O que fazer em caso de acidente na Itália – Parte I

Imaginem a seguinte situação: você chegou na Itália para reconhecer sua cidadania, o vigila acabou de passar e agora você está livre!

A primeira coisa que quer fazer è conhecer a beleza do bel paese e decide alugar um carro.

Como è leitor do Saga há muito tempo, já sabe como alugar um carro e também veio com sua Permissão Internacional para Dirigir.

E apenas pega o carro – como bom curioso que è – começa a fuçar dentro do porta-luvas (a vai, que nunca fez isso? rsrs) e encontra um documento parecido com este da figura abaixo:

Ali voce le: Contestazione Amichevole di Incidente Automobilistico (Contestaçao Amigável em caso de Acidente Automobilistico) e pensa: – PORCA PATATA, nao tinha pensado nisso!

O que fazer em caso de acidente??

Você, querido leitor pode não ter pensado, mas cá estou eu para desvendar tudo que você precisa saber em caso de acidentes.

Como o assunto è complexo dividirei em dois artigos, neste primeiro explicarei o funcionamento do seguro automobilístico aqui na Itália e no artigo seguinte entenderemos o que fazer num caso prático de acidente aqui, portanto mãos à obra 😉

O SEGURO DO AUTOMÓVEL NA ITÁLIA

Pequena premissa:

Quem acompanha o blog desde os idos de 2006 sabe que tenho um compromisso com os meus leitores: “falar apenas daquilo que eu sei na pràtica, condenando completamente o ‘achismo’, pois eu mesmo fui muito prejudicado com este tipo de informaçao.

Portanto toda e qualquer informação postada aqui no blog foi vivida por mim ou checada na prática e por isso è 100% confiàvel.

Ok, premissa feita, vou contar o exemplo (prático) de quando comprei meu primeiro veículo aqui na Itália, pois foi quando descobri como funciona o seguro dos veículos.

Assim como no Brasil, a forma mais fácil de encontrar um veículo para comprar è andar diretamente nas concessionàrias.

Porém existem muitas ferramentas na internet que ajudam a encontrar o veículo dos sonhos antes mesmo de sair de casa.

Cito dois exemplos que eu sempre utilizo quando quero comprar algo – mesmo que seja um carro:

1 – Ebay

No Brasil è conhecido como Mercado Livre, o Ebay è simplesmente a maior fonte de informações para compra do que quer que seja aqui na Europa.

Diferentemente do Brasil, aqui è possível encontrar os dados do comprador no proprio anuncio (no Mercado Livre è proibido colocar telefone e endereço no anúncio) e uma coisa bacana è que muitos lojistas e concessionárias usam o Ebay como vitrine virtual para seus proprios negòcios fisicos.

Eu particularmente gosto do Ebay para procurar veículos porque ele me permite refinar a minha busca, escolhendo por Marca, Preço Minimo e Màximo, etc.

2 – Subito.it

Diferentemente do Ebay, aqui na Itàlia o Sùbito.it è um site prevalentemente de pessoas fisicas que querem negociar diretamente com outras pessoas, sem a necessidade de intermediários.

Claro que isso requer um cuidado maior, pois o risco de truffa (engano) é maior.

Me lembro que na época tinha visto o anùncio de um Fiat Marea Weekend no Ebay e o carro estava numa concessionária a poucos quilômetros de onde eu morava.

Peguei o endereço e lá fui eu ver o carro. Papo vai, papo vem, resolvi comprà-lo e a pessoa então imprimiu uma folha com os dados do veículo, me deu e disse:

– Ok, assim que você trouxer o seguro pago pode levar o carro.

– Cosa? Que seguro? Como assim?

E foi assim que aprendi que o seguro è OBRIGATÓRIO atè para tirar o carro da concessionària.

FAZENDO O SEGURO – “ASSICURAZIONE”

O primeiro passo foi procurar uma empresa seguradora. Existem diversas empresas na Itália e nao demorou muito pra que eu descobrisse o site Assicurazione.it que reùne no mesmo portal uma série de empresas, mostrando qual o menor valor.

Entrando no site, ele nos explica que basta efetuar 3 passos para fazermos o seguro do nosso veículo:

Traduzindo:

1 – Preencher um ùnico formulàrio

2 – Confrontar o orçamento de 18 cias

3 – Adquirir o seguro online ou pelo telefone

É ridiculamente fácil: basta preencher os seus dados anagráficos, como data de nascimento, sexo, cidade de nascimento, cidade de residência, estado civil, profissão, se tem filhos menores de 17 anos, ano que tirou a carteira de motorista.

Clicando na pagina seguinte, voce precisa responder se já comprou o veículo, se o mesmo è usado ou se comprará um novo veiculo 0 km.

Se souber a placa, basta inserir.

Foi por isso que a pessoa na concessionária imprimiu os dados do carro que eu queria comprar: ali constava todos os dados que eu precisava para fazer o seguro.

Em seguida, basta inserir todos os dados do veiculo, como ano de immatricolazione (ano que foi emplacado), marca, modelo, onde você guarda o veículo (garagem, rua, estacionamento)

Avançando outra pàgina, voce deve colocar a data que iniciarà a polizza (apòlice), outros dados pessoais, como nome, sobrenome, telefone, email, idade, situação assicurativa e classe de mèrito (explicarei abaixo).

Pronto, o site te darà uma série de preventivos (orçamentos) com os respectivos valores. Uma vez escolhido aquele que preferir, basta pagar atravès de cartao de credito ou boleto bancàrio e em pouco tempo chegarà na sua casa um envelope com a lista de documentos a serem enviados, o contrassegno e o contrato que deve ser assinado e restituido uma das vias a companhia.

Alguns termos que voces devem aprender quando faz um seguro:

RCA AUTO (Responsabilità Civile Autoveicoli)

Trata-se de uma série de normas obrigatòrias para todos os veiculos que circulam em territorio italiano.

Todos os veiculos – sem exceção – devem ter o seguro (conhecido como polizza assicurativa na língua italiana)

SITUAZIONE ASSICURATIVA, CLASSE DE MERITO E BONUS MALUS

A classe de mérito Bonus Malus è uma classificaçao baseada na àrea geogràfica onde voce vive, sua idade, o tempo que voce jà tem de habilitaçao e principalmente a frequencia que voce comete acidentes de transito.

E’ uma tabela que vai do numero 1 ao numero 18 – quanto menor è sua classe de mérito, menor è o valor do seguro que voce vai pagar.

Por isso, quando fiz o seguro do Fiat Marea, obviamente comecei da classe 18, porque nao tinha um ‘bom històrico’ – na verdade nao tinha nenhum històrico e por isso pagava o maior valor, algo em torno de 1200 euros/ano.

Diferentemente do Brasil, aqui praticamente nao se faz seguro para roubo – este valor refere-se a Responsabilidade Civil atravès do valor que a companhia terà que desembolsar em caso de acidente por cada cano causado pelo automóvel.seja em relação a coisas, seja em relação a pessoas.

Por lei, o valor mínimo do prêmio não pode ser menor do que 774.685,30 euros e pode chegar atè 3.000.000 de euros, obviamente dependendo do valor o valor do seguro a ser pago è maior ou menor.

PAGANDO O SEGURO

Existem duas formas de pagar o prêmio correspondente ao seguro do veículo: semestral e anualmente.

Geralmente pagando anualmente o valor è menor, entao è sempre uma vantagem pagar desta forma.

Nós utilizamos sempre o cartão de crédito ou Postepay para pagar nossas compras pela internet, aquele mesmo que eu fiz em 2009.

DOCUMENTOS REFERENTES AO SEGURO

O documento mais característico quando falamos sobre seguro do veiculo na Itália chama-se tagliando ou contrassegno:

 

Quem jà esteve na Itàlia antes pode perceber que todos os automóveis em circulação tem este pequeno pedaço de papel inserido meticulosamente num também pequeno plastico.

Nele consta a placa do veículo, o tipo do veículo e a data de validade do seguro.

Junto com este contrassegno, voce receberà dentro do envelope o contrato do seguro em duas vias – uma deverá ser restituída assinada – e a lista dos documentos que você deverá também enviar de volta, que geralmente são:

1 – Fotocopia da carta d’identità

2 – Fotocopia do documento do veiculo (libretto di circolazione em italiano)

3 – Fotocopia do Attestato di Rischio – este documento è aquela tabela onde consta em qual categoria Bonus Malus voce està e quantos sinistros (acidentes) se envolveu nos ultimos anos). Se è o seu primeiro seguro na Itália você não terà este documento e portanto nao precisarà enviar.

Outros dois documentos que você deve manter no carro – alèm do contrassegno colado no vidro sao:

1 – Certificato di Assicurazione

2 – Carta Verde

O primeiro è uma folha onde contém todas as informações do seu seguro: prêmio de cobertura total de infortúnio, seus dados anagráficos e outras informações relevantes.

A carta verde è um documento que contém todos os paises em que podemos viajar e que sao cobertos pelo seguro.

Chama-se Carta Verde exatamente porque…. è verde:

 

MEU DEUS, A POLICIA VAI ME PARAR…

Calma, nao se desespere!

Se voce estiver dirigindo e ver que està se aproximando de uma blitz policial, continue dirigindo normalmente, apenas diminua a velocidade.

Como saber se ele vai te parar?

Simples, veja a imagem abaixo:

 

É impossível nao ver uma placa vermelha e branca deste tamanho!

Se ele levantar esta placa com uma mão e a outra estiver pra cima, basta encostar o carro e desligar o motor.

Ao contrário do Brasil, aqui nenhum policial vai te dizer:

– SAI DO CARRO COM A MÃO PRA CIMA VAGABUNDOO!

O policial vai apenas chegar atè o seu vidro, te dar bom dia (ou boa tarde, ou boa noite) e solicitar:

Patente de guida e libretto di circolazione per favore. (Aqui na Toscana, economizamos palavras e provavelmente o policial falarà somente “patente e libretto”.

Isso significa que ele està solicitando

– Carteira de motorista e Documento do Veiculo

Se você estiver a turismo e tiver apenas a carteira de motorista brasileira, apresente-a junto com o PID.

Se o carro for alugado, o libretto estarà no porta-luvas e tem a seguinte aparencia:

acidente na Itália

 

Perceba que este documento è dobrado em quatro partes, entao fique esperto que ele estarà dobrado provavelmente dentro de um ‘porta documentos’.

Entregue-o junto com sua carteira ao policial e aguarde que ele irà atè o proprio automovel pesquisar se voce està sendo procurado (esperamos que nao, caso contràrio saia imediatamente deste blog)

RECAPITULANDO

Muito bem queridos leitores, hoje aprendemos:

1 – Utilizar os sites Ebay e Subito.it para procurar um carro;
2 – Como funciona o seguro do carro;
3 – Utilizar o site assicurazione.it para pesquisar qual o melhor custo-beneficio – sem mesmo ter que sair de casa;
4 – O que è ‘classe di merito bonus malus’;
5 – Como pagar e quais documentos sao necessàrios para fechar uma ‘polizza’;
6 – O que fazer em caso de blitz policial.

No pròximo post vamos descobrir o que fazer em caso de acidente, como contatar o seguro e também como receber o valor do ‘estrago’ causado no veículo

15 Comentários


  1. tenho a carteira de motorista japonesa… estava no japão antes de vir pra cá requerer minha cidadania… sei que é possível converter minha carteira de lá pra cá… espero que seja mais rápida e barata… mas oque preciso fazer pra isso e como? terei que traduzir mandando para o consulado japonês na Itália? Obrigado

    Responder

    1. Olá Ricardo

      Procure a motorizzazione ou ACI da região onde está morando que poderão te orientar melhor. Abs


  2. Caro Fabio.

    Uma duvida me veio a mente. Eu posso comprar um carro e tb fazer o seguro possuindo a PID ou tenho que possuir a Habilitação italiana?

    Um grande abraço.

    Responder

  3. Ciao Fabio,

    Gostei muito do artigo, como sempre, bem explicativo. Faço apenas um apontamento. Na parte do texto com diz que “premio nao pode ser menor do que 774.685,30 euros e pode chegar atè 3.000.000” acho que você quis dizer que a indenização não pose ser menor que esse valor. Isso porque, prêmio é o valor que pagamos à seguradora. Já o valor que a seguradora nos paga, ou paga a terceiros em caso sinistro, se chama indenização. Essa confusão de termos é muito comum. Afinal, dar nome de “prêmio” há uma coisa que a gente paga não parece muito lógico, kkkkk. Eu mesma só aprendi isso na faculdade, estudando contrato de seguros.

    Abbraccio

    Responder

  4. Olá, Fábio

    Meu marido e eu mudamos de cidade (aqui na Itália) faz menos de 1 mês, por motivo de trabalho.
    Por causa do novo trabalho vimos a necessidade de comprar nosso primeiro carro aqui. E esse seu post é muitíssiiiimooo útil. Obgada!

    Tenho uma dúvida quanto a contratação do seguro: qual endereço devo colocar na hora de fazer o preventivo? O meu atual (da nova cidade) ou o antigo (do Comune que está a inscrição anágrafe e que ainda não transferimos), pois queremos ter certeza primeiramente que está td certo por aqui para então transferirmos a residência.
    Pelo que entendi, se eu fizer o preventivo pela internet, chegará uma carta em casa com os docs relacionados… Logo é melhor colocar o nosso endereço atual. Estou certa no raciocínio ou não?

    Grazie mille!

    Carol

    Responder

    1. Ola Carol

      Voces jà estao na casa nova? Sao italianos? Porque se sim, jà faça o pedido de residencia no novo comune, e coloque sim o novo endereço, pois o valor do seguro è calculado também como base o comune de residencia do requerente. Por isso, è importante colocar o novo endereço, pra depois nao ter que calcular um novo premio e pagar a diferença, entendeu?

      Eu acabei de renovar o seguro do nosso carro: utilizei o site assicurazione.it para encontrar o melhor valor, de uma olhadinha, ok?

      Abraços


  5. saga alguns dias atras fiz uma grande compra no subito e comprei uma tv de 42 ” por um bom preço…realmente é bom mesmo este site….

    Responder

  6. O simples recebimento de uma carta convite nao permite ao interessado morar na Itàlia – qualquer brasileiro que pretenda vir e permanecer apòs 90 dias deve obrigatoriamente ter um permesso di soggiorno (visto italiano).

    Abraços

    Responder

  7. Douglas.alexandre

    Se voce è novo no mundo dos bloggers uma dica importante: uma parceria se faz nos bastidores, solicitando autorizaçao do autor do blog para postar o conteùdo do mesmo – e nao simplesmente jà inserindo algum tipo de link e/ou material.

    Por este motivo apaguei seu comentàrio, fique à vontade para utilizar nosso espaço para falar de cidadania italiana, para discutir sobre a Itàlia e tudo aquilo relacionado com o conteùdo bo blog.

    Abraços

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *