Conhecendo Cagliari

Ciao a tutti

Hoje queremos levá-los conosco para conhecer a cidade de Cagliari, na ilha da Sardegna – sul da Italia.

Atualmente com cerca de 150 mil habitantes, vale muito a pena conhecê-la – como a ilha é enorme, por um momento até nos esquecemos que estamos cercados de água por todos os lados rsrsrs

Vejam o vídeo abaixo e em seguida não deixem de curtir algumas fotos que fiz por lá, no nosso álbum do Flickr 😉

Bóra assistir:

 

Gostou? Inscreva-se no canal!

12 Comentários


  1. Fabio td bem? Parabens pelo blogs, eu vejo seus posts faz um bom tempo, vou te fazer algs perguntas, se possivel me ajudar, a entender algumas coisas?

    1 – Tenho amigos e parentes na Italianos, posso falar para eles do meu interesse em fazer o processo lá? Os italianos, encaram este processo normal por nossa parte? acredita que terei até apoio e ajuda?
    2 – é obrigatório dar entrada na cidade onde nosso antenato nasceu? ou podemos fazer em cidades proxs de lá ?
    3 – Digo a primeira pergunta, porque na cidade de Caccuri (prox da cidade (Rossano) onde nasceu meu bisavo e é o nome da cidade é o mesmo do meu sobrenome), eu conheci numa viagem até lá a prefeita da cidade, tenho contato com ela. Eu poderia pedir ajuda para ela? informar que tenho interesse em fazer a cidadania lá, pedir dicas etc?

    4 – Pretendo fazer o processo com meu tio de sangue, podemos fazer os dois com os mesmos documentos? ao mesmo tempo ? como seria este processo e se é possível fazer junto no local e residencia? são docs separados ou etc?

    Responder

    1. Olá Raphael tudo jóia?

      1 – Pelo teor desta pergunta, posso afirmar que estas pessoas não são seus amigos verdadeiros, correto? Pois se fossem, você não estaria aqui perguntando pra mim como eles encaram a vinda de estrangeiros ao país. Cuidado com as palavras “amizade” e “famiglia” – aqui na Italia estes conceitos são muito mais profundos do que no Brasil, quando geralmente a pessoa tem “amigos” no Facebook e os considera como tal. E nem sempre ter o mesmo sobrenome de alguém, aqui na Italia, significa que são parentes ou amigos!

      2 – Não, você pode dar entrada em qualquer um dos mais de 8000 comunes italianos, basta ser residente

      3 – Somente ela poderá responder esta sua dúvida.

      4 – Depende do comune, a maioria deles aceita a mesma documentação entre os requerentes, outros não. Por isso a recomendação é sempre informar-se com o oficial di stato civile do comune onde você pretende realizar o seu processo as suas exigências.

      Abraços


    2. Fala, Fabio !!!!

      td bem e com vc por ai ? espero que bem!!! Venho comendo seus blogs e seus videos que cada vez me ajudando mais !!! vc faz um super trabalho e de uma forma honesta !!!!

      Sobre o ponto 1, Vamos lá, na realidade estes amigos e família mesmo, foram que conseguiram o certificado de nascimento do meu antenato, na Itália e estão me mandando por correio. São bem confiáveis e tenho absoluta certeza que me ajudarão no processo de moradia ai na Itália. Mas minha dúvida, foi porque desde que venho batalhando a fazer este processo (como vc e outros por ai, que é uma guerra e entendo até como costurar uma colcha de retalhos antigos rs) nunca vi um blog ou alguém comentando, o que os Italianos acham deste processo nosso. Tanto que este familiares até desconfiam de algo, pois conseguiram a certidão para mim e meu tio. Mas fiquei um pouco receoso em sair contando para eles, que farei este processo. Mas entendi claramente o seu recado, falarei abertamente para eles do processo e tenho certeza que terei apoio, mas sua msg foi bem clara, em não confundir as coisas, nem por causa de um face ou de um parentesco antigo vc terá algum previlégio!!!!
      sobre o ponto 3, a sindaco da cidade sim é nossa conhecida. Na prox mês, irei passar por lá e aproveitarei para conversar com ela sobre o processo. Na realidade não quero burlar nada, só quero ter mais uma pessoa me ajudando e pelo cargo dela, acredito que ajuda será de bom grado.

      sobre o ponto 4, obrigado pela explicação, irei me informar melhor com a comune que foi fazer o processo.
      Mas só mais uma pgt com as comunes que aceitam os mesmos papeis, na moradia então, eu posso dividir este local com meu tio de sangue e fazermos juntos, certo? Irmos para Italia juntos, darmos entrada juntos nos papeis e alugarmos juntos a moradia, certo?

      Mas entendi que é comune por comune cada um tem sua forma de analisar.

      Te desejo sucesso pela Italia, no que eu puder ajuda-lo, estou à disposição!!!


    3. Outra coisa Fabio.
      Os oficiais di stato civile, são por Comunes (quero dizer por cidade), certo?
      Digo isso, pois farei o processo numa cidade de 1500 habitantes ou outra um pouco maior. Isso é uma garantia de ter menos concorrência, ou melhor dizendo poucas pessoas fazendo o mesmo procedimento e com isso, até ser mais rápido a vista do oficial?
      Estou entre Rossano Provincia de Cosenza tem 37.000 habitantes (onde meu bisavo nasceu), Calabria ou Caccuri, provincia de Crotone tem 1500 habitantes, Calabria (onde tenho amigos e familia)


    4. Pode sim alugar um imóvel para ambos, desde que o mesmo obedeça os critérios para a inscrição anagráfica. Quanto a escolha do comune, não tenho elementos para palpitar. Abs


  2. Olá Fabio, tudo bom? Estou juntando os documentos para fazer o processo na Itália, como está a situação do agendamento para legalização? Acha que vale a pena já tentar uma data ou esperar até ter todos os documentos na mão? Obrigado!

    Responder

    1. Olá Cléber

      Você deve sempre cumprir uma determinada parte do processo para poder ir para a seguinte, portanto somente parta para o agendamento após ter todos os documentos sim. Abs


    2. Você sabe mais ou menos o prazo de espera pra quem consegue marcar hoje em dia? Valeu!


    3. Tem pessoas que conseguem em poucos dias, outros depois de alguns meses, não existe um tempo definido. Abs


  3. Mamma mia… que saudades!!! Morei por um ano em Cagliari e adorei seu vídeo. Fui vendo suas fotos e relembrando os momentos que vivi na cidade. Umas fotos me fizeram rir muito, as fotos das suas filhas com aquele gatinho no Ghetto degli ebrei, simplesmente porque quando eu ia pra lá sempre brincava com ele e é claro também tirava fotos dele e com ele hehe. Parabéns por dividir com a gente esses vídeos (que me deixam mais ainda com vontade de voltar a viver na Itália). Fernanda

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *