamos do período de 90 dias, meu esposo foi solicitar o permesso di soggiorno pela irmã, fazendo um reconjundimento familiar,só que foi lhe informado que com o carimbo depois de 90 dias ele nao poderia fazer, ou seja teremos que sair e entrar no país novamente, isso que vamos fazer, depois de feito isso quero saber se eu sendo casada com ele, terei os mesmos direitos dele de permanecer no país e se esse permesso demora muito tempo para ficar pronto??? Desde já muito obrigada !!!

    Responder

  9. olá fabio to começando ler seu blogger agora ja li quase todo muito bom mesmo esse blogger vai me ajudar muito essas dicas quando eu fo para ai (italia) parabens pelas dicas e o blogger muito bom mesmo serio

    abraço

    Responder

  10. @ Patricia

    Brigadùùùùùùùùùùùùùù

    @ Alexandre

    Nao è o màximo completar 5 anos de vida italiana? rsrs

    @cassia1609

    Obrigado a voces pelo carinho

    @Rodrigo

    E’ isso mesmo: o universo sempre conspira a nosso favor!!! Forte abraço!!!

    @Simone

    Uma vez italiana voce està no seu pais, nao tem obrigatoriedade de viajar a lugar nenhum, se nao quiser 😉

    Responder

  11. Olá Fabio!!!!

    Parabéns pela SUA SAGA na ITALIA!!!!! Vc descreve momentos inimagináveis para quem está distante e consegue nos passar situações na sua integra…

    Estou indo para a itália “tirar… conseguir…” minha cidadania tb!!! Enquanto estiver a espera da tão sonhada cidadania, vou fazer um curso de italiano e cultura italiana para entender um pouco mais sobre minha família 🙂

    Entretanto, tenho uma pergunta que não quer calar… hahahhaa… com minha cidadania em mãos, eu tenho a “obrigatoriedade” de voltar ao Brasil?! Ou posso ficar na itália sem data para voltar?!

    Grande Abraço
    Simone Sá

    Responder

  12. Acredito que quando muito queremos algo, muitas coisas aparecem em nosso caminho para nos atrapalhar. Aí, entra na nossa história a persistência e a coragem, sem as quais nunca alcançaremos nossas vitórias. Eu, aqui no Brasil, também consegui vencer a etapa do reconhecimento, não só meu, como dos meus ascendentes e descendentes. Mas também tive muitos tropeços. Enfim, vitória! E lembro como hoje que na minha trajetória li todos os artigos do nosso amigo “Saga”, naquela época em que aventurou em algum país da América do Sul e não teve sucesso. Tanti auguri a tutti chi vogliono la cittadinanza. Ringrazio Fabio per la sua pazienza di iscriverci la sua saga ed aiutare tutti noi. Abbracci.

    Responder

  13. Parabéns pelos teus 5 anos de Itália!!!
    Meu marido e eu acabamos de completar 15 dias de Itália!

    E parte dessa conquista de estarmos aqui, deve-se à ajuda do teu blog, através das tantas dicas e informações aqui contidas!

    Muito obrigado e tanti auguri!!!

    Cássia e Felipe

    Responder

  14. Ciao Saga!

    Eu comecei a ler seu blog desde os primeiros posts esta semana, pois eu lia errado. rsrsr. Me emocionei, ri, e me coloquei diversas vezes em seu lugar, principalmente a parte que você conta que deixou sua amada e suas meninas aqui no Brasil… você é muiiiittoooo corajoso. Ai que dor no coração, só de pensar em deixar meu amores, por mais que seja por um breve tempo… Você nos encoraja para não desistirmos dos nossos sonhos. Não conhecemos você pessoalmente mas parabéns pelo que você tem feito… Que Deus ilumine você e sua família, hoje e sempre.
    Obs.: Por favor não pare de postar…kkkk
    Abraços!
    Antonio e Patricia Turdo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *