Marca da bollo: Você ainda vai precisar dela

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar dela, mais cedo ou mais tarde você terá uma marca da bollo em suas mãos.

marca da bollo italiana

Este pequeno selo nasceu em meados de 1850 como pagamento e convalidação de documentos públicos. Até hoje podemos encontrá-la em valores diversos, tal qual os selos postais que conhecemos.

A propósito da semelhança com os selos, isso aconteceu até pouco tempo atrás, quando então o seu formato mudou, do conhecido selo, para o formato contrassegno adesivo:

marca da bollo italiana
Formato antigo de selo, ainda na época em que a moeda era a Lira Italiana
marca da bollo em euro
Marche da bollo na época da transição da Lira para o Euro
Marca da bollo no formato atual: contrassegno
Marca da bollo no formato adesivo atual: contrassegno

Além disso, a marca da bollo tem como função atestar o pagamento de um tributo devido por lei, e devido a isso existe em diversos valores. Por exemplo quando emitimos uma fattura (nota fiscal) superior a 77,47 euros, temos por obrigação colar na via do cliente uma marca da bollo com o valor de 1,81 euros.

O QUE ESSA MARCA TEM A VER COM A CIDADANIA ITALIANA?

Vocês devem estar perguntando:

– Fabio, por que eu preciso saber sobre essa tal marca da bollo, ela é utilizada em alguma parte do meu processo de cidadania?

Sim, a marca é utilizada em dois (ou três) momentos no seu processo de reconhecimento aqui na Italia:

  1. Quando você entrega os documentos originais no comune;
  2. Quando você solicita a emissão do seu passaporte italiano;
  3. Se você precisa pedir o permesso di soggiorno in attesa di cittadinanza.

No primeiro caso, quando entregamos os documentos originais no comune onde pretendemos fazer a nossa cidadania, devemos apresentar também um documento chamado “Istanza di riconoscimento del possesso dello status civitatis italiano ai cittadini stranieri di ceppo italiano“.

Este documento deve ser apresentado ao comune com uma marca da bollo colada no valor de 16,00 euros, como esta da imagem abaixo:

marca da bollo 16 euros

Já no segundo caso, quando solicitamos nosso passaporte italiano, também devemos apresentar uma marca da bollo, porém neste caso o valor muda – ela deve ser de 73,50 euros:

marca da bollo passaporte

Já na outra situação onde a marca da bollo deve ser apresentada, é no pedido de permesso di soggiorno. Neste caso basta seguir as orientações que eu ensino neste artigo.

ONDE COMPRAR A MARCA DA BOLLO

Como a marca da bollo é uma taxa oficial do governo, ela não pode ser vendida em qualquer lugar. O local onde ela é vendida chama-se Tabaccheria ou simplesmente Tabacchi, que podem ser encontrados em todo território nacional, como este da foto abaixo:

tabaccheria

Para reconhecer uma Tabaccheria basta verificar se existe a seguinte indicação:

Sali_e_Tabacchi

As placas pretas ou azuis com o “T” significa que naquele local é possível comprar a marca da bollo, além de cigarros e afins (somente os Tabacchi detém a licença para venda de fumo aqui na Italia).

Pronto, agora vocês já sabem para que serve a marca da bollo e seu uso no processo de cidadania italiana.

Um grande abraço a todos e até o próximo post!

31 Comentários



  1. Bom dia Fabio!

    Preciso mandar a certidão de batismo para prefeitura apostilar estão pedindo a marca de bollo, neste caso como proceder, poderia me ajudar?

    Responder

    1. A marca da bollo não serve para apostilamento do documento italiano para ser utilizado no Brasil, mas sim para documentos estrangeiros que serão utilizados na Itália


  2. Olá Fabio! Tudo bem?
    Estou fazendo sozinha meu processo de reconhecimento de cidadania por casamento.
    Agora estou no final do preenchimento da richiesta e precisa da marca da bollo, mas eu estou no Brasil e não sei como proceder ao pagamento.
    Já tentei por meio de transferência pelo remessa online e estou em busca de outras opções mas até agora sem sucesso.
    Você poderia me dizer como consigo pagar a marca da bollo estando no Brasil?
    Obrigada!
    Ana.

    Responder

    1. Oi Ana tudo bem?

      Não se paga o bollo diretamente – só se estiver morando na Itália. No Brasil paga-se o valor correspondente em reais quando chegar o momento de apresentar os documentos no consulado


    2. Olá Fabio! Muito obrigada pelo esclarecimento!


    3. Oi Ana! Também estou preenchendo a solicitação no site e exige essa marca da Bollos. Você conseguiu?


  3. Oi Fábio,você ainda esta disponibilizando o SagaBook?
    Te mandei e-mail solicitando,abraço!

    Responder

  4. Caro Fabio, minha filha esta no fim do curso basico mo Brazil, tem 17 anos, eu e ela temos a cidadania italiana. Meu objetivo era que ela estudasse o curso superior na Italia. Ela tem direito de ingresso as faculdades italiana, sem o permesso di soggiorno o a marca da bollo? Voce faz esse serviço, ou seja, assessoria para inscrição dela em uma universidade italiana?
    No aguardo, abçs
    Marcio

    Responder

  5. Dúvida referente ao Bollo:
    Olá, tive minha cidadania reconhecida na Itália, tenho em mãos a Identidade o Sttrato di nascita e o Certificato di cittadinaza, porém nenhum deles tem o ”bollo” somente um carimbo e uma assinatura do Ufficiale dello Statto civile. Minha dúvida é, pelo fato desses documentos não ter o celo há algum problema? Sendo que quando voltei para o Brasil fiz a inscrição no Aire de Curitiba e ainda não sei se estou inscrita (mandei e-mail hoje para o consulado pra verificar essa questão). Vou fazer o passaporte em breve e não sei se há algum problema pelo fato dos documentos não terem o Bollo. Agradeço se puder me ajudar com a resposta.

    Obrigada.

    Responder

    1. Olá Isabella tudo bem?

      Provavelmente a sua cidadania foi realizada quando ainda não era necessário o bollo no certificato di cittadinanza (que sequer é um documento útil nos dias de hoje), portanto fique tranquila em relação a isso. Abraços


  6. Olá, Fabio poderia me dizer o que é Istanza di riconoscimento del possesso dello status civitatis italiano ai cittadini stranieri di ceppo italiano

    Responder

    1. Obrigado, então domanda é o pedido de cidadania.
      Poderia me tirar uma dúvida ?
      Meu sobrenome é Varvello, só que o correto seria Varvella.
      Você acha que devo retificar por ser só uma letra ?


  7. Ola Paulini

    Neste caso faça o seu passaporte diretamente no consulado em Curitiba ou caso nao fique pronto utilize sua carta d’identità italiana para entrar.

    Abraços e boa viagem!

    Responder

  8. Quando eu estive na Italia fazendo minha cidadania, ano passado eu ia fazer lá o passaporte mas não deu tempo e acabei não fazend. Daí eu voltei e me registrei no Consulado em Curitiba. Ainda não fiz o passaporte. Agora eu vou para a itália de novo passar um mês. A minha pergunta é se dá para fazer o passaporte lá, uma vez que agora minha “residenza” está em Curitiba ?

    Responder

  9. Ola Thiago

    O passaporte é feito na questura (embora possa ser feito no comune ou na posta, mas é mais ràpido na questura). Voce pode sim, ao terminar seu processo, tranferir sua residencia para o pais onde pretende morar e uma vez residente là solicitar o passaporte diretamente no consulado italiano.

    Abraços

    Responder

  10. Ola Fabio,

    Facilita eu fazer o passaporte pelo Comune por onde estou tirando a minha carteira de identidade (os funcionarios do comune onde estou sao muito enrolados)? Gostaria de fazer o passaporte em outro pais, como a Espanha, pois estarei ficando por um tempo por la. Sera que sera mais complicado, contando que terei de fazer inscricao no AIRE na Espanha?

    Obrigado.

    Thiago

    Responder

  11. Ola Leandro tudo bem?

    A questura é a 2ª etapa do permesso: primeiro paga-se o kit na posta e depois de algumas semanas voce vai na questura para tirar as digitais e pegar o recibo!!!

    Abraços!!!

    Responder

  12. Olá Fabio, gostaria de contribuir com o blog informando que em Perugia o Permesso de Sogiorno se faz diretamente na Questura. Este mês Abril/2011 Retirei a documentação na Posta e ao entregar ao sportello fui encaminhado diretamente a Questura que efetuou a coleta das digitais e recolheu um questionário verde em duas vias.

    Responder

  13. Grande Fernando!!!

    Sim, o processo continua praticamente igual à sua epoca, nao houveram grandes mudanças nao. Se precisar do nosso serviço, é sò gritar, o email é [email protected]. Alias me escreva sim que eu vejo o que é possivel fazer pra sua mamma!!!

    Abraços!!!

    Responder

  14. Olá novamente Fábio. Mais uma perguntinha meu amigo: Sabes se existe alguma possibilidade, dentro da lei, alguma circolare, não sei, onde poderia ajudar no caso da minha mãe? Afinal eu já tenho todos os documentos no Comune, menos o Non-renuncia dela. Existe alguma luz no fim do túnel para ela fazer esse processo, ou mesmo vai ter que começar tudo do “zero” (pegar novamente certidões, legalizar, etc)?

    Obrigado mais uma vez Fábio! Abraço!

    Fernando de Oliveira

    Responder

  15. Grande Fábio! Obrigado pela sua resposta.

    Sim, a luta foi grande. Mas valeu a pena cara. Muito obrigado mais uma vez.

    Estou a espera do próximo Passo-a-Passo. Minha mãe está muito interessada em fazer o processo dela para ir morar aí em um futuro próximo. Mas como disseste o passo a passo mudou muito desde aquela época. Mas o sistema básico continua o mesmo? Pegar todas as certidões até o antepassado que veio da Itália, junto com o Certificado Negativo de Naturalização, traduzí-las, e legalizar no Consulado (no nosso caso em Curitiba). Esse processo inicial continua o mesmo? Se sim, assim minha mãe já pode começar a agilizar as coisas enquanto não sai o novo passo a passo. E caso ela tivesse disponibilidade e interesse em fazer o serviço consigo, pois ela não tem nenhum contacto na Itália, como seria? Não sei se conseguirei ir com ela pessoalmente para ajudar no processo.

    Enfim, vamos ver o que vai rolar. Um grande abraço! Obrigado Fábio!

    Fernando de Oliveira (Govinda Sundar das)
    [email protected]

    Responder

  16. Grande Fernando, quando tempo!!!

    Isso é uma grande confusao, pois a questura diz que quem sai da Itàlia com destino a um pais extra-comunitàrio e com voo direto deve ter a marca da bollo no passaporte atualizada!!!

    Porém recentemente descobri que para que a marca da bollo que jà està paga quando fazemos o passaporte està vàlida até que um oficial de fronteira timbre (o termo correto é “annullare”) a mesma, e esta famigerada marca sò serve para destinos extra-comunitarios!!!

    Futuramente vou escrever um post sobre o bollo no passaporte, com as devidas elucidaçoes sobre isso 🙂

    E fico muito feliz em saber que toda a ajuda que dei serviu, afinal lembro que foi uma verdadeira luta, nao é mesmo???

    Obrigado pelas pelavras, pela lembrança, desejo muito sucesso e parabéns pelo nascimento do filhao!!!!

    Responder

  17. Estás a fazer um grande trabalho Fábio para as pessoas que estão em busca desse tão desejado sonho de religação a cultura de nossos antepassados. Parabéns.

    E sou muito grato a si Fábio, pois não sei se você lembra, mas você foi a pessoa primordial para eu ter conseguido a minha cidadania italiana em 2008. Teus conselhos no site, e mesmo algumas ligações que eu te fiz lá de Firenze quando ainda nem fazias assessoria, foi essencial para que tudo desse certo. Muito obrigado mais uma vez meu caro!

    A vida mudou, depois da Cidadania, tive que vir a Portugal, e acabei por ficar mais tempo do que devia, fiz minha inscrição AIRE cá, e agora terei o orgulho brevemente de registrar o meu filho que nasceu a pouco tempo, como um digno cidadão italiano.

    Muito obrigado mais uma vez e Parabéns meu caro! Muito sucesso nessa sua caminhada! Um grande abraço!

    Fernando de Oliveira (Govinda Sundar das)

    Responder

  18. Então Fábio, como está?

    Tenho apenas uma dúvida. No passaporte esse Bollo deve ser renovado anualmente? Ou apenas quando a pessoa vai viajar para o exterior (fora da Europa)? Qual o risco que tem quando sai da Europa e não tem o Bollo?

    Abraços!

    Fernando de Oliveira
    (Govinda Sundar das)
    Lisboa – Portugal

    Responder

  19. Fabio,

    vale lembrar também que nem toda tabacaria vende as marcas da bollo. O “T” não indica que vendam as marcas, mas sim o escrito embaixo “Valori bollati”. Ou também vale procurar pelo Brasão da República. Além disso, hoje em dia, as marcas da bollo são impressas na hora então vocês não correm o risco de ter esgotado a marca no valor correto que vocês precisam, o que acontecia antigamente.
    Parabéns pelo post.
    André Prette

    Responder

  20. Fala Fabio,
    Que bom que vai fazer outro passo-a-passo mais atualizado. Vai ser ótimo pra quem tá começando.
    Estou mais esperançoso agora que achei a Certidão de Casamento do meu bisavô. Não é do meu antenato, mas já é um passo a frente.
    Aguardo o novo post.
    Abraços.

    Responder

    1. oi, Fabio, enviei email para um comune solicitando certidao de casamento, com todos os dados necessarios, inclusive uma copia da certidao, e eles me responderam que eu devo enviar o mesmo pedido por carta registrada e pagar taxas. … mas nao me falaram quais serao as taxas. entaum, como posso comprar e enviar por carta o valor das taxas, (que eu acho que deve ser o sello marca bollo), e aonde posso comprar o selo se moro em SP., e tb pediram um envelope selado, tambem para enviar a certidao para o Brasil… como selar um envelope da Italia para o Brasil, eu nao sei mesmo, me ajuda…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *